Repositório RCAAP

The solfège of technical objects: notes on the potential contribution of gilbert simondon to sound studies and arts

The extended meaning of solfège in Pierre Schaeffer’s theoretical and artistic work is briefly introduced. Then, Gilbert Simondon’s philosophical ideas are summarised, and their potential contribution to the field of sound studies is discussed. Simondon’s concepts of ‘individuation’, ‘transduction’, ‘information’, ‘modulation’ and others are presented, as well as his main critical analysis of the hylomorphic perspective. Simondon’s attempt to seek a more congruous and well-balanced coupling between human and technical beings is corroborated, and this corroboration supports the contention that this approach to sonic practices demands a ‘solfège of technical objects’ that may have political and ethical consequences, as well as theoretical and artistic reverberations relative to how we deal with sounds.

Ano

2021-09-03T18:40:54Z

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José Henrique Padovani Velloso

Aplicação de um teste de agachamento unipodal com demanda de velocidade e precisão como medida funcional de indivíduos submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior

Medidas funcionais que exigem bom controle dinâmico do membro inferior podem ser utilizadas em momentos distintos da reabilitação para acompanhar o progresso funcional pós-reconstrução do ligamento cruzado anterior (RLCA). O objetivo do presente estudo foi utilizar uma tarefa de agachamento com demanda de velocidade e precisão para acompanhar o progresso funcional de indivíduos pós-RLCA nos momentos de alta da reabilitação clínica e liberação para o esporte. Trata-se de estudo observacional longitudinal (parecer no 1.366.150), em que 25 homens (média de idade: 28,44 anos) submetidos à RLCA foram avaliados nos momentos de alta do tratamento fisioterapêutico e liberação para o esporte, utilizando como medida o tempo de movimento (segundos) para realizar cinco agachamentos unipodais apontando um laser pointer, fixado à coxa, entre dois alvos. O tamanho (3cm e 10cm) e a distância entre alvos (20cm e 27cm) foram manipulados para variar a dificuldade da tarefa, resultando em três condições de teste (10/20, 10/27 e 3/27). Análises de variância com dois fatores de medida repetida (perna e tempo) foram utilizadas para analisar diferença entre pernas nos dois momentos de avaliação. Foi observado efeito significativo da perna (tempo de movimento maior na perna operada) e do período de reabilitação (tempo de movimento menor pós-liberação para o esporte) nas condições 10/20 (p<0,006) e 10/27 (p<0,002). Não houve efeito na condição 3/27 (p<0,313). Pode-se concluir que o teste de agachamento com demanda de velocidade e precisão nas condições de menor dificuldade é uma opção de medida funcional para verificar o progresso dos pacientes pós-RLCA.

Ano

2022-04-04T14:35:27Z

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Cecília Ferreira de Aquino Juliana de Melo Ocarino Vanessa Aparecida Cardoso Renan Alves Resende Paula Lanna Pereira da Silva Sergio Teixeira da Fonseca

Estudo do efeito de fluxos na soldagem ATIG de alumínio

Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o efeito de diversas formulações de fluxo na soldagem ATIG ('Activated Tungsten Inert Gas') de alumínio, operando o processo com corrente contínua e eletrodo negativo, visando selecionar os mais efetivos na remoção da alumina, camada superficial de óxido que dificulta a passagem da corrente elétrica e a soldagem deste material. Esta configuração possui muitas vantagens em termos de estabilidade e capacidade de fundir o metal base, aumentando ainda, a vida útil do eletrodo. Além disto, dispensa o uso de um ignitor de alta freqüência, o qual é prejudicial para equipamentos eletrônicos localizados próximo à área de soldagem, ou de fontes de energia mais sofisticadas usadas na soldagem com corrente alternada e na soldagem com polaridade do eletrodo variável e onda retangular, configurações atualmente adotadas na soldagem do alumínio e suas ligas. Além da efetividade na remoção da camada de alumina, a influência de diferentes condições de acabamento superficial do corpo de prova, de variações nos parâmetros de soldagem e o efeito do metal base também foram avaliados. E, ainda, a estabilidade e as características operacionais da soldagem ATIG com polaridade do eletrodo variável e corrente retangular. Os corpos de prova de alumínio foram soldados utilizando soldagem mecanizada e uma fonte do tipo corrente constante com sistemas de deslocamento de tocha e aquisição de dados. Os componentes usados na elaboração dos fluxos foram fluoretos, cloretos ou óxidos. As superfícies dos cordões de solda foram analisadas por inspeção visual e análise de imagem. Microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de energia dispersiva, difração de raios-X e análise macrográfica foram usadas somente para cordões de solda obtidos com fluxos selecionados. Os resultados foram comparados ao obtido na soldagem TIG com polaridade do eletrodo variável e onda retangular sem a utilização de fluxo. Mudanças no fluxo de metal líquido na poça de fusão (Efeito Marangoni) ou diferenças entre as propriedades físicas dos componentes de fluxo e o metal base foram responsáveis pela tendência de contaminação por resíduos de fluxo ou de escória na região central ou lateral da superfície dos cordões de solda. Um fluxo simples elaborado com a diluição de cloreto de zinco em acetona foi considerado como o mais efetivo na remoção da camada de alumina. O mecanismo responsável foi a dissolução da alumina pelos componentes do fluxo durante a soldagem. O uso deste fluxo favoreceu o aumento da penetração e da área de fusão do cordão de solda na soldagem ATIG de alumínio e, este efeito, foi maior para a liga Al-Mg. Este efeito deve estar associado com alguma interação entre o fluxo e a poça de fusão ou entre este e o arco elétrico.

Ano

2019-08-14T22:20:35Z

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Wagner Custodio de Oliveira

Implementação da educação de tempo integral sob a ótica de uma gestão democrática

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o papel do gestor na implantação e efetivação da escola de tempo integral na Escola Municipal Helena Antipoff apontando a importância de uma gestão democrática, com efetiva participação de toda a comunidade. Sobretudo, ressalta a importância de que todas as tomadas de decisões estejam elencadas no Projeto Político Pedagógico (PPP). Propõe sua construção conjunta com todos os atores envolvidos para que a educação integral esteja totalmente entrelaçada com a proposta curricular da escola. A metodologia utilizada neste trabalho foi a bibliográfica e documental. Propõe a revisão do PPP sob a orientação do gestor para garantir uma efetiva implantação da educação de tempo integral redimensionando tempos e espaços através da elaboração do currículo, que determinará o trabalho integrado de todos os atores envolvidos no processo.

Ano

2019-08-12T16:52:21Z

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Ivone Magalhães Campos

Proposta de planilha de levantamento de quantitativos integrada para planejamento,orçamento e controle na construção civil

O sucesso de um planejamento bem feito e um controle eficaz depende fundamentalmente do orçamento. A fase orçamentária define todos os parâmetros de quantidades e custos que serão tratados ao longo do projeto; não podendo assim ser negligenciados. A etapa de levantamento de quantitativos envolve uma interpretação refinada dos projetos, além de definir o nível de detalhes em que o planejamento e controle poderá se basear. Neste aspecto este trabalho tem objetivo de apresentar planilhas de levantamentos de quantitativos elaboradas com a finalidade de integrar as áreas, e assim condensar todas as informações possíveis que serão necessárias a todas as áreas em uma planilha única; evitando retrabalho e perda de informações, utilizando banco de dados e critérios para preenchimento com parâmetros pré-definidos pelas áreas competentes. O resultado é uma planilha que consegue envolver todas as áreas, onde é possível na sua concepção definir o faseamento da obra na etapa de planejamento, gerar os quantitativos que deverão ser executados na etapa de orçamento, e controlar status e custos de mão de obra e materiais na obra na etapa de controle.

Ano

2019-08-13T05:09:56Z

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Katia Rodrigues Vieira

Análise da avaliação institucional do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Minas Gerais

Esta pesquisa analisa em que medida o instrumento de avaliação da disciplina, a partir da percepção dos estudantes, possibilita avaliar o desenho institucional do curso de Pedagogia na modalidade a distância, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Para tanto, foi feita uma triangulação dos dados obtidos pelos instrumentos: avaliação da disciplina (AD) respondida pelos estudantes do curso de Pedagogia EaD/UEMG, da turma de 2014; survey com a turma de 2019 e grupo focal com estudantes e especialistas em EaD/UEMG, baseados nas quatro dimensões estudadas na pesquisa: (1) relação dos estudantes com a equipe multidisciplinar; (2) a relação dos estudantes com seu próprio aprendizado; (3) a relação e a interação entre os estudantes com seus colegas durante o curso; (4) infraestrutura física, técnica e tecnológica. A avaliação de disciplina, composta por 26 questões, foi respondida, durante o período de 2014 a 2018, por cerca de 200 estudantes do curso de Pedagogia EaD/UEMG/UAB, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição investigada, ao final de cada disciplina. E o survey, composto pelas mesmas questões respondidas pelos estudantes da turma de 2014, foi enviado por e-mail para 70 estudantes do Curso de Pedagogia da Turma de 2019, indicados pelos tutores do curso de Pedagogia EaD/UEMG/PBH/UAB, já considerando a margem de desinteresse e partindo do pressuposto da dificuldade de alinhamento de data e horário combinados para o grupo. Em seguida, foi organizado um grupo focal com a equipe técnica de especialistas da UEMG, em que se buscou professores e profissionais que atuaram no curso de Pedagogia da UAB/UEMG na época, em 2014. O objetivo foi de contribuir para a reflexão sobre o instrumento utilizado na época com a turma de 2014, buscando melhorias para o novo instrumento de avaliação institucional. Dessa maneira, convidou-se seis especialistas, mas apenas cinco participaram. A análise dos dados da pesquisa com os estudantes de 2014, do survey e dos grupos focais identificou que a avaliação da disciplina aplicada em 2014 não consistia, de fato, em um instrumento avaliativo institucional, à medida que não conseguia captar a percepção dos estudantes acerca do desenho institucional da IES, não atendendo aos parâmetros utilizados nas avaliações institucionais de credenciamento e recredenciamento de Cursos na modalidade a distância, em instituições de ensino superior no país, como o INEP e, no caso da UEMG, lócus desta pesquisa, o Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais, instituições que se baseiam também no documento Referenciais de Qualidade para a Educação a Distância do MEC (2007). Assim, a partir dos dados produzidos pelos grupos focais da equipe técnica de especialistas EaD/UEMG e dos estudantes da turma de 2019, foi proposto o desenvolvimento de uma avaliação institucional interna, a ser utilizada semestralmente, composta por 31 questões, considerando as quatro dimensões da avaliação institucional que pudesse destacar a percepção da relação dos estudantes do curso de Pedagogia EaD/UEMG sobre a equipe multidisciplinar, as ações desenvolvidas para a superação das distâncias do processo de ensino e aprendizagem, além do material instrucional, a infraestrutura e a TIC. Propomos que a partir dos resultados apresentados, que o novo instrumento de avaliação institucional seja respondido pelos estudantes ao final de cada semestre, pois, assim, a instituição poderá traçar objetivos institucionais que busquem aprimoramento de suas ações visando melhorias na implementação da EaD dentro da UEMG.

Ano

2022-06-28T21:12:28Z

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Priscila Rondas Ramos Cordeiro Torres Fontes

Transformação digital no processo de emissão de diplomas: arquétipo de uma plataforma de processos de negócios digitais norteado pelas portarias 330, 1.095 e 554 do MEC

Instituições de vários segmentos têm apresentado diversas iniciativas para estudos e aplicações de novas tecnologias por meio de recursos da transformação digital. No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, tais iniciativas ainda são tímidas, mesmo com a necessidade evidente de transformar digitalmente seus processos. Tem-se como exemplo, o processo de emissão de diplomas, objeto de estudo dessa pesquisa. Este procedimento é feito de modo manual, o que prejudica a qualidade do processo, e atendimento aos usuários, ocasionando morosidade, e fragilidade com relação à segurança, evidenciada pelo aumento de casos de falsificação de diplomas. Trata-se de um desafio real e inevitável que as IES estão enfrentando. Faz-se necessária uma solução que garanta a melhoria da eficiência do processo de emissão de diplomas de modo seguro e confiável. Diante deste cenário, o Ministério da Educação (MEC), com intuito de modernizar e garantir a segurança do processo de emissão de diplomas publicou três portarias: 330 de abril de 2018, 1.095 de outubro de 2018 e 554 de março de 2019. Tais portarias instituem o Diploma Digital e dispõem sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino, no prazo que finda em dezembro de 2021. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo propor um arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND), evidenciando suas etapas de modelagem, desenvolvimento, implantação e automação, tendo como escopo o processo de emissão de diplomas digitais em uma IES pública, baseado nas Portarias do MEC, por meio da realização de pesquisa-ação da implantação do processo de negócios dentro da ECI-UFMG. Para isso, utilizou-se uma metodologia de pesquisa que se caracteriza como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com objetivos aplicados de modo exploratório e procedimentos técnicos por meio de pesquisa-ação, com a construção de um Produto Mínimo Viável (MVP). Para a construção do referencial teórico-metodológico, foi utilizado o método de revisão bibliográfica sistemática - RBS Roadmap. Teve-se como resultados uma revisão sistemática e o arquétipo de uma Plataforma de Processos de Negócios Digitais (PPND). Assim acredita-se que a PPND é factível e viável de ser implementada, e que a metodologia de BPM utilizada pode auxiliar as instituições a transformar digitalmente seus processos de negócios. Com a utilização da PPND, as IES conseguirão atender às necessidades de se trabalhar com eficiência e eficácia os processos acadêmicos e, principalmente, atender às exigências do MEC, quanto aos requisitos de privacidade, autenticidade, segurança e a confiabilidade na expedição, registro e validação de diplomas digitais em instituições de ensino superior levando em consideração a legislação vigente.

Ano

2021-09-27T19:39:13Z

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Rodrigo Fernandes dos Santos

O sistema Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista (Ninter): a experiência brasileira de institucionalização do diálogo social e da governança na organização do trabalho e na administração da justiça

As políticas nacionais de promoção do acesso à justiça e de administração da justiça emanadas pelo Ministério da Justiça e pelo Conselho Nacional de Justiça incluem o fomento aos meios não judiciais de prevenção e resolução dos conflitos de interesses. O Sistema Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista (Ninter) tem função integrativa destas políticas do âmbito das relações do trabalho, em especial da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, instituída pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça- CNJ que, dada a peculiaridade dos conflitos sociolaborais, não estendeu aos Tribunais do Trabalho os instrumentos destinados à implementação dessa política (art. 8º da resolução retro mencionada).

Ano

2022-02-22T16:10:37Z

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Antônio Gomes de Vasconcelos Gabriela de Campos Sena

O princípio da legalidade e o direito penal econômico: análise sob a perspectiva do Estado Democrático de Direito

O princípio da legalidade é a pedra angular da concepção do modelo de Estado Democrático de Direito. É por meio de suas concepções materiais e formais que o modelo adotado pela Constituição submete a autoridade estatal aos preceitos e garantias individuais, com o objetivo de promover a dignidade humana, evitar aarbitrariedade dos detentores do poder e constituir uma sociedade livre e justa. Em razão disso, a política criminal consagrada pelo texto constitucional é a de um direito penal mínimo que requer, para sua legitimação, a descrição de condutas lesivas ou concretamente perigosas a bens jurídico-penais compreendidos como valores préjurídicos, constitucionalizados, cuja recondução à esfera dos indivíduos, mesmo que coletivamente considerados, se faz necessária. O reconhecimento da legalidade implica, ainda, o respeito às suas funções de lei escrita, afastando a criminalização por costumes; de lei prévia, afastando a retroatividade para prejudicar o réu; de lei estrita, afastando a analogia in malam partem e a interpretação extensiva das normas incriminadoras e; de lei certa, impondo ao legislador o dever de editar preceitos legais claros e taxativos. Tais garantias não podem ser relativizadas nem sequer sob o pretexto de uma política criminal supostamente mais eficiente ao combate de uma dita nova criminalidade, caracterizada por bens jurídicos supraindividuais. Assim, também no âmbito do denominado direito penal econômico, hão de ser afastadas a edição de tipos penais de perigo abstrato, mera conduta, indeterminados ou qualquer intervenção penal meramente preventiva e simbólica. Os tipos divorciados desses preceitos deverão ser interpretados conforme a lei fundamental ou ter reconhecida sua invalidade por vício constitucional.Reconhecendo a inépcia do direito penal para regular algumas circunstâncias referentes às atividades econômicas, sugerimos modelos alternativos, de modo a permitir a intervenção estatal legítima, sem o sacrifício de direitos e garantais individuais

Ano

2019-08-13T09:54:52Z

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Gustavo Henrique de Souza e Silva

Um psiquismo materno também portador de necessidades especiais?

Esta dissertação investiga os impactos psíquicos sofridos pela mãe quando dá à luz uma criança com deficiência mental. Para compreender o que representa a maternidade na vida da mulher fizemos uma breve retrospectiva sobre a história do amor materno e recorremos às teorias psicanalíticas desenvolvidas por Freud e Melanie Klein. Investigamos o que vem a ser os impactos traumático e narcísico vividos pela mãe, quando o filho que nasce não é considerado o filho que se esperou e desejou. Por fim, valendo-nos de nossa experiência clínica, destacamos quatro representações que o filho com deficiência mental pode assumir no psiquismo materno, bem como as defesas que mobiliza. A partir dessas considerações, concluímos que o psiquismo materno em situações angustiantes, como nesses casos, é também portado de necessidades especiais.

Ano

2019-08-09T14:14:15Z

Creators

Cynthia da Conceicao Tannure

Letramento funcional em saúde e qualidade de vida de adolescentes do ensino médio de escolas estaduais de Belo Horizonte

Introdução: o letramento funcional em saúde é constituído pela habilidade do indivíduo em manipular e gerir as informações de saúde necessárias para o seu autocuidado ou para o relacionamento com os profissionais de saúde. Assim, estudar o letramento funcional em saúde no adolescente pode auxiliar na elaboração de estratégias de promoção da saúde para esse ciclo de vida, melhorando a qualidade de vida desses sujeitos Objetivo: investigar a associação entre letramento funcional em saúde e qualidade de vida de adolescentes. Métodos: para cumprir o objetivo o estudo foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira constituída por uma revisão de literatura e a segunda por pesquisa de campo. A revisão integrativa de literatura foi produzida segundo os eixos temáticos letramento funcional em saúde e qualidade de vida, com busca realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde. Após a aplicação dos critérios de inclusão obteve-se 538 artigos e após a aplicação dos critérios de exclusão foram selecionados 11 artigos sendo nove estudos internacionais e dois nacionais. A revisão constou de compilação e construção de linha histórica das publicações e análise metodológica dos estudos observacionais. A pesquisa de campo teve delineamento observacional analítico transversal com amostra probabilística aleatória estratificada por escola composta por 384 adolescentes, com idade entre 15 e 19 anos, cursando o ensino médio em 16 das 131 escolas estaduais de Belo Horizonte, Minas Gerais, distribuídas pelas regionais administrativas (Centro-Sul, Oeste, Pampulha, Nordeste, Leste, Noroeste, Venda Nova, Barreiro e Norte). Para a coleta de dados, foram utilizados questionários de caracterização dos adolescentes, de qualidade de vida (PedsQL Versão 4.0), de letramento funcional em saúde e autopercepção da saúde e da violência. Para a análise dos dados foram realizadas análise descritiva da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão para variáveis contínuas. As variáveis com associações estatisticamente significantes ao nível de 20% (p< 0,20) na análise bivariada, na qual utilizaram-se os testes T, Quiqudrado de Pearson e não paramétrico de Mann Whitney, foram consideradas nos modelos de regressão logística múltipla. Em seguida foi realizada análise de regressão logística múltipla com entrada hierarquizada dos dados segundo o nível de determinação do modelo teórico estabelecido. Para avaliação das associações nos modelos de regressão logística foi considerado o nível de significância de 5%. Como medida de magnitude das associações foi utilizado o Odds Ratio e seu respectivo intervalo de confiança de 95%. A adequação dos modelos foi avaliada pelo teste de Hosmer e Lemeshow. Resultados: a revisão de literatura indicou associação com significância estatística entre letramento funcional em saúde e variáveis sócio-demográficas (sexo, idade e escolaridade). A maior parte dos estudos teve como objetivo relacionar o letramento a patologias e foi realizada em ambientes clínicos (ambulatórios e hospitais). Dos oito artigos observacionais incluídos na presente revisão apenas um atendeu totalmente aos critérios metodológicos para elaboração desse tipo de estudo. Os resultados da pesquisa de campo revelaram que 51,6% dos adolescentes apresentaram letramento funcional em saúde bom. No modelo final da análise multivariada, permaneceram associadas ao bom letramento funcional em saúde as variáveis: não praticar religião (p=0,006; OR=2,108); domínio social da qualidade de vida (p=0,004; OR=1,022); e domínio escolar da qualidade de vida (p=0,009; OR=1,019). Conclusão: o estudo indicou que a maior parte das pesquisas realizadas na área evidenciam associação entre letramento funcional em saúde e aspectos sociodemográficos. Na pesquisa de campo a maioria da amostra apresentou letramento funcional em saúde bom. As variáveis que se associaram com significância estatística ao letramento funcional em saúde foram não praticar alguma religião e os domínios social e escolar da qualidade de vida, demonstrando que adolescentes adequadamente ajustados ao ambiente e escolar e ao convívio social tendem a apresentar melhor letramento funcional em saúde.

Ano

2019-08-10T07:02:58Z

Creators

Poliana Cristina Rocha

Escola regular e Escola integrada: tensões e possibilidades de trabalho em uma Escola Municipal de Belo Horizonte

A escola integrada é um programa da Secretaria de Educação de Belo Horizonte que amplia o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental, em todas as escolas municipais. Este programa traz uma nova proposta de educação que inicia na sala de aula, mas vai além de suas paredes, para explorar e desenvolver o potencial educativo em torno da escola. Em 2010 fui convidada a fazer parte da equipe pedagógica da Regional Norte de Belo Horizonte para acompanhar o Programa Escola Integrada. Para o desenvolvimento deste programa foram contratados diversos profissionais, entre eles estagiários, agentes jovens e monitores da própria comunidade, que trabalham com oficinas de artes, músicas, danças, capoeira dentre outras. A partir da entrada destes novos profissionais na escola, inicia-se uma tensão nas relações interpessoais dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem. O objetivo deste estudo é tratar essas tensões no cotidiano escolar. Como acompanhante do Programa Escola Integrada, percebi as tensões que surgiam entre os professores da escola regular e os profissionais da escola integrada pela disputa de espaços dentro da instituição escolar. A partir, desta observação, busquei traçar um plano de ação que aprimorasse as relações entre os grupos envolvidos, oportunizando a troca de conhecimentos entre os professores e os monitores. Assim, diversas ações foram planejadas e executadas buscando melhorar as relações interpessoais e tornar o ambiente escolar um lugar pertencente a todos, trazendo mudanças e transformações na convivência dos sujeitos dentro da escola. Todo trabalho que auxilia na resolução de conflitos precisa ter inicio nos pequenos gestos, nas pequenas coisas que acontecem no dia a dia da escola. Nesse cenário é preciso haver uma mudança de paradigma diante das verdades absolutas, muitas vezes proveniente de tentativas equivocadas de resolver os conflitos na busca do certo e do errado

Ano

2019-08-14T21:29:09Z

Creators

Faraildes Suely Gomes de Araujo

Posição socioeconômica no curso de vida, mobilidade social e incidência de hipertensão arterial em participantes do ELSA-BRASIL

A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco modificável para as doenças cardio- e cerebrovasculares, contribuindo para cerca de 10,5 milhões de mortes ou 19% das mortes globais anualmente. Ela afeta principalmente os países de baixa e média renda, sendo que a prevalência de HA em adultos brasileiros foi estimada em 32,3% em 2013. A etiologia da HA é complexa e envolve fatores genéticos, comportamentais e psicossociais. A baixa posição socioeconômica (PSE) em diferentes fases do ciclo de vida tem sido consistentemente associada à maior incidência e prevalência da HA, indicando a importância da epidemiologia do curso de vida para investigar e compreender melhor a historia natural da HA, especialmente em um país marcados por profundas desigualdades sociais como o Brasil. No entanto, a maioria dos estudos realizados com esta abordagem tiveram delineamento transversal e poucos estudos utilizaram indicadores de PSE para os 3 períodos do ciclo de vida (infância, juventude e vida adulta). Adicionalmente, foram escassos os estudos que investigaram o papel da acumulação de desvantagens socioeconômicas ao longo do ciclo de vida e da mobilidade social ocupacional na incidência de HA. A presente dissertação teve por objetivo investigar se a PSE em distintas etapas do curso de vida (infância, juventude e vida adulta) está associada à incidência de hipertensão arterial na segunda visita para entrevistas e exames em participantes do ELSA-Brasil. Adicionalmente, objetivou verificar se o acúmulo de exposição à baixa PSE ao longo do ciclo de vida e a mobilidade social ocupacional intra e intergeracional desfavorável estão associadas ao aumento do risco de hipertensão arterial. Trata-se de um estudo longitudinal com dados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), uma coorte que incluiu 15.105 servidores públicos com idade entre 35 a 74 anos de seis estados brasileiros na linha de base (2008-2010). No presente estudo, foram incluídos todos os indivíduos que: 1) não apresentaram HA na linha de base; 2) participaram da linha de base e da segunda visita de entrevistas e exames do estudo (2012-2014); 3) e possuíam dados válidos para HA e PSE. Após exclusões, a população final para esta análise constou de 8.485 indivíduos sob risco de desenvolver HA. A variável resposta foi a hipertensão arterial incidente na 2ª visita, definida como pressão arterial (PA) sistólica ≥ 140 mmHg e/ou PA diastólica ≥ 90 mmHg e/ou uso de medicamento anti-hipertensivo. As variáveis explicativas de interesse foram os indicadores de PSE na infância, juventude e idade adulta. Utilizou-se o modelo de regressão logística binomial, e a magnitude da associação foi avaliada por meio de Odds Ratio (OR) e seu intervalo com 95% de confiança (IC 95%). Foram considerados como variáveis de confusão na análise a idade, sexo e a raça/cor da pele. Após ajustes, permaneceram associadas ao maior risco de HA a PSE na infância [escolaridade da mãe - fundamental incompleto (OR: 1,25 IC 95%: 1,06-1,47) e nunca estudou (OR: 1,28 IC 95%: 1,02-1,60)]; a PSE na juventude [classe social ocupacional média (OR: 1,33 IC 95%: 1,09-1,63) e baixa (OR: 1,21 IC 95%: 1,02-1,44) do chefe do domicílio]; a PSE na vida adulta [escolaridade média (OR: 1,44 IC 95%: 1,26-1,66) e ensino fundamental completo do participante (OR: 1,41 IC 95%: 1,08-1,82)]; classe social ocupacional atual média (OR: 1,19 IC 95%: 1,02-1,40) e baixa do participante (OR: 1,51 IC 95%: 1,27-1,79)]. Nas análises de acumulação de exposição e mobilidade social, permaneceram estatisticamente associados a maior incidência de HA o maior acúmulo de exposição a baixa PSE no curso de vida (OR: 1,64 IC 95%: 1,31-2,05), bem como as trajetórias intrageracional estável baixa (OR: 1,51 IC 95%: 1,25-1,81) e intergeracional descendente (OR: 1,33 IC 95%: 1,03-1,73) e estável baixa (OR: 1,37 IC 95%: 1,14-1,65). Nossos achados revelam que exposição a baixa PSE nas três fases da vida (infância, na juventude e na idade adulta), bem como o maior acúmulo de exposição a baixa PSE no curso de vida e a mobilidade social descendente ou estável baixa aumentam o risco de desenvolver HA. Resultados sugerem que a maior duração de exposição a baixa PSE, expressa pela acumulação de risco, associa-se a um risco mais elevado de desenvolvimento de HA do que a exposição em um período específico de tempo isoladamente, em cerca de 4 anos de seguimento. Destarte, a fim de prevenir e minorar o impacto da HA, políticas públicas que visem à promoção de oportunidades e redução das desigualdades socioeconômicas devem abranger todos os períodos do ciclo de vida, especialmente em países como o Brasil em que o fardo da HA é grande e as desigualdades mais extremadas.

Ano

2021-10-29T00:51:04Z

Creators

Jose Aparecido Soares Lopes

Geopolímero a partir de resíduos oriundos da indústria de alumínio para reutilização e coprocessamento

O desenvolvimento sustentável leva à busca de novas aplicações para resíduos industriais. Dentro do ciclo produtivo do alumínio encontram-se vários subprodutos. Os três principais abordados no estudo são a lama vermelha, o ESPdust e o SPL (revestimento gasto de cuba, do inglês Spent Pot Lining). Durante a produção da alumina pelo processo Bayer de baixa temperatura, o subproduto gerado é conhecido como lama vermelha. A taxa anual de geração de lama vermelha é de 120 milhões de toneladas ao ano no mundo. Outro subproduto é gerado durante a calcinação do hidróxido de alumínio Al(OH)3(s) que são os finos de alumina. Estes finos são então coletados nos precipitadores eletrostáticos (ESPdust) e são destinados, quando não comercializados para o lago de resíduos. O terceiro subproduto gerado pelo processo de produção de alumínio é o revestimento gasto de cuba (conhecido como SPL). Quando a cuba eletrolítica chegar ao final de vida útil, seu revestimento que é feito a base de materiais inertes ao ambiente e passam a ser classificados como resíduos perigosos classe I, principalmente devido ao cianeto presente. O objetivo do estudo foi desenvolver aplicações dos resíduos (ESPdust, lama vermelha e SPL) oriundos da indústria de alumínio, baseados na técnica de geopolimerização. Para isto, foi avaliado o efeito do tipo e da concentração dos aditivos (trissilicato de sódio, caulinita e metacaulinita) para a formação do geopolímero a partir do ESPdust. Além disso, foi avaliada a formação de um agregado alcalino (geopolímero) a base de lama vermelha com SPL incorporado. Avaliaram-se vários sistemas como, por exemplo, temperaturas de 40 e 60oC em sistemas aberto ou fechado. As melhores condições obtidas para o ESPdust foram a temperatura de cura de 40oC em sistema fechado. Os aditivos: trissilicato de sódio, caulinita e metacaulinita apresentaram melhoria nas propriedades mecânicas, a faixa foi de 6 a 9MPa. Contudo, não foi observada via FTIR uma geopolimrização quando utilizada a caulinita como aditivo. O geopolímero obtido a partir da lama vermelha com o trissilicato de sódio apresentou uma resistência mecânica compatível com a literatura, na ordem de 3,5MPa, com ensaio de compressão 1 dia após a secagem. Após a lixiviação alcalina o SPL pode ser utilizado como material de enchimento na lama vermelha até 50% em peso, apresentando resistência mecânica de 4,5MPa. Houve melhoria das propriedades mecânicas após a sinterização a 1000oC independentemente do tipo de atmosfera. Obteve-se magnetita a partir da redução dos óxidos/hidróxidos de ferro contidos na lama vermelha pelo SPL.

Ano

2019-08-11T12:32:49Z

Creators

Nilton Freixo Nagem

Dengue em Minas Gerais: epidemiologia, análise de tendências e fatores associados ao óbito

Introdução: A primeira notificação de dengue no estado de Minas Gerais ocorreu em 1987. Em maio de 1996 foram confirmados os primeiros casos na região metropolitana do Estado. A partir daí ocorre uma rápida dispersão da doença, culminando com a primeira grande epidemia no ano de 1998, com 147.418 casos notificados. A região metropolitana de Belo Horizonte respondeu por 87% dos casos notificados. Em 1999 ocorre uma diminuição significativa dos casos, porém já o ano seguinte apresenta nova tendência de aumento, culminando com novo aumento do número de casos no ano de 2002. Mais recentemente o Estado apresentou duas grandes epidemias em 2010 e 2013, com aproximadamente 250.000 e 500.000 casos notificados respectivamente. Apesar do expressivo número de casos no Estado, pouco se sabe da epidemiologia e das tendências da doença no território mineiro. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as tendências epidemiológicas da doença no estado de Minas Gerais com ênfase no período de 2001 a 2010 e avaliar possíveis fatores associados ao óbito por dengue. Métodos: (i) Estudo ecológico com análises espacial e de séries temporais e estudo de série de casos realizados a partir dos dados coletados pela vigilância da dengue no estado de Minas Gerais com ênfase nos anos de 2001 a 2010, (ii) estudo de caso e (iii) série de casos de pacientes admitidos em unidades de terapia intensiva. Foram usados como fonte secundária de dados o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), e dados oriundos de investigações de prontuários. Resultados: Dengue, no estado de Minas Gerais, apresenta história relativamente recente com três maiores epidemias (1998, 2010, 2013). Durante o período de 2001 a 2010 ocorreram 683.190 casos de dengue notificados com 237 óbitos por dengue. Os casos de dengue notificados ocorreram durante todo o ano com tendência a aumento nos meses de novembro e dezembro, e maior número de notificações nos meses de março e abril. O Estado apresentou uma estimativa de 3,79 (IC95%: 2,97; 4,71) casos de óbito por dengue para cada 10.000 casos notificados. Ocorreu um aumento de incidência em todas as faixas etárias, entretanto o aumento de incidência foi mais intenso em menores de 15 anos. Enquanto os sorotipos 1 e 2 predominaram até 2002, durante o período de 2003 a 2008 houve um predomínio do sorotipo 3. Adultos jovens apresentaram as maiores incidências durante o período, entretanto, pacientes com idade maior ou igual a 65 anos apresentaram maior risco de óbito. Em 2011 é introduzido pela primeira vez o sorotipo 4 no Estado culminando com a epidemia de 2013. Em dezembro de 2012 ocorre o primeiro óbito por dengue do sorotipo 4 no Estado, uma criança de 11 anos com história de púrpura autoimune. Durante o ano de 2013 o Estado conhece sua maior epidemia com importante contribuição do emergente DENV-4. O perfil dos óbitos mostra uma alta freqüência de comorbidades e elevado risco de óbito para pacientes com idade maior ou igual a 65 anos. No período de 2008 a 2013, 370 casos suspeitos de dengue em adultos foram admitidos em unidades de terapia intensiva. Entre os 97 casos confirmados laboratorialmente incluídos neste estudo, a letalidade foi de 19,6%. A mortalidade hospitalar esteve associada aos escores APACHE II (Acute Physiology and Chronic Health Evaluation II) e SOFA (Sequential Organ Failure Assessment). Conclusão: o Estado apresenta aumento crescente nas incidências de casos de dengue anualmente. Apesar de aumento na proporção de crianças menores de 15 anos com dengue, os idosos ainda são a população de mais alto risco de óbito.

Ano

2019-08-11T07:24:25Z

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Frederico Figueiredo Amancio

O parque das Missões/RS (1930/2010): patrimônio e esquecimento no Brasil

Este trabalho teve por objetivo geral revisar a literatura e descobrir como se insere o patrimônio imaterial do Parque das Missões no que se refere aos Guarani, ou seja, como tem sido resgatada e apresentada aos visitantes a memória dos primeiros habitantes do Rio Grande do Sul. A metodologia ocorreu por análise da literatura e do discurso de obras bibliográficas e interpretação de normativas legais. Para atingir o objetivo, foi necessário identificar os motivos de a memória do indígena no Museu/Parque das Missões estar silenciada. Foram percebidos três motivos: (1) pelo comportamento dos jesuítas, que se julgaram no direito de construir uma civilização baseada na religião e desenvolveram um massacre por meio da organização e imposição da cultura europeia; (2) pelo fato de que em todo o processo historiográfico, ao longo dos tempos, o ambiente construído das Missões foi creditado única e exclusivamente aos jesuítas, como se os Guarani fossem apenas pernas e braços, mão-de-obra sem cabeça e sem alma; e (3) devido ao silêncio de Lucio Costa na avaliação de São Miguel das Missões como patrimônio cultural imaterial, uma vez que detinha o poder em suas mãos, mas não fez uso disso para resgatar a questão indígena, apenas enalteceu os jesuítas, comparando-os aos grandes arquitetos da Antiguidade. Concluímos que os Guarani estão silenciados no Parque Histórico Nacional das Missões e isso não apenas na visão acadêmica, mas também pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional e pelo Ministério da Cultura. Contudo, o dever de memória é o dever de fazer justiça pela lembrança de um Outro, vencido e silenciado continuadamente desde o século XVI.

Ano

2019-08-09T18:56:58Z

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Thais Almeida Rodrigues

Uma metodologia probabilística para combinação de detectores de pessoas

A coexistência de sistemas robóticos com os seres humanos é cada dia maior. Por causa disso, esses sistemas devem trabalhar de forma segura com as pessoas, sendo essencial terem uma avançada percepção do ambiente e a capacidade de detectar pessoas de forma eficiente em seu espaço de trabalho. Uma vez que a detecção de pessoas pode ser bastante desafiadora em ambientes contendo outros objetos, os detectores de pessoas existentes não são completamente confiáveis, deixando de detectar as pessoas presentes no ambiente em algumas situações, além de realizarem falsas detecções. Neste contexto, esta tese propõe uma metodologia para combinar diversos detectores de pessoas utilizando técnicas probabilísticas. O objetivo é explorar as vantagens individuais de diversos detectores de pessoas e produzir um resultado melhor em relação aos detectores individuais de forma que, quando mais de um detector indica a presença de uma pessoa em uma dada posição, a confiança da detecção é aumentada em relação à confiança de apenas um detector individual. Os detectores podem contar com informações de um ou mais sensores, tais como câmeras e sensores a laser, e sua combinação permite uma detecção de pessoas mais robusta a falhas e oclusões, resultando em informações mais precisas e completas do que aquelas fornecidas pelos detectores individuais. Além disso, por ser inspirada no Filtro de Bayes, a metodologia proposta contém etapas de predição e atualização, fazendo uso de informação temporal para melhorar a qualidade das detecções. Os modelos utilizados nessas etapas são especificados em função dos detectores combinados, levando em consideração uma medida de confiança atribuída a eles e obtida experimentalmente. Experimentos foram realizados com um robô móvel locomovendo-se autonomamente em um ambiente dinâmico contendo pessoas. A metodologia foi implementada por meio de uma grade semântica local, que representa as probabilidades da presença de pessoas em regiões específicas do ambiente. Os resultados mostraram que a metodologia proposta apresenta vantagens em relação a detectores de pessoas individuais. Em comparação com outras abordagens de fusão de detectores, em que usualmente um aumento no número de pessoas detectadas acompanha também um aumento no número de falsas detecções, os resultados demonstraram que é possível obter um maior número de detecções das pessoas realmente presentes no ambiente mantendo o número de falsos alarmes baixo.

Ano

2019-08-13T03:14:53Z

Creators

Natalia Cosse Batista

Afinal,o que dizem professores de língua espanhola sobre o livro didático que utilizam?

Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar através do discurso de professores de língua espanhola os fatores que intervêm na escolha e uso de livros didáticos, previamente selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para tanto, realizou-se uma análise comparativa, de caráter quantitativo e qualitativo, de 56 questionários respondidos online, por professores de diversos estados brasileiros que utilizam livros didáticos, aprovados ou não, no PNLD. Buscou-se observar o(s) impacto(s) e efeito(s) no protagonismodo professor e na forma como representam sua relação com o livro didático. Para a análise qualitativa dos discursos dos docentes, adotou-se a concepção tridimensional do discurso de Norman Fairclough (2001[1992]) que está inserida nos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC). Apesar de a maioria dos professores que adotam livro didático aprovado pelo PNLD afirmar que gostam do material; os resultados apontam para certo desconforto quanto à suautilização e contradições entre os critérios usados pelo professor para escolher o livro didático e a sua utilização em situações de seleção ou priorização de atividades e/ou seções.

Ano

2019-08-11T16:52:36Z

Creators

Patricia Silva de Moura

Produção de biogás como estratégia de alocação da biomassa residual da extração de óleo da macaúba

A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira oleaginosa, ainda não domesticada e amplamente distribuída no território brasileiro. Essa espécie produz frutos com elevado teor de lipídeos que podem ser utilizados para produção de biodiesel ou bioquerosene de aviação. A extração do óleo destes frutos produz elevadas quantidades de biomassa residual composta pelas frações anatômicas do epicarpo, mesocarpo e endosperma. Em função de sua natureza composicional estes resíduos apresentam potencial para diversas finalidades de uso, embora a substituição parcial da soja e do milho na nutrição animal constitua a principal forma de aproveitamento desta biomassa. A compreensão dos parâmetros energéticos e ambientais associados às diferentes formas de aproveitamento destes sub-produtos é especialmente relevante para o Ciclo de Vida dos Biocombustíveis. Em particular, a influência das alternativas de alocação dos coprodutos e seus impactos ambientais e no balanço energético dos sistemas de produção de bioenergia. Esse trabalho teve o objetivo de avaliar o impacto energético e das emissões diretas de CO2 associadas ao uso das frações residuais dos frutos da macaúba para produção de biogás. A produção de biogás foi conduzida utilizando como inóculo, a microflora mista anaeróbia presente no lodo ativado da estação de tratamento de efluentes em operação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina, MG). Este trabalho demonstrou a relevância da caracterização e avaliações de uso dos resíduos gerados no processamento da biomassa para energia, como suporte para orientar as estratégias de alocação nas Avaliações do Ciclo de Vida dos biocombustíveis.

Ano

2022-06-24T22:57:19Z

Creators

Ronnie Von Dos Santos Veloso Fidel Alejandro Aguilar Aguilar Thais Santos Pinheiro

Fundações abaladas: direito, política e soberania no primeiro quartel do século XIX brasileiro

Este artigo apresenta a história semântica do conceito de soberania e a história de seus usos pragmáticos no primeiro quartel do século XIX Brasileiro. A metodologia histórica é oferecida pela história dos conceitos (Begriffsgeschichte) e pelo contextualismo de Cambridge. As principais fontes históricas são os anais da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil de 1823, os escritos de Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, os panfletos manuscritos e impressos publicados entre 1820 e 1823, e documentos oficiais.

Ano

2021-08-23T20:52:36Z

Creators

David Francisco Lopes Gomes