Repositório RCAAP
Análises de Dados Diádicos: Um Exemplo a partir da Pesquisa com Casais
Resumo A pesquisa no campo dos fenômenos sociais e psicológicos possui aspectos que são caracterizados pela interdependência de diferentes atores, como o caso das relações de casais. Desta forma, o presente artigo visa apresentar o modelo de análise de dados diádicos a partir de um estudo em contexto de relações amorosas à comunidade científica brasileira. Para tal, um estudo empírico com foco na interação entre aspectos de paixão obsessiva e dimensões de qualidade no relacionamento foi conduzido com 212 casais brasileiros. É dada uma especial ênfase na montagem do banco de dados, que pode ter a estrutura individual, a estrutura diádica ou ainda a estrutura pairwise. Os resultados apresentam um roteiro de orientação dos principais passos da análise diádica, envolvendo também considerações sobre como configurações de paixão e qualidade se relacionam entre parceiros envolvidos em relações amorosas. Embora não se limitando a esta temática, o modelo de análise diádicas é uma importante ferramenta para o estudo dos relacionamentos românticos.
2017
Andrade,Alexsandro Luiz De Cassepp-Borges,Vicente Ferrer,Emílio Sanchez-Aragón,Rozzana
Perspectivas Ergológicas para o Uso de Simuladores de Direção
Resumo Apesar da controversa legislação brasileira sobre formação por simuladores de direção, seu uso ainda é escasso. Além disso, não há obrigatoriedade de seu emprego em formação de condutores rodoviários profissionais. Segundo a literatura internacional, onde o assunto é estudado há mais tempo, ainda não há evidência suficiente que justifique o amplo uso de simuladores em formações de condutores profissionais. Por outro lado, não se observa nessa literatura uma análise crítica dos efeitos dos fundamentos teórico-metodológico utilizadas nessas formações. Visando contribuir para esse debate, revisamos a literatura sobre uso de simuladores em formações de condutores rodoviários profissionais, analisando-a criticamente a partir das contribuições da Ergologia e da Didática Profissional francesa. Observamos problemas nas formações experimentadas: (a) não reconhecimento da atividade real a simular e dos saberes socialmente construídos necessários para executá-la; (b) concepção insuficiente sobre competências e saberes mobilizados em situação de trabalho; (c) incapacidade de apreensão de uma atividade profissional. Apresentamos alternativas para uso de simuladores nas formações de condutores profissionais: formações coletivas mediadas pela simulação e em torno de saberes, normas e valores partilhados pelos condutores.
2017
Moraes,Thiago Drumond Schwartz,Yves
Avaliação do Comportamento do Motorista, Lócus de Controle e Estilos de Direção no Trânsito
Resumo Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento do condutor, o lócus de controle no trânsito e os estilos de condução. Participaram 326 motoristas, com idades entre 19 a 75 anos (M = 38,27; DP = 11,54), sendo 55,5% do sexo feminino e tempo de habilitação de 1 a 49 anos (M = 15,69; DP = 10,80). Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Comportamento do Condutor (QCM), a Escala de Lócus de Controle para o trânsito (T-LOC-BR) e a Escala Multidimensional dos Estilos de direção (MSDI). Os resultados indicaram que os erros, lapsos e violações do condutor se mostraram positivamente correlacionados com a atribuição da ocorrência de acidentes a motivos internos e ao acaso, bem como aos estilos de condução agressivo e negligente. As análises dos escores dos três instrumentos revelaram, ainda, diferenças significativas relativas às variáveis sociodemográficas. Acredita-se que os achados deste trabalho contribuem para a ampliação do conhecimento sobre o comportamento do condutor, contudo há a necessidade da realização de novos estudos.
2017
Mognon,Jocemara Ferreira Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
O Olhar de Crianças do CAPSi sobre as Relações do Cuidar e do Brincar
Resumo Este estudo buscou compreender as relações do cuidar e do brincar em um Centro de Atenção Psicossocia. In fantil (CAPSi) do Vale do São Francisco na perspectiva das crianças usuárias. Tendo como orientação a multirreferencialidade metodológica, que concebe a integração de perspectivas epistemológicas da pesquisa, esta investigação baseou-se na fenomenologia e inspirou-se na etnografia. Treze crianças, com idade entre 7 a 11 anos, que frequentavam a instituição semanalmente, participaram da pesquisa que resultou nesse relato. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: observação via diário de campo e atividades lúdicas (brincadeiras, entrevistas informais, recursos fotográficos e massa de modelar). Os dados foram analisados a partir da técnica de triangulação, que visa cruzar as informações, conteúdos e temas, apreendendo possíveis sentidos e significados. Por fim, através da redução fenomenológica, os temas emergentes foram identificados e organizados em categorias nomeadas como: O cuidado como comida/necessidades básicas; O cuidado como afeto; Retribuindo o cuidado; Ambiência: fator de cuidado?; CAPSi como lugar de brincar; Prazer e envolvimento com o lúdico. Os resultados contribuíram para os estudos na área de saúde mental em geral, fomentando as discussões que valorizam o protagonismo da criança através de um trabalho dinâmico e flexível.
2017
Silva,Eloína Ariana Ribeiro Damasceno Araújo,Maria Iracema de Sousa Ribeiro,Marcelo Silva de Souza Pereira,Melina de Carvalho
Cuidado Psicossocial em Saúde Mental em Contextos Rurais
Resumo As populações rurais sofrem historicamente efeitos do modelo socioeconômico pautado no latifúndio e exploração do trabalhador. Esse modelo está associado à produção de situações de vulnerabilidade psicossocial e ambiental que impactam negativamente na saúde mental. No meio rural há, portanto, certos condicionantes que são decisivos no processo saúde-doença e que devem ser considerados na produção da atenção. Este estudo teórico problematiza o cuidado em saúde mental em contextos rurais considerando o processo de determinação social da saúde e da vida, bem como os territórios concretos de existência das populações rurais. Realizou-se uma revisão da literatura nos principais bancos de dados, o que evidenciou a carência de estudos sobre a temática. Considera-se que a lógica territorial e comunitária que sustenta a Atenção Psicossocial precisa ser construída no cotidiano das equipes, visando respostas mais efetivas às necessidades de saúde mental das populações rurais, relacionadas diretamente às iniquidades que marcam a vida no campo.
2017
Costa Neto,Mauricio Cirilo da Dimenstein,Magda
Quando a Educação Não é Solução: Política de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Resumo O objetivo deste artigo é analisar as mudanças empreendidas pelo governo brasileiro nas políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil. O processo democrático do país na década de 1980 em busca de equidade e justiça social, a parceria com organizações internacionais resultaram na ratificação das normas internacionais, criação de legislações específicas e constituição na década de 1990 de uma política pública: o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O PETI aliava transferência de renda e educação. Apesar das críticas internas e internacionais recebeu recomendações de continuidade porque foi reconhecido como política de enfrentamento ao trabalho infantil. Mas a partir de 2005 o governo brasileiro empreendeu mudanças justificando a necessidade de aprimoramento da gestão. Extinguiu o PETI e instituiu outra política que focaliza transferência de renda e pobreza. Retirou o foco do trabalho infantil e da educação porque fez uma leitura de suas causas, essencialmente atreladas à pobreza. Deixou o foco da assistência e da proteção social no indivíduo e passou para proteção à família, através de serviços socioassistenciais fragmentados, focalizados na indigência e vigilância social em vez de investir em políticas educacionais e universais.
2017
Alberto,Maria de Fatima Pereira Yamamoto,Oswaldo Hajime
Desenvolvimento das Habilidades Sociais na Vida de Mulheres Usuárias de Crack: Estudo de Casos Múltiplos
Resumo Estudos apontam a relação entre baixas habilidades sociais e o uso de drogas, mas não contemplam seus significados para mulheres usuárias de crack. Desta forma, objetiva-se compreender o desenvolvimento das habilidades sociais na trajetória de vida de tais mulheres. Trata-se de um estudo qualitativo, de casos múltiplos, com síntese de casos cruzados. Os dados foram coletados pela pesquisadora em duas etapas, sendo a primeira composta pelo questionário de dados sociodemográficos e de uso de drogas, Min. In ternational Neuropsychiatri. In terview. In ventário de Habilidades Sociais, Screening Cognitivo do Wais-III e Structured Clinica. In terview for DSM Disorders. Na segunda etapa, utilizou-se a Entrevista Clínica sobre Trajetória de Vida e Habilidades Sociais. Participaram desse estudo três mulheres. Todas apresentaram dificuldades nas habilidades sociais desde a infância, com repertório adquirido através de modelos inadequados de interações sociais com seus familiares, escolares e pares. As comorbidades podem ter dificultado o uso das habilidades sociais e houve déficit nas mulheres com transtorno de personalidade borderline. Além disso, a entrevista clínica permitiu uma análise mais profunda dos dados obtidos por meio do IHS-Del Prette. Indica-se que as comorbidades sejam consideradas na avaliação das habilidades sociais e que intervenções promovam tais habilidades durante o tratamento do uso de drogas.
2017
Limberger,Jéssica Andretta,Ilana
Identificação de Jogos como Consequências de Comportamentos de Escolha para Crianças
Resumo O comportamento social pode ser definido como comportamento de duas ou mais pessoas, uma em relação à outra, ou em conjunto em relação a um ambiente comum. O objetivo deste estudo foi identificar se fotos que representam jogos poderiam funcionar como reforçadores sociais para crianças típicas. Os participantes foram três crianças com desenvolvimento típico, sendo os estí mulos experimentais duas figuras geométricas, e fotos de jogos (aplicativos) para Tablet. Foram realizadas avaliações de preferência diárias, em seguida à avaliação de preferência, após selecionar uma das figuras geométricas, era dada aos participantes a oportunidade de engajar-se no jogo com um dos experimentadores, representado na foto de sua maior preferência. A variável dependente foi a porcentagem de vezes que o participante escolheu um determinado formato geométrico por sessão. Os resultados sugerem que os procedimentos utilizados na presente pesquisa foram acurados para identificar jogos como reforçadores e seu valor reforçador foi testado posteriormente nas tarefas de discriminação simples e reversão. Esse procedimento pode ser conduzido de maneira rápida e com relativo baixo custo de resposta. A presente pesquisa demonstrou a importância em se oferecer oportunidades de escolha e oportunidades de contato com brincadeiras a crianças típicas, demonstrando que jogos podem ser usados como reforçadores em procedimentos de ensino.
2017
Sacramento,Beatriz Coletti do Escobal,Giovana Goyos,Celso
Falhas na Comunicação: Queixas Secundárias para Demandas Primárias em Psicoterapia de Família
Resumo Este trabalho tem por objetivo avaliar em que medida a queixa inicial da família centrada na "falta de comunicação" pode enunciar um modo de funcionamento relacional marcado por ansiedades e defesas primitivas. Tal funcionamento se expressa na indisponibilidade dos membros da família em relação aos estados emocionais estabelecidos entre eles, dificultando o reconhecimento da alteridade e da diferença. Desenvolvemos uma pesquisa com metodologia clínico-qualitativa, focalizando as entrevistas preliminares com 16 famílias, pertencentes aos segmentos médios, médio-baixos e baixos da população carioca, atendidas no Serviço de Psicologia Aplicada de uma universidade privada. Selecionamos três dos 16 casos clínicos para ilustrar a discussão. Observamos, nos casos estudados, que a precariedade da troca emocional entre os membros da família dificulta a busca conjunta por entendimento e solução para problemas familiares. Concluímos que a psicoterapia de família, buscando reconhecimento da autonomia individual e a abertura para as idiossincrasias emocionais, se mostra fundamental para que a comunicação seja eficaz, promovendo saúde emocional familiar.
2017
Féres-Carneiro,Terezinha Mello,Renata Machado,Rebeca Nonato Magalhães,Andrea Seixas
Avaliação de Resultados e Processo de uma Intervenção para Promoção de Sentido da Vida em Adolescentes
Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de implementação e os resultados alcançados em uma intervenção para promoção de sentido da vida entre adolescentes. Participaram da pesquisa 47 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 15 e 17 anos, distribuídos não randomicamente em dois grupos: experimental (N=22) e controle (N=25). A avaliação de processo incluiu medidas de satisfação, validade social, engajamento e compreensão das atividades por parte dos adolescentes. Foram realizadas também avaliações de pré e pós testes: os participantes dos dois grupos responderam inicialmente aos instrumentos Questionário Sentido de Vida e Escala de Afetos Positivos e Negativos. Após 6 encontros semanais, que objetivaram promover o sentido de vida, ambos os grupos foram submetidos a uma retestagem com os mesmos instrumentos. Os resultados sugeriram um aumento na percepção de sentido de vida; diminuição de afetos negativos e a existência de planos futuros específicos, indicando evidências favoráveis à eficácia da intervenção. De forma geral, constatou-se uma adesão dos adolescentes ao programa de intervenção, bem como uma avaliação positiva do mesmo.
2017
Luz,José Marcelo Oliveira da Murta,Sheila Giardini Aquino,Thiago Antonio Avellar de
Depression and Memory Decline in the Elderly
Abstract Objective: To analyze the memory performance of participants aged 60 years and older with and without depressive symptoms. Methods: 199 participants were assessed using the Beck Depressio. In ventory (BDI) with a cut-off point of 20 for depression. Of these, 22 met the criteria for depression group; the remaining participants were allocated to the non-depression group. The Rey Auditory-Verbal Learning Test (RAVLT) was used to assess verbal learning, figures I and II of the Visual Reproduction subtest of the Wechsler Memory Scale Revised (WMS-R) was used to evaluate immediate and delayed visual memory, and the Logical Memory subtests I and II of WMS-R were used to test verbal memory. Results: The average scores for verbal learning in the depression group were significantly lower than those in the non-depression group (p = .001). There were no group differences on visual and logical memory I and II scales. Conclusion: Depressive symptoms affect information retention and verbal learning in the elderly. However, they had no effect on visual and logical memory processing in this sample. The results suggest that, in addition to age-related cognitive decline, depression impairs memory performance considerably.
2017
Machado,Andréa Guedes Dornelles,Paola Andressa de Lima Andrade,Fabiana Michelsen de Fiegenbaum,Marilu Pádua,Analuiza Camozzato de Oliveira,Alcyr Alves de
The No-Effect of Player Role in Digital Games on Prosocial Behavior
Abstract In the past few years, several studies addressed the relation between game content and prosocial behavior. Although several evidences were found, the relation between those variables is not fully understood. The aim of this study is to investigate the effect of different roles played on prosocial behavior. In experiment 1, participants played either a violent or a prosocial role on the same game, and helping behavior and intention were measured. Results did not show the expected relation based on the evidence of the literature. In order to further investigate the evidence found, a second experiment was designed to test the effect of role played on both prosocial behavior and accessibility to prosocial thoughts. Again, results were not consistent with previous studies. Both experiments suggest the consideration of alternative interpretations, and raise questions about the relevance of the role played, game content and moderation variables on the explanation of this effect.
2017
Sarmet,Mauricio Miranda Pilati,Ronaldo
Avaliação de Aspectos da Inteligência Emocional nas Técnicas de Pfister e Zulliger
Resumo Inteligência emocional diz respeito à capacidade de perceber e compreender adequadamente as emoções e gerenciá-las de maneira adaptativa e construtiva. A regulação emocional faz parte do construto e é tradicionalmente avaliada por meio de histórias hipotéticas, o que se assemelha ao autorrelato. Embora desenvolvidas antes da proposta do construto inteligência emocional, as técnicas projetivas, consideradas instrumentos de desempenho, também apresentam indicadores referentes à regulação das emoções. A presente pesquisa teve como objetivo estudar quais variáveis do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister estariam associadas a um indicador de regulação cognitiva das emoções no Teste das Manchas de Tinta de Zulliger. Participaram 98 pessoas, sendo 57,1% do sexo feminino. Análise de regressão linear identificou que as frequências de Tapetes Puros e de Tapetes Furados (ambas negativamente) do Pfister foram preditoras da fórmula de regulação emocional do Zulliger. Considera-se que aspectos de inteligência emocional podem ser encontrados também em técnicas projetivas. A associação entre as variáveis do Pfister e do Zulliger são discutidos quanto à sua indicação de saúde psicológica.
2017
Miguel,Fabiano Koich Zuanazzi,Ana Carolina Villemor-Amaral,Anna Elisa de
Propriedades Psicométricas da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido
Resumo O suporte social pode ser definido como a percepção de que existem pessoas que proporcionam ao indivíduo recursos afetivos ou, até mesmo, financeiros. O suporte social percebido relaciona-se à percepção de que o suporte encontra-se disponível, caso o indivíduo dele necessite. O objetivo desta pesquisa é buscar evidências iniciais de validade dos escores da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, no contexto brasileiro. Participaram do estudo 831 trabalhadores, de ambos os sexos, que responderam à versão inicial da escala, contendo 12 itens. As análises fatoriais evidenciaram que a versão brasileira manteve os itens e os fatores do instrumento original (família, amigos e outros significantes). As análises multigrupos atestaram a invariância configural, métrica e escalar entre os grupos divididos quanto ao gênero e à categoria ocupacional (profissionais das áreas exatas e humanas). Os dados obtidos na presente pesquisa permitiram a conclusão de que a escala é um instrumento com evidências de validade de estrutura, o que possibilita seu uso em situações futuras de pesquisa.
2017
Gabardo-Martins,Larissa Maria David Ferreira,Maria Cristina Valentini,Felipe
The Family Environment Assessment: Study of the Use of the EC-HOME in a Brazilian Sample
Abstract The family environment may impact child development. However, investigating the family environment in Brazil can be a challenge due to the lack of appropriate instruments. To systematize the study of family environment the Home Observation for Measurement of the Environmen. In ventory (HOME) was developed. The executive functions (EF), important for the control of thinking, behavior and emotion are among the skills affected by variables of the family environment. This study investigated reliability and validity evidences of the Brazilian Early Childhood version of the HOME (EC-HOME). Participants were 63 preschoolers (M=4.41y, SD=0.66), and their respective families. Children were evaluated in EF tasks. Parents responded to an identification and socioeconomic status (SES) questionnaire. Home visits were conducted to apply the EC-HOME, with independent scoring by two evaluators for 20 of them. There was a high interrater agreement and satisfactory Cronbach's alpha coefficient for the total scale. Correlation analysis suggested that the domains of the HOME contain relatively independent contents of the family context. Significant correlations of the HOME domains with SES variables, as well as with children performance in EF tasks, were found. Findings provided some preliminary evidences of validity and reliability of the EC-HOME in a Brazilian sample.
2017
Dias,Natália Martins Mecca,Tatiana Pontrelli Pontes,Juliana Martins Bueno,Josenilda Oliveira dos Santos Martins,Gabriela Lamarca Luxo Seabra,Alessandra Gotuzo
Perdão Conjugal: Uma Explicação a partir dos Valores Humanos
Resumo Teve-se como objetivo conhecer a relação entre o perdão conjugal e os valores humanos, bem como verificar o poder deste último em predizer a remissão marital. Para isso, contou-se com 313 pessoas, casadas ou em união estável, do estado da Paraíba (70%) e do Piauí (30%). As idades variaram de 18 a 70 anos (M = 35,00; DP = 11,41), sendo a maioria do sexo feminino (67,7%). Estes responderam os instrumentos: Escala de Perdão Conjugal, Questionário de Valores Básicos e um Questionário Sociodemográfico. Foram executadas duas Análises de Regressão Linear Múltipla (método Stepwise). Na primeira, tendo como variáveis previsoras as subfunções valorativas, constatou-se que a subfunção interativa explica o perdão conjugal. Contribuindo de forma direta na explicação da concessão do perdão entre casais. Na segunda, fixaram-se como variáveis explicativas os tipos de orientação. Esta revelou que os valores sociais explicam a remissão matrimonial, contribuindo de forma direta. Diante destes resultados, conclui-se que os indivíduos que priorizam valores sociais encontram-se mais predispostos a conceder o perdão dentro do casamento.
2017
Fonsêca,Patricia Nunes da Lopes,Bruna de Jesus Gusmão,Estefânea Élida da Silva Pessoa,Viviany Silva Araújo Couto,Ricardo Neves Silva,Maria Izabel Fernandes da
Efeitos de Histórias do Ouvinte sobre o Seguimento de Regras Discrepantes das Contingências
Resumo Objetivando testar proposição sobre as características críticas da história do ouvinte que podem interferir no seguir regra discrepante, oito universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era apontar para os três estímulos de comparação em sequência. Na Fase 1, nenhuma sequência era instruída ou reforçada. A Fase 2 era iniciada com a regra correspondente. As contingências da Fase 2 eram alteradas, sem sinalização, na Fase 3, e as contingências da Fase 3 eram mantidas inalteradas na Fase 4, iniciada com a regra discrepante. Dos oito participantes, seis apresentaram um comportamento independente e dois apresentaram um comportamento dependente de suas consequências imediatas na Fase 3. Dos seis participantes que apresentaram um comportamento independente das consequências imediatas na Fase 3, quatro seguiram a regra discrepante na Fase 4. E dos dois participantes que apresentaram um comportamento dependente das consequências imediatas na Fase 3, todos abandonaram o seguimento da regra discrepante na Fase 4. Sugere-se que a dependência e a independência do comportamento às suas consequências imediatas, antes da apresentação da regra discrepante, são variáveis críticas da história do ouvinte que podem ser utilizadas para se prever a manutenção, ou não, do seguimento subsequente de regra discrepante.
2017
Lima,Fernanda Monteiro Albuquerque,Luiz Carlos de Paracampo,Carla Cristina Paiva
Revisão da Estrutura Fatorial da Escala de Satisfação Conjugal
Resumo A satisfação conjugal é um construto relevante para o estudo na Psicologia, dada sua importância no desenvolvimento deste relacionamento interpessoal. Esta investigação revisou a estrutura fatorial da Escala de Satisfação Conjugal (ESC). A ESC, frequentemente, tem sido utilizada na pesquisa brasileira, inclusa como medida convergente para gerar evidências de validade de critério no desenvolvimento de novas medidas psicológicas. Por outro lado, suas propriedades psicométricas não são verificadas há 25 anos. Participou deste estudo uma amostra não probabilística de 249 pessoas do Rio de Janeiro, com idades entre 21 e 77 anos (M = 45,3; DP = 13,26), casadas ou em uniões estáveis há 19,5 anos em média (DP = 12,88). Os dados coletados foram submetidos às Análises Fatorial Exploratória e Confirmatória. O exame revelou alguns itens com desempenhos psicométricos insatisfatórios. Contudo, uma versão reduzida da ESC apresentou simplicidade e índices de ajuste estimados muito bons. Evidências de validade da existência de um fator de segunda ordem também foram produzidas. A fidedignidade estimada para os fatores e a escala toda variou de 0,93 a 0,85.
2017
Hernandez,José Augusto Evangelho Ribeiro,Camila Morais Carvalho,Ana Lúcia Novais Fonseca,Regina Coeli Tannus Peçanha,Raphael Fischer Falcone,Eliane Mary de Oliveira
Seleção do Comportamento por Justificativas Constituintes de Regras
Resumo Considerando que a distinção entre os efeitos de estímulos constituintes de regras e de contingências de reforço na determinação do comportamento não está clara, o presente estudo teve como objetivo tentar esclarecer essa distinção por meio da apresentação da teoria do Controle por Justificativas e por Consequências Imediatas (Teoria TJC). Essa teoria, baseada em resultados experimentais, é constituída dos seguintes conceitos, formulados em estudos prévios: Propriedade formal de estímulos verbais; regras; comportamento; ambiente social; ambiente social verbal; ambiente social não verbal; consequências imediatas; consequências futuras; justificativas; justificativas dos Tipos 1, 2, 3, 4 e 5; aprovação ou desaprovação por justificativas e por consequências imediatas; regras com e sem justificativas relatadas; eventos futuros passíveis e não passíveis de serem contatados; e, histórias do ouvinte de controle: (a) por consequências imediatas diferenciais, (b) por justificativas diferenciais, e (c) pela interação entre justificativas e consequências imediatas diferenciais, para seguir e para não seguir regra. A Teoria postula o estabelecimento de limites entre o que deve ser atribuído a funções de estímulos constituintes de regras e entre o que deve ser atribuído a funções de estímulos constituintes de contingências de reforço. Postula também que justificativas podem selecionar comportamento.
2017
Albuquerque,Luiz Carlos de Paracampo,Carla Cristina Paiva
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
Resumo As habilidades socioemocionais (HSE) têm sido compreendidas como um construto multidimensional, composto por variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais que auxiliam no desenvolvimento saudável ao longo do ciclo vital. Estudos recentes têm demonstrado que as HSE podem ser desenvolvidas e aprendidas. Nesse sentido, há, atualmente, uma ampla concordância que o sistema educacional de ensino deve focar não só no desenvolvimento cognitivo, mas também no desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes. A presente nota técnica descreve, brevemente, o procedimento de criação e as propriedades psicométricas de seis instrumentos de avaliação de HSE. As escalas foram desenvolvidas para mensurar o Programa Semente - um novo programa de aprendizagem de habilidades socioemocionais. Os instrumentos mensuram as facetas propostas pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), a saber: autoconhecimento, autocontrole, perseverança, empatia, decisões responsáveis e comportamentos prossociais. Todos os instrumentos apresentam evidências de validade baseada na estrutura interna (estrutura fatorial, fidedignidade, invariância configural, métrica e escalar) bem como na relação com medidas externas (padrões de validade convergente e/ou concorrente). A versão final da bateria é composta por 45 itens. Juntos os construtos formam um fator de segunda-ordem, denominado HSE, que, também apresentou adequados índices de ajuste.
2017
Damásio,Bruno Figueiredo