Repositório RCAAP
Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores Familiares de Idosos (ihs-ci): Relações com Indicadores de Bem-Estar Psicológico
Resumo Exercer a tarefa de cuidar de um idoso dependente pode gerar estresse e sobrecarga. Neste contexto, um repertório bem desenvolvido em habilidades sociais pode melhorar as relações interpessoais, tendo como consequência melhor bem-estar psicológico. O Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores Familiares de Idosos (IHS-CI) foi elaborado para avaliar intervenções que visem aprimorar às habilidades sociais de cuidadores. Evidências da validade interna do IHS-CI são positivas. No presente estudo, o objetivo foi analisar evidências de validade de construto mediante a verificação de validade convergente do IHS-CI, baseada nas relações com outras variáveis: qualidade de vida, qualidade da relação diádica, percepções de sobrecarga e sintomas depressivos. Participaram do estudo 205 cuidadores familiares de idosos, com idade média de 51 anos (DP = 14), com diferentes níveis socioeconômicos e de escolaridade, que responderam ao IHS-CI, à Dyadic Relationship Scale (com duas subescalas, Conflitos e Interação Positiva), ao Inventário de Depressão de Beck e à Escala de Qualidade de Vida de Novelli. O IHS-CI se mostrou positivamente correlacionado com qualidade de vida e com a subescala de Interação Positiva e negativamente com sobrecarga, sintomas depressivos e conflitos. Estas evidências apontam para a validade de construto do IHS-CI, mas evidências adicionais de validade ainda são necessárias.
2018
Queluz,Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Barham,Elizabeth Joan Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Para (Re)Colocar um Problema: A Militância em Questão
Resumo Mesmo usado com frequência em literatura científica e no cotidiano de partidos e movimentos sociais, são escassas as definições do termo militância. Nosso objetivo é reconduzir a ideia de militância à condição de problema. Através de uma revisão de literatura nacional, mostramos que o vocábulo é empregado ora como adjetivo, ora como substantivo. Propomos definir militância como metodologia para produzir ações coletivas a fim de intervir, ou interferir, nas normas sociais vigentes. Essa metodologia privilegia como estruturas organizativas os partidos, os diretórios, as centrais sindicais e afins. O modo de funcionamento destas é marcado pela disciplina e visa produzir docilidade, comprometimento e obediência. Apresentamos em seguida como os Novos Movimentos Sociais (NMS) produziram alternativas táticas e organizativas à militância. Prezando por relações horizontalizadas; operando em redes descentralizadas e autônomas; reconhecendo a pluralidade dos interesses de seus atores, os NMS têm ocupado ruas e reinventado os repertórios de ação e de protesto. O termo “ativismo” é sugerido para designar essa outra metodologia. Ao diferenciar ativismo e militância objetivamos recolocar os problemas ligados ao campo da participação social, da contestação e dos protestos.
2018
Sales,André Luis Leite de Figueirêdo Fontes,Flávio Fernandes Yasui,Silvio
Centrado no Lugar ou na Pessoa? Considerações acerca de Foco no Mapeamento Comportamental
Resumo Este trabalho debateu a técnica do Mapeamento Comportamental (MC), tecendo uma reflexão acerca dos objetivos de sua aplicação em função da nomenclatura que recebem. Para tal, apresenta uma revisão de estudos empíricos realizados entre 2005 e 2015. Por meio de análise de juízes, os 14 estudos que compuseram a revisão foram examinados de acordo com os seguintes quesitos: departamentos de origem do estudo, referenciais teóricos utilizados, pergunta ou tema de pesquisa, conteúdo da discussão e conteúdo das considerações finais. A partir disso, os juízes definiram a ênfase dos artigos, se na pessoa ou no ambiente, bem como avaliaram o desenho de MC desenvolvido face aos objetivos. Discutiu-se o tipo da nomenclatura empregada, tendo em vista que os estudos internacionais fazem uso da expressão “mapeamento comportamental” e não utilizam os complementos “centrado no lugar” ou “centrado na pessoa” encontrados na literatura nacional. Os estudos internacionais preocupam-se em delinear o problema de pesquisa, e o instrumento é construído a partir das hipóteses ou objetivos, assumindo variados desenhos e modos de aplicação. Finalmente, propôs-se a adoção da nomenclatura “mapeamento comportamental” já que esta demonstra-se suficiente e ampla, de modo que permite a criação de desenhos de instrumento adaptados às demandas da pesquisa.
2018
Klein,Camila Kuhnen,Ariane Felippe,Maíra Longhinotti Silveira,Bettiele Barboza
Vivências de Protagonismo Socioambiental por Jovens: Implicações na Constituição do Sujeito Ético-Político
Resumo Este artigo apresenta um estudo acerca de vivências de protagonismo juvenil por jovens que atuam em um coletivo socioambiental. Configurou-se numa pesquisa de campo de abordagem qualitativa, da qual participaram três integrantes de um coletivo jovem de ações socioambientais. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal e analisados por intermédio da análise construtiva-interpretativa. O estudo se desenvolve em torno dos conceitos teóricos de protagonismo juvenil e socioambiental, de vivência e de sujeito ético-político. Os resultados indicam que as vivências de protagonismo juvenil pelos jovens são produto e produtoras de novas relações entre si e com os outros seja por meio de transformação pessoal, pela promoção de autonomia coletiva, pela possibilidade de organização sociopolítica e pela ampliação do compromisso coletivo político. As conclusões indicam que vivenciar as atividades socioambientais possibilitou aos jovens o fortalecimento do compromisso social e político, além da conscientização enquanto agentes transformadores da sua realidade, de si e do outro, com relação aos cuidados com o meio ambiente. Demonstrando, desta maneira, uma preocupação solidária, balizada numa conduta ético-política.
2018
Silva,Iolete Ribeiro da Neves,André Luiz Machado das Callegare,Fernanda Priscilla Pereira Higuchi,Maria Inês Gasparetto Pereira,Eleonora Celeste Farkas Félix
Masculinidades em Trânsito: Processos Identitários de Motoboys em Belo Horizonte - MG
Resumo Os motoboys têm participação significativa na elevação das taxas de acidente e mortalidade no trânsito e compartilham do perfil geral de motociclistas no país: são homens de baixa renda. O presente trabalho, baseado na Teoria da Identidade Social, teve como objetivo identificar e analisar como motoboys de Belo Horizonte/MG concebem diferentes versões de masculinidade e que relações essas podem manter com a forma como se veem, se sentem e se comportam como motociclistas. Para tanto, realizou-se dez entrevistas semiestruturadas com motoboys moradores de Belo Horizonte, que foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo. Os entrevistados demonstraram compartilhar de um ideal permeado por valores masculinos: um sujeito competente, responsável, heterossexual, ousado, destemido, independente e dominante. Apesar de reconhecerem conviver com muitos riscos no trânsito, os entrevistados em grande medida se julgam invulneráveis a eles. O bom motoqueiro não é apenas um bom condutor e bom trabalhador, é um homem excepcional.
2018
Miranda,Gregório Ribeiro de Nascimento,Adriano Roberto Afonso do
Emparelhamento por Identidade e TEA: Efeito de Pares de Estímulos Idênticos como Consequência de Pareamentos Corretos
Resumo Em uma replicação parcial do estudo de Gomes (2011), foi avaliado o efeito da apresentação de pares de estímulos idênticos após pareamentos corretos em tarefas de emparelhamento Típico e Multimodelo. Participaram do estudo 24 indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), divididos em duas condições, com três blocos de tentativas cada: Típico, Multimodelo e os dois tipos misturados. A ordem de exposição foi contrabalanceada entre os participantes de uma mesma condição. Os dois primeiros blocos continham tentativas de treino e de teste e o terceiro bloco apenas tentativas de teste. Na Condição 1, a cada pareamento correto o estímulo modelo era removido da tela e na Condição 2 era apresentado um estímulo composto com dois elementos iguais. Os resultados mostraram que, independentemente da condição e da ordem de exposição as tarefas, as porcentagens de acerto foram iguais ou maiores nas tentativas de teste de Emparelhamento Típico. Na Condição 2, os escores foram superiores aos da Condição 1. Para indivíduos com TEA, o controle pela relação de identidade pode ser afetado pela organização visual das tarefas e por outras variáveis de procedimento tais como as consequências para os pareamentos, a topografia da resposta (clicar ou arrastar), e o critério nos treinos.
2018
Cruz,Kelvis Rodrigo Sampaio da Melo,Raquel Maria de
Estruturas de Interação na Psicoterapia Psicodinâmica de uma Menina com Transtorno de Adaptação
Resumo A literatura científica aponta a necessidade de estudos com foco no processo e nos resultados da psicoterapia psicodinâmica de crianças. Além disso, o relacionamento e as estruturas de interação entre terapeuta e paciente têm sido enfatizadas como importante fator de mudança terapêutica. O objetivo desse estudo foi analisar as estruturas de interação na psicoterapia psicodinâmica de uma criança com transtorno de adaptação. Realizou-se um estudo descritivo, longitudinal, baseado no procedimento de estudo de caso sistemático. Os participantes foram uma menina de oito anos e sua terapeuta. As 40 sessões de psicoterapia foram analisadas através do Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). Foram identificadas cinco estruturas de interação, com base na análise fatorial de componentes principais com rotação Varimax. Elas descrevem diferentes padrões de interação, com utilização de abordagens suportivas, diretivas e interpretativas. A importância das estruturas de interação como vetor de mudança, variáveis do terapeuta e uma tendência de abordagens integrativas na psicoterapia de crianças foram discutidas.
2018
Schmidt,Fernanda Munhoz Driemeier Gastaud,Marina Bento Ramires,Vera Regina Rohnelt
Relato de uma Experiência de Intervenção na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Carreira
Resumo O presente trabalho, de delineamento quase-experimental, investigou os efeitos de uma intervenção sobre exploração e planejamento quanto ao futuro acadêmico/carreira em estudantes do ensino médio público. A intervenção foi pautada na Teoria Social Cognitiva de Carreira e intermediada pelo livro O Futuro está Logo Ali, Elpídio - Entre nesta Conversa sobre Pensar o que Vem Adiante. Foram verificadas as percepções de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais dos estudantes no pré e pós-teste. Participaram 166 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas paulistas, divididos em grupo experimental e grupo controle. Foram utilizados um questionário de caracterização e a escala de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais. A intervenção ocorreu em encontros periódicos nas salas de aula da própria escola e com apoio de professores facilitadores. Os resultados das análises de correlações entre as crenças de autoeficácia ocupacional de formação e interesses ocupacionais indicaram convergências entre as categorizações de ocupações para ambos os grupos, sendo que o GE apresentou um maior número de correlações entre as variáveis no pós-teste. Identificaram-se contribuições da teoria para embasar perspectivas quanto aos projetos de vida no que tange ao planejamento de carreira de estudantes do ensino médio de escolas públicas.
2018
Dantas,Marilda Aparecida Azzi,Roberta Gurgel
Psicologia da Literatura e Psicologia na Literatura
Resumo Este trabalho efetua a leitura da relação temática que se estabelece entre Psicologia e Literatura em duas perspectivas: através das considerações estabelecidas nos Estudos Literários por René Wellek e Austin Warren (Psicologia da Literatura) e nos Estudos Psicológicos por Dante Moreira Leite (Psicologia na Literatura). Na primeira, ocupa-se do estudo psicológico do escritor como tipo ou indivíduo e dos tipos e das leis presentes em obras literárias; na segunda, da Psicologia como perspectiva para a recepção da Literatura, do processo criador, da análise psicológica do texto e das relações do leitor com seu público. O artigo apresenta os resultados parciais obtidos com o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica necessária ao curso denominado Psicologia da Literatura e Psicologia na Literatura, ministrado na 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, em Aracaju (Sergipe), em 2013. Apresenta, também, a esquematização detalhada do processo de leitura observada no processo de recepção textual e na interação organismo-ambiente.
2018
Santos,Rosemary Conceição dos Santos,João Camilo dos Silva,José Aparecido da
Angústias Psicológicas Vivenciadas por Enfermeiros no Trabalho com Pacientes em Processo de Morte: Estudo Clínico-Qualitativo
Resumo Esta pesquisa objetivou conhecer as angústias vivenciadas pelos enfermeiros no trabalho com pacientes em risco ou em processo de morte em uma unidade hemato-oncológica. Estudo clínico-qualitativo, realizado por meio de entrevistas individuais. Participaram desta pesquisa 06 enfermeiros da unidade hemato-oncológica de um hospital universitário. Os resultados foram reunidos em cinco categorias, as quais remetem à perda da autonomia profissional quando o enfermeiro se depara com a dificuldade de pensar o seu próprio trabalho. O trabalho com a criança com câncer parece ser símbolo de uma angústia maior em lidar com a morte. Ao mesmo tempo em que a melhora ou a esperança de cura dá motivação ao enfermeiro, a morte do paciente infantil tem o significado de impotência, tristeza e desesperança. Os enfermeiros, ao longo do processo de trabalho, têm insights sobre como a sua relação com o trabalho poderia ser melhorada, porém, no momento do sofrimento, a preocupação dos enfermeiros não foi ouvida. Há a necessidade de que instituições de saúde, equipes e o próprio enfermeiro percebam esse profissional como um sujeito ético, necessitando refletir seu trabalho para que haja possibilidade de planejar alguma forma de digerir a angústia do trabalho.
2018
Bastos,Rodrigo Almeida Quintana,Alberto Manuel Carnevale,Franco
Efeitos de Conteúdos Apreciativos e Depreciativos de Premissas no Raciocínio Dedutivo de Estudantes de Psicologia
Resumo Estudos recentes na Psicologia Cognitiva apresentam evidências da influência dos conteúdos afetivos contidos em enunciados de problemas no desempenho em tarefas de raciocínio dedutivo. Este estudo investiga a influência de conteúdos valorativos relacionados à formação e à atuação profissional dos psicólogos no desempenho de estudantes de Psicologia em tarefas que envolvem silogismos categóricos. Visa ainda investigar se a integração acadêmica desses estudantes, avaliada através do “Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido” (QVA-r), teve relação com a sensibilidade a estes conteúdos nas tarefas lógicas. Participaram da pesquisa 480 estudantes de cursos de Psicologia de universidades públicas brasileiras, sendo estes divididos, aleatoriamente, em três condições de conteúdo valorativo: neutro, apreciativo e depreciativo. Os resultados obtidos sugerem um efeito negativo dos conteúdos depreciativos no desempenho das estudantes do sexo feminino. Não foram encontradas relações relevantes entre as dimensões da integração acadêmica (pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional) e o número de respostas válidas nos silogismos, o que aponta para um efeito per se desses conteúdos. Acredita-se que os resultados possam ter relevância para o contexto acadêmico, pois as situações-problema vivenciadas pelos alunos na universidade podem revestir-se de conteúdos valorativos que podem ter influência no raciocínio dedutivo, bem como em outros processos de diferentes naturezas.
2018
Cagnin,Simone Leme,Maria Isabel da Silva
Um Programa de Intervenção para Transtorno de Ansiedade Social com o Uso da Realidade Virtual
Resumo A Realidade Virtual (RV) foi utilizada nesse estudo como recurso terapêutico em uma intervenção analítico-comportamental para dois participantes com transtorno de ansiedade social. Os objetivos foram avaliar os efeitos terapêuticos do programa de intervenção e o simulador quanto à capacidade de gerar senso de presença e respostas de ansiedade. O programa consistiu em: (a) sessão inicial, (b) linha de base, (c) intervenção com exposição à RV, (d) encerramento e (e) follow up (1 e 3 meses após a intervenção). O senso de presença, ansiedade e respostas galvânicas da pele foram registrados em cada sessão com exposição e inventários de ansiedade, depressão e fobia social ao término de cada fase. Foram formuladas análises funcionais baseadas na ocorrência de comportamentos apresentados em contexto social no intervalo entre as sessões. O simulador produziu ansiedade e níveis elevados de presença ao longo das exposições; e ambos participantes apresentaram redução dos níveis de ansiedade ao fim do programa e generalização para o contexto natural. Conclui-se que a intervenção com exposição à RV apresentou efeito terapêutico e promoveu repertório de enfrentamento frente a situações de interação social.
2018
Perandré,Yhann Hafael Trad Haydu,Verônica Bender
Paradigma Biomédico X Psicossocial: Onde são Ancoradas as Representações Sociais Acerca do Sofrimento Psíquico?
Resumo Este estudo tem como objetivo conhecer as representações sociais de profissionais da saúde mental, universitários da área da saúde e estudantes do ensino médio acerca do louco e do doente mental, relacionando-as aos paradigmas de atenção à saúde mental. A amostra dessa pesquisa foi formada por 150 participantes, sendo 50 de cada grupo social. Para a coleta de dados, foi usada a TALP (Técnica de Associação Livre de Palavras), com os estímulos louco e doente mental. Os dados foram analisados no programa Tri-Deux-Mots, por meio da Análise Fatorial de Correspondência. Os estudantes do ensino médio e os universitários apresentaram representações do louco e do doente mental ancoradas no paradigma biomédico, o qual enfatiza a medicalização e a hospitalização na assistência à saúde mental; já os profissionais apresentaram representações ancoradas no paradigma psicossocial, o qual norteia as ideias da Reforma Psiquiátrica. Percebe-se que apesar de a assistência em saúde mental no Brasil ser pautada nos preceitos da reforma, ainda há na sociedade uma visão negativa do doente mental/louco ancorada no paradigma biomédico, a qual reforça a exclusão e manutenção do estigma social frente a esses sujeitos.
2018
Sousa,Patrícia Fonseca Maciel,Silvana Carneiro Medeiros,Katruccy Tenório
Concepções de Profissionais de Saúde Mental acerca de Atividades Terapêuticas em CAPS
Resumo Trata-se de pesquisa qualitativa de delineamento exploratório sobre as concepções de profissionais de saúde mental acerca da utilização de atividades terapêuticas em suas práticas em centros de atenção psicossocial (CAPS). Compreender os saberes que subjetivam a utilização da atividade terapêutica tem importância primordial na avaliação dos serviços e na construção de novos modelos de produção de atenção e cuidado em saúde mental. Foram realizados três grupos focais com profissionais de três CAPS de cidade de região sudeste do país. A análise dos dados foi feita através análise de conteúdo de modalidade temática. A análise articulada com o referencial teórico concernente ao paradigma das práticas em saúde mental apontou que os profissionais reconhecem as atividades realizadas em uma clínica descentrada do sintoma e da medicalização do transtorno mental, como forma de acolhimento, centrada no processo terapêutico, porém com poucas menções às ações concretas no território e integração comunitária das pessoas com transtorno mental.
2018
Constantinidis,Teresinha Cid Cid,Maria Fernanda Barboza Santana,Lenise Moraes Renó,Suzana Rodrigues
Criatividade e Multiculturalismo: Revisão de Literatura
Resumo Este estudo examinou publicações em periódicos, no período de 2010 a 2015, sobre a relação entre multiculturalismo e criatividade. O levantamento foi realizado nas bases de dados Capes, PsycNET e SciELO. Foram selecionados 30 artigos que atenderam aos critérios de busca pré-estabelecidos. Os artigos foram analisados quanto às categorias: periódico, países de produção, objetivo de pesquisa, tipo de autoria, ano de publicação, tipo de estudo, abordagem do estudo, população pesquisada e instrumentos utilizados. Observou-se aumento das publicações sobre a temática nos últimos anos. Pesquisadores de regiões de alto fluxo migratório, como Estados Unidos, Europa e Ásia, demonstraram maior interesse pela área. Não houve publicação brasileira, tampouco latina. A maioria dos estudos encontrados era empírico, de abordagem quantitativa e investigou participantes adultos. Os estudos revisados indicaram, de forma geral, haver relação entre criatividade e multiculturalismo, mediada por mecanismos psicológicos e condições do ambiente.
2018
Ribeiro,Marina Porto Fleith,Denise de Souza
Estado da Arte das Medidas em Satisfação no Trabalho: Uma Revisão Sistemática
Resumo Satisfação no trabalho é uma variável psicológica que vem sendo estudada na ciência organizacional contemporânea por sua relação com uma série de variáveis como performance, turnover, comprometimento organizacional e resiliência. Um problema encontrado na literatura científica é a ausência de uniformidade no uso de medidas que quantifiquem a satisfação laboral. Com o objetivo de identificar o estado da arte de instrumentos que avaliem a satisfação no trabalho no mundo, na América Latina e no Brasil, uma revisão sistemática nas bases Web of Knowledge, Scopus e SciELO foi conduzida. Os resultados geraram um montante de 357 artigos que, após aplicados critérios de exclusão, foram reduzidos a 154. Ao todo foram encontradas 62 escalas diferentes usadas em 42 países distintos em todo mundo. Em relação aos resultados globais, duas escalas foram identificadas como as mais utilizadas nos estudos internacionais, bem como em relação aos estudos realizados na América Latina. Já no Brasil, apenas uma escala pode ser considerada.
2018
Hora,Gabriela Pereira Rangel Ribas Júnior,Rodolfo Souza,Marcos Aguiar de
A Inclusão no Trabalho sob a Perspectiva das Pessoas com Deficiência Intelectual
Resumo A inclusão no mercado de trabalho representa, para as pessoas com deficiência intelectual, a possibilidade de desenvolvimento social e emocional. O presente estudo teve por objetivo investigar aspectos relacionados à inclusão no trabalho de pessoas com deficiência intelectual, a partir de relatos de experiências. Participaram quatro mulheres e cinco homens com idades entre 23 a 40 anos e diagnóstico de deficiência intelectual. Todos os participantes já possuíam experiência de trabalho, sendo que quatro estavam empregados e cinco estavam desempregados. Para a coleta de dados, os participantes foram visitados em suas residências, tendo respondido a um questionário e a entrevistas semiestruturadas. Os resultados das entrevistas demonstraram que a inclusão no mercado de trabalho é um processo mais satisfatório do que insatisfatório, além de ser um direito. Os dados apontam, portanto, que este contexto pode favorecer o desenvolvimento da autonomia, independência, satisfação pessoal, produtividade e responsabilidade. Ressalta-se a importância do planejamento de estudos que visem aprofundar o processo de inclusão no trabalho, destacando seu papel para o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual, fornecendo dados empíricos que possam subsidiar a implementação e o planejamento de políticas públicas de inclusão.
2018
Pereira-Silva,Nara Liana Furtado,Adelaine Vianna Andrade,Jaqueline Ferreira Condé de Melo
Análise dos Fatores Organizacionais Determinantes da Intenção de Rotatividade
Resumo Este estudo teve por objetivo investigar o papel mediador da confiança organizacional na relação entre percepção de suporte organizacional, percepção das políticas e práticas de gestão de pessoas e intenção de rotatividade. A amostra foi composta por 250 trabalhadores, predominando participantes do gênero feminino (60,8%) com idade média de 28 anos e tempo médio de trabalho de 2,8 anos. A maioria estava empregada em organizações privadas (89,25%) e possuía curso superior incompleto (60,4%). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e análise de caminhos - path analysis (Modelagem por Equações Estruturais), de forma a aferir as relações de mediação e efeitos indiretos entre as variáveis, analisando quais representam preditores diretos ou indiretos da intenção de rotatividade. Os resultados indicaram que o modelo proposto foi parcialmente corroborado, uma vez que as relações de mediação foram apenas parciais e os efeitos indiretos não foram significativos. Sugere-se a realização de estudos com outras amostras assim como a inclusão de outras variáveis nos modelos de investigação.
2018
Oliveira,Áurea de Fátima Gomide Júnior,Sinésio Poli,Bânia Vieira dos Santos Oliveira-Silva,Lígia Carolina
O Modelo Transteórico para Auxiliar Adolescentes Obesos a Modificar Estilo de Vida
Resumo O número de adolescentes com sobrepeso e obesidade quadriplicou nos últimos trinta anos, gerando possível redução na sobrevida. O tratamento não medicamentoso está relacionado à mudança de estilo de vida, visando a redução de peso. O presente relato de experiência visa descrever uma intervenção interdisciplinar grupal baseada no Modelo Transteórico de Mudança (MTT) para motivar adolescentes com sobrepeso e obesidade a modificar o estilo de vida, avaliar a motivação para a modificação de diferentes comportamentos relacionados à saúde, e explanar estratégias que facilitam a evolução nos estágios de mudança. Participaram deste estudo 13 jovens, com idade média de 16,32 anos (DP = 1,21), sendo cinco do sexo masculino e oito do feminino. Este relato procura apresentar a forma que os processos de mudança podem contribuir no aumento da motivação para mudança do estilo de vida. Ao final da intervenção o grupo apresentou aumento na motivação para praticar exercício físico e regular hábitos alimentares, e perda média de peso.
2018
Boff,Raquel de Melo Segalla,Carolina Domingues Feoli,Ana Maria Pandolfo Gustavo,Andreia da Silva Oliveira,Margareth da Silva
Atuação dos Profissionais de Psicologia nos CRAS do Interior da Paraíba
Resumo Objetiva-se no presente estudo analisar a atuação dos profissionais de Psicologia na Proteção Social Básica das Políticas Públicas de Assistência Social. Para dar conta de tal objetivo buscou-se suporte teórico na Psicologia Histórico-Cultural. Participaram do estudo oito profissionais de Psicologia que atuavam no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do interior da Paraíba, Nordeste do Brasil. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente. Para analisar os dados recorreu-se à análise de conteúdo. Dados empíricos revelaram formação acadêmica voltada para a atuação clínica individualizante, limitado suporte teórico-metodológico para atuação dos profissionais, demandas decorrentes da condição de vulnerabilidade social, violação de direitos, mas também de saúde mental e predomínio de atuação psicossocial e diversas limitações que dificultam a realização do trabalho do profissional de Psicologia. Conclui-se pela necessidade tanto de avanços na formação acadêmica dos profissionais de Psicologia, quanto de atuação engajada na luta por avanços na consolidação de um sistema de garantia de direitos.
2018
Macêdo,Orlando Júnior Viana Lima,Clarissa Maria Paulino Duarte Brito,Francisco Henrique Sousa de Souza,Josefa Nandara Pereira de Sousa,Noélia Kally Marinho de Sousa,Samara Pereira De Dias,Stefania Germano