Repositório RCAAP

Apoio Social, Transtorno Mental Comum e Uso Abusivo de Álcool em Assentamentos Rurais

Resumo A população rural brasileira sofre com inúmeras situações de vulnerabilidade, convive com precárias condições de vida e dificuldades de acesso à saúde. Objetivamos investigar as condições de vida e formas de apoio social em assentamentos de reforma agrária no Piauí frente aos casos de Transtorno Mental Comum (TMC) e de uso abusivo de álcool. Para isso, realizou-se um estudo de corte transversal em dois assentamentos: Santo Antônio (n = 1.060) e Canárias (n = 432), totalizando 1.492 participantes. Foram utilizados questionário sócio demográfico; Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) e Escala Medical Outcomes Study (MOS). Dentre os participantes que atenderam aos critérios de inclusão/exclusão para aplicação dos instrumentos (n = 762), identificou-se 160 (21%) casos de TMC nos dois assentamentos, com maior prevalência entre as mulheres e em moradores acima de 30 anos; e 89 (11,6%) casos com consumo de risco, uso nocivo e dependente de álcool. Quanto ao apoio social, os moradores o consideram insuficiente e pouco presente no dia a dia. A percepção de fragilidade de suporte nas cinco dimensões avaliadas (material, informação, afetivo, emocional e interação social positiva) está associada aos problemas de infraestrutura, de condições materiais de vida e apresenta diferenças importantes entre homens e mulheres.

Ano

2018

Creators

Macedo,João Paulo Dimenstein,Magda Silva,Brisana Índio do Brasil de Macêdo Sousa,Hédina Rodrigues de Costa,Ana Paula Almeida da

Aquisição de Repertório Intraverbal via Instrução Baseada em Equivalência em Crianças com TEA

Resumo Nos estudos aqui apresentados, investigou-se a contribuição da equivalência estímulos para a emergência de relações intraverbais. O Estudo 1 avaliou a emergência de intraverbal via instrução baseada em equivalência (EBI) em duas crianças com autismo. Após o ensino de relações de ouvinte (AB) e tacto (BC), verificou-se a emergência de relações intraverbais (AC e CA). Um participante apresentou a emergência imediata das relações AC e o outro apresentou um padrão de desempenho compatível com emergência atrasada. Com base nestes dados, o Estudo 2 avaliou o efeito da presença de EBI na aquisição de relações intraverbais. As crianças do Estudo 1 participaram do Estudo 2. Após o ensino de relações de ouvinte (AB) e tacto (BC), foram treinadas relações intraverbais consistentes (A1C1, A2C2, por exemplo) e inconsistentes (A3C4, A4C3) com classes de equivalência. Para Lúcia houve a aquisição apenas das relações intraverbais consistentes. Para Lucas não houve diferença significativa na aquisição de ambos os tipos de relação no treino AC e houve uma ligeira diferença na aquisição das relações CA. A partir dos dados de Lúcia, principalmente, pode-se concluir que EBI favorece a aquisição de novas relações. Os dados dos estudos além comprovar, podem incentivar a aplicação de equivalência de estímulos.

Ano

2018

Creators

Silva,Álvaro Júnior Melo Keuffer,Sara Ingrid Cruz Oliveira,Juliana Sequeira Cesar de Barros,Romariz da Silva

Problemas de Comportamento, Competência Social e Desempenho Acadêmico: Um Estudo Comparativo de Crianças no Ambiente Escolar e Familiar

Resumo O estudo simultâneo sobre comportamentos infantis em ambiente familiar e escolar, pode ser relevante para a prevenção de problemas de comportamento. O objetivo do presente artigo é descrever e comparar a frequência de problemas de comportamento, competência social e desempenho acadêmico em crianças com problemas apenas na escola, apenas na família ou em ambos os ambientes. Participaram deste estudo professoras e mães/pais/cuidadores de 77 crianças com problemas de comportamento (pré-escolares, escolares, meninos e meninas). Os instrumentos utilizados foram: CBCL Child Behavior Checklist e TRF Teachers Report Form. Os resultados indicaram maior frequência de problemas de comportamento e baixo desempenho acadêmico/social, em crianças que apresentavam problemas nos dois ambientes, em comparação com só no ambiente familiar ou escolar. Professores identificaram mais problemas de internalização no grupo com problemas em ambos ambientes e de externalização no grupo com problemas apenas na escola. Familiares identificaram mais problemas de internalização quando crianças apresentavam problemas apenas na família e de internalização/externalização quando em ambos os ambientes. Conclui-se que crianças que apresentavam problemas nos dois contextos tinham menos competência social e acadêmica.

Ano

2018

Creators

Bolsoni-Silva,Alessandra Perallis,Claudya Nunes,Patricia

Atributos Desejáveis de Parceiro Ideal: Podem Variar Segundo o Sexo e o Lugar de Residência?

Resumo Compreender a escolha por parceiros amorosos é relevante no sentido de minimizar possíveis problemas decorrentes de relacionamentos conflituosos. Este estudo objetivou conhecer em que medida a preferência por atributos desejáveis de um parceiro ideal varia segundo o sexo e o local de residência das pessoas. Participaram do estudo 3.124 indivíduos residentes em capitais (n = 1.583) ou cidades do interior (n = 1.541) dos nove estados do Nordeste brasileiro, com idade média de 23,6 anos (dp = 6,72), sendo 63,6% do sexo feminino. Estes responderam a Escala de Atributos Desejáveis do Parceiro Ideal e perguntas demográficas. Os resultados (Manova) mostraram diferenças nos atributos desejáveis de um parceiro ideal segundo o sexo: os homens deram maior importância ao componente atlética, enquanto as mulheres pontuaram mais alto no componente realizada. Observou-se ainda efeito do lugar de residência, onde os homens residentes no interior apresentaram maior média no atributo tradicional, ao passo que as mulheres residindo nesta localidade deram mais importância ao atributo realizada. Concluiu-se que o lugar de residência e, sobretudo, o sexo foram importantes para explicar as variações na preferência por atributos de um parceiro ideal, na direção prevista na literatura.

Ano

2018

Creators

Gonçalves,Marina Pereira Gouveia,Valdiney Veloso Cavalcanti,Thiago Medeiros Bezerra,Cássia de Castro Medeiros,Émerson Diógenes de Oliveira,Gislene Farias de Menezes,Igor Gomes Alchieri,João Carlos Silva,Joilson Pereira da Oliveira,Letícia Coelho de França-Freitas,Maria Luiza Pontes de Figueiredo,Rosana Mendes Éleres de Cavalcanti,Tatiana Nunes Santos,Walberto Silva dos

Resolution of Arithmetic Problems, Processing Speed and Working Memory in Children

Abstract This study sought to characterize the performance of children in an arithmetic word problem test regarding choice of strategy, type of operation and age. It also analyzed possible links between the resolution of addition and subtraction problems, processing speed and working memory. Four tests were administered with 233 children of 4, 5 and 6 years of age from Buenos Aires, Argentina: (a) an arithmetic word problem test, (b) the Corsi block tapping test, (c) a digit span test, and (d) a reaction time task. Results showed a significant increase in precision when solving arithmetic word problems between ages 4 and 6. While 4-year-old children relied mainly on visual aids to solve the problems, 5 and 6-year-olds incorporated finger counting and mental calculation as efficient strategies. Arithmetic scores were associated with both verbal and visuospatial working memory scores. While only the visuospatial component predicted accuracy in the children that depended on visual aids or finger counting, both components of working memory predicted the performance of the children that primarily used mental calculation.

Ano

2018

Creators

Formoso,Jesica Jacubovich,Silvia Injoque-Ricle,Irene Barreyro,Juan Pablo

Agudeza Visual Dinámica

Resumen Presentamos una revisión del tema relativo a la habilidad visual para discriminar detalles sutiles sobre objetos en movimiento (AVD: Agudeza Visual Dinámica), mostrando las diferencias más relevantes, que han sido atribuidas a esta capacidad visual en comparación con la AVE (AV estática). Actualmente, es sabido que la correlación entre AVE y AVD es baja. Además, al medir la AVD no solo evaluamos la mínima separación espacial que el sistema visual puede resolver, sino también la funcionalidad del sistema oculomotor. De este modo, valorar la AVD implica medir la capacidad del ojo como buscador activo de información. Hoy sabemos que la AVD es uno de los mejores indicadores de éxito en ciertas especialidades deportivas (tenis de mesa, baseball, etc.) y que correlaciona negativamente con la siniestralidad en accidentes de tráfico. Entre los factores investigados que producen una reducción significativa de la resolución espacial dinámica destacan: (a) la velocidad del estímulo, afectando tanto a trayectorias verticales como horizontales; (b) el tiempo de exposición del estímulo; (c) la iluminación ambiental; (d) la disminución del contraste y e) la edad del sujeto. Por otra parte, se ha verificado que esta capacidad visual es susceptible de mejorar con el entrenamiento.

Ano

2018

Creators

Quevedo,Lluïsa Aznar-Casanova,J. Antonio Silva,José Aparecido da

Adaptação Transcultural e Estrutura Fatorial da Versão Brasileira da Escala Right-Wing Authoritarianism

Resumo A escala mais utilizada para avaliar autoritarismo é a Escala de Autoritarismo de Direita (EAD) originalmente denominada Right-Wing Authoritarianism (RWA). Ela avalia autoritarismo decorrente de crenças associadas à direita política, correlacionando-se com construtos como homofobia, oposição a direitos civis de transexuais, conformidade social e autodeclaração como partidário da direita política. Embora já tenha sido utilizada em contexto nacional assistematicamente, não foram feitos estudos de adaptação para o Brasil. O presente estudo buscou adaptar a EAD para a língua portuguesa e analisar suas propriedades psicométricas no contexto brasileiro através de análise fatorial exploratória. A versão adaptada da EAD apresentou estrutura de quatro fatores com bons índices de consistência interna: Autoritarismo (α = 0,936), Constestação à Autoridade (α = 0,858), Tradicionalismo (α = 0,871) e Submissão à Autoridade (α = 0,897). A medida também apresentou validade de critério entre grupos, bem como validade convergente e divergente. Por fim, conclui-se que ela é válida e confiável para investigação de autoritarismo na população brasileira.

Ano

2018

Creators

Vilanova,Felipe Sousa,Diogo Araújo De Koller,Silvia Helena Costa,Angelo Brandelli

Evidências de Validade de um Índice de Psicopatia a partir do Big Five Inventory

Resumo Uma alternativa à avaliação direta via autorrelato de traços indesejáveis socialmente é o prototypal matching, que consiste em calcular um índice de um dado traço a partir de inventários de domínios amplos da personalidade. No presente estudo, testou-se a validade de um índice de psicopatia derivado de um perfil prototípico elaborado a partir dos itens do Big Five Inventory. Participaram do estudo 449 universitários, de três estados brasileiros, que responderam ao Big Five Inventory e a dois instrumentos avaliativos da tríade sombria da personalidade, Short Dark Triad e Dirty Dozen. Foram observadas correlações positivas e moderadas entre o índice e os escores na tríade sombria da personalidade, ocorrendo as correlações mais altas para os fatores de psicopatia de cada instrumento, como hipotetizado. Essas correlações se mostraram ainda mais expressivas quando controlado o efeito do viés da aquiescência. Os achados sugerem que o índice possibilita uma avaliação encoberta de traços de psicopatia.

Ano

2018

Creators

Simões,Natália Costa Hauck Filho,Nelson

Motivação para Mudança no Uso de Substâncias entre Usuários de Drogas Encaminhados pela Justiça

Resumo O projeto Justiça Terapêutica, que encaminha para tratamento pessoas com dependência de substâncias psicoativas que cometeram crimes, tem ganhado destaque no Brasil. Este estudo teve como objetivo avaliar os estágios de motivação em pessoas encaminhadas pela justiça para tratamento de dependência de substâncias psicotrópicas. A amostra foi constituída por 120 pessoas que estavam em tratamento CAPSAD e internados em Comunidades Terapêuticas, na cidade de Porto Velho, Rondônia. Os indivíduos foram alocados em dois grupos para comparação da motivação para mudança de comportamento: um formado por pessoas encaminhadas pela justiça (Grupo Justiça) e o outro constituído por pessoas que estavam em tratamento por qualquer outro motivo, exceto encaminhamento judicial (Grupo Outros). Foram utilizados para avaliar as variáveis de motivação dos grupos a Escala URICA para substâncias Ilícitas, Régua de Prontidão e Prontidão para Mudança. Os resultados demonstraram que não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na motivação das pessoas encaminhadas pela justiça e as pessoas encaminhadas pelas formas de indicação mais usuais para tratamento. Ressalta-se a importância de avaliar a motivação em todas as fases do tratamento, em vista da melhor adesão e sucesso terapêutico das pessoas com problemas com a justiça e com o uso de substâncias.

Ano

2018

Creators

Félix Junior,Itamar José Calheiros,Paulo Renato Vitória Crispim,Pedro di Tárique Barreto

A Importância da Avaliação de Programas de Capacitação para Identifi cação dos Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista – TEA

Resumo Nos últimos anos, o conhecimento acerca das manifestações precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado significativamente. Isso tem oportunizado à criança um benefício quanto à possibilidade de intervenções o mais cedo possível, as quais contribuem reduzindo o risco da manifestação mais grave dos sintomas e melhorando o prognóstico. No entanto, o diagnóstico tardio ainda é uma realidade mundial. Por esse motivo, desenvolver estratégas para o reconhecimento de sinais precoces tem sido considerado uma das prioridades na pesquisa em TEA, principalmente no contexto de saúde pública. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo construir uma linha de argumentação sobre a importância de se elaborar programas de capacitação em identificação precoce do TEA em saúde pública, ancorados nos seguintes fatores: (a) Identificação das diferenças de natureza qualitativa no curso do desenvolvimento sociocomunicativo e comportamental de crianças com suspeita de TEA; (b) consideração dos princípios da vigilância do desenvolvimento infantil articulados aos conceitos teóricos desenvolvimentistas e neurodesenvolvimentais e (c) avaliação do programa, com base na aplicação dos princípios de efetividade, no contexto das ciências humanas.

Ano

2018

Creators

Steyer,Simone Lamoglia,Aliny Bosa,Cleonice Alves

Estratégias Metodológicas de Investigação da Resiliência em Lésbicas, Gays e Bissexuais (LGBs): Revisão Integrativa de Literatura

Resumo Pela revisão integrativa de literatura, este artigo buscou analisar as estratégias metodológicas para investigação da resiliência nos estudos empíricos com pessoas lésbicas, gays e bissexuais (LGBs). As buscas foram realizadas nas bases SciELO, PePSIC, LILACS, Index Psi, PsycINFO e PUBMED, até o ano de 2015. Para nortear e sistematizar a execução da revisão seguiu-se as diretrizes enunciadas no protocolo PRISMA e após a consideração dos critérios de inclusão e exclusão, foram identificados e analisados na íntegra 31 artigos. Identificou-se estudos com foco nas variáveis, com foco nas pessoas e os que incluem simultaneamente as variáveis e as pessoas. Apesar dos avanços conceituais e metodológicos acerca da resiliência e a população LGB, algumas controvérsias ainda são observadas, comprometendo a qualidade da avaliação desse construto. A medição e/ou compreensão da resiliência não é uma tarefa simplista, mas passa pela observação e diálogo entre os fatores de risco, de proteção e de adaptação positiva, além de envolver dialeticamente os diferentes níveis e contextos envolvidos: individual, familiar, comunitário e cultural. A inconsistência na operacionalização desses fatores pode prejudicar a generalização e a compreensão dos resultados empíricos.

Ano

2018

Creators

Lira,Aline Nogueira de Morais,Normanda Araujo de

Indicadores Psicológicos e Comportamentais na Perícia do Abuso Sexual Infantil

Resumo Este estudo avaliou a capacidade discriminante de indicadores psicológicos e comportamentais frequentemente associados ao abuso sexual infantil. A amostra foi constituída por 79 crianças, de ambos os sexos, sendo 63,3% do sexo feminino (n = 50), com idades entre oito e 12 anos (M = 9,92; DP = 1,45). Os participantes foram distribuídos em três grupos: Abuso sexual (n = 34), Maus-tratos sem histórico de abuso sexual (n = 14) e Sintomas clínicos sem histórico de maus-tratos (n = 31). Foram administrados instrumentos com os responsáveis e com as crianças. Para identificar os fatores que diferenciavam os grupos, foi realizada a Análise de regressão logística multinominal. A variável Preocupações sexuais foi significativa para diferenciar o grupo Abuso sexual dos outros dois grupos. O modelo apresentou capacidade preditiva geral de classificar corretamente 69,6% dos casos. Sugere-se que a investigação dessa variável seja incluída, entre outros indicadores, nos procedimentos periciais de crianças com suspeita de abuso sexual. Com base nos resultados obtidos, fica evidente que é necessário cautela no estabelecimento de associações causais entre manifestações comportamentais ou psicológicas e a hipótese de abuso sexual em crianças.

Ano

2018

Creators

Schaefer,Luiziana Souto Brunnet,Alice Einloft Lobo,Beatriz de Oliveira Meneguelo Carvalho,Janaína Castro Núñez Kristensen,Christian Haag

Intervenções do Terapeuta Psicanalítico no Processo Psicoterapêutico de uma Paciente com Transtorno de Personalidade Borderline

Resumo Este estudo teve por objetivo identificar os tipos de intervenções de um terapeuta psicanalítico na psicoterapia de uma paciente com Transtorno de Personalidade Borderline, em um recorte do tratamento anterior à sua internação psiquiátrica. O procedimento adotado foi o Estudo de Caso Sistemático com delin eamento quantitativo. Para análise dos dados, foram transcritas e analisadas doze sessões de psicoterapia, sendo as intervenções do terapeuta classificadas com base na Classificação Multidimensional de Intervenções Psicoterapêuticas Modificada (CMIP-M), que identifica tipos de intervenções em um material clínico. Duplas de juízes independentes e treinados na metodologia do instrumento avaliaram e classificaram cada uma das intervenções do terapeuta ao nível descritivo. Os resultados foram apresentados por meio de estatísticas descritivas de frequência e percentual e apontaram predominância das intervenções empáticas (27,3%), exploratórias fechadas (24,1%) e examinativas psicanalíticas (15,1%) ao longo do processo investigado. Por um lado, os resultados mostraram semelhanças com estudos anteriores, indicando destaque às intervenções exploratórias fechadas no tratamento de transtornos de personalidade. Por outro lado, evidenciou-se diferenças em relação às investigações anteriores realizadas com pacientes diagnosticados com Transtorno de Personalidade Borderline, nas quais predominaram intervenções expressivas.

Ano

2018

Creators

Simoni,Liliam Benetti,Silvia Pereira da Cruz Bittencourt,Aline Alvares

A Revelação da Homossexualidade na Família: Revisão Integrativa da Literatura Científica

Resumo A revelação da homossexualidade (coming out) no contexto familiar é um tema ainda pouco investigado na literatura científica. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa da literatura científica a fim de compreender quais as repercussões da revelação da orientação sexual nas relações familiares de jovens adultos homossexuais. A partir das bases LILACS, MEDLINE, PePSIC, PsycINFO e SciELO (janeiro/2006-maio/2016), foram recuperados 38 artigos. Predominam estudos qualitativos com pessoas homossexuais, tanto com gays quanto com lésbicas, e outros que ressaltam o papel da família diante do coming out, o que permite conhecer e identificar questões ligadas ao processo de revelação ou ocultação da homossexualidade. Estudos também avaliam a participação e os sentimentos que acarretam a revelação nas famílias, sendo observado contextos em que os conflitos prevaleceram e outros nos quais houve acolhimento por parte dos entes. Também foram observados casos em que jovens buscaram a rede social como uma referência de apoio no processo de coming out. Nota-se a necessidade de novos estudos acerca da temática, ampliando a visibilidade desse processo.

Ano

2018

Creators

Nascimento,Geysa Cristina Marcelino Scorsolini-Comin,Fabio

Propriedades Psicométricas do Inventário de Funcionamento Psicológico Positivo: Versões Breve e Abrangente

Resumo O bem-estar é u m dos construtos mais estudados no âmbito da Psicologia Positiva. Um indicador recente do referido construto é o funcionamento psicológico positivo, que se relaciona a um estado positivo de funcionamento mental, físico e social. O objetivo do estudo foi reunir evidências de validade das versões abrangente e breve do Inventário de Funcionamento Psicológico Positivo, em amostras brasileiras. O estudo contou com 801 participantes, de ambos os sexos, com idades variando entre 16 e 76 anos, que responderam à versão brasileira das escalas e a outros instrumentos. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram que a versão abrangente ficou composta por 54 itens, distribuídos igualmente em 18 fatores de primeira ordem, sendo que a versão breve ficou composta por 10 itens distribuídos em um único fator. Na validação convergente, os fatores positivos da versão abrangente e da versão breve correlacionaram-se positivamente com a satisfação com a vida, o otimismo, as avaliações autorreferentes e o florescimento, enquanto os fatores negativos da versão abrangente correlacionaram-se negativamente com esses construtos. De acordo com os resultados, recomenda-se o uso das escalas em investigações futuras sobre o funcionamento psicológico positivo.

Ano

2018

Creators

Gabardo-Martins,Larissa Maria David Ferreira,Maria Cristina

Instruments for the Evaluation of Alcohol Use in Indigenous Communities – A Systematic Review

Abstract The measurement of alcohol consumption in indigenous populations has been important in order to understand their reasons and thoughts on alcohol use as well as the resulting losses. This study aimed to verify which data collection instruments are nationally and internationally used in the evaluation of alcohol use in indigenous populations, and it was conducted through a systematic review of studies that evaluated alcoholism in the indigenous populations. We searched the databases Medline (Pubmed), Cochrane library, PsycINFO, Lilacs, including gray literature and manual search. A total of 716 selected publications were identified, and after a stepwise evaluation, the final analysis included 30 studies that met the inclusion criteria. Twenty different instruments were used in the studies to evaluate alcohol use in indigenous people, such as questionnaires created from the specificities of the groups and instruments common used in non-indigenous groups, World Health Organization recommends some of them. By allowing greater knowledge about the instruments validated to understand the consumption of alcoholic beverage in these populations, this study contributes to the research about the processes of indigenous alcoholization, allowing a progress in the development of interventions. It also provides an important discussion in the area of psychological assessment and the use of instruments in different cultural contexts.

Ano

2018

Creators

Souza,Ronaldo Santhiago Bonfim de Oliveira,Júlia Costa de Araújo,Vânia Eloisa de Teodoro,Maycoln Leôni Martins

Agrupaciones Comunitarias Juveniles: Promoción de la Salud Mental y Desarrollo de Capacidades

Resumen En contextos de alta vulnerabilidad socioeconómica y riesgo psicosocial, se reconocen las comunidades como agentes activos, que generan estrategias para responder a sus problemáticas y necesidades en salud mental. La presente investigación tuvo como objetivo comprender las funciones de los grupos juveniles comunitarios en la prevención y promoción en salud mental. Se adoptó el método hermenéutico. Participaron 6 agrupaciones juveniles de carácter deportivo, cultural, artístico y religioso. Se realizaron grupos focales con los integrantes y entrevistas semiestructuradas con los líderes. Se encontró que los grupos se presentan como estrategias de prevención frente al contexto de riesgo, y de promoción de la salud mental a partir del desarrollo de capacidades. Estas capacidades están relacionadas con el uso del tiempo libre, la recreación y el ocio, el establecimiento de vínculos significativos, la reflexión moral, la formación de talentos, el fortalecimiento del carácter y la proyección a futuro. Se concluyó, que invertir en el fortalecimiento de estrategias comunitarias consolida bases para el desarrollo de los jóvenes, al ofrecer alternativas de elección que les permitan construir vidas significativas para sí mismos, desarrollar capacidades y tener la libertad de ser artífices de su historia.

Ano

2018

Creators

Quintero-Jurado,Jéssica Ossa-Henao,Yomar

Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Técnica Psicoterápica Psicanalítica

Resumo As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm ingressado em diversos contextos, entre eles, os consultórios que oferecem serviço psicoterápico presencial. Nessa perspectiva, o uso desses recursos impacta em conceitos técnicos da psicoterapia psicanalítica. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de compreender como os psicoterapeutas de abordagem psicodinâmica percebem os impactos na técnica psicoterápica psicanalítica presencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com 11 psicólogos que tinham especialização em psicoterapia de orientação psicanalítica. Eles responderam à entrevista semiestruturada e a uma ficha de dados sociodemográficos. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Os resultados evidenciaram impactos relacionados à aliança terapêutica, à neutralidade, ao setting psicoterápico e à transferência, indicando que a utilização pode proporcionar diferentes compreensões da relação terapêutica e da dinâmica de funcionamento psíquico do paciente. O estudo contribuiu para auxiliar os profissionais no manejo das TICs em psicoterapia e para fomentar a reflexão sobre a melhor forma de conjugar a tecnologia com a prática clínica presencial. Torna-se importante investigar as vivências dos psicoterapeutas e a sua formação acadêmica para ampliação das discussões sobre a temática.

Ano

2018

Creators

Feijó,Luan Paris Silva,Nathália Bohn Benetti,Silvia Pereira da Cruz

Transição entre o Acolhimento e a Vida Adulta: Uma Revisão Sistemática sobre Intervenções

Resumo O objetivo deste artigo foi mapear a produção científica dos últimos dez anos no que se refere a programas de intervenção para favorecer o processo de emancipação de adolescentes que deixam o sistema de proteção por motivo de maioridade. Através de uma revisão sistemática da literatura, foram selecionados 20 artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, PsycINFO, Pro Quest Psychology Journals e Web of Science. Prevaleceram os estudos norte-americanos, de delineamen to quantitativo tanto longitudinal quanto transversal. Os estudos avaliaram os programas de intervenção através de análises do processo (15), efeito (15) e impacto (2). Os programas variaram em formato (moradia, pontuais e contínuos); conteúdo oferecido (habilidades para a vida independente, educação, trabalho) e método utilizado (participativo ou passivo). Além de analisar as fortalezas e fraquezas de cada programa, o artigo discute a importância dos processos avaliativos para a prática e avanço científico. Conclui-se que para favorecer o processo de transição os programas devem ter duração continuada; aliar treinamento em habilidades para a vida independente com acompanhamento sócio emocional e inserção comunitária; respeitar as diferenças individuais dos participantes e considerá-los como agentes ativos na tomada de decisões.

Ano

2018

Creators

Cassarino-Perez,Luciana Córdova,Vitória Ermel Montserrat,Carme Sarriera,Jorge Castellà