Repositório RCAAP
Problemas que desafiam nossa intuição: recursos e modelos em discussão
Palestra de encerramento da V Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul, realizada de 03 a 06 de novembro de 2015. A apresentação foi dividida em três tempos, com a discussão de ideias e troca de propostas desenvolvidas com o software GeoGebra. Inicialmente, com a divulgação do trabalho “3 problemas que desafiam nossa intuição resolvidos com o GeoGebra”, a perspectiva foi propor uma reflexão sobre os benefícios do uso do software GeoGebra como alternativa ao material concreto. Embora a comparação com recursos manipulativos seja feita, a presente proposta não teve qualquer interesse em desencorajar o uso destes, apenas avaliar situações em que o recurso da geometria dinâmica se apresenta como elemento para enriquecer o processo de visualização e compreensão de conceitos e ideias. Ainda, nesse sentido, a conversa seguiu com o compartilhamento de outras duas práticas, “Máquinas Da Vinci” e “Cores Dinâmicas”, que consideram o aluno como agente do processo. Essas experiências, iniciadas em práticas no Brasil, tiveram contribuições significativas da participação do autor em um programa de capacitação de professores na Finlândia, que tinha o modelo pedagógico PBL – Project / Problem Based Learning – Projetos de Aprendizagem (ou Pedagogia de Projetos) / Aprendizagem a partir de Problemas – como uma de suas premissas básicas. Neste sentido, a ideia é valorizar modelos de aprendizagem centrados no aluno em um sistema em que a aprendizagem é tradicionalmente centrada no professor. Discutir essa abordagem, bem como alguns aspectos relativos ao processo criativo e argumentativo na aprendizagem da matemática, são alguns dos objetivos específicos destes trabalhos. Por fim, o intuito foi dividir com os demais participantes alguns recursos recentes da plataforma GeoGebra, apresentados à comunidade internacional na conferência GeoGebra Global Gathering, em Linz/Áustria, em Julho de 2015, e na qual estiverem presentes os professores Diego Lieban e Maria Alice Gravina.
2022-12-06T13:47:44Z
Lieban, Diego Eduardo
Ferramentas tácteis no ensino de Matemática para um estudante cego: uma experiência no IF Sudeste MG
Há alguns anos, uma diversidade de aprendizes ingressa nas instituições de ensino e a escola, envolvendo todo seu corpo educativo, deve buscar formas para oportunizar a todos, sem distinção, a construção de conhecimento. Este trabalho apresenta a situação de inclusão de um estudante cego congênito no curso superior de Administração de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia mineiro e no desafiador processo de aprendizagem de Cálculo e de seus fundamentos. Esta pesquisa consiste de um estudo de caso coligado à pesquisa-ação conduzida por uma professora do curso de Licenciatura em Matemática e dois de seus alunos – futuros professores – e tem por objetivo compreender e oportunizar a construção do saber matemático pelo estudante não vidente. Ao longo do processo de estudo e acompanhamento do aluno cego, verificou-se que o aprendiz utilizava-se de um de seus canais sensoriais de aprendizagem, o sentido tato ativo, para reconhecer e significar os novos conhecimentos. Essa verificação foi entendida como uma possibilidade de confecção de materiais tácteis para a apropriação dos conteúdos matemáticos por esse e por estudantes videntes, sendo seis desses materiais apresentados neste trabalho. Descrevem-se, então, as possibilidades da construção e uso de ferramentas tácteis na aprendizagem de matemática por educandos cegos. Estima-se que este, assim como outros trabalhos, possa auxiliar docentes em sua prática pedagógica no caminho pela educação inclusiva e ampla de todos os cidadãos.
2022-12-06T13:47:44Z
Mello, Felipe Almeida de Caetano, Jaciene Lara de Paula Miranda, Paula Reis de
Mapeamento em anais de eventos: a busca por objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos na Engenharia Elétrica
Este artigo apresenta um mapeamento teórico de pesquisas brasileiras sobre objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos no Ensino Superior, buscando estudos aplicados na área da Engenharia Elétrica. A busca se limitou a alguns dos principais eventos nas áreas de ensino de Matemática, ensino de Engenharia e da Informática na Educação, encontrando-se 28 artigos, resultado do levantamento realizado por meio das palavras/expressões “Números Complexos” ou “Variáveis Complexas”. Em continuidade, a partir da leitura na íntegra dos artigos, estes foram classificados em: “Números Complexos e práticas de ensino no Ensino Médio com o uso de recursos digitais”; “Números Complexos e práticas de ensino no Ensino Médio sem o uso de recursos digitais”; “Números Complexos e suas aplicações nas Engenharias”; “Números Complexos e suas aplicações na Matemática”; “Números Complexos e seu uso em calculadoras”; “Números Complexos e suas dificuldades”; e “Números Complexos e os livros didáticos”. Dessa forma, foram selecionados 14 artigos, que são analisados neste mapeamento, em que não se constatou nenhuma pesquisa para ensinar números complexos no Ensino Superior, mas algumas mostrando a utilidade dos números complexos nas Engenharias Civil, Elétrica e Física.
2022-12-06T13:47:44Z
Puhl, Cassiano Scott Müller, Thaísa Jacintho
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
Este artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.
2022-12-06T13:47:44Z
Fiegenbaum, Josiane Mathias, Carmen Vieira
Os desafios e as possibilidades de trabalho com as TIC no ensino da Matemática em escolas públicas da Zona da Mata Mineira
Neste trabalho investigou-se as possibilidades e condições necessárias para que os professores de Matemática possam trabalhar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas da Zona da Mata Mineira. São sujeitos da pesquisa os professores de Matemática das escolas públicas estaduais e municipais das cidades de Ubá, Tocantins e Visconde do Rio Branco, todas situadas na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Para esses sujeitos foi então aplicado um questionário semiestruturado com a finalidade de obter informações a respeito da presença e utilização das TIC no ensino de Matemática. Após a pesquisa e a análise dos dados concluiu-se que para se trabalhar com as TIC nas aulas de Matemática, não basta que as escolas tenham um laboratório e equipamentos e esse ambiente não é suficiente para um trabalho efetivo e permanente dos docentes. São apontadas questões financeiras, burocráticas e de formação docente que precisam ser vistas com certa urgência para a efetivação do uso das tecnologias na prática docente, bem como são apresentados diferentes modos de seu uso ou não uso na construção de significados e no desenvolvimento de novas aprendizagens matemáticas.
2022-12-06T13:47:44Z
Pacheco, Thais Aparecida de Miranda, Paula Reis
Equação do Calor: uma comparação entre soluções analítica e computacional para uma barra de cobre finita e isolada termicamente
A Equação do Calor é uma equação que representa a difusão do calor em sólidos, a partir do coeficiente de difusividade térmica, que está em função da condutividade térmica, da densidade e do calor específico do material da barra; e da temperatura, em função da coordenada x e do instante t. Essa equação é representada por uma equação diferencial parcial que tem como solução exata uma soma de série infinita. Assim, os objetivos desse trabalho são analisar os aspectos teóricos e computacionais do problema da condução do calor; realizar um código computacional, otimizando o cálculo dos valores das temperaturas, via programa computacional Scilab, que calcula resultados aproximados para a Equação do Calor, a partir da implementação numérica do método das diferenças finitas; e com isso, aplicar em um exemplo simples da Engenharia Civil, comparando os valores de temperaturas exatas e aproximadas de uma barra uniforme em diferentes tempos e seções dessa barra. Dessa forma, os resultados desse trabalho de iniciação científica foram alcançados, pois foram realizados o algoritmo e os gráficos que demonstram essa proximidade entre os valores das temperaturas exatas e aproximadas.
2022-12-06T13:47:44Z
Costa, Jordana Fernandes Dias, Diogo Gonçalves
Objetos de Aprendizagem e contribuições para Educação Matemática: mapeamento teórico de artigos acadêmicos
O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento teórico sobre o modo como os Objetos de Aprendizagem (OA) vêm sendo utilizados para o ensino e a aprendizagem e suas contribuições no campo da Educação Matemática. Buscou-se produções de artigos entre os anos de 2010 e 2017 por meio do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Durante o procedimento de identificação das produções, foram obtidos 23 artigos sendo oito escolhidos para leitura e análise. Mediante a leitura dos trabalhos, identificou-se o tema, objetivos, metodologia, referenciais teóricos, público-alvo assim como as principais considerações. Os OA foram evidenciados como ferramenta mediadora de conhecimento, inovadora de conteúdos, além de possuir ampla relevância pedagógica que pode contribuir positivamente na interação com o professor apesar de existir a necessidade da aproximação dos docentes com esses recursos.
2022-12-06T13:47:44Z
Resende, Bruno Lara, Isabel Cristina Machado de
Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles.
2022-12-06T13:47:44Z
Aggio Molinari, José Robyson dos Santos, Lidiane Aparecida de Souza Retslaff, Franciéle Maria
Apresentação
No summary/description provided
2022-12-06T13:47:44Z
de Lima Reis, Eliana Lourenço Perpétua, Elzira Divina Mata, Inocência Walty, Ivete Ferreira Cury, Maria Zilda
Um “escrevinhador” de papéis: narrativas mitopoéticas em Terrasonâmbula
Este trabalho propõe discutir o entrelaçamento entre oralidadee escrita, vendo-as como elementos fulcrais das narrativasmitopoéticas de Terra sonâmbula (1992), de Mia Couto.Ao longo da obra, numa linguagem marcadamente poética,o escritor (re) inventa, com carpintaria lírica, uma terraespoliada de sonhos durante dez anos de conflito por umaindependência que só viria a ser reconhecida por Portugal em1975, além de uma guerra civil que perdurava até 1992.Palavras-chave: Oralidade; Escrita; Narrativa mitopoética;Terra sonâmbula; Mia Couto.
2022-12-06T13:47:44Z
Eysen, Adriano
Diário de uma Terra sonâmbula: o encontro entre o velho e o novo
Este trabalho explora o elo entre o velho e o novo presentenas manifestações poéticas da obra Terra sonâmbula, de MiaCouto. O encontro de um menino e de um idoso, em luta pelasobrevivência, num cenário destruído pela guerra, alimenta aficção de histórias e de ações cujo significado alia a realidade auma dimensão sobrenatural. Diálogos poéticos, rituais míticos,gestos performáticos, brincadeiras e criações perpassam anarrativa representando elementos da complexa conjunturasocial e cultural de Moçambique. As várias micronarrativassão conhecidas através de um diário, que inverte a maneiratradicional de contar histórias, numa mescla de escrita e deoralidade. Assim, o antigo se transcria diante do novo e, dessemodo, contempla o presente e o futuro. No itinerário dessaleitura, é possível refletir sobre aspectos da tradição africana,ao mesmo tempo em que se verifica o impacto da intervençãodo colonizador e as consequências de uma guerra longa edesigual, aspectos estes que escapam da conformação usualde tempo e de espaço, projetando-nos a vagar por uma terrasonâmbula.Palavras-chave: Terra sonâmbula; Tradição; Velho; Novo;Oralidade; Escrita.
2022-12-06T13:47:44Z
Sarmento, Alexsandra Loiola
A paisagem de Guimarães Rosa: o espaço geográfico como representação da alma do homem sertanejo
As questões espaciais no trabalho de Guimarães Rosa são tão relevantes quanto os outros elementos, como os personagens, o tempo, o enredo etc., pois são fundamentais para o desenvolvimento das situações trágicas, cômicas, dramáticas, fantásticas, românticas e amorosas da sua prosa. O trabalho objetiva discutir, através da análise dos contos “Os irmãos Dagobé” e “Sarapalha”, com o apoio de alguns teóricos e do dicionário de símbolos, o quanto a personalidade, valores, relações e atitudes dos personagens estão interligados ao sertão e a suas particularidades regionais, assim como as mudanças internas estão vinculadas diretamente a transformações externas. Os contos adotados para estudo, um de narrativa curta e outro de narrativa mais extensa possuem formas diferentes de mostrar o quanto o sertão tem uma forma particular de penetrar a alma do indivíduo e determinar o rumo das perspectivas inerentes ao homem, como sobrevivência, abandono, solidão e a linha tênue entre a vida e a morte.Palavras-Chave: Guimarães Rosa. Paisagem. Sertão. Representação.
2022-12-06T13:47:44Z
Salles, Juliana Rodrigues Souza, Isaura Santos Santos, Erick Naldimar
Apresentação: Diversidade e potencialidades da análise e do ensino de gêneros do discurso
No summary/description provided
2022-12-06T13:47:44Z
Assis, Juliana Alves Barros, Ev' Ângela Batista Rodrigues de
“Vá em frente”: seja um professor..
O que é ser professor? Você incentivaria um jovem a seguir a carreira docente? Muitos podem considerar essas perguntas recorrentes e com respostas óbvias, porém ressalta-se, aqui, que, discorrer sobre esse profissional ainda é algo complexo, pois nos desafia a (re)pensar a própria imagem. Implica, também, questionar as práticas, mobilizar emoções e desequilibrar representações já consolidadas. Assim, este artigo apresenta um estudo sobre as representações docentes, a partir de uma perspectiva linguístico‑discursiva, em diálogo com Teoria das Representações Sociais. Nesse viés, convida o leitor a avaliar as dimensões representacionais que cerceiam as imagens dos profissionais da educação, e, ainda, como essas figuras podem estar ancoradas na nossa memória discursiva.Palavras-chave: Representações. Discurso. Professor. Imagem. Sentidos.
2022-12-06T13:47:44Z
Leite, Maria Alzira
UMA LEITURA DE MISTIDA, DE ABDULAI SILÁ
Partindo de uma breve exposição, de fundo histórico-político, sobre a Guiné-Bissau, procederemos à análise do romance Mistida, de Abdulai Silá. Veremos que o autor habilmente se apropria de elementos da tradição oral, como o traço mítico e fantástico, bem como de uma linguagem não raramente alegórica e de colorido local, a fim de afirmar seu compromisso com os ideais de liberdade de seu país. Ao urdir seu tecido narrativo, Silá apresenta-nos tramas permeadas por personagens e situações que, embora aparentemente desarticu lados, estão firmemente unidos na busca desses mesmos ideais.
2022-12-06T13:47:44Z
Meller, Lauro Wanderley
Experiências e sistemas de insolvência
IPM - Instituto Presbiteriano Mackenzie
2022-12-06T14:02:23Z
Borges, Anizio Alves
Modelagem paramétrica: Concepção de torres torcidas e proteções solares para análise de iluminação natural e radiação solar em edifício comercial na cidade de São Paulo
The environmental comfort is one of the important features in construction and the research concerning to architectural projects is calling attention and importance due to environment concerns, which the project strategies are direct related to optimal ambience, not only regarding to a comfort place for those who will use it , but also reducing the costs, resulting in energy efficiency. Confort in edification means in this piece of work, project suitable conditions taking into consideration the local climate and resulting in the human welfare. Being related to several factors is characterized by approaching cross-disciplinary aspects. This project aims to analyze different combinations of percent building opening with unconventional shapes as twisted geometries to understand the performance of natural light in the room's interior and the solar incidence in the facade. The objective of solar protection analyzes is to identify spaces with better performance since conception stage.The evolution of this project will occur through building parametric modeling and solar protection, geometric digital printing and evaluation by computer simulations. The study is focused on São Paulo's location and climate conditions, using the software Rhinoceros and its plug-ins Grasshopper, Ladybug e Honeybee to simulate the solar radiation and the natural light in the building. The use of parametric modeling contributes to the shape process, parameter variations, resulting into the creation of not only one element, but also series of solutions to the study investigation. And the simulations assist in the decision-making processes, facilitating to giving alternatives to the project. Through these procedures and result analyze simulations, the less twisted the edification, better is the natural light results in the room's interior. The results related to the solar radiation incidence in the facade, show us that the higher twisted, the higher exposure to solar radiation in specific points of the facade and it is higher the auto shading in another places. As to the opening scaling, it was observed better results in windows with bigger height compared to their width. The building evaluation related to the items mentioned above give us higher assertiveness with regard to the layout disposition in the room's interior, as well as, solutions of facade using photovoltaic plates working to a better position of the parts, resulting in comfort gains to the users and energetic efficiency in the edification.
Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocadia através de ferramentas de marketing sem configuração de marcantilização
O objetivo do presente artigo é analisar como os advogados e escritórios de advocacia podem utilizar as ferramentas de publicidade tradicional e digital – neste caso com auxílio do marketing jurídico - dentro dos limites da ética de modo que não haja configuração de mercantilização da profissão. O Marketing Jurídico sempre existiu, mas hoje se discute como os profissionais da área de Direito podem divulgar seus trabalhos em diferentes espaços sem que isso impacte a natureza da profissão. Tratar-se-ão aqui de maneira breve os conceitos gerais de publicidade, marketing jurídico e sua aplicação dentro do Direito. Além disso, será apresentado como a tecnologia digital pode ser uma aliada dos profissionais da área, pois a partir desta nova era de inovação, os advogados passam a poder compartilhar conteúdo relevante através da internet e principalmente pelas redes sociais. Tal possibilidade auxilia na prospecção e conquista de novos clientes. Nesse trabalho, por meio da pesquisa bibliográfica serão documentas e analisadas se tais práticas ferem as normas éticas e procedimentais do Estatuto da Advocacia, Código de Ética e Disciplina da OAB e Código de Ética e do Provimento nº 94/2000 do Conselho Federal da OAB, que são os termos normativos que formam a base de conteúdo necessária. Conclui-se que esses instrumentos empresariais permitem aos profissionais ampliar seu escopo de trabalho para através de estratégias legais, aumentarem suas carteiras de clientes ou seu reconhecimento no meio forense.
2022-12-06T14:02:23Z
Mendonça, Letícia Freitas de
Otimização da estrutura de custos, para viabilização do relançamento de uma linha de produtos em uma indústria de sorvete
This research aimed to verify the feasibility of relaunching a line of one-liter ice cream pots, optimizing the cost structure in an ice cream company, using as methodology the target costing technique as a strategic cost management tool. To that end, the company surveyed focused on the elimination process or, if necessary, increase the estimated cost. The results, regarding the optimization of the cost structure for the feasibility of relaunching this product line, pointed out that the use of the target costing technique was effective and contributed to the approval of the relaunching, however the verification was only in materials applied directly such as raw material and packaging. In this sense, the optimization method analyzed presented satisfactory cost management information regarding the relaunch of the product line, without altering the quality and respecting the margin required by the partners and the market positioning of the researched company.
2022-12-06T14:02:23Z
Monsão, Alexandre Astrogildo
Código oculto: política criminal, processo de racialização e obstáculos à cidadania da população negra no Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022-12-06T14:02:23Z
Sampaio, Tamires Gomes