Repositório RCAAP

Unidade de controle e automação para gestão de sistemas de irrigação utilizando energia solar e Redes IEEE 802.11

O Brasil é um dos países com maior extensão territorial do mundo. Não somente por esta característica, mas também em função do clima propício, desenvolve-se em grande parte do país a agricultura. É de suma importância que essa atividade seja conduzida de forma sustentável e com menores desperdícios possíveis, otimizando a utilização dos recursos hídricos. Em vista desse cenário, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma unidade de controle e automação para aplicação em sistemas de irrigação interligado a uma rede de sensores sem fio com o intuito de minimizar o desperdício de recursos hídricos e de energia elétrica. Nesse contexto, também foi proposta a utilização de energia solar como fonte de alimentação do sistema proposto. Com isso foi construído uma unidade de controle com dois diferenciais, utilização da energia provida pelo sol como fonte de alimentação e economia de água em função de cada cultura à ser irrigada. O protótipo utiliza painéis solares para a geração de energia elétrica que por sua vez é armazenada em uma bateria alimentando uma bomba d’água quando necessário. O acionamento do sistema é controlado por uma plataforma “open source” acoplada a sensores de umidade de terra, umidade do ar, temperatura e tensão da bateria. Todos esses dados coletados pela rede de sensores são disponibilizados via Wi-Fi em tempo real e também em uma base de dados retroativa. Com essa base foi possível observar tendências meteorológicas e checar se o sistema está funcionado de maneira correta como foi estipulado na instalação, além de mensurar a vida útil da bateria. A motivação do trabalho veio da necessidade de economia de recursos hídricos que foi minimizada com a utilização de um sensor de umidade de terra, indicando assim quando o sistema será ligado ou desligado. Outro ponto muito importante do trabalho é a exploração da energia solar como fonte de alimentação.

Cidades históricas atingidas por tragédia ambiental: estudo de caso de São Luiz do Paraitinga (SP)

A presente pesquisa propõe levantar, relatar e analisar os procedimentos de gestão urbana que se fizeram necessários para a recuperação do patrimônio urbano e arquitetônico do município de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, destruído por enchente ocorrida em janeiro de 2010. Toma-se como referência, por um lado, a história das cidades brasileiras - cuja gênese reside no processo de colonização e o surgimento de núcleos urbanos acompanhando cursos d'água e, por outro, o da condição territorial atual da cidade estudada, que constitui patrimônio cultural estadual e nacional. O estudo terá como foco analisar as diretrizes urbanas empregadas na reconstrução, os parâmetros para recuperação e preservação dos patrimônios históricos da cidade reconstruída, procurando analisar a efetividade das decisões de intervenção para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Para tal, como base, serão estudados os procedimentos propostos para situações de catástrofes ambientais, presentes principalmente nas cartas internacionais e na bibliografia crítica sobre o assunto produzida nos últimos anos, ao mesmo tempo em que serão analisados documentos técnicos e dados produzidos durante e depois das intervenções. Espera-se como resultado a constituição de um quadro que permita avaliar a efetividade das diretrizes urbanas e de intervenção no patrimônio, tendo em vista construir um conhecimento sobre esta questão que possa servir como referência para cidades que sofram ocorrências ambientais similares ou que passem por grandes processos de reconstrução ou reabilitação.

Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do Ensino Fundamental

O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que pensam estes professores sobre o ensino-aprendizado da linguagem escrita. O principal objetivo foi analisar tais concepções, no intuito de estimular a reflexão de educadores sobre o trabalho pedagógico desenvolvido referente a essa temática. A relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de contribuição com os debates sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita no 1º ano no Ensino Fundamental, em cuja fase se enfatiza tal aprendizado. A pesquisa é de abordagem qualitativa cuja técnica de coleta de dados utilizada foi a realização de entrevistas semi-estruturadas junto a três professores do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares situadas no município de Campinas/SP. Estes sujeitos foram selecionados com base nos seguintes critérios: possuir formação em nível superior em Pedagogia e experiência mínima de três anos de atuação como docente em classes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados à luz da abordagem histórico-cultural de desenvolvimento humano, tendo como fundamento os estudos desenvolvidos por estudiosos como Vygotsky e Luria. O desenvolvimento desta pesquisa nos possibilitou identificar que o trabalho pedagógico realizado pelos sujeitos revela a tentativa de ensino da linguagem escrita com base na psicogênese da linguagem escrita, porém, sem uma compreensão teórica adequada. Consideramos que a relevância deste estudo encontra-se na possibilidade de ampliação do debate sobre o ensino-aprendizagem da linguagem escrita, em especial, no primeiro ano do ensino fundamental.

Reconhecimento intersubjetivo e ocultação ideológica: reflexões sobre a temática história e cultura afro-brasileira e recismo nos livros aprovados no PNLD-2014 de língua estrangeira moderna

O objetivo desta pesquisa é identificar e refletir como os livros didáticos de Língua Estrangeira Moderna (LEM) aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2014 (PNLD-2014) para o Ensino Fundamental II contemplam a Lei n.º 10.639 de 2003, que trata da obrigatoriedade da temática História e Cultura afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo. A escolha pelas disciplinas de LEM é devido ao seu papel crucial, de acordo com as Orientações Curriculares 2006, que era o de “levar o estudante a ver-se e constituir-se como sujeito a partir do contato e da exposição ao outro, à diferença, ao reconhecimento da diversidade”, assim como o Edital PNDL-2014, que deu às disciplinas de Língua Estrangeira Moderna um peso maior no que diz respeito ao cumprimento dessa lei quando comparada às demais disciplinas do currículo. Com vistas a essa lei e esse edital, foram analisadas sequências didáticas das cinco obras aprovadas nessa licitação PNLD-2014 LEM. A base teórica deste trabalho foram os estudos do Círculo de Bakhtin, pois entendemos o livro didático como gênero do discurso; a teoria da luta por reconhecimento de Axel Honneth e o conceito de ocultação ideológica de Michel Debrun. Nosso objetivo foi analisar, uma vez que o aporte teórico de Honneth permitiu entender como os sujeitos se inserem na sociedade por meio de uma luta por reconhecimento intersubjetivo, se esses materiais contribuíram e de que maneira isso se deu, isto é, se foi possível a constituição de um estudante negro sujeito e agente de sua história ou esses materiais estariam perpetuando o que Debrun chamou de ocultação ideológica, que oblitera esse estudante e o impede de ver-se como “sujeito”, a “agir como cidadão”, pois não ocorreu o contato e a “exposição ao outro, à diferença, ao reconhecimento da diversidade” (BRASIL, 2006), não possibilitando assim o travejamento de uma sociabilidade cognitiva da diferença. As análises apontam para um cenário em que os sujeitos interessados não foram envolvidos no processo como um todo, seja na elaboração ou na avaliação dos materiais didáticos de língua estrangeira, isto é, uma visão do conjunto do corpus nos permitiu afirmar que pouco do “eu” espelhado no “outro” é de fato o “outro”. Desse modo, no nosso entender, a Lei nº 10.639/03 isolada de outras políticas de ações afirmativas (um conjunto variado e que abrange diferentes frentes) tende a ser insuficiente.

Ano

2022

Creators

Rolandi, Verônica de Freitas

A educação infantil pública de Campinas e a formação continuada de professores: de qual formação falamos?

Trata-se de um estudo relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos com ele conhecer e refletir sobre as contribuições que a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas traz para as práticas docentes dos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Este estudo de metodologia qualitativa e na qual foram utilizadas as entrevistas semi-estruturadas com os diferentes profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação de Campinas e a pesquisa bibliográfica como coleta de dados, teve como questão de investigação: Os cursos/grupos de formação centralizados da Secretaria Municipal de Educação, oferecidos aos professores de Educação Infantil, nas vozes de alguns profissionais desta etapa da educação básica, contribuem para o aperfeiçoamento das ações docentes relativas ao processo ensino/aprendizagem nas unidades educacionais municipais de Educação Infantil? Na intenção de encontrar esclarecimento para o nosso problema, este estudo buscou fundamentação teórica sobre: as políticas públicas para a Educação Infantil municipal da cidade de Campinas e para a formação de seus professores após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394 de 1996; as pesquisas dos Grupos de Trabalho da ANPED - GT 04 de Didática, GT 07 de Educação de crianças de zero a seis anos e o GT 08 de Formação de Professores - as concepções sobre a formação continuada de professores de Educação Infantil da última década; sobre as ações formativas ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação a partir da inauguração do Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Milton Santos (CEFORTEPE). Como principais referências teóricas, utilizamos os estudos de Ferraz (2001), Kramer (2005), Saviani (2008), Arce (2001 e 2007), Gomes (2009), Moreto (2009), Siqueira (2009) e Ramos (2010). O presente estudo apontou que a formação continuada centralizada pela Secretaria Municipal de Educação, no período de 2008 a 2011, aumentou a sua oferta de cursos e grupos de formação assim como o número de vagas para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, porém o mesmo não ocorreu com o número vagas oferecidas especificamente para a Educação Infantil; ainda, que o professor de Educação Infantil está procurando por uma formação de caráter mais prático. Elegemos como categorias de análises: 1) a articulação entre teoria e prática, na visão dos profissionais da educação; 2) as necessidades formativas dos professores e políticas da formação docente; 3) a identidade da Educação Infantil. Pudemos concluir que esta formação continuada tem o desafio de aumentar o número de cursos e vagas para os professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e articular as propostas formativas com as práticas docentes.

Ano

2022

Creators

Oliveira, Maria Cristina de

Terra Dois, uma mimese mediada: pós-modernidade e psicanálise em narrativas para a TV Cultura - SP

Este trabalho demonstra como se caracteriza o conceito de mimese mediada no programa de televisão Terra Dois, da TV Cultura - SP, que por meio da articulação de vozes narrativas promove a convergência entre os gêneros televisivos entrevista e teledramaturgia. Para tanto, se baseia em estudos sobre a função da comunicação como organizadora e operadora central dos sistemas sociais (LUHMANN, 2005) e em estudos sobre a comunicação narrativa (MOTTA, 2013); (FRANÇA, 2004). O programa seriado se propõe a estimular reflexões sobre as mudanças paradigmáticas na pós-modernidade, sob a perspectiva da psicanálise lacaniana. O método de análise pragmática da narrativa permitiu identificar, em Terra Dois, a existência de vozes narrativas dos campos da mediação e da representação. A articulação entre essas vozes corresponde à articulação entre os gêneros entrevista e teledramaturgia em um processo de intercessão e convergência, demonstrado por meio da análise do episódio Sinfonia sem fim, representativo do formato da série. O percurso metodológico nos levou a identificar a mimese mediada, conceito criado por Motta para análise da narrativa jornalística, na convergência entre os gêneros entrevista e teledramaturgia, como parte da estratégia para a midiatização da psicanálise em uma emissora de TV aberta, pública e identificada com a programação educativa, cultural e científica, como é a TV Cultura - SP.

Desenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)

Desde a entrada efetiva dos profissionais da psicologia nas equipes esportivas, estes se depararam com as demandas de avaliação dos sujeitos envolvidos neste contexto, em especial os atletas. Com isto, a necessidade de contarem com instrumentos de avaliação psicológica, capazes de auxiliá-los nessa tarefa, tem se mostrado cada vez mais imperativa. No entanto, a carência de instrumentos válidos impõe-se como importante limitação a estes profissionais. Esta carência constitui ao mesmo tempo um desafio à psicologia, bem como um campo de investigação ainda em aberto para os pesquisadores da área. Desde a década de 70 foi desenvolvida no Brasil, por Ryad Simon, uma escala para a avaliação da eficácia adaptativa, conhecida como Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO). Baseia-se na concepção de que a eficácia adaptativa corresponde à capacidade do sujeito de enfrentar as vicissitudes da vida. Os dados sobre o sujeito são obtidos por meio de entrevista clínica. A EDAO já demonstrou evidências de validade para diferentes estratos da população clínica e não clínica. Uma versão de autorrelato, para avaliar a eficácia da adaptação de pacientes de clínicas comunitárias, está em desenvolvimento e tem sido provisoriamente identificada pelo acrônimo EDAO-AR. Propõe-se nesta pesquisa o desenvolvimento de uma versão da EDAO-AR para avaliação de atletas, bem como a verificação de algumas de suas evidências de validade. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: a) adaptação da EDAO-AR e construção de novos itens; análise de conteúdo por juízes (especialistas); e análise semântica dos itens por atletas de diferentes modalidades e diferentes níveis de escolaridade; b) estimativa da consistência interna dos itens distribuídos por fator e para a escala total, avaliada por coeficientes alfa de Cronbach, foram também avaliados os índices MSA e KMO, e por fim, verificadas as dimensionalidades das escalas por meio de análise fatorial exploratória. A amostra foi composta por 219 atletas das seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal, Natação, Rugby e Vôlei inscritos em suas respectivas instituições federativas sob a categoria juvenil e adulta. Considerando que a adaptação dos sujeitos é verificada a partir da adequação apresentadas nos setores Afetivo Relacional (AR) e Produtividade (Pr), os itens foram construídos e avaliados de forma separada, tomando cada conjunto de item um como um instrumento diferente. A escala final ficou constituída por 41 itens divididos em 19 para avaliação do setor AR e 22 para avaliação da Pr. Os resultados demonstram que tanto a escala AR quanto a Pr avaliam a qualidade da adaptação de acordo com três dimensões: Autocontrole Relações interpessoal e Enfrentamento. Sugere-se a necessidade de desenvolvimento de novos itens para a escala AR a fim de alcançar maiores índices de consistência interna para escala geral, bem como para os respectivos fatores. Por fim, destaca-se a necessidade de utilização de ambas as escalas para avaliação da configuração adaptativa de atletas.

Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva Pós-Moderna

A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o desenvolvimento do conhecimento se processa através de contextos relacionais e de complexidade. A mudança na relação do sujeito com o objeto toma parte no processo de desmistificação da razão, sugerindo a necessidade de uma teoria do conhecimento aberta à transversalidade de pensamento e a quase todos os eventos de ordem e de desordem que conduzam a uma pluralidade conceitual e metodológica. Este é o contexto no qual se procura pensar a Ciência da Informação. Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é analisar o estatuto científico da Ciência da Informação na pós-modernidade. O procedimento adotado partiu de um estudo epistemológico, traçando uma síntese do desenvolvimento do pensamento filosófico científico ocidental até a pós-modernidade. A seguir, procedeu-se ao levantamento e a análise de artigos selecionados em periódicos da Ciência da Informação no Brasil, do período de 1972-2002. Foram utilizados 37 textos, selecionados de acordo com um conjunto de categorias estabelecidas a partir do referencial teórico da pesquisa. Constatou-se que, neste período, pouco se discutiu, em Ciência da Informação no Brasil, sobre as características relacionadas ao pensamento (filosófico) científico na pós-modernidade.

Ano

2022

Creators

Francelin, Marivalde Moacir

Modelo para o desenvolvimento de campanhas de comunicação de marca para instituições de ensino superior apoiado pela gestão da informação e inteligência competitiva

Os principais conceitos de Marketing foram desenvolvidos nas últimas décadas do século XX e necessitam de uma revisão frente às novas tecnologias de informação e comunicação. O gestor moderno e processo gerencial também evoluíram para um processo de tomada de decisões cada vez mais complexo e inserido num ambiente de incertezas. O setor de Educação Superior ampliou-se, tornou-se mais competitivo e tende a continuar sua expansão junto a novos públicos e regiões. O perfil do público universitário também se alterou significativamente. A percepção, cada vez maior, da importância da Ciência da Informação e da Inteligência Competitiva e este cenário efervescente exigem novos paradigmas para a criação de marcas fortes e confiáveis no setor educacional. A presente pesquisa faz uma análise crítica do modelo de Sistema de Informação de Marketing, proposto por KOTLER, e propõe o seu desenvolvimento por meio da adoção de ferramentas de Inteligência Competitiva no processo gerencial, transformando-o em Sistema de Inteligência de Marketing, visando à obtenção de vantagens estratégicas e operacionais no processo de criação e desenvolvimento da imagem institucional. Como proposta, para facilitar o entendimento dos conceitos apresentados, propõe-se um modelo de desenvolvimento de campanhas estratégicas de marca para Instituições de Ensino Superior, orientado pela Gestão da Informação e pela Inteligência Competitiva.

Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal: propriedades psicométricas

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp

Impacto no desempenho de RSSF com diferentes técnicas de cifragem

A utilização de Redes de Sensores Sem Fio vem crescendo nos últimos anos. Isto se deve à sua ampla gama de aplicações, principalmente na Internet das Coisas. Nestas redes, existe a necessidade de implantar soluções de segurança que consumam poucos recursos de seus elementos. Este trabalho apresenta os principais tipos de ataques e vulnerabilidades existentes nas Redes de Sensores Sem Fio, além de alguns mecanismos de segurança e proteção já existentes neste tipo de rede. A proposta deste trabalho, é apresentar dois métodos de cifragem para a segurança dos dados nas Redes de Sensores Sem Fio. Ambas as estratégias visam a proteção de todo o pacote transmitido entre os elementos da rede, para que ela se torne confiável. Nos dois métodos desenvolvidos, uma senha é utilizada para auxiliar na cifragem das informações antes da transmissão. Para avaliar o impacto na rede, foram realizados testes com algumas métricas existentes nas Redes de Sensores Sem Fio, como por exemplo: taxa de erro do pacote, tempo de processamento do Nó Sensor e tempo de resposta da Rede de Sensores Sem Fio. Os experimentos avaliam os impactos dos métodos de cifragem desenvolvidos, em relação ao desempenho da rede. Para testar a eficácia dos métodos, em ambos os casos, foi desenvolvido um elemento capaz de capturar pacotes de comunicação entre as entidades da rede, com o intuito de emular um possível invasor. A implementação atendeu ao que foi proposto, do ponto de vista da Segurança da Informação, uma vez que foi possível realizar as cifragens das informações por meio da Rede de Sensores Sem Fio. Os resultados mostram uma estabilidade dos métodos de cifragem implementados. Os testes realizados demonstram que houve um aumento no processamento nos elementos da rede, porém, este acréscimo de tempo é aceitável no âmbito das Redes de Sensores Sem Fio. Os testes demonstram ainda, que não houve perda de pacotes com a implementação dos métodos de cifragem.

Ano

2022

Creators

Freitas, Rogério Nunes de

Os sentidos da docência para alunos do magistério indígena: o papel da língua como mediação

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o papel da língua enquanto função psicológica superior na mediação do processo de constituição da docência indígena, buscando compreender sua influência no modo de ser e agir dos sujeitos e na transformação e manutenção da cultura. Por meio dos indicadores de sentidos, buscamos compreender os aspectos implicados na formação para o magistério, que se realiza em grande parte por professores não indígenas, utilizando-se da língua portuguesa como mediadora do processo. Este estudo se localiza dentro do espectro da Psicologia Escolar, e adotou como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-cultural, que tem como principal representante Vigotski. O contexto da pesquisa foi o Curso Magistério Indígena Tamî kan, no Estado de Roraima, e a forma de construção das informações com os estudantes foram observações de aulas e dez entrevistas semiestruturadas com os estudantes do curso, sujeitos desta pesquisa e três entrevistas com três dirigentes do curso em questão, os quais denominamos de informantes. Como procedimento de análise, elegemos recortes contextuais de que participam os sujeitos tomando a vivência como eixo norteador de nossas postulações e focalizando a família, a vida escolar, a formação no magistério e a atividade profissional. Os resultados sinalizam sentidos positivos sobre a profissão de professor e a grande valorização da docência como ação compromissada e capaz de transformar a realidade educacional que vivenciam nas comunidades, assim como a própria comunidade e a si próprios. Ainda como resultados, constatou-se que as configurações de sentidos sobre a docência são forjadas em meio a inúmeras contradições vivenciadas pelos estudantes desde muito cedo, abarcando a influência da história e das culturas que permeiam suas experiências e vivências. Essas contradições derivam da atribuição que a comunidade e a sociedade indígena conferem aos professores, por um lado, e da cobrança desta mesma comunidade e sociedade a estes profissionais, tais como: conhecer diferentes temas, manter o compromisso com suas comunidades. ter o domínio da língua indígena e primar pela construção de hábitos e condutas universais.

Ano

2022

Creators

Ferreira, áurea Lúcia Magalhães Cardoso de Medeiros

O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.

A presente pesquisa aborda questões referentes à relação entre o religioso e os ideais seculares da modernidade no que diz respeito à demanda por sentido pessoal para a vida. Busca-se, pois, situar o lugar próprio do religioso no contexto da modernidade a partir da resposta que proporciona para a questão do sentido pessoal da vida. Para tal finalidade, utilizamos como referência a obra filosófica de Miguel de Unamuno, visando, ademais, demonstrar a atualidade da filosofia da religião do pensador e poeta espanhol do começo do século XX. Dentre a vasta produção escrita de Unamuno, a sua obra capital Del sentimiento trágico de la vida (1912) é tomada como o fio condutor para uma análise crítica dos pressupostos básicos da modernidade. Depois de contextualizar seu pensamento filosófico, faz-se uma análise de sua crítica da modernidade, que se fundamenta na crise de sentido e do niilismo gerados pelo excesso de confiança na razão técnico-científica, vivenciados pelo próprio filósofo. Para resolver a questão elaborou-se um estudo da exigência de finalidade da consciência para o mundo e da busca de concretização histórica de tal finalidade por meio do conceito unamuniano de pessoa. A concepção teleológica da consciência, elaborada por Unamuno, coloca a necessidade de sentido para a existência no plano afetivo da vida humana. A consciência da morte desperta o sentimento trágico da vida levando a questão do sentido da vida para a esfera do religioso. O homem busca um sentido último para a vida, pois a questão da finalidade de sua existência é no fundo o problema do destino de sua consciência pessoal após a morte. Desse modo o religioso é definido por Unamuno como o econômico-transcendental, isto é, como o cuidado pelo porvir da consciência pessoal após a morte. Constata-se, assim, o acento antropológico do pensamento religioso de Unamuno, que enraíza o sentimento religioso no anseio de imortalidade, o desejo de não morrer do homem. Deus é apresentado como a substantivação deste sentimento religioso, que é o sentimento de finalidade transcendente da vida humana, pois somente Ele poderia salvar o homem de vir a ser nada, isto é, do desaparecimento de sua consciência pessoal após a morte. Sendo, pois, uma questão irracional, que contraria os dados da razão objetiva, o religioso só pode ser sentido pelo homem moderno a partir de uma fé agônica que vive, pela palavra poética, a contradição entre sua esperança e os dados da razão científica. Para Unamuno somente esta fé, que reabilita o caráter poético do discurso moderno, pode responder à demanda por sentido global para a vida do homem moderno.

Ano

2022

Creators

Oliveira, Anderson da Silva

Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários

O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem composto de 22 elementos agrupados em cinco dimensões: ambiental, emocional, sociológica, fisiológica e psicológica. A primeira versão em forma de escala Likert consta de 88 itens e foi avaliada por 8 juízes, tendo encontrado índice de acordo (≥ 87%), portanto alto. Também foi aplicada numa amostra de 510 universitários, sendo 246 do sexo feminino e 264 do sexo masculino. O índice de consistência interna aferido pelo alfa de Cronbach foi 0,82 para a versão inicial da escala, entretanto, 17 itens foram exclu.dos por apresentarem correlações (≤ 0,1) e obteve-se valor de 0,84 para o coeficiente de Cronbach corrigido. A an.lise fatorial apontou quatro fatores e variância total explicada de 27,94%. O coeficiente de consistência interna foi de 0,82 para o fator 1, Estilo Cognitivo; 0,84 para o fator 2, Estilo Sociológico; 0,76 para o fator 3, Estilo Fisiológico; 0,70 para o fator 4, Estilo Ambiental. A an.lise univariada da variância apresentou diferenças significativas pór área, sexo e área em conjunto para o fator 1, j. para o fator 4 apresentou diferenças significativas por sexo. O instrumento mostrou-se válido e confiável para avaliar os estilos de aprendizagem em universitários. Recomenda-se seu uso em futuras pesquisas, bem como na avalia..o psicoeducacional no sentido de favorecer a metodologia de ensino do professor, tendo em vista, a maneira peculiar de o aluno desenvolver e conduzir suas estratégias de aprendizagem.

Ano

2022

Creators

Silva, Gildene do Ouro Lopes

Projeto T.E.C.A. – Design e Tecnologia em Auxílio à Causa Animal

As práticas de maus-tratos (crueldades, violências, guarda irresponsável, abandono, des caso, etc) ocorrem indiscriminadamente e milhares de animais domésticos sofrem, sem possuir meios de se defender, em situações de total vulnerabilidade perante seus direitos, mesmo que amparados por leis criadas para protegê-los. Atualmente, esse tema vem obtendo maior visibilidade coletiva, ultrapassando a “compai xão isolada” de protetores e ONGs, que recolhem e amparam animais abandonados. Essas foram as principais motivações para que o tema abordado para este trabalho, tenha sido a Proteção aos Animais Domésticos, focando principalmente nos animais domésticos mais comuns, como os cães e gatos. Com isso, esperamos criar ações, através da metodologia de Vieira (2009) e do Design Thinking, que promovam compreensibilidade sobre a dimensão do tema, de suma importância, visto que potencializam o empenho da sociedade, contribuindo para o melhor bem-estar desses seres indefesos, da própria sociedade e do meio ambiente.

Ano

2021

Creators

Nunes, Júlia Gabriela Villalta Malterre, Vitória Carolina de Almeida

O psicólogo e a saúde pública: uma leitura fenomenológica das vivências cotidianas de estagiários na atenção básica

A história da profissão do psicólogo, confunde-se com a própria inserção deste profissional no campo da atenção à saúde pública e suas vicissitudes. No entanto, ainda prevalece um distanciamento entre a formação de psicólogos na Universidade e a realidade da rede pública de saúde. Esta situação também se reflete na escassez de estudos a respeito da formação em psicologia em saúde pública. A PUC-Campinas possui uma das experiências pioneiras, datada de 1986, na formação de psicólogos na atenção básica, para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta pesquisa objetivou apreender as vivências de estagiários da área de Psicologia na Saúde/Clínica em atividades desenvolvidas como participantes de equipes de saúde da família no município de Campinas, significando-as no diálogo cotidiano com o pesquisador. Participaram da pesquisa seis estagiários do último ano do Curso de Graduação em Psicologia da PUCCampinas, inseridos em dois grupos de estágio com atividades supervisionadas em dois Centros de Saúde-Escola, localizados na região Noroeste do município. O acompanhamento das vivências dos estagiários pelo pesquisador iniciou-se com a entrada no campo, expressa neste estudo de maneira etnográfica, até a composição dos dados da pesquisa que foram produzidos em dois momentos: a) Diário de Versões de Sentido registro semanal de sínteses subjetivas efetivadas individualmente pelos seis estagiários; b) entrevistas individuais, semi estruturadas realizadas pelo pesquisador com cada estagiário. Os depoimentos e diários de versões de sentido foram analisados qualitativamente a partir de uma leitura fenomenológica. A interpretação fenomenológica do pesquisador acerca destes dados possibilitou uma interlocução com estudos semelhantes encontrados em bases de dados. A partir da análise dos significados das vivências dos estagiários foi possível concluir: a) a formação do estagiário num campo como o da saúde pública é sentido inicialmente como algo totalmente desconhecido, vivenciado com surpresa e um certo embaraço em relação à inexperiência percebida para este tipo de trabalho em equipe de saúde da família; b) por outro lado, desenvolve-se rapidamente uma empatia com o campo da saúde pública, em virtude de uma vivência gratificante com a equipe de técnicos, possibilitando a formação de vínculo afetivos e de um sentimento de pertinência à equipe de saúde; c) sentir-se realmente como um psicólogo decorre da aprendizagem vivida no cotidiano das reuniões de equipe, no exercício de uma prática clínica centrada no saber coletivo e interdisciplinar denominada clínica ampliada; d) como elementos significativos, facilitadores do desenvolvimento profissional, destacaram-se: a visita domiciliar, a reunião sistemática da equipe, a diversidade de profissionais e de usuários, as situações vividas no território; e) sentimentos de frustração e descontentamento foram expressos como decorrentes da vivência de dificuldades face à complexidade de alguns casos, e à falta de adesão dos pacientes em relação aos atendimentos clínicos disponibilizados. Esta leitura fenomenológica acerca da formação em serviço, tendo como objeto de investigação a vivência do próprio estagiário, traduz a intenção de colocar em foco a responsabilidade social das instituições de ensino superior em relação ao compromisso de capacitar profissionais para atuar na realidade da sociedade brasileira

Ano

2022

Creators

Sousa, Valdemar Donizeti de

A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto

O presente trabalho propõe uma contribuição no entendimento de qual o papel da bicicleta no quadro de Mobilidade Urbana, considerando traços contemporâneos de urbanização, em especial dinâmicas metropolitanas de viagens e relações diárias estabelecidas, de cidades próximas, em torno de um centro urbano mais consolidado. Toma-se como estudo de caso a cidade de Ribeirão Preto, em uma análise de suas Políticas voltadas ao Transporte Público e Planejamento Cicloviário, a partir da década de 1980, seus reflexos no quadro geral de mobilidade urbana, com foco a um uso específico da bicicleta, por uma população mais pobre, avaliando quais são os impactos destas políticas e da atual condição da cidade, estabelecida como um importante centro urbano, estabelecendo relações diárias crescentes de trocas e fluxos com as cidades vizinhas.