Repositório RCAAP

Narrativa docente e registro de alunos: contribuições para o ensino de matemática

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Bernardi, Tamires Pastore

Temperamento e sua relação com estilos de pensar e criar

Este trabalho tem como objetivo investigar se existe relação entre temperamento e os estilos de pensar e criar em estudantes universitários. As amostras foram compostas de 126 estudantes das áreas das ciências Biológicas, Humanas e Exatas de duas universidades particulares do interior do estado de São Paulo, de ambos os sexos, na faixa etária entre 17 a 44 anos (Mo= 21 a 25 anos). Para tanto, foram utilizados dois instrumentos: o Questionário de Avaliação Tipológica QUATI (Zacharias, 2003) e o Questionário sobre Estilos de Pensar e Criar (Wechsler, 1999, 2005), que foram aplicados coletivamente. Os resultados foram analisados pela Correlação de Pearson e Análises Multivariada e Univariada de Variância. Também foi feita uma análise qualitativa das funções e atitudes do QUATI. Os resultados indicaram que não existem relações significativas entre temperamento e estilos de pensar e criar. Diferenças significativas foram observadas por área e por sexo nos fatores do QUATI, sendo a área Biológica a que apresentou valores significativamente maiores para a atitude Extroversão, e as funções Pensamento e Sentimento sofreram influências para idade x área. Também para estilos de pensar e criar a área Biológicas apresentou médias significativamente maiores para os fatores Pensamento Divergente e Ousadia Inovadora e, no que se refere à variável sexo, o masculino apresentou maior índice no fator Síntese Humorística. Conclui-se que as pessoas de diferentes estilos podem expressar sua criatividade independentemente de seu temperamento.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Homsi, Silvia Helena Vertoni

Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura

Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Mauri, Bianca

Experiências com um grupo de crianças e mães em situação de violência intrafamiliar atendidas na brinquedoteca: um estudo psicanalítico

A presente pesquisa teve como finalidade apresentar experiências com um grupo de crianças e suas mães que vivem em situação de violência intrafamiliar e são atendidas na brinquedoteca do Programa ReCriando, bem como analisar essas experiências buscando: estudar o processo grupal, investigar alguns aspectos emocionais deste processo e, por fim, compreender se a técnica de grupo foi suficiente para sensibilizar os participantes para conteúdos emocionais. O método escolhido foi o método clínico psicanalítico. Participaram da pesquisa quatro crianças com idades de 6-9 anos, sendo uma menina e três meninos e suas respectivas mães. O instrumento utilizado foi o grupo diagnóstico , que, além de pretender construir um psicodiagnóstico, teve como objetivo favorecer aos participantes do grupo condições para resolverem alguns dos problemas e conflitos que os acometem. Foram realizados seis encontros, com duração de três horas cada, sendo que, desses, apenas três fizeram parte da análise, na qual o relato do encontro foi pensado como se fosse o relato de um sonho e interpretado de acordo com o referencial psicanalítico e grupanalítico. Esse estudo possibilitou a compreensão de alguns dos fenômenos grupais, como o acting out, a transferência, a condição de espelhamento e outros. Permitiu concluir que o processo grupal foi um contínuo. No decorrer dos encontros, o grupo passou a utilizar organizadores psíquicos mais amadurecidos e os mecanismos de defesa, que eram geralmente primitivos, foram substituídos por outros menos arcaicos. Constatamos, ainda, que a técnica grupal, aplicada na brinquedoteca, propiciou um ambiente enriquecedor, suficiente para sensibilizar os participantes para suas emoções, além de ter favorecido a ressignificação de alguns conflitos, percebidos em mudanças no jeito de ser e de se relacionar consigo e com o outro.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Auko, Ticiane Renata

Políticas Públicas e Sistema Penitenciário: análise dos decretos de indulto desde a Constituição Federal de 1988

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Dal Poggetto, João Paulo Ghiraldelli

Proposta de um algoritmo de roteamento baseado em lógica difusa para RSSF em ambientes fechados

As Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) têm sido uma solução amplamente utilizada no contexto de sistemas de gerenciamento de edificações. Os sensores são responsáveis por monitorar diversos aspectos do ambiente, como temperatura, iluminação e consumo de energia. Entretanto, os sensores estão expostos a condições adversas e mudanças constantes do ambiente, que podem afetar de maneira definitiva a comunicação e fluência dos dados. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta de algoritmo de roteamento baseado em lógica difusa para identificação dos melhores caminhos em uma rede de sensores sem fio indoor. São apresentados os parâmetros utilizados (RSSI, Desvio Padrão do RSSI e Taxa de Erro de Pacote) para a definição do custo de cada caminho, a sequência de identificação de melhor caminho e os resultados obtidos em simulação e aplicação prática. A solução proposta agrega técnicas de roteamento em RSSF à utilização de lógica difusa para caracterização e definição dos custos dos enlaces entre os sensores. O algoritmo desenvolvido foi confrontado com uma solução de roteamento baseada em RSSI. Os experimentos demonstram que a solução permite a seleção de enlaces de melhor qualidade, reduzindo a probabilidade de perda de pacote em comparação ao algoritmo baseado apenas em RSSI.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Leão, Lucas Augusto de Araujo Marques

Ouro Preto e a estética do labirinto

A cidade de Ouro Preto tem sua importância cultural, social e arquitetônica bastante explorada, mas aspectos como o espaço rico em informações sensoriais e como arcabouço da memória geralmente são pouco destacados. Esse fator remete à problemática da dificuldade de se compreender o organismo urbano como objeto estético . Assim, pretende-se discutir a poética , conceito adotado para abordar as qualidades sensíveis que criam o sentido de lugar gerado por fatores temporais, históricos, culturais e afetivos. Para isso, foi realizada a análise da configuração da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, destacando os aspectos da formação do tecido urbano e, sobretudo, os aspectos estéticos apreensíveis a partir de seus espaços públicos, monumentos, perspectivas e enquadramentos, resultantes de uma constituição e de uma vivência comunitária e social. Assim, torna-se evidente a diversidade de aspectos no processo de estabelecimento deste organismo urbano que resultou em um conjunto monumental repleto de significado. Os questionamentos e as análises sobre a apreensão sensível nesta cidade podem ser conduzidos por meio da figura mítica do espaço labiríntico , que também é capaz de expressar como o processo de urbanização espontâneo, porém não destituídos de intenção, difere-se profundamente do espaço urbano planificado e está relacionado de forma íntima à atividade básica exercida no chão sobre o qual se estabelece, apresentando a relação recíproca de transformação física e social

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Pereira, Larissa de Souza

Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever

A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. Justificamos nossa investigação por entender que a utilização de jogos para ensinar matemática pode resultar em importante ferramenta no auxílio do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o levantamento de dados foi feito através de dois momentos em sala do 3º ano, um com o jogo "Produto com dadinhos" e o outro com o exercício de multiplicação no caderno. Após os dois momentos os alunos tiveram que responder qual tinham gostado mais, justificando a resposta. Trabalhamos numa escola da rede pública estadual que utiliza o PLE, com a turma de 3º ano que contava com 25 alunos de oito anos de idade. Para nossa investigação configuramos a seguinte questão problema: Quais são as perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos em aulas de Matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental presentes nas práticas apresentadas no PLE? No que se refere às perspectivas do trabalho com os jogos, respondemos a questão problema analisando o que o material propõe como jogo. Encontramos jogos que privilegiam o conteúdo, jogos de conhecimento e que são propostos em páginas sequenciais da Coletânea de atividades. Esses jogos não estimulam a problematização, nem o registro de conceitos e estratégias. Através das respostas dos alunos percebemos que é preciso reconstruir as formas de envolver os conteúdos de matemática com os jogos no PLE, procurando promover jogos que possam ampliar as possibilidades de raciocínio, criatividade e busca por resultados.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Thomaz, Poliana Helena Batista

Construção identitária e políticas públicas: ancestralidade africana, açúcar e nutrição pela narrativa autobiográfica de uma educadora

Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma narrativa autobiográfica de uma educadora, abordando o ensino da cultura afro-brasileira e africana a partir de uma perspectiva interdisciplinar e o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar, ambos assegurados por políticas públicas implementadas pelas Leis no10.639/03 e 13.666/18. Para efetivar tal objetivo, houve investigação através da narrativa histórica e da memória de ancestralidade africana da Autora, no sentido de mostrar como os africanos e seus descendentes participaram da formação da sociedade brasileira. Narrativa histórica pela qual nos participam que eles trouxeram costumes e hábitos, enriqueceram o vocabulário com palavras e expressões e tinham expertises próprias para o trabalho com culturas em solos tropicais, cujas capacidades foram exploradas especialmente para a produção do açúcar em nossas plagas desde o período colonial. Numa história de longa duração, o açúcar vem participando ativamente da nossa vida, mas seus efeitos são deletérios para a saúde - há evidências de que a presença dele na dieta está associada ao aumento do risco de várias doenças, incluindo a obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. A despeito de sua compensação anímica é a memória afetiva que conecta o sabor doce à sensação de bem-estar, o que o torna para a nutrição um grande desafio. Trata-se de uma investigação que buscou entrelaçar políticas públicas e a construção identitária por meio de uma autobiografia, realizada para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na linha de pesquisa Políticas Públicas, e grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação. Assim, pelo estudo de uma determinada historiografia da formação do Brasil, centrada na escolha de autores que enfatizam a contribuição dos africanos na formação do povo brasileiro, foram delineadas e narradas como o despertar de uma identidade cultural que permite estabelecer junções de caráter histórico e biográfico, buscando entrelaçar e participar de uma educação antirracista e de uma educação alimentar e nutricional a ser ministrada em escolas. Nesse sentido, o cotejo das fontes bibliográficas com a memória e fatos vivenciados pela autora foi uma forma de possibilitar à narradora realizar análises críticas de políticas públicas das Leis mencionadas. Conclui-se que o caráter subjetivo das narrativas autobiográficas paradoxalmente tem capacidade para atribuir maior objetividade na implementação de políticas públicas no ambiente escolar.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Paula, Luzia Maria de

A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro

A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Memória e Identidade Promoção da Igualdade na Diversidade (MIPID), no início do século XXI, na cidade de Campinas/SP, enquanto política pública de ação afirmativa da temática étnico-racial dos movimentos negros que estabelece a luta por reconhecimento contra o racismo institucionalizado brasileiro e pelas demandas externas formadas pelas esferas governamentais. A Lei foi constituída como política de ação afirmativa, no âmbito do racismo e discriminação racial, alterou a Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Por meio de fontes secundárias e bibliográficas constatou-se que com base nessa lei, e por demanda do movimento negro campineiro foi criado em Campinas/SP o programa Memória e Identidade Promoção da Igualdade na Diversidade (MIPID), desenvolvido como proposta de implantação de políticas públicas na área de Educação na rede municipal de ensino de Campinas. As ações formativas do programa Mipid e os levantamentos realizados sobre as fases dos movimentos negros no Brasil, suscitaram alguns apontamentos quanto à dificuldade de implementação da politica de ação afirmativa antirracista no município de Campinas (SP).

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2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Eugênio, Kátia Maria

Expressividade oral na voz profissional falada em rádio e tv: revisão de literatura em atuação fonoaudiológica

Os recursos para promoção de expressividade na fala são indispensáveis nas diferentes modalidades de locução, quer seja no rádio, na TV, nas plataformas digitais, podcasts ou mesmo web rádios. A fonoaudiologia possui importante papel neste campo, contribuindo para que estes profissionais desenvolvam suas habilidades comunicativas e assim, consigam utilizar os recursos expressivos da melhor forma. Objetivo: Realizar revisão de literatura para identificar e analisar estudos científicos voltados a atuação fonoaudiológica relacionada à expressividade oral na voz profissional falada em rádio e TV. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que foram selecionados artigos científicos publicados entre os anos de 2006 e 2020 (últimos 15 anos), nas bases de dados SciELO e LILACS, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Após análise e submissão dos artigos científicos a teste de relevância, 10 estudos foram selecionados. Resultados: Os estudos selecionados tratam de avaliação fonoaudiológica e de propostas para o aprimoramento da expressividade na voz profissional falada em rádio e TV. Identificou-se que o aspecto mais priorizado num julgamento/avaliação da expressividade oral na voz profissional falada em rádio e TV é o de curva melódica (modulação vocal), seguido pela velocidade de fala, pausa, articulação, frequência fundamental, ressonância, coordenação pneumofonoarticulatória, ênfase, intensidade, loudness, qualidade vocal, pitch, duração de segmentos, prolongamentos, ritmo de fala e de leitura. Observou-se que mesmo com expressiva variedade de recursos e propostas para avaliação da voz, não foi encontrada na literatura cientifica fonoaudiológica nenhum instrumento específico, ou protocolo voltados à avaliação da expressividade. Sendo ela relacionada às manifestações de emoções, espontaneidade, credibilidade e naturalidade através da fala, para que sua transmissão aconteça de forma eficaz, é necessário o domínio, emprego e combinação dos recursos vocais. Os artigos que abordaram as estratégias fonoaudiológicas no aprimoramento da expressividade oral dos profissionais locutores mostraram o delineamento dos aspectos a serem trabalhados, utilizando principalmente da prática de leitura de textos aplicando diferentes recursos vocais, falas com diferentes emissões, técnicas vocais e orientações quanto à saúde vocal. Foram encontrados artigos com propostas fonoaudiológicas para programas de treinamento comunicativo com estudantes de rádio e TV, como forma de prepará-los para o mercado de trabalho e apresentarem um bom desempenho comunicativo e expressivo. Reforça-se com isso a riqueza do trabalho de fonoaudiólogos em contextos grupais e de oficinas, proporcionando trocas de experiências, relação e motivação entre os participantes, além de todos os programas voltados ao aprimoramento em expressividade oral afirmarem haver eficácia. Evidencia-se certa carência de publicações sobre o tema, principalmente sobre a atuação fonoaudiológica com locutores atuantes nas plataformas digitais. Conclusão: O trabalho fonoaudiológico voltado à expressividade oral na voz profissional falada em rádio e TV mostrou-se de grande importância. Os programas de aprimoramento da expressividade oral apresentaram eficácia. Não foram evidenciadas diferenças nos conteúdos propostos pelos programas de aprimoramento da expressividade oral no que se refere às modalidades rádio e TV. Considerando-se a forte atuação fonoaudiológica no aprimoramento da comunicação de locutores radiofônicos e televisivos, evidencia-se necessidade de propostas de protocolos específicos para avaliação da expressividade oral nas diferentes modalidades de locução.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Barbosa, Aline Cardoso

Stress e sintomas de ansiedade na síndrome da apneia obstrutiva do sono pré e pós-tratamento

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

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2022-12-06T14:21:30Z

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Santos, Micheli Aparecida Gomes dos

Medidor de Energia para Avaliação da Adesão à Tarifa Branca em Smart Grids

As tarifas horárias são uma das formas de incentivar os consumidores a realizarem a transferência de carga para intervalos fora de ponta, fazendo assim desnecessários novos e altos investimentos em geração e infraestrutura de transmissão e distribuição. Sendo esta portanto uma ferramenta para a ampliação da eficiência energética, em um novo conceito de redes de energia elétrica, as Smart Grids. Entretanto, para que este tipo de tarifação seja aplicado, novos e modernos medidores são requeridos, aqueles com capacidade de diferenciação de horário de consumo e que possam informar devidamente ao consumidor. Neste sentido este trabalho visa o desenvolvimento de um medidor com plataforma open source, no caso o Arduino, associado ao circuito integrado para medição de energia elétrica ADE7753 da Analog Devices, transmitindo as informações através de rede IEEE802.11(Wi-Fi), e por meio de uma plataforma para IoT (Internet of Things), realizar uma avaliação se a adoção à Tarifa Branca é benéfica financeiramente ao consumidor de forma simples e interativa.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Lemos, Ivan Pedrotti

A Criança sob o Olhar de Conselheiros de Direitos

O presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre criança e suas necessidades e comparar os discursos dos representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Doze (12) conselheiros participaram desta pesquisa respondendo a um roteiro de entrevistas, sendo seis (6) deles representantes a sociedade civil e os outros seis (6) representantes do Poder Público; suas respostas foram avaliadas qualitativa e quantitativamente. Este estudo teve como referenciais teóricos para uma compreensão psicológica dos direitos da criança Urie Bronfenbrenner, Abaham Maslow e Ignácio Martín- Baró. Os resultados identificam a concepção de criança constituída de três (3) categorias: figura poética/emocional, ser em desenvolvimento e sujeito de direitos. As necessidades apontadas por eles são: necessidades biofisiológicas, de segurança; educacionais/culturais, psicológicas, sociais e de relação sócio-política. Quanto aos discursos, observa-se que os representantes da sociedade civil utilizam mais argumentos para definir crianças e suas necessidades do que os representantes do poder público.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

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Carvalho, Carolina Freire de Carvalho de

Dimensionamento de tráfego de rede de dados para sistema celular 1XEV-DO

Pesquisa sobre os modelos de dimensionamento de rede de voz e de dados aplicados nas redes de telecomunicações. Para a aplicação de voz, as redes são dimensionadas a circuito, realiza-se um resgate do dimensionamento desse serviço utilizando-se as fórmulas de Erlang. Destaca-se, em seguida, que as novas redes de dados requerem um dimensionamento baseado a pacotes e a complexidade aumenta significativamente devido a diversidade das aplicações e de suas múltiplas características. Evolui-se, do modelo matemático proposto por Erlang, aplicável às redes de voz baseado em circuito, até um modelo matemático aplicável aos serviços de dados a ser utilizado no dimensionamento das redes a pacotes. Detalham-se os requisitos dos usuários e das aplicações, bem como a correlação entre eles, que é a chave para o entendimento do modelo de dimensionamento. Aplica-se o modelo matemático (gera-se um case) para a tecnologia 3G existente em operação no Brasil no momento, 1xEVDO com valores de entrada utilizáveis na prática. Gera-se um programa para ensaios pontuais ou diferentes cases. Medem-se em campo os resultados obtidos do case utilizado para validação do modelo de dimensionamento de rede a pacotes. Para os extremos da tecnologia, 1xEVDO, são ensaiados com a utilização de um simulador de um software aderente e alinhado a teoria das filas. Promovem-se ensaios que permitem a visão correta dos valores possíveis de serem obtidos e que devem ser ignorados no dimensionamento de uma rede a pacotes. Destaca-se que, apesar de se haver utilizado a tecnologia 1xEVDO do ITU para ensaio, o modelo de dimensionamento é proposto a ser aplicado em qualquer tecnologia que necessite de dimensionamento baseado em pacotes e com aplicações de dados (demais da terceira geração do ITU como UMTS e do IEEE como wifi e wimax). O modelo é conceituado, aplicado em case, testado em campo com valores práticos, convalidado pontualmente e extremado em simulação.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Menon, João Marcos

Instrumentos de avaliação de autistas : revisão de literatura

Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa documental bibliográfica cujo objetivo foi mapear instrumentos de avaliação usados no diagnóstico de autismo e identificar suas finalidades de uso. Na base de dados PsycINFO, da American Psychological Association, foram selecionados 64 artigos referentes ao tema, no período 1997-2001, que geraram fichas com dados de caracterização dos artigos, das amostras e da pesquisa. Os instrumentos encontrados (N=31) foram analisados isoladamente ou agrupados por princípio de construção. Resultados apontaram a Childhood Autism Rating Scale (CARS), Autistic Diagnostic Interview Revised (ADI-R) e Autism Behavior Checklist (ABC) como as escalas mais utilizadas. Predominaram finalidades de uso dos instrumentos em pesquisas sobre o aprimoramento do diagnóstico em autismo e validação de escalas; o índice de uso em intervenções foi baixo. Apenas os instrumentos Checklist for Autism in Toddlers (CHAT), Screening Tool for Autism in Two-Year-Olds (STAT), Évaluation des Comportaments Autistiques du Nourrisson (ECA-N) e Imitation Disorders Evaluation Scale (IDE-S) foram apontados como específicos para avaliação de crianças com idade inferior a 4 anos; as outras propõem maior abrangência em relação à idade. Houve confirmação da preponderância de sujeitos masculinos. A amplitude de idade e a diversidade de outros quadros clínicos sugeriram discussões sobre a estabilidade de traços autísticos e necessidade de aprimoramento na caracterização do quadro. Os resultados determinam mais pesquisas na área, sobretudo no Brasil, para qualificar o processo avaliativo, atrelando-o ao procedimento interventivo, pois somente assim o indivíduo autista poderá ser atendido plenamente, em suas carências educacionais e sociais.

Ano

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Jorge, Lília Maíse de