Repositório RCAAP
A educação infantil pública de Campinas e a formação continuada de professores: de qual formação falamos?
Trata-se de um estudo relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos com ele conhecer e refletir sobre as contribuições que a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas traz para as práticas docentes dos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Este estudo de metodologia qualitativa e na qual foram utilizadas as entrevistas semi-estruturadas com os diferentes profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação de Campinas e a pesquisa bibliográfica como coleta de dados, teve como questão de investigação: Os cursos/grupos de formação centralizados da Secretaria Municipal de Educação, oferecidos aos professores de Educação Infantil, nas vozes de alguns profissionais desta etapa da educação básica, contribuem para o aperfeiçoamento das ações docentes relativas ao processo ensino/aprendizagem nas unidades educacionais municipais de Educação Infantil? Na intenção de encontrar esclarecimento para o nosso problema, este estudo buscou fundamentação teórica sobre: as políticas públicas para a Educação Infantil municipal da cidade de Campinas e para a formação de seus professores após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394 de 1996; as pesquisas dos Grupos de Trabalho da ANPED - GT 04 de Didática, GT 07 de Educação de crianças de zero a seis anos e o GT 08 de Formação de Professores - as concepções sobre a formação continuada de professores de Educação Infantil da última década; sobre as ações formativas ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação a partir da inauguração do Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Milton Santos (CEFORTEPE). Como principais referências teóricas, utilizamos os estudos de Ferraz (2001), Kramer (2005), Saviani (2008), Arce (2001 e 2007), Gomes (2009), Moreto (2009), Siqueira (2009) e Ramos (2010). O presente estudo apontou que a formação continuada centralizada pela Secretaria Municipal de Educação, no período de 2008 a 2011, aumentou a sua oferta de cursos e grupos de formação assim como o número de vagas para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, porém o mesmo não ocorreu com o número vagas oferecidas especificamente para a Educação Infantil; ainda, que o professor de Educação Infantil está procurando por uma formação de caráter mais prático. Elegemos como categorias de análises: 1) a articulação entre teoria e prática, na visão dos profissionais da educação; 2) as necessidades formativas dos professores e políticas da formação docente; 3) a identidade da Educação Infantil. Pudemos concluir que esta formação continuada tem o desafio de aumentar o número de cursos e vagas para os professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e articular as propostas formativas com as práticas docentes.
2022-12-06T14:21:30Z
Oliveira, Maria Cristina de
Terra Dois, uma mimese mediada: pós-modernidade e psicanálise em narrativas para a TV Cultura - SP
Este trabalho demonstra como se caracteriza o conceito de mimese mediada no programa de televisão Terra Dois, da TV Cultura - SP, que por meio da articulação de vozes narrativas promove a convergência entre os gêneros televisivos entrevista e teledramaturgia. Para tanto, se baseia em estudos sobre a função da comunicação como organizadora e operadora central dos sistemas sociais (LUHMANN, 2005) e em estudos sobre a comunicação narrativa (MOTTA, 2013); (FRANÇA, 2004). O programa seriado se propõe a estimular reflexões sobre as mudanças paradigmáticas na pós-modernidade, sob a perspectiva da psicanálise lacaniana. O método de análise pragmática da narrativa permitiu identificar, em Terra Dois, a existência de vozes narrativas dos campos da mediação e da representação. A articulação entre essas vozes corresponde à articulação entre os gêneros entrevista e teledramaturgia em um processo de intercessão e convergência, demonstrado por meio da análise do episódio Sinfonia sem fim, representativo do formato da série. O percurso metodológico nos levou a identificar a mimese mediada, conceito criado por Motta para análise da narrativa jornalística, na convergência entre os gêneros entrevista e teledramaturgia, como parte da estratégia para a midiatização da psicanálise em uma emissora de TV aberta, pública e identificada com a programação educativa, cultural e científica, como é a TV Cultura - SP.
2022-12-06T14:21:30Z
Carmo, Hebe Rios do
Desenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)
Desde a entrada efetiva dos profissionais da psicologia nas equipes esportivas, estes se depararam com as demandas de avaliação dos sujeitos envolvidos neste contexto, em especial os atletas. Com isto, a necessidade de contarem com instrumentos de avaliação psicológica, capazes de auxiliá-los nessa tarefa, tem se mostrado cada vez mais imperativa. No entanto, a carência de instrumentos válidos impõe-se como importante limitação a estes profissionais. Esta carência constitui ao mesmo tempo um desafio à psicologia, bem como um campo de investigação ainda em aberto para os pesquisadores da área. Desde a década de 70 foi desenvolvida no Brasil, por Ryad Simon, uma escala para a avaliação da eficácia adaptativa, conhecida como Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO). Baseia-se na concepção de que a eficácia adaptativa corresponde à capacidade do sujeito de enfrentar as vicissitudes da vida. Os dados sobre o sujeito são obtidos por meio de entrevista clínica. A EDAO já demonstrou evidências de validade para diferentes estratos da população clínica e não clínica. Uma versão de autorrelato, para avaliar a eficácia da adaptação de pacientes de clínicas comunitárias, está em desenvolvimento e tem sido provisoriamente identificada pelo acrônimo EDAO-AR. Propõe-se nesta pesquisa o desenvolvimento de uma versão da EDAO-AR para avaliação de atletas, bem como a verificação de algumas de suas evidências de validade. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: a) adaptação da EDAO-AR e construção de novos itens; análise de conteúdo por juízes (especialistas); e análise semântica dos itens por atletas de diferentes modalidades e diferentes níveis de escolaridade; b) estimativa da consistência interna dos itens distribuídos por fator e para a escala total, avaliada por coeficientes alfa de Cronbach, foram também avaliados os índices MSA e KMO, e por fim, verificadas as dimensionalidades das escalas por meio de análise fatorial exploratória. A amostra foi composta por 219 atletas das seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal, Natação, Rugby e Vôlei inscritos em suas respectivas instituições federativas sob a categoria juvenil e adulta. Considerando que a adaptação dos sujeitos é verificada a partir da adequação apresentadas nos setores Afetivo Relacional (AR) e Produtividade (Pr), os itens foram construídos e avaliados de forma separada, tomando cada conjunto de item um como um instrumento diferente. A escala final ficou constituída por 41 itens divididos em 19 para avaliação do setor AR e 22 para avaliação da Pr. Os resultados demonstram que tanto a escala AR quanto a Pr avaliam a qualidade da adaptação de acordo com três dimensões: Autocontrole Relações interpessoal e Enfrentamento. Sugere-se a necessidade de desenvolvimento de novos itens para a escala AR a fim de alcançar maiores índices de consistência interna para escala geral, bem como para os respectivos fatores. Por fim, destaca-se a necessidade de utilização de ambas as escalas para avaliação da configuração adaptativa de atletas.
2022-12-06T14:21:30Z
Peixoto, Evandro Morais
Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva Pós-Moderna
A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o desenvolvimento do conhecimento se processa através de contextos relacionais e de complexidade. A mudança na relação do sujeito com o objeto toma parte no processo de desmistificação da razão, sugerindo a necessidade de uma teoria do conhecimento aberta à transversalidade de pensamento e a quase todos os eventos de ordem e de desordem que conduzam a uma pluralidade conceitual e metodológica. Este é o contexto no qual se procura pensar a Ciência da Informação. Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é analisar o estatuto científico da Ciência da Informação na pós-modernidade. O procedimento adotado partiu de um estudo epistemológico, traçando uma síntese do desenvolvimento do pensamento filosófico científico ocidental até a pós-modernidade. A seguir, procedeu-se ao levantamento e a análise de artigos selecionados em periódicos da Ciência da Informação no Brasil, do período de 1972-2002. Foram utilizados 37 textos, selecionados de acordo com um conjunto de categorias estabelecidas a partir do referencial teórico da pesquisa. Constatou-se que, neste período, pouco se discutiu, em Ciência da Informação no Brasil, sobre as características relacionadas ao pensamento (filosófico) científico na pós-modernidade.
2022-12-06T14:21:30Z
Francelin, Marivalde Moacir
Modelo para o desenvolvimento de campanhas de comunicação de marca para instituições de ensino superior apoiado pela gestão da informação e inteligência competitiva
Os principais conceitos de Marketing foram desenvolvidos nas últimas décadas do século XX e necessitam de uma revisão frente às novas tecnologias de informação e comunicação. O gestor moderno e processo gerencial também evoluíram para um processo de tomada de decisões cada vez mais complexo e inserido num ambiente de incertezas. O setor de Educação Superior ampliou-se, tornou-se mais competitivo e tende a continuar sua expansão junto a novos públicos e regiões. O perfil do público universitário também se alterou significativamente. A percepção, cada vez maior, da importância da Ciência da Informação e da Inteligência Competitiva e este cenário efervescente exigem novos paradigmas para a criação de marcas fortes e confiáveis no setor educacional. A presente pesquisa faz uma análise crítica do modelo de Sistema de Informação de Marketing, proposto por KOTLER, e propõe o seu desenvolvimento por meio da adoção de ferramentas de Inteligência Competitiva no processo gerencial, transformando-o em Sistema de Inteligência de Marketing, visando à obtenção de vantagens estratégicas e operacionais no processo de criação e desenvolvimento da imagem institucional. Como proposta, para facilitar o entendimento dos conceitos apresentados, propõe-se um modelo de desenvolvimento de campanhas estratégicas de marca para Instituições de Ensino Superior, orientado pela Gestão da Informação e pela Inteligência Competitiva.
2022-12-06T14:21:30Z
Mello, Wagner José de
Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal: propriedades psicométricas
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022-12-06T14:21:30Z
Ramos, Kátia Perez
Impacto no desempenho de RSSF com diferentes técnicas de cifragem
A utilização de Redes de Sensores Sem Fio vem crescendo nos últimos anos. Isto se deve à sua ampla gama de aplicações, principalmente na Internet das Coisas. Nestas redes, existe a necessidade de implantar soluções de segurança que consumam poucos recursos de seus elementos. Este trabalho apresenta os principais tipos de ataques e vulnerabilidades existentes nas Redes de Sensores Sem Fio, além de alguns mecanismos de segurança e proteção já existentes neste tipo de rede. A proposta deste trabalho, é apresentar dois métodos de cifragem para a segurança dos dados nas Redes de Sensores Sem Fio. Ambas as estratégias visam a proteção de todo o pacote transmitido entre os elementos da rede, para que ela se torne confiável. Nos dois métodos desenvolvidos, uma senha é utilizada para auxiliar na cifragem das informações antes da transmissão. Para avaliar o impacto na rede, foram realizados testes com algumas métricas existentes nas Redes de Sensores Sem Fio, como por exemplo: taxa de erro do pacote, tempo de processamento do Nó Sensor e tempo de resposta da Rede de Sensores Sem Fio. Os experimentos avaliam os impactos dos métodos de cifragem desenvolvidos, em relação ao desempenho da rede. Para testar a eficácia dos métodos, em ambos os casos, foi desenvolvido um elemento capaz de capturar pacotes de comunicação entre as entidades da rede, com o intuito de emular um possível invasor. A implementação atendeu ao que foi proposto, do ponto de vista da Segurança da Informação, uma vez que foi possível realizar as cifragens das informações por meio da Rede de Sensores Sem Fio. Os resultados mostram uma estabilidade dos métodos de cifragem implementados. Os testes realizados demonstram que houve um aumento no processamento nos elementos da rede, porém, este acréscimo de tempo é aceitável no âmbito das Redes de Sensores Sem Fio. Os testes demonstram ainda, que não houve perda de pacotes com a implementação dos métodos de cifragem.
2022-12-06T14:21:30Z
Freitas, Rogério Nunes de
Os sentidos da docência para alunos do magistério indígena: o papel da língua como mediação
A presente pesquisa teve por objetivo analisar o papel da língua enquanto função psicológica superior na mediação do processo de constituição da docência indígena, buscando compreender sua influência no modo de ser e agir dos sujeitos e na transformação e manutenção da cultura. Por meio dos indicadores de sentidos, buscamos compreender os aspectos implicados na formação para o magistério, que se realiza em grande parte por professores não indígenas, utilizando-se da língua portuguesa como mediadora do processo. Este estudo se localiza dentro do espectro da Psicologia Escolar, e adotou como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-cultural, que tem como principal representante Vigotski. O contexto da pesquisa foi o Curso Magistério Indígena Tamî kan, no Estado de Roraima, e a forma de construção das informações com os estudantes foram observações de aulas e dez entrevistas semiestruturadas com os estudantes do curso, sujeitos desta pesquisa e três entrevistas com três dirigentes do curso em questão, os quais denominamos de informantes. Como procedimento de análise, elegemos recortes contextuais de que participam os sujeitos tomando a vivência como eixo norteador de nossas postulações e focalizando a família, a vida escolar, a formação no magistério e a atividade profissional. Os resultados sinalizam sentidos positivos sobre a profissão de professor e a grande valorização da docência como ação compromissada e capaz de transformar a realidade educacional que vivenciam nas comunidades, assim como a própria comunidade e a si próprios. Ainda como resultados, constatou-se que as configurações de sentidos sobre a docência são forjadas em meio a inúmeras contradições vivenciadas pelos estudantes desde muito cedo, abarcando a influência da história e das culturas que permeiam suas experiências e vivências. Essas contradições derivam da atribuição que a comunidade e a sociedade indígena conferem aos professores, por um lado, e da cobrança desta mesma comunidade e sociedade a estes profissionais, tais como: conhecer diferentes temas, manter o compromisso com suas comunidades. ter o domínio da língua indígena e primar pela construção de hábitos e condutas universais.
2022-12-06T14:21:30Z
Ferreira, áurea Lúcia Magalhães Cardoso de Medeiros
O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
A presente pesquisa aborda questões referentes à relação entre o religioso e os ideais seculares da modernidade no que diz respeito à demanda por sentido pessoal para a vida. Busca-se, pois, situar o lugar próprio do religioso no contexto da modernidade a partir da resposta que proporciona para a questão do sentido pessoal da vida. Para tal finalidade, utilizamos como referência a obra filosófica de Miguel de Unamuno, visando, ademais, demonstrar a atualidade da filosofia da religião do pensador e poeta espanhol do começo do século XX. Dentre a vasta produção escrita de Unamuno, a sua obra capital Del sentimiento trágico de la vida (1912) é tomada como o fio condutor para uma análise crítica dos pressupostos básicos da modernidade. Depois de contextualizar seu pensamento filosófico, faz-se uma análise de sua crítica da modernidade, que se fundamenta na crise de sentido e do niilismo gerados pelo excesso de confiança na razão técnico-científica, vivenciados pelo próprio filósofo. Para resolver a questão elaborou-se um estudo da exigência de finalidade da consciência para o mundo e da busca de concretização histórica de tal finalidade por meio do conceito unamuniano de pessoa. A concepção teleológica da consciência, elaborada por Unamuno, coloca a necessidade de sentido para a existência no plano afetivo da vida humana. A consciência da morte desperta o sentimento trágico da vida levando a questão do sentido da vida para a esfera do religioso. O homem busca um sentido último para a vida, pois a questão da finalidade de sua existência é no fundo o problema do destino de sua consciência pessoal após a morte. Desse modo o religioso é definido por Unamuno como o econômico-transcendental, isto é, como o cuidado pelo porvir da consciência pessoal após a morte. Constata-se, assim, o acento antropológico do pensamento religioso de Unamuno, que enraíza o sentimento religioso no anseio de imortalidade, o desejo de não morrer do homem. Deus é apresentado como a substantivação deste sentimento religioso, que é o sentimento de finalidade transcendente da vida humana, pois somente Ele poderia salvar o homem de vir a ser nada, isto é, do desaparecimento de sua consciência pessoal após a morte. Sendo, pois, uma questão irracional, que contraria os dados da razão objetiva, o religioso só pode ser sentido pelo homem moderno a partir de uma fé agônica que vive, pela palavra poética, a contradição entre sua esperança e os dados da razão científica. Para Unamuno somente esta fé, que reabilita o caráter poético do discurso moderno, pode responder à demanda por sentido global para a vida do homem moderno.
2022-12-06T14:21:30Z
Oliveira, Anderson da Silva
Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem composto de 22 elementos agrupados em cinco dimensões: ambiental, emocional, sociológica, fisiológica e psicológica. A primeira versão em forma de escala Likert consta de 88 itens e foi avaliada por 8 juízes, tendo encontrado índice de acordo (≥ 87%), portanto alto. Também foi aplicada numa amostra de 510 universitários, sendo 246 do sexo feminino e 264 do sexo masculino. O índice de consistência interna aferido pelo alfa de Cronbach foi 0,82 para a versão inicial da escala, entretanto, 17 itens foram exclu.dos por apresentarem correlações (≤ 0,1) e obteve-se valor de 0,84 para o coeficiente de Cronbach corrigido. A an.lise fatorial apontou quatro fatores e variância total explicada de 27,94%. O coeficiente de consistência interna foi de 0,82 para o fator 1, Estilo Cognitivo; 0,84 para o fator 2, Estilo Sociológico; 0,76 para o fator 3, Estilo Fisiológico; 0,70 para o fator 4, Estilo Ambiental. A an.lise univariada da variância apresentou diferenças significativas pór área, sexo e área em conjunto para o fator 1, j. para o fator 4 apresentou diferenças significativas por sexo. O instrumento mostrou-se válido e confiável para avaliar os estilos de aprendizagem em universitários. Recomenda-se seu uso em futuras pesquisas, bem como na avalia..o psicoeducacional no sentido de favorecer a metodologia de ensino do professor, tendo em vista, a maneira peculiar de o aluno desenvolver e conduzir suas estratégias de aprendizagem.
2022-12-06T14:21:30Z
Silva, Gildene do Ouro Lopes
A formação continuada de professores dos anos finais do Ensino Fundamental: o caso da rede municipal de Campinas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Alves, Marco Aurélio
Projeto T.E.C.A. – Design e Tecnologia em Auxílio à Causa Animal
As práticas de maus-tratos (crueldades, violências, guarda irresponsável, abandono, des caso, etc) ocorrem indiscriminadamente e milhares de animais domésticos sofrem, sem possuir meios de se defender, em situações de total vulnerabilidade perante seus direitos, mesmo que amparados por leis criadas para protegê-los. Atualmente, esse tema vem obtendo maior visibilidade coletiva, ultrapassando a “compai xão isolada” de protetores e ONGs, que recolhem e amparam animais abandonados. Essas foram as principais motivações para que o tema abordado para este trabalho, tenha sido a Proteção aos Animais Domésticos, focando principalmente nos animais domésticos mais comuns, como os cães e gatos. Com isso, esperamos criar ações, através da metodologia de Vieira (2009) e do Design Thinking, que promovam compreensibilidade sobre a dimensão do tema, de suma importância, visto que potencializam o empenho da sociedade, contribuindo para o melhor bem-estar desses seres indefesos, da própria sociedade e do meio ambiente.
2022-12-06T14:21:30Z
Nunes, Júlia Gabriela Villalta Malterre, Vitória Carolina de Almeida
Propriedades psicométricas do questionário de relacionamento central (CRQ) em portadores de HIV/AIDS
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Massei, Ariane Cristina
A experiência vivida por pessoas diagnosticadas como autistas, a partir de encontros dialógicos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Fadda, Gisella Mouta
O psicólogo e a saúde pública: uma leitura fenomenológica das vivências cotidianas de estagiários na atenção básica
A história da profissão do psicólogo, confunde-se com a própria inserção deste profissional no campo da atenção à saúde pública e suas vicissitudes. No entanto, ainda prevalece um distanciamento entre a formação de psicólogos na Universidade e a realidade da rede pública de saúde. Esta situação também se reflete na escassez de estudos a respeito da formação em psicologia em saúde pública. A PUC-Campinas possui uma das experiências pioneiras, datada de 1986, na formação de psicólogos na atenção básica, para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta pesquisa objetivou apreender as vivências de estagiários da área de Psicologia na Saúde/Clínica em atividades desenvolvidas como participantes de equipes de saúde da família no município de Campinas, significando-as no diálogo cotidiano com o pesquisador. Participaram da pesquisa seis estagiários do último ano do Curso de Graduação em Psicologia da PUCCampinas, inseridos em dois grupos de estágio com atividades supervisionadas em dois Centros de Saúde-Escola, localizados na região Noroeste do município. O acompanhamento das vivências dos estagiários pelo pesquisador iniciou-se com a entrada no campo, expressa neste estudo de maneira etnográfica, até a composição dos dados da pesquisa que foram produzidos em dois momentos: a) Diário de Versões de Sentido registro semanal de sínteses subjetivas efetivadas individualmente pelos seis estagiários; b) entrevistas individuais, semi estruturadas realizadas pelo pesquisador com cada estagiário. Os depoimentos e diários de versões de sentido foram analisados qualitativamente a partir de uma leitura fenomenológica. A interpretação fenomenológica do pesquisador acerca destes dados possibilitou uma interlocução com estudos semelhantes encontrados em bases de dados. A partir da análise dos significados das vivências dos estagiários foi possível concluir: a) a formação do estagiário num campo como o da saúde pública é sentido inicialmente como algo totalmente desconhecido, vivenciado com surpresa e um certo embaraço em relação à inexperiência percebida para este tipo de trabalho em equipe de saúde da família; b) por outro lado, desenvolve-se rapidamente uma empatia com o campo da saúde pública, em virtude de uma vivência gratificante com a equipe de técnicos, possibilitando a formação de vínculo afetivos e de um sentimento de pertinência à equipe de saúde; c) sentir-se realmente como um psicólogo decorre da aprendizagem vivida no cotidiano das reuniões de equipe, no exercício de uma prática clínica centrada no saber coletivo e interdisciplinar denominada clínica ampliada; d) como elementos significativos, facilitadores do desenvolvimento profissional, destacaram-se: a visita domiciliar, a reunião sistemática da equipe, a diversidade de profissionais e de usuários, as situações vividas no território; e) sentimentos de frustração e descontentamento foram expressos como decorrentes da vivência de dificuldades face à complexidade de alguns casos, e à falta de adesão dos pacientes em relação aos atendimentos clínicos disponibilizados. Esta leitura fenomenológica acerca da formação em serviço, tendo como objeto de investigação a vivência do próprio estagiário, traduz a intenção de colocar em foco a responsabilidade social das instituições de ensino superior em relação ao compromisso de capacitar profissionais para atuar na realidade da sociedade brasileira
2022-12-06T14:21:30Z
Sousa, Valdemar Donizeti de
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto
O presente trabalho propõe uma contribuição no entendimento de qual o papel da bicicleta no quadro de Mobilidade Urbana, considerando traços contemporâneos de urbanização, em especial dinâmicas metropolitanas de viagens e relações diárias estabelecidas, de cidades próximas, em torno de um centro urbano mais consolidado. Toma-se como estudo de caso a cidade de Ribeirão Preto, em uma análise de suas Políticas voltadas ao Transporte Público e Planejamento Cicloviário, a partir da década de 1980, seus reflexos no quadro geral de mobilidade urbana, com foco a um uso específico da bicicleta, por uma população mais pobre, avaliando quais são os impactos destas políticas e da atual condição da cidade, estabelecida como um importante centro urbano, estabelecendo relações diárias crescentes de trocas e fluxos com as cidades vizinhas.
2022-12-06T14:21:30Z
Tiago, Jadiel Wylliam
Análise comparativa dos resultados do emprego da lasercupuntura e ILIB no controle da ansiedade no tratamento odontopediátrico
Ansiedade e medo são fenômenos de aspectos psicológicos ou psicossomáticos que podem ocorrer durante o atendimento na odontopediatria, gerando tensão e nervosismo em graus variados que podem gerar dificuldade ou mesmo recusa ao atendimento odontológico. Um estudo comparativo entre laseracupuntura e ILIB no controle da ansiedade no tratamento odontopediátrico foi o objetivo desse estudo. Oitenta e quatro crianças entre 5 e 13 anos foram selecionadas da Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e divididas aleatoriamente em três grupos: CT (n=27): crianças que passaram por simulação da aplicação do laser nos pontos de acupuntura, VG 20, PC6 e ppression point; ILIB (n=25): crianças que foram submetidas à aplicação do laser intravascular no sangue (ILIB)sob artéria radial com 60 J de energia, comprimento de onda 660 nm e potência de 100 mW/cm 2 por 10 minutos e LAC (n=32): crianças que foram submetidas à laseracupuntura nos pontos de acupuntura VG 20, PC6 e oppression point nos parâmetros do laser com 4 J de energia, comprimento de onda 810 nm, potência de 4 mW/ cm 2 , densidade de energia 142 J/ cm 2 e spot de saída de 0,028 cm 2 , por 40 segundos em cada ponto. Antes e após a intervenção e do tratamento odontológico, foram aplicadas as Escalas Visual Analógica (EVA) e de Ansiedade Dentária de Corah (CR) e mensuradas a frequência cardíaca (FC), saturação de oxigênio (SAT) e o cortisol salivar (CS). A amostra apresentou comportamento não paramétrico e foi aplicado o teste de Wilcoxon com nível de significância de 5%. O ILIB e a LAC acarretaram em redução significante da frequência cardíaca após o tratamento (p=0.0012 e 0.0042, respectivamente) e após a aplicação da escala de Corah, pode-se observar que não houve alteração da ansiedade nas crianças (p=0.1213 e 0.6115, respectivamente). No grupo CT, não houve diferença significante entre os parâmetros avaliados com exceção da escala de Corah que apresentou aumento significante após o tratamento (p=0.0285). Pode-se concluir que o ILIB e a laseracupuntura podem ser alternativas para o controle da ansiedade durante o tratamento odontológico.
2022-12-06T14:21:30Z
Rangel, Celia Rachel Guimarães
Praças do interior paulista: estudos de casos nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto / SP
Os espaços públicos urbanos tem sido objeto de estudo freqüente, porém pouco tem se voltado para o espaço da praça. A praça é um local de grande valor histórico, cultural e de interação social sendo fundamental na configuração urbana. O trabalho de tema Praças do Interior Paulista: estudo de casos nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto / SP, pretende discutir a relação das praças em situações concretas do território, diante de suas diferentes racionalidades, globais e locais, sistêmicas e cotidianas, visando o maior entendimento das realidades dos espaços públicos na contemporaneidade. Para se conhecer a praça, com seus sistemas de objetos e de ações, foi necessário investigá-la diante das diferentes instâncias sociais, abrangendo a economia, a cultura e o espaço. Assim, foram estudadas as praças de bairros centrais, bairros sub-centrais consolidados, condomínios fechados e na periferia, em cidades de médio e pequeno portes do interior Paulista.
2022-12-06T14:21:30Z
Dizeró, Joselle Davanço
Gestão do transporte coletivo público de Campinas e a pouca mobilidade das populações de baixa renda
Este trabalho teve como objetivo oferecer elementos que ajudem na melhoria dos serviços de transporte coletivo público, voltados para cidadãos das camadas sociais mais pobres e que vivem em um território com nível precário de urbanização. Para isso, realizou-se um estudo de caso da Região do Campo Grande, em Campinas. Procurou-se conhecer a história do município, do desenvolvimento do transporte coletivo na região e do órgão gestor encarregado de cuidar do sistema de transporte coletivo. Apesar desse sistema ter como marco inicial a fundação da ferrovia em 1872, a gestão do transporte público ficou relegada a um segundo plano por mais de um século, pois somente em 1980 foi criada a Setransp (Secretaria Municipal de Transportes), e a empresa gestora do transporte Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) só surgiu em 1989. Uma avaliação crítica mostrou uma diminuição da mobilidade da população de baixa renda, causada pelo custo da tarifa do transporte coletivo. Assim ficou evidente que a Emdec, uma empresa pública, precisa exercer um papel mais efetivo em relação a essa comunidade carente, que mais precisa do ônibus e que, a cada dia, fica mais distante deste meio de transporte.
2022-12-06T14:21:30Z
Viana, Roberto
Emancipação feminina sob autoridade masculina: aspectos religiosos e sociais das mulheres assembleianas no Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Rocha, Aretha Beatriz Brito da