Repositório RCAAP
Gestão da informação e aprendizagem organizacional na gestão de projetos empresariais: proposta de um modelo conceitual
O ambiente atual, caracterizado por grande instabilidade e altamente competitivo, tem obrigado as organizações a constantemente implementarem mudanças com o objetivo de se destacarem ou se manterem competitivas. E é para a implantação dessas mudanças que as organizações precisam dos projetos. Estes empreendimentos com início e fim definidos e com objetivo de obter um produto ou serviço, apresenta algumas características diferenciadas da gestão funcional. Por este motivo a gestão de projetos despontou na década de 1950 para vir num crescendo, até atingir o estágio evolutivo atual. Outro fator de competitividade nas organizações é a informação. Este insumo quando bem gerido pode se constituir num diferencial. Aí é que surge o papel da gestão da informação na obtenção de informações de qualidade, no seu tratamento (interpretação, contextualização e agregação de valor), no seu armazenamento adequado para fácil recuperação e na sua disponibilização no momento necessário. Outro aspecto importante na gestão da informação é a formação de uma base de conhecimentos organizacional, constituída pela aprendizagem organizacional. Esta base, composta por conhecimentos registrados, deve ficar disponível para uso. O objetivo deste estudo é o de propor um modelo de gestão da informação de modo a se obter a aprendizagem organizacional em projetos. Trata-se de um estudo teórico no qual procurou-se enfatizar a interface entre a Ciência da Informação com o campo de conhecimentos da Administração que trata de projetos. A pesquisa conclui que uma adequada gestão da informação na gestão de projetos pode favorecer a aprendizagem organizacional, com conseqüente formação de uma substancial base de conhecimentos.
2022-12-06T14:21:30Z
Monteiro, Nabor Alves
Uma análise das experiências religiosas da consciência segundo a “fenomenologia do espírito” de Hegel
A presente pesquisa consiste em examinar os momentos das experiências religiosas da consciência para determinar o modo como o filósofo Hegel analisa o conteúdo da religião na Fenomenologia do Espírito. Para Hegel, a religião se dá no nível da representação. Contudo, tal representação não traz em si o verdadeiro saber, pois o mesmo só se efetivará quando o Espírito, em seu vir a ser, manifestar-se em si e para si mesmo, enquanto Espírito Absoluto. Em 1807, Hegel conclui sua primeira grande obra, a Fenomenologia do Espírito, na qual apresenta a “religião como consciência da essência absoluta em geral”, sobretudo, no capítulo VII, no qual o fenômeno religioso aparece como um episódio já ocorrido por meio do qual o espírito alcança, de forma gradativa e consciente, o saber de si mesmo como espírito. A representação desse espírito se dá por meio da comunidade (fiéis) presente na história da humanidade. E é neste campo comunitário que o aspecto fenomênico da religião efetiva-se, por meio das experiências religiosas da consciência. Tal processo não acontece de imediato, torna-se necessário traçar um caminho dialético especulativo, que nos conduzirá a uma deificação do homem e a uma humanização de Deus por meio de uma identidade da identidade e da não identidade, na qual o homem é semelhante a Deus e diferente dele e Deus, do mesmo modo, é diferente do homem, mas nele se reconhece. Essa relação entre Deus e Homem é sempre a de um “Eu que é Nós e a de um Nós que é Eu”. Assim, tornar idênticos os diferentes e conservá-los em suas particularidades foi o grande feito de Hegel para o desenvolvimento do seu conceito de espírito. Esse modo de pensar de Hegel resultou em um novo modo de interpretar a religião hoje, pois a relação do humano com o divino deixa de ocorrer no âmbito da exterioridade e se efetiva na interioridade do próprio indivíduo, ou seja, Hegel rompe com o saber representativo da religião e coloca Deus no interior do sujeito, onde o espírito pensa a si mesmo conceitualmente. Para atender a essas expectativas, a consciência, então, deverá percorrer um longo caminho, partindo da religião natural, passando pela religião da arte, até chegar à religião manifesta que, segundo Hegel, é o lugar onde acontece a fusão perfeita entre Deus e o homem, isto é, “a essência divina assume a natureza humana em Jesus Cristo”. Com base neste percurso, pretendeu-se analisar e sistematizar o conteúdo da religião presente na Fenomenologia do Espírito de Hegel apontando os momentos em que ocorrem as manifestações religiosas (em caráter de fenômeno religioso), por meio das experiências religiosas da consciência que a levará a experimentar Deus fora de si e em si mesma.
2022-12-06T14:21:30Z
Silva, Claudemir da
Formação cultural no programa pedagogia cidadã
Esta pesquisa trata da formação cultural proporcionada pelo curso de formação de professores em serviço, denominado Pedagogia Cidadã, o qual foi desenvolvido pela UNESP em parceria com diversas prefeituras do Estado de São Paulo. A idéia original partiu da necessidade de refletir sobre a formação proporcionada por este curso e ao mesmo tempo perceber as contribuições do mesmo para a formação cultural dos professores. Neste trabalho, para efeito de recorte, nosso estudo analisou cinco dos vinte e três Cadernos de Formação do referido programa, com o objetivo de verificar se a vasta obra apresentada pelo programa Pedagogia Cidadã contemplou elementos que contribuíssem com a formação cultural do professor-aluno, se aos mesmos foram oportunizados elementos que propiciariam ampliação, não somente do seu repertório teórico, mas sim de elementos culturais, permitindo a eles, assim, a possibilidade de atuar em sala de aula de forma diferente de como atuavam, acrescentando elementos artísticos nas suas aulas práticas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo como fundamento a perspectiva histórico-crítica de educação, cujos dados foram coletados na literatura existente sobre formação de professores, nas políticas públicas que regulamentam tal formação em cursos superiores que são oferecidos aos professores do Ensino Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental e, especialmente, nos Cadernos de Formação utilizados no referido programa. A análise foi realizada com base em cinco eixos temáticos, por nós identificados, a saber: incentivo à leitura; acolhimento e trato da diversidade; o ensino de arte no Brasil; comprometimento com valores de uma sociedade democrática e reflexões sobre as condições atuais da educação. Buscou-se, com isso, refletir sobre os princípios da formação do professor, bem como avaliar quais são os conhecimentos culturais proporcionados para os mesmos, através dos cursos de formação, elencando ainda, neste referido trabalho, aspectos que permitirão novos caminhos para as matrizes curriculares e para as políticas públicas de formação de professores.
2022-12-06T14:21:30Z
Carvalho, Alexandre Sônego de
Guaianases: territórios de quem vive na zona leste de São Paulo
Não recebi financiamento
2022-12-06T14:21:30Z
Ramos, Gabriela Medeiros
Um site de testes para avaliação de equipamentos em uma WMAN em 5,8 GHz com diferentes cenários de propagação
Este trabalho traz como hipótese a possibilidade do desenvolvimento de um método capaz de avaliar equipamentos de uma WMAN em termos de cobertura e desempenho, retratado através de sua eficiência, voltada para a tecnologia WiMAX, padrão IEEE 802.16-2004. O objetivo é apresentar os procedimentos que possibilitem utilizar um site de testes, para comparar o desempenho de equipamentos de diferentes fabricantes. Parte-se de um site, onde se obtenham os parâmetros físicos e de propagação do mesmo, sempre iguais para aqueles pontos determinados, comparar o desempenho de equipamentos diversos através de medidas de referência, em termos da eficiência da taxa de dados. O site fica caracterizado através de 51 pontos de medida. São também descritas as ferramentas utilizadas e desenvolvidas para a realização dos testes, tais como o software de predição de cobertura CellPlanner, uma ferramenta de software chamado de GetMIB desenvolvido para capturar, via SNMP, os dados armazenados nas MIBs, e um script através do sofware livre AutoiT para automatização das tarefas. Os resultados dos testes realizados apresentaram a Relação Sinal Ruído (SNR), os valores de BETA (β), que representa o expoente de perda de percurso, as Eficiências Instantânea e Acumulada da rede de comunicação de dados, bem como a correlação entre estas variáveis obtidas, as quais foram apresentadas de forma gráfica e tabeladas. O método proposto se mostrou confiável uma vez que apresentou resultados condizentes com a expectativa de desempenho do equipamento e em conformidade com o ambiente utilizado nos testes. A partir dos resultados verificados para o equipamento testado, pode-se conceber a sua substituição por outros equipamentos de fabricantes diversos, obtendo-se resultados similares. Da confrontação destes resultados é possível obter-se informações sobre qual equipamento melhor se adapta àquelas condições de operação impostas pelo site.
2022-12-06T14:21:30Z
Rodovalho, Francisco José Lopes
Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos
O perfil profissional que se espera das pessoas no trabalho hoje não é o mesmo que se esperava há alguns anos atrás. O coaching de executivos está sendo usado pelas organizações como uma ferramenta para ajudar seus executivos a adaptarem-se mais eficazmente aos desafios impostos pela globalização. O coaching utiliza-se das informações obtidas sobre o desempenho e a problemática do indivíduo para, posteriormente, ajudá-lo no desenvolvimento de novas competências para atingir as metas organizacionais. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a eficiência de um programa de coaching de executivos para profissionais com nível de comando em organizações. A amostra ficou constituída por dez executivos, de diversas empresas da região metropolitana de Campinas, sendo que seus superiores espontaneamente buscaram o programa desenvolvido pela pesquisadora em sua prática profissional privada. Foram realizadas avaliações no início e ao final dos processos e as diferenças clinicamente analisadas. Foram utilizados os seguintes instrumentos: EDAO Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada, que fornece uma medida da eficácia adaptativa; a EEM Escala de Estágios de Mudança, para medir o nível de prontidão para mudança: o PPA Personal Profile Analysis, para levantamento da tendência comportamental e AAD Auto-Análise do Desempenho, para identificar o esforço realizado em direção aos feedbacks recebidos e da clareza que o executivo possui de possíveis déficits em seu desempenho. Os dois últimos instrumentos são usualmente empregados na prática profissional da pesquisadora. Os resultados demonstram que o programa de coaching é eficiente, permitindo a promoção e o desenvolvimento de novas competências pessoais que possibilitam aos executivos atingir suas metas organizacionais. Observou-se que certos perfis adicionados às condições de gerenciamento a que o executivo está submetido em seu ambiente de trabalho, poderão gerar desempenho inadequado. O estudo apresenta limites como o fato da amostra ser restrita e os atendimentos terem sido realizados pela própria pesquisadora. Novos estudos poderão incluir o acompanhamento do executivo após o programa, para verificar sua estabilidade e a consolidação dos novos comportamentos desenvolvidos.
2022-12-06T14:21:30Z
Milaré, Sueli Aparecida
Entre o plano e a paisagem: uma abordagem ambiental para o espaço urbano no exemplo das cidades de Londrina e São Paulo
Esta pesquisa trata da importância da incorporação dos recursos naturais como estratégia de gestão no planejamento das cidades. Objetiva, de uma forma geral, abordar a temática do planejamento urbano na sua interface com a paisagem e o ambiente. Inicialmente, busca identificar o referencial conceitual e institucional que vem propiciando esta abordagem e as implicações da sua aplicabilidade ao ambiente urbano. Num segundo momento, pretende verificar a abordagem ambiental no processo de planejamento urbano recente de duas cidades nucleadoras de metrópoles brasileiras Londrina e São Paulo com foco nas ações e intervenções propostas para os vales. Identifica os desafios e oportunidades para a sua recuperação e requalificação, de forma integrada às demais políticas públicas urbanas, e evidencia a necessidade de adoção de novos paradigmas urbanísticos voltados à valorização dos espaços remanescentes do meio natural no meio urbano.
2022-12-06T14:21:30Z
Malheiros, Denise Gonçalves Lima
Rede de textos científicos: um estudo sob a ótica da institucionalização da Ciência da Informação no Brasil
Análise da institucionalização da pesquisa científica da Ciência da Informação no Brasil através do periódico Ciência da Informação. O objetivo geral da pesquisa é investigar a institucionalização social e cognitiva da Ciência da Informação com base nos artigos científicos do periódico Ciência da Informação em meio eletrônico, no período de 1995 a 2005, com o propósito de fornecer indicadores científicos para compreensão da área. Têm-se como objetivos específicos: mapear a rede de textos científicos formada através do periódico Ciência da Informação, a partir dos artigos de periódicos e suas citações; e destacar as tendências temáticas e a frente de pesquisa em Ciência da Informação, referente aos artigos científicos do periódico Ciência da Informação. Discute as diferenças e relações entre constituição e institucionalização de uma disciplina científica, as operações conceituais e sociais da constituição e as perspectivas cognitiva e social de institucionalização de uma ciência. Apresenta um quadro teórico de referências da Ciência da Informação, enfocando o objeto de estudo, as bases históricas, as características, as relações interdisciplinares e as questões polêmicas e controversas, a partir de textos importantes para a área. Revisa a literatura específica sobre o ciclo de produção, disseminação e uso da informação, dando destaque ao etos científico; ao periódico científico e suas funções, características e processo de avaliação; e ao artigo científico e suas funções e categorizações. Aborda a citação e as relações com a construção do conhecimento científico, como também a finalidade dos estudos de citação e a rede de textos científicos que se visualiza através dos mecanismos de citação e referência. Utiliza o método cienciométrico e a análise de citação, a análise de assunto e as representações cartográficas como técnicas. Constitui-se como pesquisa descritiva e exploratória segundo seus objetivos e, segundo os procedimentos metodológicos pela bibliográfica. Os principais resultados da pesquisa são: tendências temáticas voltadas para gestão da informação, mediação, circulação e uso da informação e avaliação da produção científica; concentração de artigos e livros como fontes citadas e o crescimento gradual da página de Internet, a cada ano; e destaque para os autores mais citados por recortes temáticos do campo, através dos grupos de trabalho da ANCIB. Revela-se que do artigo científico e suas citações é possível obter resultados satisfatórios sobre a formação de redes de textos científicos, as tendências temáticas e as contribuições dos atores científicos, assim como visualizar o grau de institucionalização da atividade científica de uma ciência. Portanto, afirma-se que, a partir do periódico Ciência da Informação, a Ciência da Informação no Brasil encontra-se em vias de institucionalização.
2022-12-06T14:21:30Z
Silveira, Murilo Artur Araújo da
Definição de Requisitos para Aplicativos Destinados a Prover Acesso de Pessoas com Deficiência Visual a Museus de Arte
Os museus de arte são espaços de encontros, construção de saberes e de experiências singulares para todos os públicos, sejam eles pessoas com ou sem deficiência. Este estudo dedicou-se a compreender as necessidades que as pessoas com deficiência visual têm ao irem aos museus de arte. O acesso das pessoas com deficiência é garantido na forma de lei em diversos documentos que enfatizam a importância de sua participação autônoma nas diversas instâncias sociais. A pesquisa objeto desta dissertação teve como objetivo determinar os requisitos a serem atendidos por aplicativos que visem favorecer a acessibilidade de pessoas com deficiência visual a museus de arte, destacando a mobilidade no espaço expositivo e a mediação das obras. Um ponto central da pesquisa foi compreender as necessidades que as pessoas com deficiência visual têm ao irem aos museus de arte. Como metodologia foram utilizados um estudo de caso exploratório que simulou o cenário do uso de um aplicativo no Jardim das Esculturas do Museu de Arte Moderna de São Paulo e abordagem da área de Engenharia de Software que compreende a construção do software como um processo que envolve diversas atividades, visando a construção de um documento de requisitos. Como resultado do estudo foram desenvolvidos casos de uso bem como um documento de requisitos com vistas à construção de aplicativo destinado a prover o acesso de pessoas com deficiência visual a museus de arte.
2022-12-06T14:21:30Z
Mariano, Cintia Rodrigues dos Santos
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de Educação Física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou seja, qual a concepção sobre essa manifestação corporal que tais professores possuem e como trabalham com seus alunos. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na teoria histórico-cultural de Vygotsky e em autores ligados à cultura corporal de movimento e à formação de professores (Educação Infantil e Educação Física). Utilizamos como procedimentos metodológicos para construção do material empírico da pesquisa, a observação participante e a entrevista semiestruturada em duas escolas que possuem a Educação Infantil na cidade Espírito Santo do Pinhal/ SP. A escolha pela cultura corporal de movimento se justifica pelo entendimento de que o movimento humano não se restringe apenas a um deslocamento mecânico e isolado, mas numa forma de linguagem corporal em que expressamos e embutimos sentimentos, emoções, influências culturais, dentre outros, contribuindo ao desenvolvimento global das crianças. A análise do material encontrado em campo busca compreender a problemática investigada, que se refere à compreensão do movimento humano enquanto elemento imprescindível e integrante da prática educativa na Educação Infantil, como um componente que se articula de forma pontual na relação entre os professores que atuam nesse ciclo, além das relações entre os próprios alunos, considerando-se o contexto histórico-social e favorecendo o aproveitamento dos diferentes aspectos que interferem na Educação Infantil (social, afetivo, motor, cognitivo) e, ainda, contribuindo nas áreas de formação de professores. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar o trabalho interdisciplinar nesta etapa escolar, no entendimento dos significados que o corpo traz consigo, enquanto um acervo vivo de fatores históricos, sociais, culturais, contribuindo com o desenvolvimento das crianças e o preparo desses profissionais, desde suas formações iniciais.
2022-12-06T14:21:30Z
Taveira, Ricardo Alves
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de Educação Física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou seja, qual a concepção sobre essa manifestação corporal que tais professores possuem e como trabalham com seus alunos. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada na teoria histórico-cultural de Vygotsky e em autores ligados à cultura corporal de movimento e à formação de professores (Educação Infantil e Educação Física). Utilizamos como procedimentos metodológicos para construção do material empírico da pesquisa, a observação participante e a entrevista semiestruturada em duas escolas que possuem a Educação Infantil na cidade Espírito Santo do Pinhal/ SP. A escolha pela cultura corporal de movimento se justifica pelo entendimento de que o movimento humano não se restringe apenas a um deslocamento mecânico e isolado, mas numa forma de linguagem corporal em que expressamos e embutimos sentimentos, emoções, influências culturais, dentre outros, contribuindo ao desenvolvimento global das crianças. A análise do material encontrado em campo busca compreender a problemática investigada, que se refere à compreensão do movimento humano enquanto elemento imprescindível e integrante da prática educativa na Educação Infantil, como um componente que se articula de forma pontual na relação entre os professores que atuam nesse ciclo, além das relações entre os próprios alunos, considerando-se o contexto histórico-social e favorecendo o aproveitamento dos diferentes aspectos que interferem na Educação Infantil (social, afetivo, motor, cognitivo) e, ainda, contribuindo nas áreas de formação de professores. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar o trabalho interdisciplinar nesta etapa escolar, no entendimento dos significados que o corpo traz consigo, enquanto um acervo vivo de fatores históricos, sociais, culturais, contribuindo com o desenvolvimento das crianças e o preparo desses profissionais, desde suas formações iniciais.
2022-12-06T14:21:30Z
Taveira, Ricardo Alves
Taxonomia brasileira da personalidade: um estudo dos adjetivos da língua portuguesa
Este estudo foi baseado num modelo alemão de taxonomia de descritores da personalidade e faz parte de um estudo transcultural. Refere-se aos adjetivos que descrevem a personalidade. Têm-se como objetivos da pesquisa: a) Construir a taxonomia brasileira de adjetivos descritores da personalidade, b) Classificar os adjetivos descritores da personalidade nas categorias: Tendências, Aspectos Sociais, Estados ou Condições Temporários, Características Evidentes e Aparência, Termos de Utilidade Limitada (e outras categorias indicadas pelos juízes), c) Descrever a preponderância de uma categoria sobre a outra; d) Comparar os dados da taxonomia brasileira com outras taxonomias existentes. Foram participantes desta pesquisa dez psicólogos, de diferentes abordagens teóricas e áreas de atuação. Os juízes receberam o material pessoalmente ou pela internet. Foram encontrados 236 adjetivos (25,15%) com concordância entre os juízes de 70% ou mais. Do total de adjetivos (938) 89 (9,5%) foram classificados na categoria Tendências, 57 (6,1%) em Aspectos Sociais, 78 (8,3%) em Estados ou Condições Temporários, 11 (1,2%) em Características Evidentes e Aparência e um (0,1%) em Termos de Utilidade Limitada. Considerando que a organização dos adjetivos descritores da personalidade dá origem a uma base de dados científica, que poderá servir para o aprimoramento de técnicas e instrumentos para a avaliação psicológica e de ferramenta para estudos da personalidade, sugere-se a continuidade deste trabalho, e o desenvolvimento de pesquisas derivadas deste.
2022-12-06T14:21:30Z
Pinho, Cristina Coutinho Marques de
Alta disponibilidade: uma abordagem com DNS e Proxy Reverso em Multi-Cloud
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Pires, Luis Paulo Gonçalves
Método de Handover considerando balanceamento de tráfego para sistemas com modulação adaptativa
Este trabalho propõe uma metodologia para distribuição inteligente de usuários e tráfego entre células de uma rede móvel com modulação adaptativa. Para isso foi proposto nesta dissertação um método de Handover que viabiliza a proposta de balanceamento de tráfego servindo de apoio para o planejamento e dimensionamento destas redes, Como é o caso da IEEE802.16e, plataforma utilizada neste trabalho. Foi desenvolvida uma plataforma de simulação que contém os requisitos necessários para analisar e comparar o método atual de Handover com o método proposto sob topologias diferentes. Os resultados mostram um ganho efetivo na taxa de dados geral da célula de 25% do método de Handover proposto em relação a método de Handover atual.
2022-12-06T14:21:30Z
Goes, Adriano Almeida
Geração e aplicação do conhecimento para a inovação: contribuições de uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento
Esta pesquisa apresenta um panorama sobre os conceitos relacionados à informação e ao conhecimento, em especial sobre sua agregação aos processos de produção de bens e serviços de natureza inovadora. Apresenta, ainda, um conjunto de reflexões sobre o processo de inovação e suas conexões com o desenvolvimento econômico e social, identificando as principais características dos ambientes mais apropriados para a geração de inovações, bem como as estratégias para estimulálas. Para localizar o tema, aborda-se a questão da globalização, enquanto fenômeno social e econômico que permeia o debate sobre as novas formas de produção, cada vez mais demandantes de geração e agregação de conhecimento a bens e serviços. Nesse contexto, discute-se a influência da rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre os processos de geração do conhecimento e de produção de bens e serviços, abordando-se os principais requisitos de estímulo ao desenvolvimento sócio-econômico, configurados em políticas públicas apropriadas ao incentivo da atividade produtiva. É apresentado um resumo sobre as estratégias adotadas pelo Estado brasileiro no esforço de promoção do crescimento econômico e do bem-estar social, principalmente a partir da definição de políticas industriais e de ciência e tecnologia. Sobre a questão das políticas públicas, é feita uma breve análise da atual Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior PITCE e de um de seus mecanismos de estímulo à inovação, a recentemente aprovada Lei de Inovação. A coleta de dados é feita numa instituição científica e tecnológica ICT, de natureza pública, atuante na área de tecnologias da informação, criada com o objetivo de converter-se em instrumento do Estado para o apoio à inovação no setor produtor de bens e serviços.
2022-12-06T14:21:30Z
Berton, Mônica Aparecida Martinicos de Abreu
Apropriação dos Espaços Livres e sua relação com a Forma e Mobilidade Urbana: as pracialidades da Avenida Paulista, São Paulo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Ripoli, Mariana Meidani
Faringoplastia lateral: resultados polissonográficos baseados em análise fenotípica da apneia obstrutiva do sono
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022-12-06T14:21:30Z
Mendes, Felipe Almeida
A dominação carismática de lideranças femininas neopentecostais: do Culto das Princesas de Sarah Sheeva ao Casamento Blindado de Cristiane Cardoso
O “Culto das Princesas” da pastora Sarah Sheeva e o programa “Casamento Blindado” da jornalista Cristiane Cardoso suscitam questionamentos no que tange ao empoderamento feminino, sua relação com a modernidade líquida, a mídia e a conceituação do tipo ideal de dominação carismática weberiana, visto a importância da discussão de gênero no campo religioso, uma demanda urgente e necessária. Face a isso, a presente dissertação procura compreender o fenômeno da dominação carismática por lideranças religiosas femininas que se utilizam de recursos midiáticos e qual o motivo dessa aceitação num momento em que se implementou uma revolução nas relações de gênero principalmente dentro do campo religioso. No que tange à metodologia de pesquisa, foi realizada análise sociológica a partir de vídeos disponíveis no canal do youtube de ambas, com o objetivo geral de compreender a aceitação de um discurso religioso conservador proferido através das redes sociais. Chegou-se à conclusão de que dentro da modernidade líquida proposta por Zygmunt Bauman, a concordância com a mensagem retrógrada, enunciada por duas mulheres através da mídia, é aceita, pois propõe uma espécie de “conforto”, “segurança” às relações efêmeras próprias desta sociedade, contribuindo para interpretar esse fenômeno religioso que produz um “pseudo” empoderamento feminino através do binômio modernidade versus tradição.
2022-12-06T14:21:30Z
Capra, Miriã Joyce de Souza Sales
Os caminhos da depressão e sua cartografia na adolescência e início da adultez
O presente estudo investigou a determinação de vários problemas pssicossociais e ambientais (eixo DSM-IV revisado) na incidência da depressão maior (eixo I), em mulheres jovens com idades entre 16 e 25 anos, atendidas no ambulatório de psiquiatria da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Na primeira etapa desta pesquisa, foram analisados prontuários médicos de modo descritivo. Na segunda etapa, foram selecionadas 32 pacientes com depressão maior, e que foram previamente submetidas à entrevista clínica estruturada (Scid-I versão clínica) e eixo IV do DSM-IV (problemas pssicossociais e ambientais), para inclusão no estudo. Na etapa final, foi realizada a consulta terapêutica em grupo, realizada somente em 04 pacientes. Os resultados enfatizaram a importância da integração em uma pesquisa colaborativa, bem como a existência de um ambiente de holding , através do espaço transicional oferecido com perspectivas de continuidade deste atendimento em grupo, tendo como expectativa a cura da depressão
2022-12-06T14:21:30Z
Abreu, Rosemarie Elizabeth de
Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola
Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e discutido na e pela revista Nova Escola por meio da análise dos dispositivos didático-pedagógicos nela presentes, os quais incluem reportagens, entrevistas, artigos, imagens e análises de especialistas. Buscou-se compreender, por meio das pedagogias multiplicadas veiculadas por essa revista, como os dispositivos didático-pedagógicos produzem subjetividades, pelas quais permitem delimitar a performance da governamentalidade, na concepção de Michel Foucault e de Nikolas Rose. A partir de noções propostas por Michel Foucault, por meio da arqueologia dos saberes, utiliza-se dos enunciados dos discursos para organizar o seu quadro conceitual, cuja dimensão analítica delimita o objeto a ser estudado e traz à luz como o saber é engendrado pelas práticas discursivas que permitem a delimitação de dispositivos e disciplinas afeitas à sociedade. Foi realizada uma análise social com capacidade de apreender uma dimensão abrangente na concretização das relações saber-poder, privilegiando os discursos ditos científicos e/ ou acadêmicos. Desta forma, a análise do material buscou, por meio do conceito de governabilidade de Foucault, mostrar como os dispositivos didático-pedagógicos presentes nesse veículo de comunicação produzem subjetividades na efetivação do saber-poder. Também, foram investigadas as práticas discursivas do Estado, o qual assume o discurso multicultural por meio de discursos prescritivos para serem efetivados no ambiente escolar, cujo fim é o de gerar a “unidade na diversidade”. Assim, que a revista Nova Escola apresenta elementos que nos permitiram observar o papel que o discurso multicultural tem ocupado em nossa sociedade. Assim, os discursos visaram gerar a unidade na diversidade ao tematizarem a multiculturalidade.
2022-12-06T14:21:30Z
Papa, Lais Maria