Repositório RCAAP

Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão

Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas públicas estaduais do Estado do Maranhão que apresentam Ideb igual ou crescente entre os anos de 2007 a 2013, com vistas à melhoria da qualidade da educação. Em abordagem de pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, pesquisa documental aplicação de questionário misto e entrevista semiestruturada. As participantes da pesquisa foram as gestoras e as professoras de português e matemática dos quintos anos de duas escolas públicas estaduais situadas em dois municípios maranhenses que tiveram os resultados do Ideb crescentes ou iguais em relação à meta projetada entre os anos de 2007 e 2011. Com base nos autores referendados, constatamos a influência de organismos internacionais na construção da qualidade da educação brasileira. Constatamos, ainda, que a gestão gerencial de cunho tecnicista opõe-se à gestão democrática escolar pública por considerar redundante a construção coletiva da proposta pedagógica e restringir a possibilidade de qualidade da educação básica pública a resultados quantitativos advindos de exames padronizados de larga escala. Ao que se refere à política educacional maranhense, evidenciamos que a gestão educacional, no concernente à estrutura organizacional reproduziu, sobretudo, nos longos quatro mandatos da governadora Roseana Sarney, as diretrizes e programas e políticas educacionais do governo federal, com destaque à redefinição da função e do perfil do gestor escolar. Nessa segunda década do século XXI, com a construção democrática do Plano Estadual de Educação (PEE/2014), houve o reconhecimento de que, para além da universalização do ensino fundamental, precisa haver esforço para a equidade no aprendizado escolar, o que implica a necessidade de melhorar os indicadores educacionais implementando políticas públicas com foco na qualidade da aprendizagem e de continuar fomentando a participação da sociedade civil organizada nesse processo. Com base nos autores referendados, observamos que as práticas pedagógicas exitosas constatadas na gestão das escolas públicas pesquisadas têm a potencialidade de induzir políticas educacionais com vistas à melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos. No geral, as gestoras escolares afirmaram que o resultado do Ideb desencadeou ações relacionadas à infraestrutura física escolar; recursos pedagógicos e tecnologias de informação e comunicação; gestão escolar e formação continuada de professores e gestores escolares, entre outras ações pontuais de cada escola pesquisada. A investigação apontou, também, a necessidade de se considerar condicionantes intra e extraescolares, o que implica redefinir políticas públicas educacionais, em prol da melhoria da qualidade da educação pública maranhense.

Toda nuvem principia num talvez

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Trabalho Profissional e Trabalho Reprodutivo no Imaginário Coletivo de Universitárias

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Nós sem nós: alunos com deficiência visual na escola de tempo integral

Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico inclusivo de uma equipe escolar, do ensino fundamental de uma Escola de Tempo Integral (ETI) da rede pública estadual paulista, junto aos alunos com deficiência visual incluídos. Dados do Censo Escolar do ano de 2006 revelam que o número de alunos matriculados com deficiências no ensino fundamental aumenta anualmente. Esse aumento de matrículas exige uma ação educativa inclusiva que contribua com o apoio e suporte especializado aos professores da sala regular de ensino. Em um levantamento em uma Diretoria de Ensino Paulista sobre o número de alunos com deficiência visual na ETI, constatou-se que: em apenas uma encontram-se esses alunos matriculados. A fundamentação teórica, deste estudo, foi baseada nos autores que defendem a inclusão como princípio de consciência política e de ser Educador como CAIADO (2008); JANUZZI (2006); MANZINI (2008); ARRUDA (2008), e outros. De caráter qualitativo, a pesquisa teve como delineamento metodológico: análise documental com foco na legislação para o atendimento educacional especializado e das Diretrizes para a ETI; e 12 entrevistas realizadas em dois momentos: pré-qualificação e pós-qualificação junto aos professores do ensino regular, ao professor do atendimento educacional especializado, ao coordenador pedagógico, ao diretor e ao professor coordenador da oficina pedagógica. Os dados coletados foram analisados com base na pedagogia histórico-crítica, contextualizando com a educação inclusiva que pretende atender às necessidades educacionais especiais e específicas dos alunos com deficiência visual na ETI inseridos. A partir da interpretação dos dados pudemos refletir sobre a proposta de educação inclusiva que vem tentando ser realizada nesta ETI e apontamos a necessidade de ressignificação do atendimento educacional especializado para que suas ações pedagógicas inclusivas sejam de mais valia e emancipatórias para o aluno com deficiência visual que é parte integrante da diversidade da sala de aula comum. Percebemos também a necessidade premente de fomento à fusão da educação especial com a educação básica, concretizando um ensino de qualidade para todos.

Ano

2022

Creators

Triñanes, Maria Terêsa Rocha

Escala clínica para prever a adesão ao tratamento: transtorno bipolar do humor

O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) está associado a altas taxas de desajustes psicossociais e familiares, mortalidade e prejuízos econômicos. O tratamento visa o controle de episódios agudos e prevenção de novos episódios. As taxas de não - adesão ao tratamento são altas em TBH. Este trabalho teve por objetivo elaborar e validar uma escala de avaliação clinica , capaz de indicar a probabilidade de adesão ao tratamento medico clinico dos pacientes bipolares de ambos os gêneros. O procedimento foi constituído de levantamento dos fatores ligados a não-adesão ao tratamento em TBH na literatura pertinente, analise de pacientes bipolares durante estudo piloto, analise por juizes, seleção dos itens e aplicação da escala em sua fase inicial, para subseqüente análise psicométrica. A analise de precisão do instrumento evidenciou nível satisfatório de consistência interna. Extraíram-se cinco fatores de acordo com a analise fatorial exploratória, ligados ao tratamento medico clinico: atitudes e crenças do paciente, aliança terapêutica, procedimentos terapêuticos, associação de intervenções psicoterápicas e efeitos adversos dos psicofármacos. A validação preditiva revelou que os itens referentes a tais fatores medem a não-adesão ao tratamento. Conclui -se que a ECPAT-TBH pode ser considerada um instrumento válido para prever a adesão ao tratamento médico.

O ranking da revista Playboy “Melhores Faculdades do Brasil” na educação superior brasileira (1981-2000)

Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias internacionais, regionais e nacionais são fenômenos presentes na educação superior desde o século XX e que vêm se expandindo neste século XXI, com a presença dos rankings globais da Universidade de Shangai e do jornal britânico The Times. O Brasil participa intensamente desta tendência, tanto acompanhando o desempenho de suas instituições de ensino superior (IES) nos rankings globais quanto produzindo seus rankings nacionais públicos, a partir dos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e privados, como os do Guia do Estudante (GE) e do Ranking Universitário Folha (RUF). No entanto, o país teve anteriormente um ranking acadêmico pioneiro em âmbito nacional de IES, que foi publicado por 19 anos consecutivos, em uma revista mensal de elevada tiragem da Editora Abril: o ranking Melhores Faculdade do Brasil (RMFB) de Playboy. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a trajetória do ranking acadêmico privado RMFB da Editora Abril na revista Playboy, desde sua concepção até seu encerramento, entre os anos de 1981 a 2000. Diante da ainda reduzida literatura específica no Brasil, esta pesquisa foi contextualizada em um estado da questão a respeito dos rankings acadêmicos e de suas implicações para as IES em todo o mundo, à luz da literatura científica internacional, que subsidiou o entendimento do papel dos rankings acadêmicos para os sistemas de educação superior, estudou a trajetória do RMFB publicado pela revista Playboy brasileira, identificou os principais momentos de sua trajetória pública, desde sua concepção em 1981 até seu encerramento no ano 2000, verificou aspectos da educação superior brasileira presentes nas reportagens associadas ao RMFB, observou o pioneirismo deste ranking acadêmico nacional no Brasil e no mundo e, finalmente, levantou os aspectos metodológicos e analisou seus principais resultados publicados ao longo da trajetória do RMFB. Trata-se de uma pesquisa fundamentalmente qualitativa e que realizou uma triangulação metodológica entre análises bibliográficas, documentais e também por meio de entrevistas semiestruturadas, articuladas de forma a produzir uma maior completude analítica do fenômeno estudado para atingir os objetivos da pesquisa. Como conclusões desse trabalho observou-se os rankings acadêmicos expandindo-se em quantidade e relevância desde a década de 1980 até nossos dias e por todo o mundo, o Brasil como tendo o primeiro ranking acadêmico nacional por meio do RMFB da Playboy enquanto a literatura científica ainda atribui esse fato ao ranking America’s Best Colleges (RABC) da revista U.S. News, a equipe da revista com amplo diálogo junto aos principais atores da educação superior brasileira, e as tabelas classificatórias publicadas por esse ranking demonstrando uma dominância da Universidade de São Paulo (USP) nos primeiros lugares dos cursos pesquisados na maior parte das 19 edições do RMFB.

Mamão na massa: a influência das mídias audiovisuais nos hábitos alimentares das crianças

Este projeto busca discutir como o design pode atuar para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças, incentivando-as a cozinhar e promovendo refeições em família, um hábito que se perdeu devido a rotina agitada da sociedade cotidiana, em que a praticidade de alimentos industrializados e aplicativos de entrega tornaram-se as opções mais viáveis. Este trabalho analisa como essas práticas afetam principalmente a geração alpha, discorrendo sobre seus hábitos alimentares e também suas formas de entretenimento, especificamente influenciadores digitais que atuam no YouTube, e como eles interferem em seus comportamentos e desejos. Estes fatores contribuíram para o aumento dos casos de obesidade infantil, que é considerada uma epidemia mundial segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base nas pesquisas, foi desenvolvida como ação projetual principal um e-book interativo, através do método de Design Thinking, chamado Arregaçando as Mangas, originado a partir de outra ação, o canal do YouTube Mamão na Massa. O canal é composto por diferentes quadros com receitas saudáveis e práticas para o dia a dia, além de ser apresentado por um influenciador teen. A partir dos testes realizados com o público-alvo, foi possível perceber o interesse dos mesmos pelo projeto, tornando possível sua viabilização.

Ano

2021

Creators

Freitas, Gabrielle Gonçalves de Corsi, Giovana Garcia Raskin, Stefany Sivia Friendlander

Análise da acessibilidade da informação digital pelas pessoas com deficiência nos sites de órgãos de pesquisa brasileiros

Este trabalho investigou, documental e historicamente, a questão do acesso à informação pelas pessoas com deficiência, tomando como unidade de análise a avaliação da acessibilidade em sites de órgãos de pesquisa brasileiros, a partir de uma abordagem metodológica descritiva e exploratória, fundamentada em referenciais teóricos da Ciência da Informação e de sua interface com outros campos do conhecimento científico. Assim, teoricamente a pesquisa se sustenta nos conceitos de informação, sociedade da informação, deficiência e acessibilidade. Investigou-se a situação da acessibilidade em sites de órgãos de pesquisa brasileiros com objetivo de verificar em que contexto, efetivamente, se dá o acesso à informação pelas pessoas com deficiência, tendo em vista o discurso sobre a inclusão digital, compromisso assumido pela Sociedade da Informação e novo elemento introduzido pelas novas tecnologias na luta pela cidadania plena. A investigação permitiu inferir que, em que pese os esforços empregados, inclusive no âmbito da proteção legal que garante a acessibilidade, o acesso aos conteúdos digitais nas páginas de órgãos oficiais do governo brasileiro ainda não é efetivo, apresentando altos índices de erros que refletem o grau de dificuldade enfrentado pelos usuários com deficiências, o que coloca a inclusão digital, a universalização do acesso à internet, à informação, ao conhecimento, como uma questão complexa que continua a exigir os esforços de todos para que se torne realidade.

Ano

2022

Creators

Ignácio, Edilson Antônio

15 anos da lei Maria da Penha: repercussões da sua trajetória no enfrentamento da violência doméstica

Diante do contexto histórico da violência doméstica, esta pesquisa busca analisar as repercussões da Lei Maria da Penha, mais precisamente seus avanços, obstáculos e desafios em uma sociedade marcada pela violência contra a mulher. A problemática abordada nesse trabalho, é analisada a partir de um retrospecto histórico legislativo para que seja possível entender a grande questão por trás da violência contra a mulher, isto é, o patriarcado. Ademais, faz-se uma análise do caso Maria da Penha e como a sua luta e a de outras diversas mulheres nos fez conquistar a Lei Maria da Penha. Dentre os desafios enfrentados, a pesquisa realizada acerca dos mecanismos de proteção da lei, conclui que para conferir efetividade a tantas inovações positivas trazidas por ela, é preciso que se aplique a lei de forma correta, seguindo o que nela é previsto, além da necessidade de informar e educar a sociedade sobre a violência doméstica, no intuito de romper o elo com o patriarcado. Por fim, a pesquisa também busca analisar como a Lei Maria da Penha foi aplicada diante o aumento de casos de agressões contra mulheres, durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19.

Notícias do lugar que restou: sobre objetos e memória na condição do refúgio

Esta dissertação pretende narrar um momento da vida de Hanoi, venezuelana de Caracas, que desde 2018 se refugia no Brasil. Ao abandonar seu país, Hanoi elege trazer consigo, como objeto de recordação de sua vida pregressa, a caixinha de música de sua filha. Por que trazer um objeto? Esta simples pergunta dispara um sem-número de reflexões sobre a natureza do refúgio. Podemos refletir sobre a escolha do objeto como um espaço de recordação, como uma relação entre passado-presente-futuro, mas também como representação da resistência à situação de refúgio e do futuro que está por vir. Minha hipótese é que os objetos são mensageiros de narrativas pessoais, ou seja, eles representam algum tipo de promessa que pode apontar para a possibilidade de pertencimento ao novo lugar, com novas experiências, novas inserções e ressonâncias para o refugiado/a, assim como para o país que o/a acolheu.

Ano

2022

Creators

Melloni, Andréa de Castro

Avaliação in vivo de retinol em produtos (farinha e bolo sem glúten) oriundos de batata-doce (Ipomoea batatas) cultivar Beauregard biofortificada com carotenoides

A batata-doce biofortificada e seus derivados, com maiores teores de carotenoides pró-vitamínicos A, foram desenvolvidos como modo alternativo e complementar as intervenções dietéticas voltadas ao combate da deficiência de vitamina A. A biodisponibilidade dos carotenoides pró-vitamínicos presentes nestes alimentos foi avaliada em Gerbils (Meriones unguiculatus), para se obter conhecimento se o nutriente ingerido ficará disponível ao organismo para o desempenho das funções a ele atribuídas. Foram utilizados 30 animais machos, com 35 a 41 dias de idade e peso corporal variando entre 50,94g (+/- 6,97). Durante quatro semanas os animais foram alimentados com dietas livre de vitamina A (SVA) a fim de induzir a deficiência marginal de vitamina A. Em seguida foi realizada a eutanásia de cinco animais e os demais foram distribuídos em quatro grupos, composto por cinco animais, que foram alimentados com dietas experimentais durante um período de quatro semanas. Sendo que receberam as seguintes dietas: G1: Dieta controle - AIN93G contendo 6 UI de Vitamina A; G2: Farinha de batata-doce biofortificada, G3: Bolo 1 (produzido com farinha de batata-doce) e G4: Bolo 2 (produzido com raízes in natura). Foi feito o controle diário de peso e consumo alimentar. Após quatro semanas de repleção o grupo 4 exibiu diferença significativa do grupo 1 (p <0,001) apresentando um maior consumo alimentar, e os demais grupos não diferiram entre si. Com relação ao ganho de peso os grupos 3 e 4 apresentaram um ganho maior quando comparados aos demais grupos, que apresentaram semelhança entre si. Os níveis de retinol plasmático de vitamina A não demonstraram diferença significativa entre os grupos que receberam as dietas controle e sem SVA (depleção). Entretanto, foi possível observar que os carotenoides pró-vitamínicos foram convertidos em vitamina A, ficando disponíveis ao organismo. Demonstrando que a batata-doce biofortificada cv. Beauregard e seus derivados possuem potencial para serem utilizados no combate da deficiência de vitamina A.

Ano

2022

Creators

Camargo, Valéria Cristina dos Santos

A auto-avaliação Institucional na visão dos coordenadores das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Campinas

Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Estudos em Avaliação e tem como objetivo estudar o trabalho das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Campinas, que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a partir da visão de um ator fundamental nesse processo - o coordenador -, que em conjunto com os demais membros da comissão coordenaram o processo de auto-avaliação institucional. Procura-se conhecer como foram coordenados esses trabalhos, quem são os coordenadores, como eles concebem a avaliação institucional e o que esperam do atual sistema avaliativo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ampliando o conhecimento da autora sobre a temática Avaliação Institucional , como, também, atualizando as informações a respeito do SINAES. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, com a finalidade de identificar pontos e tópicos considerados relevantes para atingir os objetivos propostos nesse estudo. Pretende-se colaborar com dados e informações que possibilitem o aperfeiçoamento do atual sistema avaliativo.

Distribuição de weibull na emulação de canal em redes WLAN para avaliação de VoIP

O trabalho investiga de forma quantitativa e qualitativa o desempenho de VoIP (Voz sobre IP) em uma rede WLAN (Wireless Local Área Network), denominado WVoIP, (Wireless VoIP) considerando degradação em ambiente indoor. Para atingir esse objetivo foram realizados testes utilizando um emulador de canal capaz de produzir fenômenos de propagação com distribuição de Weibull. Medidas mostram que esta distribuição é adequada para avaliação de instabilidade em redes WLANs. São utilizados dois codecs de voz: G711 e GSM (Global System for Mobile Communications). O trabalho apresenta resultados que indicam o efeito dos fenômenos de instabilidade das redes sem fio no desempenho de VoIP, que revelam variações significativas na qualidade de voz em função da intensidade dos fenômenos emulados. São analisadas as questões relativas aos codecs de voz que possuem características de banda e robustez diferentes.

Ano

2022

Creators

Bandeira, Alessandra Bussolin

¨A gente não tem noção¨: pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família

O presente estudo visa compreender os pontos de vista dos professores sobre a importância do Programa Bolsa Família (PBF) como forma de enfrentamento da pobreza por meio da frequência escolar. Para isso, foi apresentado inicialmente um breve histórico da constituição das políticas de bem-estar social no Brasil com o intuito de contextualizar a política de transferência de renda tratada neste trabalho. O PBF, criado em 2003, é um programa de transferência de renda condicionada do governo federal destinado às famílias pobres. Para recebimento do benefício existem condicionalidades que precisam ser cumpridas na saúde e na educação. Na área educacional há a exigência da frequência mínima escolar de 85% para as crianças entre 6 e 15 anos, e 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos. No desenho do programa, a exigência da frequência escolar de crianças e jovens na escola seria um fator importante para romper com a chamada transmissão intergeracional da pobreza. Considerando o importante papel do professor no ambiente escolar, a pesquisa buscou analisar seus pontos de vista acerca do processo de enfrentamento da pobreza pelos alunos participantes. Foram entrevistados 13 professores de uma escola estadual localizada na região Noroeste do município de Campinas SP. A análise das entrevistas evidenciou que há um grande desconhecimento dos professores em relação ao Programa Bolsa Família, que não há na unidade escolar espaço ou tempo dedicado à discussão sobre o Programa e seus efeitos e que as informações que lhe chegam são pouco concisas e feitas por canais não institucionalizados. Os relatos das entrevistas apontaram que a maioria dos alunos não tem interesse pelo estudo e que os problemas enfrentados pela escola resultam da política educacional de progressão continuada no estado de SP e o pelo não acompanhamento da família. Os docentes da amostra pesquisada indicaram que a exigência da frequência mínima escolar do PBF não conduz, necessariamente, ao bom rendimento na aprendizagem, colocando em xeque a possibilidade da quebra do ciclo de pobreza nas gerações futuras.

As galerias de Juiz de Fora: urbanidade da área central

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp

Ano

2022

Creators

Carvalho, Giuliano Orsi Marques de

Trajetórias escolares de pessoas com deficiência visual: da educação básica ao ensino superior

O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar de pessoas com deficiência visual, da educação básica ao ensino superior. Como opção metodológica, foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa fazendo uso de fontes documentais e orais. Foram utilizadas como fontes documentais: legislação; documentos internacionais; documentos nacionais; dados estatísticos oficiais; referenciais teóricos e um questionário de indicadores sociais realizado com os depoentes. Os depoimentos orais foram construídos a partir de entrevista semi-estruturada temática, resgatando o processo de escolarização vivenciado pelos depoentes. Participaram desta pesquisa por meio de entrevistas seis adultos com deficiência visual, cegos ou com baixa visão, que se alfabetizaram utilizando a grafia Braille ou grafia ampliada. Os dados foram organizados e analisados a partir dos seguintes eixos: formação de professores para educação inclusiva; práticas pedagógicas e interações no cotidiano escolar; escolarização do aluno com deficiência visual recursos pedagógicos, papel da família e interações sociais; vida adulta - trabalho e participação social. Buscou-se com esta pesquisa analisar a realidade social e estudar as contradições nela existentes ao se refletir sobre a exclusão na educação nacional regular, pois não são apenas as pessoas com deficiência à margem da escolarização. Contudo, discutiu-se as condições existentes para que os sujeitos com deficiência visual conseguissem completar suas trajetórias escolares e participassem da vida social na idade adulta. Os resultados analisados a partir das vozes, muitas vezes silenciadas, nos revelam que o fator biológico deficiência visual , não se constitui como determinante para a exclusão das trajetórias escolares e desenvolvimento da vida adulta. Este estudo nos revela que se faz necessário à efetivação de políticas públicas voltadas à formação de professores; melhorias das condições de trabalho docente; acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade e efetiva participação e mobilização social das pessoas com deficiência visual.

Ano

2022

Creators

Oliveira, Lívia Cristiane Pereira

Gestão da segurança da informação: um olhar a partir da Ciência da Informação

A informação tem sido apontada como a principal fonte de poder nas organizações e, portanto faz necessário ser protegida. Para isso NBR ISO/ IEC 27001 define diretrizes para implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação, sujo o objetivo é salvaguardar os ativos da organização, garantir a continuidade dos negócios e propiciar confianças nas partes interessadas. O objetivo deste estudo foi caracterizar os aspectos teórico-metodológicos utilizada no tratamento da informação pode ajudar na implementação de um sistema de gestão de segurança da informação necessária. Os métodos utilizados para essa pesquisa foram qualitativos, partindo-se de um levantamento bibliográfico visando contribuir com a fundamentação teórica sobre o tema e leituras de obras para fundamentação da pesquisa. A partir da discussão dos conceitos, pretendeu-se explicitar como a gestão da informação na perspectiva da ciência da informação pode fornecer elementos para propor o sistema de gestão de segurança da Informação. Como principal resultado é um modelo conceitual de sistema de informação que seja eficaz ao apoiar os gestores no processo de implementação do SGSI.

Práticas educativas parentais em dependentes químicos

As práticas educativas parentais são definidas como classes comportamentais emitidas pelos pais que têm o objetivo de suprimir comportamentos indesejáveis e incentivar a ocorrência de comportamentos adequados nos filhos (uso de explicações, de punições ou de recompensas). Assim, este trabalho teve como objetivo descrever as práticas parentais relatadas por jovens internados numa instituição de recuperação de dependentes químicos e discutir com base em outras pesquisas, as possíveis relações de contingência entre as práticas parentais e o comportamento dos participantes. Participaram desta pesquisa nove adolescentes, de ambos os sexos, solteiros, com idades entre 17 a 21 anos, oriundos de famílias biparentais. Para obtenção dos dados foi utilizado ficha de identificação contendo dados sobre a idade e sexo dos participantes, a escolaridade e ocupação dos sujeitos e do casal parental, a renda familiar, o inicio de consumo de substâncias psicoativas, o consumo no último mês que antecedeu a internação e se houveram internações anteriores; um instrumento (Escalas de Qualidade de Interação Familiar EQIF) e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes da amostra estudada estava inserida em um ambiente familiar de risco para o desenvolvimento de condutas anti-sociais, pois eram pais que não utilizavam práticas positivas como o envolvimento paterno, supervisão e monitoria eficazes e diálogo com os filhos, mas utilizavam freqüentemente práticas negativas, principalmente a punição verbal e a comunicação negativa, caracterizando assim um ambiente familiar coercitivo. A presente pesquisa demonstrou a importância da família, em especial das práticas educativas, no desenvolvimento de problemas de comportamento nos filhos como o uso e dependência de drogas.