RCAAP Repository

Complexidade organizacional e liderança feminina nas empresas de auditoria externa

O presente estudo teve como objetivo identificar as diferenças em termos de complexidade organizacional das empresas auditadas por homens, quando comparadas com aquelas auditadas por, pelo menos, uma mulher. A plataforma teórica da pesquisa fundamentou-se nos fenômenos do glass ceiling e do pink collar work. A base de dados contou com 447 empresas listadas na BM&FBovespa. Para análise dos dados, foram estimadas regressões logísticas simples. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais complexa é a organização menor é a probabilidade de ela apresentar uma mulher como técnica responsável pelos serviços de auditoria. Além disso, identificou-se que das 447 empresas analisadas apenas 64 apresentaram, pelo menos, uma mulher como auditora externa responsável pelos serviços de auditoria no exercício de 2015. Esse número cai para 38, quando se considera as empresas cujo trabalho de auditoria externa é chefiado exclusivamente por mulheres.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Fernanda Alves Cordeiro Fernando Rocha Pereira Samuel de Oliveira Durso Jacqueline Veneroso Alves da Cunha

Efeito da adição do fulerol ao meio de maturação in vitro de oócitos bovinos

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-12-06T15:42:04Z

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Victor Mutti Drummond Ribeiro Prata

O câncer de próstata e a influência do preconceito masculino nas ações preventivas da saúde do homem

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca da Saúde do Homem e o impacto do preconceito masculino nas ações preventivas do câncer de próstata. O método consistiu numa revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O material revisado foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temático. A discussão dos resultados do estudo se desenvolveu a partir das considerações dos autores sobre o tema, o que permitiu a construção de um plano de ação, tanto para uma abordagem educativa, quanto para uma abordagem assistencial ao Homem. Após a análise dos textos, pode-se concluir que a produção de artigos científicos da área da saúde coletiva sobre o assunto é escassa; que o homem não foi criado para se cuidar, que não se consideram vulneráveis, não têm tempo suficiente para procurar os cuidados com sua saúde; que a desinformação acerca dos meios de prevenção e do processo saúde-doença contribui para o aumento da morbimortalidade masculina. Considerando a pesquisa teórica realizada, pode-se concluir que o câncer prostático pode ser evitado através de um conjunto de medidas preventivas, sendo necessário uma adequação generalizada do sistema de saúde, pois a Política de Atenção a Saúde do Homem é uma criança que ainda não sabe caminhar.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Mariana Chaves Dutra

Projeto e análise de rectenas de baixa potência com simplificação e redução de circuitos casadores para reutilização de energia RF

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

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2022-12-06T15:42:04Z

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Polyanna Mara Pereira

Análise molecular do gene prkar1a na odontogênese e nos tumores odontogênicos mistos

Os tumores odontogênicos constituem um grupo raro e heterogêneo que guardam muitas similaridades com os germes dentários. Os tumores derivados do epitélio e ectomesênquima odontogênicos com ou sem a formação de tecido duro são classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como tumores odontogênicos mistos (TOM). Neste grupo de tumores se encontram o fibroma ameloblástico (FA), no qual é descrita a transformação da contraparte ectomesenquimal em fibrossarcoma ameloblástico (FSA), o fibrodentinoma ameloblástico (FDA) e o fibroodontoma ameloblástico (FOA). A proteína quinase A dependente de AMPc (PKA) é o principal mediador de AMPc em mamíferos e é um tetrâmero composto por duas subunidades reguladoras e duas catalíticas. Dos genes que codificam as subunidades de PKA, o único em que já foi descrito mutações em neoplasias humanas é o PRKAR1A. O gene PRKAR1A é um gene supressor de tumor que codifica a subunidade reguladora 1 (R1) da PKA. PRKAR1A está envolvido na patogênese dos mixomas odontogênicos, um tumor derivado do ectomesênquima do germe dentário, que exibe perda de expressão da proteína PRKAR1A e presença de mutações. Como os TOM compartilham dessa origem ectomesenquimal, juntamente com a participação do epitélio odontogênico, é possível que possuam similaridades com os mixomas odontogênicos em sua patogênese molecular. Este estudo objetivou investigar o padrão de expressão do gene PRKAR1A na odontogênese murina e humana, além de investigar a ocorrência de alterações moleculares deste gene nos FA, FDA, FOA e FSA. Investigamos ainda, se camundongos Prkar1a+/- desenvolvem tumores odontogênicos. Para o estudo da odontogênese, embriões humanos e de camundongos em diferentes estágios do desenvolvimento foram processados para análise de expressão do RNAm do PRKAR1A/Prkar1a e PRKAR2A/Prkar2a por hibridização in situ whole-mount e radioativa. Expressão dos transcritos dos genes foi também verificada por qRT-PCR em germe dentário humano. Para investigar as alterações moleculares do PRKAR1A nos tumores odontogênicos, foram utilizadas 13 amostras de TOM e as técnicas de qRT-PCR, imunoistoquímica, perda de heterozigosidade (LOH) e sequenciamento direto. Os TOM foram microdissecados e o componente epitelial foi separado do mesenquimal por microdissecção à laser em 7/13 casos. Cabeças de camundongos Prkar1a+/- foram incluídas em parafina e coradas por HE. Os genes das subunidades R1 e R2 mostraram expressão nos germes dentários de murinos e humanos nas fases da odontogênese avaliadas por hibridização in situ ou qRT-PCR. A análise dos tumores odontogênicos mostrou um decréscimo significativo nos níveis de expressão do RNAm de PRKAR1A em comparação à mucosa oral normal, enquanto que a expressão de PRKAR2A não mostrou diferença entre os grupos. Os TOM exibiram também um padrão variável na imunoexpressão da PRKAR1A, apresentando perda de imunoexpressão em ambos os componentes do tumor e principalmente no ectomesênquima dos FA. Houve LOH na maior parte dos tumores avaliados, sendo que, em todos os tumores benignos que exibiram perda de imunoexpressão, observamos também LOH no lócus de PRKAR1A. Mutações ainda não descritas foram identificadas em quatro amostras, sendo uma missense, duas silenciosas, além de duas mutações em 5UTR e quatro mutações intrônicas. Os camundongos Prkar1a+/- não mostraram evidência de formação de tumor odontogênico. Conclui-se que os genes PRKAR1A/Prkar1a e PRKAR2A/Prkar2a estão expressos durante a odontogênese normal e que a expressão do PRKAR1A nos TOM está diminuída. A diminuição na expressão do RNAm e proteína do gene PRKAR1A ocorreu juntamente com LOH no lócus do gene. Embora a haploinsuficiência de Prkar1a em camundongo não tenha sido suficiente para causar tumores odontogênicos, alterações moleculares neste gene estão presentes nos TOM, participando da patogênese molecular destes tumores.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Silvia Ferreira de Sousa

Representação gráfica do raciocínio matemático nos anos iniciais

O presente artigo trata de um relato de experiência desenvolvido a partir do Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) que acontece semanalmente como uma das ações do Projeto de Extensão “Descobridores da Matemática – Problemas de Olimpíadas de Matemática para Crianças” com estudantes cuja faixa etária compreende 8 e 9 anos, e que cursam o 3º ano do ensino fundamental. O projeto é fruto de uma parceria entre o Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e o Instituto de Ciências Exatas – Departamento de Matemática e tem como objetivo geral o desenvolvimento de um trabalho contínuo de maneira a construir um banco de problemas e sistematizar as reflexões sobre as estratégias utilizadas pelas crianças para resolução de problemas. Este relato abordará reflexões sobre as representações gráficas construídas por crianças pequenas dos anos iniciais para sistematizar o raciocínio lógico matemático no processo de resolução de problemas. Trata-se de um primeiro contato com desafios e problemas olímpicos no campo da matemática que visam aprimorar a comunicação em métodos de resolução desde a mais tenra idade, e foi observado que as crianças compreendem a importância do registro e o fazem com qualidade crescente.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Geovana Kelly Lino da Silva Maria Carolina da Silva Caldeira Seme Gebara Neto Tânia Aretuza Ambrizi Gebara Vivian Stephany Silva Andrade Santos

A pós-história e as composições imagéticas e sonoras em Vilém Flusser

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-12-06T15:42:04Z

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Valéria Ramos de Amorim Brandão

Análise da dinâmica da distribuição urbana de mercadorias ante uma situação de vulnerabilidade: explorando uma abordagem multiagente

O crescente volume da produção, consumo e circulação de bens e serviços em uma região favorece sua expansão econômica, gera um acréscimo significativo na demanda por transporte, que por sua vez, gera impactos negativos de ordem social, econômica e ambiental. Dentro desse contexto, o transporte urbano de mercadorias deve ser um componente importante no planejamento urbano e sua racionalização é essencial não somente para o sucesso da cadeia de suprimentos, mas também para o crescimento econômico sustentável. Surge, dessa forma, uma nova área voltada ao planejamento de transportes conhecida como logística urbana, que para se adequar às características atuais de mercado, deve ser dinâmica e requer agilidade e flexibilidade para lidar com situações críticas e inesperadas, definidas como vulnerabilidade. Este estudo visa, com o suporte da modelagem multiagente, avaliar a dinâmica da distribuição urbana de mercadorias ante a uma situação de vulnerabilidade. As investigações foram fundamentadas nos objetivos e comportamentos individuais dos agentes e os resultados foram apresentados em termos de impactos ambientais e financeiros. Para tanto, buscou-se compreender as três grandes temáticas que envolvem a pesquisa: logística urbana, vulnerabilidade e modelagem multiagente e relacionar estudos já realizados envolvendo a vulnerabilidade, principalmente no que tange às inundações, aos estudos de modelagem, para, então criar um modelo e analisar uma medida de resposta para a distribuição urbana vis-à-vis uma situação de vulnerabilidade. Os resultados das simulações possibilitaram verificar a consistência dos fundamentos teóricos adotados e a coerência das rotinas analíticas utilizadas na construção do modelo. Ainda, os resultados mostraram a viabilidade e potencialidade de aplicação dessa modelagem para análise de impactos dos incidentes e de medidas voltadas à sua redução, na perspectiva da logística urbana. Os indicadores analisados permitiram concluir que a divulgação de alertas à população, desde que bem empregada, pode ser uma solução, em situações de incidentes, para a logística urbana. A pesquisa abre, dessa forma, um vasto campo para novos estudos relacionados ao transporte urbano de cargas.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Daniela Antunes Lessa

Projeções urbanas: um estudo sobre as formas de representação e mobilização do tempo na construção de Belo Horizonte, Goiânia e Brasília

Este trabalho concentra-se no problema das formas de representação e mobilização da experiência do tempo. Para tanto, tomo como lócus de estudo o processo de planejamento e construção de três cidades-capitais: Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, de 1897, Goiânia, capital do estado de Goiás, de 1942 e Brasília, a capital federal, inaugurada em 1960. A avaliação e reconstrução dos conceitos de tempo um produto social capaz de indicar a forma como os indivíduos compreendem e constroem sua relação com o mundo e narrativa como necessidade ontológica-explicativa e mecanismo de orientação visando a constituição ou fortalecimento do consenso funcionaram como ferramentas heurísticas para uma aproximação dos horizontes de expectativa implícitos na documentação utilizada: obras históricas entendidas aqui como formas de reconstrução do passado lingüisticamente concretizadas produzidas no período de construção das três novas capitais (Traços históricos e descriptivos de Bello Horizonte, de 1897, Como nasceu Goiânia, de 1938 e Coleção Brasília, de 1960) e a documentação técnica-urbanística originada de seus respectivos processos de planejamento e construção. Na primeira parte procuro enfatizar os procedimentos retóricos e as bases reconstrutivas com as quais se serve cada uma daquelas obras históricas: como memória, como verdade documental e como reconstrução intelectual. Na segunda parte procuro identificar os modos de composição narrativa implícitos no pensamento técnico-urbanístico que cercava cada uma das novas capitais e na forma como os mesmos foram utilizados para representar seu próprio tempo e mobilizar idéias, emoções e os indivíduos. Essas expectativas, projetadas e fixadas nessa documentação foram capazes de cristalizar um determinado sentido para o seu próprio tempo e influenciar a forma como o mesmo foi compreendido e experimentado.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Cristiano Pereira Alencar Arrais

A diversidade étnico-cultural na escola: conhecendo e valorizando nossas origens africanas

O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as relações entre os sujeitos envolvidos no processo de educação e sobre os comportamentos e as relações humanas com foco na diversidade cultural e étnico-racial, questões tão presentes no ambiente escolar. Busca, também, dar visibilidade à Lei 10639/03, que tem como um de seus objetivos a valorização e o conhecimento da História da África e a contribuição dos povos africanos para a formação e constituição do Povo Brasileiro. Trata-se de um relato reflexivo do Plano de Ação desenvolvido na EMPMW, nos meses de outubro a dezembro de 2011, durante as aulas de História, com alunos da 2ª etapa do 3º ciclo de formação do Ensino Fundamental.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Carlos Maia

Cultura organizacional e comprometimento no trabalho em hospitais públicos de Minas Gerais

Este estudo identificou e analisou o modo como a cultura organizacional influencia o comprometimento no trabalho dos servidores de dois hospitais públicos de Minas Gerais Hospital Ômega e Hospital Sigma visando a identificação de perfis culturais associados ao comprometimento organizacional. Para tanto, realizou-se um survey baseado no Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional (OCAI), de Cameron e Quinn (2011), e no Modelo das Três Dimensões, de Meyer e Allen (1997), para o comprometimento organizacional. A amostra foi constituída de servidores assistenciais e administrativos, somando 125 participantes no Hospital Ômega e 248 servidores no Hospital Sigma. Ressalta-se que neste, tanto militares como civis responderam à pesquisa. Os resultados da análise de variância indicaram que as culturas dominantes nos hospitais são a hierárquica e a clã e que a menos expressiva é a adocrática. A partir de análises de variância, verificou-se também que os hospitais possuem subculturas. O Hospital Ômega possui um mix de cultura hierárquica (para os servidores assistenciais e administrativos) e de cultura clã (para os servidores assistenciais), com alguns aspectos de cultura de mercado (para os servidores administrativos). A cultura do Hospital Sigma apresentou traços predominantes de cultura hierárquica (servidores civis e militares da saúde) e de cultura clã (para todos os servidores). Constatou-se que os servidores dos hospitais estão mais comprometidos por razões afetivas. No entanto, a análise descritiva dos servidores civis mostrou que eles estão comprometidos com o Hospital Sigma, principalmente, por razões instrumentais, o que se revela como um ponto de atenção que se difere da literatura. As análises de regressões identificaram que a cultura clã e a adocrática, influenciam positivamente o comprometimento; que a cultura hierárquica influencia ora positiva, ora negativamente; e que a cultura de mercado não influencia o vínculo dos trabalhadores. Uma das limitações deste estudo prende-se à não abordagem aos servidores do turno noturno nas organizações. Outra é o número reduzido de amostras para os servidores administrativos dos dois hospitais. Recomenda-se a realização de novos estudos neste formato no contexto público hospitalar, a fim de verificar melhor o comportamento da cultura de mercado. Além disso, considera-se relevante trabalhar a cultura organizacional e o comprometimento no trabalho juntamente com outros temas, como satisfação no trabalho, estresse, identidade pessoal e organizacional, envolvendo tanto métodos quantitativos como qualitativos.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Isabella do Couto Reis

“Da favela para o mundo”: o funk e o reexistir de jovens adolescentes na EJA e na cidade

O presente trabalho buscou investigar os modos com os quais educandos/as de periferia, matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos (EJA), jovens adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, constroem suas identidades juvenis, tendo como referência suas relações com a cultura do funk e com a cidade de Belo Horizonte. A opção metodológica teve como enfoque a pesquisa qualitativa, a fim de compreender os modos de ser jovem produtor de conhecimento da cultura do funk na periferia e suas articulações com o território e a escola de EJA. Assim, foram tomados como sujeitos da pesquisa quatro estudantes que se envolvem rotineiramente em bailes realizados em três comunidades de uma região limítrofe entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem, a saber: o “Subaco das Cobras”, o “Morro da Vaca” e o “Morro dos Cabritos”. Eles foram entrevistados e acompanhados em alguns desses eventos. No trato dessa temática, evocamos as categorias de periferia, identidade, cultura e condições juvenis. Para tanto, recorremos a autores que tratam dessas questões, tais como Arroyo (2017), Carrano (2015), Dayrell (2016) e Sposito (2011). O texto problematiza a efetivação do direito à cidade, denunciando as barreiras (in)visíveis a que os/as jovens estão submetidos/as e a descontextualização das políticas públicas voltadas para Educação de Jovens e Adultos bem como das práticas pedagógicas da escola em relação às realidades vivenciadas por ele/as. O trabalho aponta para a importância da cultura do funk na construção das identidades periféricas juvenis que se apresentam como processos de resistências e reexistências diante da sistemática negação de direitos. Indica ainda a necessidade e algumas possibilidades de se repensar a prática pedagógica com jovens adolescentes na EJA diante da realidade analisada.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Adelson Afonso da Silva França Júnior

Flautistas de Orquestra de Belo Horizonte: uma questão de memória

Muitos dados acerca da origem e formação musical dos flautistas de orquestras de belo horizonte vêm se perdendo ao longo dos anos. Tendo em vista essa realidade, este trabalho procura apresentar um panorama com dados pessoais e profissionais dos flautistas integrantes do quadro permanente das orquestras de belo horizonte, bem como um histórico esclarecedor acerca das orquestras sinfônicas da capital mineira Além disso, dois outros temas vão ser contemplados nessa pesquisa: a preservação do patrimônio cultural, tendo os flautistas de orquestra como foco e o papel das orquestras como postos de trabalho para os flautistas de belo horizonte. Esperamos que os dados aqui apresentados sejam úteis como instrumentos para novos pesquisadores e que nossa contribuição sirva de incentivo e inspiração para outras iniciativas nesta área.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Sandra Alves Meira

Formas de participação política nas comunas italianas medievais

Este artigo traz uma apreciação comparativa de historiadores anglófonos e italianos que discutem as formas e possibilidades de participação política nas comunas italianas medievais. Percebem-se, na historiografia recente, duas fortes tendências: a primeira ressalta o papel do popolo e das corporações de ofício no incremento dos mecanismos políticos nas cidades- repúblicas, e a segunda interpreta o republicanismo italiano em chaves eminentemente antigas e romanas, em prejuízo de hodiernas manifestações de práticas políticas menos ligadas à tradição romana.

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2022-12-06T15:42:04Z

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André Luis Pereira Miatello

Ciência da Informação e Redes de Colaboração Acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas

A presente pesquisa teve como contexto de realização o campo da ciência da informação no Brasil e as atividades científicas de seus pesquisadores. Apresentou como problemática para entendimento das questões relativas à organização e dinâmica de pesquisa no campo, o estabelecimento de redes de colaboração científica e a configuração das temáticas de pesquisa empreendidas pelos pesquisadores, bem como sua relação com a consolidação de uma liderança científica. O objetivo foi caracterizar sistematizar e analisar as redes de colaboração em ciência da informação através da produção científica e da dinâmica de difusão do campo, visando compreender as relações entre as temáticas das pesquisas realizadas, a construção de uma agenda depesquisa e a consolidação da liderança científica no campo. Para tanto, foram identificados os temas de pesquisa em CI, a regularidade da produção científica do campo, bem como sua dinâmica de funcionamento, com vistas a caracterizar a produção científica do campo; identificaram-se os pesquisadores/líderes científicos do campo a fim de compreender a que se deve essa liderança (aspectos intelectuais,políticos, sociais, dentre outros); a identificação e análise das condições (ator principal ou coadjuvante) nas quais os pesquisadores brasileiros exercem a liderança no campo da CI contribuíram para a posterior análise e identificação da formação de redes colaborativas entre os pesquisadores brasileiros, assim como os fatores intervenientes nessa formação e a sistematização das temáticas e dinâmicas de pesquisa teve a finalidade de compreender se as mesmas refletem uma agenda de pesquisa do campo. O objeto de estudo foram as representações das redes de colaboração acadêmica presentes na materialidade manifestada através da literatura periódica em ciência da informação no Brasil, e nas atividades científicas dos pesquisadores. Quanto à classificação da pesquisa, é do tipo exploratória e descritiva, pois buscou descrever e caracterizar uma determinada situação dentro de um contexto social específico. Quanto à coleta e análise dos dados, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois trabalhou com dados que foram analisados estatisticamente proporcionando, assim, através daanálise realizada, o conhecimento da área em estudo. Para consecução do objetivo proposto, foi utilizada uma triangulação de métodos: bibliometria, entrevistas semiestruturadas e análise de redes sociais (ARS). O universo de pesquisa para o estudo bibliométrico foi de 468 artigos publicados, no período de 2002-2007, nos periódicos: Ciência da Informação, Datagramazero e Perspectivas em Ciência da Informação. Para classificação das temáticas, utilizou-se a taxonomia proposta por Hawkins, Larson e Caton (2003) para a ciência da informação. As entrevistas semiestruturadas tiveram como objetivos a complementação e o melhor alcance na identificação e análise dos aspectos de liderança acadêmica do campo, e por fim, a ARS nos permitiu o conhecimento entre as interações existentes entre os pesquisadores do campo. Emsíntese, concluiu-se que a ciência da informação mesmo após 40 anos de institucionalização do campo ainda tem as temáticas de pesquisas voltadas para si mesma e apresenta uma distribuição desigual entre os temas de pesquisa demonstrando, assim, a inexistência de uma agenda de pesquisa. A liderança da área é pulverizada quando observada sob os aspectos políticos, intelectuais e sociais. O campo não apresenta colaboração entre os pares no que diz respeito a parcerias em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, pois há, ainda, a percepção de colaboração acadêmica somente em atividades de co-autoria.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Letícia Alves Vieira

Confiabilidade de medidas de força de preensão palmar em mulheres com artrite reumatoide utilizando os dinamômetros jamar e o de bulbo

Introdução: A artrite reumatóide (AR) é uma doença autoimune inflamatória que evolui causando deformidades articulares, redução de força muscular global e incapacidades funcionais. A prevalência varia de 0,5 a 1% na população geral, sendo maior em mulheres. Objetivos: (1) Avaliar a validade concorrente das medidas de força de preensão palmar (FPP) de mulheres com AR; (2) Comparar a FPP, capacidade funcional (CF) e fadiga entre mulheres de meia idade e idosas; (3) Verificar a associação das medidas da FPP com CF e fadiga no grupo de mulheres de meia idade e idosas. Métodos: Este estudo consiste em um estudo metodológico e transversal com amostra recrutada no Serviço de Reumatologia do Ambulatório Bias Fortes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Para avaliação da FPP foram utilizados os dinamômetros Jamar e pneumático de Bulbo. Afadiga foi avaliada pelo questionário Functional Assessment of Chronic Illness Therapy (FACIT-4) e a CF pelo teste de caminhada de 4m. A validade concorrente das medidas de FPP foi analisada por meio da análise de Bland-Altman. A comparação entre grupos foi por meio do teste t-Student e as análises de associação por meio do teste de correlação de Pearson. Compararam-se as participantes de 45 a 59 anos (grupo jovem GJ) com as de idade acima de 60 anos (grupo idosas GI) em relação à FPP, CF e fadiga e, analisou-se a associaçãoentre as variáveis. Resultados: Participaram 41 mulheres (com 45 anos e mais). A média de idade foi de 60,63 (±8,35) anos. A análise de Bland-Altman mostrou que não há concordância entre as medidas de FPP entre os dinamômetros Jamar e Bulbo (viés= 9,04; p<0,01). Acomparação entre os grupos GJ (9,87±7,32) e GI (16,29±6,64) demonstrou diferença estatisticamente significativa (p=0,01) na FPP. Nas análises de associação, observou-se correlação positiva moderada entre a velocidade de marcha (VM) e FACIT-F 4 no GJ (r= 0,53; p=0,01) e, no GI houve associação positiva moderada entre FPP e VM (r=0,51; p=00,2). Demais análises não foram significativas (p> 0,05). Conclusão: Não houve consistência entre as medidas dos dois dinamômetros utilizados. Idosas com AR apresentaram maior força muscular global. Fadiga influenciou a capacidade funcional naquelas de meia idade - GJ,enquanto que em idosas a capacidade funcional esteve relacionada com a força muscular. Estes dados apontaram para a importância em avaliar força muscular em mulheres com AR.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Karla Gonçalves Diogo

Abordagens evolucionárias para problemas relacionados a integração de dados

Integração de dados tem como objetivo combinar dados de diferentes fontes (repositórios de dados tais como bibliotecas digitais e bancos de dados) por meio da adoção de um modelo de dados global e da detecção e resolução de problemas de conflito de esquemas e entre os dados armazenados, de modo a prover uma percepção/visão unificada ao usuário. Dois problemas específicos relacionados ao processo de integração de dados - deduplicação de registros e pareamento de esquemas - apresentam espaços de soluções muito vastos. Por esse motivo, explorar esses espaços da forma tradicional torna-se uma alternativa computacionalmente cara e tecnicamente inviável para se encontrar soluções. Além disso, as soluções para estes problemas exigem que objetivos múltiplos (e às vezes conflitantes) sejam atendidos simultaneamente. O objetivo desta tese é apresentar abordagens evolucionárias, como a programação genética, como ferramentas para solucionar tais problemas, levando a novas abordagens e métodos capazes de atender a todas essas exigências e ao mesmo tempo, prover soluções de alta eficiência e eficácia. O primeiro trabalho apresentado nesta tese propõe uma abordagem, baseada em programação genética, para deduplicação de registros. Essa abordagem combina diferentes evidências extraídas dos dados armazenados para sugerir funções de deduplicação capazes de identificar quando dois registros são réplicas ou não. Como demonstrado pelos experimentos realizados, nossa abordagem consegue superar métodos na literatura até então considerados como o estado-da-arte. Além disso, as funções de deduplicação sugeridas são eficientes, exigindo menos processamento, pois utilizam menos evidências. Finalmente, essa abordagem evolucionária é capaz de adaptar automaticamente as funções de deduplicação a qualquer valor de limiar de identificação de réplicas, poupando o usuário do trabalho de escolher e ajustar o valor desse parâmetro. A partir dos resultados obtidos pela abordagem anterior, também é proposta uma abordagem evolucionária para o problema de encontrar casamentos entre elementos de esquemas de repositórios de dados semanticamente relacionados (problema de pareamento de esquemas). O objetivo do nosso trabalho foi desenvolver uma abordagem capaz de encontrar casamentos de esquemas em uma situação adversa na qual informações sobre a estrutura do repositório não estão disponíveis. Esta abordagem é pioneira na tarefa de encontrar casamentos complexos usando somente os dados armazenados nos repositórios. Para encontrar casamentos complexos são utilizadas estratégias de busca, baseadas em técnicas de deduplicação de registros e de recuperação de informação, durante o processo evolucionário. Para demonstrar a eficácia de nossa abordagem, conduzimos uma avaliação experimental usando conjuntos de dados reais e sintéticos. Os resultados demonstram que a abordagem proposta é capaz de identificar casamentos complexos com grande precisão, apesar de fazer uso somente dos dados armazenados

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2022-12-06T15:42:04Z

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Moises Gomes de Carvalho

Um Bello Horizonte para o projeto educacional batista: o Collegio Baptista Americano Mineiro e a disputa pela oferta da educação privada na cidade (1918-1929)

Em solo mineiro, a iniciativa educacional batista ocorreu no ano de 1897, antes mesmo da inauguração da Nova Capital de Minas, mas foi somente no início dos anos 1920 que a escola adquiriu certa expressividade após a compra do suntuoso terreno no bairro Floresta, área suburbana da cidade de Belo Horizonte. O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de implementação do Collegio Baptista Americano Mineiro (1920) a partir da atuação dos missionários norte-americanos, analisando as relações pela disputa da oferta da educação privada tendo como foco as tensões na cidade de Belo Horizonte, ocorrido entre o educandário batista e as demais instituições confessionais católicas da cidade. Ao mesmo tempo, pretendeu-se compreender como o educandário batista se relacionou com o plano espacial e urbanístico da Capital de Minas. O recorte temporal delimita-se no ano da fundação da escola anexa batista de Belo Horizonte em 1918 até 1929, ano da mudança da legislação estadual a partir da Lei n. 1.092 (12/10/1929), que transformou a precária autorização para o ensino religioso nos grupos escolares em um instrumento legal. Compreende-se que essa Lei representou o "coroamento das disputas ideológicas e políticas travadas pelos intelectuais católicos nos diferentes canais institucionais ao longo da década de 1920, dentre eles o jornal O Horizonte. Nesse sentido, a nova legislação salientou o desequilíbrio de forças na disputa pelo campo educacional privado entre católicos e protestantes no período da Primeira República em Minas Gerais, marcada paradoxalmente pela jurisprudência do laicismo. Para alcançar tais objetivos foram utilizados os periódicos confessionais batista e católico como um instrumento privilegiado de pesquisa para a construção do conhecimento em história da educação, a partir da análise dos discursos dos posicionamentos dos respectivos editoriais perante os debates sobre política e legislações educacionais foi possível a análise do momento no qual esses protagonistas se impuseram como opinião pública e se posicionaram perante a temática do laicismo republicano e dos seus respectivos projetos educacionais propostos à parcela da população belo-horizontina e mineira.

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2022-12-06T15:42:04Z

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Eder Aguiar Mendes de Oliveira

A experiência da escola popular Orocílio Martins Gonçalves e a formação política de trabalhadores da construção civil

Este estudo tem como objetivo compreender e analisar a formação política dos trabalhadores da construção civil de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Para fazer essa análise foi investigada a experiência da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves (EPOMG) que é uma escola de educação popular voltada para a alfabetização, escolarização e politização de trabalhadores que tem forte ligação com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de BH (STICBH- Marreta). A partir desse foco teve-se como objetivos específicos: Identificar os fundamentos políticos que a escola defende; verificar as atividades pedagógicas coletivas que a escola propõe; identificar atividades dos coordenadores da escola no que se refere ao processo de formação e instrução do trabalhador da construção civil; verificar as percepções dos educados da escola sobre seu processo de escolarização e formação; verificar as percepções dos educados sobre as concepções políticas que estes têm relativo ao ambiente de trabalho e verificar as percepções dos educadores sobre o significado de lecionar na Escola Popular. A abordagem metodológica é basicamente qualitativa com coleta de dados primários e secundários (dados do PPP, Jornais, panfletos, informativos, site da escola) no espaço escolar. Foram realizadas entrevistas em profundidade com professores e coordenadores e grupo focal com os educados, que são os principais sujeitos dessa pesquisa. O referencial teórico utilizado foi essencialmente clássicos marxistas, pois estes trazem elementos de análise centrais para a formação política dos trabalhadores. Basicamente foram utilizados Marx, Engels, Lênin, Lukács para analise macro, ou seja, das estruturas sociais e das implicações destas na formação do homem; no que se refere ao processo de formação educacional baseamos principalmente em Makarenko, Pistrak, Krupskaia e Mao Tse Tung pela referência que estes trazem ao discutir uma nova educação numa nova sociedade, além do papel da política no ensino. O cruzamento dos dados com o referencial teórico utilizado proporcionou a compreensão do papel que a Escola Popular tem na formação técnico, científica e política de trabalhadores da construção civil com mais profundidade. Foi possível perceber uma grande influência de pressupostos da pedagogia makareniana na prática escolar com a discussão constante do papel do coletivo. Elementos como o papel do trabalho na formação cotidiana na escola e na sociedade, o processo de formação da consciência política e também o entendimento de uma educação para a classe operária indo além do que é uma educação popular se ressaltaram neste estudo.

Year

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Livia Silva Damasceno