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Tratamento ortodôntico de paciente com displasia óssea florida: relato de caso

Lesões fibro-ósseas (LFO) dos maxilares é o conjunto de processos em que a arquitetura do osso normal é substituída por um tecido conjuntivo fibroso e fibras colágenas contendo quantidades variáveis de material calcificado. A displasia óssea florida (DOF) é uma lesão fibro-óssea dos maxilares com alta prevalência entre mulheres negras e de meia idade. A DOF localiza-se em ambos os ossos maxilares e quando presente em apenas um dos ossos, a região posterior da mandíbula é a localização mais comum. A região periapical é o epicentro das lesões que são contidas no processo alveolar. A DOF apresenta uma borda bem definida e esclerótica ou bem definida e comcápsula fibrosa (halo radiolúcido) quando as lesões são maduras; com densidade que varia de uma área radiolúcida e radiopaca (mista) até completamente radiopaca, pode deslocar o canal mandibular para uma posição inferior, o assoalho do seio maxilar para uma posição superior,causar expansão das corticais ósseas externas, a lâmina dura e o espaço do ligamento periodontal tornam-se indistintos e as raízes dos dentes associados podem apresentar graus variados de ipercementose que pode se fundir com as áreas radiopacas da lesão. O movimento dentário é um resultado de eventos biológicos e estudos apontam que os fibroblastos parecem ativar células ósseas vizinhas sendo responsáveis pela remodelação da matriz periodontal, mas podem também estar ativamente envolvidos na regulação da atividadedas células que remodelam o osso alveolar como os osteoblastos. E apesar das lesões fibroósseas doa maxilares afetarem a atividade osteoblástica e sua proliferação, estudos sugerem uma resposta normal do osso displásico às forças ortodônticas e, assim, a possibilidade de um tratamento ortodôntico. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre o tratamento ortodôntico de pacientes com DOF, bem como o relato de um caso clínico referente a tal situação.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Helmar Simoes Garcia

Há terras para plantar neste verão? O Assentamento Tapera e a reprodução do espaço (e da vida) na luta pela terra

A questão agrária no Brasil, a luta pela terra, a produção, a identidade e a cultura camponesas, como estratégias de enfrentamento à moderna racionalidade de produção capitalista do espaço, se traduzem no tema central dessa pesquisa. Este estudo procura refletir sobre os processos nos quais foi criado o Assentamento Tapera: sobre a espacialização do capital no território norte mineiro e as consequentes resistências a uma nova racionalidade de produção do espaço. Tendo como centro a discussão sobre as estratégias construídas de maneira mais geral na luta pela terra e, mais especificamente, na luta pela terra na antiga Fazenda Tapera, que veio dar origem ao Assentamento, procuramos contextualizar sua criação e desenvolvimento no contexto de uma luta que é mais geral e mais ampla. As investigações foram norteadas pelas produções teóricas assentadas no materialismo dialético, sobre a produção do espaço, questão agrária, luta pela terra, identidade e cultura camponesa, tendo como apoio o conceito de território. As técnicas de pesquisa pautaram-se especialmente nas entrevistas e conversas com os camponeses do Assentamento Tapera e ainda, posseiros (remanescentes da antiga fazenda), também com técnico do CANNM, além de pesquisa documental do INCRA, registro em fotos contemporâneas e antigas. As pesquisas de campo para a produção desse estudo foram realizadas entre 2007 e 2009, período em que se buscou observar as estratégias de produção material e imaterial daqueles camponeses, suas novas lutas e suas estratégias de enfrentamento político. A partir da reflexão proporcionada pela investigação teórica e empírica, na busca pela compreensão da luta pela terra, também encontramos o sujeito camponês e seu modo vida. E, ainda, como este modo de vida, sustentado no saber do camponês se constitui, mais que elemento de resistência, como condição de reexistência diante do embate de forças desiguais entre o grande capital que se espacializalterritorializa no Norte de Minas e os camponeses que lutam pelo direito de re-existir e que, a partir da resistência e pela luta também se territorializam.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Maria das Gracas Martins Bibiano

Trabajo docente y políticas institucionales en la Universidad Nacional de Rio Cuarto, Argentina, 2011-2015

Esta investigación analiza el Trabajo de los Docentes de la Universidad Nacional Río Cuarto (UNRC) localizada en Argentina y la puesta en práctica del proyecto de gobierno del rectorado por parte de la agrupación política: Corriente por una Nueva Universidad que asume el gobierno del rectorado en el mes de mayo de 2011 hasta 2015. El proyecto de esta conducción propone recuperar el carácter Público de la institución para producir transformaciones que reivindiquen una ética que dé sentido a una universidad popular, democrática, emancipadora y latinoamericana, siendo el Movimiento Decolonial un referente. La investigación fue realizada entre marzo de 2013 y marzo de 2015 a través de observaciones directas en el campo, de recolección y análisis documental, de aplicación de cuestionarios y entrevistas semi-estructuradas, realizadas a una parte del equipo que constituía la conducción del rectorado, en el período 2011 a 2015, y a un grupo de profesores en ejercicio, de las facultades pertenecientes al personal docente de la UNRC. El estudio se caracteriza como exploratorio porque intenta acercarse a la realidad de un contexto determinado, con foco en el trabajo de los docentes de la UNRC. Es descriptivo dado que procura examinar continuidades y transformaciones e identificar tensiones y conflictos emergentes durante el proceso de gobierno de dicha agrupación como colectivo de conducción del rectorado. Resulta relevante la estrategia de reconstrucción de las acciones promovidas por el colectivo en su contexto político-social desde el método histórico a los fines de comprender una realidad compleja sujeta a un proceso de transformación. Entre los hallazgos de la investigación se destacan como constataciones más significativas: la disputa desigual entre un modelo de universidad hegemónico y otro que se propone la construcción de alternativas contra hegemónicas. En ese contexto, encontramos la coexistencia de lógicas y acciones contradictorias, que provocan tensiones entre el grupo de conducción y el del conjunto de docente. Como telón de fondo, el trabajo docente en la universidad se caracteriza por la fragmentación y consecuente pérdida de autonomía, cuya recomposición requiere más tiempo que los cuatro años de una conducción en el gobierno institucional. Este estudio intenta ser una contribución al corpus de conocimientos sobre el trabajo de los docentes y las políticas decididas al respecto por parte de las autoridades de las universidades públicas de Argentina.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Ana Maria Sagrario Tello

Sertanejas conectadas: autonomia e escrita de si de mulheres do Sertão do Piauí no Facebook

Esta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar a exposição e os relatos elaborados por sertanejas piauienses na rede social Facebook, identificando possíveis articulações entre o processo de enunciação verbo-imagético e a construção de um devir autonômico. Mais especificamente, foi analisada a escrita de si das mulheres que residem na região do município de Guaribas, no Sudoeste do Piauí, onde foram coletados dados e entrevistas durante três visitas (2014, 2015 e 2017). Entender de onde falam essas mulheres, a recente chegada concomitante de diversos meios de comunicação e como isso as impacta. Faz-se imprescindível nomear as desigualdades de gênero descritas por elas e observadas no processo de pesquisa, as peculiaridades do cotidiano e da escrita em uma rede como o Facebook. Baseamo-nos nos métodos da netnografia (KOZINETS, 2002; 2010) e da teoria fundamentada (ALLAN, 2003), a partir de ferramentas como entrevistas semiestruturadas, observações e construção de um diário de campo. Metodologicamente inspirada pela virada afetiva (MORICEAU; MENDONÇA, 2016), esta investigação parte de sensações, reações, afetações, vivências e alterações que experienciamos (MORICEAU; MENDONÇA, 2016), além de partir também de perspectivas interseccional (CRENSHAW, 2002; COLLINS, 2017; DAVIS, 2015) e tecnodiscursiva (PAVEAU, 2015). Fazemos uma proposição alternativa do conceito de autonomia, partindo de uma relação entre capacidades, escolhas, possibilidades e habilidades, mas que também envolve os afetos, a ressignificação de vulnerabilidades e o reconhecimento do lugar de fala das sertanejas guaribanas; são falas e escritas marcadas por atravessamentos de poder. As sertanejas observadas nesta pesquisa lidam com opressões que transbordam as questões de gênero e que também se relacionam, dentre outros elementos, com um padrão de beleza socialmente construído que não atende ao seu biótipo, às suas características raciais, ou com questões de origem patriarcal que atingem diversas mulheres de diferentes classes. Além disso, aspectos como o contexto geográfico rural e geopoliticamente periférico, a força da influência das religiões cristãs e a construção da maternidade tornaram-se aspectos tão importantes quanto classe e raça para entender as questões de gênero no Sertão. A dimensão política do aparecer dessas mulheres se reinventa ao longo das apropriações, da criatividade que pode permear o sentimento de serem agentes criadoras do traçado do seu ser no mundo, ao elaborarem um olhar, um enquadramento e uma narrativa sobre si mesmas.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Tamires Ferreira Coêlho

Percurso assistencial das crianças avaliadas pelo serviço de referênciade triagem auditiva neonatal do Hospital Sofia Feldman no período de2010 a 2011

Introdução: Programas de triagem auditiva neonatal (TAN) estão sendo implantados em todo o mundo, objetivando a detecção precoce de deficiência auditiva no neonato. A avaliação desses programas torna-se ferramenta importante para o controle de qualidade da assistênciaprestada bem como para possibilitar ações corretivas das esferas de gestão das políticas públicas de saúde. Objetivos: investigar o percurso assistencial das crianças avaliadas em um Serviço de Referência de Triagem Auditiva Neonatal (SRTAN) de Belo Horizonte e analisaros diferenciais intraurbanos, associados ao resultado da TAN, tendo como referência o Índice de Vulnerabilidade à Saúde. Métodos: Foram analisadas as informações das crianças avaliadas pelo SRTAN no período de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011. A pesquisa foidividida em duas etapas. Na primeira os resultados do SRTAN foram avaliados tendo-se como parâmetro os indicadores de qualidade propostos pela American Academy of Pediatrics (1999) e pelo Joint Committee on Infant Hearing (2007). Foram empregados os testes Quiquadrado e Kruskal-Wallis para estudo da associação entre as variáveis. Na segunda etapa, composta de amostra apenas das crianças residentes em Belo Horizonte, o Índice de Vulnerabilidade à Saúde (IVS) do setor censitário de cada criança foi obtido porgeorreferenciamento de seu respectivo endereço. Foi realizada análise multivariada, utilizando-se a técnica de árvore de decisão e um modelo estatístico para cada variável resposta. Foi também elaborado um mapa temático de pontos representando a distribuição espacial das crianças avaliadas pelo programa de triagem auditiva neonatal. Resultados:Foram avaliados 6.987 neonatos. As taxas de encaminhamento para reteste, adesão ao reteste e encaminhamento para diagnóstico foram de, respectivamente, 8,0%, 71,9% e 2,1%. O absenteísmo na fase do reteste correspondeu a 28,1% e não foi associado com a procedênciaou com a idade da criança no momento da triagem auditiva. Na fase de reavaliação, o absenteísmo correspondeu a 73,6% das crianças encaminhadas. A mediana de idade das crianças, no momento da triagem auditiva neonatal, foi de 23 dias, sendo que 65% delas foram avaliadas nos primeiros 30 dias de vida. O risco de a criança com Indicador de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA) falhar na TAN foi 2,4 vezes maior do que o da criança sem IRDA (IC 95% = 2,0 - 3,0). Foi observado também que as crianças do grupo que falhou na TAN possuíam idade superior às do grupo que passou (p<0,0001). Considerando a amostra da segunda etapa, a probabilidade de falhar na TAN para as crianças residentes em áreas de IVS muito elevado e sem IVS foi 1,5 vezes maior do que para as crianças residentes nas demais áreas. Para as crianças que residem em áreas de IVS baixo, médio e elevado e fizeram a TAN após os 30 dias de vida, a probabilidade de falhar na TAN foi 2,1 vezes maior nas crianças que apresentam IRDA (17,2%), em relação às sem IRDA (8,1%). Observou-se distribuição heterogênea entre as regiões do município, tanto de crianças avaliadas quanto de falhas na TAN. Conclusão: Os determinantes sociais de saúde influenciam no resultado dacriança no programa de TAN. Tornam-se, portanto, necessárias ações intersetoriais nas áreas de maior vulnerabilidade à saúde para possibilitar a redução das iniquidades e assegurar o direito à saúde auditiva a toda população infantil do município. Quanto aos resultados do SRTAN, foram alcançados três dos quatro indicadores avaliados. Ressalta-se a necessidade de ações estratégicas para se aumentar o número de crianças avaliadas nos primeiros 30 dias de vida. A ausência de sistemas de informação integrados entre os serviços de triagem ediagnóstico inviabiliza o conhecimento do número de crianças com deficiência auditiva, detectadas e tratadas precocemente

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2022-12-06T15:41:03Z

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Gabriela Cintra Januario

Investigações relativas ás linhas de transmissão horizontal e vertical de perdas elevadas

O presente trabalho apresenta os resultados de experimentos em laboratório e de avaliações nos domínios do tempo e da frequência, elaborados no sentido de melhor compreendermos os desempenhos eletromagnéticos das linhas de transmissão horizontais e verticais de perdas elevadas, e com isto, agregarmos conhecimento sobre os processos de acoplamento entre o canal da descarga atmosférica e as instalações elétricas terrestres. Foram utilizados, nos experimentos práticos, geradores de sinais impulsivos, geradores de sinais harmônicos de freqüências compreendidas entre 5 MHz a 100 MHz, excitando linhas de transmissão horizontais e verticais com altas perdas, sendo estas construídas com associação de resistores em série. Os testes práticos foram realizados nas dependências do Laboratório de Extra Alta Tensão da UFMG, no Laboratório de Antenas da PUC-MINAS, Campus do Coração Eucarístico e na Câmara Blindada Anecóica Eletromagnética da FIAT Automóveis em Betim. Para a obtenção das medidas laboratoriais foram utilizados osciloscópios digitais e analisador de rede - 'Network Analyzer'. Para os cálculos e avaliações no domínio do tempo foi utilizado o software 'ORCAD' e, no domínio da freqüência, as ferramentas Transformadas Direta e Inversa de Fourrier, através do software 'Mathcad', para a operacionalização das mudanças de domínios. Os resultados práticos e teóricos obtidos foram então confrontados, permitindo análises e conclusões sobre o desempenho das linhas de transmissão horizontais e verticais de altas perdas, incluindo suas distribuições de correntes elétricas impulsivas e harmônicas e seus parâmetros de propagação.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Ronaldo Kascher Moreira

O gesto do arranjador na música popular

Este trabalho apresenta uma análise da atividade dos arranjadores no campo da música popular, com fins a verificar o papel dos arranjos como importante vetor de desenvolvimento da linguagem dentro deste universo. Com base em conceitos colhidos na teoria do Dialogismo, do linguista Mikhail Bakhtin, na teoria da Hibridação, do antropólogo Néstor Garcia Canclini, em pesquisas acadêmicas sobre arranjo, bem como em discursos de alguns músicos não-acadêmicos, a dissertação oferece uma observação acerca dos elementos constituintes e posteriores desdobramentos dos trabalhos de alguns arranjadores que realizaram fusões transformadoras no campo da música brasileira popular, em especial aqueles que tomaram a música e a cultura afro-brasileira como matéria prima ou base dessas fusões. Com um enfoque mais particular nos arranjos de Letieres Leite, escritos para sua Orkestra Rumpilezz, o trabalho traz ainda dois destes arranjos analisados à luz dos conceitos aqui relacionados.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Rafael Andrade Martini

Geotectônica e evolução crustal das faixas Rio Preto e Riacho do Pontal, estados da Bahia, Pernambuco e Piauí

As faixas Rio Preto e Riacho do Pontal são parte do extenso sistema orogênico Brasiliano / Pan-Africano do Supercontinente Gondwana Ocidental no Nordeste do Brasil, se estendendo por aproximadamente 600 km na direção SW-NE nas margens noroeste e norte do Cráton do São Francisco. A Faixa Rio Preto é composta pela Formação Formosa (xisto, quartzito, anfibolito), provavelmente depositada em uma bacia retro-arco paleoproterozóica (~1.9 Ga) e, portanto, parte do embasamento da faixa dobrada; e pela Formação Canabravinha (metadiamictito, metagrauvaca, metaturbidito), que representa o preenchimento de uma bacia rift neoproterozóica (900-600 Ma). A deformação brasiliana ocasionou a inversão da bacia intracontinental e gerou uma estrutura complexa em leque assimétrico de dupla vergência, entre 600 e 540 Ma atrás. A Faixa Riacho do Pontal pode ser subdividida em três domínios tectono-estratigráficos, de norte para sul: as zonas Interna (núcleo metamórfico), Central (ofiolítica) e Externa (thrust-and-fold belt). A Zona Interna contém importantes intrusões de augen-gnaisse de idade toniana (Suíte Afeição, 1000-960 Ma) que podem representar uma continuação do Cinturão Cariris Velhos, a nordeste. A Zona Central, cujas características geofísicas são muito similares às de zonas de sutura pré-cambrianas, é caracterizada pelo Complexo Monte Orebe, composto principalmente por metabasaltos e rochas metassedimentares de ambiente marinho profundo. Dados Sm-Nd sugerem uma idade de extrusão dos protólitos dos metabasaltos em torno de 820 Ma. Valores iniciais positivos de Nd(t) = +4.4 e razões 147Sm/144Nd acima da razão condrítica indicam uma fonte de manto empobrecido, o que, conjuntamente à química do tipo T-MORB, semelhante aos ofiolitos relacionados à zonas de subducção, sugere que os metabasaltos representam remanescentes obductados de uma crosta oceânica neoproterozóica. A Zona Externa é caracterizada pelo sistema de nappes Casa Nova, composto por duas unidades, da base para o topo: A Formação Barra Bonita, uma sequência plataformal que representa parte da margem passiva norte do Cráton do São Francisco; e a Formação Mandacaru, uma sequência turbidítica do tipo flysch, depositada em uma bacia de margem ativa há aproximadamente 630 Ma atrás. Toda a faixa dobrada é intrudida por granitóides sin a pós-colisionais de idade Neoproterozóica tardia (~630-540 Ma). A Faixa Riacho do Pontal provavelmente representa um ciclo de placas tectônicas completo no Neoproterozóico tardio, envolvendo a colisão do Cráton do São Francisco com a porção extremo oeste do bloco de Pernambuco Alagoas, a norte. Esta interpretação diverge de visões da Província Borborema como um bloco coerente desde o Paleoproterozóico (parte do Supercontinente Atlântica) sugerindo, ao invés, um ambiente dinâmico onde múltiplas placas interagiram para formar esta porção do Supercontinente Gondwana Ocidental.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Fabricio de Andrade Caxito

 "Nossa! Nunca imaginei preparar uma aula desse jeito": os letramentos críticos na formação inicial de professores de língua inglesa

Esta pesquisa buscou investigar e criar conhecimento sobre as oportunidades para a promoção dos letramentos críticos em um programa de formação de professores, em uma universidade federal em Minas Gerais. Para tanto, uma questão crucial neste estudo é: Como os letramentos críticos podem viabilizar a expansão de perspectivas (MONTE-MÓR, 2009), bem como uma prática crítico-reflexiva no contexto da formação inicial de professores? Os quatorze participantes de pesquisa são alunos da graduação que cursavam uma disciplina de estágio supervisionado. Por meio de uma pesquisa ação colaborativa, dentro de uma abordagem qualitativa para a análise e discussão dos dados, o estudo aponta para a necessidade de uma formação crítico-reflexiva na sala de aula da universidade e um ensino com vistas à expansão de perspectivas. Isso se evidencia, mais ainda, no estágio supervisionado por seu protagonismo na formação inicial de professores. Desse modo, é preciso oferecer mais suporte para os alunos da graduação e novas perspectivas educacionais a fim de que o estágio seja, realmente, significativo, relevante e apreciado por eles. Além disso, os letramentos críticos, no caso de nosso estudo, foram cruciais para que os alunos participantes pudessem experimentar outros meios de se ensinar e aprender a língua inglesa na escola regular, bem como conceber, na prática, uma formação cidadã.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite

Abordagem proteômica para identificação de fatores de virulência em duas cepas de Leishmania infantum

Leishmania infantum, sinonímia com L. chagasi, é o protozoário responsável pela Leishmaniose Visceral nas Américas e na Europa, uma doença grave, podendo ser fatal se não tratada. Os casos humanos variam desde infecção sub-clínica, com um número indeterminado de assintomáticos em áreas endêmicas, até um quadro crescente de co-infecção com HIV e alta letalidade em crianças. Em cães, a doença é severa, caracterizada por crônica e progressiva caquexia, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia, onicogrifose e pancitopenia. Porém, menos de 60% dos cães infectados apresentam sinais clínicos da doença, sugerindo que tanto fatores do hospedeiro quanto do parasito podem estar envolvidos na variabilidade clínica da doença. Assim, devido a sua importância e diversidade clínico-epidemiológica em nosso país, o estudo de fatores de virulência em L. infantum mostra-se bastante promissor para um melhor entendimento da relação parasito-hospedeiro. Neste estudo, inicialmente foi caracterizada a virulência entre duas cepas de L. infantum (BH46 e BH400) e em seguida foi comparada a expressão diferencial de proteínas entre as cepas. Dessa forma, através de eletroforese bidimensional e Differential Gel Electrophoresis (DIGE), foram avaliados os perfis proteômicos das formas promastigota entre as diferentes cepas. Posteriormente, as proteínas foram identificadas por Espectrometria de Massas. Essas análises nos permitiram selecionar e identificar proteínas possivelmente associadas à diferença de virulência entre as cepas BH46 e BH400, entre elas estão a Triparredoxina, S-Adenosil Homocisteina Hidrolase, HSP- 70, Metalo-Peptidase, Clan MA(E), Família M3, Enolase, Fosfomanomutase, Peroxirredoxina, proteína 14-3-3 like, proteína Rab 1 ligante à GTP e KMP-11. Através da predição da rede de interações entre as proteínas, foi observado que muitas vezes as proteínas descritas como envolvidas na virulência interagem entre si, tornando importante o estudo de todos os complexos proteicos globais do organismo, e não apenas uma proteína individualmente. Assim, a caracterização de fatores envolvidos com a diferença de virulência entre BH46 e BH400 permitirá um melhor entendimento sobre a relação parasito-hospedeiro.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Luiz Carlos Fialho Júnior

Pré-operação de centros de controle de transmissão e geração de energia elétrica: procedimento para validação de manobras de equipamentosda rede elétrica

A Pré Operação dos Centros de Controle possui importância destacada, pois é dela a responsabilidade de preparar Roteiros de Manobras em equipamentos do sistema elétrico e atualizar as condições para desligamento e energização de equipamentos, subsidiados por Instruções Operativas, que são baseadas em estudos elétricos e energéticos. Estes roteiros são elaborados para indicar ao executor, no caso um despachante de um Centro de Operação, as ações de desligamento e energização de equipamentos do sistema elétrico. Tal elaboração é de grande responsabilidade e complexidade, pois requer a preocupação de não haver erros na sequência de cada manobra, os quais podem causar graves danos a pessoas, equipamentos e meio ambiente. Apesar da grande importância e riscos envolvidos em uma sequência de manobras, o assunto ainda não é estudado como deveria, em parte devido à enorme dificuldade de pesquisa do tema. É neste cenário que se verifica a importância do desenvolvimento de procedimentos para validar as sequências ditadas pelos Roteiros de Manobras, trazendo maior segurança para a pré-operação, na sua preparação, e fornecendo à equipe de tempo real um produto já testado e pronto para a execução. Diante do exposto, pode-se caracterizar de forma mais direta, o objetivo específico deste trabalho: elaborar uma proposta de procedimento a ser adotado na pré operação, para validar os Roteiros de Manobras, integrando algumas ferramentas de apoio à operação, visando a implementação segura do Roteiro de Manobras em tempo real. A estratégia é aplicada a um centro de operação de empresa de energia elétrica nacional.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Alexandre Pinto da Silva

Tramas da cordilheira: tessituras entre identidade e cinema documentário contemporâneo na região andina a partir de características estilísticas

Este trabalho procura pelas relações possíveis entre estudos teóricos sobre a identidade latino americana na contemporaneidade e o cinema documentário produzido nos países da região andina nesta primeira década do Século XXI. Pela análise de características estilísticas do documentário Nostalgia de la luz (Chile, França, Alemanha, 2010) de Patrício Guzmán, tomamos como referência a análise histórica do estilo proposta por Bordwell (2009) e procuramos identificar as tessituras possíveis de se estabelecer entre o homem andino encenado e os estudos acerca de identidade latino-americana empreendidos por autores dos estudos culturais, como Martin-Barbero e Canclini. Ainda tomando as ideias de Bordwell nossa análise se centra na observação sistemática de três elementos da mise-en-scène do filme: 1) atuação dos atores; 2) cenários e 3) enquadramentos, que compõe nossos operadores analíticos. Assim, indo do produto midiático cinema documentário para as relações desse com a cultura propomos uma forma de entender o audiovisual como expressão da cultura, como cenário, objeto e agente das práticas sociais na contemporaneidade. Em suma, procuramos aqui observar as encenações do homem andino e os traços de sua identidade postos em cena em documentários realizados em um contexto e lógicas de produção especificas.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Cláudia Regina Adriazen Lapouble

Estudantes estrangeiros no Brasil: reflexões sobre questões interculturais e suas análises em sala de aula de PLE

Este trabalho pretende identificar e analisar as interpretações culturais expressas em interações conversacionais entre intercambistas, no começo e final de sua experiência, no Brasil. A partir das reflexões dos estudantes é feita uma análise do processo de compreensão dos novos códigos culturais brasileiros e os confrontos com suas culturas de origem. Em seguida, é analisado como professores de português como língua estrangeira (PLE) abordariam algumas das imagens construídas da cultura estrangeira em sala de aula, buscando focalizar a dimensão intercultural no ensino aprendizagem de PLE. O banco de dados é constituído por: a) filmagens e transcrições de duas interações com os estudantes, no começo e no final de sua experiência de intercâmbio; b) entrevistas, gravadas em áudio, com professoras de PLE, utilizando como recurso, trechos da filmagem com os estudantes; c) questionários distribuídos a um grupo de cinquenta intercambistas. A análise das interações foi feita no nível pragmático e semântico, partindo de um pano de fundo teórico nos níveis micro e macro em cominicação intercultural

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2022-12-06T15:41:03Z

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Monique Nascimento Longordo

Cinética e proposta de análise da temperatura da pele de membros inferiores em atletas de futebol profissional

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2022-12-06T15:41:03Z

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Alex de Andrade Fernandes

Desafios e problemas no ensino fundamental: a experiência do Projeto de Extensão Descobridores da Matemática - Problemas de Olimpíada de Matemática para Crianças

O presente artigo refere-se ao Projeto de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais denominado Descobridores da Matemática - Olimpíada de Matemática para Crianças, que propõe um trabalho conjunto entre o Instituto de Ciências Exatas-ICEx mais especificamente como o Departamento de Matemática, Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (CP/EBAP) e a Faculdade de Educação (FaE/UFMG), com foco nas crianças que cursam do 3º ao 6º ano do ensino fundamental. O projeto prevê a pesquisa, análise e criação de problemas e desafios adequados à faixa etária, análise das estratégias desenvolvidas pelas crianças para resolvê-los e análise de sua utilização em sala de aula, abrangendo assim atividades de ensino, pesquisa e extensão. As ações realizadas envolvem professores das unidades citadas, alunos de graduação, especialmente licenciandos em Matemática e Pedagogia. Além disso, dentre os objetivos específicos do projeto destaca-se a construção de um banco de possibilidades de desafios e problemas a ser disponibilizado para docentes das redes de ensino interessadas. A metodologia de trabalho é experimental e compreende etapas como: a) encontros semanais em que os graduandos selecionam ou criam desafios/problemas matemáticos que são compartilhados com seus respectivos orientadores (professores do CP e do ICEx); b) aplicação dos desafios/problemas selecionados para os grupos de crianças e adolescentes do CP, organizados em pequenos grupos denominados GTDs – grupo de trabalho diferenciado; c) análise das soluções e estratégias produzidas pelos estudantes em encontros de formação geral em que os coordenadores e licenciandos discutem e sistematizam o conhecimento produzido; d) divulgação dos resultados por meio de publicações e participação em eventos científicos. Dentre os debates que permeiam as ações formativas destaca-se as metodologias e formas de organização do trabalho pedagógico aspectos que merecem destaque e serão priorizadas no presente artigo. Espera-se que, estas reflexões possam contribuir para consolidar algumas pistas para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem da matemática no ensino fundamental.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Ariadne Beatriz Medina Lopes Martins Rúbia Karoline Aparecida Vieira Seme Gebara Neto Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

O ensino do desenho na educação infantil

Esta monografia se trata de um estudo feito acerca do ensino do desenho na educação infantil. Além de uma breve trajetória sobre o ensino do desenho no Brasil, também traz um estudo de caso onde foram realizadas quatro aulas com propostas diferentes. O objetivo desta pesquisa foi oferecer metodologias que contribuam para o desenvolvimento de capacidades dos alunos e também observar a evolução e fases dos desenhos destes alunos.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Juliana de Souza Carvalho

Capacitação sobre os riscos de gravidez na adolescência

A gravidez é considerada um importante momento psicossocial a qualquer idade, mas a adolescência tem uma série de situações que podem atentar tanto contra a saúde da mãe como a do filho. Através da Estratégia de Saúde da Família, foi observado um aumento no número de morbidades e complicações na população de adolescentes grávidas, na nossa área de abrangência. Mediante esse cenário, o objetivo foi capacitar à população e os profissionais de saúde sobre os riscos da gravidez na adolescência para melhorar o acompanhamento das adolescentes grávidas na Vila Lagoinha. O projeto seguiu os passos do Planejamento Estratégico Situacional, foi determinado o problema de saúde prioritário pela equipe de saúde da família da Vila Lagoinha; foram usados os dados dos cadastros das famílias Para a revisão bibliográfica foram consultados textos sobre gravidez na adolescência, mudanças psicológicas relacionadas com essa etapa da vida, assim como os dados dos prontuários clínicos das adolescentes grávidas da Unidade Básica de Saúde do último ano, documentos públicos e outras fontes. A equipe de saúde em conjunto fez a determinação dos seguintes nós críticos: insuficiente nível de informação sobre comportamento sexual responsável; estilos de vida sexual irresponsável em adolescentes; deficiente estrutura dos serviços de saúde para afrontar o problema da gravidez na adolescência; equipes de saúde da família sem protocolo de acompanhamento para gravidas adolescentes. Após a efetivação das ações, conclui-se que com a implantação das atividades do plano de ação as adolescentes grávidas possa melhorar seus conhecimentos e prevenir complicações.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Lily Torriente Castillo

O canto espontâneo da criança de três a seis anos como indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical

A partir da observação de crianças entre três e seis anos, associada à audição de sua música espontânea, foi levantada a seguinte questão: é possível que o canto espontâneo da criança possa ser considerado um indicador de seu desenvolvimento cognitivo-musical e, portanto, uma forma de representação, tal qual o desenho e a linguagem. Como referencial teórico, adotamos as idéias de Howard Gardner (1973), Hans Joachim Koellreutter (1984), Keith Swanwick (1988) e David Hargreaves (1996), sobre o desenvolvimento musical. A psicologia cognitiva piagetiana foi a principal fundamentação teórica para as investigações acerca das relações entre o canto espontâneo e o desenvolvimento cognitivo da criança. Como recurso metodológico, recorremos primeiramente à análise de produto. Foram selecionados quinze cantos espontâneos, os quais foram analisados musicalmente por seis jurados independentes. Destes dados, foi elaborada a análise de conteúdo de natureza qualitativa da qual emergiram padrões musicais, amplamente justificados pela fundamentação teórica levantada. Os dados apontaram para existência de um curso evolutivo previsível do canto espontâneo, desde os balbucios até as canções transcendentes, o que indica sua relação com o desenvolvimento cognitivo-musical da criança.

Year

2022-12-06T15:41:03Z

Creators

Maria Betania Parizzi Fonseca

Ensaio clínico randomizado fase III da eficácia do betanecol no tratamento da xerostomia em pacientes com neoplasias malignas das vias aerodigestivas superiores submetidos à radioterapia

O objetivo deste estudo foi verificar se o uso do betanecol durante a radioterapia para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço previne a xerostomia e diminuição do fluxo salivar induzidos pela radiação, em comparação com a saliva artificial. Os pacientes que iriam iniciar a radioterapia foram aleatoriamente divididos em dois grupos: betanecol (Grupo 1) e saliva artificial (Grupo 2). Os medicamentos foram administrados concomitantemente à radioterapia A saliva total em repouso (STR) e a saliva total estimulada (STE) de cada paciente foram coletadas em quatro estágios diferentes: basal, durante, imediatamente após e ao menos dois meses após o término da radioterapia. Sempre que a saliva era coletada a xerostomia era avaliada por meio da escala visual analógica (EVA). Além disso, era perguntado aos pacientes se eles sentiam a boca seca. Um total de 43 pacientes foi randomizado neste ensaio clínico. Os grupos eram semelhantes quanto à Idade, gênero, local do tumor primário, estadiamento do tumor, esquema de tratamento, equipamento de radioterapia e campo de irradiação. A STR imediatamente após a radioterapia foi significantemente maior no grupo 1 (p=0.03). Os demais valores de fluxo salivar foram sempre maiores no grupo 1, porém sem significância estatística. Além disso, os valores de EVA eram menores a queixa de xerostomia menos prevalente no grupo 1, novamente sem significância estatística. O uso do betanecol durante a radioterapia para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço está associado a maiores valores de STR imediatamente após a radioterapia, em comparação a um grupo semelhante de pacientes que não haviam usado betanecol.

Year

2022-12-06T15:41:03Z

Creators

Bruno Correia Jham

Algoritmos para controle de densidade em redes de sensores sem fio

O Controle de Densidade Dinâmico em Redes de Sensores sem Fio é uma das maneiras mais exploradas para se utilizar os recursos escassos dessas redes de forma eficiente e contribuir para aumentar seu tempo de vida. Neste trabalho os modelos e algoritmos propostos para controle de densidade devem garantir a cobertura da área demonitoramento e a conectividade entre os nós ativos, minimizando aenergia consumida pelos nós. O problema é abordado de duas maneiras: multi-período e periódica. As duas abordagens se complementam e contribuem para o desenvolvimento de uma ou mais soluções que melhor se adaptem à realidade das redes de sensores. Entre as estratégias utilizadas no trabalho destacam-se modelos de Programação Linear Inteira, Relaxação e Heurística Lagrangeanas e Heurísticas.

Year

2022-12-06T15:41:03Z

Creators

Fabiola Pereira da Silva Guerra