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Inovação e dinâmica organizacional: novas perspesctivas em recursos humanos estudo com organizações na Serra do Cipó MG

Esta tese descreve e analisa o fenômeno da inovação no contexto da Serra do Cipó, Minas Gerais, a partir de elementos da dinâmica organizacional e de sua articulação com a dimensão recursos humanos. Utilizando de marco teórico sobre inovação, inovação social e visão baseada em recursos e considerando os estudos nos campos da gestão de recursos humanos e da dinâmica organizacional, adotou-se como estratégia metodológica o estudo empírico de natureza qualitativa no setor econômico do turismo da região escolhida. A coleta de dados consistiu, inicialmente, no levantamento preliminar acerca da experiência turística. Foram utilizadas, também, observações participantes e entrevistas semiestruturadas em campo com atores diretamente ligados à lógica local. Os resultados obtidos sinalizaram: a diversidade de experiências, visões de mundo e formação dos recursos humanos, juntamente com a definição de processos de gestão e de liderança; a motivação intrínseca do indivíduo e o comprometimento dele; a cooperação, ou colaboração, entre os atores a partir do associativismo ou da construção de espaços para a interação (conselhos, reuniões públicas de interesses coletivos). O empreendedorismo e a noção de sustentabilidade associada a ele contemplaram, basicamente, as novas perspectivas em recursos humanos encontradas, abrindo possibilidades para o avanço da pesquisa na direção do desenvolvimento de tecnologias sociais

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2022-12-06T15:41:03Z

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Glauciene Silva Martins

Uma proposta de ensino de ciências direcionada para as crianças de cinco anos de idade da educação infantil, envolvendo a metodologia do ensino de ciências por investigação e o teatro

Este trabalho descreve e analisa uma proposta de ensino de ciências direcionada para as crianças de cinco anos de idade da Educação Infantil, envolvendo a metodologia do Ensino de Ciências por Investigação e o teatro. A pesquisa foi realizada em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) de Belo Horizonte. A metodologia do trabalho se traçou pelo desenvolvimento de uma intervenção na prática pedagógica da sala de aula pesquisada com o intuito de oferecer aos alunos atividades que os levassem a compreensão sobre o tema desenvolvimento das plantas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a gravação de vídeos, áudios, anotações no caderno de campo e entrevista com a professora da turma. Para a análise da proposta, observamos as filmagens e refletimos sobre: 1º) o papel da pesquisadora1 na condução das aulas; 2º) a participação dos alunos no desenvolvimento das aulas, enfatizando na curiosidade que eles apresentaram nas atividades; 3º) o potencial da aplicabilidade de atividades investigativas para crianças pequenas e; 4°) as contribuições da experiência do Jogo Dramático Infantil como ferramenta didática na Educação Infantil. Como resultado dessa investigação verificamos que a metodologia do Ensino de Ciências por Investigação é aplicável para crianças de cinco anos, fator crucial que estimulou a curiosidade e o interesse das crianças. Os alunos mostraram-se totalmente envolvidos e participativos nas atividades, tanto nas atividades do ensino de ciências, quanto nas atividades relacionadas ao teatro. Ainda observamos que, para uma atividade que visa o ensino, o jogo dramático infantil contribuiu para a contextualização do assunto estudado. No decorrer desta dissertação descrevemos como foi o desafio da professora dos anos finais do Ensino Fundamental, mediar atividades para crianças da Educação Infantil. Atendendo a especificidade do PROMESTRE, que é um programa de mestrado profissional, apresentamos como produto a proposta de ensino adaptada após aplicar, avaliar e refletir sobre a mesma. Direcionamos esse produto para profissionais da área das Ciências que desejam trabalhar com crianças na Educação Infantil.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Pollyanna Mara de Souza Carvalho

O letramento escolar na dinâmica das práticas de leitura e de escrita em uma sala de aula do 3º ano do 1º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte

Os temas leitura, escrita, alfabetização e letramento são constantes nas pautas educacionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Entretanto, observamos que há ainda muitos desafios para que possamos ter todas as crianças ao final do 3º ano do 1º Ciclo (objetivo estabelecido pelos sistemas federal, estadual e municipal de ensino) com as competências mínimas, definidas no currículo, relacionadas à leitura e à escrita. Nessa direção, é que este trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica das práticas de leitura e de escrita vivenciadas em uma turma do 3º ano do 1º Ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte e sua relação com os pressupostos teóricos da alfabetização, na perspectiva do letramento. Os objetivos específicos foram definidos pensando em investigar as relações estabelecidas entre leitura e escrita no trabalho pedagógico do professor; bem como naquelas estabelecidas pelos alunos dentro e fora do contexto escolar. Buscamos com a revisão de literatura tratar temas que pudessem embasar as análises a serem realizadas posteriormente. Os assuntos escolhidos tratam questões referentes às relações estabelecidas entre escolarização e alfabetização; alfabetização e letramento; letramento e leitura; letramento, escrita e oralidade; texto, leitura e escrita. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de março a setembro de 2018 e contou com a nossa presença em sala de aula através da observação participante. Com a análise de notas de campo, vídeos, fotografias, entrevistas e análise documental, procuramos tratar os dados coletados à luz da revisão de literatura levantada e outros referenciais teóricos consultados. As conclusões apontam que a professora, em seu trabalho com a leitura e com a escrita, é capaz de relacionar sua prática aos pressupostos teóricos da alfabetização e do letramento, redimensionando o planejamento realizado, sempre que necessário. Quanto aos alunos e sua relação com a leitura e com a escrita, os resultados mostram que o interesse ou não em realizar as atividades propostas pela professora tem relação com o nível de dificuldade encontrada ao compreender a tarefa solicitada e que o apoio e incentivo dos pais ou responsáveis, quanto à realização do Para Casa, bem como quanto ao desenvolvimento de atitudes favoráveis à leitura, são fatores positivos no processo de aprendizagem da língua escrita pela criança.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Viviane Maria Quintiliano Vianna

Atividade antagonista de Bacteroides fragilis

O gênero Bacteroides é composto por bastonetes Gram negativos, anaeróbios obrigatórios, membros da microbiota indígena de seres humanos e outros animais. O grupo é frequentemente recuperado de processos infecciosos, principalmente intra-abdominais. Dentre as diversas espécies incluídas no gênero, destaca-se Bacteroides fragilis, espécie frequentemente recuperada de espécimes clínicos, capaz de expressar uma ampla gama de habilidades de virulência e multirresistência a drogas antimicrobianas. Diversos microrganismos são capazes de expressar substâncias antimicrobianas de natureza proteica, denominadas bacteriocinas, relevantes do ponto de vista ecológico e com grande potencial de aplicação biotecnológico. Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a atividade antibacteriana de B. fragilis, mais especificamente, pesquisar o espectro de ação antagonista e extrair uma substância proteica antagonista. A expressão de antagonismo foi avaliada pelo método de difusão em sobrecamada, empregando-se, como reveladoras, 19 amostras de bactérias membros da microbiota intestinal indígena ou enteropatogênicas. Dentre os 57 testes realizados, nove apresentaram resultados positivos, sendo observados isoantagonismo e heteroantagonismo. Dentre as três amostras produtoras testadas, selecionou-se aquela com espectro de ação mais amplo, B. fragilis D51, para as etapas subsequentes do estudo. A exclusão de fatores interferentes, quais sejam bacteriófagos, ácidos graxos, clorofórmio e peróxido de hidrogênio, sugeriu a síntese de substância antagonista tipo bacteriocina. A amostra produtora foi submetida a extração proteica por precipitação com concentrações crescentes de sulfato de amônio, obtendo-se as frações intracelulares C30, C50 e C80. Apenas C30 expressou antagonismo; o título de atividade foi 800 UA/mL. O extrato C30 foi inativado pelo tratamento com proteinase K, confirmando sua natureza proteica. Os resultados demonstram a expressão de substância(s) antagonista(s) de natureza proteica por B. fragilis. Considerando a relevância do tema e a escassez de resultados referentes a ele, a continuação do desenvolvimento do estudo parece-nos oportuna e desejável

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2022-12-06T15:41:03Z

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Natália Rocha Guimarães

Efeito do tratamento periodontal não cirúrgico em indivíduos com artrite reumatóide e periodontite: aspectos epidemiológicos, clínicos, microbiológicos e biomarcadores

Objetivos: Evidências atuais reconhece que a periodontite (PE) e a artrite reumatóide (AR) compartilham comuns fatores de risco e alguns caminhos fisiopatológicos semelhantes, como inflamação crônica induzida por citocinas pró-inflamatórias e destruição de tecidos conjuntivos e ósseos. Assim, esta tese apresenta quatro estudos da possível associação entre PE e AR com os seguintes objetivos: avaliar a condição periodontal, gravidade e extensão da periodontite e aspectos clínicos e epidemiológicos da sua associação com a AR. Investigar a influência do tratamento periodontal não cirúrgico (TPNC) sobre os parâmetros clínicos periodontais, níveis bacterianos de A. actinomycetemcomitans, P. gingivalis, T. forsythia, T dentícola e a atividade da AR (DAS28). Adicionalmente quantificar níveis sanguíneos e salivares dos biomarcadores RANKL, OPG, RANKL / OPG, Survivina, e anticorpos antipeptídeos citrulinados cíclicos (ACPAs) e anti-carbamiladas (Anti-CarP). Métodos: A amostra do estudo foi composta por um total de 471 indivíduos divididos aleatoriamente em grupos, de acordo com o objetivo de cada estudo. O ensaio clínico realizou as seguintes avaliações no início do estudo (T1) e 45 dias (T2) após TPNC: exames periodontais de boca completa, análise microbiológica por meio de qPCR em tempo real, avaliações do Disease Activity Score (DAS-28). Em adição, a quantificação de biomarcadores e anticorpos Anti-Carp e ACPAs realizada por meio de ELISA no soro/saliva. Resultados: O presente estudo reportou uma alta prevalência de PE em indivíduos com AR e uma importante associação entre ocorrência, gravidade e extensão da PE associadas à AR e ao tabagismo. O tratamento periodontal não cirúrgico foi eficaz em melhorar a condição cliníca periodontal, reduziu a presença dos patógenos periodontais avaliados e melhorou o quadro clínico da AR (redução dos escores de DAS-28). Adicionalmente, reduziu os níveis de survivina, RANKL e concentração de ACPAs e Anti-CarP. Conclusão: Nossos achados corroboram a robustez das evidências científicas da associação entre periodontite e AR. Assim, o controle da infecção periodontal em pacientes com AR e PE pode ser uma importante ferramenta terapêutica no controle da AR.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Marcela De Faria Moura

Tratamento odontológico de usuários hipertensos descompensados: um plano de intervenção para a clínica odontológica veredas do município de Ribeirão das Neves/MG

O tratamento odontológico de um usuário hipertenso pode ser prejudicado se o mesmo estiver com a doença descontrolada. O objetivo desse trabalho é elaborar um plano de intervenção para usuários hipertensos descompensados da clínica odontológica Veredas (Ribeirão das Neves/MG) que necessitam de tratamento odontológico e que têm dificuldade para conseguir uma consulta médica de avaliação para controle da doença. O presente estudo foi realizado através de uma revisão narrativa sobre tratamento odontológico de usuários hipertensos. Para a busca na literatura foram utilizados os unitermos hipertensão tratamento odontológico, atendimento odontológico usuário hipertenso e hipertensão arterial odontologia. Foram selecionados artigos de 2001 em diante, somente em português, que tratavam especificamente de tratamento odontológico em usuários hipertensos. A fonte da coleta de trabalhos foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na biblioteca virtual da plataforma do programa ÁGORA. Após a revisão, elaborou-se um protocolo de atendimento para esse tipo de usuário e concluiu-se que, tomando algumas medidas preventivas, o tratamento do usuário hipertenso poderá ser realizado normalmente na clínica odontológica.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Gisele Costa Rodrigues

Atos pedagógicos: metodologia da problematização, sua aplicabilidade na educação profissional na saúde na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso

A saúde pública no Brasil, nas últimas décadas, com advento do Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pelas Leis 8.080/90 e 8142/90, apresentou nítidas transformações em relação à assistência à saúde da população. Essas transformações acompanham as mudanças tecnológicas e organizacionais que ocorrem no mundo do trabalho, o que exige um processo permanente de formação profissional considerando à realidade da região, respeitando sempre os princípios constitucionais do SUS, tais como: universalidade de acesso, da eqüidade e integralidade do atendimento da descentralização e democratização da gestão tornando mais qualitativo e humanizado a relação entre profissional e usuário da saúde (MACHADO, 2005).

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2022-12-06T15:41:03Z

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Márcia de Campos

Eficácia do praziquantel no tratamento da esquistossomose mansônica: comparação das dosagens por via oral de 50 mg/kg versus 80 mg/kg de peso corporal

A eficácia do praziquantel no tratamento da esquistossomose - cerca de 70% - tem sido considerada insatisfatória pelos serviços de saúde pública de vários países. Para avaliar a eficácia de doses elevadas de praziquantel em pacientes com esquistossomose mansônica crônica realizou-se estudo aleatorizado, triplo mascarado, usando praziquantel em duas dosagens diferentes. Os 288 pacientes que eliminavam ovos de S. mansoni nas fezes, de uma comunidade de Governador Valadares (MG), com prevalência de 22,5%, selecionados para o estudo, foram alocados aleatoriamente em dois grupos: i) 145 (Grupo 1) receberam o praziquantel por via oral na dose de 80 mg/kg de peso, fracionado em duas tomadas iguais com intervalo de uma hora; ii) 143 (Grupo 2) receberam o praziquantel por via oral na dose única de 50 mg/kg de peso - e, para manter o estudo mascarado, uma hora depois, o placebo. Os pacientes submeteram-se, antes do tratamento, ao exame clinico e ao ultra-som do abdome. O controle de cura foi realizado 30, 90 e 180 dias após o tratamento através da realização de dois exames de fezes, por indivíduo, em cada ocasião. As taxas de cura encontradas foram de 89,7% no Grupo 1 e de 83,9% no Grupo 2. Os grupos eram comparáveis em todos os aspectos observados, não sendo necessários ajustamentos para a realização da análise estatística. Os dois esquemas terapêuticos não apresentaram diferença de eficácia no presente estudo. Os efeitos adversos foram semelhantes àqueles já descritos na literatura, mas, foram mais freqüentes nos pacientes tratados com a dose de 80 mg/kg de peso, quando estes efeitos foram avaliados 48 horas após o tratamento. A morbidade relacionada à doença revelou-se baixa, sendo encontrados poucos casos com discreta fibrose periportal e esplenomegalia. Concluiu-se que os dois esquemas erapêuticos possuem eficácia semelhante. Observou-se maior freqüência de efeitos adversos com a dosagem de 80 mg/kg de peso corporal.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Leonardo Campos de Queiroz

Panorama das microfinanças: agentes, regulação e tendências

O propósito deste trabalho é explorar a situação atual das microfinanças, isto é, a prestação de serviços financeiros adequados e sustentáveis para população de baixa renda, no Brasil, as tendências e o arcabouço regulatório do segmento. Ao analisar a regulação microfinanceira, a dissertação procura apontar como as práticas atuais podem estar, de alguma maneira, inibindo o crescimento das microfinanças no país. Para atingir este objetivo, revisou-se a literatura nacional e internacional existente sobre o tema de microfinanças, sua comercialização e regulação. Além disso, fez-se comparações entre práticas recomendáveis de regulação, normas adotadas por outras nações e o que vem sendo adotado atualmente no país em termos de regulação para o setor. A conjuntura encontrada sugere que a imposição de teto de taxas de juros para operações de microcrédito realizadas com Depósitos Interfinanceiros de Microcrédito, a proibição de mecanismos alternativos de captação para instituições de microfinanças e a não adequação dos serviços atuais de informação de crédito às operações de microcrédito, podem estar atrasando o crescimento da oferta de serviços financeiros às pessoas de baixa renda do país.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Ramon Silva Vilarins

Modelagem matemática aplicada ao diagnóstico de falha de componentes elétricos de subestação

A manutenção de componentes elétricos das subestações de energia é parte fundamental na busca por uma maior eficiência dentro do sistema elétrico de potência nacional. Como o desgaste de equipamentos elétricos é normalmente acompanhado por alterações em sua temperatura de funcionamento, a termografia infravermelha é atualmente a técnica mais utilizada para o monitoramento da condição dos ativos nas subestações. No entanto, o desconhecimento dos princípios físicos envolvidos e das interferências associadas ao processo de medição conduz, muitas vezes, à má utilização da termografia e o não aproveitamento da potencialidade da técnica. Neste trabalho, foram desenvolvidos modelos matemáticos para descrição do processo de aquecimento e resfriamento de conectores elétricos e chaves seccionadoras frente a condições típicas de funcionamento desses componentes em ambiente de subestação de energia do tipo desabrigada. A validação desses modelos foi realizada a partir de uma bateria de testes em laboratório, túnel de vento e ambiente aberto, incluindo, nesse último caso, efeitos de radiação solar sobre as amostras ensaiadas. Resultados teóricos dos modelos foram utilizados para avaliar fatores de influência sobre as medições, bem como os melhores momentos para realizar as inspeções termográficas de forma a minimizar tais interferências. Além disso, foi investigada a resposta térmica teórica apresentada por conectores elétricos e chaves seccionadoras após aplicação de um histórico anual de carregamento de correntes, obtido a partir de um banco de dados de operação de uma subestação da CEMIG. Essas simulações em regime transiente permitiram avaliar o mecanismo de perda de resistência mecânica dos cabos condutores na região das conexões elétricas ao longo de vários anos de funcionamento e, para as chaves seccionadoras, o processo de formação e crescimento da camada de óxido nas interfaces metálicas em contato. Os resultados mostraram que a perda de resistência mecânica dos condutores de uma conexão nova não é expressiva no primeiro ano de funcionamento, mas pode se tornar significativa nos anos seguintes, necessitando de monitoramento contínuo. Já o crescimento do filme de óxido nos contatos nas chaves seccionadoras não é um mecanismo crítico de aumento de resistência elétrica em condições normais de funcionamento, porém, para correntes próximas ao valor nominal, o fenômeno influencia significativamente a falha elétrica do contato.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Rafael Augusto Magalhaes Ferreira

O letramento em cultura da informação como direito à formação cidadã

Esta pesquisa tem seu primórdio na percepção, como professor de língua materna do ensino fundamental II, há mais de cinco anos, em escola pública, de que os alunos apresentam um perfil de sujeitos que carregam uma visão distanciada dos acontecimentos do mundo atual. Em alguns casos, mostram-se totalmente indiferentes à informação que lhes é transmitida pela mídia, isso quando o conteúdo informativo chega a eles. Através de um levantamento, pude confirmar a necessidade de buscar caminhos e situações que contribuam para o letramento em cultura da informação/midiática dos discentes, sobretudo nesta era da pós-verdade. Assim nasceu a pesquisa O letramento em cultura da informação como direito à formação cidadã. O objetivo principal desse trabalho foi elaborar e aplicar um projeto de ensino que permita aos alunos do 8º ano do EF o desenvolvimento e o aprimoramento das capacidades e habilidade de leitura e escrita indispensáveis ao gênero do discurso de relato noticioso (notícia). No que se refere à parte metodológica, trata-se de uma pesquisa de intervenção, de caráter qualitativo, que desenvolveu e propôs atividades e reflexões que atendam às necessidades dos alunos na leitura e produção de notícias. Os alunos tiveram a oportunidade de, em várias oficinas, ler e refletir sobre o papel das notícias e sua relação com os espaços de circulação; puderam conhecer sobre o processo de produção da notícia, inclusive visitaram uma redação de jornal. Também analisaram o fenômeno das fake news e estratégias de checagem de informação, além de produzirem notícias de acontecimentos da escola. Teoricamente, esta pesquisa tem contribuições de diversos autores e pesquisadores, entre eles: Amossy (2011a, 2011b), Bakhtin (2003, 2012, 2016), Charaudeau (2015, 2016), Ferrari (2012, 2018), Hernandes (2016), Maingueneau (2013), Soares (1998, 2016) e Traquina (1999, 2005a, 2005b). Foi possível observar que o projeto contribuiu, de forma significativa, para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita importantes para o melhor exercício da cidadania como sujeitos críticos. Além disso, a pesquisa pretende contribuir para a melhoria do ensino de língua portuguesa no Brasil, ajudando outros docentes a (re)pensarem) suas práticas.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Guilherme Fernandes Nicacio

O estado entre o incentivo ao crescimento econômico e o combate à desigualdade no século XXI

Vivemos um momento de reconstrução da economia mundial que sofreu recentemente um forte abalo, digno de comparação somente com a crise de 1929. Inerente dos momentos pós-crise, o tempo é de fazer uma análise das bases do sistema econômico vigente, o capitalismo. Com a ajuda de uma retrospectiva histórica, despontam de forma acentuada, dessa análise, as mazelas derivadas do capitalismo, que ofuscam todas as benesses de desenvolvimento obtidas em virtude de sua adoção. Nesta tendência de caça às bruxas, revelam-se dois pontos chaves do capitalismo, quais sejam, sua característica cíclica, que alterna momentos de progresso e momentos de crise, e seu potencial de ocasionar grande desigualdade (com todas as implicâncias sociais decorrentes). Ambas características, negativas, podem trazer dor e sofrimento à população, agora, mundial. No epicentro de toda essa discussão, sempre esteve o Estado, que é compelido constitucionalmente ora a agir em prol daqueles que sofrem, ora a deixar que as relações econômicas sigam livremente. E este problema, hoje, ficou ainda mais complexo devido ao advento da financeirização, que implica necessariamente na abertura da Economia ao mercado globalizado. O Estado, mais do que nunca, precisa preocupar-se no contexto interno e internacional. Após quase três séculos, a doutrina ainda não foi capaz de chegar à um ponto de equilíbrio com relação à necessária e indispensável atuação do Estado na Economia, de forma a garantir o desenvolvimento econômico e a preservar e os direitos fundamentais daqueles que estão sob sua guarida. Ideias novas e releituras de teorias anteriores borbulham no mundo acadêmico, na busca incessante da correção dos problemas apontados. É necessário, portanto, inicialmente, fazer uma análise histórica de todo o ciclo econômico moderno para compreender o estado da arte e, posteriormente, analisar aquelas que surgem e são consideradas como as alternativas mais viáveis para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a igualdade.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Daniel Felipe de Paiva

Novo modelo eletromagnético no domínio do tempo para cálculo da resposta de sistemas elétricos frente a descargas atmosféricas

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-12-06T15:41:03Z

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Bárbara Pereira Silva

Tradução, adaptação transcultural e validação do child perceptions questionnaire 11-14, instrumento de qualidade de vida direcionado a adolescentes de 11 a 14 anos com alterações bucais

O impacto da saúde bucal na qualidade de vida tem sido um tema recorrente em pesquisas científicas. Sabe-se que as desordens bucais trazem algum tipo de impacto à vida das pessoas. O Child Perceptions Questionnaire 11-14 (CPQ 11-14) é um instrumento que avalia o impacto das condições bucais na vida de adolescentes de 11-14 anos e foi desenvolvido para uso no Canadá, apresentando validade e confiabilidade. Como a cárie e as maloclusões são desordens que afetam a vida das pessoas, necessitava-se de um instrumento quemensurasse este impacto. A escassez de instrumentos deste tipo no Brasil levou à realização da tradução e adaptação transcultural do CPQ 11-14 para a língua portuguesa, realizada com 37 adolescentes. A confiabilidade do instrumento foi considerada boa (alfa de Cronbach = 0,86) bem como o teste-reteste (CCI = 0,85). De posse de resultadossatisfatórios, o instrumento foi validado com 160 adolescentes para se verificar suas propriedades psicométricas. A validade de constructo mostrou que todos os domínios do instrumento apresentavam boa correlação com o indicador global de bem-estar. O indicador global de saúde bucal correlacionou-se com os domínios, não havendo correlação apenas com o domínio bem-estar social. A validade discriminante mostrou que indivíduos sem cárie dentária apresentaram menores escores para o CPQ 11-14 do que indivíduos com cárie dentária. A confiabilidade apresentou o coeficiente alfa de Cronbachde 0,86 e a estabilidade apresentou o coeficiente de correlação intraclasse de 0,85. Deste modo, o CPQ 11-14, na versão brasileira, apresentou validade e confiabilidade.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Daniela Goursand de Oliveira

Educação, assistência e sociabilidade: o governo dos pobres em Sabará / MG (1832-1860)

Buscamos, nesta dissertação, identificar e compreender algumas dimensões acerca de representações relacionadas às crianças expostas, no entrelaçamento da questão da assistência com o controle da população pobre e a educação em Sabará/MG de 1832 a 1860. Na pesquisa, preocupamo-nos em explicitar a dinâmica do governo da cidade, inserido numa urbanidade do século XIX nas Minas Gerais. As fontes principais do trabalho foram as atas e correspondências da Câmara Municipal de Sabará. Para análise dessa documentação corroboraram diversos autores, com inserção no campo da história cultural, social e demografia histórica. O trabalho possibilitou evidenciar o envolvimento de diversos sujeitos em redes de sociabilidade, como esses sujeitos pensavam seus problemas e tentavam resolvê-los pelas vias da administração municipal.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Marileide Lopes dos Santos

Sistemas de informações geográficas e seus visualizadores tridimensionais para o ensino do projeto de arquitetura e urbanismo

Estuda-se o apoio de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para o ensino de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Esperava-se que estudantes alcançassem maior rapidez na tomada de decisões gerando hipóteses projetuais e testando-as, o quê hipoteticamente, resultaria em soluções de projeto mais criativas e detalhadas. Observação e avaliação dos produtos gerados demonstraram que o potencial das ferramentas depende do ajuste do tempo de aprendizagem do uso do SIG. Os resultados apresentaram projetos majoritariamente derivados de hipóteses únicas. Pesquisas futuras estudarão a criatividade na geração de hipóteses projetuais com apoio do instrumental, mas considerando diversos problemas de projeto na proposta de ensino.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Renato Cesar Ferreira de Souza

Qualidade de vida no trabalho: a Ginástica Laboral na Escola de Veterinária da UFMG

O trabalho apresentou uma Proposta de Intervenção Preventiva que teve por objetivo a promoção da prática de exercícios físicos, a ludicidade e a integração social para os trabalhadores da Escola de Veterinária da UFMG, tendo como foco a melhoria na qualidade de vida no trabalho. Para tanto, o estudo contou com uma abordagem bibliográfica que levou em consideração a importância da ergonomia nos ambientes de trabalho, sugerindo, assim, uma avaliação ergonômica, por parte da Instituição, visando analisar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. O estudo mostrou também os benefícios que poderão ser obtidos com a prática da Ginástica Laboral-GL, como: diminuição do número de acidentes de trabalho, prevenção da fadiga muscular, atuação direta sobre os vícios posturais, aumento da disposição do funcionário ao iniciar e retornar ao trabalho, promoção de uma maior integração no ambiente de trabalho, dentre outros. Após levantamento de informações na seção de pessoal da Escola de Veterinária e do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), a Proposta de Intervenção Preventiva recomendou a implantação da prática de GL como forma preventiva e apresentou as etapas para a inserção da atividade, a saber: levantamento das demandas dos trabalhadores, na Seção de Pessoal, no que tange à necessidade de atividades ligadas à GL; mobilização com vistas à conscientização dos trabalhadores dos benefícios proporcionados pela GL; aplicação de questionário aos funcionários; análise ergonômica do trabalho; contratação de um especialista em GL para o desenvolvimento das atividades. O estudo sugeriu ainda que após a implantação do programa, seja realizada, periodicamente, a avaliação dos resultados com feedback dos trabalhadores para que sejam realizadas adaptações necessárias ou a manutenção da atividade.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Marcilene Goncalves do Vale

Avaliação da estrutura e da resistência mecânica de aços IF nitretados a plasma com pré-encruamento

Neste trabalho foram investigadas as propriedades mecânicasde aços IF modificados superficialmente por processo de nitretação a plasma em configuração triodo durante 4 horas nas temperaturas de 450°C, 475°C e 500°C. Foram avaliadas também as características estruturais e o comportamento frente ao desgaste dos aços IF modificados superficialmente. A possível influência de um pré-tratamento de shot peening no processo de nitretação a plasma foi avaliada. Constatou-se que o processo de modificação superficial a plasma alterou a morfologia superficial dos aços IF, introduzindo precipitados nas formas de agulhas grandes e de agulhas curtas na matriz ferrítica. Os sistemas com pré-shot peening não apresentaram os precipitados com morfologia de agulhas grandes. As fases obtidas após a nitretação em todos os sistemas avaliados foram -Fe2-3N, -Fe4N, -Fe16N2 além de -Fe referente ao aço IF. Os ensaios de ultra-microdureza transversal indicaram que o processo de nitretação a plasma aumentou em até duas vezes a dureza do aço IF com profundidade de endurecimento de até 590 m no sistema nitretado a 500°C. Os resultados de nanoindentação mostraram que o pré-shot peening conferiu um aumento de dureza superficial no aço IF até aproximadamente 20 m. As durezas obtidas para o aço nitretado com tratamento mecânico de shot peening foram muito semelhantes às obtida para o aço nitretado sem a pré-deformação. O comportamento do coeficiente de atrito dos aços IF indicou que estes apresentaram desgaste tribo-oxidativo, com formação e ruptura das camadas de óxidos, comprovadas pela análise de EDS da trilha de desgaste. A nitretação a plasma modificou o comportamento tribológico nos aços IF, introduzindo um estado estacionário com altos valores de coeficiente de atrito em menores distâncias de deslizamento que foi associada à maior concentração de nitrogênio existente em menores profundidades. O pré-shot peening excluiu essa região, apresentando apenas desgaste oxidativo.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Ana Paula de Andrade Manfridini

Análise dos textos dos alunos surdos do Ensino Fundamental: problemas estruturais regulares na aprendizagem e uso da língua portuguesa

Este trabalho tem por objetivo pesquisar sobre a relevância do aprendizado da produção escrita de cinco estudantes surdos bilíngües, com vistas a compreender como ocorre o processo de produção escrita desses sujeitos. Este estudo apresenta a análise dos textos dos alunos surdos do ensino fundamental, os problemas estruturais regulares na aprendizagem da Língua Portuguesa em interface com a Língua de Sinais. Os surdos têm como referência a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e não a oralidade do português para produzir seus textos em Língua Portuguesa. Por isso, eles são bilíngües, tendo como primeira língua a (L1) a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que se estrutura diferentemente do Português Brasileiro (PB), a segunda língua do surdo (L2). Os resultados dessa observação apontam que a língua escrita pelos surdos não é igual a dos ouvintes que se apóiam na estrutura da oralidade para realizar as produções escritas. Além disso, a pesquisa aponta a necessidade dos surdos obterem mais vocabulário e classes gramaticais em seus estudos.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Alessandra de Mello Calixto