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Fatores predisponentes para deficiência de vitamina a em escolares da área rural de Novo Cruzeiro ­Minas Gerais Brasil

A vitamina A é um nutriente importante tanto para os homens como para os animais, desempenhando funções importantes na manutenção da integridade celular, na resposta imunitária, na diferenciação celular e no desenvolvimento do sistema nervoso central. Sua deficiência está associada a retardo no crescimento, infecções, comprometimento da visão,além de altas taxas de morbi­mortalidade. Muitos são os fatores envolvidos em sua etiologia.representa um problema de saúde pública mundial, havendo evidências tanto da deficiência sub-clínica como clínica da vitamina A, embora no Brasil predomine a forma sub-clínica de deficiência. Traçar a prevalência e a etiologia desta carência é relevante, principalmente em população de área rural, onde a pobreza, aliada às precárias condições sanitárias e educacionais e `aos carentes serviços de saúde, subsiste. Este trabalho busca avaliar a hipovitaminose A como problema de saúde pública, procurando identificar os possíveis fatores predisponentes, bem como aquele(s) que mais se associa(m) aos níveis séricos de vitamina A em escolares rurais de 6 a 14 anos do município de Novo Cruzeiro MG, situado no Vale do Jequitinhonha com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,425, considerado como baixo. Foram avaliados segundo critérios da Organização Mundial de Saúde, o retinol sérico, antropometria, parasitoses intestinais, adequação da ingestão de fontes de vitamina A e o aspecto sócioeconômico, representado pela renda per capita. As análises estatísticas foram realizadas pelo Epi lnfo 6.04, aplicando-se o Qui­quadrado e pela análise multi-varida da Escola Francesa análise de componentes principais. A prevalência de hipovitaminose A encontrada foi de 29%. Dos fatores da deficiência sub-clínica de vitamina A, 23,2% dos indivíduos apresentam desnutrição crônica e 5,7%, desnutrição aguda. A inadequaço de fontes alimentares de retinol é de 65,6% e 78,85% apresentam algum tipo de parasita. No que se refere a renda, 99,6% apresentam renda inferior a 1 salário mínimo, sendo os indivíduos classificados como indigentes. Tanto a hipovitaminose A como os fatores predisponentes encontram-se como problema de saúde pública entre os escolares, mas pela aplicação do Qui-quadrado nenhuma associação foi encontrada entre hipovitaminose A e cada fator. Considerando a presença concomitante de vários fatores predisponentes da deficiência de vitamina A nos escolares, tornou-se necessário aplicar um modelo estatístico mais sensível, para melhor investigar as associações entre variáveis. Numa tentativa de avaliar qual destesfatores pode estar relacionado com níveis séricos de vitamina A, aplicou-se a análise não inferencial da Escola Francesa, denominada análise fatorial de componentes principais. Esta apresenta uma abordagem essencialmente descritiva, onde o modelo segue os dados e as observações gráficas permitem, pelas posições das variáveis e a distância euclidiana entre elas, verificar o comportamento de cada variável em relação as demais, preferencialmente em um ponto de inércia de 70%. Variáveis como FlEP (renda per capita), IMC (indicador que permite determinar desnutrição aguda) e ASC (Ascaris lumbricoídes) foram retiradas do estudo por interferirem negativamente no ponto de inércia. Pelos resultados encontrados, com um ponto de inércia de 54%, verifica­se que em relação a todas as variáveis estudadas, representadas por ALT (altura), PES (peso), SEX (sexo), HAZ (indicador de desnutrição crônica), ING (adequação da ingestão de fontes de vitamina A), SM (Schistosoma mansoni) ANC (Ancylostoma), hemoglobina (Hb), as parasitoses intestinais, mais especificamente SM e ANC, encontram-se inversamente associadas aos níveis séricos de retinol. Isto significa que, quanto maior a infestação, menores os níveis séricos de vitamina A. Flesposta conclusiva pôde ser obtida com ponto de inércia menor que 70%. Desta forma, nesta região, parasitoses intestinais ­ SM e ANC e níveis séricos de vitamina A encontram-se inversamente associados e faz-se necessário elaborar programas de intervenção com estratégias de vigilância epidemiológica no local.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Margarete Aparecida Santos Tropia

Casamento legal e divórcio segundo diferenciais de idade entre cônjuges: Brasil, 1991 e 2000

Este trabalho tem como objetivo examinar o casamento legal e o divórcio segundo o diferencial de idade entre os cônjuges, faixa etária e sexo, para os anos de 1991 e 2000, a partir dos dados do Registro Civil e dos Censos Demográficos Brasileiros. A nupcialidade é uma característica bastante relevante para estudos demográficos e planejamento de políticas públicas, e pode exercer influência sobre a fecundidade, mercado de trabalho, migração e mortalidade dos indivíduos. A principal contribuição deste trabalho está na discriminação das probabilidades de transição de estado civil por diferencial de idade dos cônjuges.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Mariana Loredo Mayer Soares

Expressão de receptores de padrões moleculares de patógenos no útero bovino ao longo da gestação

Os PRRS (pattern recognition receptors) são componentes importantes do sistema imune inato e agem através do reconhecimento específico de PAMPs (pathogen associated molecular patterns). Considerando a escassez de trabalhos a cerca da expressão desses PRRs e da resposta a microorganismos causadores de aborto no útero gestante bovino, aliado a importância do entendimento da patogênese das enfermidades dessa região, esse estudo objetivou caracterizar aexpressão de TLR1-10, NOD1, NOD2 e MD2 no útero bovino ao longo da gestação, assim como investigar a resposta de diferentes regiões do útero gestante, verificando a expressão de quimiocinas, após estimulação das regiões por Brucella abortus, Salmonella enterica sorotipo Dublin (S. Dublin), Listeria monocytogenes e Aspergillus fumigatus inativados pelo calor, no terceiro trimestre de gestação. O RNA extraído do endométrio, placentomo e região intercotiledonária de vacas no primeiro (n=6), segundo (n-6) e terceiro (n=6) trimestres degestação foi submetido ao RT-PCR em tempo real. O endométrio e a região intercotiledonária foram estimulados por microorganismos inativados pelo calor durante 12 horas e, em seguida, a transcrição gênica foi analisada por RT-PCR em tempo real. Não foi observada variação da expressão dos TLRs, NOD1, NOD2 e MD2 ao longo dos três trimestres de gestação no placentomo. No endométrio, houve variação significativa da expressão de TLR4 e TLR5 durante os três trimestres degestação: a expressão de TLR4 foi maior no primeiro e terceiro trimestres de gestação, enquanto que a expressão de TLR5 foi maior nos dois últimos trimestres. Na região intercotiledonária, houvesignificativa variação na expressão de TLR 1/6, TLR7 e TLR8, que são mais intensamente expressos no primeiro trimestre de gestação. A expressão de CXCL6 e CXCL8 foi induzida no endométrio e regiãointercotiledonária no terceiro trimestre de gestação quando estimulados por B. abortus ou S. Dublin inativadas pelo calor. Assim, esse estudo demonstra que alguns PRRs são expressos no útero bovino durante a gestação, o que coincide com a habilidade que esse órgão possui de responder à estimulação de microorganismos inativados pelo calor, que sabidamente causam aborto em bovinos.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Ana Patricia de Carvalho da Silva

Diabetes e doença periodontal: uma relação de risco

O Diabetes Mellitus representa hoje uma epidemia mundial. O envelhecimento da população, a urbanização crescente, o sedentarismo, a alimentação pouco saudável e a obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da prevalência do diabetes. A doença pode gerar grande impacto econômico para os sistemas de saúde e para a sociedade, devido ao alto custo do tratamento e às complicações desencadeadas, como a doença periodontal. Esses agravos apresentam relação bidirecional, na qual o Diabetes favorece o desenvolvimento da doença periodontal, e esta, quando não tratada, piora o controle metabólico do Diabetes. Nesse contexto, o cirurgião dentista e os outros profissionais de saúde, como os médicos, devem procurar conscientizar o paciente da relação entre a doença periodontal e o diabetes, promovendo assim uma melhor qualidade de vida aliada à saúde bucal. Este trabalho propõe a criação de um plano de intervenção a ser implantado na Equipe de Saúde da Família do Bairro Masterville, no município de Sarzedo. Esse tem o objetivo de despertar a compreensão da relação fisiopatológica entre o diabetes melittus e a doença periodontal, de propor um projeto de intervenção que possa interferir positivamente na bidirecionalidade dessa relação e de diminuir a quantidade de perdas dentárias, bem como outras complicações decorrentes do diabetes.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Camila Santos Magalhaes

Um possível lugar da obra de arte: reflexões a partir de um exercício empírico

Tendo em vista a definição de lugar da obra de arte determinada por uma configuração que envolve o espaço, o trabalho artístico e o homem, esta dissertação investiga as relações geradas em meio ao agrupamento desses componentes. Para objeto de estudo foram eleitas as práticas inerentes ao universo da arte que, de modo potente, investem em empreitadas críticas que operam de maneira a conformar e provocar conexões relacionais em variados níveis. Com a intenção de delinear um foco, a Galeria Boliche, projeto artístico do presente autor, foi tomada como o elemento fundamental da pesquisa, pois sua essência supera a noção de estudo de caso e se posiciona equiparadamente a uma energia geradora de exercícios reflexivos que se fundam a partir de uma prática. A Galeria Boliche, como lugar possível da obra de arte, apresenta em cada uma das etapas de seu desenvolvimento a emergência de problemáticas fomentadoras de discussões acerca do sujeito, do espaço e do trabalho artístico, debates que foram estruturados separadamente, mas que, a todo momento, tangenciam os demais. Ao discorrer sobre lugares, foram avaliadas tanto as táticas de humanização na cidade quanto as ações realizadas no interior físico e conceitual do espaço expositivo moderno. O conjunto apontou indícios da necessidade de torná-los humanamente mais acessíveis e também do desejo de transpor fronteiras limitadoras, sendo o último a abertura para enveredar pelos meandros que envolvem a produção dos lugares da obra de arte no passado, atualmente e em uma breve visão prospectiva. Ao caminhar pelo universo do sujeito, foram iluminadas questões próprias da antropologia, o que permitiu perceber a interdisciplinaridade de campos do conhecimento. Na busca por consolidar uma posição perante o outro, foi traçada uma sucessão de assuntos que se inicia no paradigma do artista como etnógrafo, passando pela pseudoetnografia, ambos lançados por Hal Foster, para arriscar ainda a chegada à pós-etnografia e ao que essa conquista provoca. Ao considerar a obra, foram sublinhados os modos de fazer que abarcam uma abordagem espacial crítica no tecido da cidade e (re)instauram valores singulares de determinados locais. Por atuar no estabelecimento de intensas interações, essas obras foram dispostas como elementos de interface na mediação entre o sujeito, o lugar e elas próprias, permitindo extrair relevantes significações para o discurso sobre o lugar da obra de arte. Toda envergadura deste trabalho argumentativo pode incidir sobre a convergência entre arte e arquitetura. Tratar de lugar, seja da obra de arte ou não, já sugere, a priori, uma aproximação aos assuntos espaciais próprios ou pertinentes ao discurso arquitetural. A arte permitiu abrir frestas para infiltrar em pensamentos sobre a arquitetura e seu valor consolidado ou seu devir congênito.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Tiago Domingues Carvalho

O discurso publicitário e a criação de palavras novas: o desenvolvimento da competência lexical

Este artigo, numa perspectiva pedagógica, trata do desenvolvimento da competência lexical a partir da análise de textos publicitários e mostra a renovação do léxico do português brasileiro pelos processos mais comuns de neologia. O objetivo é ressaltar a importância do discurso publicitário no âmbito escolar, explorando, sobretudo, os aspectos de criatividade discursiva e de inovação semântico-lexical. No âmbito da competência lexical, o artigo discute o que significa conhecer uma palavra e, para a conceituação de neologismo, adota o critério lexicográfico (ALVES, 1984, 1990; SANDMANN, 1989; CABRÉ, 1993), em que a unidade lexical será neológica se ainda não estiver registrada em um dicionário de língua. Nesse contexto, o que se pretende é enfatizar o trabalho com textos publicitários na sala de aula de língua portuguesa, com base em um estudo descritivo de alguns neologismos midiáticos, obtidos de anúncios publicitários que evidenciam a criatividade no português brasileiro, por meio do aparecimento de palavras novas.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Aderlande Pereira Ferraz

Gestão dos processos de projeto em escritórios de arquitetura de pequeno porte: estudo de caso e elaboração de modelo de gestão

Este trabalho busca elaborar um modelo de gestão do processo de projeto para um escritório de arquitetura de pequeno porte que atua no mercado da construção civil na cidade de Belo Horizonte. Através da realização de uma revisão bibliográfica que aborda os principais marcos teóricos acerca da gestão do processo de projetos de edificações e da elaboração de um diagnóstico da situação atual dos sistemasprodutivos dentro do escritório estudado, buscou-se desenvolver um modelo com foco na sistematização e gestão do fluxo de informações no processo. O modelo visa estabelecer padrões de produção a serem seguidos nos demais processos tendo em vista o aperfeiçoamento e otimização dos mesmos, bem como o aumento da qualidade dos produtos gerados.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Carolina Pereira Rosa de Souza

Análise da concepção de professores da educação básica quanto às práticas online de mindfulness no controle da ansiedade

Introdução: A prática do mindfulness tem sido estudada e reconhecida como uma ferramenta para auxiliar no controle dos níveis de ansiedade por meio de alterações em diversas regiões cerebrais. As doenças e transtornos relacionados à profissão docente têm sido associados ao aumento do nível de ansiedade e estresse entre os professores, interferindo em suas relações didáticas. Buscar alternativas simples e não farmacológicas para o controle da ansiedade nos professores pode trazer benefícios para a prática pedagógica e para as relações interpessoais no contexto escolar. Objetivo: Analisar a concepção de professores da educação básica com relação ás práticas online de mindfulness no controle da ansiedade no contexto da pandemia da COVID 19. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo que utilizou de metodologia qualitativa e quantitativa. Participaram dele 13 professores da rede básica de ensino de Minas Geraisdivididos em dois grupos, e que realizaram treinamentos de mindfulness durante quatro semanas. O grupo 1(n=7) realizou um encontro semanal durante quatro semanas, de forma on-line e conduzido por instrutora, além da realização das práticas de forma autônoma durante o restante da semana. O grupo 2 (n=6) realizou o treinamento em 28 encontros consecutivos, no formato on-line, sendo esse treinamento realizado através de áudio-guia. O nível de ansiedade dos professores foi verificado pré e pós-treinamento, por meio do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). A Para identificar os códigos presentes nas falas dos professores foi utilizado o conceitos do questionário do FFMQ-BR (Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness- versão brasileira). A transcrição literal das falas e dos relatos dos professores foram qualitativamente interpretados utilizando análise de conteúdo. Resultados: A análise qualitativa das transcrições das falas dos participantes indicaram que os professores perceberam mudanças positivas dentro de sua rotina de vida, através das práticas de mindfulness realizadas. A análise estatística dos dados do IDATE não mostrou diferenças significativas quando comparamos antes e após a prática de mindfulness, embora em alguns indivíduos o estado de ansiedade tenha diminuído. Considerações finais: Os professores percebem que as práticas de mindfulness, durante quatro semanas, no formato online propiciaram melhoras no nível da ansiedade, o que consequentemente pode refletir positivamente na sua prática educacional.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Felipe Cerqueira Castro de Souza

Dois modos de campo eletromagnético em cavidades dissipativas: coeficientes de dissipação cruzada e estados resistentes

Apresentamos uma proposta de um experimento capaz de investigar a relevância dos coeficientes de dissipação cruzada, em sistemas formados por dois modos de campo eletromagnético que interagem com um reservatório térmico. Nós mostramos que se nestes sistemas os coeficientes de dissipação cruzada tiverem valores quantitativamente relevantes, alguns estados serão mais resistentes a perda de coerência e energia do que outros. E para algumas condições especificasses existem subespaços livres de coerência.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Romeu Rossi Junior

Ler e navegar.gov.br: experiências de interação em um portal de transparência

Investigamos experiências de interação para entender como o modo de apresentação do conteúdo do Portal da Transparência do Governo Federal interfere na leitura e navegação de leitores/usuários. A partir da contribuição de alguns estudos sobre leitura (COSCARELLI, 2002, 2003, 2007; KLEIMAN, 1995; DELLISOLA, 2001; KOCH e ELIAS, 2008) levantamos diversos aspectos e habilidades importantes para a tarefa de ler. Quanto à leitura em ambiente digital, concluímos que as mudanças estão relacionadas ao campo das operações com a interface e não com as habilidades necessárias para que o leitor compreenda um texto (COSCARELLI, 2006; RIBEIRO, 2005, 2009). Nesse sentido, entender os mecanismos envolvidos na navegação, tornou-se fundamental. Levantamos os estudos referentes à multimodalidade, composição do design visual (KRESS, 2004; KRESS e LEEUWEN, 2006) e heurísticas de usabilidade (NIELSEN, 2005) para averiguar como os códigos e elementos visuais que compõem um determinado conteúdo influenciam os processos de leitura e navegação. Desenvolvemos testes de interação com 10 sujeitos que leram e navegaram por diversas páginas do portal em estudo para responder uma lista de tarefas. Essas tarefas permitiram a análise de experiências de busca e compreensão de informações. A partir desse teste, concluímos que o modo de apresentação do conteúdo do portal interfere na leitura e navegação através dos meios selecionados para a transmissão da mensagem. Neste caso, os meios que interferiram grandemente estão relacionados ao tipo de vocabulário, aos elementos e códigos visuais (KRESS e LEEUWEN, 2006) que compõem o portal e a arquitetura da informação. Nossos leitores/usuários encontraram muitos entraves e demonstraram alto nível de ansiedade e irritação ao tentarem encontrar e compreender as informações. Diante dos dados, afirmamos que o aproveitamento da interação entre leitores/usuários e o Portal da Tranparência pode e deve ser ampliado. Na realidade, os problemas na leitura e navegação durante os testes foram consequência, não apenas de falhas na composição visual, arquitetura da informação e tipo de linguagem selecionada (muito técnica), mas também de algumas deficiências quanto às habilidades de navegação e leitura por parte dos cidadãos leitores/usuários. Concluímos que o Portal da Transparência é um importante instrumento de participação política e social, mas é apenas um recurso, precisa passar por reformulações para atingir o público ao qual se direciona, precisa de um governo realmente interessado em manter uma relação de transparência com a população e precisa ainda de um público empenhado e em condições de desenvolver os letramentos necessários para as efetivas leitura, navegação, fiscalização e participação política.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Ranielli Santos de Azevedo

Honey activity on the proliferation and migration of oral squamous cell carcinoma: in vitro and bioinformatic analysis

This study aimed to investigate, in oral squamous carcinoma cells (OSCC), the antineoplastic effect of Apis mellifera honey produced from Aroeira and wildflower, in the region of Jequitinhonha River Valley, Brazil. Furthermore, we investigate the molecular mechanism of honey performance through bioinformatic analysis. Honey and OSCC-related gene list were screened using GeneCards. The online tool STRING was used to identify the potential interaction networks of protein products of these genes. The genes with the highest weighted number of links (WNL) were called leader genes. GO and KEGG pathway analysis was performed to classify the genes. We use a search tool STITCH for interactions of chemicals-proteins. The chemical characterization of honey and its antiproliferative and antimigratory effects in SCC-9 cell lines was evaluated in vitro. The analysis of the interaction network obtained from the STRING database indicated by the following leader genes: TNF, IL6 and HDAC1. GO analysis for the honey, and OSCC-related proteins revealed that leader genes-regulated cancers genes were markedly enriched in some functions. Through the chemical characterization, the bioactive classes: steroids/triterpenoids, flavonoids, saponins, alkaloids, and tannins were identified. Polyphenols act in activating CASP3 and TP53 and inhibit the action of DNMT1. The honey produced from Aroeira and wildflower reduced proliferative phenotype and migration of OSCC cells.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Eliane Macedo Sobrinho Santos Kattyanne de Souza Costa Andre Luiz Sena Guimaraes Lucyana Conceiçao Farias Hercules Otacílio Santos Juliana Rezende Sá Miranda Goncalves Anna Christina de Almeida Igor Viana Brandi Alex Sander Rodrigues Cangussu Janainne Nunes Alves Sabrina Ferreira de Jesus Ricardo Jardim Neiva

Mediação e leitura na biblioteca escolar: estudo de casos múltiplos

Esta pesquisa investigou as ações de mediação e incentivo à leitura que têm sido utilizadas pela equipe de profissionais das bibliotecas escolares, com o intuito de formar leitores mais capacitados a compor uma sociedade de cidadãos pensantes, formadores de opinião e críticos, tendo o suporte e o domínio da leitura e, consequentemente, a apropriação da informação. O objetivo foi investigar o trabalho do bibliotecário escolar que desenvolve ações de mediação e incentivo à leitura em seu modo de operar, ou agir, visando detectar as características mais marcantes que podem colaborar para a formação de leitores, contribuindo, assim, para a complexa formação de sujeitos críticos, com gosto pela leitura e com autonomia na busca da informação. Como marco referencial, foi desenvolvido um estudo teórico e análise de textos para a elaboração da revisão de literatura sobre o assunto e demais temas pertinentes, como o leitor crítico, mediação e leitura, apropriação da informação via leitura, gosto pela leitura e colaboração bibliotecário/professor que deram subsídios teóricos para o desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, foi empreendido um estudo de casos múltiplos, de caráter qualitativo, embasado pelo ponto de vista da teoria etnográfica. Na coleta de dados, foram selecionadas três bibliotecas escolares da cidade de Belo Horizonte-MG, de modo a contemplar as diferentes configurações de ensino: bibliotecas escolares do ensino privado e público municipal, que atendem alunos do ensino fundamental a partir do quinto ano. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a observação e as entrevistas semiestruturadas com o pessoal da biblioteca e os professores que têm projetos em conjunto com a biblioteca. Participaram da pesquisa três bibliotecárias e oito professoras que desenvolvem ações de mediação e incentivo à leitura, na biblioteca. Na pesquisa, constatou-se que as atividades de mediação e incentivo são efetivas quando o mediador tem perfil para atuar nesse ambiente, sendo leitor aberto ao diálogo contínuo junto com a escola e com seus usuários. As ações mais eficazes de formação do leitor citadas foram a mediação de encontros contínuos como os Clubes da Leitura em que as pessoas se reúnem para compartilhar leituras por prazer; os contatos com os autores; o empréstimo de livros e o diálogo com leitores. As bibliotecas analisadas desenvolveram projetos de mediação e incentivo à leitura entre professores e bibliotecários. No entanto, pôde-se constatar que o professor de Português não se apropria desse espaço como o esperado. A novidade é que professores de outras áreas estão se mostrando grandes mediadores e incentivadores da leitura e foram inclusive sujeitos desta pesquisa. Pôde-se constatar que uma biblioteca municipal (MB) reconhece que o melhor incentivo para os leitores dessa escola é permitir o acesso aos livros. Percebeu-se unanimidade, tanto na literatura, quanto na análise de dados que o bibliotecário, assim como o professor são formadores de leitores - precisam conhecer a literatura, os autores, os gêneros literários e, principalmente, compartilhar suas leituras, pois o exemplo influencia. Considerou-se, por fim, que para o desempenho adequado das atividades de mediação e incentivo à leitura, a instituição precisa adentrar-se à trindade: planejamento, formalização e colaboração. Com efeito, infere-se que o bibliotecário precisa possuir a competência e habilidade ligadas à educação e à gestão para tornar esse trabalho efetivo.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Flavia Ferreira Abreu

Influência do período de maturação e das estações do ano nos parâmetros físico-químicos e microbiológicos do queijo Minas artesanal da região do Serro

O queijo Minas artesanal do Serro é um produto bastante consumido eapreciado pela população brasileira. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência do processo de maturação durante as estações seca e chuvosa sobre os indicadores das condições higiênico-sanitárias, microrganismos patogênicos, enterotoxinas estafilocócicas e composição físico-química do queijo no intuito de se verificar a qualidade microbiológica e físico-química do produto. Alem disto, as populações de leveduras, os compostos voláteis, e os teores de aminas bioativas foram identificados para uma melhor caracterizaçãodeste queijo artesanal. O estudo foi realizado com queijos produzidos por cinco produtores que se encontravam em fase final de implantação das boas práticas de fabricação e possuíam certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária. Cinqüenta amostras produzidas na estação seca e 50 produzidas na estação chuvosa foram coletadas. De cada propriedade rural foram coletados 10 queijos com dois dias de fabricação que foram armazenados, sem embalagem, em câmara fria até completar o período de maturação desejado. As análises foram feitas em dois queijos de cada produtor com 3, 15, 30, 45 e 60 dias de maturação. Altas contagens de coliformes totais e termotolerantes e E. coli foram encontradas no início do período de maturação diminuindo no queijo com 60 dias de maturação. Houve uma redução na contaminação por Staphylococcus coagulase positiva no final do período de maturação, sendo que somente após 45 dias de maturação o queijo produzido nas estações seca e chuvosa apresentaram contagem de Staphylococcus coagulase positiva abaixo do limite recomendado pela legislação brasileira (1000 UFC/g). Salmonella spp. não foi detectada. SEC e TSST-1 foram detectadas em três e cinco amostras de queijo, respectivamente, produzido na estação seca. SEB, SEC and TSST-1 foram detectadas simultaneamente em uma amostra e TSST- 1 foi detectada em 16 amostras de queijos produzidos na estação seca. Os isolados de Staphylococcus spp. não produziram as enterotoxinasestafilocócicas A, B, C e D. Três dos nove pools dos isolados deStaphylococcus spp. testados produziram TSST-1. Uma grande variação nas porcentagens de umidade, gordura no extrato seco e proteína foramobservadas durante todo o período de maturação, indicando falta de padronização no processo de fabricação do queijo Minas artesanal do Serro.Dezessete espécies de leveduras foram identificadas durante a maturação do queijo, sendo Debaryomyces hansenii, Kodamaea ohmeri e Kluyveromyces marxianus, as espécies de maior prevalência. Um aumento nas populações de leveduras foi observado durante a maturação do queijo. Algumas espécies foram detectadas somente no queijo produzido na estação seca e outras somente no queijo produzido na estação chuvosa. As aminas bioativas putrescina, cadaverina, espermidina, feniletilamina, espermina e triptamina, apresentaram aumento em seus teores durante a maturação no queijo produzido na estação seca; a histamina, no queijo produzido em ambas as estações; e a agmatina, no queijo produzido na estação chuvosa. A triptamina e a histamina apresentaram as maiores concentrações no queijo produzido nas estações seca e chuvosa, respectivamente. Individualmente, as aminas pesquisadas não atingiram concentrações capazes de causar efeitos adversos a saúde. Um total de 53 compostos voláteis foram detectados durante a maturação do queijo produzido na estação seca e 50 foram identificados no queijo produzido na estação chuvosa, sendo detectados compostos aromáticos, ácidos, hidrocarbonetos, alcoóis, ésteres, cetonas e terpenos. Alguns compostos voláteis desapareceram durante a maturação e outros foram formados. Outros ainda foram detectados no queijo em todos os tempos de maturação estudados. As altas contagens de patógenos e coliformes no início do período de maturação, para os queijos produzidos nas estações seca e chuvosa indicam a necessidade de melhoria nas condições higiênico-sanitáriasdo leite. A grande variação nos parâmetros físico-químicos indica falta de padronização no processo de produção do queijo. A determinação deleveduras, aminas bioativas e compostos voláteis contribuíram para acaracterização do queijo Minas artesanal do Serro

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2022-12-06T15:41:03Z

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Valeria Macedo Cardoso

Modulação da resposta do hospedeiro em periodontia: uma revisão

Estudos recentes em patogênese da doença periodontal levaram a uma mudança de paradigma importante na forma de ver a progressão da doença periodontal, ou seja, atualmente acredita-se que o principal componente da destruição dos tecidos moles e duros encontrado na periodontite ocorre como resultado da ativação dos mecanismos de defesa imuno-inflamátorio do hospedeiro em resposta à presença da placa bacteriana. A importância da resposta inflamatória do hospedeiro na patogênese da doença periodontal apresenta a oportunidade para explorar novas estratégias de tratamento para a periodontite, por meio da modulação da resposta do hospedeiro. A modulação da resposta do hospedeiro no contexto periodontal refere-se à modulação ou modificação dos aspectos danosos da resposta inflamatória do hospedeiro, que se desenvolve nos tecidos periodontais, em resposta ao desafio crônico apresentado pela placa subgengival. Uma variedade de classes de fármacos tem sido avaliada como moduladores da resposta do hospedeiro, incluindo anti- inflamatórios não esteroidais (AINES), bisfosfonatos, tetraciclinas e mediadores lipídicos pró-resolutivos. Ao revisar a literatura disponível observou-se que AINES sistêmicos têm sido amplamente analisados como potenciais moduladores da resposta do hospedeiro, porém seus efeitos adversos impedem seu uso como adjuvante ao tratamento periodontal. O uso de bisfosfonatos como moduladores da resposta do hospedeiro não é recomendado em decorrência dos dados controversos obtidos a partir de estudos em animais e humanos, além de o uso de esses fármacos estar relacionado à osteonecrose dos maxilares. A doxiciclina em dose subantimicrobiana (SDD) é o único fármaco atualmente com dados comprovando sua eficácia e segurança para uso como modulador da resposta da resposta do hospedeiro em Periodontia sendo aprovado para tal uso nos Estados Unidos e no Reino Unido. Mediadores lipídicos pró-resolutivos possuem notável eficácia na prevenção e no tratamento de periodontite induzida em animais, porém é necessário que isso seja demonstrado em ensaios clínicos em humanos

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2022-12-06T15:41:03Z

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David Salomao Gaete Perez

Os reflexos de quem somos: hipóteses acerca do trato racial e da auto-organização na constituição da classe operária e do direito do trabalho na primeira república

Em 1917, a cidade de São Paulo foi palco do estopim que resultaria em uma das mais importantes greves gerais vivenciadas no país até os nossos dias, iniciada nas indústrias têxteis da cidade e rapidamente ampliada para outros setores da economia municipal. O conflito capital-trabalho ganhava força nas cidades brasileiras. O capitalismo ocidental vivia uma profunda crise, e os conflitos sociais ganhavam contornos e radicalidade.

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2022-12-06T15:41:03Z

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Gustavo Seferian Scheffer Machado Tainã Góis

Constituição, instituições e performance: um olhar da prática constitucional do Supremo Tribunal Federal a partir do reconhecimento da parceria civil homoafetiva

Objetiva-se nesta pesquisa a identificação das influências aos processos de tomada de decisão e como isso contribui para o desempenho de tribunais, principalmente o Supremo Tribunal Federal. Busca-se a compreensão dos limites que juízes e tribunais estão sujeitos e como isso influencia na construção de procedimentos decisórios. Partindo-se das construções realizadas por meio do movimento LGBT, analisam-se as contribuições e influências de movimentos sociais no reconhecimento de direitos e como as narrativas de identidade ganharam consideração no âmbito da decisão do STF, que reconheceu a validade da união estável homoafetiva. Nesse sentido, recursos a posturas dialéticas foram utilizadas para compreender as relações e tensões dentro dos processos decisórios e do movimento LGBT, operacionalizadas por meio de sua processualidade. Adota-se postura longitudinal de investigação para compreender a experiência da prática constitucional em seu desenvolvimento, no qual o contexto decisório indicou que juízes e tribunais precisam ser sensíveis às interações institucionais formais e também aos movimentos sociais. Afirma-se que mudanças de posturas no STF precisam ser realizadas para que as narrativas de identidade e as posturas interpretativas de outras instituições possam ser consideradas dentro do discurso constitucional, como forma de fomento da legitimidade do sistema como um todo. A partir disso, será possível a mudança na linguagem constitucional e a superação dela como um diálogo de elites. Minorias não apenas serão aceitas, mas consideradas dentro do discurso constitucional. Isso promoverá a construção de procedimentos decisórios mais abertos, indicando-se posturas limitadas e controladas. O fio teórico condutor da investigação se dá a partir das categorias adotadas por Jack Balkin, no sentido de que a interpretação constitucional é realizada ao mesmo tempo na sociedade e nos tribunais e constitui meio para a legitimidade das mudanças constitucionais. Desse modo, cabe às instituições estatais internalizarem as posturas da interpretação do povo como forma de respeito às narrativas de identidade e fomento da continuidade do projeto políticoconstitucional da comunidade. Com efeito, perpassam pela pesquisa as concepções teóricas do constitucionalismo democrático em suas abordagens descritivas e de reconstrução da história constitucional.

Year

2022-12-06T15:41:03Z

Creators

Gabriel Soares Cruz

A gestão democrática e o PPP na Educação de Jovens e Adultos

Este trabalho tem por objetivo descrever e avaliar a participação da comunidade escolar na construção do PPP e a empregabilidade do PPP na Educação de Jovens e Adultos demonstrando a importância da democratização do trabalho na Educação de Jovens e Adultos e entendendo de que forma essas relações interferem na implantação efetiva da gestão democrática, fundamental para a oferta de uma educação de qualidade principalmente quando se trata de uma nova modalidade de ensino.

Year

2022-12-06T15:41:03Z

Creators

Emanuel Teodoro Rodrigues

Níveis de caroço de algodão em dietas contendo silagem de cana-de açúcar

Este trabalho teve o objetivo de avaliar as características nutricionais da silagem de cana-de-açúcar com 1% de ureia acrescidas de níveis de caroço de algodão (CA) (0%, 5%, 10%, e 15%) em dietas para ruminantes, observando o efeito sobre o consumo e digestibilidade dos nutrientes, metabolismo energético, produção de metano, desempenho produtivo e comportamento ingestivo. No experimento 1 foram determinados os consumos e digestibilidades aparentes dos nutrientes e o comportamento ingestivo de ovinos. As digestibilidades da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), extrato etéreo (EE), nutrientes digestíveis totais (NDT), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e proteína bruta (PB) não foram influenciadas (P>0,05). A inclusão de CA afetou (P<0,05) a digestibilidade dos carboidratos não fibrosos (DCNF). A ingestão de nitrogênio (N ingerido), sua absorção (N absorvido) e sua retenção (N retido) não foram influenciadas (P>0,05). A relação Nret/Ning, foi influenciada (P<0,05) pela inclusão de CA na dieta. Apenas o tempo despendido com ócio (TOC) não foi influenciado (P>0,05) pelos tratamentos. As eficiências de alimentação (EAL) e ruminação (ERU) não foram afetadas (P>0,05). No experimento 2 o objetivo foi avaliar a inclusão de CA em dietas à base de silagem de cana-de-açúcar em ovinos sobre o metabolismo energético e a produção de metano. O consumo de energia bruta (CEB), energia digestível (CED), energia metabolizável (CEM) e energia líquida (CEL) foram influenciados (P<0,05). As perdas de urina, fezes, metano e incremento calórico não sofreram influência dos níveis crescentes de CA (P>0,05), no entanto, a perda de energia bruta nas fezes e sua relação com a energia bruta consumida foi afetada (P<0,05). A digestibilidade aparente da energia bruta (DAEB) foi influenciada (P<0,05), bem como, os valores de energia metabolizável para mantença (Km) e a relação entre energia líquida e energia bruta consumidas (EL/%EB). As trocas gasosas diárias (consumo de O2, produção CO2 e de CH4), em litros por unidade de tamanho metabólico (L/UTM), a produção de calor (PC) e o coeficiente respiratório (CR) não sofreram influência das dietas (P>0,05). No experimento 3 foram avaliados os níveis de inclusão de CA e seus efeitos sobre o consumo e digestibilidade dos nutrientes, produção e composição do leite. Os consumos de fibra em detergente ácido (CFDA), carboidratos não fibrosos (CCNF) e extrato etéreo (CEE) foram influenciados pela inclusão do CA. O estudo de regressão evidenciou efeito quadrático para o CFDA, e para os CCNF e CEE, efeitos lineares descendente e ascendente, respectivamente. As digestibilidades da matéria seca (DMS) e matéria orgânica (DMO) não foram influenciadas (P0,05) pelos tratamentos experimentais. A digestibilidade da proteína bruta (DPB) sofreu influência (P0,05) da inclusão de CA nas dietas. Não houve efeito (P0,05) da inclusão do caroço de algodão sobre as digestibilidades das frações fibrosas. A inclusão de CA em níveis crescentes não alterou (P0,05) a maioria dos componentes do leite, inclusive a produção de leite (kg/dia), exceção feita aos extratos secos total (EST) e desengordurado (ESD) (P0,05), ambos apresentando efeito quadrático sob a análise de regressão. A produção de leite média foi de 14,31 kg/dia.

Year

2022-12-06T15:41:03Z

Creators

Gesiane Moura Neves Reboucas

Relações de trabalho no ambiente escolar: reflexões e ponderações

O presente artigo teve como objetivo refletir sobre as relações interpessoais e de trabalho no ambiente escolar, como podem favorecer ou atrapalhar um ambiente de trabalho e seus desdobramentos na qualidade do trabalho nesse contexto. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando compreender e estabelecer relações entre os fatores que definem bons relacionamentos interpessoais. Buscou-se ainda entender as possíveis interferências positivas e/ou negativas que as diferentes pessoas que fazem parte do ambiente escolar exercem sobre o processo de trabalho. Além disso, parte-se de um relato de experiência que foca nas relações interpessoais do corpo docente de uma escola da rede municipal de ensino do município de Ipatinga- MG, a forma como agem diante dos conflitos e os desafios enfrentados para minimizar a questões pertinentes a essas relações, a partir de um projeto realizado durante o ano de 2014 denominado Vivendo Valores, onde foram trabalhados mensalmente diferentes temas voltados para as relações interpessoais em um ciclo de treinamentos e palestras realizados a cada período letivo (trimestre). O projeto foi oferecido no intuito de melhorar os relacionamentos entre os professores, diretor, coordenadores e supervisores pedagógicos, favorecendo também os demais participantes da comunidade escolar.

Year

2022-12-06T15:41:03Z

Creators

Nora Nei de Oliveira Souza