RCAAP Repository

Qualidade da informação: o impacto nos processos de posse, cadastro e movimentação parlamentar da câmara dos deputados

O presente trabalho descreve uma avaliação da qualidade de informação dos processos de negócio de Posse, Cadastro e Movimentação Parlamentar da Câmara dos Deputados do Brasil usando uma metodologia qualitativa. A justificativa foi descobrir se havia problemas de qualidade da informação e identificar seus impactos, com o objetivo de priorizar quais informações poderiam ser avaliadas posteriormente de forma quantitativa também. Foi realizada uma revisão da literatura a respeito de qualidade da informação e aplicado um questionário na forma de entrevista com os principais atores dos processos. Os resultados demonstraram a existência de problemas de qualidade de informação e foram propostas ações a serem adotadas pela Câmara dos Deputados. Ao final foi sugerida a implantação deum Programa de Qualidade da Informação perene e foram propostos alguns trabalhos futuros para dar continuidade à pesquisa executada.

Year

2019

Creators

Rosinaldo Dourado da Fonseca Júnior

Educação a distância para sistemas prisionais: um estudo sobre viabilidades técnicas de infraestrutura necessária para implementação da educação em rede nas escolas do sistema prisional

Esta pesquisa teve como proposta para seu desenvolvimento a problematização da infraestrutura das escolas prisionais para a implementação da modalidade de ensino da Educação a Distância EaD, em seus espaços e, como produto desse estudo, apresentou um Manual sobre Viabilidades Técnicas de Infraestrutura necessárias para implementação da Educação em Rede nas Escolas do Sistema Prisional, que teve como recorte, aporte, subsídio e inspiração os dados referentes a infraestrutura física e técnica constante nos seguintes documentos: Referenciais de Qualidade para a modalidade de educação superior de EaD do MEC, o Instrumento de Avaliação e Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial para EaD do INEP/SINAES, as Orientações para Mantenedores e Gestores de Pólos de Apoio Presencial da UAB/ CAPES, e, as experiências de EaD vivenciadas pela Escola Estadual César Lombroso de Ensino Fundamental e Médio da Penitenciária José Maria Alkimim PJMA, como também, a realidade de sua infraestrutura física. Tratou-se de uma pesquisa realizada por meio de procedimentos metodológicos qualitativos inspirados numa abordagem descritiva, bibliográfica e documental. O aporte teórico foi desenvolvido em torno das possibilidades, lacunas e os limites da EaD dentro do Sistema Prisional - no que tange as (re) configurações e (re) adaptações dos espaços das escolas prisionais, como também a desconstrução de requisitos de qualidade básicos e comuns para as escolas fora da prisão, para se perfazer o movimento de (re) construção desses mesmos requisitos de qualidade, atendendo as necessidades que a escola prisional requer, principalmente, para as (re) adaptações da realidade de infraestrutura que essa escola verdadeiramente dispõe, a sua infraestrutura possível. Por meio desse estudo se pôde concluir que a Educação, independente de sua modalidade, não é um produto, mas sim um processo em construção contínua e, portanto, está sempre inacabada.

Year

2019

Creators

Marcelo de Mesquita Ferreira

A concepção cênica para a mini-ópera Domitila de J. G. Ripper: uma proposta de performance baseada nos princípios desenvolvidos por C. Stanislavski nos estúdios de ópera

Neste trabalho foi desenvolvido um processo de concepção de performance para a mini-ópera Domitila de J. G. Ripper com enfoque no desenvolvimento cênico do cantor. Esse processo teve como fundamentação teórica e metodológica a aplicação de conceitos desenvolvidos pelo ator e diretor C. Stanislavski (1863-1938) em seu método da análise ativa e das ações físicas. Constituiu objeto de pesquisa e ferramenta metodológica a relação do diretor com o gênero ópera, considerando-se desde aspectos biográficos desse autor até suas atividades nos estúdios de ópera na Rússia (1918-1938), palestras (1918-1922) e montagens no gênero realizados em seus últimos vinte anos de vida. Por se tratar de uma ópera monólogo e, devido às características formais da mini-ópera Domitila, foram também empregados na fundamentação teórica deste trabalho os conceitos de M. Bakhtin (1895-1975) referentes ao dialogismo e ao discurso do outro. Essa associação se mostrou benéfica e contribuiu como uma ferramenta de interpretação libertadora para o intérprete, fornecendo-lhe uma visão das diversas fontes de sentido da obra, numa interpretação não mais monológica, mas pluridiscursiva. Buscou-se compreender, a partir de exemplos de direção cênica de Stanislavski para ópera, seu processo de criação em um contexto cênico-musical, relacionado à Domitila. Foram então estudadas duas cenas de ópera semanticamente semelhantes à ópera de Ripper: a cena da carta de Tatiana da ópera Eugene Onegin de P. I. Tchaikovsky (1840-1893), e a cena das cartas de Charlotte da ópera Werther de J. Massenet (1842-1912), ambas dirigidas por Stanislavski nos estúdios de ópera na Rússia. Do sistema Stanislavski foram escolhidos elementos que, no desenvolver do trabalho prático de preparação cênica e concepção de performance para a mini-ópera, melhor se adequaram às especificidades e ao perfil estético escolhido para este projeto. Tais elementos foram apresentados na metodologia, aplicados e descritos cena a cena no processo criativo da concepção de performance da mini-ópera Domitila, culminando com a montagem apresentada na conclusão desse projeto. A metodologia se mostrou eficaz e organizadora, conduzindo a criação cênica e estimulando a realização de múltiplas conexões interpretativas entre o texto, a música e o contexto, aspectos essenciais no trabalho de concepção de performance em ópera.

Year

2019

Creators

Nivea Renata Alencar de Freitas

E o verbo se fez canto: músicas, discursos e cultos evangélicos

O presente trabalho resulta de pesquisas com duas igrejas batistas uma de linhagem histórica (tradicional) e a outra pentecostal e vem trazer reflexões sobre música, discursos e cultos. O que se apresenta aqui surge de breves reconstruções das histórias das igrejas, das análises dos discursos sobre música e culto e da própria performance da música em culto e como culto. Pretende-se mostrar que, para além das padronizações, estruturas ou formas sociais que se impõe sobre qualquer cultura, o que prevalece é a diferença, os detalhes que não aceitam limites ou rigidez. Desenvolvida a partir de trabalho de campo, baseado na observação, nas entrevistas e análises de material, em conjunto com diálogos entre literatura da antropologia e sociologia da religião, etnomusicologia, sociologia da música e estudos de comunicação, esta pesquisa intenciona-se uma etnografia da música, focada na análise da música como significado e significante, buscando estar atenta a música enquanto contexto que está em um contexto.

Year

2019

Creators

Euridiana Silva Souza

O conceito de virtude em Leo Strauss: A virtude como estratégia de recuperação da natureza da filosofia política

Trata-se de investigar o conceito de virtude na obra de Leo Strauss. Pretende-se em um primeiro momento refazer a argumentação straussiana em torno dos desdobramentos do conceito de virtude. Será discutido o conceito de virtude desde a sua apreensão entre os antigos gregos, passando pela revolução maquiaveliana no tratamento filosófico deste conceito até se chegar ao que, segundo Strauss, conformou a visão de mundo contemporânea. Pretendese demonstrar ao final do trabalho que a possiblidade de uma virtude contemporânea inclui a revalorização da noção do gentleman como ator político intelectualmente privilegiado. Também pretende-se demonstrar como a educação liberal, cujo conceito será esclarecido no corpo do texto, é um meio adequado para a criação das condições de possibilidade para a existência da noção de gentleman.

Year

2019

Creators

Emilia Agnes Assis de Lima

Percepção de professores sobre a promoção da saúde em escolas públicas do ensino fundamental

Este estudo objetivou descrever a percepção de um grupo de professores do ensino fundamental sobre a promoção da saúde escolar e sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). Orientado pelos princípios da abordagem qualitativa, utilizou-se como técnica de construção de dados a entrevista semiestruturada. Participaram como informantes 15 professoras do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) da UFMG (nº 15853813.0.0000.5149). O estudo foi apresentado na forma de três artigos científicos. O primeiro artigo refere-se a uma revisão crítica de literatura sobre a promoção da saúde na escola. Verificou-se que a articulação proposta pelo PSE, entre os setores saúde e educação, pode ser considerada um avanço tendo em vista a relevância das ações intersetoriais para a promoção da saúde. O segundo artigo objetivou conhecer a percepção das professoras sobre questões relacionadas à promoção da saúde. Foram trabalhados dois núcleos temáticos: promoção da saúde e processo saúde-doença. As professoras apresentaram uma tendência em direcionar o conceito de promoção da saúde às características da prática profissional e às condições de vida dos escolares. Afirmaram a forte relação entre o conhecimento e a busca pela saúde. Ressaltaram a necessidade de identificar e enfrentar os macrodeterminantes do processo saúde-doença, demonstrando ciência sobre a influência do ambiente, do entorno escolar. A percepção do professor acerca dos fatores relacionados à promoção da saúde influencia a atuação profissional. O terceiro artigo teve por objetivo verificar a percepção das professoras sobre o PSE. Foram trabalhados três núcleos temáticos: conhecimento sobre o PSE, prática do PSE na escola, problemas e desafios do PSE. As professoras demonstraram pouco conhecimento sobre o PSE, conceituando-o de forma superficial. Apresentaram uma visão reducionista sobre o programa e uma tendência a considerar o agente de saúde responsável pelo programa na escola. Afirmaram aprová-lo, ressaltando a importância da atenção à saúde dos escolares. Descreveram o PSE como uma rota de encaminhamentos para o centro de saúde, sendo unânimes em destacar a importância da parceria entre as áreas de Educação e Saúde. Ressaltaram a falta de interação e retorno da equipe de saúde com a escola. A maioria das entrevistadas afirmou não ter participado de atividades de capacitação sobre o PSE, mas demonstraram interesse em participar de alguma dessas atividades. Afirmaram trabalhar os conteúdos sobre saúde nas aulas ministradas. No entanto, não identificaram esse trabalho como atividade do PSE. As professoras mostraram-se preocupadas com o baixo envolvimento dos pais com o programa. O conhecimento e participação das entrevistadas com o PSE mostrou-se aquém do necessário para o funcionamento pleno do programa. A falta de atividades de capacitação e treinamento sobre o PSE, bem como uma maior interação entre os profissionais de saúde, educação e familiares envolvidos representam grandes desafios a serem vencidos pelos gestores responsáveis pelo programa.

Year

2019

Creators

Andrea Monteiro de Castro Graciano

Incomensurável comum: políticas da escrita em Graciliano Ramos

Esta tese propõe a investigação e a leitura teórica do texto de Graciliano Ramos. A hipótese sobre a relação entre a escrita de Graciliano e a teoria de aspecto crítico orienta a pesquisa. Por conseguinte, a argumentação que se segue tem o objetivo de esclarecer tal conjectura. Esta se fundamenta na premissa do espelhamento de questões provocado pelos diferentes modos de discurso. O foco do questionamento incide sobre a relação do indivíduo com a linguagem e sobre temas relacionadas à vida em comunidade. A circunscrição do uso da memória pela escrita é o ponto de partida do trabalho. Proponho, em etapa subsequente, a crítica da abertura à reflexão, sobre a ideia de política e a respeito da noção de racionalidade, propiciada pela literatura. Memórias do cárcere (1953) é o texto central do exame. A análise da obra abrange, além disso, fragmentos de outros trabalhos, como os romances iniciais, e a fatura de Infância (1945). Tomando esse enfoque é possível notar que a narração forma uma espécie de mônada. Apresenta-se, com sua emergência, a temporalidade múltipla da história. De março de 1936 (data da prisão de Graciliano), a narrativa circula por tempos condicionados pela reminiscência. Tal categoria permite, por sua vez, o escrutínio da confluência dos regimes da experiência individual e da experiência de uma história comum. Da mesma forma que a falta de revisão do romance concluído recentemente (Angústia, 1936) é uma constante, depara-se com as lembranças do tempo da migração, para o Rio de Janeiro, na juventude (1914), e ainda com a prorrogação do 'estado de guerra' durante o governo de Getúlio Vargas (1936). Em seu processo composicional, o texto dispõe uma 'coleção de imagens'; recortadas e imobilizadas no agora da escrita, elas servem ao fim patente da investigação. A força metafórica das imagens desperta o pensamento. A concepção topográfica da escrita como espaço político arregimenta para a função de interlocutores preponderantes Walter Benjamin, Michel Foucault, Jacques Rancière, Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman. O desdobramento tanto da questão política quanto da questão do poder traça o diagrama dos temas que o enfoque interdisciplinar operacionaliza. Ele compreende: a relação entre subjetividade e linguagem; racionalidade, dessubjetivação e política; reconstituição da experiência como embate pela memória; memória como metonímia da palavra e do espaço sensível na comunidade; política como jogo da argumentação; relações de poder, estratégias de controle e estratégias de resistência; escrita, língua, uso como categoria, potência e campo de possibilidade.

Year

2019

Creators

Willy Carvalho Coelho

Gestão de processo de projetos aplicada à modernização de usina siderúrgica

Problemas ligados a projeto como a ausência de qualidade e descumprimento de prazos, são apontados como um dos grandes dificultadores para o sucesso dos empreendimentos, pois, dada sua importância e ao fato de ser desenvolvido nas etapas iniciais do processo de construção, o projeto direciona a tomada de decisões, influenciando fortemente custos, qualidade e configuração do empreendimento. Apesar de sua importância, verifica-se a existência de problemas de gestão no processo de projeto (muitos não originados pela equipe de projeto), existindo distorções do papel do mesmo pelas mudanças ocorridas ao longo dos tempos, que hoje apresenta-se incoerente e inadequado. As consequências são o retrabalho, atrasos, prejuízo financeiro e falhas no processo de projeto, podendo durante a obra dar origem à patologias e desperdícios. Diante deste cenário, deseja-se no presente trabalho descrever através de estudo de caso de uma empresa de construção pesada de Belo Horizonte, fatores dificultadores para obtenção da qualidade e eficácia do setor de projetos, envolvendo a comunicação entre os colaboradores, atuação da coordenação, planejamento, melhoria de métodos e procedimentos de gestão e o fluxo de informações para o processo de projeto. Após o estudo de caso, foi realizada uma avaliação do conjunto de informações, sendo que foi possível notar que a atuação específica de coordenador de projetos e um adequado planejamento são imprescindíveis para um avanço qualitativo no funcionamento do processo de projeto dentro do sistema de gestão.

Year

2019

Creators

Reginaldo Barbosa de Castro

A ironia na obra de Cristina Peri Rossi : ditadura, exílio e depois

Este texto propõe um estudo da ironia na obra da escritora Cristina Peri Rossi, analisando contos dos livros La tarde del dinosaurio (1976) e Una pasión prohibida (1986). Circunscritos no marco histórico da ditaduta e pós-ditadura na América Latina, buscamos examinar como se reflete a tensão gerada pela ironia na significação que este momento político exerce sobre os elementos que compõem seus contos e influenciam sua narração. Num primeiro momento, o confronto entre direita e esquerda se faz mais presente , e a ironia expressa a concomitância dos dois discursos na composição dos contos. Num segundo momento, os contos retratam a transição para uma ordem homogeneizante de redomocratização, e a ironia exacerba um vazio de um futuro que não avança e induz à interrrogação da própria consciência que, que na impossibilidade de fixar-se em um objetivo a conquistar, busca no passado uma re-significação irônica que culmina num vazio não preenchível - como uma ironia que não possui um sentido único e não pode ser significada em uma única perspectiva.

Year

2019

Creators

Janaina Aguiar Mendes Galvao

O mal-estar do professor de língua inglesa: o desvio de função como aposta subjetiva

O presente trabalho apresenta resultados conclusivos de uma pesquisa de doutorado que abordou o mal-estar docente de três professoras de língua inglesa em desvio de função no estado de Minas Gerais. São inúmeras as evidências que apontam que o mal-estar docente expõe, no campo da educação, algo que não vai bem. Buscamos compreender subjetivamente as questões que levam o professor de língua inglesa ao desvio de função entendendo que a especificidade desse objeto (a língua inglesa) poderia guardar relações com essa condição. A pesquisa utilizou o método de pesquisa qualitativo de orientação clínica e buscou compreender a posição subjetiva do sujeito falante e suas formas de gozo como docentes de língua inglesa. A coleta do corpus de seu através da utilização de diários clínicos e entrevistas. Contamos também com a observação de uma sessão de pedagogical round em um projeto de extensão para professores de língua estrangeira (ConCol) com uma das participantes. Os pedagogical rounds são rodas de conversação com o objetivo de acolher a fala desses professores e assim promover sua escuta. A técnica utilizada nas entrevistas foi a investigação-intervenção, que implica em, inicialmente, proceder a uma escuta das singularidades discursivas produzidas pelo sujeito participante, observando suas formas de gozo e, em seguida, estabelecer hipóteses sobre o objeto de estudo investigado (no nosso caso sobre a relação do docente com sua profissão e seu sintoma). Concluímos que as professoras encontraram no desvio de função uma possibilidade de lidarem com o mal-estar que as afligia e adoecia. Observamos também que a forma sintomática como as professoras se posicionaram subjetivamente perante sua vida profissional desvelou não somente elementos objetivos de relação com suas escolhas profissionais mas revelaram algo para além. Ao contrário do que especulamos inicialmente, a língua inglesa, como objeto de investimento de ensino das professoras, não foi nomeada pelos professores como estando diretamente relacionada aos desvios de função. A língua inglesa nos pareceu um objeto de investimento do professor, que não se ligava a quaisquer ideiais educacionais como por exemplo: proporcionar maiores oportunidades de trabalho para os alunos, ampliar seu repertório cultural, expandir as possibilidades de interações sociais dos alunos, promover momentos de (des)identificação identitária entre outros. Talvez possamos interrogar se a falta de questionamentos desses sujeitos sobre suas demandas profissionais não tenha os conduzido para a quota de sofrimento psíquico que perpassou suas vidas durante esses anos.

Year

2019

Creators

Natália Costa Leite

Sífilis na gestação e puerpério: oportunidades estratégicas para a sua prevenção e controle, Brasil, 2000

A sífilis congênita, apesar dos esforços que vêm sendo desenvolvidos, continua sendo um importante problema de saúde pública. Pode ser prevenida desde que a infecção pelo Treponema pallidum, na mulher, seja identificada e tratada adequadamente, antes ou durante a gestação. O presente trabalho objetiva estudar aspectos relevantes à sífilis na gestação e puerpério, através de: 1) Avaliação de serviços de saúde que realizam acompanhamento pré-natal e atendimento aoparto e curetagem pós-aborto; 2) Análise das oportunidades perdidas de prevenção (OPP) da sífilis congênita e da infecção pelo HIV, traduzidas pela não realização de exames de VDRL e anti-HIV durante o acompanhamento pré-natal e 3) Análise dos fatores associados à persistência da positividade do VDRL em puérperas. Foi realizado estudo transversal, parte integrante do Estudo de Soroprevalência de Sífilis em Puérperas: um Estudo Multicêntrico Nacional, desenvolvido no Brasil, no período de 1999 e 2000, com amostra aleatória probabilística de 3.233 puérperas, atendidas em 24 maternidades cadastradas pelo Programa Nacional de DST/Aids e denominadas como Grupos de Investigação de Caso de sífilis Congênita (GICSC). Foram aplicados dois questionários. O primeiro referente a características das maternidades sendo respondido pelo coordenador do GICSC e o segundo referente a características da populaçãoparticipante, sendo respondido pelas puérperas. Foi também realizado exame de VDRL para todas as puérperas e FTA-Abs para aquelas com VDRL positivo. Os resultados mostraram uma razoável estrutura das maternidades, sendo 73,9% públicas, 73,9% com atendimento ao pré-natal e 86,9% possuíam laboratório próprio. Mostraram uma maior vulnerabilidade da população estuda, traduzida por maior percentual de mulheres solteiras, com baixa escolaridade (< 8 anos deestudo) e baixa renda familiar (< 3 salários mínimos). Apontaram uma alta prevalência de OPP relacionada a realização de cada teste, sendo de 41,2% para o VDRL e de 56,0% para o anti-HIV. Apontaram ainda uma alta positividade para sífilis (1,7%) na população estudada. Os resultados encontrados revelam falhas relacionadas ao desenvolvimento das ações de prevenção e controle da sífilis, da sífilis congênita e da transmissão vertical do HIV no país. Foram observadas,durante todo o processo de acompanhamento pré-natal e ao parto/curetagem, perda de oportunidades de realização de exames e adequado tratamento para as gestantes e respectivos parceiros, mesmo em serviços especialmente cadastrados e capacitados para este fim. Descortina a necessidade de se avançar na organização dos serviços de saúde, com ampliação do acesso e vinculação das gestantes ao pré-natal.

Year

2019

Creators

Celeste de Souza Rodrigues

A resenha crítica de filme no Ensino Fundamental II: o uso da sequência didática como estratégia de ensino e interação

Esta dissertação de mestrado é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo a aplicação de uma sequência didática para o gênero resenha crítica de filme, a fim de eliminar marcas orais presentes nos textos de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental II, e aprimorar, a partir da utilização deste gênero, os seus conhecimentos sobre o uso de diferentes estratégias da argumentação. Assim, foi elaborado um modelo didático para o gênero resenha crítica de filme, com base em estratégias de textualização do discurso argumentativo, as quais foram trabalhadas na sequência didática. Em seguida, foram comparados os textos relativos à produção inicial e final dos alunos, verificando o desenvolvimento das capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas, com base nos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sóciodiscursivo (Bronckart, 2007), nos estudos sobre gêneros orais e escritos no ambiente escolar (Schneuwly e Dolz, 2004), e na análise do processo de aprendizagem e desenvolvimento a partir da noção de mediação (Vygotski, 1989). As ações executadas estão pautadas também nos estudos sobre a relação entre texto e argumentação (Fiorin, 2016; Koch, 2009; 2011); nos trabalhos sobre a elaboração de modelos didáticos de gênero para o desenvolvimento de uma sequência didática de gênero (de Pietro e Schneuwly, 2003; Machado e Cristovão, 2006; Messias, 2014), bem como nos estudos sobre os aspectos do gênero resenha crítica (Medeiros, 1999; Machado, 1996; Carvalho, 2010). O método utilizado para a análise do corpus foi o da análise qualitativa de textos, comparando-se a produção inicial dos alunos com a produção final. Esta pesquisa observou que o uso da sequência didática como estratégia de ensino proporcionou redução relativa quanto ao uso de marcas de oralidade pelos estudantes, pois, em algumas produções finais, os alunos não conseguiram eliminar essas marcas em seus textos. Por outro lado, esse método de ensino contribuiu de forma significativa para aprimorar a argumentação dos estudantes e o conhecimento deles sobre o gênero resenha crítica de filme, já que, nas produções finais, os estudantes atenderam à proposta, utilizaram recursos linguísticos relacionados ao gênero, e construíram a argumentação a partir de algumas das estratégias do discurso argumentativo ensinadas na SD. Este trabalho também contribui para a melhoria do ensino e da prática docente, pois comprova a importância da produção textual associada à leitura e reforça a ideia da priorização não só da leitura, mas também da escrita, nas avaliações governamentais.

Year

2020

Creators

Lucas Francisco Ferreira de Oliveira

Estudo e verificação de um software de simulação para avaliação do desempenho na frenagem de um veículo conforme requisitos descritos na Resolução 519/2015 do CONTRAN

Este estudo tem por objetivo validar um método (software) de simulação computacional que permita reproduzir, com confiabilidade, os ensaios descritos na Resolução do Contran 519/2015 (norma ANBT NBR 10966 e seus anexos) necessária para a homologação do sistema de freios do veículo. Estes ensaios são longos e caros, pois, além de veículo específico e pessoas treinadas, toda a estrutura de pistas de alto e baixo atritos devem ser disponibilizadas. Com isto, visa-se otimizar os processos e os custos de desenvolvimento dos veículos. Para o estudo foi utilizado um veículo com tração 4x2; em seu Peso Bruto Total (PBT); com freios pneumáticos de tambor e sapatas; com Dispositivo de Antitravamento das rodas na frenagem (ABS). Foram considerados os requisitos para as pistas de alta aderência nas condições de veículo vazio e carregado; a transmissão acoplada e desacoplada; freios em modo de funcionamento normal e falhado segundo o estabelecido na Resolução do Contran 519/2015. O modelo de simulação foi desenvolvido para poder avaliar o desempenho dos veículos nas mesmas condições estabelecidas pela norma ABNT NBR 10966 para a homologação dos sistemas de freios dos veículos. Os resultados obtidos com esse modelo computacional e com os ensaios físicos, quando comparados, mostram que o modelo de simulação computacional é uma ferramenta de projeto robusta que pode ser implementada para a análise do desempenho do veículo em futuros processos de homologação do sistema de freios. Várias influências de parâmetros podem ser avaliadas com a ajuda do programa. A correlação entre os dados de simulação e experimentais foi avaliada com a ajuda de técnicas estatísticas conhecidas. Conclui-se que a diferença encontrada entre as respostas dos ensaios físicos com as da simulação pode ser explicada pela simplificação do modelo, menor precisão dos dados de entrada, a variação da pressão de acionamento dos freios nos ensaios físicos e o coeficiente de atrito da pista de teste. Contudo, é possível entender que, através dos resultados obtidos, uma maior precisão não se faz necessária neste momento, pois garantiu uma robustez mínima para as análises.

Year

2020

Creators

Rafael Fortuna Pizzi

Calibration of a dedicated software for 3d rendering

With the increasing use of 3D reconstruction techniques, to assist in diagnosis, dedicated programs are being widely used. For this they must be calibrated in order to encounter the values of the real volumes of the human tissues. The purpose of this work is to indicate correction and calibration values for true volumes, read in a 3D reconstruction system dedicated, using DICOM images of Computed Tomography. This work utilized a PMMA thorax phantom associated with the DICOM image and the volume found by a program of a tomograph. The physical volume of the PMMA phantom found was 10359.0 cm³. For the volumes found according to the structures of interest, the values are 11005.5 cm³, 10249.3 cm³ and 10205.1 cm³ and the correction values are -6.2%, +1.1% e +1.5% respectively for tissues: pulmonary, bony and soft tissues. The procedure performed can be used for calibration in other 3D reconstruction programs, observing the necessary corrections and the methodology used.

Year

2022

Creators

Marcos Eugênio Silvaabrantes Warley Ferreira Felix Maria Auxiliadora Fortini Veloso

Os mapas das pedras brilhantes: a cartografia dos sertanistas, dos engenheiros militares e dos padres matemáticos sobre o Distrito Diamantino do Serro do Frio (1714-1771)

Ricas minas de pedras brilhantes foram descobertas nos sertões do Serro do Frio a partir da década de 1720, sendo a descoberta dos diamantes oficializada em 1729. Então, a Coroa portuguesa começou a sistematizar suas ações no sertão, com o objetivo de racionalizar a administração da mineração. Nesse contexto, os mapas se transformaram em instrumentos necessários e fundamentais, pois, construídos de acordo com os métodos ensinados nas academias militares e seguindo as convenções gráficas sistematizadas ao longo do século XVIII, foram instrumentos essenciais para a materialização das políticas reais para os diamantes. Por outro lado, ainda antes da descoberta oficial das pedras, os sertões do Serro do Frio também foram o objeto principal dos roteiros e mapas sertanistas. Essas representações tinham um caráter pragmático e/ou político. De forma prática, eram roteiros descritivos dos caminhos, rios, ribeirões e córregos do Serro do Frio que levavam às riquezas do ouro e dos diamantes, além de também trazer pistas do caminho para a serra das Esmeraldas. De forma política, eram um recurso utilizado pelos sertanistas para solicitar mercês e concretizar suas ações de descobrimentos. Essas duas formas de representação do Serro do Frio a oficial e a dos sertanistas -, apesar de aparentemente desconectadas, mantiveram um intenso diálogo, proporcionando a troca de métodos de construção cartográfica e principalmente de informações sobre o território, o que fez com que determinadas entidades geográficas perdurassem ou desaparecessem ao longo da história do Distrito Diamantino.

Year

2019

Creators

Carmem Marques Rodrigues

O Sistema Renina-Angiotensina na Doença de Alzheimer: revisão de literatura e estudo-piloto

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2021

Creators

Victor Teatini Ribeiro

Em pé de igualdade? Avaliação da efetividade da Lei das Cotas na UFMG a partir de um estimador não enviesado

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2022

Creators

Ana Paula Karruz

Contribuições para a superação de mitos sobre o tratamento odontológico no período gestacional: uma revisão de literatura

As gestantes constituem um grupo de pacientes que requerem atenção e cuidados especiais e abrangentes na atenção odontológica. Faltas às consultas odontológicas agendadas para as mesmas, nas Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS), justificam a necessidade de estudos para elucidar essa questão, contribuindo para um pré-natal adequado. O presente trabalho buscou realizar uma revisão de literatura sobre os mitos em relação ao tratamento odontológico na gestação, identificando como a literatura especializada aborda tal questão. Buscou-se ainda formular propostas, baseadas na revisão de literatura, voltadas para os profissionais da saúde envolvidos nos aspectos gestação e saúde bucal, visando desmistificar questões relacionadas ao tratamento odontológico no período gestacional. Para tanto, fez-se uma revisão crítica sistematizada, coletando informações disponíveis sobre o tema por meio de método científico, tendo como princípios gerais a exaustão na busca dos estudos e a seleção justificada dos mesmos por critérios de inclusão e exclusão. Os resultados foram expostos com o auxílio de tabelas, apresentando recomendações e mitos encontrados na revisão realizada, bem como as outras abordagens que os mitos em relação ao tratamento odontológico recebem na literatura consultada. Como conclusão, apresentou-se propostas interventivas que visam à efetiva inserção da odontologia nos cuidados com a gestante em suas consultas de pré-natal.

Year

2019

Creators

Vania Lopes Lemos Figueiredo

Eficiência em inteligência competitiva no contexto das organizações brasileiras: uma abordagem pela VBR e DEA

Inteligência competitiva (IC) é um tema que tem despertado o interesse de muitos pesquisadores brasileiros na atualidade, dada a sua importância para o aumento da rapidez e da eficácia das decisões estratégicas tomadas pelos gestores alocados na alta cúpula das organizações que atuam em ambientes caracterizados por intensa e dinâmica competição. Para sua operacionalização adequada, as equipes responsáveis pelo processo de IC precisam contar com umconjunto diferenciado de recursos tangíveis e intangíveis para o atendimento eficiente das demandas de inteligência dos seus usuários. Nesta perspectiva, a realização desta pesquisa partiu da necessidade de discriminar a importância dos recursos informacionais, humanos,tecnológicos e analíticos para a geração e disseminação eficiente dos produtos de inteligência demandados pelos tomadores de decisões estratégicas e demais usuários alocados nos diversos departamentos funcionais das organizações brasileiras. Na primeira etapa desta pesquisa, de natureza descritiva, traçou-se um panorama das práticas de IC desenvolvidas pelas respectivas organizações, a partir de levantamento realizado com os profissionais da inteligência de 66 organizações vinculadas aos principais setores industriais do País. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado disponibilizado online em um site especializado e analisados com base em técnicas da estatística descritiva. Os resultados revelaram que osprofissionais da inteligência consideram atributos como relevância, precisão, confiabilidade, validade e atualidade como os mais importantes para se caracterizar um recurso informacional como de qualidade e, consequentemente, essencial à condução eficiente do processo de IC; objetividade, capacidade analítica, conhecimento adequado do mercado/setor e visão sistêmica da organização como os atributos pessoais indispensáveis a um profissional da inteligênciadiretamente envolvido com o respectivo processo; base de dados online, softwares de IC, data warehouse, internet e e-mail como as tecnologias da informação e da comunicação mais importantes para a geração e disseminação eficientes dos produtos de inteligência demandados,além das seguintes ferramentas analíticas: modelo das cinco forças de Porter, matriz SWOT, benchmarking e análise de cenários. Na segunda etapa desta pesquisa, de natureza analítica, foram realizadas simulações com os recursos informacionais, humanos, tecnológicos e analíticos caracterizados na primeira fase da pesquisa, por meio do software SIADv.3, tendo como base os seguintes outputs do processo de IC: quantidade de usuários efetivamente atendidos (QUEA), entrega dos produtos de inteligência competitiva no prazo determinado (EPICPD) e qualidade dos produtos de inteligência competitiva disseminados (QPICD). A base conceitual utilizada para a determinação e análise comparativa das eficiências dos processos de IC foi a Data Envelopment Analysis (DEA). Especificamente na produção do output QUEA, os recursos analíticos (CAAN) e humanos (EXPT) revelaram-se como os mais importantes para a eficiência dos processos de IC conduzidos pelas equipes de IC das organizações pertencentes a praticamente todos os setores industriais analisados, com exceção daquelas da Autoindústria; na do output EPICPD, os recursos informacionais (QINF) e tecnológicos (CATE), o que também foi observado quando se considerou o QPICD como o output dos processos de IC analisados, apesar da menor importância dos demais tipos de recursos (EXPT e CAAN) não poder ser desconsiderada neste caso. De maneira resumida, os resultados revelaram que a importânciados respectivos recursos para a eficiência dos processos de IC analisados varia conforme o tipo de produto de inteligência elaborado e que a técnica DEA se demonstrou adequada para a determinação e comparação das eficiências dos processos de IC conduzidos pororganizações brasileiras, a partir dos conjuntos de recursos e produtos de inteligência considerados nesta pesquisa.

Year

2019

Creators

Paulo Henrique de Oliveira