RCAAP Repository
Procedimentos para a melhoria da organização dos laboratórios de pesquisa e ensino Ladire, Lafise e Labcare da EEFFTO/UFMG, sob a ótica de um técnico de laboratório
A organização dos laboratórios de ensino e pesquisa com otimização do espaço físico, controle e aproveitamento de material contribui para a qualidade das pesquisas. Este estudo teve como objetivo elaborar rotinas de funcionamento, visando à padronização de procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho em laboratórios de pesquisa da EEFFTO, a partir da percepção de um técnico de laboratório. Trata-se de um estudo teórico-prático de organização de laboratórios de pesquisa e ensino e propostas de intervenção. Foi realizada revisão da literatura sobre organização e qualidade de laboratórios de pesquisa e ensino, biossegurança e meio ambiente e utilizadas observações do técnico de laboratório para a elaboração das propostas. No decorrer do estudo foi possível identificar situações que dificultam o dia a dia dos laboratórios que, conhecidas, forneceram subsídios para a elaboração de propostas de melhoria do funcionamento dos laboratórios. As propostas incluíram adequação de área física, uso adequado de equipamentos e de EPI, cumprimento de normas de biossegurança e estabelecimento de normas internas, visando padronização de procedimentos e melhorias no ambiente de pesquisa. e estabelecer uma normatização interna, visando padronização de procedimentos bem como melhorar a qualidade do meio ambiente interno e externo. Busca apresentar também a importância de se preocupar com questões de biossegurança e apresentar propostas de educação para preservar o contexto de mudança contínua. Foram elaborados vários POP que serão implantados e revisados de acordo com as necessidades de manter a organização dos laboratórios.
2022-12-06T15:42:35Z
Maira Elisa Cassimiro Martins Morais
Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Investigação das características psicométricas da UPPS Escala de Comportamento Impulsivo para uma população brasileira
Introdução: Impulsividade é um constructo complexo e de acordo com o modelo de comportamento impulsivo UPPS, seria composto por quatro fatores: a) urgência (tendência a experimentar impulsos fortes, muitas vezes em condições de afetar negativa), b) falta de premeditação (tendência a não pensar nas consequências de um ato antes de se envolver no mesmo), c) falta de perseverança (falta de capacidade de um indivíduo para permanecer focado em uma tarefa que pode ser chato ou difícil), d) busca de sensações (composta pela tendência para procurar atividades que são excitantes, bem como uma abertura para experimentar novas experiências que podem ser perigosos ou não). A impulsividade é frequentemente associada com transtorno afetivo bipolar (TAB) durante os episódios maníacos, mas também podem estar presentes em pacientes bipolares deprimidos, causando grandes impactos na vida do paciente como baixa funcionalidade no dia a dia, além de estar correlacionada com tentativas de suicídio. Objetivo: Inicialmente o objetivo Realizar a tradução e adaptação cultural da UPPS Escala de Comportamento Impulsivo contexto brasileiro. Após isso, o objetivo foi analisar as propriedades psicométricas da adaptação brasileira da UPPS Escala de Comportamento Impulsivo. E por fim, realizar a comparação de fatores impulsividade medidos pela UPPS em pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar em estado deprimido e grupo controle. Método: Para a realização do primeiro objetivo, a versão original em Inglês da UPPS Impulsive Behavior Scale, foi traduzida para o Português por dois pesquisadores bilíngues. Após isso, a versão foi adaptada por um pesquisador e esta tradução foi enviada para seis pesquisadores bilíngues para avaliar se os termos da escala eram apropriados para os aspectos culturais de cada região. Os itens resultantes foram convertidos de volta para o Inglês por um tradutor profissional e enviado para o autor da escala original para garantir que o conteúdo do item original fosse mantido. A tradução final da UPPS e a versão original em Inglês foram aplicadas em uma amostra de 52 indivíduos bilíngues, a fim de investigar a equivalência semântica e idiomática da versão traduzida por meio da análise de correlação. Para o segundo objetivo, a versão brasileira da UPPS Escala de Comportamento Impulsivo foi respondida por uma amostra de 384 participantes saudáveis entre 18 e 16 anos de idade. Por fim, a UPPS foi aplicada em pacientes com diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar em fase depressiva e grupo controle. O estudo foi composto por 467 indivíduos: 83 pacientes ambulatoriais deprimidos com transtorno afetivo bipolar e 384 controles saudáveis. Resultados: Em relação ao primeiro estudo, as correlações de Spearman entre os itens originais e os itens traduzidos foram todas significativas, p <0,001. Com correlações variando de moderada a forte. Estes resultados sugerem que a tradução Português do Brasil da escala replicado com precisão à escala original. Os resultados do segundo estudo indicam através de análise fatorial exploratória e confirmatória boa consistência interna dos quatro fatores da escala. O último resultado demonstra uma diferença de grupos entre todos os fatores UPPS, exceto para o fator busca de sensações. Conclusão: Os estudos demonstram grande consistência com a literatura prévia sobre impulsividade. No entanto, até o presente momento não foi encontrado nenhum estudo com a aplicação da escala UPPS na população com diagnóstico de TAB. Nesse sentido, a presente dissertação contribui na tentativa de compreensão sobre a impulsividade em pacientes com este diagnóstico.
2022-12-06T15:42:35Z
Cristina Yumi Nogueira Sediyama
Procedimentos de regeneração pulpar: avaliação longitudinal imune
O tratamento endodôntico em dentes com desenvolvimento radicular incompleto está relacionado a algumas dificuldades e limitações. Entretanto, apesar das dificuldades técnicas, a alta susceptibilidade à fratura de dentes com rizogênese incompleta representa o fator chave para a busca de novas modalidades terapêuticas. Adicionalmente, as deficiências estéticas e funcionais apresentadas pelas terapias reabilitadoras após a perda de um elemento dentário permanente em um paciente jovem, também são fatores importantes e estimuladores. Assim, fica evidente a necessidade de pesquisas que disponibilizem novas opções terapêuticas conservadoras, com resultados previsíveis. O estudo objetivou investigar a resposta imunoinflamatória de dentes submetidos a diferentes protocolos descritos na literatura para se executar a terapia endodôntica regeneradora. Para isso, a expressão de moléculas inflamatórias e fatores de crescimento/diferenciação celular expressos nos tecidos pulpares foram analisados em diferentes intervalos de tempo, utilizando-se um modelo murino desenvolvido para a presente pesquisa. 54 Camundongos Balb/C tiveram as câmaras pulpares de seus molares superiores abertas e, subsequentemente submetidas à pulpectomia. Os animais foram então divididos em 3 grupos: grupo Sangramento (Blood) preenchimento do espaço pulpar com coágulo sanguíneo; grupo EDTA + Sangramento (EDTA + Blood) irrigação dos canais com solução de EDTA a 17% por 1 min, seguido do preenchimento do espaço pulpar com coágulo sanguíneo; grupo Vazio (Empty) espaço pulpar deixado vazio. Cada grupo foi composto por 18 animais. De cada grupo, 6 animais foram sacrificados nos intervalos de 7, 14 e 21 dias após os experimentos. Utilizando-se a análise da reação em cadeia da polimerase em tempo real (Real Time PCR) avaliou-se a expressão gênica das citocinas IL-1, TNF-, IL-10 e dos fatores de crescimento/diferenciação NGF, IGF e VEGF, comparando-se tais achados inter e extra-grupos, nos diferentes períodos de avaliação. Os resultados demonstraram as maiores expressões dos mediadores pró-inflamatórios no grupo Empty, assim como uma maior expressão de mediadores anti-inflamatórios no grupo experimental preenchido com o coágulo sanguíneo. O grupo EDTA + Blood evidenciou a maior expressão gênica de fatores de crescimento/diferenciação, em todos os períodos analisados, quando comparado aos demais grupos. Pode-se concluir que a irrigação com solução de EDTA a 17%, previamente ao preenchimento dos sistemas de canais radiculares (SCR) com o scaffold (coágulo sanguíneo), estimulou a expressão aumentada de mediadores relacionados ao sucesso da terapia endodôntica regenerativa. Adicionalmente, o modelo animal desenvolvido para a pesquisa mostrou-se eficaz para se analisar longitudinalmente a modulação imune que se processa nos tecidos pulpoperirradiculares após a instituição da terapia.
A ciência da informação e a inteligência de estado: um estudo de caso do programa nacional de proteção do conhecimento sensível da agência brasileira de inteligência
A presente pesquisa analisa o Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC) da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) à luz da Ciência da Informação. O objetivo é contribuir com iniciativas de Proteção do Conhecimento Sensível, a partir da análise das interfaces existentes entre a Ciência da Informação e a Inteligência de Estado, uma vez que, apesar de serem áreas de conhecimentos distintos, possuem uma significativa interdependência. Referente ao percurso metodológico, esse se fundamentou no método dedutivo que subsidiou o desenvolvimento de um constructo teórico, a identificação de interfaces e a criação de categorias, no intuito de buscar uma singularidade das análises desenvolvidas, a partir do universal para o particular. As categorias - Contexto Informacional Estratégico; Integração Estratégica da Gestão da Informação e Conhecimento; Monitoramento do Ambiente Informacional Econômico e; Integridade do Patrimônio Nacional - foram aplicadas no contexto estrutural, sistêmico e informacional do PNPC. Como resultados alcançados, destacam-se: o aprimoramento do sistema de Inteligência como apoio ao processo de tomada de decisões estratégicas assertivas; a promoção do compartilhamento do conhecimento pela visão integrativa da Gestão da Informação e do Conhecimento; o fortalecimento da cultura de Inteligência Econômica por meio do monitoramento do ambiente informacional; a Gestão das Informações e dos Conhecimentos Científicos e Tecnológicos Sensíveis para valorização da salvaguarda do patrimônio brasileiro.
2022-12-06T15:42:35Z
Isabella Moreira dos Santos
Metodologia de avaliação da performance acústica experimental e virtual do sistema de exaustão automotivo
O ruído acústico gerado por veículos é um dos principais fatores de poluição sonora em grandes cidades. Dentre os sistemas aplicados ao automóvel, o sistema de exaustão é o maior fator contribuinte para a geração desse ruído, sendo assim, sua atenuação deve ser de grande eficiência. A atenuação acústica do sistema de exaustão é realizada através de silenciadores passivos dos tipos reativos que geram reflexão da onda devido à impedância causada pela variação geométrica, bem como através da absorção sonora ou dissipativos, transformando a energia sonora em energia térmica. A avaliação da performance de silenciadores é feita em duas etapas. A primeira etapa é realizada através do banco de perda de transmissão sonora, enquanto a segunda etapa é a avaliação do silenciador a partir da aplicação ao sistema de exaustão que é conectado ao motor a fim de avaliar o ruído emitido em toda a sua faixa de operação. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma metodologia de avaliação da performance acústica experimental e virtual do sistema de exaustão automotivo levando em consideração sua análise no banco de perda de transmissão e aplicação ao veículo. A fim de predizer o comportamento acústico em ambos os casos durante a fase de projeto, utilizou-se o programa de simulação virtual unidimensional GT-Suite. Foram realizados experimentos utilizando silenciadores aplicados ao banco de perda de transmissão para validar o modelo virtual, os quais apresentaram boa correlação entre as faixas de 250 Hz e 1000 Hz. A simulação virtual da aplicação da exaustão ao veículo leva em consideração o modelo do motor e do sistema de aspiração. O motor é modelado em regime permanente, o que gera o problema de correlação do modelo acústico de exaustão, já que a validação experimental é feita em regime transiente. De posse destas informações, este trabalho também se propõe a avaliar os efeitos acústicos do sistema de exaustão quando o mesmo é aplicado ao modelo transiente e permanente de forma experimental e, por fim, comparado ao modelo virtual em regime permanente. A utilização do dinamômetro de rolo faz-se necessário para a realização do teste na condição permanente, que é estabilizado em uma rotação fixa a cada experimento. Outra condição avaliada no dinamômetro é a de “run-up”, onde é monitorada a condição acústica a cada rotação em regime transiente. Além da avaliação entre as condições aplicadas ao dinamômetro, é realizado o comparativo entre o teste em pista na condição de “run-up” e o modelo simulado com o objetivo de avaliar os diferentes impactos acústicos nas diferentes formas de medição. Os experimentos realizados no dinamômetro não apresentaram grandes diferenças quanto ao modo permanente e transiente. Desta forma, conclui-se que a avaliação realizada nas condições de “run-up” no rolo e rotação constante apresentaram pequenas variações, tanto no nível geral quanto nas ordens avaliadas. Sendo assim, a validação do modelo a partir do método transiente não apresenta variação satisfatória quando avaliado pelo método permanente.
O percurso de mudança do item onde na perspectiva da gramaticalização
Este trabalho apresenta uma análise do item onde sob a perspectiva da gramaticalização. Foi realizado um estudo diacrônico de natureza quantitativa em textos escritos do português arcaico, moderno e contemporâneo, e em corpus oral do dialeto mineiro. Confirmamos que o item, a partir de uma função lexical - como advérbio de lugar -, evolui passando a desempenhar uma função gramatical - como pronome relativo - e, embora de maneira muito pouco produtiva, uma função ainda mais gramatical - como conjunção intersentencial. O fato de o processo de gramaticalização do onde não obedecer à trajetória prototípica desse fenômeno (cf. Vitral, (2006)), levou-nos a considerar a distribuição e o papel do item aonde e de outros itens concorrentes com o onde. Concluímos que o fenômeno da variação lingüística afeta a evolução esperada de um item em processo de gramaticalização.
2022-12-06T15:42:35Z
Fernanda Cunha Pinheiro da Silva
Influência da heterogeneidade de rejeitos de minério de ferro utilizados como adição mineral nas propriedades de microconcretos
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Processo de trabalho e Educação a Distância: expansão e mudanças na universidade pública brasileira
O presente trabalho analisa as mudanças na organização do trabalho nas Universidades Públicas Brasileiras com a introdução de cursos de graduação a distância. A pesquisa teve como campo de investigação os cursos de graduação das Universidades Federais implementados através do Sistema Universidade Aberta do Brasil . Os eixos centrais desta investigação são a educação nas Universidades, as transformações e expansão da EAD e a análise da organização do trabalho docente e seus impactos no contexto atual. Neste estudo, procurou-se identificar a organização do trabalho para a oferta do cursos, em EAD e os profissionais envolvidos na atividade educacional. Foram analisadas as condições do trabalhador docente, e quem são estes trabalhadores na organização do trabalho na EAD. O trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro, momento foi realizado o a identificação de todas as Universidades que oferecem cursos de graduação na modalidade a distância através do Portal do Sistema Universidade Aberta do Brasil e ordenamento jurídico respectivo. No segundo capitulo foi realizada a aplicação de um questionário de forma on-line em 13 de cursos de Instituições Federais de Ensino Superior, sendo eles de licenciatura e bacharelado. Foi realizada a identificação das caracteristicas do processo de trabalho, os materiais desenvolvidos por esses trebalhadores e os recursos físicos e financeiros para realização dos cursos. No terceiro capitulo é abordada a analise em três cursos de graduação do sistema Universidade Aberta do Brasil em três Universidades diferentes sendo dois de Licenciatura e um de Bacharelado. Para esta etapa foram utilizadas como categorias de analise, a divisão das tarefas e o cotidiano de trabalho nos cursos (como encontros, reuniões, e relações com os outros trabalhadores). Nas considerações finais, avalio-se a realização de uma importante etapa de caracterização da EAD e da cultura digital, cada vez mais imersa nos ambientes de ensino e aprendizagem e na sociedade atual sendo incorporada ao contexto do professor e à organização do trabalho docente .Neste estudo foi importante identificar as diversidades de formas e modelos flexíveis para atender às demandas pelo acesso a educação superior.
2022-12-06T15:42:35Z
Leonardo Zenha Cordeiro
Arquitetura visionária: investigação sobre imaginário e narrativa como estratégia crítica às práticas espaciais contemporâneas
A presente dissertação de inicia pelo esclarecimento do termo arquitetura visionária, que denomina um gênero da disciplina focado na concepção de projetos inconstruíveis, pretendendo estabelecer um posicionamento crítico a partir da criação espaços imaginários, fictícios ou fantásticos. Seu objetivo é desenvolver críticas ao status quo e à própria arquitetura, além de oferecer outras possibilidades de criação do espaço que vão além do limite restritivo da realidade. Como principais exemplos, foram expostas e investigadas as obras de arquitetos contemporâneos que optaram por projetar em conjunturas de crise ou trauma, como Lebbeus Woods em Underground Berlin e Berlin Free-zone, logo após a queda do muro da capital alemã, e nos projetos pós-cerco de Sarajevo, além de NaJa & DeOstos em Cemitérios Suspensos de Bagdá e Ilhas Grávidas, desenvolvido no contexto da inundação da reserva de Tucuruí. Para chegar até essas obras, foi realizada uma breve revisão histórica de arquitetura visionárias prévias, passando por três arquitetos relevantes em seus períodos históricos: Piranesi e a série Carceri no século XVIII, SantElia e o Manifesto Futurista no início do século XX e o grupo Archigram na retomada das utopias na contracultura sessentista. Logo após, foi feita uma crítica à autoridade e à redução dimensional da representação arquitetônica convencional, e uma apresentação da arquitetura visionária como porta para outros tipos de representação que buscam a autonomia do usuário e a participação do interlocutor na interpretação do espaço. Para isso, foi elaborada também uma narrativa sobre o processo criativo da autora na concepção e representação de uma cidade futurista, em um workshop orientado. Ainda, foi feita uma análise da conjuntura sócio-espacial contemporânea que condiciona a produção espacial, e das tendências acadêmicas que nos anos noventa rejeitaram arquitetura crítica e retomaram a idéia das utopias (no sentindo de Karl Mannheim) e da teoria como instrumentos críticos nas duas últimas décadas.
2022-12-06T15:42:35Z
Anna Gabriela Alves Lobato
Estudo Funcional de Células T CD4+ expressando distintas regiões V beta do receptor de célula T (TCR) em pacientes com Leishmaniose cutânea
A leishmaniose é uma doença parasitária que afeta 12 milhões de pessoas em todo o mundo. O estabelecimento de uma resposta imune efetora contra a Leishmania é crítico para o controle da doença. Uma abordagem importante no estudo da resposta imune é avaliar a interação parasito-hospedeiro. Diferenças na resposta imune produzidas pela infecção com o parasita podem estar diretamente relacionadas com a existência do padrão de expressão dos receptores antigênicos presentes nos linfócitos T antígeno-específicos e nas diferentes subpopulações de clones de células T efetoras. Desta maneira, nosso trabalho envolveu um estudo com indivíduos não infectados e com pacientes apresentando a forma clínica cutânea da leishmaniose (LC). Objetivando entender melhor o papel que podem ter as subpopulações de células T CD4+, definindo o estado de ativação e o perfil de citocinas das células T CD4+ com expressão preferencial para as regiões variáveis da cadeia beta (V) do receptor de células T (TCR), na resposta imune humana contra Leishmania braziliensis. Utilizando a técnica de citometria de fluxo, avaliamos in vitro a frequência de células T CD4+, estimuladas ou não com o antígeno solúvel de Leishmania (SLA), expressando os seguintes V: V 2, 3, 5.1, 5.2, 8, 11, 12, 17 e 24, nos diferentes grupos. Nos pacientes com LC, avaliamos o estado funcional e a ativação celular pela expressão HLA-DR e de CD45RO, além citocinas pró-inflamatórias IFN-g, TNF-a e anti-inflamatória IL-10, nas células T CD4+ com expressão preferencial para as regiões Vb do TCR. Nossos resultados indicam que: (1) Pacientes com LC possuem frequência mais elevada de células T CD4+ com expressão preferencial para as regiões V5.2 e V24 do TCR, quando comparados a indivíduos não infectados; (2) O estímulo com SLA leva à expansão de células T CD4+ com expressão preferencial das regiões V 5.2, 11, 12 e 17 nos pacientes com LC; (3) O estímulo com SLA induz aumento de expressão tanto das moléculas de ativação HLA-DR e memória CD45RO, quanto de citocinas pró-inflamatórias IFN-g, TNF-a e anti-inflamatória IL-10, por células T CD4+ expressando diferentes regiões Vb em pacientes com LC; (4) Correlações positivas entre células T CD4+ com expressão preferencial das regiões Vb 5.2, 11 e 17 do TCR, expressando citocinas pró-inflamatórias IFN-g, TNF-a e anti-inflamatórias IL-10, respectivamente, foram vistas após o estímulo com SLA, nos pacientes com LC. Visto que a leishmaniose cutânea é uma doença que, na maioria dos casos desenvolve a forma branda, seguida de cura espontânea com proteção imunológica, a ativação de subpopulações específicas pode permitir a formação de uma resposta celular efetora. Este estudo pode ajudar na descoberta de antígenos imunodominantes de Leishmania, importantes por desencadear uma resposta eficiente no hospedeiro contra o parasita.
2022-12-06T15:42:35Z
Tatjana Keesen de Souza Lima
Estágio Supervisionado Obrigatório no Setor de Processamento Técnico: o caso da Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais
Apresenta as reflexões sobre o estágio supervisionado obrigatório no setor de processamento técnico da Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais. Considera que estágio supervisionado obrigatório para os alunos do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da universidade supracitada é uma oportunidade para o estudante vivenciar a prática de teorias aprendidas em sala de aula. O contato, mediado pelo supervisor, visa à compreensão do aluno quanto ao funcionamento da unidade de informação. Apresenta o setorde processamento técnico, no qual os estudantes cumprem 20 horas da carga horária total de200 horas em que percorrem todos os setores da biblioteca (serviço de referência, espaço de leitura, oficina de reparo, periódicos, biblioteca digital de teses e dissertações, processamento técnico e chefia). Relata as rotinas do estagiário durante a estada no processamento técnico, bem como as atividades desenvolvidas. Retrata o estágio no setor como uma perspectiva singular na formação do aluno. Conclui que o estágio supervisionado obrigatório propicia ao aluno de Biblioteconomia uma aproximação com a área de atuação por meio da interação e aprendizagem prática na unidade de informação.
2022-12-06T15:42:35Z
Rosilene Moreira Coelho de sá
Inovação na política de segurança pública: o Conselho de Segurança do Cidadão no Maranhão
A monografia aborda o modo de realização da concepção de participação dos cidadãos na elaboração e monitoramento de políticas de segurança pública no Estado do Maranhão. Destaca o processo de regulamentação e implantação dos Conselhos de Segurança Cidadã, ressaltando as potencialidades e limitaççoes desta forma de realização da democracia participativa no âmbito local. Aborda o tema a partir das disposições da Constituição Federal de 1988 e dos princípios da filosofia política fundada na defesa dos direitos de cidadania e dos direitos humanos.
2022-12-06T15:42:35Z
Eurico Alves da Silva Filho
PAPEL DA MICROBIOTA NO DESENVOLVIMENTO DA MUCOSITE INTESTINAL INDUZIDA PELO QUIMIOTERÁPICO 5-FLUOROURACIL (5-FU)
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Seminários Legislativos na ALMG: limites e possibilidades para o aperfeiçoamento da democracia representativa
Este estudo parte da noção de que o aperfeiçoamento da democracia representativa requer a existência de novos espaços institucionais capazes de oferecer meios complementares para que cidadãos e atores ligados à sociedade civil possam expressar suas demandas e agirem sobre seus representantes nos interstícios eleitorais. Nesse sentido,considera-se que os Seminários Legislativos realizados na Assembléia Legislativa de Minas Gerais têm um formato promissor, com possibilidade de exercer uma influência positiva tanto sobre o grau de responsividade dos legisladores mineiros como sobre o controle exercido pelos eleitores sobre estes últimos. É, portanto, uma inovação que pode contribuir para a melhoria da qualidade de representação e, consequentemente, da democracia em Minas Gerais. Vinte anos após sua criação, os Seminários Legislativos continuam a passar por modificações em seu formato institucional. Tendo isso em conta,este estudo apresenta e analisa as principais mudanças realizadas desde 1991 bem como os resultados por elas produzidas com o objetivo de se identificar fatores que possam, isoladamente, ou em conjunto influenciar o tipo e a qualidade dos resultados produzidos. Apartir dessa análise de caráter mais geral é realizado o estudo de caso do seminário Pobreza e Desigualdade Minas mais Igual, realizado em 2011, que se destacou relativamente aos demais pela abrangência dos resultados e pelo impacto gerado sobre as políticas públicas na área. O evento produziu um grande número de emendas ao PlanoPlurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015 e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O resultado é explicado pela combinação de dois fatores: (a) a mudança estratégica que consistiu em se submeter propostas recolhidas no Documento Final do evento à apreciação nos debates das Audiências Públicas do PPAG, realizadas pela Comissão de Participação Popular e pela Comissão Financeira e orçamentária da ALMG e (b) o contexto político favorável ao debate em torno do tema da pobreza e desigualdade social.
2022-12-06T15:42:35Z
Catherine Kelly Ornelas
Musical culture and celebrities behaviors
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2022-12-06T15:42:35Z
Zelia Pimenta da Silva
O fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na ciência da informação
Objetivo: Apresentar as características do fenômeno conhecido como pós-verdade e como ele se coloca para a agenda de pesquisas da ciência da informação. Método: É realizada uma revisão de literatura atualizada sobre o fenômeno da pós-verdade e seu tensionamento com a literatura sobre epistemologia da ciência da informação, considerando-se autores e perspectivas de diferentes países. Resultado: Evidencia-se que o fenômeno da pós-verdade implica alterações consideráveis na maneira como a informação é produzida, compartilhada, consumida e utilizada, apresentando dimensões até então inéditas nas questões informacionais. A produção intelectual da ciência da informação, que privilegiou por décadas determinadas dimensões dos fenômenos informacionais (relevância, recuperação, estratégias de busca, dinâmicas de identidade e memória) não desenvolveu até o momento categorias de análise adequadas para se ter uma centralidade da dimensão de “verdade” da informação. Conclusões: Recomenda-se que a ciência da informação aproveite as categorias de análise e modelos teóricos já existentes, aliadas a novos esquemas interpretativos a serem criados, para diagnosticar, caracterizar e propor formas de resistência e ação às consequências negativas do fenômeno da pós-verdade.
Redes de suporte para crianças com diagnóstico de autismo e suas famílias: um estudo da percepção de pais e cuidadores em diferentes cenários clínicos
OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de pais e cuidadores de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) acerca das redes de suporte de saúde, escolar e comunitária recebidas. METODOLOGIA: Trata-se de estudo de natureza prioritariamente qualitativa de abordagem mista dedutiva-indutiva, realizado através de grupos focais e posterior análise temática. 4 grupos focais foram conduzidos com 35 pais e cuidadores de crianças com diagnóstico confirmado de TEA e idade inferior a 10 anos, nos municípios de Belo Horizonte, Contagem e Itabirito, todos localizados no estado de Minas Gerais, Brasil, em cenários com diferentes características clínicas, nas redes pública e privada de saúde. Para a condução dos grupos focais, foi utilizada uma grade de perguntas-guia baseada em hipóteses dedutivas iniciais. Os grupos focais foram gravados e transcritos integralmente para a realização da análise temática. Características clínicas e socioeconômicas de pais, cuidadores e crianças também foram coletadas. RESULTADOS: Os pais e cuidadores entrevistados eram, em geral, mais propensos a serem mulheres, tendo como vínculo com as crianças mãe, casadas, com escolaridade de ensino fundamental completo até o ensino superior incompleto. A análise temática realizada gerou 30 códigos distribuídos em 8 temas de caráter dedutivo e indutivo (percepções e sentimentos de pais e cuidadores; políticas públicas e sociais; suporte para pais e cuidadores; tratamento; escola; comunicação social; interação social; interesses e rotina). Os pais e cuidadores entrevistados demonstraram, em geral, maior insatisfação com as redes de suporte recebidas, apontando barreiras e dificuldades enfrentadas nas dimensões da saúde, escolar e comunitária. Redes de suporte informais, inciativas próprias de apoio mútuo, identificação de grupo e auto soluções apareceram como estratégias de enfrentamento importantes diante de julgamentos sociais, do ideal de pai/mãe e do ideal de suporte. Melhores percepções e maior satisfação com as redes de suporte apareceram mais correlacionadas à oferta de orientações e de suporte emocional do que à gravidade das manifestações clínicas das crianças assistidas e aos aspectos técnicos dos atendimentos clínicos, como o formato da rede de saúde estarem ou não conforme o preconizado. CONCLUSÃO: Os resultados dessa pesquisa apontam para a importância da percepção dos pais e cuidadores de crianças com TEA acerca das redes de suporte como um instrumento que pode ser somado às técnicas de abordagem tradicionais para alcançar e acolher as necessidades desse grupo. A partir dos achados dos pais e cuidadores entrevistados, a psicoeducação precoce e permanente e o apoio emocional são estratégias sugeridas de exploração e avaliação. As limitações do estudo são discutidas e os questionamentos sobre os achados à luz da literatura anterior são apresentados visando provocar desdobramentos clínicos e direcionamentos para novas pesquisas qualitativas e quantitativas nessa área.
2022-12-06T15:42:35Z
Emmanuely Macedo Santana De-Nardin
A percepção e os conhecimentos das epilepsias e dos transtornos mentaispelos clínicos atuantes em ambulatórios do sistema de saúde pública de Belo Horizonte
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a epilepsia como a mais comum e de maior prevalência entre doenças crônicas neurológicas, acometendo cerca 1% da população geral.Em paises em desenvolvimento, fatores intervenientes agravantes aumentam estas taxas, como doenças inerentes a esta condição e as más condições de higiene e educação. A OMS, sempre teve preocupação com a inadequada assistência médica integral à saúde dos pacientes portadores de epilepsia, assim como com os estigmas, as questões sociais e a educação da população. O contacto da pesquisadora, por cerca de três décadas com colegas médicosclínicos, aponta para a percepção e a autodeterminação destes, ao afirmar a falta de capacitação para a identificação e cuidado dos pacientes portadores de epilepsia e possíveis associações com transtornos mentais, tornando-se um desafio, para eles e para as Instituições a que servem. O presente estudo buscou identificar as origens e possíveis lacunas das dificuldades dessa capacitação e indicar algumas propostas viáveis na busca de soluções. Esteé um estudo transversal, através de um inquérito, aplicado a neurologistas, psiquiatras, pediatras e clínicos gerais, no total de 107 participantes, atuantes em ambulatórios do sistema básico de saúde de Belo Horizonte, constituindo uma amostra de conveniência. A coleta dedados transcorreu no período de outubro de 2005 a maio de 2007. O questionário constou de 34 perguntas fechadas e duas questões abertas, onde se investigou a eficiência dos cursos de graduação, pós-graduação, estágios e outros cursos no ensino das epilepsias e dos transtornos mentais associados. Também foi oferecido espaço para manifestações escritas dos pesquisados. Utilizou-se análise descritiva, o teste qui-quadrado, quando necessário o teste deFisher e como limiar de significância estatística o valor de p<0,005. O término de graduação dos pesquisados variou de 1 ano a 38 anos. O curso médico de graduação foi considerado, em ensinamentos sobre epilepsia e transtornos mentais, por 57,8% dos entrevistados comoinsuficiente e em 36,85% pouco suficiente. Todos os clínicos apresentaram alguma dificuldade em identificar as epilepsias. Deu-se prioridade, entre os recursos diagnósticos utilizados, à propedêutica complementar, em detrimento da história clínica. A condutaterapêutica indicou inadequação na identificação das epilepsias, visto ser um procedimento casado com o tipo de crise. As questões referentes aos transtornos mentais e epilepsia foram percebidas mas não dimensionados em seu valor e conseqüente adequação da abordagem clínica, assim como os problemas de ordem social. Na literatura não foram encontrados estudos detalhados similares ao realizado, mas estudos genéricos que apontam para a insuficiente capacitação destes profissionais. Diante dos achados recomenda-se maior atenção no ensino dos conteúdos das especialidades médicas no curso de graduação, voltada para as doenças de maior prevalência e a educação médica continuada.
2022-12-06T15:42:35Z
Eliana Maria de Castro
O presente do subjuntivo na fala de Salvador: um estudo variacionista
Neste trabalho, analisa-se, à luz da Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 1972), a coocorrência de formas do presente do subjuntivo, de formas do presente do indicativo e de estruturas alternativas, em contextos nos quais se prescreve o uso das primeiras. Nessa análise, foi utilizado um corpus constituído de 716 estruturas sintáticas extraídas de 24 entrevistas, gravadas com falantes de Salvador; partiu-se da hipótese de que as referidas formas verbais e as estruturas alternativas são três variantes que constituem uma variável linguística condicionada por grupos de fatores estruturais (Tipo de oração, Modalidade do verbo, Tipo de conjunção e Tipo de estrutura) e grupos de fatores não estruturais (Gênero, Faixa etária e Nível de escolaridade). Assumiu-se, também por hipótese, que as formas do subjuntivo são as preferencialmente usadas pelo falante soteropolitano e esse caso de variação caracteriza-se como uma variável estável. O estudo buscou: (a) verificar em que proporção os falantes de Salvador utilizam cada uma dessas três variantes, tanto no Contexto de Imperativo quanto no Contexto de Subjuntivo; (b) identificar os fatores que favorecem, ou desfavorecem significativamente essas variantes; (c) verificar se as estruturas alternativas usadas pelos falantes de Salvador nos contextos em que é prescrito o presente do subjuntivo correspondem, apenas, às registradas na literatura e se há predominância de uso de alguma(s) dessa (s) estrutura (s). Os dados foram submetidos a análise quantitativa, cujos resultados constataram o uso predominante do subjuntivo, favorecido: no Contexto de Imperativo (por oração coordenada, gênero masculino, jovens e idosos, nível médio de escolaridade) e no Contexto de Subjuntivo (por orações adverbial e substantiva, modalidades volição e incerteza, gênero feminino, jovens, nível médio de escolaridade). Esses dados permitiram caracterizar também o fenômeno estudado como uma variável estável.
2022-12-06T15:42:35Z
Joana Angelica Santos Lima