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O programa ANDIFES de mobilidade acadêmica: uma mobilidade estudantil no sistema federal de ensino superior brasileiro

A mobilidade acadêmica constitui-se em um elemento importante para o ensino superior desde seus primórdios. Ao longo do processo de globalização, as políticas educacionais para internacionalização da educação foram intensificadas, ampliando a migração acadêmica temporária dos estudantes universitários. Na educação superior brasileira, constituída por um sistema complexo e diversificado de instituições públicas e privadas com diferentes tipos de cursos e programas, há as modalidades de mobilidade acadêmica internacional e nacional. Em 2003, foi criado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) um programa de mobilidade estudantil a ser realizado exclusivamente no território brasileiro. O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica (PAMA) é realizado por meio de convênio firmado entre a Associação e 63 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), estabelecendo uma relação de reciprocidade entre as signatárias para fins de mobilidade dos alunos de graduação, de modo que eles possam cursar os componentes curriculares em instituição federal diversa daquela em que estão regularmente matriculados. Nesta pesquisa, buscou-se identificar o perfil sociodemográfico dos estudantes participantes do Programa, bem como conhecer as suas motivações para participação em uma mobilidade nacional, considerando a internacionalização da educação e o crescimento da mobilidade internacional. A metodologia compreendeu a realização de pesquisa documental, a aplicação de um questionário virtual, as entrevistas semiestruturadas e o estudo de caso sobre os participantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A análise dos dados mostrou que os estudantes participantes do PAMA são majoritariamente brancos, do sexo feminino, com média de idade de 23 anos, provenientes de famílias pouco numerosas, com menos irmãos, de pais com escolaridade de ensino médio, ou de ensino superior, e com faixa de renda de até 10 salários mínimos. Em grande parte, eles são discentes de cursos de graduação diurnos, da área de Ciências Sociais e Aplicadas, de universidades localizadas na região sudeste e com percursos escolares sem grandes interrupções. Como principal motivação para participar do Programa, os estudantes apontaram as aprendizagens e vivências proporcionadas por essa experiência. Os participantes avaliaram como deficientes a divulgação e as informações sobre o PAMA, nas IFES, e queixaram-se das dificuldades para integralização, no histórico escolar, dos créditos cursados durante a mobilidade acadêmica. Neste estudo, chegou-se à conclusão de que, em qualquer escala que se realize, a mobilidade é uma vivência construtiva na formação dos estudantes de ensino superior e que ela deve ser ampliada para alcançar diferentes perfis estudantis.

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2019-08-12T20:35:13Z

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Raquel Leite Braz

Fatores que influenciam a participação dos pacientes na adesão à higienização das mãos entre profissionais de saúde

A higienização de mãos tem sido recomendada como medida fundamental para reduzir a transmissão de microrganismos causadores de infecção entre pacientes. No entanto, a baixa adesão a esta prática, constitui um grande desafio para os serviços de saúde em todo mundo. Diante desta realidade, a Organização Mundial de Saúde em 2004, lançou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, a fim de promover estratégias de prevenção de danos ao paciente, decorrente do cuidado de saúde. O primeiro desafio dessa aliança visa potencializar ações para melhoria da adesão à higienização das mãos. Para o alcance de tal meta foi proposto diversas ferramentas e dentre elas, a participação dos pacientes pelo programa Paciente pela segurança do paciente. No entanto, apesar dessa recomendação, observa-se que até o momento há poucos trabalhos que abordem este tema. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que influenciam a participação dos pacientes na adesão à higienização de mãos entre profissionais de saúde. Tratou-se de um estudo transversal, realizado com pacientes e profissionais de saúde de unidades de internação de Clínica Médica e Cirúrgica de um hospital, geral e público de Belo Horizonte. Os dados foram coletados entre agosto a setembro de 2015, por meio de entrevista face a face para aplicação de um questionário estruturado, digitados e analisados pelo programa estatístico Statistical Package for Social Sciences, versão 21.0. Para a caracterização da população, realizou-se análise descritiva e para verificação de possíveis associações entre a disponibilidade do paciente em lembrar os profissionais de higienizaram as mãos, variável resposta e as variáveis explicativas, utilizou-se o teste Qui-Quadrado, nas associações bivariadas, e a técnica de regressão logística, na análise multivariada, considerando a significância estatística para o p-valor < 0,05. Do total de 250 pacientes participantes, verificou-se uma predominância do sexo masculino (52%), idade entre 18 e 90 anos (mediana de 54 anos), a maioria com formação em ensino fundamental incompleto (45,2%), aposentados/afastados do trabalho (53,6%) e com renda mensal inferior a dois salários mínimos (76,4%). A respeito da disponibilidade dos pacientes em lembrar os profissionais de saúde a higienizar as mãos, se eles se esquecessem, 65,2% apresentaram respostas positivas. No modelo multivariado foi encontrado associação (p<0,05) com as variáveis faixa etária menor ou igual a 54 anos (OR= 2,57: IC 95%; 1,49- 4,42; p<0,005) e ausência de internação hospitalar pregressa (OR= 1,74; IC 95%; 1,01-3,00; p<0,05). Os profissionais de saúde do estudo, 83/55,3% eram técnicos de enfermagem; 39/26% enfermeiros e 28/18,7 médicos, em sua maioria era do sexo feminino, idade mediana de 35 anos, tempo de formação profissional < que 9 anos. Dos participantes, 83,3% julgou que pacientes podem ajudar na melhoria da HM e 93,3% gostariam de serem lembrados sobre esta prática. Quanto ao crachá PERGUNTE-ME SE HIGIENIZEI MINHAS MÃOS 63,3% não gostariam de usá-los e 20,7% conheciam o Programa Paciente pela segurança do Paciente. Os achados desta pesquisa ressaltam a necessidade de intervenções educacionais sobre a higienização de mãos e iniciativas para envolver pacientes na melhoria da adesão a higienização de mãos. Apesar da maioria dos profissionais de saúde registrar uma predisposição positiva quanto à participação do paciente em lembrá-los sobre a higienização de mãos, os mesmos não se dispuseram a adotar estratégias incentivadoras dessa atitude, o que suscita uma lacuna entre seu discurso e sua prática, distanciando-se da proposta do Programa da Organização Mundial de Saúde, Paciente pela segurança do paciente.

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2019-08-11T08:11:05Z

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Selma de Almeida Pinto

Estratégias para a re-estruturação do processo de trabalho em equipe: centro de saúde Maria Goretti

A estruturação de um processo de trabalho que possa garantir resultados condizentes com a realidade e demanda local da população atendida pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família é condição fundamental para a efetiva implementação dos princípios do SUS. O presente trabalho, baseado no aprendizado em serviço do autor e na necessidade de mudanças no processo de trabalho, tem como objetivo escrever as estratégias de re-estruturação do processo de trabalho através de uma reflexão crítica e da aquisição de instrumentos potentes de análise fornecidas pelo Curso de Especialização em Atenção Básica À Saúde da Família (CEABSF). Discute- se ainda como a educação à distância pode ser utilizada como uma das alternativas mais viáveis para a concretização do novo perfil de profissionais exigidos diante das mudanças do perfil sócio -demográfico brasileiro. Para isso, foram analisadas as atividades desenvolvidas durante o módulo de Processo de Trabalho em Saúde e foram descritas as mudanças ocorridas na prática profissional do autor e da equipe de saúde na qual está inserido. Neste sentido, a equipe tornou-se co-autora das conclusões apresentadas e viu-se fortalecida com mecanismos que permitiram maior governabilidade sobre seu próprio trabalho. A realização do estudo contribuiu ainda para evidenciar a satisfação pessoal e profissional do autor ao desenvolver as mudanças propostas pelo curso. Confirmou que a educação permanente pode ser colocada em prática por meio dos conhecimentos adquiridos através da educação à distância e que esta deve ser validada de forma mais palpável em seus aspectos qualitativos, propiciando as condições de enfrentamento dos novos desafios do maior sistema de saúde do mundo, o SUS.

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2019-08-13T05:20:09Z

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Samuel dos Reis Garcia

Incentivos tarifários para a conexão de geração distribuída a redes de média tensão

Este trabalho apresenta uma avaliação e valoração dos impactos nas perdas elétricas e no perfil de tensão em regime permanente, provocados pela inclusão da geração distribuída nos sistemas de distribuição. Inicialmente, é apresentada a geração distribuída e seus principais impactos no sistema elétrico, com destaque para o efeitonas perdas, de grande importância técnica e econômica. Também é investigada a composição da tarifa de distribuição paga pelos geradores, TUSDg, sendo verificado que para redes com níveis de tensão abaixo de 88 kV, esta tarifa não leva em conta nenhum critério técnico com relação ao impacto do gerador no sistema. Propõem-se índices de avaliação de impactos técnicos provocados pela inclusãoda geração distribuída, relacionados às perdas técnicas e ao perfil de tensão em regime permanente. Esses índices permitem quantificar os efeitos e classificar os locais de conexão do gerador no sistema de distribuição em relação ao benefício proporcionado ao sistema.Finalmente, este trabalho propõe uma modificação da tarifa aplicada aos geradores conectados em redes com níveis de tensão abaixo de 88 kV, de forma a incorporar critérios técnicos na sua composição. Os índices de avaliação propostos servem de base para a valoração econômica dos impactos causados pelos geradores distribuídos nas perdas e no perfil de tensão. A partir destes determinam-se incentivostarifários que podem representar um desconto tarifário ou um aumento da tarifa, dependendo do efeito do gerador no sistema. As propostas são ilustradas através de resultados de simulações para dois alimentadores de distribuição de média tensão.

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2019-08-12T16:22:07Z

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Bernardo Vicente de Oliveira

Os significados atribuídos ao projeto Escola Integrada, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, pela juventude do 3º ciclo do ensino fundamental

O principal objetivo da pesquisa aponta para a compreensão do olhar da juventude para o Programa Escola Integrada (PEI), da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Assim, tornou-se importante saber se o mesmo, no formato como é apresentado e desenvolvido junto aos(às) estudantes do 3º Ciclo do Ensino Fundamental, se aproxima dos anseios dos(as) jovens a ele vinculados(as), ou se o referido Programa, ao se voltar para a juventude, formata-se mais como uma (re) adaptação de uma proposta pensada para o universo infantil. Para isso, durante o ano letivo de 2011, acompanheionze adolescentes, com idades compreendidas entre 12 e 15 anos, de uma escola municipal da região Nordeste do município, nas ocasiões em que eles(elas) participavam das Oficinas oferecidas no PEI. Os critérios de escolha da escola onde se realizou a pesquisa foramo da presença do maior número de estudantes inscritos no PEI e o da condição de o Programa funcionar na escola há, no mínimo, dois anos. Como metodologia de pesquisa, utilizei-me da análise qualitativa (Strauss e Corbin, 2008), tendo como instrumentos a observaçãonão- estruturada (Vianna, 2003) e a entrevista semiestruturada (Rubin & Rubin, 1995). A pesquisa mostrou que o PEI assiste o universo juvenil e os(as) jovens aparentam sentir-se contemplados(as) pelo mesmo, inclusive adaptando a permanência deles(as) no PEI às suas escolhas pessoais, motivadas por questões múltiplas, que contemplam a formação, a socialização, os laços afetivos, a família e outras. Não há significados e sentidos pré-definidos, mas construídos, a partir do que os(as) jovens vivenciam no PEI, podendo ser positivos ou não, como a sensação de acolhimento, de construção da autonomia, de afirmação da identidade, dentre outros. Ao ingressar no Programa, a juventude ressignifica o mesmo, mobilizando os demais sujeitos envolvidos a repensá-lo, de forma que não se é possível reproduzir o PEI nos moldes voltados para o públicoinfantil. Verificou-se que a insistência na rigidez do formato do PEI poderia promover o desestímulo na participação juvenil; assim, a flexibilidade (de tempos e espaços) seria uma característica mais coerente com a condição juvenil atual e melhor dialogaria com as juventudes da sociedade hodierna.

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2019-08-10T12:39:28Z

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Flávia Renata Guimarães Moreira

Avaliação da corrosão interna em minerodutos brasileiros para transporte de minério de ferro

A capacidade de transporte de sistemas de bombeamento de polpa de longa distância está diretamente relacionada à rugosidade da tubulação. Nesse contexto, a corrosão desempenha um papel importante, especialmente quando se trata de dutos antigos. A corrosão também afeta a vida útil desses sistemas, pois compromete sua integridade mecânica através da perda de espessura e possível formação de trincas. Análises químicas, microbiológicas, metalográficas, mineralógicas, microestruturais, eletroquímicas, entre outras, foram conduzidas em amostras da tubulação e dos fluidos bombeados, em corpos de prova e em materiais removidos do interior do duto a fim de identificar e caracterizar os tipos de corrosão mais significativos que ocorrem no interior do mineroduto 1 da Samarco Mineração S.A. Esse mineroduto opera desde 1977, transportando polpa de minério de ferro da unidade de Germano, em Minas Gerais, até a unidade de Ubu, no Espírito Santo. Verificou-se que o duto apresenta corrosão uniforme, corrosão localizada do tipo alveolar, corrosão por aeração diferencial, corrosão com cavitação e corrosão com erosão. Não há evidências de corrosão microbiológica no interior do mineroduto. A camada de corrosão formada no interior da tubulação apresenta magnetita como fase preponderante, e hematita e goethita como fases secundárias. Acredita-se que essa camada seja, em grande parte, protetora, pois o duto apresenta baixo índice de falhas por corrosão interna. A mitigação dos ataques corrosivos sofridos pela tubulação pode ser realizada através de limpeza periódica do duto com pigs, elevação do valor de pH das diferentes qualidades de água bombeadas, remoção do oxigênio dissolvido na água e operação do mineroduto de forma interligada.

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2019-08-13T05:37:05Z

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Gabriela Goes Mattioli

Infecções urinárias em pacientes submetidos a cateterismo vesical de demora em setores de urgência e emergência: uma revisão integrativa da literatura

As infecções do trato urinário (ITU) relacionadas ao cateterismo vesical de demora representam a maioria das infecções relacionadas à assistência. As condições precárias de atendimento, o número insuficiente de leitos de CTI, o número e tipos de procedimentos realizados, contribuem para o aumento de infecções urinárias nos pacientes cateterizados nas Unidades de Urgência e Emergência. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as evidências na literatura sobre a ocorrência de maior frequência de infecção urinária em pacientes submetidos a cateterismo vesical de demora em situação de urgência e emergência se comparados a pacientes cateterizados fora de uma situação de urgência e emergência. A pesquisa aos estudos foi realizada nas bases eletrônicas de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre elas a LILACS e a Scientific Eletronic Library On Line (SciELO), e na Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE). Estabeleceram-se como critérios de inclusão: últimos dez anos; adultos de ambos os sexo; inglês, português e espanhol. Foram selecionados seis artigos, que trouxeram importantes contribuições ao tema proposto. Com base nas estratégias de busca utilizadas, observou-se a inexistência de metaanálise ou ensaios clínicos que permitissem a obtenção de evidencias de nível 1 e ou de nível 2. Apesar de os cateterismos urinários realizados em situações de urgência e emergência contribuírem de forma importante para ocorrência de infecções urinárias (ITU) nas instituições hospitalares, fazse necessário realizar ensaios clínicos controlados e randomizados que comprovem essa situação e, ainda, a implementação de educação em serviço para os profissionais atuantes nesses setores, ressaltando os fatores de risco para a ocorrência de ITU nos pacientes aí atendidos e estabelecendo protocolos rígidos sobre as indicações de cateterizações do trato urinário.

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2019-08-10T15:17:51Z

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Maria Goretti Rabelo de Oliveira

Reading ads with critical eyes

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2019-08-10T15:49:44Z

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Vera Lucia de Oliveira Menezes

Educação permanente para agentes comunitárias de saúde: proposta de intervenção da ESF São José

A ESF São José, Bom Despacho MG, conta com alta demanda espontânea para atendimento médico, baixa participação social e visitas domiciliares pouco resolutivas. Para fortalecer o elo ESF Sociedade identificouo ACS como vínculo mais importante de atuação,espera-se dele um papel de controle da situação de saúde da população e que o mesmo facilite o acesso ao serviço de saúde. Recaem sobre ele expectativas de mediação, aproximação e facilitação do trabalho da equipe. O objetivo deste trabalho é elaborar um projeto de capacitação, através da Educação Permanente, para ACS da Equipe São José. Com base em referencial teórico de produções científicas brasileiras, gratuitas, on line, na SCIELO, Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual do NESCON e com o Planejamento Estratégico Situacional, foi elaborado um plano de ação com reuniões mensais abordando temas de saúde e realizando reflexão sobre o trabalho da equipe e do ACS, resultados e perspectivas, através dos conceitos da Educação Permanente em Saúde. A reflexão sobre o trabalho da ESF permite reconstruir novas estratégias e ações em saúde, facilitando o processo de trabalho e execução, como forma de aprendizagem, valorização e transformação do seu cotidiano.

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2019-08-10T06:45:42Z

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Rosana Aparecida Rodrigues Cardoso

Efeitos do cuidado Mãe Canguru nos sinais vitais dos recém-nascidos prematuros com peso inferior a 1.500 gramas em ventilação mecânica

O Cuidado Mãe Canguru (CMC) ainda é um assunto pouco explorado em recém-nascidos (RN) com peso inferior a 1.500g, submetidos à ventilação mecânica, visto que há poucas publicações na literatura internacional e não há publicações no âmbito nacional. Portanto, com a preocupação de estimular o contato precoce entre mãe e filho, e a de analisar a possibilidade do CMC em RNs de muito e extremo baixo peso em ventilação mecânica, o presente estudo teve como objetivo avaliar os sinais vitais e descrever as respostas comportamentais dos RNs com peso ao nascer menor que 1.500g, entubados e estáveis hemodinamicamente, no CMC por 1hora. Em um estudo do tipo quase-experimental, realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sofia Feldman, foram avaliados 44 RNs (poder amostral >0,90), sendo 25 RNs do sexo masculino e Idade Gestacional média de 29,1 semanas. Os RNs foram avaliados durante um período de noventa minutos, sendo quinze minutos antes, uma hora durante e quinze minutos após à exposição ao CMC. As variáveis resposta freqüência cardíaca, pressão arterial média, temperatura axilar e fração inspirada de oxigênio foram avaliadas utilizando-se dados longitudinais (variância de 3 a 11 dados seqüenciais) por meio de análises uni e multivariada. O estado comportamental (Brazelton, 1995; Holditch-Davis; 1990) foi avaliado antes, durante e após a intervenção e analisado utilizando-se o teste Qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (311/07) e Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Sofia Feldman (nº 07/2007).As variáveis resposta mostraram diferenças significativas (p<0,05) quando comparadas longitudinalmente, contudo tais variações não foram clinicamente significantes (variações menores que 5% do basal). Além disso, o CMC favoreceu o sono, principalmente o sono profundo. Assim, a interpretação dos resultados evidencia que o CMC seja um método seguro nas condições deste estudo, sendo um método promissor no sentido de favorecer precocemente o vínculo mãe-filho além de mostrar-se ferramenta importante para o desenvolvimento neurocomportamental, uma vez que favoreceu o estado comportamental do sono, especialmente o sono profundo.

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2019-08-10T10:18:02Z

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Vivian Mara Goncalves de Oliveira Azevedo

A institucionalização da política nacional de habitação no Brasil: uma perspectiva federativa

A presente dissertação analisou a estratégia do Governo Federal em coordenar as relações federativas na área de políticas públicas através da indução, com o objetivo de contextualizar o papel do Governo Estadual neste mesmo processo. A partir do desenho institucional estabelecido nos chamados Sistemas Nacionais que predominam em praticamente todas as áreas de políticas públicas no Brasil após os anos 1990, este trabalho concentra atenção sobre os incentivos e custos do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) colocado ao Governo Estadual de Minas Gerais (estudo de caso proposto) com o objetivo de reorganizar a relação de poder existente entre dois níveis de governo: o federal e o estadual. Foi utilizado quadro teórico comparativo entre os programas propostos pelo SNHIS ao ente federado estadual, e os programas habitacionais estaduais executados em consonância com o SNHIS e com a função de provisão da casa própria. Através das perspectivas expostas, busca-se avaliar as diferentes estratégias de indução propostas pelo SNHIS e pelo governo mineiro na área de habitação, no período de 2005 a 2012, para confrontá-las com a função exercida por estes níveis de governo ao longo das décadas e, assim, determinar as linhas gerais das relações intrafederativas na área estudada.

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2019-08-13T20:46:58Z

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Walkiria Zambrzycki Dutra

Características do processo orçamentário nas cooperativas de crédito do estado de Minas Gerais

A literatura gerencial ressalta a importância do orçamento empresarial em cenários dinâmicos como o atual, assegurando que o planejamento organizacional deve envolver a fixação de objetivos, a elaboração de orçamentos para atingi-los e o exercício do controle gerencial para garantir o eficaz alcance desses objetivos. Embora sem fins lucrativos e portadoras de características especiais, no mercado financeiro brasileiro, destacam-se as cooperativas de crédito, que estão em franco desenvolvimento e demandam fortemente a adoção de uma administração profissional qualificada e a implementação de ferramentas de gestão, como o orçamento. Dessa forma, com base nas características de um processo orçamentário eficaz, preconizadas pela literatura pertinente, objetivou-se identificar quais as características do processo orçamentário em cooperativas de crédito de Minas Gerais, mediante uma pesquisa descritiva e qualitativa. Baseando-se numa amostra de 11,5% da população das cooperativas de crédito mineiras, constatou-se que as cooperativas pesquisadas não utilizam o orçamento empresarial nos moldes previstos na literatura gerencial referencial, executando um processo orçamentário precário, ou mais precisamente, um processo de projeções, o qual certamente não gera os resultados e benefícios que se espera daquela ferramenta gerencial.

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2019-08-09T13:10:00Z

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Claudio Duarte Sarkis

Letramento político no legislativo: a experiência do programa Estágio-Visita

Estudo analítico do programa de educação para a democracia Estágio-Visita de Curta Duração, que é promovido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, uma das escolas que compõe o sistema de educação legislativa do Brasil. O programa é oferecido mensalmente, em bases anuais, a cinquenta alunos universitários, provenientes de vários estados brasileiros, que, durante uma semana, visitam as instalações do Congresso Nacional, observam sessões legislativas e participam de atividades diversas, como palestras e simulação, sobre a estrutura e o funcionamento do parlamento. O objetivo da análise foi verificar como se efetiva formalmente o letramento político em uma atividade educacional de uma escola do legislativo, uma vez essas atividades procuram atender à função institucional do parlamento de promover e fortalecer a democracia no País. Mais especificamente, buscou-se analisar, a partir da reelaboração do conceito de letramento político e das características da educação para a democracia dadas pela literatura da área, que concepção de formação do cidadão democrático, quais conteúdos e estratégias metodológicas se fazem presente no programa Estágio-Visita de Curta Duração. A seleção desse programa para análise deveu-se a suas características de duração, público e diversidade das atividades as quais permitem que seja lido como um exemplo significativo de uma experiência concreta de letramento político realizada no âmbito do legislativo. A investigação, que adotou uma perspectiva naturalística, orientou-se pela estratégia de pesquisa da avaliação iluminadora, compreendendo entrevistas com organizadores e participantes, questionário e observação da edição de agosto de 2011 do programa. Apesar de não poderem ser generalizados, antes tratados como subsídios para fortalecer e aprimorar, se necessário, ações semelhantes, os resultados revelam que o programa se insere em um horizonte limitado de letramento político, privilegia uma visão formal de democracia, enfatiza o conhecimento tradicional sobre o legislativo e adota uma perspectiva transmissiva de ensino, entre outras características, que fazem do Estágio-Visita um programa essencialmente escolar.

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2019-08-10T17:32:37Z

Creators

Rildo José Cosson Mota

Canais de Na+ dependentes de voltagem atuam no desenvolvimento de tumores da mama

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

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2021-07-08T14:55:06Z

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Paula Rhana Queiroz Araujo

Análise comparativa de propriedades mecânicas e de durabilidade de argamassas de revestimento mistas e aditivadas

Este estudo teve por finalidade analisar a influência de um conjunto de aditivos, usando como referência a argamassa mista de cal, para estabelecer uma proporção adequada de aditivos que forneça propriedades satisfatórias assim como a argamassa mista. Para atingir o objetivo, foi dosado um traço de argamassa mista utilizando areia natural, cimento CP II-F 32 e cal CHI, conforme a metodologia de SANTOS (2014). A seguir, tomando como base o traço misto, foi dosado o traço aditivado retirando a cal e adicionando diferentes proporções dos aditivos: retentor de água (R), incorporador de ar (I) e plastificante (P), conforme estabelecido pela metodologia SIMPLEX. Com os traços estabelecidos, foram realizados testes de consistência, densidade no estado fresco e endurecido, retenção de água, módulo de elasticidade, resistência à tração na flexão, à compressão, e de aderência à tração, absorção de água por imersão e por capilaridade, porosidade, ensaio de envelhecimento adaptado e análise da microestrutura através de microscópio digital. Ao fim deste estudo, ficou evidenciado que: o ar incorporado teórico e a porosidade total foram diretamente influenciados pelo aumento do I; a densidade no estado fresco e endurecido, e a porosidade aberta foram inversamente influenciadas por I, e diretamente por P; a resistência de aderência da argamassa aditivada (50%P + 50%R) apresentou resultado equiparado ao da argamassa mista, ressalta-se que apenas o uso do incorporador de ar ou do plastificante apresentou resultado insatisfatório; as resistências mecânicas foram diretamente influenciadas pelo uso do P; e o aumento do custo dos materiais das argamassas aditivadas ficou diretamente relacionado com o maior teor de R, mesmo assim foi mais barato que o custo de materiais da argamassa mista com cal. Constatou-se, por fim, a possibilidade (técnica e econômica) de substituir a argamassa mista por um traço de argamassa aditivado (50%P + 50%R) tão eficiente quanto a argamassa mista estudada.

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2019-08-14T03:52:45Z

Creators

Alessandra Tolentino Souza

Efeitos da ativação da enzima conversora de angiotensina 2 endógena no glaucoma experimental em ratos

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2020-02-17T15:02:58Z

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Giselle Foureaux Heida

O ensino médio no Brasil e em Minas Gerais (1996 2016): nova configuração da velha dualidade

Esta dissertação buscou apreender o sentido das alterações implementadas e/ou propostas no Ensino Médio no Brasil e no estado de Minas Gerais, dentre os anos de 1996 e 2016. E, também, analisar o potencial da atual reforma, aprovada pela Lei n.° 13.415/2017, para induzir mudanças de forma, conteúdo e finalidade do Ensino Médio brasileiro. A pesquisa foi organizada em três etapas, sendo: revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de dados. A revisão bibliográfica buscou estabelecer um embasamento teórico para compreensão do contexto macroeconômico e das políticas e reformas direcionadas ao Ensino Médio, implementadas desde o final da década de 1990, em especial para discutir questões relacionadas ao financiamento, à gestão, ao currículo, à avaliação e ao trabalho docente. A pesquisa documental foi realizada a fim de caracterizar e analisar as alterações promovidas ou propostas na organização, no currículo e na estrutura do Ensino Médio, tanto em nível nacional quanto em Minas Gerais. Abrangeu portarias, resoluções, leis, decretos e demais documentos que afetam o Ensino Médio. A análise documental possibilitou identificar e compreender o sentido das reformas empreendidas no Ensino Médio brasileiro dentro do recorte temporal anunciado. Pode-se afirmar que as políticas educacionais empreendidas no Brasil no período estudado tiveram como centralidade a avaliação. Tal processo foi aprofundado e intensificado, principalmente a partir de 2009, resultando em mudanças significativas no currículo, nas formas de avaliação, na gestão escolar, no trabalho docente, na política salarial, na carreira docente, no planejamento e no trabalho coletivo, entre outras. Constatou-se que, no período estudado, o ProEMI, criado no ano de 2009, constituiu-se como a ponta de lança das ações que buscam reformar o Ensino Médio brasileiro. A partir dele, observa-se a continuidade e o aprofundamento de políticas que visam alterar o papel do Ensino Médio brasileiro, o que se busca consumar com a Lei n.º 13.415/2017, que, em última instância, retrocede ao modelo curricular adotado no período da Ditadura Militar, que preconiza a dualidade estrutural do ensino e nega aos estudantes o seu aprimoramento como ser humano ético e o desenvolvimento da sua autonomia intelectual e do seu pensamento crítico. Contudo, o alcance desse objetivo inscrito no texto da norma dependerá das respostas dos sujeitos individuais e coletivos na prática social.

Year

2019-08-14T00:34:26Z

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Rafaela Campos Duarte

O programa de prevenção do HPV no Brasil, nos últimos dez anos: revisão de literatura

O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus que infeta células epiteliais e que tem a capacidade de causar lesões na pele e/ou mucosas. Ele é responsável pelo mais alto grau de lesões intra-epiteliais que podem evoluir para carcinomas. Há mais de 200 subtipos de HPV, mas a maioria das infecções é causada por apenas quatro tipos de vírus. Mais de 90% das mulheres que apresentam câncer de colo de útero estiveram expostas as versões do vírus HPV 16 e 18. O câncer de colo de útero é considerado no Brasil um problema de saúde pública e a principal forma de prevenção se dá por meio do exame citopatológico do colo do útero (Papanicolaou) que foi proposto há mais de 50 anos. O objetivo deste trabalho é avaliar o que os programas de prevenção do câncer do colo uterino do Ministério da saúde do Brasil têm recomendado como cuidado para detecção do HPV para a população.

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2019-08-10T02:36:34Z

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Keila Carla Soares de Oliveira

Modelamento físico e matemático da formação de placa de Mistura no lingotamento Contínuo Efeitos de modificadores de fluxo no molde

O processo de lingotamento contínuo é a tecnologia para solidificação do aço mais utilizada pelas indústrias siderúrgicas atualmente. Visando atender às diferentes demandas do mercado, algumas empresas siderúrgicas de grande porte fabricam diversas qualidades de peças de aço. Para conseguir aliar alta produtividade a custos baixos no lingotamento contínuo, é preciso trabalhar com seqüenciais longos. Nestes casos, ocorre o lingotamento de diferentes qualidades de aço em uma mesma seqüência, o que produz as chamadas placas de mistura, formadas durante a transição de qualidades. Estas placas de mistura, por possuírem uma composição química variável, não podemser comercializadas como um produto homogêneo, sendo desclassificadas quanto à qualidade para os clientes finais.Modelagens físicas e matemáticas vêm sendo aplicadas para minimização do comprimento da placa de mistura dos diferentes tipos de aço durante a transição de qualidades. Porém, na literatura técnica, constatou-se que vários modelamentos foram realizados visando a avaliação de modificações somente no distribuidor, não considerando a mistura que ocorre no molde. Quando se reproduz o procedimentoadotado nas indústrias durante a transição de qualidades, a mistura no molde passa a ter um papel significativo. Assim, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver os modelamentos físico e matemático da produção de placa de mistura durante o processo de lingotamentoseqüencial de diferentes qualidades de aço visando avaliar os efeitos do uso de modificadores de fluxo no molde sobre o comprimento da placa de mistura. O modelamento físico foi realizado em modelos físicos do distribuidor e do molde, construídos em acrílico cristal, em escala 1:3 em relação ao sistema de lingotamento contínuo instalado na Aciaria 2 da Usiminas. Para o modelamento matemático foi utilizado o software comercial ANSYS-CFX11, que é baseado na técnica dos volumes finitos. Foi utilizado um modelo de turbulência e a simulação foi realizada considerando o escoamento nos estados estacionário e transiente.A validação do modelo matemático foi efetuada através da comparação das previsões do modelo matemático com os resultados obtidos durante o modelamento físico, expressos em termos das curvas de transição (curvas F). Diferentes tipos de modificadores foram testados.Os resultados obtidos durante o modelamento matemático mostram que todos os modificadores de fluxo testados reduzem o comprimento da placa de mistura, sendo que o melhor resultado apresentou uma redução de 40% do comprimento da placa de mistura obtida, sem efeitos negativos nos níveis de turbulência na superfície livre. Como houve uma boa concordância entre as previsões do modelo matemático e do modelo físico, conclui-se que o modelo matemático utilizado no estudo pode ser empregado como uma ferramenta para simulação da formação da placa de mistura.

Year

2019-08-12T07:30:31Z

Creators

Renata Cristina Alves Elias

Previsão hidrológica por conjunto como ferramenta de decisão na operação de reservatórios de abastecimento: estudo de caso do Reservatório de Serra Azul (MG)

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2022-02-21T18:57:09Z

Creators

João Augusto de Souza Pinto