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A beleza como adequação da natureza ao Homem: um estudo sobre a Crítica da Faculdade do Juízo de Kant
Esta dissertação discute o papel da fundamentação da validade intcrsubjeti\a dos juí/.os estéticos na clatx)ração da problemática da passagem do dominio dos conceitos de natureza ao domínio do conceito de liberdade. Para examinar esta problemática, consideramos a gênese da Critica da Faculdade do Jtiizo. que se originou do projetoinicial de uma crítica do gosto a partir da necessidade de se construir uma receptividade media do ânimo para sensibilizá-lo à lei moral; fornecemos os termos do problema da passagem da natureza à liberdade; conceituamos a faculdade de julgar reflexiva a partir da explicitação dos seus componentes, para examinarmos em seguida o uso estético desta faculdade; discutimos a articulação lógica do problema da fundamentação dos juí/.os estéticos, obseuando o conflito dialético entre os princípios de tais juízos e apontando na base da pretensão destes juízos à validade univ ersal uma faculdade de julgar dotada de uma legislação própria, a da conformidade a fins. A articulação conceituai do texto mostrou como o problema da passagem entre os dois domínios se impôs a Kant. A partir do estabelecimento da legislação da faculdade de julgar reflexiva - c por meio dela - Kant pôde elaborar uma questão de ordem sistemática: a passagem da legalidade do entendimento para a da razão.
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
Desde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos.
2019-08-14T18:17:17Z
Daniella Carneiro Libanio Rodrigues
Redes de universidades: novos espaços de articulação e/ou decisão no campo da educação superior pública brasileira
Esta dissertação investiga a emergência de consórcios de universidades federais como novos espaços de articulação e/ou decisão no campo da educação superior pública brasileira. Seu objeto empírico é a proposição do Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais iniciativa em construção desde 2010, com anuência do Ministério da Educação e dos Conselhos Universitários das sete instituições envolvidas. Trata-se de uma rede que poderá inaugurar mudanças acadêmicas e administrativas, bem como mudanças nos modos de regulação das futuras consorciadas. A concretizar-se como um convênio de abrangência inédita, o Consórcio promoverá uma desburocratização sem precedentes no desenvolvimento de projetos compartilhados entre as instituições federais de educação superior, com a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão e também de procedimentos de gestão. Além disso, a pesquisa apontou que o empreendimento em construção tem contribuído para a disseminação de uma nova concepção de universidade: mais dinâmica, mais integrada, porém também mais alinhada às necessidades externas (do governo, do mercado ou da sociedade em geral). O estudo tem como referência para o mapeamento do contexto de influência da constituição do Consórcio: i) literatura sobre as transformações tecnológicas, políticas e econômicas das últimas três décadas que demonstram uma tendência à organização social na morfologia das redes em todos os campos da atividade humana, inclusive o universitário; e ii) literatura sobre a multirregulação dos sistemas educacionais, nos quais cada vez mais as redes sobressaem como fontes regulatórias. Buscou-se ainda, a partir da caracterização de redes universitárias de grande repercussão no espaço global, verificar as proximidades e distanciamentos entre a proposição do Consórcio e algumas ideias e práticas que circulam internacionalmente, como o Espaço Europeu de Educação Superior; o Grupo das Oito (consórcio das melhores universidades australianas); e o Espaço de Encontro Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior. Verificou-se em grande medida a convergência entre as pautas das diferentes iniciativas. Contudo, as justificativas subjacentes são distintas: ora concernentes a um projeto de Estado que ressalta a importância da educação como insumo produtivo e elemento para ampliar a sua competitividade; ora consonante a um projeto de nação no qual prepondera a perspectiva da educação como direito social indispensável ao desenvolvimento humano; ou ainda correspondendo a um discurso imbricado entre a educação como mercadoria ou bem público. A investigação apresenta também um breve contexto do sistema brasileiro de educação superior, seu desenvolvimento entre o público e o privado, e alguns resultados de redes nacionais que se destacam na defesa dos interesses da universidade pública: a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e o Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais. A metodologia inclui análise documental e entrevistas com reitores de universidades integrantes da proposta do Consórcio.
2019-08-14T08:40:04Z
Juliana de Fatima Souza
A Globo Shippa Muito Clanessa: a configuração do fandom Clanessa na dinâmica transmídia do BBB14
O reality show Big Brother Brasil possui uma transmissão multiplataforma, na qual fica evidente uma dinâmica transmídia constituída na relação entre diversas mídias que envolve uma audiência engajada e participativa. Na 14ª edição do programa, o surgimento do fandom Clanessa, conformado a partir do relacionamento das participantes Clara e Vanessa, foi capaz não somente de influenciar os rumos do jogo, mas de apresentar uma comunidade com características próprias. As clanessas como ficaram conhecidas passaram a acompanhar o BBB14 (2014) a partir do relacionamento das participantes, criando histórias paralelas e organizando maneiras para que ambas permanecessem no programa até o fim. A emergência do fandom em questão se mostrou um fenômeno rico para a compreensão da dinâmica de formação e de atuação de fãs em busca de visibilidades para questões ligadas às suas identidades lésbicas. Ao se articularem nas redes sociais em especial, no Twitter , as clanessas provocaram um arranjo transmídia que foi alavancado pela transmissão televisiva ao passo que questionou e tensionou as narrativas configuradas pela Rede Globo. Assim, procuramos compreender quais questões emergiram como constituídas e constituidoras do fandom Clanessa no cenário do BBB. Após coletar tweets do dia 7 de janeiro de 2014 (data de divulgação dos participantes da 14ª edição) até o dia 9 de abril de 2014 (data do Encontro com Fátima Bernardes dedicado ao fandom), percebemos o tensionamento de duas questões principais: a luta pela visibilidade para serem reconhecidas como comunidade e a dimensão política vinculada ao poder social do relacionamento de Clara e Vanessa que extrapolou o afeto entre as duas.
2019-08-14T06:31:49Z
Arthur Guedes Mesquita
Caracterização tribológica do revestimento ta-C/DLC (carbono tipo diamante/ amorfo tetraédrico não hidrogenado) sobre aço ABNT 52100 em contato e movimento relativo com esfera de Si3N4
Os revestimentos DLC (carbono tipo diamante) são filmes finos formados por carbono de ligações sp2 e sp3 em diferentes proporções e têm por características principais seu baixo coeficiente de atrito, alta dureza, inércia química, compatibilidade biológica, transparência óptica e também isolamento elétrico. O filme DLC amorfo tetraédrico não hidrogenado (ta-C) é composto de grandes proporções de ligações sp3 que melhoram estas propriedades. Este trabalho propõe um aprofundamento no estudo do coeficiente de atrito e do desgaste mecânico do revestimento de carbono amorfo tetraédrico (ta-C) DLC em contato com material cerâmico (Si3N4), a fim de avaliar o seu comportamento e compará-lo com o substrato sem revestimento (aço ABNT 52100) em contato com o mesmo material. Para reduzir o efeito negativo de contaminantes em óleos lubrificantes, ou mesmo, reduzir o atrito em situações de difícil lubrificação, o revestimento DLC pode ser aplicado nas superfícies de materiais a seco, com redução do coeficiente de atrito, alta resistência ao desgaste por deslizamento e aumento de durabilidade dos componentes. Estudou-se o efeito do revestimento superficial ta-C/DLC na resistência ao atrito e desgaste a partir de ensaios realizados em um tribômetro pino sobre disco em ambiente seco e temperatura ambiente. O revestimento superficial foi produzido com filmes de ta-C/DLC depositado pelo método à base PVD (Deposição física a vapor) evaporação por arco catódico com ~ 1,5 m de espessura sobre substrato de aço ABNT 52100. O comportamento do atrito e do desgaste do filme de DLC, e também do aço ABNT 52100 sem o revestimento de DLC foram avaliados contra esferas de nitreto de silício (Si3N4) com pressão de contato, e movimento relativo. Realizou-se a caracterização do filme de DLC antes do ensaio tribológico a partir da MEV, EDS, ensaio de riscamento, perfilometria, nanoindentação e espectroscopia Raman. Em seguida, as superfícies desgastadas do corpo e contracorpo foram analisadas por meio da perfilometria e MEV. Os resultados de atrito e desgaste para o filme de ta-C/DLC à seco em contato com o nitreto de silício (Si3N4) foram muito significativos, com valores de atrito entre 0,03 e 0,05 para alta carga e baixa carga, respectivamente, indicando também, desgaste abrasivo brando. Já a superfície de aço AISI 52100 em contato com o nitreto de silício (Si3N4) obteve valores de coeficiente de atrito maiores para as mesmas condições (entre 0,65 e 0,825) e desgaste severo.
2019-08-10T17:28:51Z
David Jonhson Barcelos
Dengue: uma atividade de caráter investigativo desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola pública
Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Belo Horizonte. Seu objetivo foi propor uma atividade investigativa, relacionada à Dengue, para trabalhar com alunos do ensino fundamental, contribuindo para a melhoria do seu aprendizado nas aulas de Ciências. A estratégia metodológica desenvolvida propõe um Ensino de Ciências, através de atividades investigativas, como forma de oportunizar ao aluno uma participação ativa em seu processo de aprendizagem. Os resultados, obtidos através da análise organizada de observações e da comparação das respostas dos alunos, realizadas pela professora, antes e depois da atividade, mostraram que houve uma melhoria significativa no aprendizado individual. A maioria dos alunos conseguiram responder as perguntas corretamente e demonstraram habilidades, antes não vistas, após a atividade investigativa. A metodologia usada evidenciou uma contribuição para a melhoria do processo de ensino aprendizagem porque, permitiu que o aluno participasse na construção do próprio aprendizado e, também, o levou a refletir sobre a sua posição como cidadão, fato expressado através das suas ações durante toda a atividade. A resposta dos alunos à atividade proposta, permitiu concluir que, a introdução de conceitos científicos, trabalhados a partir do conhecimento prévio, contribuiu para o enriquecimento do aprendizado desses alunos. A execução dessa proposta mostrou a importância de envolver os alunos em atividades investigativas que, oportunizam situações de aprendizagem marcadas por problemas reais, levando-os a refletir sobre a sua posição e atuação como cidadão em seu meio social.
Sobre a linguagem dos professores nas aulas de matemática: práticas de uma professora do sexto ano de uma escola pública
Nesta pesquisa, buscamos conhecer como a linguagem verbal, mobilizada por uma professora de Matemática em uma sala de aula de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública, pode favorecer a aprendizagem e participação dos estudantes. Utilizamos como principal referencial teórico um artigo de Candia Morgan (1996), que analisa textos matemáticos escritos e que destaca que as relações entre autor e leitor podem ser considerados através do uso de pronomes pessoais, uso de vocabulário matemático especializado e formas convencionais de linguagem (como imperativos e expressões de certeza e autoridade). Observamos que essas três categorias também estavam presentes nas interações verbais da sala de aula entre a professora e seus alunos. Para a coleta dos dados, utilizamos notas de campo e gravações em áudio e vídeo. Selecionamos cinco tipos diferentes de aulas, transcrevemos seus conteúdos e identificamos alguns momentos, chamados de episódios, em que os elementos das categorias descritas por Morgan (1996) estiveram presentes de forma marcante. No total, identificamos e numeramos 49 episódios. Como resultado das análises desses episódios, observamos que a professora utiliza bastante os pronomes pessoais para convidar os alunos para participar mais de suas aulas. Obervamos também que a professora faz uso da linguagem especializada da Matemática, mas antes, como estratégia de comunicação e antecipando possíveis dificuldades no entendimento desta linguagem, utiliza vários artifícios de associação familiares aos alunos, de forma a facilitar a compreensão destes. Observamos ainda, que a professora utiliza algumas formas convencionais de linguagem de forma suavizada, com os significados das expressões de certeza e imperativos esclarecidos previamente aos alunos. Apresentamos como produto educacional um material reflexivo para os professores, para auxiliá-los a tomar decisões conscientes em relação às práticas linguísticas em sala de aula de modo a favorecer a participação ativa de seus alunos.
2019-08-11T21:40:32Z
Rubens do Porto Seabra
Saúde da criança: implantação da puericultura no trabalho das Equipes de Saúde da Família do município de Turmalina
Entre as deficiências identificadas no Sistema de Saúde do município de Turmalina está o acompanhamento inadequado das crianças pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), que se presume que ocorra em função da falta de sistematização da assistência à saúde a esse grupo e da implantação de ações voltadas à puericultura e da adoção de protocolos clínicos. A taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais, em 2000 de 20,8 mortes de crianças menores de um ano para cada 1.000 nascidas vivas. O alto índice de internações de crianças por condições sensíveis à atenção básica, disponível na literatura pesquisada, e a análise do perfil de atendimento à criança no município de Turmalina, remetem à fragmentação do cuidado a criança e a necessidade de implantação de um modelo de assistência à saúde infantil orientado para promoção e recuperação da saúde, prevenção da doença e não somente para a cura das condições agudas. O objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de organização das ações em saúde direcionadas às crianças da área de abrangência das ESF do município de Turmalina, contemplando os Protocolos Clínicos e Programa de Puericultura. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica sobre a produção científica acerca da sistematização da assistência a criança na atenção básica, através de pesquisa do tema na literatura nacional. Os artigos foram selecionados nos bancos de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BNDEF (Banco de dados em Enfermagem). Foram também utilizados os protocolos do Ministério da Saúde e as Linhas guias da Secretaria de Saúde de Minas Gerais. Espera-se que a implantação da proposta de organização da assistência à saúde da criança no município de Turmalina aumente a efetividade e eficiência das ações, com melhoria do acesso (acolhimento, visitas domiciliares, ações intersetoriais) das crianças aos serviços de saúde e consequentemente, melhoria dos indicadores de saúde.
2019-08-13T06:04:30Z
Suzane Barreiros de Macedo
A empresa rural no Código Civil de 2002: uma análise a partir de sua função social e econômica
O presente texto tem como objetivo analisar a regulação da empresa rural e do seu agente econômico – o empresário rural – e face dos dispositivos do Código Civil brasileiro. Tal abordagem se faz de importância por dois principais motivos, um de ordem econômica e social, outro eminentemente jurídico. Sob o ponto de vista social e econômico, a relevância do tema está na constatação da grande importância da atividade agrícola e pecuária para a economia brasileira, fundamental fonte de riqueza e também de trabalho. Já sob o aspecto eminentemente jurídico, o assunto é relevante dadas as significativas alterações que o Código Civil de 2002 promoveu na regulação do empresário rural, que, em notória excepcionalidade, pode voluntariamente sujeitar-se à regulação pela legislação civil ou empresarial, o que lhe acarreta consequências de relevo abordadas no texto.
2022-03-07T14:03:41Z
Eduardo Goulart Pimenta Luciana de Castro Bastos
Suivi et modélisation de la dynamique des cyanobactéries dans les lacs urbains au sein de leur bassin versant
Os lagos naturais ou artificiais, situados em centros urbanos, desempenham funções variadas e muito importantes para o funcionamento sustentável das cidades. Nas últimas décadas, os ecossistemas lênticos urbanos têm sido seriamente afetados pelas atividades antrópicas desenvolvidas em suas bacias de drenagem. Em regiões urbanizadas, as mudanças no modo de ocupação do solo e a impermeabilização de superfícies são responsáveis pelo aumento do volume e da carga poluidora do escoamento superficial. Em razão dessa pressão antrópica, vários lagos em todo o mundo encontram-se eutrofizados e sofrem com constantes proliferações de cianobactérias, incluindo espécies potencialmente tóxicas ao homem. O objetivo principal dessa tese é contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na dinâmica das cianobactérias em lagos urbanos. O trabalho de pesquisa dividiuse entre dois locais de estudo: o lago Enghien na França e a lagoa da Pampulha no Brasil. No lago francês, buscou-se tirar proveito de novas tecnologias empregadas no monitoramento do fitoplâncton para modelar a dinâmica das cianobactérias em curto intervalo de tempo. No Brasil, local de estudo principal, a modelagem da dinâmica das cianobactérias foi realizada considerando-se a inserção do lago em sua bacia hidrográfica graças a uma modelagem integrada: o modelo do lago utilizado para a simulação das cianobactérias foi acoplado ao modelo hidrológico capaz de simular as vazões escoadas pelos afluentes do lago, assim como a qualidade de suas águas. A modelagem baseou-se em dados obtidos in situ durante 21 meses de monitoramento. O desempenho de uma sonda espectrofluorimétrica para estimação da biomassa fitoplanctônica nesse lago hipereutrófico também foi avaliado. Na lagoa da Pampulha os resultados obtidos mostraram que: · A sonda espectrofluorimétrica subestima a biomassa das cianobactérias quando (i) espécies da ordem Oscillatoriales estão presentes, uma vez que elas apresentam menor fluorescência por unidade de clorofila a, (ii) espécies coloniais representam mais de 20% da biomassa de cianobactérias e (iii) a clorofila a total medida pela sonda espectrofluorimétrica ultrapassa o valor de 100 g.L-1. · O modelo hidrológico apresentou bom desempenho na simulação das vazões (coeficiente de Nash entre 0.70 e 0.88 na calibração e 0.72 e 0.78 na validação) e resultados pouco satisfatórios na simulação dos nutrientes. O modelo do lago, acoplado em etapas com o modelo hidrológico, mostrou uma boa capacidade explicativa da dinâmica das cianobactérias em sua versão mais completa (NMAE = 0.26 na calibração e NMAE = 0.55 na validação). · Durante o período chuvoso, o escoamento superficial é uma fonte importante de sólidos em suspensão, fósforo e nitratos para a lagoa da Pampulha. A amônia é proveniente principalmente do esgoto lançado clandestinamente nos córregos afluentes. Episódios chuvosos podem promover a mistura da coluna dágua e perturbar o crescimento das cianobactérias na lagoa. · De acordo com o modelo do lago, o crescimento das cianobactérias na lagoa da Pampulha foi limitado pelo fósforo durante a maior parte do período de monitoramento. Os episódios de desestratificação da lagoa possuem um efeito importante sobre a disponibilidade de nutrientes nas camadas superficiais. O trabalho realizado na lagoa da Pampulha possibilitou um avanço no estudo integrado de aspectos quantitativos e qualitativos do ciclo hidrológico em meio urbano e forneceu uma ferramenta que pode ser utilizada na simulação de cenários que representem mudanças na bacia hidrográfica e seus respectivos impactos sobre a lagoa. A metodologia desenvolvida nessa tese pode ser aplicada em outros ambientes lacustres, aproveitando-se dos conhecimentos já adquiridos sobre a lagoa da Pampulha.
2019-08-12T16:55:46Z
Talita Fernanda das Gracas Silva
Ajuste oclusal na ortodontia: uma revisão da literatura
Para a finalização de um tratamento ortodôntico de qualidade o conhecimento sobre oclusão dentária deve ser considerado condição fundamental. Sabese que é importante a checagem dos contatos oclusais para se definir o tipo de movimento dentário necessário para o alcance do equilíbrio oclusal. Com este intuito, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura a respeito da necessidade do ajuste oclusal em pacientes tratados ortodonticamente, suas vantagens e quando realizar, visto que é um procedimento clínico que tem como finalidade obter uma estabilidade mandibular, livre de prematuridades e interferências oclusais. Após revisar a literatura chegou-se à conclusão que o ajuste oclusal pode ser indicado antes, durante e após o tratamento ortodôntico a fim de se obter uma estabilidade mandibular adequada, livre de interferências oclusais, que podem causam recidivas e problemas articulares. Porém, o ajuste oclusal, deve ser feito com muito critério, o profissional deve ter um conhecimento seguro de oclusão e do sistema estomatognático, além de uma indicação precisa para cada paciente, pois qualquer falha em seu planejamento ou execução leva a danos permanentes e irreversíveis para o paciente. É de extrema prudência, somente intervir diante de uma patologia estabelecida e não como método preventivo para que o profissional não crie uma iatrogenia ao seu paciente.
2019-08-10T17:56:12Z
Karina Santos Rodrigues Sumas
Woody Allen: o teatro em seus filmes, o cinema em suas peças
Procuramos analisar os filmes e peças teatrais de Woody Allen, cineasta e ator, também dramaturgo e contista; buscamos uma influência recíproca do cinema em seu teatro e do teatro em seu cinema, desde citações intertextuais de diversos trabalhos artísticos até adaptações de suas próprias obras para outras mídias; analisamos suas paródias e as influências de outros autores em seu estilo, e também a influência de seu estilo no trabalho de novos autores. Através disto, queremos entender a presença da linguagem fílmica na sua escritura de peças teatrais e do papel desempenhado pela linguagem dramatúrgica na sua narrativa cinematográfica.
2019-08-10T13:45:39Z
Myriam Pessoa Nogueira
Perfil do impacto da disartria: adaptação, validação e resultados utilizando instrumento de autorrelato de qualidade de vida em pessoas com doença de Parkinson idiomática
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A importância do conselho escolar do CEMEI Amiguinhos de Jesus na tomada de decisões
O presente trabalho apresentou como objetivo analisar o eixo Processo de Decisão e o Projeto Político Pedagógico do CEMEI Amiguinhos de Jesus em Montes Claros Claros/MG. Com objetivo de descentralizar o poder do gestor e contar com a participação efetiva da comunidade, pais, alunos, professores e demais funcionários, na melhoria do ensino, assim agindo dentro dos padrões de uma gestãodemocrática, não sobrecarregando o diretor com funções administrativas, pedagógicas, financeiras e políticas. Pesquisou se a importância do conselho escolar do CEMEI Amiguinhos de Jesus na cidade de Montes Claros- MG. Verificouse que os conselhos escolares atuam de forma democrática com a comunidade. Sobretudo, tomadas de decisões o Projeto Político Pedagógico. Foram realizadas visitas in loco onde todos os fatos puderam ser comprovados. Além disso, foirealizado um estudo minucioso da documentação e dos arquivos. Através desses estudos e do acompanhamento direto do cotidiano da escola foi possibilitada a vivência das atividades, comparando-as ao planejamento realizado. Foi possível constatar através do estudo realizado que muito mais que a compreensão das idéias é a forma como as mesmas são buscadas. A equipe de trabalho na busca pormelhores resultados procura desenvolvê-los de forma interdisciplinar e em conjunto. Os conteúdos são entendidos como um meio para o desenvolvimento de atitudes positivas perante o saber em geral.
2019-08-10T16:47:47Z
Consuelo Fonseca Soares
Mudanças, resistências e composições na justiça juvenil: abordagem comparativa entre Brasil e França
O objetivo desta tese é comparar, diante de um cenário de mudanças legislativas, as respostas institucionais dadas ao adolescente acusado de cometer um crime (ato infracional) no Brasil e na França. Para tanto, foram eleitas as cidades de Belo Horizonte, no Brasil, e Lille, na França. As pesquisas e os estudos sobre a justiça juvenil no Brasil e na França enfatizam, sistematicamente, as grandes transformações que a legislação que regulamenta o campo sociojudiciário da delinquência juvenil sofreu, a partir de 1990, nos dois países. Na França, há um consenso sobre as modificações sofridas pela L´ordonnance 1945 destacando o recrudescimento da penalização dos menores infratores, o abandono das orientações de natureza educativa-protetiva e a aproximação do direito penal juvenil do de adulto. No Brasil, ao contrário, as análises enfatizam os avanços da Lei no. 8.069 de 1990 e a superação, no plano constitucional, do modelo tutelar-repressivo através da expansão das garantias processuais e da noção de sujeito de direitos afeita aos adolescentes infratores. Buscamos, ao longo desta tese, confrontar as novas orientações da legislação com a produção e as práticas das organizações deste campo. O problema geral que guiou nossa investigação, e atravessa a tese, pode ser sintetizado na seguinte proposição: Como as mudanças na legislação referente à justiça juvenil afetaram as práticas, a composição e as relações de força entre organizações e profissionais responsáveis pela gestão e tratamento da delinquência juvenil no Brasil e na França? Partindo do pressuposto de que o campo sociojudiciário é um espaço de disputa, competição e negociação entre profissionais da esfera judiciária e socioeducativa analisamos o percurso histórico legal e penal da gestão da delinquência juvenil, procurando identificar as grandes linhas que marcaram o desenvolvimento e as transformações deste campo, nos dois países. Em seguida, examinamos a produção institucional do campo sociojudiciário da delinquência juvenil face às recentes e profundas mudanças da legislação, através da análise da evolução da contabilidade oficial (estatísticas policiais, judiciais e prisionais) relativa aos menores infratores na França e no Brasil. À luz dessas mudanças, interrogamos sobre o papel desempenhado pelas organizações do campo. E, finalmente, por meio da análise dos discursos e representações presentes nos dossiês judiciários e da observação das práticas, procuramos observar as acomodações, conflitos e disputas entre os profissionais do campo, buscando compreender como o campo sociojudiciário da delinquência juvenil se reconfigura. Concluímos que não vivenciamos o frenesi legislativo experimentado pela França nos últimos vinte anos, cujo impacto nas práticas tratamos de analisar. Entretanto, a história profunda de violência e violação dos direitos humanos, especialmente contra crianças e adolescentes, e a posição periférica e tardia do Brasil na adoção do modelo de intervenção fundado na doutrina da proteção integral, têm contribuído para a manutenção de tratamento punitivo, sem consideração aos direitos dos adolescentes, apesar da adoção do ECA.
2019-08-09T15:46:56Z
Frederico Couto Marinho
Enucleação de fibro-odontoma-ameloblástico: revisão de literatura e relato de caso
O presente estudo trata de uma condição clínica denominada Fibro-Odontoma-Ameloblástico. A referida condição, em concordância com a OMS (Organização Mundial da Saúde) caracteriza-se como um tumor odontogênico misto de baixa prevalência, ou seja, raro. Para tanto, serão evidenciados, por meio de revisão bibliográfica os aspectos radiográficos e clínicos deste tumor com o intuito de introduzir o tema e, de acordo com os autores citados, estabelecer diretrizes e planos de tratamento.
A formação de professores de Português como Língua Adicional na República Argentina: um percurso histórico.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
#CurrículoEmConexãoComAcibercultura: a sociabilidade ciborgue e as juventudes no Ensino Médio
Os sujeitos da contemporaneidade estão hiperconectados à rede, no ciberespaço com as múltiplas possibilidades que este oportuniza. A utilização da internet pelas/os jovens está relacionada às profundas alterações nos modos viver, nas relações com o espaço, o tempo, a escola e mais especificamente os currículos escolares. Essa conexão com as tecnologias digitais e com os elementos da cibercultura, de um modo mais amplo, tem desafiado a educação escolar, a prática docente e tem produzido diferentes questões nas cenas curriculares. Nesse sentido, me debrucei a discutir a atuação da cibercultura na produção do currículo vivido em uma turma de ensino médio de uma escola pública. Desse modo, como argumento geral da dissertação afirmo que a sociabilidade ciborgue atua na produção do currículo vivido. Esse modo de se relacionar que nomeio por sociabilidade ciborgue consiste na fusão das práticas lúdicas que são vivenciadas entre os sujeitos presencialmente e no ciberespaço. A sociabilidade ciborgue é uma forma lúdica de interação e se configura, sobretudo, na relação com os elementos ciberculturais, tais como Smartphones, WhatsApp, práticas de nude selfie e a música na conexão com as tecnologias. Sociabilidade ciborgue é, desse modo, a junção amalgamada das práticas lúdicas que são vivenciadas entre os sujeitos de modo analógico e digital. Ela é constituída por brincadeiras, zoações e irritações e se constitui como eixo central das vivências na turma pesquisada no ensino médio. Para desenvolver esta pesquisa utilizei como metodologia a etnografia educacional e, desse modo, permaneci em campo durante o primeiro semestre letivo de 2016, apliquei questionários, fiz entrevistas e observações na instituição pesquisada. Como principais referências teóricas utilizei as produções do campo da sociologia da juventude, dos estudos curriculares, além de conceitos foucaultianos que auxiliaram no trabalho analítico.
2019-08-13T08:15:22Z
Aline Goncalves Ferreira
Treinamento de força para crianças e adolescentes
Este estudo monográfico pretende abordar questionamentos e dúvidas sobre o treinamento de força para crianças e adolescentes, mostrando o posicionamento de vários estudiosos sobre esses aspectos ainda controversos e propõe a discussão de planejamento, segurança e eficácia de programas de treinamento de força. Há décadas atrás, essa prática não era recomendada, pois se acreditava que não houvesse ganhos significativos de força muscular, pela baixa concentração de andrógenos circulantes no organismo. Além disso, se preocupavam com os riscos de lesões nas placas epifisárias, e que esse treinamento pudesse interferir no crescimento ósseo da criança e do adolescente alterando a estatura final do adulto. Nos dias atuais questões conflitantes que permeiam essa prática, possuem respostas relevantes com base cientifica, mas ainda existem conceitos equivocados sobre o treinamento de força para esse grupo etário. O presente estudo apresenta um conhecimento aprofundado sobre o tema mostrando os reais benefícios e os possíveis riscos do treinamento, onde são apresentadas recomendações essenciais para o planejamento do treinamento de força para esse grupo. Observamos nos estudos revisados ganhos significativos de força muscular, entre outrosbenefícios ligados a saúde da criança e do adolescente. Os riscos de lesões parecem não ser tão drásticos quanto imaginado, podendo ser evitados de acordo com um bom planejamento e supervisão adequada de profissionais. As informações contidas nesse estudo monográfico nos levam a refletir que o treinamento de força para crianças e adolescentes pode ser prescrito, não esquecendo as diferenças maturacionais desses indivíduos e outros fatores ligados aexecução correta, cargas de treinamento, cuidados com as adaptações nos aparelhos e diferenciação nos programas que são prescritos para adultos, tornando uma prática saudável, sem riscos e eficaz.
2019-08-10T23:58:50Z
Melissa Ferreira Coelho
Deve a integridade vincular o poder legislativo? Uma análise das críticas de Andrei Marmor à integridade legislativa em Ronald Dworkin
O presente artigo busca analisar a possibilidade de vinculação do poder legislativo à ideia de integridade defendida por Ronald Dworkin. Como o citado autor afirma, a integridade política deve ser aplicada tanto ao âmbito legislativo quanto ao judiciário, estando em ambos os casos pautada pela coerência. Em contraposição, são apresentadas as ideias defendidas por Andrei Marmor, que, embora não negue a importância da integridade e da coerência, argumenta que o poder legislativo não pode ser a elas vinculado. Ademais, será apresentado sucintamente o posicionamento de Jeremy Waldron, também em defesa da integridade.
2021-12-29T14:34:20Z
Thomas da Rosa de Bustamante Christina Vilaça Brina