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Papel dos transposons de DNA da superfamília Tc1/mariner (TREM A-H) noreconhecimento de linhagens de fungos patogênicos do gênero Paracoccidioides

O gênero Paracoccidioides é agente da paracoccidioidomicose, micose sistêmica de distribuição restrita à América Latina. O polimorfismo genético entre os isolados de Paracoccidioides tem sido extensamente demonstrado por diferentes autores, através de diversas técnicas moleculares. Trabalhos recentes revelaram a existência de duas espécies, P. lutzii e P. brasiliensis, sendo a primeira originalmente caracterizada como uma espécie críptica denominada Pb01-like e aúltima constituída de três espécies crípticas, denominadas S1, PS2 e PS3. Vários tipos de marcadores moleculares vem sendo propostos para a caracterização de espécies crípticas no gênero Paracoccidioides. Entretanto, a maioria despende tempo e emprega técnicas bastante laboriosas e/ou caras. Elementos transponíveis tem sido usados no conhecimento da estrutura genética de fungos patogênicos, auxiliando na definição de grupos filogeneticamente relacionados e de importânciaepidemiológica. Um estudo recente no genoma de Paracoccidioides revelou a presença de oito famílias de transposons de DNA, denominadas TremA-H. Os elementos Trem estão distribuídos de forma desigual no genoma de isolados representativos de três espécies crípticas de Paracoccidioides (P. lutzii; PS2 e S1): TremC e H são encontrados em todas as espécies; TremA, B e F, nas espéciescrípticas PS2 e S1; TremD foi detectado apenas em S1 e TremE somente em P. lutzii. Este trabalho relata o emprego de reações de amplificação em cadeia da polimerase (PCR) para avaliar a utilidade de três marcadores moleculares na discriminação de espécies crípticas de Paracoccidioides: 1) par de iniciadores destinados à região de indel do gene hsp70; 2) marcadores microssatélites de DNA; 3) Trem A-H. Foram estudados 48 isolados de Paracoccidioides, sendo trinta previamente classificados segundo a espécie críptica (10 de P. lutzii, 15 de S1, 3 dePS2 e 2 de PS3). 14 isolados puderam ser classificados como P. lutzii por meio do uso dos iniciadores dirigidos ao indel do gene hsp70, sendo os demais 34 isolados classificados como P. brasiliensis. Os marcadores microssatélites utilizados não conseguiram discriminar os isolados entre as três espécies crípticas de P. brasiliensis. Os resultados obtidos pelo uso da PCR para detecção de elementosTremA-H mostram que TremA, B, F e G são encontrados apenas em P. brasiliensis (S1, PS2 e PS3); TremE está presente apenas em P. lutzii; TremC e H estão presentes em P. lutzii e P. brasiliensis (S1, PS2 e PS3). É interessante ressaltar que em P. brasiliensis, a amplificação de TremC e TremH mostrou um padrão de duas bandas enquanto que em P. lutzii, observou-se apenas uma banda de aproximadamente 2 kb. Em isolados PS3, TremD mostra um padrão de três bandas. Estes resultados confirmam que os padrões de amplificação observados para os oito elementos TremA-H e seu padrão esperado de bandas, podem ser úteis como marcadores moleculares espécie-específicos no gênero Paracoccidioides.

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2019-08-09T16:56:16Z

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Fernanda Lourenço Alves

Gestação na adolescência na Unidade Básica de Saúde Sudoeste de Bicas - MG

Diante da elevada incidência e prevalência da gestação na adolescência na Unidade de Saúde (UBS) Sudoeste de Bicas, Minas Gerais, primou-se pela realiza-ção do presente trabalho de conclusão de curso. A maioria são mulheres com idade entre 14 e 19 anos que não apresentam uma estrutura familiar sólida que permita a criação adequada de seus filhos (Ministério da Saúde, 2006). O presente estudo tem por escopo propor um plano de intervenção que visa reduzir a incidência da gravidez na adolescência. A intenção é esclarecer as mulhe-res em idade sexualmente ativa sobre a importância da prevenção da gestação pre-coce. Para que tal plano possa ser eficaz e atingir de fato essas adolescentes se faz mister compreender os fatores determinantes da gravidez na adolescência na área de abrangência da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) Sudoeste, bem como identificar o impacto da gestação precoce na vida dessas pacientes e por fim avaliar junto às adolescentes o conhecimento quanto aos métodos contraceptivos como forma de evitar a gravidez.

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2019-08-12T00:29:28Z

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Raquel Nardelli de Araújo

Evolução do uso e ocupação da terra na porção sul ocidental da Amazônia: o caso da bacia do Rio Branco/Porto Velho/RO

O presente estudo tem o objetivo de analisar a evolução dos processos antrópicos em relação a floresta ombrófila densa (Floresta Amazônica), em um período entre os anos de 1991 até 2016 na área da sub-bacia do Rio Branco/Porto Velho/RO. Foram obtidas imagens da série de satélites Landsat baixadas gratuitamente no site do EarthExplore para criar os mapas com as classificações do uso e ocupação da terra. As classificações foram produzidas no software Spring 5.3, utilizando a classificação por MARXVER. As imagens classificadas foram importadas para outro software ArcGIS 10.5, para gerar os layouts dos mapas e calcular os NDVIs (Normalized Difference Vegetation Index) que são os índices de vegetação da diferença normalizada. Em seguida entramos com os mapas no software Idrisi Selva 17.00, criando dois projetos no Modelos de Mudança da Terra (LCM) utilizando as imagens classificadas de 1991 até 2003, e o outro projeto de 2003 até 2016. Foram criados os mapas e os dados no Change Analysis e Change Maps. Os mapas de tendência de mudança espacial foram produzidos no Spatial Trend of Change, e em seguida o potencial de transição (Transition Potentials). Foi criado o potencial de transição (Create Transition Potentials), e fizemos a predição da mudança (Change Prediction), abrindo a imagem classificada de 2016 com o Markov Chain na mudança de modelo de demanda, rodando também o modelo no Change Allocation. Foram produzidos o Markov, e Ca_Markov, além dos dados do ROC, e o Validate. Produzimos os mesmos dados e mapas com o projeto de 2003 até 2016, gerando um mapa de previsão no (Projected) para 2029. A projeção evidenciou o aumento da classe antropizado nas regiões norte-nordeste, e norte-noroeste, áreas inseridas nas unidades de conservação, estas da categoria de extrativismo, e que mantinham alguma vegetação densa em 2016. Mostrou também algumas áreas verdes no centro-norte da bacia, possivelmente alguma área de reflorestamento futuro, ou ações dos meios públicos, ou privados. As análises dos resultados foram que a expansão do município de Buritis, localizado próximo da área da bacia, no extremo sul-sudeste, onde metade da área da bacia está inserida na área do município. Isto aconteceu provavelmente por alguns motivos como o crescimento populacional destas regiões, e os investimentos do país no agronegócio, principalmente no setor bovino, com grandes perdas de área para a pastagem. É provável que a abertura de estradas não pavimentadas e os loteamentos desordenados, deram início ao desmatamento destas regiões e continuam dando. Estas regiões necessitam de planejamento e gestão ambientais publicas eficientes, com uma fiscalização atuante, e que o crescimento populacional, econômico, e urbano, evolua de forma organizada e planejada, para não afetar áreas como unidades de conservação, que é o caso da bacia, e áreas de nascentes. Desta forma respeitando as leis ambientais em todas as esferas de governo.

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2019-08-12T02:28:21Z

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Carlos Eduardo Fernandes de Holanda

As estratégias políticas de O bem amado, farsa sociopolítica em 9 quadros: uma construção discursiva do personagem Odorico Paraguaçu

Nesta dissertação, é feita a análise da farsa O Bem Amado de Dias Gomes, com o objetivo principal de verificar como foi construído seu personagem principal, Odorico Paraguaçu. Abordando a constituição do personagem, a partir de seus possíveis ethé, verifica-se que estes estão relacionados aos imaginários sociodiscursivos da época em que a peça foi produzida. Com isso, percebe-se que Dias Gomes recorreu aos imaginários políticos, para idealizar o personagem, aludindo aos políticos e situações políticas da época. Os principais imaginários seriam do político coronel, e o imaginário do político verborrágico, que ajudam a construir o ethos do personagem. A peça se passa na fictícia Sucupira, onde Odorico Paraguaçu, líder político e coronel abastado da região, candidata-se a prefeito, tendo como plataforma política a construção de um cemitério na cidade. Como não havia cemitério emSucupira, os defuntos eram enterrados na cidade vizinha. Eleito, Odorico constrói o cemitério, porém falta defunto para inaugurá-lo. Para justificar a sua obra e manter sua popularidade, já abalada pelo discurso da oposição, que considerava a obra um desperdício do dinheiro público, Odorico irá utilizar-se dos meios mais inescrupulosos possíveis parainaugurar o cemitério, para manter-se no poder, pois, segundo Odorico, em política: os finalmentes justificam os não obstantes(GOMES, [1961], (2014, p.70). Essa frase resume a noção de política de Odorico, remetendo a um imaginário de que todos os meios são justificáveis para alcançar os objetivos políticos. Com esse imaginário, constrói-se seu ethos de político ardiloso, cheio de malícia.Busca-se também analisar o personagem fictício pela identificação do interdiscurso e constata-se que ele foi inspirado em políticos factuais contemporâneos de Dias Gomes, configurando-se a farsa O Bem Amado uma metáfora do Brasil daquele período. Utiliza-se o quadro teórico da Teoria Semiolinguística de Charaudeau ([1983], 2010), destacando-se principalmente seu quadro comunicacional. Para análise do discurso político e dos imaginários sociodiscursivos, pauta-se em Charaudeau(2008). Sobre a noção de ethos novamente em Charaudeau (2008), Amossy (2008), dentre outros. Apóia-se, também, em referencial teórico literário, considerando a especificidade do objeto analisado. Enfim, resumidamente, pode-se afirmar que o autor Dias Gomes produziu um texto fundamentado nos imaginários sociodiscursivos de um típico político brasileiro, demagogo, teatral.

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2019-08-10T02:00:03Z

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Carlos Antonio Fernandes

Letramento em saúde: associação com dados sociodemográficos, autopercepção da saúde e qualidade de vida em adultos usuários da atenção primária à saúde

Introdução: Conhecer o letramento em saúde de indivíduos e populações pode favorecer o alcance de melhores resultados em saúde. Deste modo, é importante considerar os instrumentos de avaliação do letramento em saúde disponíveis, suas potencialidades e limitações. Ter ciência sobre a associação entre letramento em saúde e fatores que o influenciam também é relevante para compreensão mais abrangente do assunto e o planejamento de intervenções que favoreçam a saúde e qualidade de vida. Objetivo: Investigar o letramento em saúde e a associação com fatores sociodemográficos, autopercepção da saúde e qualidade de vida em adultos, usuários da atenção primária à saúde, em município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Métodos: A primeira etapa do estudo foi a revisão sistemática da literatura sobre os instrumentos de avaliação do letramento em saúde, nas plataformas de busca PubMed (US National Library of Medicine), Web of Science e BVS - Lilacs (Biblioteca Virtual em Saúde - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram utilizados descritores Medical Subject Headings(MeSH), DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e o termo livre letramento, combinados entre si por meio dos operadores booleanos AND e OR. Foram incluídos na revisão artigos publicados de 2009 a 2014, em português, inglês ou espanhol, que utilizaram instrumentos de avaliação do letramento em saúde geral e de área específica que possibilitassem avaliar o letramento em saúde geral. Realizou-se aleitura dos títulos e resumos, seguida pela leitura integral dos artigos que se enquadraram nos critérios de seleção e análise por meio de protocolo estruturado (consoante recomendações da iniciativa Strengthening the Reporting of Observational studies in Epidemiology - STROBE). Esse processo foi realizado por dois revisores, sendo selecionados 27 artigos para a revisão. A segunda etapa tratou-se de estudo observacional analítico transversal com adultos entre 20 e 59 anos, homens e mulheres, usuários da atenção primária à saúde de município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A amostra foi probabilística, estratificada segundo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, gênero e faixa etária, e constou de 380 indivíduos. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a maio de 2015, nas UBS. Osinstrumentos de pesquisa foram aplicados individualmente, por meio de entrevista, sendo utilizados os seguintes: Short Assessment of Health Literacy for Portuguesespeaking Adults (SAHLPA-18), para a avaliação da variável resposta letramento em saúde; Questionário sociodemográfico e Critério de Classificação Econômica Brasil,para avaliar fatores sociodemográficos; Questionário de autopercepção da saúde, para investigar a autopercepção da saúde e WHOQOL - Abreviado, a fim de avaliar a qualidade de vida. Realizou-se análise descritiva dos dados por meio da distribuição de frequências, medidas de tendência central e de dispersão. Foi feita análise bivariada por meio dos testes qui-quadrado de Pearson e Mann Whitney. As variáveiscom associações estatisticamente significantes ao nível de 20% (p<0,20) na análise bivariada foram consideradas para entrada no modelo de regressão logística múltipla. No modelo final foram mantidas as variáveis com associação significante ao nível de 5% (p<0,05). A magnitude das associações foi avaliada pela Odds Ratio (OR) e seusrespectivos intervalos de confiança a 95%. Outra etapa da pesquisa de campo foi a proposição de instrumento para avaliar a percepção do letramento em saúde de adultos, a Escala de Letramento em Saúde (ELS). Para este estudo foram utilizadas a ELS, estruturada nos eixos funcional e comunicativo, o SAHLPA-18 e Questionário Sociodemográfico. Foram realizadas análises descritivas, de consistência interna, análise fatorial confirmatória e da validade convergente (correlação de Spearman). Resultados: Nos 27 artigos analisados na revisão foram identificados 36 instrumentos de avaliação do letramento em saúde, sendo 17 tipos distintos. O Test of FunctionalHealth Literacy in Adults (TOFHLA) e o Rapid Estimate of Adult Literacy in Medicine (REALM) foram os instrumentos mais utilizados (29,6%, n=8 artigos cada). Ocorreu utilização associada de instrumentos de avaliação do letramento em saúde geral e específicos em 14 artigos (51,9%). A maioria dos estudos foi de delineamento observacional transversal (81,5%), realizados na América do Norte (48,1%) e Europa(22,2%), em ambulatórios ou hospitais (63,0%). Os achados da pesquisa de campo indicaram que o letramento em saúde inadequado foi frequente (74,5%) e, na análise bivariada, foi associado às variáveis sexo, escolaridade, última série cursada com aprovação, estudo formal mínimo, CCEB, plano de saúde, arranjo familiar, importância atribuída à saúde, nota atribuída à própria saúde, frequência de comparecimento àUBS e aos domínios relações sociais e ambiental do WHOQOL. No modelo final da análise de regressão logística, somente a variável escolaridade permaneceu associada ao letramento em saúde (p<0,001), sendo que indivíduos com ensino fundamental e médio apresentaram, respectivamente, 22,1 e 4,2 vezes a chance deter o letramento em saúde inadequado quando comparados àqueles com ensino superior. Na análise psicométrica da ELS, verificou-se que a maioria dos participantes da pesquisa concluiu ou cursou parcialmente o ensino médio (44,8%) e nega perceber dificuldades quanto ao letramento em saúde nas situações apresentadas na ELS. Aconsistência interna da escala apresentou confiabilidade considerada de aceitável a boa, após a retirada da questão 5 (=0,763). A análise fatorial confirmatória reafirmou a opção por extrair um único item da ELS, de modo que a estruturação final do instrumento foi em nove itens. A análise de correlação entre a ELS e o SAHLPA-18, bem como entre a ELS e a escolaridade, foi significante (p<0,001), porém consideradafraca (respectivamente, r=0,369 e r=0,305). Conclusão: Há grande variedade de instrumentos para avaliação do letramento em saúde. Observou-se predomínio de utilização dos testes de triagem clínica TOFHLA e REALM, com enfoque no letramento em saúde funcional. Verificou-se que o letramento em saúde inadequado foi frequente e apresentou associação positiva apenas com a escolaridade, de modoque os sujeitos com menor escolaridade tiveram mais chance de ter o letramento em saúde inadequado. A ELS apresentou a conformação mais adequada ao ser composta por nove itens. A correlação entre a ELS e o instrumento SAHLPA-18, bem como entre a ELS e a escolaridade, apesar de apresentar significância estatística, mostrou-se fraca.

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2019-08-10T01:13:01Z

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Suzana Raquel Lopes Marques

Estudo comparativo do desempenho estrutural de prédios estruturados em perfis formados a frio segundo os sistemas aportigado e " lights steel framing

O Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo que possui uma concepção racional para fabricação e montagem industrializada e em grande escala, onde os perfis formados a frio, em chapa de aço zincado de pequena espessura, são utilizados na composição de painéis de parede, vigas de piso e estruturas de cobertura. O presente trabalho trata da análise numérica via MEF de edifícios residenciais de quatro e de sete pavimentos estruturados no sistema LSF, tendo sido consideradas 13 diferentes proposições arquitetônicas e 3 concepções estruturais inovadoras, a saber: a) vigamento contínuo apoiado sobre painéis estruturais; b) painéis mais altos para eliminar as vigas de acabamento sobre os painéis paralelos ao vigamento e c) vigas apoiando lateralmente nos montantes. Para a determinação dos esforços atuantes nas estruturas e a análise da estabilidade global dos prédios foi utilizado um programa comercial implementado segundo o Método dos Elementos Finitos (MEF), tendo sido realizadas análises linear e não-linear geométrica, esta representada pela consideração dos efeitos de segunda ordem (P-Delta) nas estruturas avaliadas. Foi também considerado o efeito diafragma proporcionado pelo enrijecimento dos painéis de parede com chapas de OSB, sendo a avaliação realizada por meio de duas diferentes metodologias de cálculo. Considerando os excelentes resultados obtidos, quanto ao desempenho estrutural do sistema LSF frente a outro sistema tomado como parâmetro de comparação, verificou-se que a tecnologia é perfeitamente aplicável a prédios com até sete pavimentos, incluindoos de baixo custo, levando-se em conta o dimensionamento dos perfis realizados segundo os preceitos da NBR 14762:2001 e o detalhamento das estruturas para o levantamento do consumo de aço.

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2019-08-14T04:40:17Z

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Rosane Bevilaqua

Correlação entre o desempenho nos testes de uma repetição máxima e de saltos verticais padronizados

A predição do desempenho esportivo por meio de testes de força muscular é um item importante para as Ciências do Esporte. Sendo assim, a seleção de um teste é baseada na sua capacidade preditiva. O objetivo do presente estudo foi correlacionar o desempenho do teste de uma repetição máxima (1RM) com a altura e as variáveis dinâmicas dos saltos verticais, salto com contramovimento (SCM) e salto a partir da posição agachada (SA). Participaram desse estudo 23 estudantes do curso de Educação Física (idade: 25,8 ± 3,0 anos; massa corporal: 79,1 ± 10,2 kg; altura: 178,5 ± 6,5 cm), que foram avaliados em ambos os testes. Uma plataforma de força foi utilizada para avaliar o desempenho nos saltos e o teste de 1RM foi realizado no Leg Press 45º. Os resultados mostraram uma baixa correlação entre a força máxima (1RM) e as variáveis da curva de força tempo. Apenas o impulso apresentou uma correlação de r=0,77 (SA) e r=0,75 (SCM) com o teste de 1RM. Por meio da análise de regressão linear, o teste de 1RM foi capaz de predizer o impulso, nas duas técnicas, através das equações Impulso SA = 96,28 + 0,26(1RM) e Impulso SCM = 106,03 + 0,26(1RM

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2019-08-11T01:07:04Z

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Juliana Herr de Moraes

A saúde bucal do adoloescente: uma proposiçaõ de plano de ação na atenção à saúde bucal do adolescente na unidade de saúde Dom Oscar - Congonhas/MG

Este trabalho tem como objetivo a melhoria da saúde bucal em adolescentes na equipe da estratégia de saúde da família do Dom Oscar no município de Congonhas, Minas Gerais. O plano de intervenção proposto foi baseado num diagnóstico situacional realizado previamente pela autora onde foram observados aspectos demográficos, ambientais, sócioeconômicos, epidemiológicos, indicadores de cobertura, dentre outros. A coleta dos dados foi realizada em fontes oficiais como IBGE, SIAB, DATASUS e, em informações locais como mapeamento de instituições e projetos já existentes. Após a análise destes dados foram diagnosticados entraves e dificuldades no atendimento realizado atualmente e proposto um plano de ação visando a inserção da população de adolescentes nos programas de promoção de saúde bucal e qualidade de vida.

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2019-08-09T23:06:01Z

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Nisieli Christine Vendramini Soares Caixeta

O "omelete ecumênico" : reescritas do (outro) sertão no Corpo de baile de Guimarães Rosa

O presente trabalho concebe Corpo de Baile, conjunto de novelas publicadas por Guimarães Rosa em 1956, como reescrita do sertão brasileiro que confronta noções generalistas da história, homogeneidades de tempo e espaço. Trata-se de uma reconfiguração realizada nas singularidades do literário. Elas apresentam um outro sertão no corpo ficcional, entre violências e sexualidades que confrontam moralidades e expectativas de um sertão estático. Assim, concebe-se Corpo de Baile como um emaranhado de repertórios, que, na peculiaridade de forma literária e ritmo narrativo, imagens e sons em dança, gera novas possibilidades de leituras do sertão brasileiro, na dimensão narrativa da obra que metaforiza a própria existência do artístico, aqui concebido também como forma de escrever a história, ampliando suas possibilidades de reflexão e leitura. Dessa forma, percorremos caminhos de Corpo de Baile dialogando com as questões relacionadas ao campo da Escrita da História, pensadas principalmente a partir do historiador francês Michel de Certeau. Dessa maneira, a expressão omelete ecumênico, utilizada por Guimarães Rosa aludindo ao artístico, sua produção e exposição, é nesse trabalho pensada e desenvolvida como reunião de lugares diversos que são postos em movimento na ficção. Esta, dessa maneira, é gerada no fazer do livro, através dos encontros entre o escritor e seus outros: pessoas, vivências e repertórios que atravessam os percursos de Guimarães Rosa. Dessa forma, a ficção passa a ser uma crença professada na dimensão de viagem da história, produzida em sua escrita, realizada no estético Corpo de Baile também como contestação de um resgate fiel do sertão. Assim, lemos a concretude da história na reconfiguração de passados reescritos no poético da obra, sua forma de dança, aberta e inacabada, que se prolonga nas infinitas possibilidades de leituras do conjunto de novelas rosianas

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2019-08-14T19:56:06Z

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Danilo Almeida Patricio

A abordagem odontológica do usuário com necessidades especiais

Em odontologia, é considerado Usuário com Necessidades Especiais (UNE), todo indivíduo que apresente um limite acentuado no que se refere aos padrões de normalidade para o ser humano, que o impossibilite ou que demande uma abordagem diferenciada para se beneficiar da assistência odontológica convencional. O UNE deve receber um bom cuidado preventivo odontológico a fim de minimizar ou eliminar a necessidade de tratamentos odontológicos ao longo de sua vida. A prevenção deve ser base de qualquer plano de tratamento, mas no UNE a atenção a esse item deve ser ainda maior. As dificuldades para o atendimento, que vão desde a saúde geral até as dificuldades de realização dos procedimentos técnicos, justificam a priorização deste aspecto. A principal estratégia para a abordagem preventiva do UNE é o processo de educação por meio do qual a aquisição do conhecimento permitirá mudanças de comportamento tanto em relação às doenças quanto em relação aos fatores de risco. Pessoas que se encontram total ou parcialmente impedidas de exercerem suas atividades de vida diárias e os cuidados básicos de saúde necessitam do apoio da família e/ou cuidador para terem garantidos os cuidados com a higiene bucal. O enfoque familiar é muito importante na atenção dessa parcela da população, a partir do entendimento de como a família lida com a situação.

Year

2019-08-14T12:48:01Z

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Ines Maria Teixeira

A educação como arte, a escola como oficina e o mestre como artífice: uma leitura da teoria pedagógica comeniana

Durante a década de oitenta e início dos anos noventa, no Brasil, os professores pesquisadores de didática colocaram-se alguns questionamentos que os conduziram a rever suas práticas educativas escolares. Observando algumas das práticas socioculturais desse período, envolveram-se num diálogo com as produções das áreas "Movimentos Sociais" e "Trabalho e Educação", tendo como questão central a formação do sujeito. Apresentando, inicialmente, alguns dos questionamentos que essa tendência da didática levantou naquele momento, o presente estudo situa seu objeto. A didática, ou a teoria pedagógica, constrói seu campo percebendo a relevância das práticas socioculturais, em geral, na constituição do indivíduo e, em particular, no processo educativo escolar. Entendendo que esta é uma matriz fundante da teoria da formação humana, este estudo vai aos primórdios da modernidade e traz alguns dos elementos sócio-históricos que apontam a leitura que a teoria pedagógica comeniana fez das práticas socioculturais da época ao constituir-se. Nas práticas de cunho produtivo-material, o diálogo entre dois sujeitos sociais, os artesãos mecânicos e os doutos que voltaram sua atenção a eles, apontou uma nova tendência de conhecimento: o saber de cunho empírico, que passou a constituir-se por meio da experiência pessoal e da experimentação científica. Nas práticas mais ligadas ao cotidiano, como, por exemplo, a leitura, a escrita, uma religiosidade mais íntima e uma nova relação da pessoa com seu próprio corpo e com os outros apontaram para a formação do indivíduo e para a construção de novas sociabilidades. Na percepção dessas práticas socioculturais, a teoria pedagógica comeniana percebe que o indivíduo se constitui de corpo, sentidos e forças intelectuais construídos no envolvimento com o trabalho produtivo, com a vida ativa e com as práticas do cotidiano. Essa teoria constata que o indivíduo assim se constitui e que um projeto de formação humana está em curso. Esse projeto propõe que o processo educativo escolar conceba a educação como arte, a escola como oficina e o mestre como artífice, o que significa ter como foco o contexto sociocultural subjacente ao processo de produção da existência, ou seja, pautar-se em práticas de cunho produtivo-social e em práticas do cotidiano pessoal. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo mostrar que a teoria pedagógica comeniana, ao constituir-se, faz uma leitura da realidade do seu tempo, indicando que formar o indivíduo industrioso é compreendê-lo em sua totalidade. Para a teoria pedagógica escolar, a tendência da didática que toma o sujeito situado em sua realidade é pautar-se numa matriz de formação humana que vem sendo construída desde os primórdios da modernidade. É tomar como fundamento de sua constituição o processo complexo de humanização que se efetiva com a experiência no trabalho, nos movimentos sociais, na vida ativa e na rearrumação das condições de existência cultural.

Year

2019-08-13T12:39:34Z

Creators

Ana Maria Cambruzzi

Antes de Habermas, para além de Habermas: uma abordagem pragmatista da democracia deliberativa

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2022-03-21T14:00:08Z

Creators

Ricardo Fabrino Mendonça

A diversificação das metodologias no ensino de Artes Visuais: uma análise de metodologias aplicadas no ensino fundamental e médio

O presente trabalho apresenta e avalia algumas metodologias empregadas no ensino de artes visuais no ensino fundamental e médio. Relata os caminhos da história do ensino da arte no Brasil e algumas metodologias utilizadas hoje em dia, seus planejamentos, estudos, execução, expectativas e conclusão. Aponta possibilidades para o ensino de artes visuais e destaca algumas metodologias como experiência e referência para serem utilizadas em sala de aula. Aborda como o ensino de artes visuais pode ser diverso e suas metodologias inovadoras capazes de despertar o interesse dos alunos e atingir os objetivos propostos pelos professores.

Year

2019-08-11T12:33:04Z

Creators

Karina Campideli Neves

Corpos hipotecados: o dispositivo da dívida em sua articulação com microcrédito produtivo e financiamento estudantil

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2020-11-05T14:23:55Z

Creators

Arthur Morais Faasen

Aspectos biológicos e ecológicos de Tunga penetrans (L.,1758) (Siphonaptera: Tungidae) em áreas endêmicas brasileiras.

Resumo Tunga penetrans (Linnaeus, 1758) é uma espécie de sifonáptero que parasita o homem e outros mamíferos, provocando uma infestação denominada tungíase, que inclui infecção bacteriana oportunista, úlceras, fissuras, deformação e perda de dígitos, e dificuldade na marcha. A pulga ocorre nos países da América Latina e África e é comum em populações indígenas e em comunidades da baixa renda no Brasil. O presente estudo teve como objetivo descrever aspectos biológicos e ecológicos de T. penetrans, sob condições naturais e experimentais em diferentes áreas endêmicas brasileiras. Em comunidade da periferia de Fortaleza - CE e em comunidades indígenas de Barra do Garças MT e Alto Alegre RR, procurou-se determinar o habitat natural do ectoparasito e identificar os estágios imaturos e os fatores ambientais que interferem no seu desenvolvimento. Para isto, amostras de solo foram coletadas em sítio do intradomicílio e peridomicílio destas áreas e examinadas para a presença de estágios imaturos e adultos de T. penetrans. Foi estabelecido um modelo experimental vertebrado para estudo in vitro do ciclo biológico de T. penetrans, a partir de ratos Wistar naturalmente infestados nestas áreas. Foram também avaliadas as taxas de eclosão dos ovos, de emersão dos adultos, e a temperatura e umidade ideais ao desenvolvimento de T. penetrans em condições naturais e experimentais. Das 133 amostras de areia analisadas, 28 (21%) estavam positivas para formas imaturas e adultas, todas advindas do intradomicílio de habitações nas três áreas pesquisadas. A maioria das amostras positivas (57%) foi encontrada em areia próxima ao dormitório de humanos (debaixo de camas ou redes), 21% próximo aos dormitórios dos cães e 21% em microambientes arenosos (fissuras de cimento ou cantos de parede). Todas as amostras do peridomicílio foram negativas. As diferenças entre esses locais foram estatisticamente significativas. Entre as amostras positivas, 10 (35,7%) apresentaram-se duplamente infestadas, em associação com formas imaturas e adultas de Ctenocephalides felis felis. Quando comparados os valores para temperatura ambiente e umidade relativa das amostras, obtidas no intradomicílio e peridomicílio, observou-se diferença estatisticamente significativa (p = 0,02 e p = 0,005, respectivamente). A temperatura ambiente média de 26,9 ºC, a temperatura do solo de 26,8 ºC e a umidade relativa média de 73,1% apresentaram-se como ideais ao desenvolvimento de T. penetrans em condições naturais, coincidindo com as faixas de temperatura ambiente e umidade relativa encontradas experimentalmente. A taxa de eclosão dos ovos variou entre 20,3% e 49,0%, com méd.ia de 36,2%. A taxa média de emergência dos adultos foi de 55,7%, variando entre 40,5% e 68,7%. Os ratos Wistar se caracterizaram como bons modelos experimentais para a ectoparasitose, uma vez que neles se desenvolveram infestações naturais e experimentais, ocorrendo em todas as patas e a cauda. Entretanto, todos os ovos advindos exclusivamente de infestações experimentais mostraramse inviáveis. Nossos dados contribuíram substancialmente para o conhecimento da biologia de T. penetrans. Pela primeira vez os estágios imaturos de T. penetrans foram detectados no ambiente natural. Após ter estabelecido o ciclo de vida completo no laboratório, a biologia dos estágios fora do hospedeiro (larvas e pupas) poderá agora ser melhor compreendida. Adicionalmente, identificamos em detalhe o habitat dos estágios imaturos da pulga. No futuro, serão possíveis os testes de substâncias adulticidas, larvicidas e ovicidas, não somente no campo, mas também in vitro sob condições controladas. A informação limitada destes aspectos impediu o controle da tungíase no passado.

Year

2019-08-10T00:36:15Z

Creators

Claudia Maria Lins Calheiros

Análise comparativa do ciclo de vida de produtos alimentícios industriais e artesanais da culinária mineira

Embora a maior parcela da demanda por produtos típicos da culinária mineira como o queijo minas e o doce de leite seja suprida pela produção industrial, boa parte dela ainda é composta de produtos artesanais. A produção de doce de leite no Brasil é feita por muitas empresas, desde grandes laticínios até pequenos produtores artesanais e, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio àsMicro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em 2008, 40% do volume total de queijos produzidos no Brasil foram supridos pela produção artesanal. O presente estudo apresenta a aplicação da ferramenta de análise do ciclo de vida (ACV) nos produtos: queijo minas e doce de leite, determinando qual tipo de processo, se industrial ou artesanal, gera menor impacto ambiental. Para tanto, também foi realizada a análise individual nos dois tipos de processos produtivos (industrial eartesanal) de cada produto analisado, determinando também o impacto ambiental por etapas do ciclo de vida. A coleta de dados para o estudo foi realizada por meio de visitas em produtores artesanais e industriais de queijo minas e doce de leite. Os dados coletados em pesquisa de campo foram inseridos no software Simapro e a análise de impacto do ciclo de vida foi feita com a aplicação do método Eco-indicator 99. Os resultados revelaram que a produção artesanal apresenta menos prejuízo ao ambiente em ambos os produtos, queijo minas e doce de leite, e que a etapa de produção de leite é a maior geradora de impactoambiental no ciclo de vida do queijo industrial, do queijo artesanal e do doce de leite artesanal. No ciclo de vida do doce de leite industrial, a etapa de mistura e cocção apresentou maior impacto ambiental. Entre as categorias de impacto avaliadas neste estudo, destacam-se a respiração de partículas inorgânicas, uso da terra e mudanças climáticas. Esses resultados apurados na análise são justificados principalmente devido à utilização de energia elétrica pelos produtoresindustriais.

Year

2019-08-13T15:04:07Z

Creators

Elbert Müller Nigri

Filogrupos e fatores de virulência de estirpes de Escherichia coli obtidas do conteúdo uterino e de fezes de cadelas com piometra

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Year

2020-02-20T15:07:57Z

Creators

Rafael Gariglio Clark Xavier

Na boca da mídia: o sujeito universitário nas instituições privadas de ensino superior

O objetivo desta pesquisa foi investigar de que maneira as mídias de três instituições privadas de ensino superior têm operado para a constituição de um tipo de sujeito universitário singular. A materialidade da pesquisa se deu a partir das mídias de três instituições privadas de ensino superior pertencentes ao Grupo Kroton, sendo elas a Anhanguera, a Faculdade Pitágoras e a Unopar. O argumento da pesquisa é que ao entender as páginas do facebook e do youtube como aparatos discursivos poder-se-á averiguar a incisão dessas materialidades sobre processos de subjetivação do estudante do ensino superior. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram estruturados a partir da análise do discurso na perspectiva do filósofo Michel Foucault. Dentro desse universo de pesquisa, buscou-se no youtube das três instituições materiais publicados desde o ano de 2008 até 2015. Da mesma maneira, realizou-se o levantamento das postagens no facebook, de 2011 (ano da criação das páginas das três instituições) a 2015, focando nos vídeos das campanhas publicitárias, palestras e postagens que falavam sobre o sujeito universitário. No youtube foram analisados 58 vídeos publicitários, 3 palestras de professores, 16 vídeos produzidos por alunos ou que falavam sobre feitos de alunos. No facebook foram analisadas 157 postagens nos anos mapeados. A partir dessa primeira organização e tomando como referência o processo analítico buscou-se analisar estas produções a partir de quatro elementos, quais sejam: posição de sujeito, materialidade linguística, função referencial e campo associado. A tarefa metodológica consistiu na descrição de enunciados esparsos buscando construir uma unidade discursiva incidente sobre o sujeito universitário. A primeira constatação foi a determinação de uma posição de sujeito fundamental para adentrar na ordenação discursiva. Tal característica assemelha-se a um ethos artista, que opera de duas maneiras: como sedução daqueles alunos que estão do lado de fora do ensino superior e como determinação discursiva (assunção desse apelo) para aqueles que estão do lado de dentro. Tornar-se artista! Esse é o primeiro chamado. A segunda constatação foi a possibilidade de acesso para todos que desejarem entrar em um espaço de visibilidade, de reconhecimento e de aprendizagem desse ethos artístico. Dessa forma, é colocada em jogo a possibilidade de todos serem artistas nesse palco iluminado. Em terceiro lugar, verificou-se que a necessidade de um ethos artístico e a disponibilização disso para todos não é um movimento tão simples, sendo necessária a luta, ou a batalha, daquele que quiser ser visível em meio à multidão. A luta nada mais é do que a disponibilização, por essas mídias, de um conjunto de técnicas de si que prescrevem comportamentos e determinam uma forma-ser fechada para o corpo e a alma. Tal procedimento opera por meio de uma tecnologia política dos corpos discentes, tendo em vista torná-los o mais produtivos possível. Como conclusão, a pesquisa tenta demonstrar de que maneira as mídias dessas faculdades particulares têm operado como um dispositivo pedagógico que visa a atender a urgência da racionalidade neoliberal, constituindo um sujeito que deve prezar pela individuação de cada ato, ser um emprEuendedor e travar consigo mesmo uma luta continuada objetivando o sucesso.

Year

2019-08-09T17:31:40Z

Creators

Antonio Carlos da Costa Nunes

Correlação entre incidentes não infecciosos e tempo de internação em terapia intensiva

A ocorrência de incidentes é comum nos pacientes internados na terapia intensiva e contribui para aumento no tempo de internação, aumento no uso de recursos da unidade e óbito. No entanto, estudos sobre a ocorrência de Incidentes Não Infecciosos (INI) foi pouco explorada na literatura, especificamente no que diz respeito à sua relação com o tempo de internação. O objetivo deste estudo foi determinar a correlação entre a ocorrência de INI e tempo de internação em terapia intensiva. Foi desenvolvido em estudo de coorte prospectivo realizado através de observação direta e acompanhamento dos INIocorridos na unidade de terapia intensiva no período de julho a outubro de 2015. A amostra foi composta por 60 pacientes, sendo 26 (43,3%) no grupo com INI e 34 (56,7%) no grupo sem INI. Os grupos com INI e sem INI foram semelhantes quanto ao gênero (p = 0,821), idade (p = 0,413), gravidade segundo SAPS III (p = 0,081), disfunção orgânica estimada pelo SOFA (p = 0,787), infecções relacionadas à assistência em saúde (p = 0,241) e dias de ventilação mecânica (p = 0,335). O INI mais frequente foi relacionado a linhas (drenos e cateteres) (69,5%). A mediana da variável dependente tempo de internação foi duas vezes maior no grupo com INI (11; 6,75-19,5) se comparada ao gruposem INI (5,5; 4-15,5) (p = 0,035). A correlação entre a ocorrência de INI e tempo de internação foi positiva (p = 0,042) e fraca (r² = 0,263). Verificou-se tendência linear positiva significativa de aumento no tempo de internação com o número de ocorrências de INI (p = 0,045). Concluiu-se que e ocorrência de INI está correlacionada a um aumentosignificativo no tempo de internação. Um controle adequado dos INI poderá contribuir para uma maior rotatividade dos leitos e sua oferta a pacientes elegíveis para internação em terapia intensiva.

Year

2019-08-10T18:39:22Z

Creators

Thais Oliveira Gomes

Ação educativa nos museus do sul de Minas Gerais: uma prática direcionada aos educandos e/ ou necessária para docentes?

As causas que me levaram à escolha deste objeto de estudo encontram suas origens nas experiências vivenciadas na minha carreira profissional, construída ao longo de 37 anos como servidora do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (sul do Estado de Minas Gerais, Brasil) e também no exercício docente, como professora de Filosofia durante 11 anos. Este trabalho refere-se sobre a prática educativa em três museus do sul do estado de Minas Gerais e pretende analisar como esses espaços e suas vivências educativas contribuem não somente para a aprendizagem dos estudantes, mas também para o treinamento dos educadores. Considerando a experiência desta pesquisadora no seu local de atuação tendo como referência as ações educativas realizadas sem um setor específico para tal, e nos outros museus envolvidos encontrando um cenário confuso em relação às visitas escolares, o trabalho voltou-se para referências bibliográficas atuais neste campo. Os levantamentos de dados foram feitos em três museus: 1) Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas; 2) Museu Regional do Sul de Minas e 3) Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. A perspectiva de análise se propôs à compreensão do deslocamento da escola para o museu, e do museu para a escola, considerando as práticas educativas realizadas nas três instituições. Para uma melhor compreensão do objeto de estudo foram apontados dados sobre o sul do Estado de Minas Gerais, e apresentados os números do Mestrado Profissional. O estudo compreendeu dois momentos distintos: 1) O processo de coleta de informações nos locais escolhidos, através de entrevistas com os responsáveis pelos museus. 2) Uma pesquisa bibliográfica atual sobre os modos de usos e apropriação do museu pela escola. Foram analisadas as práticas educativas voltadas para o público escolar desenvolvidas nos locais escolhidos e a partir desta análise considerou-se a criação de um Guia Prático para visitação ao Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas para educadores(as).

Year

2019-08-13T18:01:20Z

Creators

Sonia Maria Sanches