RCAAP Repository
Uma avaliação da utilização de matrizes de afinidades na validação de agrupamentos de dados
Diferentemente de um problema de aprendizado de máquina supervisionado, onde busca-se encontrar uma função aproximadora a partir de um conjunto de dados rotulados, os problemas não supervisionados não possuem rótulos para guiar o processo de aprendizagem. Sendo assim, um critério deve ser adotado para o estabelecimento dos agrupamentos. O problema desta abordagem é que usualmente as funções objetivo utilizadas são degeneradas em relação ao número de agrupamentos, ou seja, a otimização da função alvo não provê o número ótimo de agrupamentos para determinado conjunto de dados. Neste caso, é realizado o particionamento dos dados para alguns valores de número de grupos e de acordo com alguma métrica as partições são avaliadas comparativamente para selecionar a quantidade ótima de grupos. Neste trabalho, procura-se implementar uma nova métrica para a identificação do número de grupos de bases de dados que possuam agrupamentos compactos. Para tanto, utiliza-se da matriz de partição fuzzy obtida através do método Fuzzy C-Means (FCM) e calcula-se uma matriz de proximidade entre os elementos. A partir da matriz de proximidade são extraídas medidas estatísticas dos grupos para compor um índice comparativo, utilizado para estimar a partição que melhor se adequa à métrica proposta. Além disto, a matriz de proximidade possibilita ao usuário final visualizar os agrupamentos em duas dimensões para a validação dos resultados obtidos. A fim de demonstrar a validade do método proposto, são realizados experimentos com bases de dados sintéticas e de referência. Os resultados obtidos para os casos controlados, onde a função geradora dos dados é conhecida, corroboram a hipótese da métrica desenvolvida. Já para as bases de referência, os resultados obtidos são comparados com outras métricas da literatura para a sua validação. Os resultados experimentais obtidos neste caso mostram que as abordagens apresentadas são consistentes com outras métricas bem conhecidas. Nestes casos, a matriz de proximidade apresentada é primordial para a validação dos resultados e visualização da conformidade da partição obtida com a estrutura intrínseca dos dados.
Avaliação descritiva do estresse térmico ambiental em uma academia da zona noroeste de Belo Horizonte no verão
O organismo do ser humano está continuamente submetido à temperatura do ambiente em que vive e também produz calor por meio do seu próprio metabolismo. Os ambientes podem ser quentes, frios ou neutros e a produção de calor corporal pode ser mínima, como no metabolismo basal (MET), ou estar aumentada, como durante um exercício ou, ainda, estar aumentada em resposta ao estresse térmico.
Evaluating the presence of state dependent fiscal multiplier in Brazil
This study uses local projection technique to investigate the size of the fiscal multiplier in Brazil after allowing for the possibility of distinguished impacts depending on the state of the economic activity. The analyses rely on the time series of central government expenditure adjusted according to the methodology developed by Orair et al. (2016), which we extend until 2019, to incorporate expenses that have not been properly placed in the government account. The 1-year fiscal expenditure multiplier on the GDP is around 2 during states of slackness and -2 in regular states, suggesting a crowding out effect in the last case. The 1-year fiscal expenditure multiplier on household consumption and investment is significant and close to 0.8 in states of slackness being negative but not significant in regular states of economic activity. The 1-year multiplier on industry and service value added are close to 1 in slackness, and not significant during regular states.
2022-06-15T17:51:12Z
Berto Carvalho da Silva Junior
Conhecer o nascer: estratégia de empoderamento da mulher e sua família sobre o parto e nascimento.
Objetivo: fortalecer a atuação do enfermeiro obstetra por meio do empoderamento da mulher. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva, na modalidade convergente assistencial, realizada por meio do Projeto Conhecer o Nascer o qual ocorreu no período de março a julho de 2017, em uma Maternidade Pública do Estado do Tocantins no Município de Palmas. Resultados e Discussões: Participaram das oficinas educativas 38 pessoas, sendo, 20 gestantes e 18 acompanhantes. Os relatos das puérperas e acompanhantes que participaram do projeto conhecer o nascer, apontam que as ações educativas realizadas por meio desse método fizeram toda a diferença no momento do trabalho de parto e parto, pois elas se sentiram mais empoderadas e portanto protagonistas do seu processo parturitivo. Por conhecerem o papel dos enfermeiros obstetras na cena do parto, ficaram seguras e confiantes, fato este, conforme relatado, que as deixaram tranquilas e a vontade para parir e vivenciar o momento mais sublime das suas vidas. Nesse sentido, houve um aumento dos indicadores após a implantação do projeto, no período de 06 meses, aumentaram 71% dos partos assistidos por enfermeiros obstetras. Conclusão: Observa-se, por meio dos depoimentos espontâneos dessas puérperas, a necessidade de continuação do projeto Conhecer o Nascer para o empoderamento da mulher no processo parturitivo como estímulo para o profissional enfermeiro obstetra garantir o desejo das parturientes no cenário de prática e assim fortalecer sua atuação. Pensando nisso, e após o envolvimento da gestão nesse processo, que equipe matricial de humanização acaba de implantar e ampliar o projeto dentro da maternidade instituindo como visita guiada ampliada para continuação das oficinas sobre o parto e nascimento com a participação de uma equipe multiprofissional para fortalecer o modelo colaborativo do parto e nascimento no Hospital e Maternidade Dona Regina.
2019-08-14T13:28:39Z
Luiza Cândida Oliveira de Cuba
A tradição e a modernidade: a Igreja Católica e o debate educacional no RS 1930/1935
Este estudo aborda as estratégias de atuação estabelecidas pela Igreja Católica, com o objetivo de intervir no debate educacional, na primeira metade de 1930, no estado do Rio Grande do Sul. Nacionalmente, destaca-se uma série de articulações entre representantes do Estado e da Igreja, o que culmina na Constituição de 1934. O recorte estabelecido para este trabalho busca cercar o processo constituinte a fim de entender algumas das tensões presentes no período e como a Igreja organiza sua intervenção, tendo como meta retomar e/ou aumentar sua influência junto ao espaço escolar no estado do Rio Grande do Sul. O debate educacional apresentado pela imprensa católica anuncia algumas estratégias estabelecidas pela instituição e se consolida como 'via de entrada' para abordar a temática proposta. A base empírica desta análise é constituída por impressos católicos que circularam no estado do Rio Grande do Sul, são eles: o jornal Estrella do Sul, o jornal A Palavra, e o jornal Staffetta Rio-grandense; a revista Unitas e a revista Rainha dos Apóstolos. A participação da Igreja Católica na discussão política do país é ratificada pelos temas anunciados nos jornais e nas revistas que explicitam a posição assumida pela instituição. O debate educacional é abordado sob três aspectos emergentes: a liberdade de ensino como estratégia discursiva utilizada pela Igreja Católica para reivindicar sua intervenção no espaço escolar; a constituição de um espaço para a mulher, vinculado ao mundo do trabalho e da política e a utilização da imprensa como um espaço de formação para os professores. A tese defendida é de que a Igreja Católica adaptou-se ao processo de modernização do país como uma estratégia de ampliação da sua intervenção no espaço social. Pretendeu manter a tradição em diálogo com a modernidade e nesse movimento contribuiu para a consolidação de um novo lugar para a mulher, vinculado à atuação pública. Os discursos acerca do voto feminino promovem as mulheres a salvadoras da nação e estimula a sua presença na cena política do país.
Didactic tool for experimental demonstration with 'gigante' forage cactus pear
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022-04-01T13:07:36Z
Bruno Vinícius Castro Guimarães Sergio Luiz Rodrigues Donato Ignacio Aspiazú Alcinei Mistico Azevedo Abner José de Carvalho
O ensino de artes visuais no berçário: descobrindo texturas
Este trabalho de início aborda a trajetória do Ensino de Arte no Brasil, desde a época dos jesuítas até chegar a Proposta da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, proposta esta que permeia todos os caminhos metodológicos que se possa criar para ensinar arte. Um dos objetivos é mostrar o papel da arte na educação e do educador como propositor de ações que visam estimular a criatividade e imaginação da criança. Usando como metodologia a Proposta da Abordagem Triangular, foi possível verificar que a relação da criança com a Artese dá de forma natural cabendo ao educador apresentar os elementos visuais, facilitando assim o reconhecimento e se interação com as imagens existentes no meio em que está inserida. A importância da exploração sensorial e a consciência tátil nas crianças de 0 a 2 anos serviram de base criar o projeto que explora as texturas, atividade desenvolvida no Centro de Educação Infantil "Nelson Alvarenga", na cidade de Formiga, Minas Gerais. Em síntese foi verificado a possibilidade de se trabalhar artes no Berçário, com crianças de 0 a 2 anos, foram utilizados materiais do cotidiano para facilitar o reconhecimento e fruição da proposta.
A importância das internações por condições senséveis à atenção ambulatorial como indicador do acesso e qualidade da atenção ambulatorial como indicador do acesso e qualidade da atenção primária
As Internações hospitalares por causas sensíveis à atenção ambulatorial (CSAA) resultam de um conjunto de condições que, quando devidamente tratadas pelo serviço básico de saúde, não deveriam exigir hospitalização. Este estudo teve como objetivo descrever a importância do uso das internações por condições sensíveis à atenção ambulatorial como indicador do acesso e qualidade da atenção primária. A população foi constituída pela literatura indexada nos bancos de dados nacionais (BIREME, SCIELO, CAPES, BDENF). A partir desta busca encontrou-se 20 trabalhos. A amostra foi definida pela leitura dos mesmos e sua adequação aos critérios de inclusão: artigos publicados em português no período de 2007 a 2010 e que abordavam o tema, sendo selecionados nove artigos. Os resultados demonstram que os autores são em sua maioria enfermeiros, atuando na docência com titulação de mestre. O ano com maior publicação de artigos foi 2008, no Caderno de Saúde da Família, destacando-se as pesquisas de natureza qualitativa. Concluiu-se que as CSAA oportunizam oferecer um atendimento ampliado e resolutivo na área da saúde, através da modificação das práticas de atenção existentes nos serviços a fim de que sejam encontradas soluções para os agravos que têm atingido as comunidades, proporcionando transformações no estado de saúde das pessoas assegurando-lhes cuidado integral e qualidade de vida.
2019-08-11T05:12:50Z
Fernanda Alvim Camargo
Avaliação da desadaptação vertical de infraestruturas protéticas cad/cam de titânio e de zircônia sobre implantes
Na prótese sobre implantes, adaptação passiva da infraestrutura é um dos parâmetros mecânicos que podem interferir na durabilidade da reabilitação protética. Diversas complicações, tais como fratura e/ou afrouxamento do parafuso de fixação da prótese, acúmulo de placa, peri-implantite e perda da osseointegração do implante podem ser causadas por deficiência na adaptação das infraestruturas protéticas. O objetivo deste trabalho é verificar a desadaptação vertical de infraestruturas de prótese sobre implante confeccionadas em Titânio (Ti6Al4V) e em Zircônia, ambas fresadas por sistema CAD/CAM. Este estudo foi realizado em um modelo mestre de alumínio, com formato anatômico de arcada humana inferior, com quatro análogos do implante RC (Regular Cross Fit) para pilar multi-base reto, com diâmetro de 5,0 mm, em liga de Titânio (Institut Straumann AG, Switzerland) posicionados entre forames mentonianos. Sobre os análogos foram confeccionadas virtualmente infraestruturas protéticas e, em seguida, fresadas pelo sistema CAD/CAM em liga metálica de Titânio (Ti6Al4V) e em Zircônia translúcida, sendo cinco corpos-de-prova para cada material. Foram realizadas leituras das desadaptações verticais na interface infraestrutura protética/pilares utilizando MEV (microscopia eletrônica de varredura) e software Imagej. Valores obtidos foram submetidos à análise estatística. Os resultados demonstraram valores de desadaptação médios de 6,4 m para o grupo de Titânio, e valores de desadaptação de 9,0 m para o grupo da Zircônia. Os resultados revelaram também que não houve diferença estatisticamente significativa na desadaptação vertical entre infraestruturas de Titânio e de zircônia, utilizando sistema CAD/CAM. A análise por MEV revelou maior sensibilidade na técnica de fresagem nas infraestruturas de Zircônia.
2019-08-13T16:24:01Z
Diego da Cunha Fontoura
Ferramentas para programação dinâmica em malha aberta
A técnica da programação dinâmica consiste em decompor um problema de otimização dinâmica numa seqüência de sub-problemas, obtendo a solução de maneira incremental, tendo como base o Princípio da Otimalidade de Bellman. Entretanto, sua solução numérica é proibitiva em muitas aplicações práticas, característica de procedimentos enumerativos. Em vista disso, métodos sub-ótimos vêm sendo propostos para tal, dentre eles, os métodos de solução em malha aberta. Nesta linha, esta tese propõe ferramentas computacionalmente tratáveis para problemas de programação dinâmica, considerando a dinâmica em malha aberta através da iteração de conjuntos fechados pelo sistema, como no controle preditivo. Consideramos problemas com ações de controle discretas no tempo, tendo como sistemas dinâmicos funções lineares, não-lineares, determinísticas, estocásticas, nos casos mono e multiobjetivo. O caso impulsivo é resolvido como um problema de otimização em tempo discreto, e no caso estocástico, usamos o conceito de dominância estocástica numa abordagem multi-quantil. Apresentamos cinco estudos de casos, mostrando a aplicação da metodologia proposta na solução de relevantes problemas reais. São eles: a otimização da implantação de uma fazenda de gado, o planejamento da expansão de uma rede de distribuição de energia elétrica, o controle biológico de pragas, o planejamento de estratégias de vacinação e o controle de estoque. As soluções encontradas são ótimas para os problemas determinísticos e sub-ótimas no caso estocástico. Os resultados obtidos nos exemplos estudados se mostraram satisfatórios dos pontos de vista computacional e prático.
2019-08-10T11:53:38Z
Rodrigo Tomas Nogueira Cardoso
Estimativa ótima do semigrupo do calor via desigualdade de Sobolev logarítmica
Neste trabalho, determinamos uma estimativa ótima do semigrupo docalor a partir da desigualdade de Sobolev logarítmica ótima, e encontramos algumas funções extremais para a melhor constante nesta estimativa. Primeiramente, determinamos as melhores constantes associadas a uma família de desigualdades do tipo Gagliardo-Nirenberg-Sobolev que interpola de maneira ótima a desigualdade de Sobolev clássica e a desigualdade de Sobolev logarítmica. Finalmente, como aplicação desta última desigualdade, apresentamos uma estimativa ótima para o semigrupo gerado pelo núcleo do calor no espaço euclidiano de dimensão n.
2019-08-09T16:04:13Z
Ezequiel Rodrigues Barbosa
Contabilidade e auditoria de consórcios de empresas
O consórcio de empresas foi criado a partir da Lei das Sociedades Anônimas (Lei no 6404/1976). Consiste na união de várias empresas que tem em comum um objetivo especifico, em que cada uma disponibiliza recursos materiais ou intelectuais em favor da consecução deste objetivo. Assim como em qualquer forma de parceria (e.g., sociedades de propósito específico - SPE e parcerias público-privadas - PPP), os consórcios devem criar políticas de controle interno capazes de garantir maior eficiência nas operações da entidade e a minimização de custos e de fraudes, bem como que os objetivos e as metas propostos pelo empreendimento sejam cumpridos, gerando maior confiabilidade das informações constantes em suas demonstrações financeiras e contábeis.Esta monografia apresenta uma breve revisão bibliográfica de documentos legislativos e da escassa literatura sobre o assunto e relata um estudo de caso de um consórcio do setor de construção civil, referente ao Consórcio Alfabeta, constituído por quatro empresas localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. O trabalho aponta as características particulares do consórcio, sobretudo para fins de auditoria e contabilidade. Revela que há bons controles e auditoria, com exceção da área de almoxarifado. A pesquisa contribui para o desenvolvimento da literatura na área de consórcios, podendo constituir - se em importante fonte de consulta para profissionais interessados no estabelecimento e na operação de consórcios. Também existem as SPE, com base nas quais é constituída uma nova sociedade, a qual esta será enquadrada em algum tipo de sociedade já existente, como as limitadas ou as sociedades anônimas, e deverá ter um objetivo específico. Ao contrario do consórcio de empresa, as SPE são dotadas de personalidade jurídica, podendo assim adquirir bens móveis e imóveis, bem como participações. Ao se falar em união de empresas ou parcerias, não se deve esquecer de mencionar as PPP, criadas a partir da Lei 11079/2004. O agente privado financia as obras públicas propostas pelo governo por meio de aportes financeiros. Em contrapartida, o governo lhe concede o direito de explorar o serviço executado, até o valor gasto por ela ser amortizado totalmente na obra em questão. O governo considera este tipo de parcerias muito importante para o crescimento do País, por assegurar investimentos em setores como: portos e rodovias. Em qualquer tipo de parceria, as empresas envolvidas devem estabelecer boas políticas de controle interno, de modo a garantir maior eficiência em suas operações e minimizar os custos e a possibilidade de ocorrência de conluios. O estudo de caso apresentado comprovou que o Consórcio Alfabeta realiza corretamente seu registro contábil, concentrando custos diferentes e registrando as receitas e as despesas do empreendimento. Também, apresenta vários controles internos capazes de evitar conluios. O trabalho evidenciou as diferenças entre o modelo de consórcio e o de SPE, visto que este último adquire personalidade jurídica. A opção pelo consórcio ocorre pela possibilidade de maximizar os custos e as despesas, gerando maior lucratividade para as consorciadas. Este trabalho servirá para elucidar as práticas contábeis utilizadas em um consórcio e para orientar a realização de futuros trabalhos, além disto, mostrar os benefícios deste tipo societário em relação aos demais existentes.
2019-08-13T00:37:00Z
Sirlene Puygcerver Pereira
Teoria do coalescente e Computação Bayesiana aproximada como ferramentas para resolver questões da genética de populaçõeslatino-americanas
No presente trabalho utilizamos a teoria do coalescente e uma nova metodologia estatística conhecida como Aproximação Bayesiana Computacional (Approximate Bayesian Computation - ABC) para simular dados genéticos e inferir parâmetros demográficos associados à história de populações Latino-Americanas. Utilizamos 10 regiôes neutras previamente selecionadas por Frisse, 2001 especificamente para estudar história demográfica humana. Trabalhamos com o modelo genético-demográfico previamente estudado pela Dra. Marília Scliar de divergência populacional seguida de fluxo gênico entre populações nativas peruanas dos Andes (Quechuas) e da Selva Alta Amazônica (Shimaas), no qual inserimos o parâmetro recombinação e uma nova estatística informativa do tempo de divergência. Também utilizamos as populações Quechuas e Shimaas para estudar um modelo mais complexo de povoamento da América por populações Siberianas e divergência entre populações Nativo-Americanas. Além disso, simulamos dados genéticos de populações com uma história demográfica compatível com a formação das populações miscigendas Latino-Americanas, que nos permitirá testar hipóteses genético-populacionais no âmbito do projeto Epigen. Para os dois modelos demográficos estudados encontramos um tempo de divergência menor que 5.000 anos entre as populações Quechuas e Shimaas, o que sugere que a separação entre essas populações ocorreu após a colonização do continente americano. Com o modelo de povoamento da América estimamos o tempo de entrada na América mais provável em torno de 22 mil anos e um número efetivo fundador em torno de 400 indivíduos.
2019-08-14T10:32:20Z
Mateus Henrique Gouveia
Comunidade ribeirinha do Bailique: a hermenêutica diatópica como instrumento de reconhecimento de identidade
Este trabalho propõe a análise da hermenêutica diatópica como método de tradução étnico cultural segundo a teoria crítica formulada por Boaventura de Sousa Santos, tomando como sujeito epistêmico o ribeirinho que vive na comunidade ribeirinha do Bailique, cidade de Macapá, Estado do Amapá. A pesquisa parte da hipótese que a cultura ribeirinha vem sendo silenciada durante toda modernidade, que é fundada em uma racionalidade eurocêntrica, ocidental, colonial e liberal, por isso, não admite qualquer experiência ou saber que não seja oriundo do centro, silenciando, assim, saberes periféricos. Pretende-se demonstrar a hermenêutica diatópica é um instrumento credível para o reconhecimento de saberes e direitos produzidos pelo “Sul” epistemológico, para tanto a racionalidade que sustentou o projeto de modernidade, deve ser cambiada para uma racionalidade cosmopolita de oposição que é pós-imperial. O presente estudo, cuja principal característica é a pesquisa exploratória etnográfica e descritiva pauta-se no método de abordagem indutivo, partindo de dados particulares e específicos para chegar a uma conclusão geral sobre o problema proposto. O modelo teórico utilizado será o empírico-argumentativo, por partir do estudo de relações sociais externas e internas do sistema. Utiliza-se, ainda, de uma abordagem qualitativa de pesquisa de campo, observação participante e entrevistas não estruturadas, para a coleta de dados que darão suporte à pesquisa.
2022-05-31T11:27:19Z
Adriana Goulart de Sena Orsini Simone Maria Palheta Pires
Os pressupostos do Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática na Escola Estadual Cecília Meireles
Neste estudo objetivou-se desenvolver discussões sobre o Projeto Político Pedagógico- PPP da E.E. Cecília Meireles, do município de Nova Serrana/MG, a fim de diagnosticar qual o modelo de gestão desenvolvido atualmente nesta escola. A partir da comparação entre os pressupostos do PPP, da prática gestora na escola e das argumentações de alguns teóricos que discutem sobre o assunto, são conceituados os modelos de gestão atualmente descritos em teoria e verificado em que aspectos ocorrem aproximação ou distanciamento do modelo de gestão democrático na escola. O modelo de gestão democrático é considerado como o mais adequado para a gestão de escolas, uma vez que considera opiniões e necessidades dos diversos segmentos escolares. Após análise do PPP, as discussões permitem concluir que, na escola ocorre uma gestão democrática, com participação efetiva da comunidade escolar na elaboração do PPP, participação do Colegiado Escolar em decisões administrativas e participação do Conselho de Classe em decisões pedagógicas. Aspectos que dificultam a gestão referem-se principalmente à estrutura física inadequada da escola diante da demanda de alunos por ela atendida. Para superação desses obstáculos referentes à estrutura física é preciso planejamento conjunto de aulas e atividades escolares adequadas ao restrito espaço da escola, o que atualmente tem sido realizado.
2019-08-13T18:40:35Z
Roseane Alves de Andrade
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
Este trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação.
2019-08-11T21:10:24Z
Tânia Cristina da Silva
Estudo sobre a temperatura no fresamento do aço ferramenta ABNT D2 empregando os métodos do termopar ferramenta/peça, termopar inserido e simulação numérica
A usinagem desempenha um papel fundamental nos mais variados ramos da indústria mecânica. Dentre os diversos processos de usinagem, o fresamento se apresenta como um dos mais importantes por sua produtividade e flexibilidade. Os avanços tecnológicos nas áreas de ferramentas e equipamentos tornam o fresamento cada vez mais abrangente e competitivo, atingindo níveis de tolerâncias dimensionais cada vez mais exigentes. Entretanto, durante esta operação verifica-se que a elevação de temperatura devido à deformação plástica e ao atrito entre cavaco e ferramenta e entre peça e ferramenta provoca distorções e alterações microestruturais que podem comprometer a integridade superficial da peça e acelerar a taxa de desgaste da ferramenta. Desta forma, o estudo da geração de calor e de suas condições de transmissão em função de diferentes parâmetros de corte permite determinar as características mais convenientes das ferramentas, além de um melhor regime de trabalho e maior durabilidade da ferramenta de corte. Sendo assim, a proposta deste trabalho é apresentar a construção e utilização de um sistema de medição, composto por um sensor, um circuito de aquisição de dados, um microcontrolador e um transmissor sem fio. A necessidade de fios entre o sistema e o computador foi substituída pelo uso de um módulo bluetooth para a transmissão dos dados medidos à uma taxa de 450 amostras por segundo, estabelecida durante a programação do microcontrolador. Posteriormente este sistema foi empregado para investigar a temperatura de usinagem sob diferentes condições de corte no fresamento do aço ferramenta ABNT D2 recozido (180 HV) com ferramentas de metal duro intercambiáveis, utilizando-se das técnicas do termopar ferramenta/peça e do termopar inserido na ferramenta. Por fim, foi realizado a simulação tridimensional do fresamento do aço ABNT D2 de modo a verificar a evolução da fonte de calor na superfície de saída da ferramenta e correlacionar os resultados com os testes experimentais. Os resultados, obtidos por meio da técnica do termopar ferramenta/peça e do termopar inserido na ferramenta mostraram que a temperatura de fresamento aumenta quando os diferentes parâmetros testados (velocidade de corte, avanço, profundidade de usinagem e penetração de trabalho) têm seus valores elevados. Com base na análise de variância, a velocidade de corte foi o principal parâmetro que influenciou a temperatura de fresamento quando o método do termopar ferramenta/peça foi empregado; por outro lado, no método do termopar inserido na ferramenta a profundidade de corte foi o principal parâmetro que influenciou a temperatura de fresamento. Entretanto, a infuência do sentido de corte sobre a temperatura só foi detectada quando empregado o método do termopar inserido na ferramenta (temperatura mais elevada no fresamento discordante). O comportamento dos parâmetros de corte evidenciou a capacidade do sistema construído em responder à variação das condições de usinagem durante o fresamento. Além disso, o desgaste da aresta de corte provocou aumento da temperatura de fresamento, ao passo que a alteração do revestimento da ferramenta de corte não teve efeito significativo sobre a temperatura de fresamento. O método desenvolvido para simular a temperatura de fresamento em três dimensões permitiu demonstrar o fluxo de calor na região de corte e correlacionar estes resultados, com os valores obtidos nos métodos experimentais.
Avaliação do acesso e da utilização de serviços de saúde pela população quilombola de Vitória da Conquista, Bahia
Introdução: acesso é um conceito multidimensional associado às características da oferta de serviços de saúde para indicar o grau de facilidade ou dificuldade com que as pessoas obtêm cuidados de saúde. A utilização de serviços de saúde é uma expressão positiva do acesso e, por isso, pode ser usada como indicadora do acesso à assistência à saúde. Tanto o acesso quanto a utilização de serviços de saúde vêm aumentando no país, mas permanecem desigualdades geográficas e sociais, especialmente nos grupos minoritários. Objetivos: avaliar o acesso e a utilização de serviços de saúde pela população quilombola de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Métodos: trata-se de estudo de corte transversal, realizado em 2011, parte do inquérito de saúde denominado Projeto COMQUISTA, que investigou as condições de vida, saúde, o acesso e a utilização de serviços de saúde em comunidades quilombolas da região de Vitória da Conquista, Bahia. As comunidades selecionadas foram Corta Lote, Maria Clemência, Furadinho, Lagoa de Melquíades e Boqueirão. A população do estudo foi composta por três grupos de sujeitos: 1) indivíduos adultos (> 18 anos) que residiam nestas comunidades; 2) líderes comunitários que atuavam e exerciam papel de liderança e 3) profissionais das equipes de Saúde da Família de referência destas comunidades. Este trabalho utilizou a triangulação de métodos, abordagem particularmente recomendada para estudos de avaliação. Na análise quantitativa a magnitude das associações entre variáveis explanatórias e o uso de serviços foi estimada pelas razões de prevalência obtidas por regressão de Poisson com intervalo de 95% de confiança. Quanto aos dados qualitativos, sua análise foi baseada na Teoria das Representações Sociais e Análise de Conteúdo. Resultados: dos 797 indivíduos entrevistados, 455 (57,1%) usaram algum serviço de saúde nos 12 meses anteriores às entrevistas. Verificou-se maior prevalência de uso de serviços para os quilombolas do sexo feminino, com companheiros (as), que avaliaram sua saúde como regular, ruim ou muito ruim, cadastrados no Programa Saúde da Família e que fizeram referência a um serviço de saúde de uso regular. A população quilombola apresentou maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde relacionada à presença de barreiras físicas, socioculturais e financeiras, ao insuficiente conhecimento dos usuários e à inadequada qualidade do atendimento, o que pode explicar, pelo menos parcialmente, a menor utilização de serviços de saúde por este grupo populacional. Conclusões: os resultados demonstraram maior dificuldade de acesso e menor utilização de serviços de saúde por parte da população quilombola de Vitória da Conquista, Bahia. Diante disto, recomenda-se a ampliação/aperfeiçoamento da infraestrutura física dos serviços de saúde; a implantação de novas equipes de Saúde da Família; o investimento na desprecarização dos vínculos trabalhistas na área da saúde; a qualificação do sistema de referência e contrarreferência; a realização de ações intersetoriais voltadas para a promoção da saúde; a atualização dos sistemas de informação em saúde e a criação de indicadores de saúde específicos para o monitoramento da situação de saúde da população quilombola.
2019-08-12T00:41:46Z
Karine de Oliveira Gomes
Trabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolar
O presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo.
2019-08-11T00:56:18Z
Andreia Aparecida da Silva
Os verbos recíprocos no PB: Interface sintaxe-semântica lexical
Esta dissertação toma como objeto de estudo os verbos recíprocos no português brasileiro (PB). Esses verbos se comportam de duas maneiras na sintaxe: numa forma simples, como em João e Maria conversam (na qual os participantes da reciprocidade são denotados por um argumento) e numa forma descontínua, como em João conversa com Maria (na qual os participantes da reciprocidade são denotados separadamente por dois argumentos, um deles preposicionado). A primeira parte do trabalho é uma descrição desses verbos, ainda inexplorados como classe verbal no PB. Por meio de um teste que criamos, identificamos cerca de 200 verbos recíprocos no PB, dentre os quais elegemos 126 para análise. Mostramos que esses verbos apresentam diferentes transitividades e grades temáticas. Realizamos, então, uma reflexão sobre a noção de classe verbal, assumindo, juntamente com Cançado (2005a) e outros, a hipótese de que há propriedades semânticas, presentes na informação lexical dos itens, que determinam seu comportamento sintático. No caso dos verbos recíprocos, a propriedade semântica que compartilham é a reciprocidade, que determina a alternância entre as formas simples e descontínua, independentemente da transitividade e da grade temática do verbo. Mostramos, portanto, que a reciprocidade é uma propriedade gramaticalmente relevante, e apresentamos, ainda, uma discussão sobre a natureza dessa propriedade, que parece pertencer ao componente lógico do significado do verbo. A segunda parte do trabalho é uma análise semântico-lexical da alternância simples-descontínua. Usando a proposta de Cançado (2005a) para os papéis temáticos, buscamos responder a uma questão recorrente na literatura: as formas simples e descontínua são sinônimas? Mostramos que essas formas não podem ser usadas na descrição de um mesmo evento, não sendo, pois, sinônimas. A sentença simples descreve um evento recíproco simétrico e a descontínua, um evento recíproco assimétrico. Diferenciamos, então, os conceitos de reciprocidade e simetria. Discutimos também sobre a natureza da alternância simples descontínua, que parece diferente de alternâncias estritamente sintáticas, como a ativo-passiva. A alternância dos verbos recíprocos envolve, além da variação de estruturas sintáticas, uma variação no número de argumentos na estrutura argumental. Buscando não assumir que um verbo recíproco tem duas estruturas argumentais, cada qual relacionada a uma das formas alternantes, então, propomos uma estrutura argumental única para cada verbo. Pretendemos, dessa forma, corroborar a hipótese de que um fenômeno gramatical, como o da ocorrência dos verbos recíprocos nas duas formas sintáticas, pode ser explicado de um ponto de vista semântico. Porque tratamos de aspectos semântico-lexicais relacionados a um fenômeno sintático, enfim, podemos dizer que esta pesquisa tem uma perspectiva de interface.
2019-08-13T12:43:21Z
Luisa Andrade Gomes Godoy