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DESAMPARO E AÇÕES ESPECÍFICAS DE CUIDADOS COM UM ADOLESCENTE NA REDE PÚBLICA
RESUMO. Este trabalho apresenta dados preliminares de pesquisa pós-doutoral que investiga, a partir da psicanálise, a noção de ‘desamparo’ em jovens em situação de vulnerabilidade, na busca por ‘ações específicas’ de cuidado na prática institucional em dispositivos de políticas públicas. Partimos da interface entre psicanálise e direito, bem como da supervisão de caso sob ação da Justiça Restaurativa. Analisamos, pela metodologia do caso único, um caso de adolescente sob medida protetiva e socioeducativa, do qual são extraídas duas observações orientadoras: a dimensão da transmissão e filiação e do ‘desamparo’ e da ‘ação específica’ na adolescência. Como resultado, sistematizamos quatro lógicas de orientação para composição da ‘ação específica’: o sujeito e a dimensão simbólica, o sujeito e o circuito pulsional, a implicação e a retificação no campo do Outro, e as inflexões sobre a equipe. Concluímos que o desamparo é uma chave de leitura psicanalítica para a noção de vulnerabilidade e que a supervisão institucional favorece a construção melhor orientada para a ação específica de cuidados.
2022-12-06T15:50:27Z
Guerra,Andréa Máris Campos Januzzi,Mônica Eulália da Silva Ferrari,Ilka Franco
SITUAÇÕES DE SUICÍDIO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JUNTO A PAIS ENLUTADOS
RESUMO. Com o tema da clínica psicológica em situações de suicídio, mais especificamente o da atuação do psicólogo junto a pais enlutados, pretendemos defender que a formação em psicologia pode favorecer conhecimentos e experiências diferenciados de outros saberes. Para alcançarmos nosso objetivo, analisamos publicações, reportagens e entrevistas com pais afetados pelo acontecimento. Assim, temas como a morte, o luto, a saudade e a clínica psicológica foram desenvolvidas mediante uma revisão narrativa da literatura de publicações científicas. Em conclusão, pretendemos defender a possibilidade de uma prática psicológica para além dos manuais, os quais prescrevem ao profissional os comportamentos a serem expressos nas situações referidas. Ir além dos manuais significa poder acompanhar a experiência de luto sem jargões ou simbolismos meramente técnicos, ou seja, poder, na própria experiência de luto, em uma atitude serena e paciente, tal como desenvolvida por Kierkegaard e Heidegger, permanecer junto à dor ou ao sofrimento, sustentando a possibilidade de um momento epifânico, como nos mostra Clarice Lispector.
2022-12-06T15:50:27Z
Feijoo,Ana Maria Lopez Calvo de
ENDEREÇAMENTOS MATERNOS E PRODUÇÕES VOCAIS INFANS: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO
RESUMO: Este estudo analisa a função dos endereçamentos maternos nos primórdios da constituição psíquica com base nas inscrições primárias que fazem corpo no infanseevidenciam o lugar da voz escandida no psiquismo. Embasado na leitura da obra de Freud e de Lacan, o artigo aborda os tempos diacrônicos das produções vocais dos bebês, vinculando-os aos momentos sincrônicos da constituição do sujeito na psicanálise. A pesquisa realizada foi um estudo de caso exploratório-descritivo, do qual participaram dois bebês e suas mães. Os casos foram acompanhados longitudinalmente durante o período de um a 11 meses de idade dos bebês. Os resultados apontados atestam: a primariedade rítmica incidente no infans; os contornos prosódicos vocais nos bebês; a instauração da voz apelativa e a voz que ressoa articulada. Conclui-se que o sujeito ressoa, em seu corpo, a temporalidade do andamento materno desde os primeiros endereçamentos, o que se evidencia nas manifestações vocais do bebê.
2022-12-06T15:50:27Z
Pereira,Amanda Schreiner Vorcaro,Angela Maria Resende Keske-Soares,Marcia
SENTIMENTO MATERNO AO RECEBER UM DIAGNÓSTICO DE MALFORMAÇÃO CONGÊNITA
RESUMO: Este artigo objetiva analisar o sentimento materno ao receber um diagnóstico de malformação congênita do filho nos períodos: pré-natal, nascimento e primeira infância. O estudo foi realizado com mães de filhos com anomalia fetal, por meio de noventa e sete entrevistas, que continham perguntas sobre gravidez e percepção acerca do diagnóstico. Direcionado ao sentimento destacam-se as questões: ‘Como você se sentiu ao receber o diagnóstico?’, ‘Qual o sentimento atual?’, ‘Como encontrou conforto?’. Para compreensão dos dados foi utilizada a análise qualitativa de conteúdo com base numa estrutura de categorias. O diagnóstico de malformação congênita desmitifica as expectativas maternas quanto ao futuro do filho, configurando um cenário de ansiedade, confusão, insegurança e múltiplos medos. O auxílio, seja da equipe multidisciplinar de saúde, religioso ou familiar, é importante para ajudar mães a reduzirem o impacto emocional do diagnóstico, além de auxiliar com as dificuldades iniciais em estabelecer o vínculo com o bebê.
2022-12-06T15:50:27Z
Medeiros,Ana Caroline Reis Vitorino,Bruna Leme de Carvalho Spoladori,Isabella Carolina Maroco,Jeisibel Camara Silva,Vera Lucia Menezes da Salles,Maria José Sparça
A ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
RESUMO: A adolescência, com base na Teoria Histórico-Cultural, é um período do desenvolvimento humano que está ligado não só a mudanças biológicas, mas também sociais; é um período de superação das estruturas de consciência desenvolvidas desde a infância e incorporação de elementos da vida adulta, principalmente no que tange à capacidade de pensar por conceitos ou desenvolvimento do pensamento teórico. Nesse artigo de cunho teórico lançamos o seguinte problema: como seria uma atividade pedagógica que leva em consideração o adolescente concreto e que possibilite seu desenvolvimento psíquico? Para isso, trazemos dados dos estudos de Vygotski (1996), Leontiev (1978, 2004) e Elkonin (1961) acerca da adolescência e, a partir deles, lançamos indicativos para uma atividade pedagógica destinada a esse público. Defendemos que a Pedagogia Histórico-Crítica é um caminho possível para a atividade pedagógica com adolescentes e sua boa utilização proporciona o acesso à apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, sem desconsiderar que o aluno é um ser concreto.
2022-12-06T15:50:27Z
Zanelato,Eliete Urt,Sonia da Cunha
CLÍNICA E PESQUISA DO AUTISMO: OLHAR ÉTICO PARA O SOFRIMENTO DA FAMÍLIA
RESUMO: No presente artigo, temos como objetivo discutir, do ponto de vista da ética, alguns impactos que o autismo pode ter nas relações familiares. Para tanto, recorremos a uma revisão bibliográfica acerca de possíveis efeitos do autismo nas relações familiares e também à apresentação de recortes autobiográficos de famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A reflexão desenvolvida ao longo do artigo leva a pensar sobre como a criança com TEA, com suas singularidades, pode vir a impactar as relações familiares e sobre como a subjetividade da criança afeta a família ao mesmo tempo em que é afetada por ela. Dessa forma, esperamos alargar e aprofundar o horizonte das pesquisas que enfocam este tema e fornecer novos elementos para a escuta e cuidado dos pais e irmãos na clínica do autismo.
2022-12-06T15:50:27Z
Moraes,Anna Victória Pandjarjian Mekhitarian Bialer,Marina Martins Lerner,Rogério
ENTRE O CORPO E O OUTRO: UMA LEITURA LAPLANCHEANA DA VELHICE
RESUMO O presente artigo propõe uma leitura psicanalítica da velhice a partir da Teoria da Sedução Generalizada, de Jean Laplanche. Para isso, recupera a noção de reforço pulsional presente em Freud, reinterpretando-a a partir da noção de apoio sistematizada por Laplanche, para pensar as modificações corporais e seus efeitos sobre a economia libidinal dos sujeitos em processo de envelhecimento. Os autores defendem a hipótese de uma possível reabertura da situação originária nesse momento da vida, levando em consideração as alterações corporais próprias ao processo de envelhecimento, bem como os significados sociais e subjetivos que atribuímos às diversas perdas e mudanças vivenciadas por velhas e velhos. São abordados também as relações da velhice com a alteridade, a passividade originária e o processo de luto. Ao final, é ressaltada a necessidade de mais estudos aprofundados sobre o tema, assinalando a significativa contribuição da psicanálise, sobretudo no que tange aos impactos psíquicos da velhice.
2022-12-06T15:50:27Z
Santos,Michelle Aguilar Dias Belo,Fábio Roberto Rodrigues
REALIDADE VIRTUAL NA PRÁTICA DE MINDFULNESS EM PSICOTERAPIA: UMA REVISÃO NARRATIVA
RESUMO A associação entre mindfulness (MF) e Realidade Virtual (RV) é recente. O MF vem sendo utilizado na psicoterapia em razão dos efeitos terapêuticos observados. Entretanto, não são todos os pacientes que conseguem obter o benefício desse recurso, sendo a RV uma via para o trabalho com o MF por facilitar o sentido de presença. Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a utilização terapêutica da RV na prática de MF. Foram analisados 23 artigos completos, sendo os principais focos de pesquisa: o aprimoramento dos ecossistemas imersivos e dos recursos terapêuticos no contexto do MF em relação à experiência do usuário; o desenvolvimento de recursos tecnológicos econômicos; material de fácil manuseio para facilitar a experiência do usuário. Concluímos que a RV pode ser facilitadora como ferramenta no tratamento de pacientes cujo perfil se enquadra em terapia mediada por MF, embora sejam necessários estudos controlados que permitam compreender as especificidades da RV e as variáveis com valor terapêutico.
2022-12-06T15:50:27Z
Paula,Dirce Maria Bengel de Moretti,Luciana
MEDICALIZAÇÃO, DISLEXIA E TDA/H NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
RESUMO Entende-se por medicalização o processo pelo qual situações cotidianas são individualizadas e transformadas em problemas médicos. O ensino superior tem sido alvo de práticas medicalizantes, principalmente em relação ao Transtorno de Déficit de Atenção com/sem Hiperatividade (TDA/H) e dislexia, uma vez que não existe um consenso sobre a existência destes supostos transtornos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar os laudos de dislexia e TDA/H utilizados para o ingresso no ensino superior a partir das contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Neste estudo, foi realizado um levantamento dos laudos nos anos de 2003 a 2016 apresentados por candidatos junto ao setor responsável pelos processos seletivos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foram elencados 809 requerimentos, em que 96 candidatos tinham laudos de dislexia e/ou TDA/H, sendo 42 do sexo feminino e 54 do masculino, 34 destes com intenção para o curso de medicina. O número de requerimentos aumentou de 2003 para 2016, assim como o uso de medicamentos, sendo que 32 candidatos comprovam o uso do composto cloridrato de metilfenidato. Neste sentido, perguntamo-nos se os diagnósticos e fármacos têm sido utilizados para facilitar o ingresso ao ensino superior. Além disso, é imprescindível que o atendimento especial a candidatos com laudos de dislexia e TDA/H seja repensado e tais pseudodiagnósticos desconstruídos, uma vez que culminam na proliferação de laudos, aumento do consumo de fármacos e, consequentemente, contribuem para o processo de medicalização da vida.
2022-12-06T15:50:27Z
Rodrigues,Thais de Sousa Silva,Silvia Maria Cintra da
INTERVENÇÕES EM PLANTÃO PSICOLÓGICO HUMANISTA-FENOMENOLÓGICO: PESQUISA EM SERVIÇO-ESCOLA
RESUMO O plantão psicológico é uma modalidade de atenção clínica em psicologia que disponibiliza atendimentos imediatos sem restrição de demanda. Ainda, o trabalho especializado oferecido pelo psicólogo consegue identificar os recursos pessoais do cliente para lidar com sua demanda e promover sua saúde sem necessidade de assistência intensiva. Para os demais casos, encaminhamentos e orientações permitem acionar outros serviços apropriados. Este trabalho teve como objetivo identificar e compreender as intervenções empregadas por um plantonista. A partir de análise de conteúdo de registros documentais de seis casos atendidos na modalidade de plantão psicológico realizado em uma clínica-escola e utilizando as matrizes teóricas da psicologia humanista-fenomenológica, foram identificadas e discutidas três unidades significativas a respeito das intervenções empregadas, nomeadas de reflexão, cuidado e explicação. Foi possível, então, relacionar as intervenções a uma facilitação de processo terapêutico e de ajuda ao cliente, encaminhando-o para um posicionamento mais pessoal e consciente. Houve a configuração de um ambiente de empatia e de aceitação incondicional em que os afetos puderam ser recebidos pelo plantonista com uma postura coerente e sensível. Somado a isso, foi possível desenvolver uma relação de aproximação entre o cliente e suas experiências, favorecendo ressignificações e maior consciência sobre seus modos de estar no mundo, logo uma condição mais autônoma e autêntica de existência. Por fim, algumas contribuições foram apresentadas e alguns temas centrais problematizados para dar corpo e movimento às pesquisas acerca do plantão psicológico.
2022-12-06T15:50:27Z
Barbosa,Fabio Casarini,Karin Aparecida
IRA Y CYBERBULLYING ENTRE ADOLESCENTES: AMISTAD, INJUSTICIA E IMAGEN EN ENTORNOS DIGITALES
RESUMEN. El cyberbullying es un problema creciente, sobre todo entre la población adolescente. Este fenómeno amerita investigación científica que apunte a explicarlo en el mayor número de aspectos posibles, incluyendo las emociones. En este marco, la presente investigación se ocupa de analizar la ira en adolescentes involucrados en situaciones de cyberbullying. Se realizó un estudio con diseño cualitativo y método fenomenológico-hermenéutico, en el que se entrevistaron 31 adolescentes entre los 12 y 17 años de edad, implicados en situaciones de cyberbullying en los roles de víctimas o espectadores. Las víctimas de ciberacoso sienten ira, especialmente, cuando las agresiones provienen de parte de personas a quienes consideraban sus amigos. Esta emoción se experimenta junto con otros afectos como la tristeza y la vergüenza. Para los espectadores, la ira está asociada a situaciones de injusticia y a la percepción de que los agresores no tienen empatía hacia las víctimas. Los adolescentes reconocen los efectos negativos que el cyberbullying tiene sobre la imagen de las personas en entornos digitales. Comprender el lugar que ocupan las emociones en las agresiones mediadas por TIC es fundamental para generar conocimiento que sirva de base para el diseño e implementación de programas de intervención psicosocial del ciberacoso, y promover espacios de reflexión sobre de lo que significa la intimidad, la amistad y la confianza en la era digital.
2022-12-06T15:50:27Z
Marín-Cortés,Andrés Herrera-Pérez,Valentina Aguirre-Mosquera,María
CONSCIÊNCIA, CORAGEM E AMOR: ANÁLISE BEHAVIORISTA DE OBJETIVOS DA PSICOTERAPIA ANALÍTICA FUNCIONAL
RESUMO. A Psicoterapia Analítica Funcional é uma abordagem clínica baseada em uma análise funcional comportamental do ambiente terapêutico típico. Seus objetivos e técnicas terapêuticas podem ser descritos em diferentes termos, privilegiando ou não a linguagem utilizada na análise experimental do comportamento. Na formulação original, é destinada a diminuir a frequência de comportamentos clinicamente relevantes (CCRs) problemáticos e aumentar a dos de progresso e de interpretação pela técnica das cinco regras: observar CCRs, evocar CCRs, reforçar CCRs, observar os efeitos da intervenção e implementar a generalização. Sob a influência da Ciência Contextual Comportamental, estes mesmos elementos passaram a ser descritos com o rótulo de ‘Modelo Consciência, Coragem e Amor’ (ACL, do inglês Awareness, Courage and Love). O objetivo deste trabalho foi identificar se a linguagem da nova proposição era compatível com a usada por B. F. Skinner. O método foi uma revisão destes termos, ou seus sinônimos, em importantes livros da obra de B. F. Skinner, notadamente uma literatura caracterizada por sua derivação dos achados de laboratório em pesquisas sobre o comportamento operante. Os livros consultados foram Ciência e comportamento humano, Sobre o behaviorismo, O comportamento verbal, Walden II e Questões recentes na análise comportamental. A revisão permitiu concluir que os termos consciência, coragem e amor já haviam sido explorados na literatura skinneriana, oferecendo análises funcionais e mostrando que seu uso é compatível com o sistema comportamental.
2022-12-06T15:50:27Z
Xavier,Rodrigo Nunes
SAÚDE MENTAL DE TRABALHADORAS EM ESTUDO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE DE GÊNERO
RESUMO. O artigo busca apresentar considerações sobre a saúde mental de trabalhadoras como tema em produções acadêmicas brasileiras (2000-2016), de modo a potencializar contribuições ao debate de gênero no âmbito das relações de trabalho e do adoecimento. Para tanto, fizemos um levantamento da produção acadêmica brasileira, publicada de 2000 a 2016 e disponível na Biblioteca Virtual em Saúde - Brasil (BVS), sobre a temática saúde da trabalhadora. Do universo total de artigos localizados e analisados ao longo da pesquisa, a saúde mental foi foco de um número considerável de estudos, os quais evidenciaram, de modo geral, a relação entre a divisão sexual do trabalho e a prevalência do adoecimento de mulheres em diferentes contextos laborais. Na direção do debate proposto, 14 artigos foram selecionados pelo fato de relacionarem o tema da saúde mental a contextos profissionais produzidos como territórios femininos/masculinos de atuação e, sobretudo, por possibilitarem problematizar a desigualdade de gênero como base da divisão sexual do trabalho e da prevalência do adoecimento mental de trabalhadoras.
2022-12-06T15:50:27Z
Salvaro,Giovana Ilka Jacinto Mariano,Patrícia
NECESSIDADES DO BEBÊ COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA CRECHE: A PERCEPÇÃO DE EDUCADORAS
RESUMO. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de educadoras frente às necessidades de duas bebês com deficiência física em contexto de inclusão na creche. Realizou-se um estudo de caso múltiplo, com seis educadoras que atendiam a turma de Mariana (24 meses), e quatro educadoras que atendiam a turma de Vitória (18 meses), as quais responderam uma entrevista semiestruturada. Ambas as bebês tinham deficiência física e frequentavam escolas de educação infantil da rede pública de Porto Alegre. Os dados foram analisados através de diversas leituras do material, produzindo um relato clínico. Em relação à Mariana, as educadoras destacaram a necessidade de estímulo e de suporte físico à bebê, bem como a importância do afeto na relação educadora-bebê, presente em um ‘olhar a mais’, mais sensível. Quanto à Vitória, as educadoras reforçaram a importância da integração entre as áreas da saúde e da educação, assim como de um olhar mais atento às diferentes necessidades da bebê com deficiência. A partir dos resultados, foi possível compreender nesse ‘olhar a mais’, destacado pelas educadoras como necessário para atender à demanda das bebês com deficiência física, uma exigência de maior disponibilidade corporal e psíquica.
2022-12-06T15:50:27Z
Bossi,Tatiele Jacques Rodrigues,Antônia Madeira Sehn,Amanda Schöffel Piccinini,Cesar Augusto
PLANTAS QUE CURAN Y DESCOLONIALIDAD. PRÁCTICAS COTIDIANAS COMUNITARIAS DE LAS MUJERES, EN MONTES DE MARIA
RESUMEN. El artículo parte de las reflexiones de la investigación de Doctorado Grupalidad curadora. Descolonialidad de saberes-prácticas campesinas y afroindígenas en Montes de María (Caribe colombiano); interesada, desde una perspectiva descolonial, por aquellos saberes para curar que fueron excluidos por la ciencia moderna y colonial, silenciando el potencial que entraña la comunidad. Nos centramos en las prácticas cotidianas como curar con plantas que utilizan las mujeres campesinas en las comunidades San Francisco, Medellín y Villa Colombia (Ovejas-Sucre). Las herramientas y técnicas fueron el mapeo de saberes y prácticas comunitarias, entrevistas colectivas, observaciones y recorridos comunitarios por las veredas y las huertas; también el diario de campo, como herramienta de apoyo para el registro y la descripción. El método de análisis cualitativo de la información, privilegió el punto de vista de la experiencia de las mujeres. Los aportes descoloniales orientaron nuestras reflexiones y el análisis del material de campo sobre los saberes y prácticas de cura. En el conocimiento silenciado que reside en las prácticas cotidianas de las mujeres campesinas estarían las claves para curar los dolores de la guerra en los territorios colombianos; lo que justifica una reflexión y un aprendizaje para la academia, en particular, para la Psicología Comunitaria.
2022-12-06T15:50:27Z
Parra-Valencia,Liliana Galindo,Dolores Fernandes,Saulo Luders
CONCEPÇÕES DE GÊNERO E PROFISSIONAIS DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
RESUMO Para uma atuação técnica qualificada nas políticas públicas é fundamental que as/os profissionais atentem às suas concepções de gênero. Essas influenciam suas práticas e interferem no relacionamento com as/os usuárias/os, podendo ser discriminatórias e reforçar desigualdades sociais. Gênero refere-se às construções sociais que normatizam a subjetividade e a sexualidade. Investigações sobre atuação profissional com viés de gênero na assistência social que abordem localidades menores são escassas. Este estudo objetivou compreender as concepções de gênero de profissionais de nível superior que trabalham no Centro de Referência de Assistência Social. Para isso, foram feitas entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise temática, com 14 profissionais da psicologia e do serviço social que atuam em municípios do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram práticas que reforçam a família e o espaço doméstico como atribuições da mulher, e dificuldade das participantes na identificação e intervenção em situações de violência contra a mulher. Sugere-se, portanto, que sejam feitas pesquisas sobre a atuação técnica e intervenções abordando a temática de gênero e violência.
2022-12-06T15:50:27Z
Graff,Greice Strey,Marlene Neves Habigzang,Luísa Fernanda
A RELAÇÃO ENTRE HIPERTENSÃO ARTERIAL, ANSIEDADE E ESTRESSE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
RESUMO. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura para verificar o que os estudos têm abordado sobre a relação entre estresse e ansiedade em pessoas hipertensas. Para tanto, o levantamento dos estudos foi realizado nas bases PsycINFO, Portal da Capes, Scielo e Medline BVS-PSI, utilizando os descritores ‘hipertensão arterial’ and ‘estresse’ and ‘ansiedade’, e seus correspondentes na língua inglesa ‘arterial hypertension’ and ‘stress’ and ‘anxiety’ e espanhola ‘hipertensión’ and ‘estrés’ and ‘ansiedad’, considerando os últimos seis anos (2013 a 2018). Foram selecionados 14 estudos. Os resultados foram agrupados em três categorias: a) o impacto causado pelo diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis, b) fatores psicológicos associados à hipertensão arterial e c) relação saúde física versus saúde mental: uma questão também de método. Os resultados mostraram que ansiedade e estresse, além da depressão podem apresentar-se como aspectos moduladores da hipertensão arterial. Portanto, considera-se necessária a desmistificação da lógica cartesiana entre mente e corpo, para que sejam efetivadas ações de cuidado integral dos sujeitos e de promoção à saúde. Espera-se que os resultados obtidos reafirmem a importância de considerar os aspectos psicológicos e emocionais nas doenças crônicas e que estudos futuros com diferentes delineamentos sejam desenvolvidos na área da psicologia.
2022-12-06T15:50:27Z
Oliveira,Ana Raquel de Bezerra,Hannah Carla de Jesus Gaudêncio,Edmundo de Oliveira Batista,José Roniere de Morais Lucena,Maria do Socorro Roberto de
RELAÇÕES FAMILIARES NA BULIMIA NERVOSA
RESUMO. Transtornos alimentares, como a bulimia, são psicopatologias de etiologia multifatorial que têm nas relações familiares um dos principais fatores desencadeadores e mantenedores dos sintomas. Este estudo teve por objetivo analisar as vivências das relações familiares na perspectiva de uma jovem diagnosticada com bulimia, de sua mãe e seu pai. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, descritivo e transversal, cujo delineamento abarca a tríade pai-mãe-filha. Foram entrevistados três membros de uma família (pai, mãe e filha diagnosticada com bulimia). Os dados foram coletados por meio de roteiros de entrevista semiestruturada e analisados pela perspectiva do referencial teórico psicanalítico, a partir da construção de categorias temáticas. Os resultados mostraram que, assim como a filha, os pais também apresentaram fragilidades no seu desenvolvimento emocional, culminando em dificuldades no estabelecimento da diferenciação eu-outro nos membros da família. Essas dificuldades culminaram em vivências familiares de instabilidade, com vínculos de dependência impregnados por sensações paradoxais de invasão da intimidade e sentimentos de desamparo. Os resultados encontrados trazem avanços para o conhecimento da área, em especial no nível da compreensão das relações familiares no contexto da bulimia, e oferecem subsídios para o planejamento de ações e intervenções dos profissionais envolvidos na assistência a pacientes e familiares.
2022-12-06T15:50:27Z
Valdanha-Ornelas,Élide Dezoti Squires,Claire Barbieri,Valéria Santos,Manoel Antônio dos
CONFLITOS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: O QUE SABEMOS SOBRE ISSO?
RESUMO. A pesquisa objetivou compreender e avaliar o sofrimento psíquico e adoecimento do professor universitário a partir da percepção de seu trabalho e de sua relação com ele. Utilizando-se da abordagem qualitativa, foram entrevistados sete professores de instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro, com idades entre 31 e 66 anos (M = 50; DP = 11,87). A avaliação do conteúdo se deu com o softwareIramuteq, por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). As entrevistas mostraram que o professor percebe seu trabalho como fascinante, porém neurotizante. Esse conflito pode levá-lo ao sofrimento e adoecimento. Mesmo que a admissão de novas políticas educacionais e organizacionais seja um desejo comum aos professores, foi possível notar a conquista de ações próprias, como o redesenho do trabalho (jobcrafting), como forma de lidar com as demandas laborais e criar condições que não levem ao adoecimento.
2022-12-06T15:50:27Z
Prata-Ferreira,Paula Andréa Vasques-Menezes,Ione
ANÁLISE HISTÓRICO-CONCEITUAL DA IMAGEM CORPORAL EM FONTES CIENTÍFICAS DE PSICOLOGIA (1900-1935)
RESUMO As pesquisas em imagem corporal creditam ao neurologista Paul Schilder (1886-1940) a definição do termo em 1935. A análise da composição do conceito pode contribuir para o entendimento de sua disseminação em uma comunidade de linguagem. Através de uma análise conceitual em fontes primárias buscou-se identificar a circulação do conceito na literatura de psicologia no início do século XX. Foram revisados artigos publicados em periódicos científicos de Psicologia e livros de Psicologia entre 1900 e 1935. Foram acessadas fontes nos idiomas espanhol, francês, inglês e português. Apenas dois artigos apresentaram referência explícita ao termo imagem corporal, enquanto os outros artigos tangenciaram ideias relativas à imagem do corpo. Já os textos dos livros de psicologia não apresentaram referências explícitas ao conceito, mas descreveram teorias alinhadas às pesquisas em percepção corporal pela literatura de processos psicológicos básicos. A compreensão geral de imagem corporal herdada pela literatura em psicologia foi antecedida por definições associadas ao esquema corporal, como a percepção de movimento e a propriocepção.
2022-12-06T15:50:27Z
Nazareth,Ana Clara de Paula Castro,Thiago Gomes de