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                    Apraxia da fala na infância em foco: perspectivas teóricas e tendências atuais
TEMA: o aparecimento da desordem práxica durante os primeiros anos do desenvolvimento infantil tem sido freqüentemente denominado de apraxia da fala na infância. As perspectivas teóricas atuais direcionam o fonoaudiólogo a novas tendências em relação à intervenção terapêutica. OBJETIVO: realizar revisão bibliográfica sobre a apraxia da fala na infância nos últimos anos. CONCLUSÃO: constata-se nos textos atuais sobre apraxia de fala na infância uma tendência das pesquisas que poderá desencadear uma abordagem terapêutica mista, na qual se contemple tanto os aspectos pertinentes ao processamento de linguagem num nível representacional fonológico, quanto os aspectos pertencentes ao nível de programação motora e de seqüenciamento pré-articulatório da fala propriamente dita.
2022-12-06T15:50:15Z
Souza,Thaís Nobre Uchôa Payão,Miscow da Cruz Costa,Ranilde Cristiane Cavalcante
Doença do refluxo gastroesofágico e retardo de linguagem: estudo de caso clínico
TEMA: co-ocorrência entre problemas alimentares e de linguagem oral. OBJETIVO: investigar as possíveis relações entre problemas de alimentação e de linguagem oral, do ponto de vista bio-psíquico. MÉTODO: clínico-qualitativo, desenvolvido por meio de estudo longitudinal de um caso clínico, de um menino de três anos, com a queixa "não fala e não come" e com diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico. RESULTADOS: o caso analisado configurou-se como emblemático da presença de relações entre problemas de linguagem oral e de alimentação. CONCLUSÃO: os resultados indicam que há relação entre os problemas de alimentação e de linguagem oral. Sendo assim, sugere-se que os fonoaudiólogos que se ocupam dos problemas de linguagem em crianças, investiguem as condutas alimentares. Da mesma forma, sugere-se que o fonoaudiólogo que trabalha com o sistema estomatognático, investigue a linguagem oral de seus pacientes.
2022-12-06T15:50:15Z
Machado,Fernanda Prada Cunha,Maria Claudia Palladino,Ruth Ramalho Ruivo
Modificações laríngeas e vocais produzidas pela técnica de vibração sonorizada de língua
TEMA: a eficácia da técnica de vibração sonorizada de língua (TVSL). OBJETIVO: investigar o impacto vocal e laríngeo e as sensações surgidas frente à execução da técnica de vibração sonorizada de língua. MÉTODO: a TVSL foi aplicada em três séries de quinze repetições, em tempo máximo de fonação com tom e intensidade habituais, com intervalos de 30 segundos de repouso passivo entre cada série. Participaram do estudo 24 sujeitos, do sexo feminino, com idades entre 20 e 30 anos, sem queixas vocais. Todos esses indivíduos foram submetidos à avaliação da laringe, por meio do exame de videolaringoestroboscopia, análise perceptivo-auditiva e acústica da voz, por meio dos programas Multi-Dimensional Voice Programa (MDVP), Model 5105 e Real Time Spectrogram, da Key Elemetrics, antes e após a execução da TVSL. RESULTADOS: após a execução da TVSL evidenciou-se diferença estatisticamente significativa para: a melhora do tipo de voz; do foco de ressonância vertical; da qualidade vocal; o predomínio de sensações positivas; a manutenção dos parâmetros das imagens laríngeas (fechamento glótico, constrição do vestíbulo laríngeo, amplitude e simetria de vibração das pregas vocais); o aumento da freqüência fundamental; a melhora de parâmetros da avaliação espectrográfica, em filtros de Banda Larga e Banda Estreita e a melhora da constrição medial do vestíbulo, conforme o aumento do tempo de execução da TVSL. CONCLUSÃO: a TVSL apresenta modificações sobre a fonte glótica e sobre o filtro ressonantal.
2022-12-06T15:50:15Z
Schwarz,Karine Cielo,Carla Aparecida
Ataxia espinocerebelar: análise perceptivo-auditiva e acústica da fala em três casos
TEMA: a disartria é freqüentemente descrita como característica marcante dentre as diversas manifestações clínicas das ataxias espinocerebelares (AEC). OBJETIVO: caracterizar as alterações perceptivo-auditivas e acústicas da fala de três pacientes com ataxia espinocerebelar e verificar a presença de manifestações comuns entre os casos. MÉTODO: amostras de fala de dois homens com AEC-3 e de um com AEC-2 foram coletadas e analisadas acústica e perceptivamente. RESULTADOS: foi identificada voz tensa e soprosa, instabilidade vocal, aumento da proporção ruído-harmônico, redução da diadococinesia oral de sílabas alternadas e redução da velocidade da fala nos três indivíduos, além de desvios ressonantais e da relação s/z. CONCLUSÃO: manifestações fonatórias e dos padrões temporais da fala parecem ser características de pacientes disártricos com ataxia espinocerebelar.
2022-12-06T15:50:15Z
Barreto,Simone dos Santos Nagaoka,Joana Mantovani Martins,Fernanda Chapchap Ortiz,Karin Zazo
Enfrentar a realidade metodologicamente: o Zopp e a organização do trabalho fonoaudiológico por estagiários em UBS
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Maldonade,Irani Rodrigues
Limites de movimentos mandibulares em crianças
TEMA: a determinação dos limites de movimentos mandibulares é um importante procedimento na avaliação do estado funcional do sistema estomatognático, porém poucos são os estudos que focalizam os parâmetros de normalidade ou desvios em crianças. Objetivos: definir as médias dos limites de movimentos mandibulares em crianças brasileiras de 6 a 12 anos de idade; verificar diferenças entre os gêneros, em cada faixa etária, e entre as faixas etária de 6 a 8 anos, 8:1 a 10 anos e 10:1 a 12 anos de idade. MÉTODO: participaram 240 crianças, escolares do interior do Estado de São Paulo. Com o auxílio de um paquímetro digital foram mensuradas a máxima abertura mandibular, a protrusão, a excursão lateral direita e esquerda e o desvio da linha média, quando presente. O teste T Student, a Análise de variância e o pós-teste Tukey foram considerados significantes para p < 0,05. RESULTADOS: as médias das medidas da amostra foram: máxima abertura mandibular 44,51 mm, excursão lateral direita 7,71mm, excursão lateral esquerda 7,92 mm e a protrusão 7,45 mm. Não houve diferença estatística entre os gêneros. Houve aumento gradual nos limites dos movimentos mandibulares com o aumento da faixa etária, com diferenças significantes principalmente entre as faixas etárias de 6 - 8 anos e 10:1-12 anos. CONCLUSÃO: durante a infância os limites de movimentos mandibulares aumentam e a idade deve ser considerada na análise desses dados para maior precisão no diagnóstico.
2022-12-06T15:50:15Z
Machado,Barbara Cristina Zanandréa Medeiros,Ana Paula Magalhães Felício,Cláudia Maria de
Influência do tipo de transdutor na deficiência auditiva de grau profundo
TEMA: indivíduos com deficiência auditiva de grau profundo podem apresentar respostas por vibração com os fones supra-aurais devido a grande área do crânio exposta à vibração nestes transdutores. OBJETIVO: verificar a influência do tipo de transdutor na obtenção dos limiares auditivos por via aérea em indivíduos com deficiência auditiva neurossensorial de grau profundo. MÉTODO: 50 indivíduos, com idades variando de 16 a 55 anos, foram submetidos a anamnese, meatoscopia, e posteriormente, a audiometria tonal liminar e limiar de detecção de voz (LDV). As audiometrias tonal e vocal foram realizadas tanto com fones supra-aurais TDH-39 quanto com os fones de inserção ER-3A. RESULTADOS: nas audiometrias tonal e vocal, notamos que, com o fone de inserção, foram obtidos limiares auditivos mais elevados do que os obtidos com o fone supra-aural, com significância estatística nas freqüências de 250Hz e 1000Hz. Ao observarmos a diferença entre os resultados obtidos com o transdutor TDH-39 e o ER-3A em cada orelha separadamente, notamos que a diferença foi maior na orelha direita com significância estatística somente na freqüência de 250 Hz. Em relação ao sexo, notamos que as diferenças entre os transdutores foram maiores no sexo masculino com significância estatística na freqüência de 250 Hz. No entanto, no LDV, a diferença maior foi encontrada no sexo feminino. CONCLUSÃO: deficientes auditivos neurossensorias de grau profundo bilateral apresentam limiares de audibilidade mais elevados (piores) com os fones de inserção do que com os fones supra-aurais nas freqüências baixas, evidenciando a existência das respostas por vibração com os fones supra-aurais.
2022-12-06T15:50:15Z
Marangoni,Andréa Tortosa Gil,Daniela
Análise crítica de três protocolos de triagem auditiva neonatal
TEMA: conhecer a validade dos procedimentos para triagem auditiva neonatal (TAN) é fundamental, visto que a meta desses programas é identificar todos os recém-nascidos com deficiência auditiva, com um custo aceitável. OBJETIVO: estimar a especificidade e taxa de falso-positivo de protocolos de TAN, realizados com emissões otoacústicas evocadas transientes (EOET) e potenciais evocados auditivos de tronco encefálico automático (PEATEa). MÉTODOS: 200 recém-nascidos foram submetidos à TAN entre março e julho de 2006. Foram analisados três protocolos: protocolo 1, TAN realizada em duas etapas com EOET; protocolo 2, TAN realizada em duas etapas com PEATEa; e protocolo 3, TAN realizada em uma etapa com dois procedimentos - teste com EOET seguido de reteste com PEATEa para os recém-nascidos que não passaram nas EOET. RESULTADOS: apesar de não ter havido diferença estatisticamente significante quando comparadas as taxas de encaminhamento para diagnóstico audiológico obtidos nos protocolos com EOAET e PEATEa, o protocolo com EOET encaminhou quatro vezes mais recém-nascidos. O protocolo 3 apresentou a maior taxa de encaminhamento, com diferença estatisticamente significante ao ser comparado com os protocolos 1 e 2. Conclusões: a taxa de falso-positivo e conseqüentemente a especificidade foram melhores no protocolo com PEATEa, seguido dos protocolos com EOET e com EOET e PEATEa.
2022-12-06T15:50:15Z
Freitas,Vanessa Sabino de Alvarenga,Kátia de Freitas Bevilacqua,Maria Cecilia Martinez,Maria Angelina Nardi Costa,Orozimbo Alves
Níveis de compreensão de leitura em escolares
TEMA: importantes medidas de desempenho de leitura estão relacionadas com o quanto e como a criança compreende um texto. OBJETIVO: estudar o desempenho de escolares do Ensino Fundamental em tarefas de compreensão de leitura, segundo as variáveis série e rede de ensino. MÉTODO: 160 escolares de 3ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, foram triados e posteriormente avaliados por meio do reconto e respostas a questões sobre o texto. RESULTADOS: os escolares da rede particular apresentaram melhor desempenho nas questões relacionadas a informações implícitas do texto nas 5ªs e 6ªs séries quando comparados aos da rede pública. A análise geral do efeito da escolaridade mostrou, na tarefa de reconto, desempenho melhor das 6ªs séries quanto ao número de macroproposições presentes e desempenho pior das 5ªs séries quanto ao nível de compreensão alcançado, em ambas as redes de ensino. Os escolares de 4ª, 5ª e 6ª séries apresentaram melhor desempenho que os de 3ª nas respostas a questões explícitas. A 4ª série apresentou melhor desempenho nas questões implícitas que todas as outras séries, em ambas as redes. Estes resultados evidenciaram a influência dos diferentes textos utilizados em cada série. CONCLUSÃO: apenas nas 5ªs e 6ªs séries foi verificado melhor desempenho da rede particular em relação à pública, nas respostas a questões de conhecimento implícito. Todos os escolares mostraram ter alcançado algum nível de compreensão de leitura do texto.
2022-12-06T15:50:15Z
Carvalho,Carolina Alves Ferreira de Ávila,Clara Regina Brandão de Chiari,Brasília Maria
A inteligibilidade do desvio fonológico julgada por três grupos de julgadores
TEMA: a inteligibilidade do desvio fonológico. Objetivo: comparar a inteligibilidade julgada do desvio fonológico a partir da análise de três grupos distintos de julgadores. MÉTODO: a pesquisa foi composta de duas amostras, uma amostra julgada (30 sujeitos com desvio fonológico) e outra julgadora (fonoaudiólogas, leigas e mães). Foi analisada a fala espontânea das crianças através da narração de três seqüências lógicas, as quais foram analisadas pelas julgadoras, acompanhadas por algumas questões para marcação da inteligibilidade. Para análise dos dados, foi realizada a MODA das 90 narrativas, possibilitando a análise estatística dos dados através da análise de concordância-Kappa. RESULTADOS: a análise mostrou maior concordância entre os grupos de juízes para os extremos das possibilidades de julgamento (boa e insuficiente). A concordância entre todos os grupos de julgadores foi substancial para o julgamento da inteligibilidade boa sendo mais difícil o julgamento da inteligibilidade regular. CONCLUSÃO: observou-se que quanto mais foi julgada ininteligível a fala, mais severa foi a sua classificação pelos grupos de julgadores participantes.
2022-12-06T15:50:15Z
Donicht,Gabriele Pagliarin,Karina Carlesso Mota,Helena Bolli Keske-Soares,Márcia
Voz e fala de Parkinsonianos durante situações de amplificação, atraso e mascaramento
TEMA: indivíduos com doença de Parkinson apresentam alterações de voz e fala, principalmente em relação à loudness e velocidade de fala. OBJETIVO: verificar o efeito imediato do monitoramento auditivo modificado: amplificação, atraso e mascaramento na voz e fala de indivíduos com doença de Parkinson, de acordo com os sexos. MÉTODO: 26 indivíduos com doença de Parkinson, 15 homens e 11 mulheres, com faixa etária entre 40 e 86 anos e idade média de 69 anos. O material de fala consistiu na contagem de vinte a zero, quatro vezes, em quatro diferentes situações de escuta: habitual, amplificada, atrasada e mascarada. Para análise perceptivo-auditiva foram selecionados os seguintes parâmetros: qualidade vocal, loudness, pitch, nível geral de tensão, velocidade de fala e articulação. A avaliação foi realizada por cinco fonoaudiólogas especialistas em voz. Para a análise acústica foram selecionados os seguintes parâmetros: freqüência fundamental, intensidade e tempo máximo de fonação. RESULTADOS: Por meio da análise perceptivo-auditiva, verificou-se melhora da qualidade vocal, aumento da loudness, maior tensão e melhor articulação na situação de mascaramento; piora da qualidade vocal, redução da loudness, menor tensão, lentificação na velocidade de fala e piora na articulação nas situações de atraso e amplificação. Na análise acústica, observou-se aumento da freqüência fundamental e intensidade vocal sob mascaramento e aumento do tempo máximo de fonação sob atraso. CONCLUSÃO: A situação de mascaramento produz melhores efeitos imediatos na voz e na fala dos indivíduos com doença de Parkinson e as situações de amplificação e atraso não produzem modificações imediatas satisfatórias.
2022-12-06T15:50:15Z
Coutinho,Sylvia Boechat Diaféria,Giovana Oliveira,Gisele Behlau,Mara
Eficácia de treinamento de estratégias comunicativas a cuidadores de pacientes com demência
TEMA: os déficits de comunicação na doença de Alzheimer (DA) interferem na qualidade de vida do demenciado e do cuidador, mas podem ser amenizados por estratégias comunicativas. OBJETIVO: verificar a eficácia de um programa de orientação sobre estratégias comunicativas a cuidadores de idosos com DA moderada. MÉTODO: verificaram-se o uso e a eficácia de estratégias comunicativas, antes e depois de treinamento em grupo destas, mediante análise de questionários e interações filmadas entre cuidadores e demenciados. O programa foi aplicado a sete cuidadoras. RESULTADOS: depois do programa, verificaram-se: aumento estatisticamente significante na freqüência de uso das estratégias, segundo relato das cuidadoras e observação de examinadoras; ausência de diferenças estatisticamente significantes na eficácia destas estratégias, segundo relato das cuidadoras e observação de examinadoras; ausência de mudanças na correlação entre uso e eficácia, e relato de outras mudanças relacionadas à comunicação. CONCLUSÃO: houve eficácia do programa, uma vez que se verificaram mudanças no comportamento comunicativo dos cuidadores.
2022-12-06T15:50:15Z
Roque,Francelise Pivetta Ortiz,Karin Zazo Araújo,Mariana da Silva Câmara Bertolucci,Paulo Henrique Ferreira
Teste de rastreamento de alterações de fala para crianças
TEMA: validação de instrumento de rastreamento de alterações de fala em crianças. OBJETIVO: apresentar dados da validação de um teste de rastreamento - Terdaf, desenvolvido por pesquisadores brasileiros, para detecção de alterações de fala em crianças. MÉTODO: foram avaliadas 2.027 crianças de ambos os sexos e matriculadas na 1ª série da rede municipal de ensino de Canoas (RS) em 2001 e selecionadas por meio de amostragem aleatória por conglomerados. Para verificar a sensibilidade e especificidade do teste em estudo, 200 crianças foram submetidas à avaliação de fala por um fonoaudiólogo especialista cego para os resultados do rastreamento. RESULTADOS: a prevalência estimada de distúrbio de fala na população estudada foi de 26,7%. O Terdaf apresentou sensibilidade de 81,6% (IC95%: 67,5 - 90,8%) e especificidade de 44,4% (IC95%: 36,0 - 53,2%). Quando se excluíram dos casos com Terdaf positivo as crianças que apresentaram alterações de fala exclusivamente por questões sócio-culturais a especificidade do teste aumentou para 74,1%. CONCLUSÃO: essa nova ferramenta de rastreamento de distúrbios de fala de fácil e rápida aplicação por profissionais da educação ou saúde pode tornar-se um importante aliado no diagnóstico precoce e prevenção das comorbidades associadas aos distúrbios de fala. Alguns ajustes para a aplicação do teste devem ser feitos e são apresentados neste artigo.
2022-12-06T15:50:15Z
Goulart,Bárbara Niegia Garcia de Ferreira,Jair
Crianças com encefalopatia crônica não evolutiva: avaliação audiológica e próteses auditivas
OBJETIVO: avaliar a capacidade auditiva de crianças com encefalopatias crônicas não evolutivas (ECNE) independentemente de suspeita de perda auditiva e da etiologia e caracterizar o benefício do uso de prótese auditiva em crianças com ECNE que apresentaram perda auditiva. MÉTODO: avaliação neurológica, otorrinolaringológica e audiológica e aplicação do protocolo Parent's Evaluation of Aural / Oral Performance of Children (Peach). RESULTADOS: Das 46 crianças avaliadas, encontraram-se 22 (48%) sem perdas e 24 (52%) com algum grau de perda auditiva sensorioneural. Quanto às etiologias encontradas nas 46 crianças, a maior porcentagem é de encefalopatia hipóxica isquêmica seguida de processos infecciosos e kernicterus. Quanto à suspeita de perda auditiva, nas 16 (35%) crianças cujos pais tiveram suspeita, o percentual de algum grau de perda auditiva foi de 56%, e nas 30 (65%) cujos pais não a tiveram, a avaliação audiológica revelou que 50% apresentaram algum grau de perda auditiva. O protocolo Peach se mostrou um instrumento eficaz para avaliar o benefício da prótese auditiva. CONCLUSÃO: das crianças avaliadas, mais da metade apresentou perda auditiva, no entanto, não houve relação estatisticamente significante entre a etiologia e a suspeita de perda auditiva. Assim, consideramos que não é possível prever qualquer perda auditiva a partir da suspeita e recomendamos a avaliação auditiva em todas as crianças com ECNE, pois todas as crianças com perda auditiva examinadas neste estudo revelaram benefícios importantes com o uso da prótese auditiva.
2022-12-06T15:50:15Z
Levy,Cilmara Cristina Alves da Costa Rosemberg,Sergio
Sistema de freqüência modulada no transtorno do processamento auditivo: prática baseada em evidências?
TEMA: uso do sistema de frequência modulada (FM) no transtorno do processamento auditivo. OBJETIVO: verificar a existência de evidência científica que comprove a efetividade do sistema FM para tratamento do transtorno do processamento auditivo (TPA) por meio de revisão sistemática da literatura pertinente encontrada em bases de dados eletrônicas (Medline, Lilacs e registro de ensaios clínicos da biblioteca Cochrane) e buscadores da internet, sendo os artigos recuperados analisados com base na declaração CONSORT e classificados quanto ao nível de evidência. CONCLUSÃO: a busca resultou em 1589 referências, das quais somente 19 enquadraram-se nos critérios de inclusão. Todos os artigos analisados foram classificados com baixo nível de evidência (opinão de especialista ou estudo de casos). Não foi encontrada forte evidência científica que comprove a efetividade do uso do sistema FM na intervenção de indivíduos com TPA. Uma vez que este equipamento é freqüentemente recomendado para a intervenção nos casos do TPA, se torna imprescindível a realização de estudos com alta evidência científica que possam guiar seguramente as tomadas de decisões clínicas a este respeito.
2022-12-06T15:50:15Z
Lemos,Isabel Cristina Cavalcanti Jacob,Regina Tangerino de Souza Gejão,Mariana Germano Bevilacqua,Maria Cecília Feniman,Mariza Ribeiro Ferrari,Deborah Viviane
Telefonoaudiologia: ciência e tecnologia em saúde
TEMA: a educação à distância (EaD) tem se tornado uma modalidade de impacto significante no ensino superior, oferecendo aos estudantes flexibilidade, mobilidade e escolha. É uma ferramenta de grande importância, uma vez que pode atender grandes contingentes de alunos e profissionais de forma mais efetiva que outras modalidades de ensino, sem reduzir a qualidade dos serviços oferecidos. O Brasil necessita desenvolver ações direcionadas a EaD na área da Fonoaudiologia, pois possui um território com dimensões continentais relevantes (8.514.215,3Km²) e distribuição irregular de profissionais fonoaudiólogos, o que acentua a heterogeneidade da qualidade e disponibilidade dos serviços oferecidos no país. Essa heterogeneidade é ainda agravada pela falta de uma estratégia nacional de educação continuada para atualização dos profissionais de saúde, causando diferenças importantes na capacitação dos especialistas de uma região para outra. OBJETIVO: apresentar estudos relacionados a Telessaúde realizados nos últimos cinco anos na área de Fonoaudiologia. CONCLUSÃO: a partir dos dados levantados observou-se a necessidade de desenvolver trabalhos nessa área, buscando a melhora na qualidade dos serviços oferecidos e facilidade de acesso a esses serviços, gerando impacto mais efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação.
2022-12-06T15:50:15Z
Spinardi,Ana Carulina Pereira Blasca,Wanderléia Quinhoneiro Wen,Chao Lung Maximino,Luciana Paula
A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica
TEMA: a ecolalia é um dos sintomas mais comuns dentre as características da linguagem no Autismo. OBJETIVO: oferecer uma revisão bibliográfica detalhada sobre o papel da ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas, seguida de discussão sobre seu uso na prática clínica fonoaudiológica. As pesquisas mostram classificações e critérios de análise da ecolalia no contexto discursivo. Alguns estudos se posicionam contra seu uso afirmando que a ecolalia não tem função comunicativa e, por isso, deve ser desestimulada; outros defendem que a ecolalia tem um valor comunicativo, podendo ser inclusive utilizada em terapia fonoaudiológica. CONCLUSÃO: a pesquisa nos leva a refletir sobre a importância de avaliar as condições em que a ecolalia ocorre, antes de classificá-la como comunicativa ou não.
2022-12-06T15:50:15Z
Saad,Andressa Gouveia de Faria Goldfeld,Marcia
Avaliação eletromiográfica e ultrassonográfica do músculo masseter em indivíduos normais: estudo piloto
TEMA: estudos recentes utilizaram a ultrassonografia com o objetivo de medir cortes musculares. OBJETIVO: caracterizar o controle motor e a morfologia do músculo masseter em indivíduos normais, verificando a compatibilidade entre a eletromiografia de superfície e a ultrassonografia. MÉTODO: cinco indivíduos adultos, sem alterações no sistema estomatognático. Os procedimentos adotados para a avaliação dos participantes foram: 1. Eletromiografia de Superfície; 2. Ultrassonografia. RESULTADOS: houve alta correlação apenas para a comparação entre hemifaces direita e esquerda no exame de ultrassonografia (repouso 0,95; máxima intercuspidação dentária 0,86). CONCLUSÃO: os resultados indicam não haver correlação entre os métodos testados, sugerindo que os exames são complementares e não excludentes.
2022-12-06T15:50:15Z
Mangilli,Laura Davison Sassi,Fernanda Chiarion Sernik,Renato Antônio Tanaka,Clarice Andrade,Claudia Regina Furquim de
Processamento linguístico e processamento auditivo temporal em crianças com distúrbio específico de linguagem
TEMA: diversos estudos sugerem a associação do distúrbio específico de linguagem (DEL) ao déficit no processamento auditivo. Pesquisas fornecem evidência de que a discriminação de estímulos breves estaria comprometida em crianças com DEL. Este déficit levaria a dificuldades em desenvolver habilidades fonológicas necessárias para mapear fonemas e decodificar e codificar palavras e frases efetiva e automaticamente. Entretanto, a correlação entre processamento temporal (PT)e distúrbios de linguagem tem recebido pouca atenção. OBJETIVO: analisar a correlação entre duas as áreas: PT (teste de padrão de freqüência - TPF) e Processamento Lingüístico (complexidade sintática). MÉTODO: Dezesseis crianças com desenvolvimento típico de linguagem (8;9 ± 1;1) e sete crianças diagnosticadas com DEL (8;1 ± 1;2) e participaram de TPF e Testes de Compreensão de Complexidade Sintática (TCCS). RESULTADOS: A porcentagem de acerto no TCCS decresceu com o aumento da complexidade sintática (p < 0,01). Na comparação inter-grupos, a diferença no desempenho no TCCS foi estatisticamente significante (p = 0,02). Como esperado, crianças com DEL apresentaram desempenho no TPF fora dos valores de referência.No grupo DEL, as correlações entre os resultados do TPF e do TCCS foram positivas e maiores para frases de alta complexidade sintática (r = 0,97) do que para frases com baixa complexidade sintática (r = 0,51). CONCLUSÃO: Resultados sugerem que o TPF está correlacionado positivamente com habilidades de complexidade sintática. O baixo desempenho no TPF pode servir de um indicativo adicional sobre déficits em processamento lingüístico complexo.Estudos futuros devem considerar, além do aumento da amostra,a análise do efeito do treinamento auditivo temporal de freqüência no desempenho em tarefas de compreensão sintática de alta complexidade.
2022-12-06T15:50:15Z
Fortunato-Tavares,Talita Rocha,Caroline Nunes Andrade,Claudia Regina Furquim de Befi-Lopes,Débora Maria Schochat,Eliane Hestvik,Arild Schwartz,Richard G.
Potencial Cognitivo P300 em pacientes com lesão isquêmica do hemisfério direito
TEMA: avaliação do potencial cognitivo P300 em indivíduos com lesão de hemisfério direito provocada por acidente vascular cerebral isquêmico. OBJETIVO: caracterizar os achados do potencial cognitivo P300 em indivíduos destros com lesão isquêmica do hemisfério cerebral direito, bem como comparar seus resultados aos obtidos em indivíduos normais. MÉTODO: foram realizadas anamnese, avaliação audiológica convencional e potencial cognitivo (P300), em 17 indivíduos com lesão do hemisfério direito (grupo pesquisa) e 25 normais (grupo controle), com idades entre 20 e 70 anos. RESULTADOS: na análise dos dados qualitativos do P300, não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos para o resultado normal. Para a análise dos dados quantitativos, ocorreu diferença estatisticamente significante entre os grupos com relação à latência da onda P300, sendo que o grupo pesquisa apresentou latência maior. Além disso, houve uma tendência estatisticamente significante entre as orelhas direita e esquerda dentro do grupo pesquisa, mostrando aumento de latência da onda P300 na orelha direita. CONCLUSÃO: Indivíduos destros com lesão de hemisfério direito e limiares auditivos normais, apresentaram resultados eletrofisiológicos da audição indicativos de déficit no sistema nervoso auditivo central. Foram observados comprometimentos nas regiões geradoras deste potencial (áreas subcorticais e corticais). Dificuldades auditivas não foram percebidas pelos indivíduos, sugerindo que, provavelmente tal sinal possa estar relacionado à uma heminegligência auditiva. Tornam-se necessários mais estudos que avaliem a via auditiva central destes indivíduos para uma melhor caracterização dos achados eletrofisiológicos.
2022-12-06T15:50:15Z
Magliaro,Fernanda Cristina Leite Matas,Sandro Luiz de Andrade Matas,Carla Gentile
 
    