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Atuação psicológica coletiva: uma trajetória profissional em unidade básica de saúde
Neste artigo, problematiza-se a realização de práticas psicológicas mais compatíveis com os princípios que orientam a organização da atenção à saúde no SUS e os desafios decorrentes da inserção de psicólogos na saúde coletiva. Tem-se como objetivo apresentar uma proposta de atuação psicológica coletiva como uma estratégia de trabalho no campo da saúde coletiva, destacando a importância de um caráter mais socioculturalmente orientado. Através de entrevistas semi-estruturadas descreveram-se trajetórias profissionais de psicólogos, distribuídos em UBSs da Secretária Municipal de Saúde de Salvador-BA, em 2003. Para isto utilizaram-se três modalidades de trajetórias profissionais, considerando as práticas psicológicas desenvolvidas e os significados a elas atribuídos: de conflito, de reprodução e de construção. Definiu-se a atuação psicológica coletiva e tomou-se para este artigo uma trajetória profissional de construção como ponto de partida.
2022-12-06T15:50:15Z
Lima,Mônica
Impactos da internet sobre pacientes: a visão de psicoterapeutas
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa na qual foram entrevistados psicanalistas e gestalt-terapeutas, visando conhecer os impactos da difusão da Internet sobre os processos de subjetivação de seus pacientes. Para os entrevistados, o atendimento de usuários da Rede revela a emergência de novos processos de subjetivação. Estes, no entanto, por serem em grande parte desconhecidos, ainda não podem ser integrados em um modelo que defina a subjetividade contemporânea. Segundo os entrevistados, é possível, contudo, identificar algumas características subjetivas comuns aos pacientes usuários da Internet. São elas: o prazer derivado do uso da Rede como um novo espaço de vida, o sentimento de onipotência originado na experiência online, as relações estabelecidas com seus corpos e os excessos vividos no espaço virtual. Finalmente, o exame destas características e dos resultados de outras pesquisas gera uma interessante convergência que fornece pontos de partida para uma reflexão teórica sobre a subjetividade contemporânea.
2022-12-06T15:50:15Z
Leitão,Carla Faria Nicolaci-da-Costa,Ana Maria
Formação do pesquisador e sofrimento mental: um estudo de caso
Neste trabalho foram investigadas as relações entre formação de pesquisadores e sofrimento psíquico. Trabalhamos com relatos de um grupo de 21 pós-graduandos inscritos num programa de excelência, na área biomédica, numa universidade pública brasileira. Utilizamos metodologia qualitativa (método biográfico e observação participante). O material encontrado revelou que, neste grupo, o sofrimento psíquico faz parte do percurso acadêmico, aparece nomeado de diversas formas e em diferentes graus de intensidade. Na maior parte dos relatos o sofrimento foi relacionado a dificuldades institucionais (financiamento, por exemplo) na condução do projeto de pesquisa, na divulgação de trabalhos e no processo de "tornar-se pesquisador independente".
2022-12-06T15:50:15Z
Louzada,Rita de Cássia Ramos Silva Filho,João Ferreira da
O inconsciente se lê e se escreve como um poema: condições poéticas do inconsciente psíquico
O presente artigo busca propor e resolver o seguinte problema: é, de fato, surpreendente notar que a poesia seja concebida na obra de Bachelard, assim como na de Freud, como um modo especificamente adequado de acesso ao inconsciente. Como explicar, nessas duas teorias, a presença de tal postulado? Para responder a essa questão, esboça-se uma explicação genética e histórica. Tal laço entre a poesia e o inconsciente psíquico deve ser compreendido como uma conseqüência da revolução poética (J. Rancière) iniciada pelo filósofo Gianbatistta Vico, revolução na concepção de poesia como na concepção e psiquismo humano, que trouxe novos princípios de compreensão e de leitura das produções da humanidade.
2022-12-06T15:50:15Z
Benmasour,Maryan
O sofrimento psíquico na perspectiva da psicopatologia fundamental
Partindo da palavra PSICOPATOLOGIA, o autor mostra, de forma resumida, como cada contexto histórico tentou "decompor" o sofrimento psíquico em seus elementos de base para classificá-lo, estudá-lo e tratá-lo. Após uma breve apresentação da psicopatologia na contemporaneidade, o autor introduz os pressupostos da Psicopatologia Fundamental e suas contribuições na compreensão do sofrimento psíquico. Ainda que não seja objetivo do texto participar do debate atual sobre as diretrizes curriculares que norteiam a formação do psicólogo, o autor toma o estudo do conhecimento (logos) da alma (psyché) - a psicologia - como exemplo de um dos campos de aplicação da Psicopatologia Fundamental.
2022-12-06T15:50:15Z
Ceccarelli,Paulo
Pensando os fenômenos psicológicos: um ensaio esquizoanalítico
O artigo se apropria de algumas idéias e conceitos da teoria esquizoanalítica e os utiliza para repensar os fenômenos psicológicos e a própria realidade. A idéia de devir, a concepção de subjetividade, de inconsciente, de desejo, de rizoma, de agenciamento, de multiplicidade, de vozes de poder, de saber e de auto-referência, etc. são alguns elementos tomados de empréstimo da esquizoanálise para conferir um entendimento renovado aos denominados fenômenos psicológicos. A partir da discussão inspirada pelo aporte teórico das multiplicidades buscaram-se novas possibilidades para conceber tais fenômenos e a própria realidade, de modo que as dimensões éticas e políticas se façam indissociáveis do compromisso de emancipar e enriquecer a vida humana.
2022-12-06T15:50:15Z
Parpinelli,Roberta Stubs Souza,Edmilson Wantuil Freitas de
Experiências de injustiça, sofrimento e retaliação no contexto de uma organização pública do Estado de Goiás
O estudo teve como objetivo analisar as percepções dos trabalhadores de que as organizações, quando injustas, podem gerar sofrimento, provocando reações retaliatórias. A realização da pesquisa contou com a participação de trabalhadores pertencentes a uma organização pública do Estado de Goiás, que foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada. As análises de conteúdo revelaram seis categorias-sínteses: ambiente de trabalho, tipos de injustiça, sentimentos em relação à injustiça, reações à injustiça, objetivos das reações, julgamento sobre as reações do trabalhador. Conclui-se que a injustiça gera sofrimento e este, de certa forma, exerce um papel de mediação para os comportamentos de retaliação. Em seguida, demonstra que as reações do trabalhador podem ser consideradas tipos de estratégias de enfrentamento do sofrimento e da insatisfação originados das experiências de injustiça.
2022-12-06T15:50:15Z
Mendonça,Helenides Mendes,Ana Magnólia
Integração entre assentados agrários e comunidades vizinhas
O presente estudo objetivou avaliar o processo de integração entre pequenos agricultores e assentados da reforma agrária de uma cidade da Zona da Mata paraibana, através de um levantamento de crenças destes grupos. Utilizou-se um roteiro de entrevista semi-estruturado Participaram 232 pessoas, com idade entre 14 e 78 anos (M=28,31; DP=14,45), sendo 116 homens e 116 mulheres. Dos participantes, 56,0% eram assentados e 44,0% eram moradores da comunidade. Verificou-se que as variáveis sociodemográficas (sexo, estado civil e origem dos assentados) não exercem influência sobre o processo de integração entre os grupos. O fator determinante para esta integração reside no modo como o governo central financia a produção, posto que, antes do Pronaf, era mais forte a presença de discursos conflituosos entre assentados e seus vizinhos pequenos agricultores.
2022-12-06T15:50:15Z
Albuquerque,Francisco José Batista de Coelho,Jorge Artur Peçanha de Miranda Nóbrega,Alex Figueirêdo da Lacerda,Ceci de Souza Maribondo,Ovídio Ferreira
Escala de coping religioso-espiritual (Escala CRE): elaboração e validação de construto
O coping religioso-espiritual (CRE), que descreve o modo como os indivíduos utilizam sua fé para lidar com o estresse, tem se mostrado associado com melhores índices de qualidade de vida e saúde física e mental. O objetivo deste artigo foi relatar a elaboração e o processo de validação de construto da Escala de Coping Religioso-Espiritual (Escala CRE), primeiro instrumento de avaliação de CRE do Brasil, com base na escala norte-americana RCOPE (Pargament, Koenig & Perez, 2000). O estudo foi realizado em duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=50), (2) teste de campo (N=616) e validação de construto. Análises fatoriais, de consistência interna e de correlação indicaram que a Escala CRE é válida e fidedigna, avaliando aspectos positivos e negativos do uso da religião/espiritualidade para manejo do estresse e constituindo-se em um instrumento compreensivo, teórica e empiricamente embasado, funcionalmente orientado, clinicamente significativo e útil a várias áreas da pesquisa científica.
2022-12-06T15:50:15Z
Panzini,Raquel Gehrke Bandeira,Denise Ruschel
O profissional da informática e sua personalidade analisada por meio da técnica de Rorschach
Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo da capacidade de análise, iniciativa e relacionamento humano entre informatas gerentes e operacionais. Participaram 66 informatas, de 9 empresas e 5 departamentos de informática com até 150 funcionários, de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Foram utilizados a técnica de Rorschach (Sistema Klopfer) e um questionário estruturado. O mesmo questionário foi respondido pelo superior imediato de cada participante do estudo. Os resultados mostram que não existem diferenças significativas (t-Test e correlação de Pearson) entre informatas gerentes e informatas operacionais com relação à capacidade de análise, iniciativa e relacionamento humano. Os operacionais se diferenciam dos gerentes no que diz respeito à liberação das reações emocionais com menos controle. É discutida a presença em ambos os grupos de indicativos no Rorschach de dificuldades para interagir com outras pessoas.
2022-12-06T15:50:15Z
Santos,Seille Cristine Garcia Vaz,Cícero Emidio
Efeito de dois procedimentos de ensino sobre o comportamento de ordenar
As relações entre estímulos podem ser documentadas por meio de testes comportamentais. O presente estudo teve por objetivo comparar o efeito de duas táticas de ensino sobre o comportamento de ordenar. Doze participantes portadores de necessidades educacionais especiais de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos experimentais, foram expostos às duas táticas de ensino. O Grupo A iniciou pelo procedimento de ensino por encadeamento e os participantes do Grupo B pelo procedimento de justaposição. Testes comportamentais avaliaram a produção de seqüências de até cinco estímulos em ordem decrescente. A tarefa dos participantes era ordenar os estímulos. Nove participantes apresentaram desempenhos consistentes com a literatura nos testes, sugerindo a formação de classes ordinais. O ensino por encadeamento mostrou-se mais eficaz. A característica fundamental deste procedimento pode estar na exposição continuada dos estímulos nas tentativas de ensino. A justaposição de estímulos parece induzir a mais erros, provavelmente, pela supressão dos estímulos à medida que novos estímulos são adicionados.
2022-12-06T15:50:15Z
Souza,Jaci Augusta Neves de Assis,Grauben José Alves de
Oficinas sobre sexualidade com adolescentes: um relato de experiência
Este artigo apresenta o relato de experiência de estágio em psicologia, o qual versava sobre o oferecimento de oficinas abordando a sexualidade na adolescência. Tais oficinas tinham o objetivo de fornecer informações, além de promover discussão e reflexão sobre alguns aspectos envolvidos na sexualidade, como o uso de métodos contraceptivos/preventivos e relações de gênero, com vista a contribuir para a emancipação dos sujeitos no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. Foram empregados como recursos: dinâmica de grupo, jogos didáticos, simulações do uso de métodos contraceptivos e preventivos, palestra com profissional da saúde e visita à unidade de saúde da comunidade. Os adolescentes participavam das oficinas trazendo exemplos, discutindo e perguntando suas dúvidas. Foi possível perceber ao final desse processo um aumento no nível de informações dos adolescentes participantes, favorecendo assim, a adoção de práticas de comportamento preventivo.
2022-12-06T15:50:15Z
Maheirie,Kátia Urnau,Lílian Caroline Vavassori,Mariana Barreto Orlandi,Renata Baierle,Roberta Ertel
Eugenia X Ética
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Costa,Morgana Iglesias
É possível uma educação para morte?
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
França,Maria Dulce de Botomé,Silvio Paulo
Dez anos de Psicologia em Estudo
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Silva,Karen Silvia Salles Paulino,Alice Dias
Construcción de tradiciones historiográficas en psicología y psicoanálisis
La presente investigación revisa dos tradiciones historiográficas en psicología; la tradición historiográfica anglo sajona, introducida por Boring en Estados Unidos y la tradición historiográfica psicoanalítica, introducido por Jones en Inglaterra. Se propone el nombre de tradición historiográfica para describir las operaciones y reconstrucciones historiográficas que tamizan el conocimiento de la historia de la psicología y del psicoanálisis. El trabajo analiza los presupuestos de ambas tradiciones desde el campo de los estudios históricos y algunas concepciones de la historiografía, en particular de la obra de Hobsbawn y José Luis Romero, tanto como el significado mítico de ambas tradiciones.
2022-12-06T15:50:15Z
Klappenbach,Hugo
A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro - (1832-1930)
Este trabalho procura analisar historicamente o conceito de infância no Brasil e como a representação infantil passou de um papel secundário no sistema colonial a foco das preocupações no século XIX, através da atuação dos médicos higienistas. A partir da análise das teses de doutoramento da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro que discorrem sobre a criança, produzidas no período de 1832 a 1930, procuramos investigar de que maneira a construção e disciplina do corpo infantil se refletem no desenvolvimento de uma ciência psicológica. Neste percurso, deparamo-nos com discussões sobre temas que englobam não apenas o corpo, mas também a compreensão da alma infantil, sob a influência do paradigma científico e das teorias evolucionistas vigentes à época. Além disso, associada à imagem infantil, também encontramos a importância da mulher - enquanto mãe e ama - como mantenedora da família, constituindo uma nova moldagem também da figura feminina.
2022-12-06T15:50:15Z
Espírito Santo,Adriana Amaral do Jacó-Vilela,Ana Maria Ferreri,Marcelo de Almeida
História da saúde mental infantil: a criança brasileira da Colônia à República Velha
Este texto descreve a trajetória da Saúde Mental e dos cuidados à infância no Brasil da Colônia à República Velha. No período colonial não havia cuidados especiais à criança. O que temos para compreender a criança colonial são relatos descritos em documentos, tratados e cartas da época, e em descrições de viajantes que aqui aportaram para conhecer o Novo Mundo. Depois do século XVIII a urbanização das cidades requer a intervenção médica nas questões de higiene e saúde, e gradativamente muda a concepção de criança, primeiro na Europa, depois no Brasil, chegando o século XIX com médicos preocupados com a questão da mortalidade infantil e com os cuidados que se deveria ter com a criança, negligenciada até então. É no século XIX que se inicia a institucionalização dos saberes médicos e psicológicos aplicados à infância e é quando podemos obter mais registros sobre que cuidados eram reservados à criança.
2022-12-06T15:50:15Z
Ribeiro,Paulo Rennes Marçal
Conceito mente e corpo através da História
Este artigo enfoca a evolução dos conceitos de saúde/doença, bem como a dicotomia mente/corpo através de uma breve revisão histórica. Aborda desde o conceito mágico de doença, passando pelo período grego clássico, pela visão medieval e renascentista e a evolução destes construtos com raízes na psicanálise até a psiconeuroimunologia.
2022-12-06T15:50:15Z
Castro,Maria da Graça de Andrade,Tânia M. Ramos Muller,Marisa C.
Algumas considerações sobre o uso do diagnóstico classificatório nas abordagens comportamental, cognitiva e sistêmica
O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso do diagnóstico classificatório nas abordagens comportamental, cognitiva e sistêmica. Dados da literatura mostram que, na primeira, o uso de sistemas classificatórios é restrito e considerado irrelevante para uma análise funcional do comportamento. Na segunda, não há restrições quanto ao uso de sistemas classificatórios, o que a aproxima mais do modelo médico. Na terceira, o diagnóstico é visto como um processo em evolução contínua. Atualmente pode-se concluir que mudanças paradigmáticas no campo da psicologia vêm reformulando as noções de saúde/doença, com reflexos frutíferos para o diagnóstico psicológico.
2022-12-06T15:50:15Z
Lopes,Ederaldo José Lopes,Renata Ferrarez Fernandes Lobato,Gledson Régis