RCAAP Repository

Estratégias de produção de si e de biotecnologias

Este artigo problematiza a relação das biotecnologias com a produção de subjetividades na contemporaneidade, colocando em discussão a naturalização da evolução da espécie humana e da ciência que objetiva tomar as biotecnologias como um exemplo de progresso da humanidade neste momento atual da sociedade. Entendem-se as biotecnologias como condições de existência no contemporâneo e como biopolíticas que forjam modos de subjetivação, produzem sujeitos-forma, e não substância, em decorrência de atitudes experimentais que as transformam em uma condição humana. Diante disso, visa-se a tomar essa objetivação das biotecnologias e pensá-la como modos de viver constituídos no campo da saúde por meio de estratégias de produção de si, ou seja, de formas de subjetivação. Para isso, parte-se das concepções foucaultianas de poder, discurso, regimes de verdade e tecnologias de si, articuladas, principalmente, pelos debates de Bauman sobre a sociedade contemporânea e a discussão de Rose em relação às biotecnologias e governo do eu.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Bernardes,Anita Guazzelli Guareschi,Neuza

Percepção dos ambientalistas por universitários: uma análise semântica

Objetiva-se conhecer as redes de significados (redes semânticas) do conceito de Ambientalista. Participaram 325 universitários das ciências humanas (49%), tecnológicas (29%) e biológicas (22%). Desse total, 182 sujeitos (56%) eram do sexo masculino e 143 (44%) do sexo feminino. A faixa etária variou de 17 a 49 anos (M = 24 anos, DP = 5,73). Utilizou-se um instrumento com a palavra-estímulo "Ambientalista" e dados sociodemográficos, para o qual os estudantes deveriam eleger 10 palavras associadas. Os dados foram analisados pela técnica de redes semânticas. Para os universitários, os ambientalistas foram definidos majoritariamente como "defensores" (distância semântica quantitativa = 100%), "ativistas" (80%) e "preservadores" (77%). Palavras de conotação negativa utilizadas foram "radicais" (73%), "chatos" (61%) e "utópicos" (61%). A compreensão de como esses atores sociais são percebidos pela sociedade pode contribuir para redirecionar ações e estratégias do terceiro setor ou de indivíduos ou grupos ambientalistas, como também ampliar sua eficácia junto à opinião pública.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Moreira,Eduardo Figueiredo Araújo,Ludgleydson Fernandes de Pimentel,Carlos Eduardo

Indicadores psicossociais relacionados a acidentes de trânsito envolvendo motoristas de ônibus

O objetivo do estudo foi identificar condições relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo motoristas do transporte coletivo. Participaram 457 motoristas, todos do sexo masculino e empregados de companhias de ônibus de Natal, RN. O questionário empregado continha questões sobre atuação profissional, tais como: situações potencialmente preocupantes, efeitos das políticas das organizações empregadoras e características sociodemográficas, além do Inventário Zimbardo de Perspectiva Temporal e da Escala de Sonolência Epworth. As variáveis mais bem associadas ao envolvimento em acidentes foram: horas extras, trabalho em férias, emissão de atestados médicos, reclamações de passageiros, sonolência diurna excessiva e preocupação com: sono, dirigir atrasado e problemas familiares. A perspectiva temporal de presente não mostrou relação com envolvimento em acidentes. Conclui-se que o envolvimento de motoristas de ônibus em acidentes de trânsito pode ser evitado, ou ao menos diminuído, por meio de melhoria daquelas condições de trabalho e de políticas públicas de saúde e segurança pública.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Oliveira,Andréa Carla Ferreira de Pinheiro,José Q.

Alterações de estados de ânimo presentes em atletas de voleibol, avaliados em fases do campeonato

O objetivo desta pesquisa foi avaliar as alterações de estados de ânimo em atletas de voleibol em função do sexo dos participantes e das fases da competição. Treze atletas do grupo feminino e 11 do grupo masculino preencheram a Lista de Estados de Ânimo Presentes, nos jogos da semifinal e final do campeonato. Os resultados descrevem um perfil comum para os dois grupos, independentemente da fase do campeonato, entretanto, o gênero feminino mostrou uma maior percepção em avaliar os estados de ânimo e um maior número de locuções. As locuções que apresentaram diferenças significativas no fator jogo mostram que a importância do jogo e a incerteza do resultado podem alterar estados de ânimo do atleta.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Bueno,José Lino Oliveira Di Bonifácio,Marco Antonio

Estudo sobre a dimensionalidade do teste R1 - Forma B

O presente estudo objetivou utilizar o modelo de Rasch para analisar a possibilidade de unidimensionalidade do teste R1-Forma B, por meio da análise dos resíduos por componentes principais. Para tanto, foram investigados 745 estudantes que freqüentavam um curso para jovens e adultos, caracterizando pessoas com defasagem na escolaridade ou em fase de escolarização tardia. Desses, 50,3% eram do sexo feminino e 48,3% do masculino, com idade variando entre 15 e 75 anos. Os resultados sugeriram, entre outros aspectos, que o Teste R1 não é unidimensional e que apenas uma pontuação global no teste não é suficiente para descrever as condutas cognitivas usadas para resolvê-lo. No entanto, a análise dos fatores 1 e 2 indicaram unidimensionalidade para ambos. Sugere-se que novos estudos sejam realizados com amostras diferentes, a fim de que sejam ampliadas as investigações aqui propostas.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Sisto,Fermino Fernandes Santos,Acácia Aparecida Angeli dos Noronha,Ana Paula Porto

Escalas de exploração vocacional (EEV) para universitários

O comportamento exploratório tem sido descrito na literatura como um aspecto fundamental do desenvolvimento de uma carreira ao longo do ciclo vital. O objetivo deste estudo foi criar um instrumento para avaliar as duas dimensões principais do comportamento exploratório vocacional (exploração de si mesmo e exploração do ambiente) em universitários. O instrumento foi aplicado a 384 universitários com idade média de 21,7 anos, dos quais 65% eram mulheres. Análises dos componentes principais permitiram identificar as duas dimensões postuladas, demonstrando validade do construto. Os índices de consistência interna observados (0,85 e 0,89) também foram satisfatórios. Não houve diferenças de sexo para exploração de si e do ambiente. Estudantes em fim de curso apresentaram níveis mais elevados de exploração do ambiente do que os de início de curso. Embora ainda sejam necessários estudos complementares, os resultados desta pesquisa indicam que este instrumento construído apresenta evidências iniciais de validade e fidedignidade.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Teixeira,Marco Antônio Pereira Bardagi,Marúcia Patta Hutz,Claudio Simon

Psicologia MacroCultural

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Witter,Geraldina Porto

Novos rumos e percursos para a história da Psicologia

No summary/description provided

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Rocha,Marisa Lopes da

A análise psicossocial do jovem delinqüente: uma revisão da literatura

A assiduidade e generalização do discurso social confirmam a exacerbação crescente do número de transgressões cometidas por jovens, classificadas como Delinqüência Juvenil. Delineou-se como objectivos: investigar a produção científica em periódicos indexados nas bases de dados Medline, Lilacs e PsycINFO, sobre o conceito de delinqüência juvenil, no período de 1995-2005, e analisar as questões relacionadas com o âmago deste fenômeno, visto à luz das interpretações sociológicas e psicológicas. Foram identificados 30 artigos, dos quais foram selecionados 23 e foram localizados 20. A análise da literatura, permite discriminar os comportamentos delinqüentes normativos dos patológicos, analisando-os segundo os modelos de controle social, da identidade/subcultura e da teoria psicanalítica. Reforça-se a necessidade de intervenção profiláctica primária, partindo do reconhecimento de fatores de risco que tornam determinados grupos vulneráveis. E finalmente expõem-se algumas das principais estratégias de tratamento, abrindo espaço a propostas de investigação futura.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Laranjeira,Carlos António

Análise psicossocial do posicionamento de adolescentes com relação à violência policial

O objetivo deste trabalho foi investigar os posicionamentos de estudantes do ensino médio, residentes na periferia de Goiânia, com relação ao uso de ações extrajudiciais pela polícia objetivando resolver um crime. Partimos do pressuposto que essas tomadas de posição estariam ancoradas em sistemas de crenças e atitudes sociais que regulariam nossas relações cotidianas. Assim, utilizamos as crenças e atitudes relacionadas com os Direitos Humanos, com a Democracia e com o Autoritarismo para analisar essas ancoragens. Participaram deste estudo 140 estudantes do ensino médio de uma escola pública da periferia de Goiânia. Os resultados demonstram a importância das atitudes e crenças com relação aos Direitos Humanos e à Democracia para a posição com relação às ações extrajudiciais. Esses resultados são discutidos ressaltando-se a importância de uma educação onde esses valores sejam incluídos.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Torres,Ana Raquel Rosas Faria,Margareth Regina G. Veríssimo de Guimarães,Juliany Gonçalves Martignoni,Thalita Vargas Leite

Uma análise semiótico-sistêmica de diferentes ecologias desenvolvimentais da juventude

Este estudo se propôs a descrever e analisar diferentes contextos da juventude em Salvador: uma escola pública, um projeto Social (ONG) e um Centro de atendimento sócio-educativo para adolescentes em conflito com a lei, quanto (a) às possibilidades de participação, (b) aos mecanismos de inclusão oferecidos/construídos e (c) aos posicionamentos atribuídos/assumidos pelos jovens. Foram entrevistados coordenadores e educadores e realizados grupos focais com 7 a 16 adolescentes. Cada contexto foi analisado a partir da noção de redes de significações onde os sujeitos co-constroem sentidos e posicionamentos. Os contextos foram descritos, metaforicamente, como Rede Continente; Rede Vazada e Rede Aprisionadora e apontaram para diferentes formas de inserção e níveis de participação. Os níveis de permeabilidade dos contextos se constituem numa instância mediadora que realiza e ativa o processo de inclusão-exclusão social. Observou-se uma demanda dos jovens pela ampliação das oportunidades de inserção e de participação social e política, considerando-se suas desigualdades.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Iriart,Mirela Figueiredo Santos Bastos,Ana Cecília de Sousa

Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros

A família tem passado por inúmeras transformações nas últimas décadas, sendo, portanto, passível de vários tipos de arranjos na atualidade. Entretanto, as funções básicas desempenhadas pela instituição familiar no decorrer do processo de desenvolvimento psicológico de seus membros permanecem as mesmas. Frente a esta realidade, a adolescência e as relações familiares nesta etapa do ciclo vital têm sido foco de numerosos estudos. Esta investigação objetivou apresentar uma sistematização dos resultados obtidos através de um estudo bibliográfico envolvendo os descritores: família e adolescência. A literatura consultada salienta que as transformações ocorridas na sociedade, na estrutura familiar e na forma como os pais foram educados provocaram dificuldades referentes à educação dos filhos, principalmente na adolescência. Além disso, a iniciação sexual precoce e o problema da drogadição têm preocupado os pais. Conclui-se pela necessidade de mais investigações referentes à questão familiar na adolescência, que focalizem temas como sexualidade e abuso de substâncias psicoativas.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Pratta,Elisângela Maria Machado Santos,Manoel Antonio dos

A depressão na adolescência

O presente trabalho relata o fenômeno da depressão na adolescência resgatando uma visão de psicopatologia que discute a teoria psicanalítica e a psiquiatria biológica. Nesta faz-se uso do termo depressão e da promessa de cura através dos ajustes dos déficits neuro-hormonais que as medicações se propõem a compensar. A psicanálise promove uma diferenciação entre os termos depressão e melancolia, e correlaciona o conceito de depressão com os lutos pela perda da estrutura infantil. Finalmente, consideram-se quatro aspectos na caracterização do conceito de depressão na adolescência: (1) nem toda manifestação de tristeza ou alteração no comportamento é uma manifestação patológica; (2) é constitutiva do psiquismo e da estruturação do sujeito; (3) funciona como uma defesa do psiquismo, visando proteger o humano; e (4) deve ser concebida como um luto, no sentido psicanalítico do termo que, após um lapso de tempo, necessita ser superado e a libido reinvestida em outros objetos.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Monteiro,Kátia Cristine Cavalcante Lage,Ana Maria Vieira

O consumo de maconha na adolescência e as conseqüências nas funções cognitivas

Este estudo objetiva comparar o desempenho nas funções cognitivas de 30 usuários de maconha e de 30 não usuários. Os instrumentos usados foram uma entrevista estruturada; Screening Cognitivo (WISC-III e WAIS-III); WCST e Figuras Complexas de Rey. A amostra foi de 60 adolescentes, idades entre 14 e 17 anos, e escolaridade mínima de 5ª série do Ensino Fundamental. Observou-se que houve diferença estatisticamente significativa no desempenho dos dois grupos em todos os testes neuropsicológicos aplicados; no subteste Código e no WCST, o grupo de usuários denotou desempenho mais prejudicado. Concluiu-se que a maconha pode afetar funções cognitivas de adolescentes usuários.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Rigoni,Maisa dos Santos Oliveira,Margareth da Silva Moraes,João Feliz Duarte de Zambom,Luis Fernando

Concepção pragmática e científica dos adolescentes sobre a AIDS

Os objetivos deste trabalho são diagnosticar a estrutura da representação social da aids de adolescentes, e examinar a relação desta representação com o conhecimento científico sobre a aids. Participaram 262 estudantes do ensino médio da rede pública de Florianópolis. Utilizou-se um questionário auto-aplicado, um teste de evocação livre e um teste de conhecimento científico sobre o HIV/Aids. Realizaram-se análises estruturais empregando os programas informáticos Evocation e Similitude 2000. Os dados evidenciaram que a representação da aids é composta pelos elementos centrais: doença, morte, medo, sofrimento e preconceito, elementos já constatados por estudos anteriores; acrescidos de dois novos elementos: prevenção e responsabilidade. Mais da metade dos alunos (55%) não foi considerada cientificamente bem informada sobre o HIV/Aids. Pode-se verificar o poder da prevenção da aids, caracteristicamente pragmática, na mentalidade destes alunos, na medida em que eles enfatizam a dimensão afetiva da representação, em detrimento do conhecimento biomédico e científico da doença.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Camargo,Brigido Vizeu Barbará,Andréa Bertoldo,Raquel Bohn

Adolescência, sexualidade e mídia: uma breve revisão da literatura nacional e internacional

Este trabalho teve como objetivo identificar a produção existente acerca dos temas adolescência, sexualidade e mídia. Para tanto foram realizados levantamentos em bases de dados internacionais e nacionais, utilizando termos descritores relacionados ao assunto. Nas referências encontradas foram identificados os temas mais investigados por seus autores, estando entre eles: papel informativo da mídia, o conteúdo sexual veiculado pela mídia, sua influência na sexualidade do adolescente e relação entre mídia e a preservação do paradigma dominante. Os veículos midiáticos mais explorados nos estudos são a televisão e as revistas. Foi possível também identificar autores de relevância, tanto no âmbito nacional quanto internacional, bem como livros e periódicos de referência na área. Constatou-se a exígua produção acerca desta temática, principalmente quando comparado ao número de trabalhos abordando os temas adolescência e sexualidade, em especial em âmbito nacional.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Miguel,Raquel de Barros Pinto Toneli,Maria Juracy Filgueiras

Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais

Participaram do estudo 180 adolescentes (90M e 90F) com idades variando entre 15 e 17 anos, alunos do ensino médio, pertencentes a diferentes classes sociais. Foram comparados gêneros e classes sócio-econômicas a respeito dos valores de beleza e de inteligência que adolescentes atribuem a si próprios e, numa situação hipotética e de forma mutuamente exclusiva, qual desses atributos foram mais valorizados para si mesmos e para possíveis parceiros. Os resultados mostraram que os rapazes de classe alta atribuíram-se maiores notas de inteligência. Adolescentes de ambos sexos pertencentes à classe baixa gostariam de possuir um maior nível de inteligência em detrimento da beleza, enquanto que adolescentes de classe alta preferem o equilíbrio entre beleza e inteligência. As moças valorizam mais a inteligência em seus parceiros que os rapazes, os quais valorizam mais a beleza em suas parceiras.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Gomes,Gizelle Regina Caramaschi,Sandro

O bebê imaginado na gestação: aspectos teóricos e empíricos

Com base na literatura, discute-se neste artigo a construção do bebê imaginado feita pela mãe durante a gestação. São apresentados relatos de quatro gestantes que no início do estudo se encontravam no terceiro trimestre gestacional. Elas foram entrevistadas, no final da gestação e no terceiro e oitavo mês de vida do bebê. Nestas entrevistas abordavam-se os sentimentos e expectativas sobre a maternidade e sobre o bebê. A partir da teorização psicanalítica analisaram-se os relatos das gestantes sobre o bebê imaginado no qual a mãe investe a sua libido no intuito de constituir espaço subjetivo para receber o bebê da realidade. A partir deste estudo sugere-se que o bebê imaginado tem um importante impacto para a futura interação mãe-bebê.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ferrari,Andrea Gabriela Piccinini,Cesar A. Lopes,Rita Sobreira

Um estudo do nicho de desenvolvimento de um grupo de crianças em uma comunidade rural

Este trabalho adota uma perspectiva de desenvolvimento situado no contexto, empregando a noção de nicho de desenvolvimento, definido a partir de três subsistemas: ambiente físico e social, práticas de cuidado e psicologia dos cuidadores. Seu objetivo foi investigar as idéias e práticas de um grupo de mães e o ambiente físico e social que elas propiciam a seus filhos, em uma comunidade rural do Estado do Rio de Janeiro. Seis mães foram observadas com seus bebês em suas casas, e preencheram um inventário específico. A idade das mães variou de 19 a 32 anos e seu nível educacional de fundamental a médio. Os bebês tinham entre 1 e 21 meses. Em geral, os resultados sugerem, como previsto pelo modelo, uma interação entre os componentes do nicho. Explicitam, também, concepções de maternidade e desenvolvimento reveladas pelos membros dessa comunidade, e permitem considerações sobre o nicho de desenvolvimento das crianças estudadas.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Ruela,Sanya Franco Moura,Maria Lucia Seidl de

A relação entre a brincadeira de faz-de conta e o desenvolvimento de habilidades na aquisição de uma teoria da mente

Neste artigo estuda-se a relação entre algumas operações básicas no desenvolvimento de uma teoria da mente, como ferramenta de interação, e habilidades que baseiam a brincadeira de faz-de-conta. Entende-se por teoria da mente o conjunto de habilidades que permitem à criança compreender, fazer referências e considerar estados mentais próprios e dos outros e diferenciá-los, operando socialmente a partir desta compreensão. Por brincadeira de faz-de-conta entende-se um setting de ação lúdica em que a criança opera num domínio imaginário, que não se limita nem corresponde à realidade concreta. Com base em alguns pressupostos já abordados na literatura sobre a relação entre o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas e a aquisição uma teoria da mente, discute-se a observação e analise de uma interação comunicativa entre uma criança (3,9 anos) e sua mãe. Evidencia-se que os jogos de faz-de-conta constituem-se como setting para a flexibilização do pensamento e surgimento de habilidades primordiais no desenvolvimento de uma teoria da mente.

Year

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Alves,Ana Claudia da Silva Dias,Maria das Graças Bompastor Borges Sobral,Avany Bernardino Corrêa