RCAAP Repository
VERA DUARTE: ENTRE CENAS SOCIOCULTURAIS E PAIXÕES LITERÁRIAS
A dicção poética da escritora Vera Duarte, indubitavelmente, desenha-se como um vetor pulsante e dinâmico da cena artístico-cultural contemporânea de Cabo-Verde, no tocante a sua contribuição para o fortalecimento da identidade cultural e da tradição literária desse país. Diante disso, este texto tem como objetivos sinalizar alguns entrecruzamentos culturais e literários e tecer leituras interpretativas sobre recorrências de amor e solidão como experiências e contingências da existência humana e da vida em relações em Amanhã amadrugada (1993) e O arquipélago da paixão (2001).
2018
Santiago, Ana Rita
A MULHER CABO-VERDIANA NA LITERATURA: POSSÍVEIS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO
O presente trabalho se baseia na obra Mornas eram as noites (2002), da cabo-verdiana Dina Salústio, com foco nas questões que tangem à mulher e suas possíveis representações. Como parte de uma abordagem de caráter sociológico, tendo em vista o uso da teoria formada por Elódia Xavier em Que corpo é esse? (2007), o viés para análise dos contos “Foram as dores que o mataram” e “Álcool na noite” é direcionado para o corpo feminino. Nesse sentido, a literatura de Dina Salústio, além de dialogar com uma corrente de escritores cabo-verdianos anticoloniais, traz para seus contos os problemas, mas também alternativas de superação de questões ainda presentes na contemporaneidade. Como recurso teórico-metodológico, fizemos uso das contribuições teóricas de Maria Aparecida Santilli (1985) e Manuel Ferreira (1977), bem como de Benjamin Abdala Júnior (2008) e Simone Caputo Gomes (2008).
2018
Côrtes, Daynara Lorena Aragão dos Santos, Isabela Batista Santos, Jeane de Cassia Nascimento
O NASCIMENTO DO ROMANCE CABO-VERDIANO
Este trabalho analisa o surgimento da literatura de longa ficção cabo-verdiana, bem como o processo de descolonização, ruptura e construção de identidade literária nacional por meio do romance Chiquinho (1947). Essa obra é pioneira em buscar no horizonte literário de Cabo Verde a verdadeira história, a autêntica cultura e os problemas sociais e reelaborá-los esteticamente. Para isso, laçaremos mão da filosofia estética de Gyorgy Lukács e dos conceitos relacionados ao engajamento literário e ao romance histórico. As reflexões sobre esse romance de Baltasar Lopes possibilitam perceber como a arte se alimenta da realidade, levando a inúmeros momentos de catarse e denunciando a mais precária forma de destruição do ser humano: a fome.
2018
de Miranda, Crisandeson Silva de Carvallho, José João
MARCAS PÓS-ESTRUTURALISTAS NO DISCURSO TEÓRICO SOBRE A TRADUÇÃO
Este artigo analisa o discurso teórico contemporâneo sobre a tradução literária, com o objetivo de identificar marcas pós-estruturalistas comuns a diferentes abordagens. O eixo central da discussão está no modo como a visão pós-estruturalista de linguagem, de sujeito e de realidade perpassa as diversas linhas teóricas da tradução nas últimas décadas, formando, a despeito de diferentes enfoques e agrupamentos teóricos, uma base comum dentro do campo dos Estudos da Tradução. Os exemplos de linhas teóricas, aqui contemplados, são: a tradução pelo viés desconstrucionista, do descritivismo, de uma política anti-etnocêntrica, de teorias feministas e do pós-colonialismo.
2018
Blume, Rosvitha Friesen
PROJETO NOVOS LETRAMENTOS – ALGUNS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERGIPE
Este artigo apresenta uma análise de experiências relativas às práticas de letramentos de docentes de inglês da rede pública do estado de Sergipe, sob as perspectivas das teorias dos novos letramentos e multiletramentos. Foram investigadas questões ligadas às metodologias por eles empregadas e sobre a relação entre o ensino de língua inglesa e aspectos globais/locais. O texto é resultado de investigação realizada durante um projeto sobre formação continuada de professores, o qual visava, dentre outros aspectos, contribuir para ampliar a visão de língua como um conjunto abstrato e fixo de regras para a compreensão também de sua natureza complexa, mutável e fluida, constituída por práticas sociais múltiplas de construção de sentidos. Dessa forma, trouxemos para as discussões aspectos culturais e sociais relacionados ao aprendizado de línguas, buscando problematizar a ideia de que o ensino de línguas na escola regular deva ter o foco central em aspectos estruturais.
2018
Zacchi, Vanderlei J. Nascimento, Ana Karina de Oliveira Façanha, Maria Amália Vargas
THE PLACE OF SPEECH IN THE GUIANAS LITERATURES
The literature produced in the Guianas, a region in the extreme north of South America is a literature marked by cultural and linguistic ethnic plurality, the thematization of social contradictions and the discourse on the marginalization of a region that became known as "Green Hell". Of little reverberation and almost no prestige outside the Guianas territory, the narratives that compose this space inscribed in the heterogeneity are populated by characters silenced historically, as enslaved women, prisoners, plantations workers, the "marrons", among others, but who speak, despite being intermediated by a writer, as representatives of cultures not valued and / or little known. In this sense, this article will discuss the literary production in the Guianas, notably the French Guiana and Suriname literature, addressing, more specifically, the way in which this literature questions the current literary paradigms and rescues the problematic of other voices whose legitimacy is continually put in question.
2018
Costa e Silva, Natali Fabiana da
QUARTO DE DESPEJO: ESCRITA E AUTORA MARGINALIZADAS
O presente estudo apresenta uma análise da obra Quarto de Despejo da escritora Carolina Maria de Jesus com o intuito de avaliar a construção do seu diário e, principalmente, a elaboração da sua escrita como uma representação identitária autoral autêntica. Para tanto, essa análise se fundamenta no conceito de voz autoral proposto por Alfred Alvarez, considerando o valor literário da escrita da autora de acordo com sua trajetória enquanto leitora e escritora no processo de construção da sua própria voz autoral, assim como nos pressupostos de Philippe Lejeune, que trata sobre o diário como uma forma de escrita autobiográfica. Embora a escrita de Carolina se distancie do padrão literário defendido pelo cânone, a expressividade da sua escrita e seu talento narrativo tem conquistado a atenção de muitos leitores ao longo do tempo.
2018
do Nascimento, Cleideni Alves Soares, Marly Catarina
DO SODOMITA AO HOMOAFETIVO: ESTEREÓTIPOS GAYS NA LITERATURA
O presente artigo pretendeu apontar os estereótipos e mitos usados para identificar os gays na literatura homoafetiva. A pesquisa foi de base bibliográfica, a partir da leitura de obras literárias brasileiras, produzidas do século XVII à atualidade e, em seus gêneros diversos e analisadas à luz do suporte teórico contido em Mott sobre as identidades gays, Figari, a vida gay no Rio de Janeiro e Trevisan, história e estereótipos dos gays no Brasil. Portanto, os estereótipos constituem-se como signos ideológicos e, nessa condição, carregam o tom jocoso que contribui para a simplificação e caricatura das identidades homoafetivas no tempo.
2018
Oliveira, Rubenil da Silva Simões, Maria do Perpétuo Socorro Galvão
A NARRATIVA DE VIAGEM NA OBRA DESMEDIDA, LUANDA-SÃO PAULO-SÃO FRANCISCO E VOLTA, DE RUY DUARTE DE CARVALHO
Ruy Duarte de Carvalho é um escritor contemporâneo que se configura com capacidade assinalável de construir uma narrativa de viagem. A mobilidade e a circularidade são constantes, na narrativa, temporalizando e reconfigurando os espaços (SILVESTRE, 2006). Auto-denimonando-se como um angolano à procura de paisagens e culturas desconhecidas, Ruy Duarte constroi um olhar voltado para si próprio, num processo constante de auto-reflexão (SIMONET, 2010). Pretende-se mostrar como o olhar analítico do autor se transforma em notas de viagem, numa escrita que pretende reflectir sobre Angola e o continente africano. Tendo em mente a centralidade de Luanda, na obra, o narrador percorre caminhos do sertão brasileiro e das ruas agitadas de São Paulo, revendo aspectos históricos e literários de ambos os países. A viagem no texto e a viagem do texto sobrepõem-se e confundem-se, mantendo entre elas uma relação constante mas sempre ambígua, devido ao carácter de uma escrita que se configura como o lugar através do qual o sujeito se reune com os outros seres humanos (SIMONET, 2010).
2018
Santos, Fernanda
EDUCAÇÃO E (COM)UNICAÇÃO “NA SOCIEDADE INDIVIDUAL”
Este ensaio objetiva analisar o papel da Educação na perspectiva da melhoria da condição humana, como prática que ultrapassa os muros da escola, percebendo o ser humano como ser relacional, que se comunica e constrói laços com o outro. A fonte de pesquisa foi bibliográfica. Os principais autores que fundamentaram este trabalho foram: Sujomlinsk, Castillo, Saviani, Wolton, Freire, Arendt, Romão, Aretio e Corbella, dentre outros. A pertinência deste estudo está na possibilidade de pensar a Educação como relação entre seres humanos, através do conhecimento de si e do outro.
2018
Oliveira, Sandra Mara Vieira Romão, Eliana Sampaio
O MÉTODO LANCASTERIANO NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DE UMA POLÍTICA LINGUÍSITCA OITOCENTISTA
Neste texto, assumimos a implantação do método lancasteriano, através das suas aulas de gramática, como uma política linguística do Estado imperial brasileiro e buscamos estabelecer um diálogo com a noção de dispositivo, desenvolvida por Foucault (2009), em uma tentativa de contextualizar o método lancasteriano com um conjunto de outras políticas linguísticas coordenadas pelo Estado brasileiro: discursos em prol do fortalecimento do português em relação às línguas indígenas e africanas e a construção de gramáticas e dicionários da língua portuguesa, além de outras ações que gravitaram em torno das práticas educacionais de formação de professores para implantar este método no Brasil.
2018
Abreu, Ricardo Nascimento
REFERENCING AND HUMOR IN PORTUGUESE LANGUAGE EDUCATION
In this article, we discuss how some referencing strategies, especially direct anaphora, collaborate in the construction of sense of humor in the chronicles of Luiz Fernando Verissimo. We analyze the chronicle "Enemies", showing the role of direct anaphora, and we discuss how this analysis can be useful in Portuguese language teaching, as Verissimo texts are often included in several textbooks. Keywords: Referencing. Chronicle. Humor. Language teaching.
2019
dos Santos, Leonor Werneck Andrade, Fernanda
ASPECTS OF THE HISTORY OF TEACHING OF LITERATURE IN THE BRAZILIAN ACADEMIC JOURNALS
We present some results of the mapping of articles that deal with the tendencies of literature teaching in the journals Educação e pesquisa and Leitura: teoria e prática since 1997 untill 2016. We established categories to locate these trends and theoreticians with more recurrence in these categories. We use a qualitative approach through Document Analysis. We have a predominance of publications on the subject in the Brazilian Southeast and Foreign country; and smaller number in the Center West and South of Brazil. Finally, we visualize tendencies in the movements of those fields, reffers to teaching of literature and teacher education. Keywords: Teacher education. Literature teaching. Field education. Academic magazines.
2019
Annibal, Sérgio Fabiano da Silva, Gabriel Bosco Vaz
LITERARY READER TRAINING IN CHILD EDUCATION: READING FABLES
This article aims to present to the readers a discussion and consequently a proposal on the teaching of literary reading in early childhood education. We methodologically organize the discussion in two sessions, namely: The first discusses, based on psychodrama, the value of the spontaneity of children in the conduction of the work. And in the second session we present a proposal of reading with fables, having as didactic the devices interchangeable readers. Thus, as reinforcement to the discussion, the article emphasizes the professionalization of the reader lecturer in the production of reading activities for classes of early childhood education. Keywords: Reading. Childhood. Professionalization.
2019
da Cruz, Maria de Fátima Berenice
THE PLACE OF CORDEL LITERATURE IN THE TEXTBOOK: REFLECTIONS AND ANALYSIS
The present work aims to reflect on the space reserved to the cordel literature in textbooks by analysing part of a unit from the book Português Linguagens, by William Cereja and Thereza Cochar Magalhães, relating such an approach to reading and writing practices. For this, we adopted the socio-interactionist perspective of language based on Bakhtin (2003); linguistics and discursives considerations of Fiorin (2002) and Orlandi (2012); Pfeiffer (2003) and Serrani (2005) about reading, writing and language teaching. In addition, some of the propositions of Marinho and Pinheiro (2012) are presented on the work of cordel literature in the classroom and a critical study by Luciano (2012) about this literature. Finally, we observed how the cordel literature is placed in a secondary role in the analyzed textbook, thus pointing to a devaluation of this literature and its culture in the teaching of Portuguese Language. Keywords: Cordel literature. Classroom environment. Textbook.
2019
Mariano, Márcia Regina Curado Pereira dos Santos, Francisca Amanda
LEITURA LITERÁRIA E LETRAMENTO SEMIÓTICO NA SALA DE AULA
O presente artigo intitulado Leitura literária e letramento semiótico na sala de aula aborda sobre a leitura de textos literários e de textos semióticos na sala de aula. Neste diálogo, discutimos também sobre a importância dessas modalidades textuais no processo de formação crítica e reflexiva do leitor contemporâneo. Assim, o texto pauta uma discussão em um diálogo teórico entre leitura literária e letramento semiótico e suas contribuições no processo de formação leitora de estudantes na sala de aula para uma aprendizagem significativa. Nesse viés, buscamos traçar uma abordagem sobre o trabalho com os textos verbais e não verbais no contexto escolar, abordando sobre o importante papel da escola para o desenvolvimento da leitura literária e semiótica na sala de aula. Para embasar da escrita, apropriamo-nos dos fundamentos da teoria literária e letramento semiótico, como Catto (2013), Cruz (2012), Aguiar (2006), Rojo (2012). No processo de discussão da teoria e seus fundamentos, tendo como base experiências de oficinas com textos literários e semióticos na sala de aula, percebemos que esse tipo de prática pedagógica se constitui em ferramenta poderosa que pode despertar o gosto pela leitura literária e, consequentemente, contribuirá para formação de leitores. Palavras-chave: Leitura literária. Letramento semiótico. Sala de aula.
2019
Pereira, Aurea da Silva Gomes, Jussara Figueiredo
GENDER READINGS AND DISCUSSIONA AT SCHOOL
We present a work experience with the theme of gender in a public school of Basic Education, in Irecê, interior of Bahia. Initially, we bring a theoretical topic in which we explore gender problems that persist in classrooms and school corridors; we show alternatives for such questions to be resolved and we anchor our discussion in authors such as Joan Scott, Guacira Louro Maria and Jane Felipe, considering gender as a necessary and useful category for analysis in school programs. Next, we present the development of activities and justify the need to discuss gender in school, in the face of cases of machismo that are still occurring in school and in the places where students live. Keywords: Education. Genre. Women.
BRAZIL SEEN FROM EXILE IN THE NOVEL STELLA MANHATTAN, BY SILVIANO SANTIAGO
We seek, in this article, to perceive the peculiarity of the external vision derived from the experience of exile, from the characters of the novel "Stella Manhattan", by Silviano Santiago. In order to do so, we resorted to the problematization of the relation between literature and nationality and to the discussion about mourning, exile and colonial stereotypes to understand the images of Brazil projected in the novel. Keywords: Literature. Exile. Silviano Santiago. Stella Manhattan.
THE SUSPICIOUS NARRATOR OF O CONQUISTADOR OF ALMEIDA FARIA
This article deals with the subject of the narrator in Almeida Faria 's novel The Conqueror, trying to analyze how the narrator positions himself in the novel and, consequently, how he conceives the world and things, from his privileged view of the real. With his homodiegetic narrator, the author seeks to criticize the fixation of Portuguese by one of Porftugal1s greatest myths, that of D. Sebastião. Keywords: Character. Narrator. Homodiegetic. D. Sebastião.