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A MAGIA DA LEITURA: DESPERTANDO SONHOS
Este artigo versa sobre o papel preponderante desempenhado pelo espaço da biblioteca escolar no processo de incentivo à leitura na Educação Básica e aponta possibilidades para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, os quais possam instigar o estudante a mergulhar no universo mágico da leitura literária. Objetiva, dessa forma, promover a aquisição de habilidades leitoras imprescindíveis para a formação do leitor crítico, capaz de interagir em diferentes contextos socioculturais. Reformula, assim, o ato de construção do aprendizado em torno do letramento literário, em que o professor atua como mediador do conhecimento ao despertar no discente o gosto pela leitura.
2017
Vieira, Fábia Magali Santos Freire, Jeswesley Mendes Silva, Zenilda Rodrigues
ÁGUA MÃE E IMAGINÁRIO NA TERRA PANTANEIRA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O presente trabalho tem como proposta realizar um estudo que aproxime o estudo das narrativas com as descobertas feitas pela ciência no Pantanal. Diante disso, visamos situar a lenda sob a ótica da Educação Ambiental, colocando em discussão a interdisciplinaridade que decorre de sua apreciação. Assim, um incentivo à consciência ambiental para a compreensão e preservação. Com este propósito, o objetivo de estudar o imaginário, tendo Bachelart (2002, 2003) como apoio teórico,está no mesmo veio das investigações sobre Educação Ambiental que leva à chegada a uma mesma foz que também se mistura e se abre para novas inquietações.
2017
Azevedo, Lucy Ferreira Garcia, Dolores Aparecida
ESTRANGEIROS E CLANDESTINOS EM OS PASSOS EM VOLTA DE HERBERTO HELDER
Figura fundadora da poesia do poeta português Herberto Helder, o estrangeiro que atravessa o livro em prosa Os Passos em Volta deve ser lido tanto como personagem que atravessa textos de iniciação como personagem histórico, refletindo a emigração portuguesa das décadas de 50 e 60. O artigo analisa esta figura tentando definir esta figura como desprovida de sentido e também como símbolo do excesso de sentidos.
2017
Rodrigues, Daniel
HOW WRETCHED ARE OUR SEX”: MAPPING GENDER IN APHRA BEHN'S “THE NUN”
ABSTRACT: This paper begins by studying the confinement to which the protagonist is subjected, both in literal terms and in a more psychological sense. Secondly, it tackles the gender issues that are palpable throughout the work, both in the way the two sexes are presented in writing as well as in their interactions. Thirdly, it analyses Aphra Behn's defence of the female sex in The Nun as well as the gender equality that she evidently advocates. Ultimately, the recipient learns that the central character was only able to escape from her confinement by transgressing the social and familial rules in place, as can be seen in her attempt to free herself from the tyrannical rule of her father, and later in her sudden entry and subsequent fleeting departure from the convent. Despite being included in the title of the text, the convent has an ironic, even parodic function: the intention is to illustrate the reality of the situation for the majority of women in the author's day, as well as hinting at the social change which she so longs for.
2017
Torralbo-Caballero, Juan de Dios
PROPOSIÇÃO, ANACRONISMO E INVENTIVIDADE EM STELLA LEONARDOS
Estudo da presença da proposição épica nos poemas épicos de Stella Leonardos, à luz da teoria de Luzzi (2009) e Aravamudan (2001) sobre o anacronismo e de formulações próprias sobre a proposição como categoria estruturante do gênero épico (RAMALHO, 2013), com o objetivo de realçar a inventividade da autora ao inserir em suas proposições novos registros linguísticos ora de valor semântico metafórico ora de cunho popular ora ambos. As obras abordadas são: Romanceiro de Anita e Garibaldi (1977), Romanceiro do Bequimão (1979), Cancioneiro de São Luís (1981), Romanceiro de Delfina (1994) e Romanceiro do Contestado (1996).
2017
Ramalho, Christina
O FRACASSO FAMILIAR NO ROMANCE CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
Este artigo é uma proposta de análise crítica da representação familiar presente no romance Ciranda de Pedra [1954], da escritora Lygia Fagundes Telles. Nosso interesse recai em explorar vínculos parentais marcados por crises, culpas e situações trágicas que negam a ideia da família feliz, perseguida pela protagonista, Virginia, busca quase sempre fadada ao fracasso, uma vez que é recorrente a impressão de personagens tentando salvar suas famílias das ameaças da fragmentação, das decadências afetiva e financeira, situação que, no caso de Ciranda de Pedra, é reforçada pelo fato de Virginia ser filha de Laura com outro homem; “fato” que provoca rejeição familiar.
2017
de Lucena, Suênio Campos
DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA: A MULHER NA NARRATIVA DE JOSÉ SARAMAGO
A proposta deste estudo é analisar, por meio da obra O conto da ilha desconhecida, de José Saramago, a representação da mulher na interface entre Literatura e História. Em sua implicação metodológica, o estudo utilizou-se da semiótica de orientação francesa, na perspectiva de Greimas, como proposta para a investigação. Os resultados obtidos consideraram a ficção como fonte inesgotável para a pesquisa interdisciplinar e reiteram que o autor desconstrói os estereótipos forjados para o feminino.
2017
Campos, Paulo Fernando de Souza Baseio, Maria Auxiliadora Fontana Moriconi, Angelica
IDENTIDADE E ALTERIDADE EM AMADEUS, DE PETER SHAFFER
Tendo como referencial a concepção de Bakhtin sobre linguagem e sobre a natureza social e dialógica da experiência humana, além das concepções de identidade e alteridade proveniente dos Estudos Culturais, sobretudo as ideias de Stuart Hall, este trabalho oferece uma análise da peça teatral Amadeus, de Peter Shaffer. O foco deste estudo é a construção da identidade no contexto da obra de arte. A análise está dividida em três partes que correspondem às relações estabelecidas pela personagem principal, Salieri. A pesquisa confirmou que os artefatos artístico-culturais são locais privilegiados para a apresentação e problematização dos processos de construção identitária.
2017
Cabral, Gladir da Silva da Cunha, Suélem
A CONCEPÇÃO MONSTRUOSA E IMAGETICA DE MAURICE SENDAK
Este estudo propõe explorar a construção simbólica e imagética presentes nos monstros concebidos por Maurice Sendak no seu livro Onde vivem os monstros (2009). Conforme essa perspectiva, podemos verificar nesta obra inteiramente infantil um diálogo com os monstros clássicos de nossa história da imagem e nossas familiares concepções mitológicas. Junto da expressão do selvagem, que demarca o espaço onírico e imaginário da aventura do menino Max, há uma jornada do “eu” assim como a fuga para dentro desse espaço subjetivo, necessário para lidar com seus sentimentos intensos de ira, voracidade e com os medos mais profundos que povoam a infância como. Desenvolvimentos teóricos, principalmente, apoiados nos estudos de Bruno Bettelheim (1980), Marie-Louise Von Franz (1985) e John Cech (1995).
2017
Fernandes, Caroline A. S.
ENTRECRUZAMENTOS DA HISTÓRIA/FICÇÃO EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ: SENTIDOS E SABERES DE RESISTÊNCIA
Neste trabalho, analisa-se o romance O alegre canto da perdiz (2008), de Paulina Chiziane, visando-se reconhecer como são problematizadas e contestadas certas formas de dominação política, econômica e cultural. Especificamente, a partir do debate/embate empreendido na e pela literatura moçambicana, aqui representada pela narrativa literária selecionada como corpus da investigação, são estabelecidas relações entre o discurso histórico e o ficcional, enfatizando-se as contribuições críticas das teorias pós-coloniais no âmbito dos estudos literários.
2017
Tigre, Maiane Pires Rodrigues, Inara de Oliveira
Expediente, Ficha Catalográfica e Sumário
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2017
Sumário, Expediente Ficha Catalográfica
Apresentação
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2017
de Azevedo, Isabel Cristina Michelan Gomes, Carlos Magno
MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL
A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos digitais, em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos pautamos nas questões dos Letramentos e da Tecnologia Digital e estabelecemos categorias de análise a partir das atividades de leitura propostas nos LDLP. O impacto das novas tecnologias na linguagem ocasionou transformações na leitura entendida na sua forma tradicional. Diante disso, os alunos demandam da escola, na figura dos professores, uma participação ativa no meio digital, pois o surgimento de textos híbridos, que associam imagens, ícones e sons, demonstra que as práticas de leitura são outras. Os resultados da pesquisa apontam para uma didatização equivocada do gênero discursivo digital pelo LDLP, diante da presença de atividades relacionadas à leitura de textos multimodais digitais.
2017
Bezerra, Vera Lucy Borba de Castro Caiado, Roberta Varginha Ramos
PESQUISA ESCOLAR: UMA PRÁTICA POLÍTICA E SOCIAL POR MEIO DOS LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS
As atividades escolares devem contribuir para a formação de um aluno-sujeito com habilidades e competências relacionadas às diversas interações sociais. Este artigo apresenta uma proposta de trabalho escolar que engloba práticas de letramento e multiletramentos com viés teórico de Bakhtin (2003), Kleiman (1995, 2005), Marcuschi (2001), Possenti (2004), Rasia (2011), Rojo (2009, 2012), Soares (2004) e os PCN (1998). A partir desses suportes teóricos, este estudo divulga um plano de unidade que obteve resultados positivos, de modo a apontar a importância do trabalho com temáticas e gêneros textuais concernentes à realidade do aluno para que se desenvolvam sujeitos efetivamente letrados, críticos, motivados e conscientes dos seus papéis na sociedade.
2017
Knob, Gláucia
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Pesquisas demonstram que o uso dos sites de redes sociais influenciam positivamente o ensino de línguas (BORBA E ARAGÃO, 2012; DIAS E ARAGÃO, 2014; FINARDI E PORCINO, 2016; PRETTO E ASSIS, 2008). Nesse sentido, buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar pesquisas empíricas. Elaboramos uma discussão conceitual no sentido de mostrar como os sites de redes sociais podem favorecer o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante dos seus limites e potencialidades. Os resultados subsidiam alternativas para o ensino de Língua Portuguesa à luz dos multiletramentos e reitera a importância da formação de professores para lidar com os desafios demandados pelos multiletramentos e suas práticas. Os resultados indicam que os recursos de linguagem e tecnologias disponíveis em Sites de Redes Sociais podem fortalecer o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa em diversos aspectos consonantes com a pedagogia dos multiletramentos.
2017
Ribeiro, Poliana Brito Sena Aragão, Rodrigo Camargo
MULTILETRAMENTOS EM UM SERIOUS GAME
A sociedade grafocêntrica exige dos cidadãos competências de leitura e escrita cada vez mais refinadas tanto frente ao texto físico quanto diante do formato digital. Em vista disso, a escola – importante agência de letramento (KLEIMAN, 1995) – precisa estar atenta a essas exigências e à ressignificação de suas práticas para melhor formar leitores e escreventes capazes de atuar socialmente. Assim, para unir a aprendizagem da argumentação à ludicidade, desenvolvemos um serious game intitulado ArgumentAÇÃO, a fim de trabalhar, especificamente, o artigo de opinião. Neste trabalho, abordaremos alguns aspectos presentes em ArgumentAÇÃO que favorecem os multiletramentos (ROJO, 2015; SILVA, 2015).
2017
Tinoco, Glícia Azevedo da Silva, Francisco Geoci
O USO DO QUIZ DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: UMA PROPOSTA COM O GÊNERO TIRA
Este artigo admite que o desenvolvimento de habilidades comunicativas precisa ir além do conhecimento técnico do uso da língua, o que torna necessário associar a esse trabalho múltiplas formas de construção de sentido. Concebe que as dificuldades de muitos alunos em produzir inferências a partir de produções multissemióticas têm sido decorrentes da aplicação de didáticas pouco motivadoras pelos professores, por isso a opção por criar um jogo que possibilita a apropriação de conhecimentos pelos discentes de maneira prática e interacional. Assim, a escolha do quiz digital favoreceu reunir em um único artefato lúdico-didático o estudo das características do gênero tira, dos conhecimentos gramaticais e dos recursos discursivos e imagéticos que constituem a produção de sentidos de materiais multimodais. Direcionado às turmas de 9º ano do ensino fundamental, as primeiras experiências com o jogo indicaram que as atividades lúdicas colaboraram com a elaboração de conceitos, reforçam conteúdos, promovem a sociabilidade entre os alunos e estimulam a cooperação.
2017
Inácio, Adriana da Silva Araújo de Azevedo, Isabel Cristiana Michelan Lemos, Vanderlaine Cruz Menezes
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM TIRAS DE HUMOR: UMA ANÁLISE PARA ALÉM DO LINGUÍSTICO
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de referenciação em textos multissemióticos. Além de uma discussão teórica sobre a referenciação, foram analisadas quatro tiras de humor, retiradas de sites da internet. Assim, esta pesquisa aponta para a relevância assumida pelos elementos multissemióticos de referenciação na construção e interpretação das tiras de humor. Os referentes além de retomarem elementos e inserirem outros novos no texto, também são capazes de produzir humor e de mostrar pontos de vistas e posições ideológicas, evidenciando que os estudos sobre referenciação não podem ficar restritos à dimensão verbal dos textos.
2017
Resende, Tainara Silva Ferreira, Helena Maria
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso do gênero videoclipe para o desenvolvimento de práticas de multiletramento. Para tanto, explora o conceito de letramento a partir de uma breve retomada das ideias do Grupo de Nova Londres, apresenta características do gênero videoclipe como potencial para o desenvolvimento de práticas de leitura na educação básica a partir da análise do videoclipe Aos olhos de uma criança, que apresenta a trilha sonora original da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A análise evidencia que a exploração do diálogo entre o verbo-visual e o sonoro contribui para a construção do percurso de produção de sentido e conjuga uma multiplicidade de linguagens.
2017
Remenche, Maria de Lourdes Rossi da Silveira, Ana Paula Pinheiro
AMBIENTES DIGITAIS: FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DE INGLÊS DA ESCOLA PÚBLICA EM SERGIPE
Este trabalho tem o objetivo de analisar as atividades práticas do projeto de extensão intitulado “Ambientes Digitais: na teoria e na prática de sala de aula”, ofertado pelo Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe a professores de Língua Inglesa da escola pública de Sergipe. Os resultados revelam as práticas, desafios e perspectivas para a formação docente em Sergipe com a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, de forma geral, e na formação de professores de Língua Inglesa, em particular.
2017
Boa Sorte, Paulo