RCAAP Repository
Interesses profissionais de um grupo de estudantes de psicologia e suas relações com inteligência e personalidade
Neste estudo, realizou-se a investigação do perfil de interesses profissionais de alunos ingressantes de um curso de psicologia e as relações desses interesses com inteligência e personalidade. Participaram da coleta de dados 120 sujeitos, com idades entre 17 e 38 anos (Média=20,1), aos quais foram aplicados três instrumentos: LIP, 16PF e o Raven - Escala Geral. Uma análise de aglomerados (cluster analysis) indicou a existência de três grupos e a análise de variância mostrou que estes diferem em termos de interesses, traços de personalidade e níveis de inteligência. A interpretação do perfil de cada subgrupo permitiu formular a hipótese de que há relação entre essas características e as diferentes possibilidades de atuação do psicólogo.
2022-12-06T15:50:15Z
Bueno,José Maurício Haas Lemos,Caioá Geraiges de Tomé,Fátima Aparecida M. F.
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
O processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas.
2022-12-06T15:50:15Z
Guimarães,Sandra Regina Kirchner
O uso de entrevistas em estudos com crianças
Este artigo relata algumas experiências de utilização de entrevistas com crianças e reflete sobre sua utilidade e limitações. A entrevista com crianças é uma técnica ainda relativamente pouco explorada na literatura. Em nosso próprio trabalho - baseado principalmente em observação direta - entrevistas individuais ou em grupo foram utilizadas esporadicamente, a título de complementar dados observacionais, oferecer material qualitativo para exploração posterior ou responder a certos tipos de pergunta. Com base nessa experiência, estruturamos este texto em termos de situações- exemplo ou casos, dos quais alguns ressaltam aspectos problemáticos ou limitadores, e outros ilustram empregos dessa técnica que consideramos bem-sucedidos.
2022-12-06T15:50:15Z
Carvalho,Ana M. A. Beraldo,Katharina E. A. Pedrosa,Maria Isabel Coelho,Maria Teresa
O teste das pirâmides coloridas e o transtorno do pânico
Esse estudo visa verificar evidências de validade do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister para diagnóstico de transtorno de pânico. Compuseram a amostra desse estudo 15 pacientes diagnosticados pela SCID como tendo um episódio de transtorno dopânico. Seus resultados foram comparados com os obtidos com um grupo de 109 indivíduos não-pacientes que compõem uma amostra normativa.Os dados mais significativos do ponto de vista estatístico, na comparação com o grupo de não-pacientes, foram relativos ao aumento de formações simétricas e da porcentagem do azul. As características atribuídas a esses sinais condizem com os dados encontrados na literatura que descrevem a insegurança, inibição, constrição e rompimento da relação consigo mesmo como aspectos importantes associados ao transtorno do pânico.
2022-12-06T15:50:15Z
Villemor-Amaral,Anna Elisa de Farah,Flávia Helena Zanetti Primi,Ricardo
Ensino Fundamental do Paraná: revisitando a qualidade e a avaliação
Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo do rendimento dos alunos das 4as séries do Ensino Fundamental do Paraná nas avaliações levadas a efeito pela Secretaria de Educação em 1997 e 1998. O estudo foi realizado a partir dos percentuais de acerto dos alunos nas diferentes provas. Os resultados apontam evidências de melhora no desempenho em Matemática, Ciências e Redação e queda apenas em Português. Apesar disto, esses resultados não atingem níveis satisfatórios, pois em aproximadamente 50% das provas um número elevado de alunos alcançou percentuais inferiores à média. Esta tendência revela a necessidade de realização de uma avaliação do sistema para além do rendimento do aluno, com vistas à identificação e superação das suas reais fragilidades e deficiências.
2022-12-06T15:50:15Z
Gorni,Doralice Aparecida Paranzini
Violências e alcoolismo: abordagem biográfica em alcoologia e hermenêutica do sujeito
Meu propósito aqui será de mostrar como os fenômenos de violência, por vezes associados às condutas de alcoolização e aos problemas de álcool-dependência, não podem ser estudados fora do contexto sócio-histórico no qual eles se inserem. A abordagem aqui será centrada sobre a co-emergência e o reforço mútuo dos fenômenos intrapsíquicos e sociais nos quais as pessoas alcoólicas se encontram ao mesmo tempo tomadas e engajadas. Veremos, através do estudo de um exemplo biográfico com final dramático, que estes fenômenos de violência não são evidentemente reduzíveis aos fenômenos bioquímicos à que levam ao consumo patogênico de álcool. Em certo número de casos, a existência de enlaces sociopsiquicos se encontram na origem dos fenômenos de violência freqüentemente encontrados entre as pessoas alcoólicas. O método das histórias de vida em grupo constitui aqui uma abordagem privilegiada para tentar levar em conta e estudar estes fenômenos.
2022-12-06T15:50:15Z
Niewiadomski,Christophe
A criança e o adolescente, representações sociais e processo constituinte
Compreender a dinâmica de circulação de representações sociais da criança e do adolescente, entre os atores sociais que participaram da Assembléia Constituinte 1987-88 (ANC 87-88), na qual se deu o reconhecimento legal dos seus direitos e proteção, eis o objetivo do estudo. O trato público dispensado à criança e ao adolescente, na tessitura da história social brasileira, foi abordado, como lócus de representações, espaços e práticas sociais. A investigação adentra seu universo empírico, a ANC, que elaborou a Constituição Federal, com inovações legais sobre a criança e o adolescente. A investigação fez constatações numa dupla direção: distanciamento entre produção constituinte e Constituição; entre produção constituinte e pensamento social. O Brasil pós-constituinte é contextualizado tendo-se como referência analítica representações da criança e do adolescente.
2022-12-06T15:50:15Z
Pinheiro,Ângela de Alencar Araripe
Representações sobre a adolescência a partir da ótica dos educadores sociais de adolescentes em conflito com a lei
Este trabalho buscou apreender o conteúdo e estrutura das representações sociais (RS) sobre adolescência, sob a ótica dos assistentes de desenvolvimento social (ADS) de adolescentes em conflito com a lei, em medidas socioeducativas de internação. Foram feitas entrevistas com 40 educadores de três unidades da Fundação da Criança e do Adolescente, nas quais se solicitava aos participantes que falassem sobre a adolescência. Os dados foram analisados pelo software alceste. Os resultados obtidos apontam duas representações de adolescência: a "normal", caracterizada por um momento de transição, onipotência e dificuldades no processo de desenvolvimento; e a infratora, "diferente", oriunda de uma "família desestruturada", representação que serve de modelo para as interações conflituosas que levam à infração. Os ADSs demonstram descrença na possibilidade do trabalho educativo, pela suposta ausência de uma estrutura familiar saudável e pela "fraqueza" desses adolescentes. Avanços e resistências vão se tecendo.
2022-12-06T15:50:15Z
Espíndula,Daniel Henrique Pereira Santos,Maria de Fátima de Souza
Sintomas depressivos, estratégias de aprendizagem e rendimento escolar de alunos do ensino fundamental
Tendo-se em vista que a incidência de sintomas depressivos tem aumentado e conhecendo os efeitos negativos desses sintomas na aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre sintomas de depressão e rendimento escolar e estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa 169 alunos de 3ª, 4ª e 5ª séries de uma escola pública da cidade de Campinas. Os alunos eram, em sua maioria, não-repetentes, de ambos os sexos e com idade variando de 8 a 15 anos. Os resultados sugeriram a existência de diferenças significativas entre rendimento escolar em matemática e sintomas depressivos, bem como entre rendimento escolar tanto em português quanto em matemática e o repertório de estratégias de aprendizagem dos participantes. Uma correlação significativa e negativa foi também encontrada entre os sintomas de depressão e o repertório de estratégias de aprendizagem dos participantes.
2022-12-06T15:50:15Z
Cruvinel,Miriam Boruchovitch,Evely
Notas sobre a experiência de vida num internato: aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internos
Este trabalho investiga os aspectos positivos e negativos da experiência de internato para o desenvolvimento de alunos de uma instituição de ensino técnico, a influência da vivência coletiva sobre o desempenho escolar e a concepção sobre um internato ideal. Foram realizadas cinco entrevistas com alunos das três séries do Ensino Médio, com idades entre 15 e 22 anos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos positivos e os negativos da experiência de internato foram apontados a partir da categoria "convivência grupal" (possibilidade de fazer novos amigos x brigas e desentendimentos). As limitações estruturais do internato e a rotina estressante foram as principais implicações percebidas para o desempenho escolar, enquanto o internato ideal foi concebido a partir de mudanças estruturais e da qualidade das relações interpessoais. Os resultados são importantes para a compreensão de contextos educativos desse tipo, os quais são muito pouco referidos na literatura.
2022-12-06T15:50:15Z
Morais,Normanda Araujo de Leitão,Hilmeri da Silva Koller,Sílvia Helena Campos,Herculano Ricardo
Planejamento familiar: autonomia ou encargo feminino?
Este trabalho está baseado em uma pesquisa desenvolvida numa unidade de saúde pública da prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele visou acompanhar a implementação de grupos de planejamento familiar junto a uma população de baixa renda. Observou-se uma presença quase absoluta de mulheres, nesses grupos. Entrevistas com essas mulheres e com os profissionais daquele programa mostraram que a prevalência feminina nos grupos estava relacionada a atitudes ou valores culturais, bem como às condições de funcionamento da unidade. Isso, no entanto, não significava a autonomia das mulheres, na escolha do método contraceptivo, pois elas permaneciam subalternas aos parceiros sexuais. Pesquisas documentais também revelaram alguns equívocos e lacunas nas políticas públicas, tanto no texto do programa em questão quanto no modo de sua implantação, o que sugere a ambigüidade das práticas ligadas à construção dos direitos reprodutivos no Brasil.
2022-12-06T15:50:15Z
Moreira,Maria Helena Camargos Araújo,José Newton Garcia de
Experiência religiosa em grupos de auto-ajuda: o exemplo de neuróticos anônimos
O artigo caracteriza o que são os grupos de auto-ajuda, apresenta o programa de recuperação do grupo Neuróticos Anônimos (N/A) e revisa sucintamente o papel da religião na saúde em geral e no psiquismo. A seguir, o trabalho explora o aspecto religioso da pesquisa de Mestrado do autor, sobre a recuperação no grupo de auto-ajuda N/A. Trechos de entrevistas são citados, a fim de exemplificar a discussão. A experiência religiosa manifestada pelos integrantes de N/A entrevistados se mostrou determinante no processo de recuperação, a ponto de vir a confundir-se com este. A experiência religiosa acaba por ser um requisito para a "cura", uma vez que o programa de recuperação do grupo é uma versão terapêutica dos princípios básicos da doutrina judaico-cristã.
2022-12-06T15:50:15Z
Roehe,Marcelo Vial
A genealogia em Foucault
Este texto, que tem origem em minha dissertação de mestrado, se propõe discorrer sobre a genealogia enquanto metodologia, conforme proposta por Michel Foucault. Nesta abordagem, a análise arqueológica do discurso é entendida como a base que dá suporte à genealogia, ao propor a descrição do campo como uma rede formada na inter-relação dos diversos saberes ali presentes, que possibilitam a emergência do discurso como o percebemos. Já a abordagem genealógica busca a origem dos saberes através dos fatores que interferem na sua emergência, permanência e adequação ao campo discursivo como elementos incluídos em um dispositivo político que abre as condições para que os sujeitos possam se constituir imersos em determinadas práticas discursivas.
2022-12-06T15:50:15Z
Faé,Rogério
Intencionalidade e sobredeterminação: Merleau-Ponty leitor de Freud
O artigo examina o sentido da aproximação feita por Merleau-Ponty entre fenomenologia e psicanálise. Discute o inconsciente em Freud e a metapsicologia da sobreterminação. Analisa as críticas ao Inconsciente e ao causalismo de Freud na explicação dos sonhos. Examina, em seguida, a concepção de inconsciente em Merleau-Ponty baseada na intencionalidade. Mostra a temporalidade como intencionalidade mais original, seio do campo de presença, cujos múltiplos feixes intencionais constituem, para Merleau-Ponty, a fonte da significação de fenômenos como o sonho. Conclui pela impossibilidade de se conciliarem doutrinas com fundamentos distintos, mas suspeita da existência de um pressuposto evolucionista comum a ambos e da possibilidade de o ecletismo filosófico de Freud justificar leituras como a de Merleau-Ponty. Sugere a necessidade de se examinarem tais fundamentos.
2022-12-06T15:50:15Z
Honda,Hélio
Influências de um programa de criatividade no desempenho cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem
A criatividade em crianças com dificuldade de aprendizagem é um processo complexo em face das dificuldades acadêmicas que enfrentam. Esta pesquisa investigou os efeitos de um programa de criatividade sobre o desempenho acadêmico e cognitivo de 17 alunos com dificuldade de aprendizagem, da 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental público de Vitória/ES, comparando-os a um grupo-controle. Os resultados indicaram uma melhora significativa no desempenho acadêmico (Teste de Desempenho Escolar -TDE) e cognitivo (Raven) do grupo que participou do treinamento.
2022-12-06T15:50:15Z
Dias,Tatiane Lebre Enumo,Sônia Regina Fiorim Azevedo Junior,Romildo Rocha
A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial
Na produção de sentidos de textos, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. Este artigo defende o argumento de que a compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta a intenção do autor. Defende-se, ainda, que esta interpretação ocorre no momento da interação leitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação.
2022-12-06T15:50:15Z
Ferreira,Sandra Patrícia Ataíde Dias,Maria da Graça Bompastor Borges
Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura
Para buscar identificar habilidades cognitivas mais freqüentemente prejudicadas nas dificuldades de leitura, 90 crianças de pré-escola e 1ª Série foram avaliadas em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica, vocabulário, aritmética, processamento visual e seqüenciamento. Comparando as habilidades de bons e maus leitores (acima e abaixo de 1 desvio-padrão em relação à média, respectivamente), observou-se que bons leitores foram significativamente superiores em escrita, consciência fonológica, vocabulário, memória fonológica e memória visual. Resultados sugerem uma relação funcional e forte entre processamento fonológico e leitura; funcional e moderada entre processamento seqüencial, aritmética e leitura; e fraca e correlacional entre processamento visual e leitura.
2022-12-06T15:50:15Z
Capovilla,Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla,Fernando César Suiter,Ingrid
A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de universitários
Este trabalho avaliou a compreensão em leitura de universitários e sua relação com o desempenho na prova de língua portuguesa no vestibular e o rendimento médio no primeiro ano. Aplicou-se o Teste de Cloze em 782 ingressantes de oito cursos de uma universidade particular e entre os principais resultados destaca-se a baixa pontuação obtida no Cloze, inferior à média de pontos possíveis, indicando que os estudantes apresentam um nível de compreensão aquém do esperado para essa etapa de escolaridade. A identificação de uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a pontuação no Cloze, o rendimento acadêmico e a nota em língua portuguesa no vestibular permite afirmar que o teste de Cloze pode ser utilizado como um instrumento preditivo do desempenho acadêmico. Acredita-se que novas pesquisas sobre o tema possibilitarão uma ampliação do conhecimento sobre as habilidades necessárias para a formação adequada do universitário.
2022-12-06T15:50:15Z
Silva,Maria José Moraes da Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários
Esta pesquisa teve como objetivo comparar as representações sociais dos universitários concluintes de cursos das áreas tecnológica, da saúde e jurídica acerca do uso da maconha. Dela participaram 60 universitários, de ambos os sexos, com idade entre 22 e 30 anos. Foram utilizados como instrumento entrevistas semi-estruturadas e o material coletado categorizado através da análise de conteúdo temática de Bardin (1977). Os dados obtidos entre os universitários possibilitaram representações consensuais e particularidades de acordo com os campos de atuação profissional. Os universitários de direito objetivaram suas representações com base nas questões legais e sociais; os de saúde, nas concepções médico-orgânica e psicossocial; e os de tecnologia fundamentaram suas representações em elementos psicossociais. Conclui-se haver a necessidade da formulação/mudança de estratégias que sirvam de subsídios/dados à formação de profissionais, principalmente das áreas de saúde e jurídica, para serem aplicados nas suas práticas futuras de intervenção junto aos usuários de drogas e seus familiares, bem como na implementação de políticas públicas de educação e promoção da saúde.
2022-12-06T15:50:15Z
Coutinho,Maria da Penha de L. Araújo,Ludgleydson Fernandes de Gontiès,Bernard
Matrizes progressivas coloridas de Raven - escala especial: normas para Porto Alegre, RS
O Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven destina-se à avaliação do desenvolvimento intelectual de crianças de 5 a 11 anos de idade. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer normas para as crianças de Porto Alegre - RS. A amostra foi composta por 779 crianças matriculadas em escolas estaduais, de 4 anos e 9 meses a 11 anos e 9 meses. Foi constatado aumento progressivo nas médias de pontos com o aumento da idade e não foram encontradas diferenças entre meninos e meninas. Na comparação com as crianças de escolas públicas de São Paulo, as médias das crianças de Porto Alegre foram mais altas, mas em geral foram inferiores às das escolas particulares de São Paulo. Foram estabelecidas as normas em percentis para cada faixa etária. Os resultados reforçam a necessidade do estabelecimento de normas distintas para as diferentes regiões do Brasil, principalmente em relação aos testes de inteligência.
2022-12-06T15:50:15Z
Bandeira,Denise Ruschel Alves,Irai Cristina Boccato Giacomel,Angélica Elisa Lorenzatto,Luciano