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Maturidade emocional e avaliação comportamental de crianças filhas de alcoolistas
Filhos de alcoolistas têm sido apontados como mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas emocionais e comportamentais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar comparativamente filhos de alcoolistas e filhos de não-alcoolistas nos aspectos cognitivo e emocional, através do Teste Desenho da Figura Humana, e comportamental, segundo a percepção das mães, utilizando-se a Escala Comportamental de Rutter. Os sujeitos foram 20 filhos de alcoolistas e 20 filhos de não-alcoolistas, com idades entre 9 e 12 anos, matriculados no Ensino Fundamental. Cada grupo foi formado de 10 meninos e 10 meninas. Na análise dos resultados, filhos de alcoolistas apresentaram diferença estatisticamente significativa nos aspectos emocional e comportamental. Eles revelaram timidez, insegurança e baixa auto-estima. Segundo as mães, mostraram: impaciência, irritação, agitação, desobediência e dependência. As meninas filhas de alcoolistas apresentaram mais problemas emocionais e de comportamento que as meninas filhas de não-alcoolistas. Neste trabalho as meninas se revelaram mais vulneráveis que os meninos nos domínios emocional e comportamental.
2022-12-06T15:50:15Z
Souza,Joseane de Jeronymo,Daniela V. Zanoti Carvalho,Ana Maria Pimenta
Família, álcool e violência em uma comunidade da cidade do Recife
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre o uso de bebidas alcoólicas e comportamentos violentos a partir da organização familiar em famílias de uma comunidade de baixa renda localizada em Recife, Pernambuco. Foram entrevistadas setenta e nove famílias, escolhidas de forma aleatória, distribuídas nas seis microáreas que compõem a comunidade. A princípio foi aplicado um questionário seguido de uma entrevista semidirigida. Os dados colhidos pelo questionário foram submetidos à análise estatística descritiva e as entrevistas semidirigidas foram contempladas a partir da análise de conteúdo. Nenhum padrão de organização familiar se mostrou imune ao uso de bebidas alcoólicas e à possibilidade de comportamentos violentos. O uso abusivo de bebidas alcoólicas nos finais de semana, associado a fortes pressões socioeconômicas, estilo educacional rígido e punitivo, ambiente sociocultural complexo e exigente, conduz essas famílias, freqüentemente, a comportamentos violentos, impulsionados e modulados por esses mesmos elementos.
2022-12-06T15:50:15Z
Melo,Zélia Maria de Caldas,Marcus Túlio Carvalho,Michelle Maria Campos Lima,Anamaria Tavares de
Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente
Risco, proteção e resiliência são temas presentes nas pesquisas sobre desenvolvimento mental. O conceito de fator de risco já está bem delimitado, mas fatores de proteção e resiliência ainda se misturam. Os fatores de risco se referem às variáveis ambientais que aumentam a probabilidade de que ocorra algum efeito indesejável no desenvolvimento. Por outro lado, os fatores de proteção estão associados aos recursos individuais que reduzem o efeito do risco, enquanto a resiliência é muitas vezes relacionada a fatores protetores individuais que predizem conseqüências positivas em indivíduos expostos a um contexto de risco. Este artigo apresenta como alguns estudos descrevem esses temas (risco, proteção e resiliência), mostrando fatores que podem tornar um indivíduo mais ou menos vulnerável ao risco e, mais ainda, como alguns indivíduos conseguem ser resilientes frente às adversidades, isto é, como algumas crianças e adolescentes conseguem superar todos os fatores de risco a que foram expostos e se desenvolver como esperado.
2022-12-06T15:50:15Z
Sapienza,Graziela Pedromônico,Márcia Regina Marcondes
Brincar e educação: concepções e possibilidades
O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações existentes entre o contexto das instituições educativas e o comportamento de brincar de seus educandos. Foram participantes 40 crianças, de ambos os sexos, de idade entre 4 e 5 anos, e 10 educadores de cinco instituições educativas. Os procedimentos de coleta envolveram a filmagem das crianças em situação de recreação livre nas instituições e entrevistas com os educadores. Os principais resultados indicam que a estrutura da instituição educativa influencia o comportamento de brincar de seus educandos. Verificou-se também que existe uma dicotomia, em relação ao brincar, entre a visão e a prática dos profissionais. Esses resultados demonstram que é necessária uma articulação entre o projeto pedagógico, as práticas do currículo formal e o brincar, transformando e aprimorando a qualidade da educação nas instituições escolares.
2022-12-06T15:50:15Z
Carvalho,Alysson Massote Alves,Maria Michelle Fernandes Gomes,Priscila de Lara Domingues
Educação inclusiva: concepções de professores e diretores
O estudo investigou as concepções de 10 professores e seis diretores de escolas públicas do Ensino Fundamental de uma cidade do interior paulista, sobre a inclusão escolar. Foram feitas entrevistas e os dados transcritos foram submetidos à análise de conteúdo (e análise estatística-excluído) Docentes e diretores conceberam a educação inclusiva sob diferentes enfoques, com definições que ora se aproximavam dos princípios de integração, ora se referiam à orientação inclusiva. As principais dificuldades indicadas para a realização da inclusão referiram-se à falta de formação especializada e de apoio técnico no trabalho com alunos inseridos nas classes regulares. Como sugestões se destacaram: necessidade de orientação por equipe multidisciplinar, formação continuada, infra-estrutura e recursos pedagógicos adequados, experiência prévia junto a alunos com necessidades especiais, atitude positiva dos agentes, além de apoio da família e da comunidade. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva.
2022-12-06T15:50:15Z
Sant'Ana,Izabella Mendes
Indicadores de desenvolvimento na fase pré-escolar de crianças nascidas pré-termo
O presente estudo teve por objetivo comparar o desenvolvimento de 15 crianças, aos seis anos de idade, nascidas pré-termo (PT), com o de 15 crianças nascidas a termo (AT). O desenvolvimento foi avaliado por meio de entrevista com as mães e de testes psicológicos. Maior tempo de hospitalização, aleitamento artificial, uso de medicação pelas mães durante a gravidez, pais temerosos frente à tarefa de cuidar do bebê e atraso na aquisição dos comportamentos de sentar e andar foram significativamente mais freqüentes no PT do que o AT. Não houve diferença significativa quanto ao nível intelectual. Em ambos os grupos ocorreu alta proporção de crianças com indicação de problemas comportamentais. O grupo PT apresentou significativamente mais queixas de dor de estômago e medo de enfrentar situações novas do que AT.
2022-12-06T15:50:15Z
Martins,Iralúcia Maria Bertini Linhares,Maria Beatriz Martins Martinez,Francisco Eulógio
Mães avaliam comportamentos socialmente "desejados" e "indesejados" de pré-escolares
Comportamentos socialmente habilidosos promovem o desenvolvimento, ao passo que problemas de comportamento dificultam o acesso a novas contingências de reforçamento, facilitadoras da aquisição de repertórios de aprendizagem. Esta pesquisa investiga avaliações maternas de repertórios socialmente "desejados" e "indesejados" de crianças que, segundo o professor, apresentam problemas de comportamento. Participaram mães de 24 crianças indicadas pelo professor como tendo problemas de comportamento e mães de 24 crianças indicadas como tendo comportamentos socialmente "desejados". O Questionário de Comportamentos Socialmente Desejados e a Escala Comportamental Infantil de Rutter foram aplicados nas residências das participantes. Os resultados indicaram mais problemas de comportamento externalizante no grupo previamente indicado como tendo problemas; os grupos não diferiram quanto a comportamentos "desejados". Em ambos os grupos, as crianças obtiveram altos escores de comportamentos socialmente desejados, apontando reservas comportamentais. Também em ambos foram identificadas crianças que poderiam ser beneficiadas com programas para a promoção de interações sociais mais equilibradas, prevenindo problemas de comportamento.
2022-12-06T15:50:15Z
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Marturano,Edna Maria Manfrinato,Jair Wagner de Souza
Atitudes com relação à educação a distância em uma universidade
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as atitudes de alunos com relação à educação a distância. A população-alvo foi de 22 alunos matriculados em uma disciplina a distância do curso Ciência da Computação de uma instituição de ensino superior do Sul do Brasil, oferecida no primeiro semestre de 2003. A pesquisa foi de natureza descritiva e aplicada, realizada sob uma perspectiva predominantemente quantitativa. Os resultados revelaram atitudes negativas dos alunos, especialmente nas categorias desempenho, flexibilidade e conveniência, preparação para a educação a distância, material didático e dinâmica de grupo na lista de discussão. Esses resultados indicam que o impacto positivo esperado da educação a distância pode não se efetivar quando a instituição desconsidera tanto a complexidade do processo educacional a distância quanto as variáveis envolvidas no processo de adoção e aceitação de inovações educacionais pelos alunos.
2022-12-06T15:50:15Z
Steil,Andrea Valéria Pillon,Ana Elisa Kern,Vinícius Medina
Democracia e violência policial: o caso da policia militar
Este estudo tem como objetivo investigar o apoio de policiais militares às ações extrajudiciais para o combate à violência. Duzentos e dois policiais militares do Estado de Goiás participaram deste estudo durante os meses de maio e junho de 2003. Os resultados indicam a preponderância da adesão aos valores democráticos para a rejeição às ações extrajudiciais. Além disso, as justificativas para essa rejeição, que ressaltam o respeito pelos diretos humanos, foram citadas com maior freqüência pelos soldados do que pelos sargentos, tenentes e capitães. Esses resultados são discutidos enfatizando a importância da inclusão do estudo sobre a democracia na formação dos policiais militares.
2022-12-06T15:50:15Z
Guimarães,Juliany Gonçalves Torres,Ana Raquel Rosas Faria,Margareth R. G. V. de
Marginalidade ou cidadania? a rede discursiva que configura o trabalho dos redutores de danos
A revisão bibliográfica mostra que os estudos relativos à redução de danos (RD) se centram, predominantemente, na discussão das implicações de diferentes modelos de tratamento para o usuário de drogas e na redução de danos aplicada a usuários de drogas injetáveis. Porém, poucos estudos são encontrados acerca do trabalhador em RD. Neste contexto, o presente artigo propõe uma reflexão a respeito do trabalho dos redutores de danos, questionando como as formações discursivas sobre aids e drogas, na sociedade contemporânea, atravessam a subjetividade e o trabalho dos redutores, bem como sobre as possibilidades de inserção e sustentabilidade das ações em redução de danos.
2022-12-06T15:50:15Z
Nardi,Henrique Caetano Rigoni,Rafaela de Quadros
Luto e identificação: a propósito de a casa de boneca, de Henrik Ibsen
Nosso estudo tomará como ponto de partida as passagens de "O ego e o id", nas quais Freud põe em relação a perda de objeto, de um lado, e a identificação, de outro. Ele tentará esclarecer certos aspectos dos processos psíquicos que são conducentes à "edificação do objeto no ego", assim como suas conseqüências : como e sob qual forma o objeto perdido sobreviverá no ego? De qual modo ele entra em jogo, daí emdiante, na economia psíquica? Este estudo tem por objeto o drama de Ibsen, "A casa de bonecas". A análise desse drama nos conduz a articular e a questionar a identificação consecutiva a uma perda em relação com as noções de narrativa, de temporalização, de idealização e de dívida.
2022-12-06T15:50:15Z
Hage,Anne
O mal, sentido e dito
O questionamento por que o mal é tão antigo quanto a linguagem e a humanidade. A definição e a identificação do mal com o outro constituem o eixo mais conhecido nas ocupações filosóficas e psicanalíticas. As inabilidades do ser humano, desde os inícios da vida, em lidar com as intensidades que se abatem sobre ele de dentro e de fora, e que resultam no que se denomina de trauma, são certamente os fatores da apreensão do mal e sua identificação com o outro. Entretanto, o trauma institui também o outro na origem do próprio desejo e como guia para a própria linguagem. O outro se engaja nesta empreitada pelo apelo imanente ao trauma e ao estado de desamparo do sujeito. Pretendemos "puxar" um dos fios deste arranjo paradoxal na obra freudiana, examinando sua atual relevância no cenário social e político, também a partir de obras pós-freudianas.
2022-12-06T15:50:15Z
Delouya,Daniel
O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade
Em conformidade com o projeto da modernidade, o indivíduo e a sociedade têm sido definidos como entidades naturais e pólos que preexistem a sua interação. De acordo com tal perspectiva, onde prevalece uma lógica dicotômica, o coletivo é identificado com o social. Através da referência aos conceitos de prática de Paul Veyne, de molar e molecular de Gilles Deleuze e Félix Guattari e de rede de Bruno Latour, Michel Callon e Jonh Law, o artigo propõe um novo conceito de coletivo, definido como plano de co-engendramento do indivíduo e da sociedade.
2022-12-06T15:50:15Z
Escóssia,Liliana da Kastrup,Virgínia
Análise da produção científica sobre criatividade em programas brasileiros de pós-graduação em psicologia (1994 - 2001)
Considerando-se a importância da criatividade na sociedade contemporânea, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de investigar o que foi produzido sobre a temática entre 1994 e 2001 nos programas de pós-graduação em Psicologia no Brasil. Foram analisados 68 resumos de teses/dissertações, disponíveis na base de dados da Capes. Os resumos foram analisados conforme as categorias identificação, tipo de estudo, temática principal, linguagem artística e referencial teórico. Contatou-se que há uma concentração de trabalhos realizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Observou-se uma predominância de estudos experimentais (39%), levantamentos (27,1%) e estudos de caso (18,6%). Quanto à temática enfocada houve certa variação, com trabalhos em diferentes áreas, destacando-se os referentes à prática pedagógica (39,7%). Com relação às abordagens teóricas, as mais utilizadas foram a psicométrica (33,8%) e a psicanalítica (19,1%). Constatou-se, por fim, o crescimento do número de teses/dissertações defendidas nesses últimos anos sobre criatividade, o que pode indicar um maior interesse pela temática.
2022-12-06T15:50:15Z
Zanella,Andréa Vieira Titon,Andréia Piana
Reflexões sobre concepções de família e empresas familiares
O objetivo deste artigo é desenvolver uma reflexão sobre o conceito de empresa familiar, a partir da compreensão de transformações na estrutura da família contemporânea. A maioria dos estudos sobre empresas familiares foi desenvolvida considerando a família patriarcal como panorama de investigação. Sendo assim, a descrição sobre a atuação dessas empresas segue a mesma distribuição de poder e status da família patriarcal. Contudo, transformações culturais, econômicas e sociais têm conduzido a uma nova demografia, assim como a diferentes arranjos familiares, os quais provavelmente afetam as empresas familiares. Este ensaio teórico aborda algumas dessas transformações, apontando as relações entre elas e a concepção de empresas familiares. A análise foi estruturada a partir das seguintes categorias: o tamanho da família, a distância entre gerações e a composição e distribuição de poder. Por fim, enfatiza-se a necessidade de redimensionar a percepção de organizações familiares, abrangendo as possibilidades de diferentes arranjos familiares.
2022-12-06T15:50:15Z
Machado,Hilka Vier
Aids e casamento: o risco nos laços da conjugalidade
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Oltramari,Leandro Castro
Psicología social: perspectivas psicológicas y sociológicas
No summary/description provided
2022-12-06T15:50:15Z
Aquino,Cássio Adriano Braz de
Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental
Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomada é composta de 3929 alunos. O nível instrutivo dos pais associa-se positiva e significativamente aos perfis de atitudes e comportamentos de TPC. As atitudes e comportamentos de TPC correlacionam-se, positiva e significativamente, com os perfis auto-regulatórios, diante do estudo. Alunos que se percepcionam como mais auto-eficazes registam melhores perfis de atitudes e comportamentos de TPC. Os resultados sugerem a necessidade de os diferentes parceiros do sistema educativo analisarem e promoverem activamente os processos auto-regulatórios envolvidos no ensino-aprendizagem em geral e no TPC em particular.
2022-12-06T15:50:15Z
Rosário,Pedro Mourão,Rosa Soares,Serafim Chaleta,Elisa Grácio,Luísa Simões,Fátima Núñez,José Carlos Gonzalez-Pienda,Júlio A.
O comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica
Este trabalho teve como meta estudar o comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica. Avaliaram-se 28 crianças do sexo masculino e suas respectivas mães, dentre as quais 14 crianças apresentavam comportamentos agressivos na escola (Grupo A). Estas últimas foram comparadas às 14 crianças do mesmo sexo e nível de renda que não apresentavam tais comportamentos (Grupo B). Os dados foram coletados inicialmente pelas professoras das crianças em três escolas de Ensino Básico de uma cidade do interior de São Paulo. Seguidamente, foram coletados dados com as mães das crianças em visitas domiciliares. Os resultados gerais apontam para a ocorrência de violência em ambos os grupos, porém, com maior incidência e maior severidade, no grupo de crianças agressivas. As considerações finais sinalizam a necessidade de futuros estudos para expandir a compreensão do comportamento agressivo e sua relação com a violência doméstica.
2022-12-06T15:50:15Z
Maldonado,Daniela Patricia Ado Williams,Lúcia Cavalcanti de Albuquerque
Mulheres indigenas: poder e tradição
Este trabalho contém relatos e reflexões sobre gênero nas suas interfaces com trabalho, poder e participação política da mulher nas comunidades indígenas Bororo de Mato Grosso, Guarani/Kaiowá e Kadiwéu, de Mato Grosso do Sul. No estudo com os Bororo a valorização de uma mulher da comunidade se devia ao fato de ser ela guardiã da cultura e dos conhecimentos tradicionais e ao mesmo tempo uma importante interlocutora com o mundo do não índio. No caso dos Guarani/Kaiowá, os elementos mais importantes dizem respeito à saída dos homens da reserva e ao seu desejo se tornar homens da cidade, ao contrário das mulheres, que desejam ou necessitam manter a identidade Guarani e residir na reserva. Entre os Kadiwéu, o fato mais relevante é a questão do poder político das mulheres e uma divisão de papéis entre homens e mulheres, sem que seja atribuído mais valor a um papel do que a outro.
2022-12-06T15:50:15Z
Grubits,Sonia Darrault-Harris,Ivan Pedroso,Maíra