RCAAP Repository
Manipulation task planning and motion control using task relaxations
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Histórias de subsistência e histórias de trabalho em uma comunidade quilombola de Belo Horizonte
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2022
Elisângela de Jesus Furtado da Silva Luiz Alex Silva Saraiva
A representação social da AIDS construída a partir das informações vinculadas aos jornais diários: análise da cobertura sobre a AIDS no jornal "Estado de Minas"
Ao iformar sobre o mundo o jornal o faz através de um recorte que passa por diversas escolhas. Essas escolhas acabam por determinar a representação social da impresa sobre os mais diversos assuntos. Partindo do problema colocado acima, este trabalho tem como tema a representação social da imprensa sobre a AIDS - Sindrome de Imunodeficiência Adquirida. Busca, através da ánalise da cobertura sobre a doença no jornal "Estado de Minas", no periodo de 1984 a 1995, responder a duas questões: que tipo de informação esta sendo levada ao leitor e qual é a relação entre a representação da AIDS contruida a partir da imprensa e a representação cientifica da doença. Ou seja, "oque" e "como" o jornal informa. Utilizou-se da "grounded theory", método proposto para o tratamento qualitativo dos dados, em que a teoria é contruida a partir do próprio dado e o cientista e incentivado a ser o seu próprio metodologista. A comparação e os principios básicos da triangulação fora,m os meios de validação utilizados para verificar a analise realizada. Definindo informção como um processo que envolve três momentos - informação potencial, informação consolidada e informação transformada em conhecimento - este trabalho procurou analisar as informações contidas na noticias. Esses conceitos, por sua vez, foram agrupados em quatro categorias: editora, categoria de exposição ao virus, temas abordados e aspectos subjetivos das matérias. A fragmentação das notícias, a desinformação de alguns jornalistas, as contradições e abrangência da prória doença, além de problemas relacionados as fontes de informação a que têm acesso os jornalistas e a edição das páginas dos jornais, levaram à conclusão de que a imprensa não está apta a oferecer uma educação formal sobre a AIDS, que leve efetivamente a uma mudança de comportamento, apesar do jornal apresentar notícias abranngentes, frequentemente, bem distribuidas, inforamativas e contemporâneas, considerando-se os temas abordados, ainda que não reflitam os números oficiais da doença, considerando-se as categorias de exposição ao virus da AIDS.
Internet e geografia eleitoral: presença online e interatividade em meio aos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
A proposta desse trabalho é estudar as possíveis ligações que existem entre a apropriação de ferramentas digitais por parlamentares durante o mandato e as características geográficas-eleitorais de sua base. Todo o esforço analítico foi apoiado, de um lado, por um banco de dados produzido entre os anos de 2012 e 2014, cujo objeto era os 77 deputados estaduais da ALMG com mandato na 17ª legislatura (2010 e 2014); tal conjunto de dados, entretanto, se trata especificamente de dados sobre a presença, o tempo e a interatividade dos parlamentares em questão para com os cidadãos. Do outro lado, houve também o apoio de um segundo banco de dados alimentado por informações fornecidas pelo IBGE e pela própria ALMG, que por sua vez se tratam de valores relativos ao número de municípios em que cada legislador recebeu votos e de quantos votos cada um deles recebeu nessas localidades, com vistas a determinar os resultados individuais de cada caso nos índices de cálculo das variáveis dominância e dispersão geográficas que, cruzadas, demarcam perfis de comportamento, segundo a literatura do campo. Os resultados das análises demonstram que não há exemplos de parlamentares descritos por alta dispersão geográfica eleitoral em meio a todos os estudados, e que de forma geral os deputados classificados como dominantes tendem a ser menos inseridos nas mídias sociais do que os do tipo compartilhado, ainda que de forma tímida no geral. As conclusões desse trabalho sugerem que as correlações fracas encontradas nas análises representam a situação particular da legislatura; em outros parlamentos a distribuição de dominância e dispersão será igualmente única, e a relação destas com o uso da comunicação digital também
A influência do modo de organização na compreensão de hipertextos
Neste trabalho buscamos avaliar a compreensão de leitores frente a diferentes formas de organização da página inicial e do menu de navegação de um hipertexto. Guiados pelas teorias de leitura de Kleiman (1992,1993) e Smith (1993) e por resultados de pesquisa apresentados por Rouet at al. (1996) e Coscarelli (2005a), levantamos a hipótese de que a organização com base em uma imagem orientaria os leitores a construírem uma representação adequada do hipertexto e compreendê-lo melhor do que a organização verbal, por possuir mais pistas que guiassem a formulação de uma hipótese inicial de leitura. No experimento realizado nesta pesquisa, leitores dos últimos anos do ensino fundamental foram apresentados a três versões de um mesmo hipertexto, uma com organização imagética, outra com organização verbal e uma última que buscava integrar esses dois modos. Inicialmente, questionamos os sujeitos sobre suas hipóteses iniciais a respeito do texto e, após a leitura do texto, buscamos avaliar sua compreensão através de perguntas relacionadas a diversas habilidades de leitura. Os resultados indicaram que as versões imagética e integrada guiaram os leitores a formularem hipóteses de leitura mais próximas de se provarem verdadeiras. Entretanto, os dados quantitativos das perguntas de compreensão textual indicaram que os leitores da versão verbal do hipertexto compreenderam melhor o texto como um todo e que não houve diferenças nas outras habilidades avaliadas. Uma análise mais detalhada dos números, no entanto, indicou que os leitores das versões integrada e verbal navegaram com mais eficiência e que esses últimos localizaram melhor as informações presentes na superfície textual. A análise qualitativa das respostas, orientada pelas teorias de leitura já mencionadas e pela Teoria de Espaços Mentais e Mesclagem Conceitual (FAUCONNIER; TURNER. 1998, 2002), mostrou ainda que os leitores da versão verbal buscaram mais informações presentes no contexto para elaborar suas hipóteses iniciais de leitura e que foram mais capazes de reformulá-las, quando equivocadas, após a leitura do hipertexto. Percebemos, com isso, que a dificuldade em elaborar uma hipótese inicial a respeito do texto levou os leitores dessa versão a participarem mais ativamente do experimento. A partir das reflexões propiciadas por essas análises, concluímos que a organização verbal do hipertexto parece sugerir melhor a sua estrutura ao leitor e facilita a sua compreensão global, mas a organização mais adequada para um texto hipertextual dependerá dos objetivos pretendidos por seu autor.
O desafio do manejo integrado da tuberculose e diabetes mellitus na perspectiva de gestores de saúde
A tuberculose (TB) é considerada, ainda, um grande problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. A epidemia crescente de diabetes mellitus (DM) é uma ameaça ao controle da TB. Estudos relatam que pessoas com DM têm um risco duas a três vezes maior de desenvolver TB. O risco de resultados adversos no tratamento das duas doenças também aumenta com a associação de ambos os agravos. Em 2011, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Union Against Tuberculosis and Lung Disease (UNION) desenvolveram um documento, Collaborative framework for care and control of tuberculosis and diabetes, que define a gestão coordenada das duas doenças. No Brasil, os estudos que abordam esta associação são incipientes e conseqüentemente não há uma política de manejo integrado consolidada. Assim, as ações de saúde, nesta instância, tornam-se fragmentadas e a integralidade do cuidado fica comprometida. Este estudo tem como objetivo principal analisar fatores dificultadores, desafios e potencialidades para o manejo integrado da TB e DM, como política pública, na perspectiva de gestores de saúde. A coleta de dados ocorreu de abril a agosto de 2015, por meio de entrevista semi-estruturada, com 12 gestores das coordenações de TB do Ministério da Saúde, do Estado, de oito municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Hospital Júlia Kubitscheck. Os dados coletados foram gravados, transcritos e analisados, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Dentre os desafios e dificuldades apontadas, têm-se o cuidado fragmentado, pela dificuldade de comunicação entre profissionais e setores; a desarticulação entre as esferas de governo e os níveis de atenção, a falta de priorização do manejo integrado da TB e DM como problemas de saúde pública, a TB ainda percebida de forma negligenciada, as dificuldades em capacitar as equipes e outros processos de trabalho comprometidos, como a alta rotatividade profissional e a falta de motivação. Por outro lado, os gestores apresentaram como potencialidades para o manejo integrado a possibilidade de criação de protocolos clínicos locais, a educação permanente em saúde para os profissionais e a reestruturação do modelo de atenção à saúde baseado nas Redes de Atenção. O tratamento diretamente observado (DOTS) despontou tanto como um facilitador quanto um dificultador. Percebe-se que o manejo integrado da TB e DM, apesar das recomendações de organizações internacionais de saúde, constitui-se ainda um desafio, mas a necessidade de incorporá-lo como política pública é possível e urgente. A responsabilidade por sua implantação deve ser compartilhada entre os diversos atores sociais, como gestores, profissionais de saúde e estudiosos do tema. Somente o cuidado integral aos usuários e/ou pacientes, a educação em saúde e a vontade gestora por mudanças poderão contribuir para o controle destes agravos e pela busca da integralidade na saúde.
Análise quase-estática e de fadiga em juntas coladas usando modelo de zona coesiva (CZM)
Nessa dissertação foram realizadas simulações numéricas para análises das tensões e de fadiga de alto ciclo em juntas coladas usando materiais compósitos como aderentes. Para isso foi desenvolvida um algoritmo usando a sub-rotina UEL no Abaqus® para adicionar um modelo de dano usando elementos coesivos quando o componente estrutural é solicitado por carregamentos cíclicos. Esse trabalho é importante devido ao crescente uso de juntas coladas usando materiais compósitos em estruturas aeronáuticas, automotivas e outros segmentos da indústria. Os motivos desse crescimento são algumas vantagens em relação as juntas mecânicas tais como peso, resistência a fadiga, menor custo de manutenção. Para representar numericamente o comportamento da propagação da trinca e do dano na região colada será usado o modelo de zona coesiva (CZM sigla em inglês). O motivo da escolha se justifica, pois, o CZM apresenta como principal vantagem, em relação a outros modelos de clássicos de elementos finitos como VCCT e XFEM, o tempo computacional. Como resultado foram realizadas simulações de juntas coladas para modo I sujeitos a um carregamento quase-estático e de fadiga. Foram comparados os valores numéricos e experimentais das tensões atuantes, a taxa de propagação da trinca e número de ciclos de vida das juntas. Na análise quase-estática, estudou-se parâmetros de ajustes para o modelo CZM como a rigidez coesiva e o comprimento da zona coesiva, cujos os resultados mostraram a influência dos seus valores na curva de tração-separação na região coesiva para o modelo DCB e a influência na distribuição da tensão normal e de cisalhamento para o modelo SLJ. Já para na análise de fadiga usando CZM, aplicou-se o modelo numérico apresentado por Turon (2006) com o qual foi possível comparar por meio de dados experimentais, a taxa de crescimento da trinca para diferentes razões de carregamento, assim como, o acúmulo do dano no elemento coesivo propiciado pelo carregamento cíclico.
A dimensão objetiva do direito fundamental à saúde e a possibilidade de uma tutela diferenciada nas demandas individuais
O direito fundamental à saúde e sua judicialização tem sido objeto de grande importância nos debates acadêmicos e práticos, principalmente devido à crescente discussão sobre os impactos e limites do controle das políticas públicas pelo Poder Judiciário e sobre o papel dos diversos atores ligados às demandas de saúde. Nesse sentido, o processo civil deve se adaptar à nova realidade, sempre em consonância com as diretrizes constitucionais, para que possa garantir efetiva tutela dos direitos e segurança jurídica para os envolvidos. Surgem assim os questionamentos sobre o atual modelo utilizado para proteção do direito à saúde e as tendências atuais do procedimento e como outros institutos já previstos na legislação processual podem contribuir com a resolução das demandas. A presente pesquisa, portanto, propõe a análise minuciosa da tutela individual do direito à saúde e a possibilidade de aplicação de institutos previstos no ordenamento jurídico e em vias de implementação para que se possa alcançar a sua adequada proteção.
O Processo Reflexivo-Colaborativo na Formação Inicial de Professores de Português Língua Estrangeira
Este trabalho objetiva pesquisar a formação inicial de professores de português língua estrangeira, tendo como princípios norteadores a prática reflexiva, o trabalho colaborativo e a reflexão crítica. A motivação de se trabalhar com professores iniciantes foi a possibilidade de oferecer um curso de formação que desenvolvesse desde o início a junção da teoria com a prática. Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa, de base etnográfica, envolveram filmagem de aulas, sessões colaborativas, uso de diários e entrevistas semi-estruturadas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. O levantamento desses dados ocorreu durante um ano letivo dividido em dois módulos. No primeiro módulo, os professores iniciantes trabalharam em duplas, e cada dupla assumiu uma turma. Os professores trabalharam colaborativamente na preparação, condução e discussão das aulas. No segundo módulo, os professores trabalharam individualmente em suas turmas, mas com a colaboração semanal do outro professor por meio das sessões de colaboração. A pesquisadora esteve presente, como supervisora do curso de formação, nas filmagens das aulas e nas sessões colaborativas. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo pode propiciar mudanças nas crenças do professor, acompanhadas igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica. Além disso, esse trabalho reflexivo-colaborativo auxilia o professor no desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo como professor brasileiro e sobre o aluno estrangeiro. Os resultados desta pesquisa fornecem subsídios teóricos que auxiliam na criação de um modelo de desenvolvimento profissional para o professor de PLE.
O México como lição: a revolução mexicana nos grandes jornais brasileiros e argentinos (1910-1915)
A Revolução Mexicana foi um evento histórico de grande projeção internacional e contou significativa repercussão na imprensa latino-americana. Este trabalho analisa, em perspectiva comparada, as abordagens e interpretações sobre o processo revolucionáriomexicano veiculadas por alguns dos principais jornais do Brasil e da Argentina: Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, Minas Gerais e O Estado de São Paulo; La Nación, La Prensa e La Razón. Comparamos as interpretações e posicionamentos assumidos pelos grandesdiários em relação uma revolução de forte cunho social, que envolvia demandas e reivindicações semelhantes às existentes em seus próprios países. Apesar de pertencerem a um mesmo lugar social, os jornais abordaram o processo revolucionário mexicano de maneiras muito distintas e seus posicionamentos em relação ao México refletiram as diferentes posturas assumidas pelos produtores dos diários nos debates políticos que marcavam os cenários brasileiro e argentino. Ao se desdobrar num conflito com os Estados Unidos, a Revolução Mexicana passou a ser analisa pelos jornais no âmbito do debate sobre as relações continentais, que envolvia intensas discussões sobre a agressiva política externa dos Estados Unidos no continente, a proposta pan-americanista de integração continental e as relações entre os países americanos. Analisamos como os episódios da intervenção estadunidense no México revolucionário e da ação diplomática conjunta de Brasil, Argentina e Chile (ABC) para a mediação do conflito entre os países do norte incidiram nas discussões desenvolvidas pelos jornais sobre a questão continental.
Análise das alterações do uso e cobertura do solo do município de Catas Altas (MG) através da classificação de imagens de satélite
O presente trabalho foi baseado em anterior, realizado em 2008, que tinha como objetivo avaliar a percepção dos moradores de Catas Altas com relação à transformação da paisagem deste município. A proposta atual é verificar se as principais transformações descritas pelos moradores relacionadas à degradação da Serra do Caraça pela mineração; à destruição da vegetação natural pelas atividades de silvicultura, agricultura e expansão da área urbana podem ser identificadas pela análise de imagens de satélite. A metodologiautilizada no presente trabalho consistiu na classificação de imagens TM do satélite LandSat 5, obtidas em duas passagens diferentes na região analisada, em 1985 e em 2010, e a elaboração dos respectivos mapas de uso e cobertura do solo a partir de classificação. Não foi observada alteração efetiva na região da Serra do Caraça, as maiores ransformações de uso e cobertura ocorreram a leste do município de Catas Altas. Assim, pode-se concluir que as transformações descritas pelos moradores se devem muito mais à sua ligação de afetividade com a Serra do que com as mudanças reais ocorridas.
Atuação profissional e participação no desenvolvimento do campo científico em Ciência da Informação: estudo dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, 1992-2005
A pesquisa investiga a atuação profissional e a contribuição para o campo científico da ciência da informação por parte dos egressos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFMG), que defenderam suas teses/dissertações no período de 1992-2005. Foram utilizadas as modalidades quantitativa e qualitativa, na perspectiva de melhor aproximação ao objeto. Foi enviado questionário a toda a população da pesquisa, constituída por 183 sujeitos, entre mestres e doutores, que defenderam suas teses/dissertações no referido período. A taxa de resposta do questionário foi de 24,6%, o que corresponde a 45 (quarenta e cinco) questionários. Foram realizadas entrevistas com 4 (quatro) professores que coordenaram o Programa no referido período, de forma a obter a perspectiva de análise da ótica institucional em relação aos egressos. Realizou-se ainda estudo documental, a fim de levantar a participação dos sujeitos na publicação de artigos nas principais revistas da área de ciência da informação do país. Efetivou-se também o levantamento nos anais dos ENANCIBs (I ao VI) e ainda na Plataforma Lattes, no intuito de verificar qual a porcentagem dos egressos que tinham seus currículos naquela base do CNPq. Em relação aos cursos de graduação dos egressos constantes na amostra (45 questionários), percebeu-se grande variedade, entretanto os que demonstraram maior percentual foram os de: biblioteconomia, 22,2%; engenharia, 15,5%; psicologia, 8,9%; ciência da computação, 6,7% e história, 6,7%. Se analisado a graduação dos egressos constantes do universo como um todo (183 sujeitos), os cursos que mais se destacaram foram: biblioteconomia, 19,7%; engenharia, 11,5%; administração, 10,4%; ciência da computação, 10,4% e comunicação social, 9,8%. Em relação à inserção dos egressos na área de ciência da informação antes do ingresso no PPGCI/UFMG, 73,3% dos mesmos disseram já ter algum contato com a área. Os resultados da pesquisa demonstraram que, do ponto de análise da atuação profissional, houve uma maior concentração dos sujeitos após a titulação no cargo/função de professor no nível superior; enquanto que da análise da contribuição dos mesmos para o desenvolvimento do campo científico da ciência da informação, os percentuais mostraram uma participação com índices muito baixos. O levantamento documental realizado confirmou a pouca participação dos egressos para o avanço da área. Entretanto, se os percentuais, no que se referem ao avanço do campo científico, não se mostraram condizentes com o esperado pela ótica institucional, os mesmos vêm relativamente aumentando a cada ano.
Efeitos do acordo de resultados na gestão das escolas estaduais da região norte do estado de Minas Gerais
O objetivo desta pesquisa é analisar os efeitos da contratualização de resultados sobre os processos da Gestão Escolar Democrática de escolas estaduais da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), órgão da Administração Direta, do Poder Executivo do Estado. O trabalho propõe entender os pressupostos da Nova Gestão Pública, consolidada em Minas Gerais através das Políticas Públicas Integradas do Choque de Gestão (2003-2014), buscando os efeitos da implementação dos mecanismos da Gestão para Resultados (GpR), no caso a 2ª Etapa do Acordo de Resultados (2ª Etapa do AR), na gestão escolar democrática. A proposição a ser analisada é a de que a contratualização de resultados ampliaria a autonomia da equipe gestora e a participação da comunidade escolar na gestão das escolas estaduais, a partir da prerrogativa da 2ª Etapa do AR de ampliar as autonomias gerencial, financeira e orçamentária e a participação social nos processos gerenciais acordados com a SEE/MG. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, com o estudo do caso da contratualização de resultados em duas escolas estaduais na região Norte de Minas Gerais com a SEE/MG, por meio da 2ª Etapa do AR, iniciada em 2008. Os resultados indicam que as escolas estaduais, numa condição heterônima, anterior à contratualização de resultados, e na posição de unidade hierárquica da SEE/MG, não têm direito à ampliação da autonomia como prerrogativa da 2ª Etapa do AR. Ainda que se analise a autonomia adjetivada de ficção legal, não há relação da ampliação da autonomia como ficção nas escolas estaduais com a 2ª Etapa do AR. Todavia, há relação da 2ª Etapa do AR com a ampliação simbólica e instrumental da participação da comunidade nos processos da gestão escolar. A análise dos efeitos do Acordo de Resultados estão apresentados na conclusão como efeitos previstos e efeitos não previstos: gaming, distorção de incentivos, ampliação do controle burocrático e hierárquico, inclusão do controle por resultados e social. Os efeitos da accountability se relacionam à vinculação dos resultados da equipe de trabalho à Avaliação de Desempenho Individual (ADI) e à avaliação de produtividade da equipe, ao controle hierárquico do trabalho docente e à obrigatoriedade de produzir resultados.
Movimentos culturais e justiça social: um estudo da cultura hip-hop mineira.
Verificou-se através do estudo da cultura hip-hop na Região Metropolitana de Belo Horizonte que os movimentos culturais apresentam aspectos que permitem caracterizá-los como movimentos sociais. Tendo como principais fontes teóricas Nancy Fraser e AxelHonneth, concluiu-se, ainda que de forma parcial, que os movimentos culturais podem ser estudados sob a ótica da justiça social. Foram pesquisados grupos e indivíduos que se declaram membros da cultura hip-hop no período de junho de 2005 a janeiro de 2007 através de observação, da análise de documentos, de entrevistas individuais e de grupo focais. Na análise dos dados obtidos destacam-se as novas formas de ocupação do espaço urbano e a importância dos grupos culturais para a socialização política dos indivíduos pertencentes àcultura hip-hop.
Uma base de dados em formato neutro e uma estrutura de dados orientada por objetos para o pré-processador de um sistema de cálculo de campos eletromagnéticos baseado no método de elementos finitos.
Apresentamos uma restruturação da forma de armazenamento dos dados para o pré-processador de um sistema computacional de cálculo de campos eletromagnéticos baseado no Método de Elementos Finitos. A estrutura do sistema é dividida em uma parte externa, representada por uma base de dados para o armazenamento de todas as informações manipuladas pelo programa, e uma parte interna, representada pela organização da estrutura de dados utilizada pelo programa. Na primeira parte, é apresentada a proposta de uma Base de Dados em Formato Neutro para a intercomunicação entre estes programas, buscando uma padronização para os formatos de armazenamento e transferência de dados dos diversos programas desenvolvidos pelos grupos de pesquisa de cálculo de campos eletromagnéticos brasileiros. Na segunda parte é apresentada uma estrutura de dados para o pré-processador de tais programas, utilizando técnicas de Programação Orientada por Objetos, visando a melhora da organização da estrutura. Procuramos, usando a Programação Orientada por Objetos, aumentar a qualidade do software de engenharia, dando ao código características desejáveis para uma maior taxa de reaproveitamento frente a mudanças na especificação.
Uma metodologia de modelagem de processos de negócio orientada à gestão da informação e do conhecimento
A gestão da informação e do conhecimento (GIC) ganhou importância nas organizações a partir do início da década de 1990. Devido ao crescente aumento da competição entre as empresas, tendo como fator principal a intensificação da globalização econômica, as organizações atuais buscam o constante aperfeiçoamento de suas estruturas, a fim de maximizar sua eficiência. No centro desse comportamento está a gestão por processos e a melhoria contínua destes. Essa forma de gestão busca alinhar todos os esforços da empresa em torno dos processos de negócio, isto é, grupos de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir bens ou serviços. Segundo essa visão, a GIC deve ser considerada no contexto da gestão por processos e da maximização da eficiência da estrutura organizacional. Identifica-se na literatura a integração entre GIC e processos de negócio organizacionais como um paradigma de pesquisa, denominado GIC orientada a processos. Esse paradigma se distingue, por exemplo, da GIC orientada a produtos, que foca na criação e disseminação de artefatos de conhecimento e informação. Este trabalho avança na solução do problema da integração entre processos de negócio e GIC, usando a modelagem de processos de negócio (MPN) como ponto de partida. A MPN permite formalizar processos de negócio e o contexto onde ocorrem. O produto da atividade de MPN é um modelo de negócio, isto é, uma abstração de como um negócio funciona. Desenvolveu-se uma metodologia de MPN orientada `a GIC. A metodologia é uma extensão da abordagem de Eriksson e Penker para MPN. Um modelo teórico de GIC foi desenvolvido para fundamentar a metodologia de modelagem. A metodologia é composta por: um conjunto de construtos básicos para MPN orientada `a GIC; um conjunto de diagramas e submodelos, formando uma perspectiva de modelagem; padrões de modelagem relacionados `a GIC; explicações sobre como modelar aspectos de GIC que não possuem mapeamento direto para construtos da linguagem de modelagem. Um conjunto de exemplos demonstra os elementos da metodologia. Conclui-se, através da avaliação da metodologia desenvolvida, que esta possui vantagens em relação `as abordagens existentes, tais como: uso da Unified Modeling Language (UML) como base da notação, capacidade de modelar aspectos de GIC não contemplados por outras abordagens e embasamento em um modelo teórico de GIC.
Participação do endocanabinoide 2-araquidonoilglicerol (2-AG) nas respostas defensivas mediadas pela substância cinzenta periaquedutal dorsolateral e pelo córtex pré-frontal ventromedial
O sistema canabinoide modula comportamentos defensivos mediados pela substância cinzenta periaquedutal dorsolateral (SCPdl) e pelo córtex pré-frontal ventromedial (CPFvm). Dentre os diversos canabinoides descritos, destacam-se a anandamida (AEA) e o 2-araquidonoilglicerol (2-AG) que exercem seus efeitos via ativação de receptores canabinoides do tipo 1 (CB1r) e do tipo 2 (CB2r). Embora a participação da AEA em respostas relacionadas a ansiedade esteja bastante consolidada na literatura, poucos trabalhos descrevem o envolvimento do 2-AG nessas respostas. Assim, o primeiro objetivo desse estudo foi verificar a hipótese de que a facilitação da sinalização do 2-AG em regiões que modulam o comportamento de defesa como a SCPdl e o CPFvm, promoverá efeitos ansiolíticos. Inicialmente verificou-se se a injeção intra-SCPdl ou intra-CPFvm do 2-AG ou do URB602 (inibidor da monoacilglicerol lipase, enzima responsável pela hidrólise do 2-AG) promoveu efeito do tipo ansiolítico e anti-aversivo nos modelos animais do labirinto em cruz elevado (LCE) e de estimulação química da SCPdl, verificando também qual receptor canabinoide estaria envolvido na modulação dessas respostas. Adicionalmente, alguns estudos sugerem que a ativação de receptores glutamatérgicos metabotrópicos do tipo 5 (mGluR5) é necessária para a síntese do 2-AG e consequentemente, para os efeitos desencadeados por esse endocanabinoide. Para verificar essa hipótese, nosso trabalho avaliou se o pré-tratamento com doses inefetivas com MPEP (antagonista de mGluR5) seria capaz de inibir a resposta tipo-ansiolítica promovida pelo URB602 (intra-SCPdl ou intra-CPFvm) no LCE. Através da imunofluorescência demonstramos que a enzima envolvida na síntese do 2-AG (diacilglicerol lipase) é co-expressa com receptores mGluR5 na SCPdl e no CPFvm. Em conjunto nossos resultados sugerem que a sinalização mediada pelo 2-AG também é importante na modulação de respostas defensivas via ativação tanto de CB1 quanto de CB2. Adicionalmente, nossos dados farmacológicos e da imunofluorescência na SCPdl e CPFvm reforçam a hipótese de que a via mGluR5-DGL é importante para a formação do 2-AG.
As políticas de igualdade racial nos Estados Unidos e no Brasil: constituição, diferenças e similaridades
Este estudo tem como objeto de pesquisa as políticas públicas de igualdade racial implementadas nos Estados Unidos entre os anos 1960 e 1970 e no Brasil entre 1988 e 2014. O objetivo principal é analisar, em primeiro lugar, o surgimento dessas políticas que apontam uma inflexão na trajetória do tratamento dado à questão racial nesses dois países, que viveram as experiências de escravidão e de abolição em períodos correspondentes e similares; e, em segundo, produzir uma interpretação tanto para o momento diferenciado da origem dessas políticas bem como para as diferenças no processo de sua constituição, na natureza e no conteúdo das mesmas. Partiu-se de duas hipóteses: 1ª) o surgimento das políticas de igualdade racial está relacionado às mudanças ocorridas nos contextos políticos internos a partir do New Deal nos Estados Unidos e do processo de democratização no Brasil e externo a agenda política internacional os quais propiciaram oportunidades políticas favoráveis às novas ideias de igualdade racial e à emergência de atores políticos para traduzi-las em políticas de igualdade racial. 2ª) As diferenças entre as políticas são interpretadas a partir do argumento central de que os legados institucionais das políticas previamente estabelecidas nos dois países condicionam o processo de reformulação das políticas, que são assim dependentes de sua própria trajetória. Realizou-se uma investigação da trajetória histórica e política da questão racial nos dois países enfatizando as principais decisões e seus desdobramentos ao longo do tempo. As principais conclusões são duas: 1ª) nos dois países, de fato, o surgimento das políticas é explicado por mudanças contextuais mais amplas e pelo surgimento de atores políticos movimentos negros, partidos e governos os quais transformaram as novas ideias raciais em políticas de igualdade racial; 2ª) as diferenças entre as políticas dos dois países pelo menos as pioneiras, pois, posteriormente há uma convergência entre as duas políticas são explicadas pelos legados das políticas prévias: enquanto nos Estados Unidos implementou-se políticas de direitos humanos para os negros num contexto altamente conflituoso, no Brasil focou-se nas políticas valorizativas da história, cultura e da identidade negra, num contexto menos conflituoso.
Defeitos de desenvolvimento de esmalte e cárie dentária em dentes decíduos: uma abordagem multinível
A cárie dentária é uma das doenças bucais mais prevalentes na infância e pode estar associada à presença de defeitos de desenvolvimento do esmalte. O objetivo deste estudo foi verificar se defeitos de esmalte são fatores de risco à cárie dentária em dentes decíduos de crianças pré-escolares após tempo médio de 26 meses deacompanhamento. Para a realização deste estudo de coorte prospectivo e foi realizado um cálculo amostral e a amostral foi de 339 crianças (113 expostas e 226 não expostas) de 2 a 5 anos no baseline (primeiro exame). Após o período médio de 26 meses as mesmas crianças foram examinadas (segundo exame-acompanhamento). A amostra final foi de 325 crianças, que foram divididas em dois grupos de acordo coma exposição. O DDE foi diagnosticado através do DDE Index. Todos os dentes foram examinados para diagnóstico de cárie, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e avaliou-se a higiene bucal e foram realizadas entrevistas com os pais. Foram realizadas análises descritivas e os dados foram analisados usando regressão múltipla de Poisson com abordagem multinível, uma vez que os dentes (primeiro nível, no qual foi medido o desfecho e para o qual)estão agrupados em crianças (segundo nível). Esta estratégia permitiu estimar o efeito dos diferentes tipos de DDE na incidência de cárie em dentes decíduos, calculando riscos relativos (RR) e os respectivos intervalos de confiança de 95% (IC 95%), ajustados pelas demais variáveis explicativas dentárias e da criança. Através da análise multinível foi observado que o DDE é um fator de risco para cárie (RR: 1,98; IC95%: 1,20-3,26). Além disso, dentes posteriores e superiores apresentaram maior risco de desenvolver lesões de cárie (RR 2,90 IC95%: 2,45-3,44; RR 1,52 IC95%: 1,29-1,79; respectivamente). Entre as variáveis da criança, apenas o ceo-d se associou à incidência de cárie (RR 1,38 IC95%: 1,31-1,45). Portanto conclui-se que a hipoplasia é um fator de risco para cárie dentária em dentes decíduos.
Papel dos receptores glutamatérgicos ionotrópicos do hipotálamo dorsomedial na regulação das respostas cardiovasculares e comportamental do quimiorreflexo
Estudos do nosso laboratório (Queiroz e cols., 2011) mostraram que a microinjeção bilateral de lidocaína no HDM reduz a resposta pressora do quimiorreflexo. Esses estudos também mostraram que o bloqueio bilateral dos receptores glutamaté rgicos ionotrópicos do HDM com ácido kinurênico reduz a resposta pressora e abole a resposta comportamental do quimiorreflexo. O aminoácido excitatório L-glutamato pode atuar em três subtipos distintos de receptores ionotrópicos: NMDA (N-Metil-D-Aspartato), AMPA (-amino-3-hidroxi-5-metil-4 isoxazolproprionato) e kainato, sendo esses dois últimos também classificados como receptores não-NMDA. Estudos anteriores mostram que diferentes estímulos podem ativar apenas um subtipo de receptor glutamatérgico ionotrópico no HDM para evocar uma resposta fisiológica específica. Além disso, embora o ácido kinurênico seja conhecido como antagonista não seletivo dos receptores glutamatérgicos ionotrópicos, alguns estudos mostram que este antagonista também pode atuar em receptores nicotínicos (Hilmas e cols., 2001; Stone, 2007). Baseado nessas evidências, e considerando que os neurônios do HDM possuem receptores nicotínicos (Block e Billiar, 1981), o objetivo desse estudo foi reavaliar o papel dos receptores glutamatérgicos ionotrópicos do HDM e avaliar a contribuição relativa dos receptores NMDA e não-NMDA deste núcleo na integração das respostas cardiovasculares e comportamentais do quimiorreflexo. O quimiorreflexo foi estimulado com injeção intravenosa de cianeto de potássio (KCN 40 µg/0,1 ml) antes e após a microinjeção bilateral dos antagonistas de receptores: a) NMDA (AP-5 100 ou 200 pmol/100nl), b) não-NMDA (CNQX 100 ou 200 pmol/100nl) ou c) da combinação dos dois antagonistas (AP-5 + CNQX 200 pmol/100 nl) no HDM. Além disso, foram realizados protocolos adicionais para se avaliar a eficácia dos antagonistas AP-5 e CNQX nas doses utilizadas (100 e 200 pmol/100 nl) em bloquear as respostas induzidas pelos agonistas específicos dos receptores NMDA e não-NMDA, os agonistas NMDA (10 pmol/100 nl) e AMPA (3 pmol/100 nl) respectivamente. A microinjeção de AP-5, na dose de 100 pmol/100 nl, não produziu alterações sobre as respostas cardiovasculares (+47 ± 2 vs +43 ± 4 mmHg; -236 ± 26 vs -245 ± 30 bpm) e comportamental (+37 ± 5 vs +27 ± 5 cm) do quimiorreflexo, todavia foi capaz de reduzir de forma significativa a magnitude das respostas cardiovasculares (+21 ± 2 vs +10 ± 3 mmHg; +138 ± 14 vs +74 ± 25 bpm) e comportamental (348 ± 106 vs 48 ± 27 cm) induzidas pelo agonista NMDA. A microinjeção de AP-5, na dose de 200 pmol/100 nl, também não produziu alterações sobre as 12 respostas cardiovasculares (+37 ± 1 vs +39 ± 3 mmHg; -260 ± 38 vs -253 ± 44 bpm) e comportamental (49 ± 14 vs 31 ± 9 cm) do quimiorreflexo, no entanto aboliu as respostas cardiovasculares (+22 ± 2 vs +2 ± 1 mmHg; +114 ± 7 vs +8 ± 5 bpm ) e comportamental (425 ± 67 vs 0 ± 0 cm) induzidas pelo agonista NMDA. De forma semelhante, a microinjeção de CNQX, na dose de 100 pmol/100 nl, não promoveu alterações sobre as respostas cardiovasculares (+39 ± 6 vs +35 ± 7 mmHg; -237 ± 38 vs -260 ± 22 bpm) e comportamental (33 ± 13 vs 27 ± 8 cm) do quimiorreflexo, porém foi capaz de reduzir a magnitude das respostas cardiovasculares (+20 ± 2 vs +5 ± 2 mmHg; +112 ± 5 vs +39 ± 17 bpm ) e comportamental (424 ± 70 vs 11 ± 6 cm) do agonista AMPA. A microinjeção de CNQX, na dose de 200 pmol/100 nl, também não promoveu alterações sobre as respostas cardiovasculares (+43 ± 3 vs +37 ± 3 mmHg; -202 ± 40 vs -167 ± 37 bpm) e comportamental (+ 40 ± 12 vs 30 ± 13 cm) do quimiorreflexo, mas aboliu as respostas cardiovasculares (+28 ± 4 vs +1 ± 1 mmHg; +90 ± 9 vs +1 ± 1 bpm ) e comportamental (327 ± 87 vs 0 ± 0 cm) induzidas pelo agonista AMPA. Por outro lado, a microinjeção da combinada dos antagonistas AP-5 + CNQX (200 pmol/50 nl) reduziu de forma significativa a magnitude da resposta pressora (+38 ± 4 vs +21 ± 5 mmHg) e comportamental (40 ± 14 vs 8 ± 5 cm) do quimiorreflexo. Esses resultados mostram que o bloqueio seletivo dos receptores NMDA ou não -NMDA do HDM isoladamente não é capaz de produzir alterações sobre as respostas pressora e comportamental do quimiorreflexo. Todavia, uma vez que o bloqueio combinado dos receptores NMDA e não-NMDA do HDM reduziu a resposta pressora e aboliu a resposta comportamental do quimiorreflexo, pode-se sugerir que esses receptores atuem de forma conjunta na integração do quimiorreflexo, de forma que o bloqueio de apenas um subtipo de receptor não altera essa resposta. Esses dados reforçam ainda o papel do aminoácido excitatório L-glutamato na neurotransmissão do quimiorreflexo no HDM.