RCAAP Repository
Indicadores de digestão total, parcial e síntese de proteína microbiana em bovinos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2020-01-02T16:36:22Z
Cristóvão Colombo de Carvalho Couto Filho
Escolares como multiplicadores da informação sobre Leishmaniose visceral no contexto familiar: elaboração e análise de modelo
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a leishmaniose visceral (LV) é importante problema de saúde pública com aumento do número de casos, expansão geográfica dos casos autóctones e elevada letalidade, em média de 10%, nos últimos dez anos. Esta pesquisa tevecomo objetivo analisar um modelo de intervenção de repasse da informação sobre a LV por alunos de 5a e 8a séries de ensino fundamental de duas escolas públicas aos seus familiares. Situadas em Caeté, Minas Gerais, essas escolas foram selecionadas e após sorteio, classificadas em escola experimental (EE) e controle (EC). Os professores de ciências de ambas escolas receberam treinamento prévio para ministrar aula sobre a doença e orientar os alunos da EE a atuarem como multiplicadores da informação. Além da aula, os alunosreceberam do professor um folheto sobre a LV, previamente testado quanto ao seu potencial informativo. A análise da informação dos alunos sobre a doença foi feita por meio de questionário de múltipla escolha antes e 90 dias após a aula do professor. Na EE o aluno teve como tarefa de casa repassar a informação da aula e do folheto ao familiar responsável por ele na escola. A tarefa teve duração de 15 dias e foi monitorada em sala de aula pelo professor. Os alunos da EC não tiveram tarefa de casa e não foram estimulados a discutir o assunto. Para a análise do repasse da informação pelo multiplicador, 100 famílias foram selecionadas mediante sorteio, sendo 25 de cada série das duas escolas. Antes e em diferentes tempos (30, 90 e 120 dias) após a intervenção do multiplicador, o familiar recebeu a visita de um agente de endemias da Secretaria de Saúde, que aplicou ao familiar o mesmo questionário utilizado com os alunos. Além disso, o agente preenchia um formulário que contemplava aspectos relacionados à limpeza das áreas externas dos domicílios. A análise do conhecimento sobre a doença e do processo de repasse da informação pelo ultiplicador foi feita por meio de grupos focais (GF) com os alunos e por métodos quantitativos (Delineamento em Parcelas Subdivididas e Test-T). Participaram do estudo 188 alunos, sendo 92 da EE e 96 da EC. Entre os 100 familiares selecionados, 77 participaram em todos os tempos avaliados. Desses, 31 eram responsáveis por estudantes da EE e 46 da EC. De modo geral, o nível de informação sobre a doença entre os alunos da EE e EC antes da aula foi baixo e sem diferençasignificativa (média de respostas corretas ao questionário de 33,2% na EE e 28,9% na EC). Após 90 dias da aula, os estudantes apresentaram melhora significativa (média de acertos de 53,3% na EE e 39,2% na EC), com um incremento de 20,1% nas respostas dos alunos da EE e 10,3% na EC (p<0,05). Na análise entre séries, os alunos da 8ª da EE apresentaram maior percentual de acertos que os da 8ª da EC, 19,7% e 9,8%, respectivamente. A análise dos questionários entre os familiares das duas escolas mostrou que o percentual de respostas corretas antes da intervenção do multiplicador foi 51% na EE e 44% na EC. Após 30, 90 e 120 dias, os familiares da EE apresentaram um incremento no percentual de acertos de 16,1%, 20,9% e 20% enquanto na EC este foi de 9,0%, 12,3% e 8,7% (p<0,05). A análise dos GF mostrou que os alunos multiplicadores se lembravam das informações repassadas na aula e contidas no folheto. Tanto alunos de 5ª quanto de 8ª série repassaram a informação aos familiares durante a tarefa de casa. A maioria das dúvidas dos familiares foi respondida pelos próprios alunos, e em alguns casos foi necessária a ajuda das professoras. O repasse da informação pelo aluno multiplicador mostrou-se adequado para a disseminação da informação sobre a LV aos seus familiares. Não houve diferença para o repasse da informação entre alunos de 5ª e 8ª série. O modelo adotado foi eficaz e apresentou resultados promissores quanto à mudança de atitude em relação ao manejo ambiental, a julgar pelo recolhimento da vegetação acumulada em volta da casa entre os familiares da EE, quando comparado aos domicílios dos familiares da EC (p<0,05). O trabalho integrado entre alunos, professores e profissionais de saúde pode ser uma alternativa para fortalecer as ações de prevenção e controle da leishmaniose visceral
2019-08-12T08:16:45Z
Danielle Ferreira de Magalhaes
Integração projeto e obra em empreendimento público de grande porte
A Contratação Integrada é uma das inovações do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), instituído no ano de 2011 com objetivo de tornar as contratações públicas mais céleres, econômicas e eficientes. Ainda são poucos os trabalhos de pesquisa que estudam a Contratação Integrada, desde o ponto de vista do desenvolvimento dos projetos e sua integração com a etapa de execução dos empreendimentos. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi investigar em que medida a Contratação Integrada permite o desenvolvimento de processos que se assemelhem às práticas de Design-Build, bem como a possibilidade de implementação dos conceitos de Engenharia Simultânea na integração entre as etapas de projeto e obras. Para tanto, foi aplicado o método do estudo de caso visando compreender e descrever como ocorreu o processo de projeto em empreendimento necessário à duplicação de rodovia no estado de Minas Gerais, bem pesquisa de percepção de especialistas sobre as possíveis vantagens do modelo de Contratação Integrada. Os resultados apontam que a Contratação Integrada abre oportunidade para aplicação dos conceitos de Engenharia Simultânea em empreendimentos complexos. Contudo, a simples aplicação do marco legal não garante os benefícios inerentes da integração projeto e obra, sendo necessário adotar diretrizes no sentido de formalizar a efetiva integração multidisciplinar, formalização de fluxos de trabalho específicos e utilização da tecnologia da informação.
Oferta e demanda de transportes integrados: um estudo de caso em Belo Horizonte
Os sistemas de transporte consomem cada vez mais tempo, energia, espaço e recursos financeiros. O cenário geral no Brasil é caracterizado por uma mobilidade dependente do sistema rodoviário, no qual o transporte por ônibus é cada vez mais afetado pelo aumento do transporte individual. Nesse cenário, são comuns congestionamentos, ineficiência, custos elevados e contínua migração dos sistemas coletivos para os individuais, sobretudo nos casos de queda da qualidade do transporte coletivo. O ciclo vicioso implica ainda lentidão, acidentes, poluição e desigualdades urbanas. A qualidade do serviço público de transporte e a escolha de soluções tecnológicas e operacionais adequadas para cada demanda e cenário são fatores de grande importância na conformação do desenvolvimento urbano das grandes cidades, com impacto direto na qualidade de vida da população. A tecnologia de transporte público adotada representa uma variável especialmente importante, haja vista a variedade de soluções tecnológicas e operacionais existentes para atender a uma mesma demanda. O presente estudo aborda o impacto das escolhas dos modos de transporte de alta capacidade no desenvolvimento urbano das grandes cidades, apontando aspectos que podem ser considerados no planejamento das redes de transporte. Discute-se o caráter estrutural dos sistemas de BRT em implantação e se esse tipo de medida atende apenas a uma demanda operacional por melhor funcionamento do sistema de ônibus, apresentando, por conseguinte, investimentos significativos cujo benefício pode vir a ser esgotado em um curto espaço de tempo. Mais especificamente, este trabalho tem como objetivo analisar as estimativas para a oferta e a demanda consideradas no projeto do sistema de BRT de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados encontrados apontam dificuldades encontradas em promover uma priorização total de circulação dos sistemas BRT, uma vez que a necessária segregação da circulação dos ônibus encontra obstáculos na solução em nível, principalmente devido às diversas interferências com o tráfego geral e os acessos de pedestres, como parte de um contexto urbano já consolidado. Além disso, o trabalho examina a importância estratégica do planejamento de transportes na esfera metropolitana, onde a implantação de tecnologias de maior capacidade como o metrô pode ser mais bem determinada. Não obstante a cultura já consolidada de transporte de passageiros sobre pneus como única solução estruturante disponível, baseada em estimativas de custo de implantação e de tempos de viagem isolados, consolidada por contratos longos de concessão dos sistemas, parte-se do pressuposto de que é necessário avançar na avaliação das economias e deseconomias urbanas geradas, considerando-se as especificidades de cada município, cada sistema e cada corredor de transporte.
2019-08-10T22:58:00Z
Liliana Delgado Hermont
Dimensões da patela relacionadas à massa corporal do cão para emprego na confecção de prótese: estudo em cadáver
O objetivo deste trabalho foi mensurar as dimensões da patela de cadáveres caninos e avaliar sua relação com a massa corporal. Foi feito um levantamento da casuística de luxação de patela no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no período de junho de 2012 a janeiro de 2018 para avaliar a presença de luxação de patela e a massa corporal destes pacientes. A partir deste levantamento foram constituídos cinco grupos de massa corporal: G1:1 a 4,99 kg; G2: 5 a 9,99 kg; G3: 10 a 19,99 kg; G4: 20 a 29,99 kg e G5: 30 a 50 kg. Para a realização das medidas patelares foram utilizados 70 cadáveres de cães adultos, independente de raça ou sexo, com massa corpórea de 1 a 50 kg, sem evidência clínica de afecção na articulação femorotíbiopatelar. Foram usadas as patelas e côndilos femorais dos membros pélvicos direito e esquerdo. Com auxílio de um paquímetro foram mensurados os comprimentos externo e interno, largura externa no terço médio, largura interna nos terços proximal, médio e distal e espessura nos terços proximal, médio e distal. Mensurou-se também a profundidade e a largura do sulco troclear femoral nos terços proximal, médio e distal. Os dados referentes à análise do banco de dados do Hospital Veterinário da UFMG foram apresentados em valores percentuais. Aqueles referentes às medidas patelares foram apresentados como média ± erro-padrão da média. As diferenças entre os grupos foram analisadas por meio de ANOVA One Way seguida do post hoc de Tukey. Para a avaliação da relação entre as medidas da patela e a massa corporal foi utilizada a correlação de Pearson. Para o levantamento da casuística de luxação de patela (LP) foram considerados 656 animais com diagnóstico de LP. Destes, 50,05% possuíam menos de 5 kg; 35,34% entre 5 e 9,99 Kg; 9,56% de 10 a 19,99 Kg; 2,08% de 20 a 29,99% e 2,97% possuíam de 30 a 50 Kg. Observou-se de forma geral forte correlação entre as medidas patelares e a massa corporal de cadáveres de cães. As medidas do sulco troclear apresentaram relação de moderada a forte com a massa corporal. Nas condições deste estudo pode-se concluir que o tamanho da patela varia segundo a massa corporal do cão e estas medidas devem ser consideradas ao se planejar uma substituição protética.
Estudos em estimação de densidade por Kernel: métodos de seleção de características e estimação do parâmetro suavizador
Problemas de indução de funções são muitas vezes representados por meio de medidas de afinidade entre os elementos do conjunto indutivo de amostras, sendo as matrizes de kernel um método bastante difundido. O presente trabalho tem como objetivo obter informação das relações de afinidade entre os dados a partir da matriz de kernel calculada, partindo da hipótese que tais relações geométricas seriam coerentes com os rótulos conhecidos. Foram propostos métodos univariados e multivariados de seleção de características utilizando estimação de densidade por kernel (KDE), bem como métodos para estimar a largura do kernel baseados na coerência dos rótulos com a geometria do problema. Para avaliar a relação da estrutura dos dados com os rótulos foi utilizado um classificador baseado em estimação de densidade por kernel (KDE) e comparou-se o desempenho dos métodos propostos com outros conhecidos na literatura. Para as bases de dados testadas, o desempenho dos métodos propostos mostrou-se semelhante aos utilizados como base de comparação. Tais resultados indicam que é viável selecionar modelos através do cálculo direto das densidades e da geometria do problema de separação em questão.
2019-08-09T17:15:11Z
Maria Fernanda Barbosa Wanderley
O uso da informação estratégica: o caso da comercial cirúrgica Rioclarense
O marketing de relacionamento é de suma importância para a sobrevivência das empresas. O uso estratégico da informação dos clientes tornou-se um bem valioso, capaz de agregar vantagem competitiva para as grandes organizações. O objetivo deste trabalho é identificar e avaliar a percepção que o empresário tem dos resultados obtidos para o uso estratégico da informação gerado pelo marketing de relacionamento em uma empresa de logística. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma entrevista com os gerentes e operadores da empresa estudada, bem como a revisão bibliográfica sobre o tema de estudo. A empresa analisada utiliza ferramentas de informação, como o site e o CRM, sendo estas importantes para delinear estratégias e manter a fidelidade dos clientes. Ao final da análise chega-se a conclusão que a utilização correta da informação pode agregar valor ao negócio e garantir a sobrevivência da empresa em um ambiente competitivo.
2019-08-14T10:03:43Z
Mariana Soares de Assis
Implementação da Lei de Cotas em três universidades federais mineiras
Esta tese investiga o processo de implementação da Lei de Cotas (12.711/2012) em três universidades federais do Estado de Minas Gerais: (i) Universidade Federal de Minas Gerais, (ii) Universidade Federal de Ouro Preto e (iii) Universidade Federal de Viçosa. Essa lei reserva vagas para egressos de escolas públicas, pessoas de baixa renda, pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiências nas instituições federais de ensino superior, e de ensino técnico de nível médio. É uma modalidade de política de ação afirmativa, que são iniciativas públicas ou privadas que buscam mitigar os efeitos de discriminações passadas ou presentes. Focalizam públicos com histórico de discriminação, social, racial, de gênero, geracional, por deficiência, etc. A pesquisa qualitativa realizada, se caracteriza como análise comparativa, de abordagem multimétodos. Adotou três procedimentos metodológico principais: (i) análise documental; (ii) entrevista com os gestores e (iii) aplicação de questionário aos estudantes. A tese está estruturada em três partes: (i) a primeira se dedica à reflexão dos conceitos fundamentais que sustentaram o desenvolvimento da pesquisa, e encontra-se nos três primeiros capítulos. O primeiro aborda algumas concepções de políticas públicas, desigualdades e ações afirmativas. O segundo apresenta um panorama internacional e nacional das políticas de ação afirmativa, no qual são discutidas experiências de diversos países e do Brasil, com destaque à sua aplicação no ensino superior. O terceiro capítulo discorre sobre o ensino superior, com ênfase na questão da sua cobertura (acesso); reflete algumas concepções de democratização (acesso, permanência e sucesso), e apresenta a Lei de Cotas como uma alternativa de política pública, que visa inclusão social nesse nível de ensino. (ii) A segunda parte da tese está contemplada no capítulo 4, que apresenta os aspectos metodológicos relativos à natureza da pesquisa, aos instrumentos e à escolha dos sujeitos e das instituições, onde foi realizado o trabalho de campo. (iii) A terceira parte da tese, se atém às análises da pesquisa empreendida, materializadas nos capítulos, 5 e 6. Estes capítulos apresentam os resultados da pesquisa realizada, tais como: (i) os efeitos e implicações da Lei de Cotas na gestão das universidades investigadas; (ii) a recepção do programa de reserva de vagas, instituído pela lei e (iii) os mecanismos de verificação das condições de beneficiários das distintas modalidades de ingresso. A tese permitiu concluir que a Lei de Cotas vem exigindo uma mobilização da gestão das universidades, relacionadas à sua operacionalização e, ainda, que essa política inaugurou um tempo novo em relação à inclusão de segmentos com histórico de exclusão nas instituições, a qual não pode ver seus objetivos ameaçados por obstáculos operacionais.
2019-08-13T08:47:36Z
Adilson Pereira dos Santos
Análise Psicométrica do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional 20
Introdução: Instrumentos de medida desempenham um importante papel na pesquisa, na prática clínica e na avaliação de saúde. Estudos realizados sobre a qualidade desses instrumentos fornecem evidências do comportamento das propriedades psicométricas avaliadas, o que auxilia o pesquisador e profissional na escolha da melhor ferramenta para utilização. Na população idosa, a fragilidade pode ser identificada nos idosos que apresentam um estado de vulnerabilidade fisiológica, resultante de uma reserva homeostática reduzida. Para esta finalidade foi construído o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional - 20 (IVCF-20), cuja base conceitual sobre fragilidade é considera-la como uma síndrome multidimensional. Objetivo geral: Avaliar as propriedades psicométricas do IVCF-20 pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Método: Estudo metodológico, analítico de abordagem quantitativa, desenvolvido com 396 idosos da região Centro Sul de Belo Horizonte/ Minas Gerais. O instrumento foi analisado através da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando o Modelo Logístico de 2 Parâmetros. Resultados: O Alfa de Cronbach geral foi de 0,73 e a retirada de qualquer item não ocasionou alteração significativa no IVCF-20. Houve correlação bisserial positiva com a variável latente. Atividades de Vida Diária Instrumentais apresentaram a maior correlação (r=0,60) com o traço latente. A idade, problemas de audição e quedas apresentaram a menor correlação bisserial com o traço latente (r=0,27). O item desânimo, tristeza ou desesperança (=0,61) e quedas (=0,39) apresentaram parâmetro de discriminação baixo e, os itens relacionados a controle financeiro (=6,69) e tomar banho sozinho (=9,56) apresentaram o maior parâmetro de discriminação, em relação ao traço latente. No que se refere à dificuldade, os itens incontinência urinária (0,05) e esquecimento (-0,71) apresentaram menor parâmetro de dificuldade. Já, os itens idade (3,08) e problemas de audição (3,50) apresentaram maiores parâmetros de dificuldade. A correlação entre o IVCF-20 e a Escala de Fragilidade Edmonton foi r = 0,77 (p=0,000). Discussão: A avaliação das propriedades de medida de instrumentos é útil para subsidiar a seleção de instrumentos válidos e confiáveis, de modo a assegurar a qualidade dos resultados dos estudos. Os resultados dos desempenhos dos idosos na TRI foram calculadas pelo modelo logístico de dois parâmetros. Em suma, tais resultados, apontam para uma avaliação positiva do IVCF-20, com a exceção de dois itens que apresentaram valores de discriminação inferiores; o instrumento em geral, apresentou itens com um boa discriminação e variados níveis de dificuldade. A unidimensionalidade foi verificada através da Análise Fatorial, obtendo valor satisfatório e, os principais índices de adequação de ajuste do modelo foram atendidos. Conclusão: O IVCF-20 é um instrumento com propriedades psicométricas satisfatórias para o rastreio da fragilidade dos idosos na Atenção Primária de Saúde (APS). Torna-se de suma importância a utilização do IVCF-20 na APS para a promoção de saúde, prevenção de agravos e estratégias de qualidade de assistência multiprofissional ao idoso.
Avaliando o interesse e as participações de alunos da zona rural em atividades investigativas
Esta pesquisa objetiva identificar e analisar a participação e o interesse dos alunos de comunidades rurais em atividades investigativas de química e biologia com temas contextualizados. Devido aos problemas contextuais da educação do campo esta pesquisa busca relacionar temas contextualizados com metodologias investigativas de ensino. Através de observação de campo, conceitos científicos curriculares e um questionário foram elaborados duas atividades investigativas contextualizadas e aplicadas aos alunos da comunidade rural de Silva Campos. Após, houve a aplicação dessas atividades e a análise das participações e interesse dos alunos na sequência de aula. Notou-se o alto grau de interesse e de participação dos alunos durante as atividades investigativas e consequentemente desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos.
2019-08-13T18:06:26Z
Julio Cesar Soares Maciel
Alterações bucais do envelhecimento e implicações para a atenção odontológica
O Brasil passa por um processo de envelhecimento populacional rápido e intenso criando-se a preocupação com a necessidade de se estruturar melhor os serviços e programas de saúde que possam responder às demandas emergentes do novo perfil epidemiológico do País. Muitos pacientes idosos apresentam alterações na cavidade bucal em consequência das manifestações de doenças sistêmicas, deficiências nutricionais ou efeitos colaterais pelo uso de fármacos, dentre outras razões. Este trabalho teve como objetivo formular propostas, a partir da revisão de literatura, voltadas para contribuir para a capacitação profissional do cirurgiãodentista da atenção básica,visando uma melhoria da saúde bucal e da qualidade de vida desses pacientes. Foi feita revisão narrativa, tendo sido consultadas publicações on-line de trabalhos publicados na língua portuguesa e inglesa na forma de artigos através da BIREME a partir das bases de dados BBO, BDENF, MEDLINE e LILACS, no período de 1985 a 2011. Foram selecionadas 64 produções científicas, permitindo que os objetivos fossem respondidos através da elaboração de propostas voltadas especificamente para esse público.
2019-08-13T17:57:59Z
Luciana Terezinha da Silva
A escolarização da linguagem visual: uma leitura dos documentos ao professor
Este trabalho teve como objetivo estudar a escolarização da linguagem visual, percebendo sua inserção no discurso oficial que norteia o ensino fundamental e em materiais didáticos, assim como suas concepções teóricas. Na construção do conhecimento, a visão, permeada pela cultura e pelo momento histórico pessoal e social, não é apenas espontânea: o próprio pensar e o sentir nela se refletem. Realizamos análise documental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ensino Fundamental, em especial nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte publicados em 1997 e 1998, e nos livros didáticos A Arte de Fazer Arte (1999) e Aprendendo Arte (2000). Priorizamos, na análise, os tópicos referentes à linguagem visual, na tentativa de entendermos como esse conteúdo está inserido naqueles documentos. Buscamos também estabelecer relação entre a abordagem teórica e a escolarização da linguagem visual proposta nos documentos que são dirigidos ao professor de arte. A investigação sobre a linguagem visual e a inserção desse saber no ensino fundamental constroem esse argumento e convidam a refletir sobre novos saberes, no momento em que as metodologias do ensino da arte enfatizam a leitura e apreciação da imagem visual como um de seus importantes conteúdos específicos e a arte contemporânea prioriza a instrumentação do olhar como uma de suas ações num mundo inflacionado de imagens.
Razão em transe: o barroco e o cinema de Glauber Rocha
Glauber Rocha foi considerado o autor de um cinema barroco logo após a realização do filme Terra em Transe (1967). Este trabalho discute os possíveis sentidos dessa classificação no âmbito da estética e da filosofia da arte. Para tanto, analisamos teorias do barroco produzidas por autores do século XX, ressaltando as suas contribuições para o estudo das imagens e do cinema. A relação entre barroco, classicismo e modernidade; a hipótese do realismo cinematográfico; o posicionamento subjetivo na experiência com o filme; a crítica da indústria cultural e o empenho para afirmar a identidade brasileira e latino-americana são os temas envolvidos nas intervenções glauberianas. A pesquisa considera os filmes de Glauber Rocha, mas também os seus livros, ensaios, textos e entrevistas. Nesse sentido, destaca-se a comparação de Eztetyka da Fome, de 1965, e Eztetyka do Sonho, de 1971, como dois manifestos mediados pela realização de Terra em Transe, cujas diferenças indicam a particular apropriação da estética barroca por Glauber Rocha. Essa orientação marcou o seu dissenso com certa crítica francesa de esquerda pós- 1968, refletida na passagem de Jean-Luc Godard pelo Grupo Dziga Vertov. Naquele contexto, segundo Glauber, a renúncia do espetáculo significava a destruição do cinema.
2019-08-09T18:53:57Z
Rodrigo Cassio Oliveira
A relação Professor-Gestor no ambiente escolar
Este trabalho tem como tema a relação professor-gestor no ambiente escolar com o objetivo de analisar a relação existente entre o gestor e os professores da escola para a obtenção de sucesso no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura na qual foram apresentadas definições de gestão e gestão democrática, a importância e o papel do gestor e a relação professor-gestor. Pode-se perceber que é muito importante a figura dogestor e que este deve estar bem preparado, ter uma formação que o habilite para o cargo, mas ter a humildade de saber que não é ele o único responsável pelo andamento da escola, e que se torna cada vez mais importante e necessária a participação de toda a comunidade escolar no processo de gestão das escolas através da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Pode-se concluir que para a realização de um bom trabalho em sala de aula, o relacionamentoentre o professor e o gestor e toda a comunidade escolar deve ser baseado no diálogo e no respeito mútuo, onde todos utilizam seus conhecimentos e habilidades em prol de uma educação de qualidade para a formação integral dos alunos.
2019-08-13T17:16:56Z
Gilete Mendonça Freitas Fialho
Papel do extrato da própolis Tetragona clavipes na modulação de interleucinas, fator de crescimento, e na viabilidade in vitro de células de adenocarcinoma de mama e mononucleadas do sangue periférico humano, expostas a cobalto-60
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2021-09-29T18:58:30Z
Patrícia Lima Falcão Valença
Estudo comparativo dos intervalos de tempo para medição de velocidade crítica de peixes: estudo de caso com o "Pimelodus maculatus"
Este trabalho apresenta um estudo sobre a interferência de fatores temporais sobre os resultados de ensaios de capacidade natatória de peixes. Para isso desenvolveu-se um estudo variando-se os incrementos de tempo utilizados para realização dos ensaios de capacidade natatória. Após se identificar qual o impacto dos incrementos de tempo nos ensaios escolheuse o menor tempo que permitisse a realização dos ensaios e que não apresentasse diferenças estatísticas significativas com o tempo usualmente utilizado na literatura internacional (10 minutos). Em seguida, utilizando-se esse tempo escolhido, fez-se uma comparação entre os resultados de ensaios realizados com peixes recém capturados e peixes que ficaram confinados em ambiente de laboratório durante um ano (doze meses). Os resultados obtidos indicaram que é possível realizar os ensaios com peixes neotropicais com incrementos de tempo de 5 minutos. Também foi possível verificar que os peixes confinados durante um ano em ambiente de laboratório apresentaram uma maior capacidade natatória do que foram os capturados e imediatamente ensaiados. Ao final do trabalho, frente os resultados obtidos, fezse uma avaliação da capacidade que a espécie estudada (Pimelodus maculatus mandi amarelo) possui de adentrar ao tubo de sucção de uma turbina hidrelétrica utilizada como estudo de caso.
Desenvolvimento e validação de uma metodologia analítica para análise de micotoxinas em cerveja utilizando QuEChERS e UHPLC-MS/MS
Este estudo relata os resultados obtidos com o desenvolvimento e validação de um método analítico para a determinação e quantificação simultânea de dezenove micotoxinas em cervejas, comercializadas em mercados de Belo Horizonte. Foi utilizado uma metodologia empregando QuEChERS, com acetonitrila como solvente, sem acidificação da amostra. O equipamento utilizado para a análise do extrato foi um cromatógrafo líquido de ultra-alta performance acoplado com espectrômetro de massas sequencial (UHPLC-MS/MS). O espectrômetro de massas operou no modo positivo e negativo sendo escolhidas duas transições para cada analito. A validação foi baseada no Manual de Garantia da Qualidade Analítica: Resíduos e Contaminantes em Alimentos, nas Diretivas CE 401/2006 e 2002/657/CE e nos documentos SANTE 11813/2017 e 12089/2016, sendo avaliadas as seguintes figuras de mérito: seletividade, efeito matriz, linearidade, veracidade e precisão intermediária, limites de detecção e quantificação e incerteza de medição. A metodologia mostrou-se seletiva para dezessete das dezenove micotoxinas sob investigação. O efeito matriz foi observado para 79% dos analitos. A linearidade e a recuperação foram avaliadas utilizando extrato de matriz branco fortificado, sendo que a metodologia escolhida se mostrou eficiente para os dezessete analitos, com recuperações que variaram de 56 a 118%. A precisão do método foi avaliada em termos de repetitividade e precisão intermediária e os valores calculados utilizando a equação de Horwitz. Os limites de detecção e quantificação foram determinados a partir dos valores de CCα e CCβ, respectivamente para evitar que estes limites ficassem abaixo dos compreendidos pela curva de calibração. As incertezas das medições foram baseadas na metodologia bottom-up. Por fim, foram testadas dez amostras obtidas em comércio local das cervejas dos tipos Pilsen, Lager, de trigo e sem álcool, não sendo observadas ocorrências de contaminação nas amostras. Avalia-se que a metodologia proposta para análise de micotoxinas em cerveja apresentou-se adequada para determinação de dezessete das dezenove micotoxinas em estudo, sendo promissora para ser utilizada em análises fiscais para o controle de qualidade e segurança alimentar, seguindo as principais normativas nacionais e internacionais de qualidade analítica.
Da classificação ao diagnóstico: a psicopatia entre a norma e a subjetividade
Esta pesquisa busca fazer uma discussão sobre a questão do diagnóstico em psicanálise, em contraposição ao atual modelo classificatório da psiquiatria. Utilizou-se a classificação do psicopata ou portador de Transtorno de Personalidade Antissocial como paradigmático para se verificar como o diagnosticar foi se transformando no classificar, a partir de dados comportamentais que revelam uma inadequação à norma social. Partindo das contribuições de Georges Canguilhem e de Michel Foucault, pudemos demonstrar como os limites do normal e do patológico são tênues e como a noção de anormalidade é atravessada por valores morais. Nesse intuito, verificou-se como o psicopata da psiquiatria clássica foi se transformando no atual Transtorno de Personalidade Antissocial do DSM-III e seguintes. Se, a princípio, essa classificação era tratada como uma característica que se manifestava como um excesso de algum traço da personalidade (anormalidade), não se constituindo propriamente em um diagnóstico, na atualidade, ela toma a vertente da delinquência e da criminalidade. Consequentemente, surge a associação da classificação a uma intratabilidade que só pode oferecer-se como resposta à segregação. Busca-se, a partir de um caso clínico, demonstrar que a intratabilidade se verifica do lado do sujeito, como um limite colocado pelo próprio caso, e que não pode ser estabelecida a priori. Por outro lado, apresenta-se um caso classificado inicialmente como psicopata, monstro e intratável e verifica-se que essas nomeações apenas favoreceram a segregação. Com o recurso de um terceiro caso clínico, busca-se, enfim, demonstrar a diferença entre fazer uma perícia, orientada pela norma, e estabelecer um diagnóstico, de acordo com a psicanálise, priorizando-se os elementos da subjetividade.
2019-08-13T11:04:25Z
Maria Elisa Fonseca Goduardo Campos
O mal estar na epistemologia: (A teoria da Ciência na obra de Gaston Bachelard
Da apresentação de uma dissertação esperam-se elementos esquemáticos e convincentes que convidem à entrada no texto e a estimulem. Ou então, e é o que acontece na maior parte das vezes, à introdução pede-se que dispense o possível leitor do esforço de ler inúmeras páginas, forncendo-lhe, entretanto, a impressão de tê-las percorrido. Este ritual está de tal modo assentado que devemos nos perguntar se é possível desviarmo-nos dele. Apesar disso, o nosso desejo, quando escrevemos, é reter o leitor por mais tempo e convencê-lo da importância e da originalidade da nossa abordagem do problema, ainda que estas características, importância e originalidade, possam provir muitas vezes de uma ilusão gerada pelo esforço dispendido na preparação do trabalho. Mas é claro que algumas vezes a leitura compensa.
2019-08-10T23:41:05Z
Ricardo Valerio Fenati
Efeito antinociceptivo da toxina PnTx4(6-1), isolada do veneno da aranha Phoneutria nigriventer (Keyserling, 1891)
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2020-12-17T11:45:52Z
Bruna Luiza Emerich Magalhães