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Avaliação auditiva em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 por meio da audiometria das emissões otoacústicas
O diabetes mellitus tipo 1 é uma das mais freqüentes endocrinopatias da infância e na adolescência e pode apresentar, com o passar dos anos, várias complicações crônicas relacionadas ao grau de controle glicêmico. Muitos trabalhos clínicos têm sido realizados com o intuito de estabelecer a relação entre os distúrbios metabólicos da glicose e alterações da orelha interna. No entanto, o efeito destes distúrbios sobre o sistema cócleo-vestibular é ainda hoje motivo de discussão. O estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar a audição de adolescentes com DM1 e verificar a associação entre alterações auditivas, limiares audiométricos, amplitudes das otoemissões e as variáveis gênero, idade, controle metabólico e tempo de doença. Foram avaliados 40 adolescentes com DM1 com idade média de 14, 12 +2,55 anos e tempo médio de doença de 6,75 +3,64 anos e 40 adolescentes do grupo controle com idade média de 13,98 + 2,48 anos. Estes foram submetidos à anamnese, audiometria tonal liminar, imitanciometria, emissões otoacústicas transitórias (EOAT) e por produtos de distorção (EOAPD). Para identificar complicações crônicas e/ou comorbidades, tempo de desenvolvimento da doença e os resultados dos exames de hemoglobina glicolisada dos últimos dois anos utilizou se os prontuários médicos. Alterações na audiometria foram observadas em 7,7% das orelhas dos diabéticos. A perda auditiva foi do tipo neurossensorial afetando apenas as freqüências de 6000 e 8000 Hz, com limiares médios iguais a 36,4 e 42,1dB, não prejudicando a discriminação vocal. Os limiares auditivos se elevaram com o aumento da idade no grupo controle e no grupo de diabéticos (p=0,000). Estes estavam aumentados nos meninos do grupo controle quando comparados com as meninas (p=0,031) e nos diabéticos mal controlados quando comparados aos diabéticos bem controlados (p=0,000) e de controle regular (p=0,006). Alterações nas EAOT e EOAPD ocorreram em 5,1% e em 32,1% das orelhas de pacientes diabéticos, respectivamente. As amplitudes das EOAT estavam diminuídas nos meninos diabéticos quando comparados as meninas diabéticas (p=0,027). As amplitudes das EOAPD diminuíram com o aumento da idade em ambos os grupos (p=0,000). Estas estavam diminuídas nos meninos pertencentes ao grupo de diabéticos (p=0,043) e ao grupo controle (p=0,042) quando comparados com as meninas. O prejuízo coclear pode ser detectado precocemente por meio das EOAPD em um número significativo de orelhas de indivíduos com DM1 apesar dos limiares auditivos dentro da normalidade em 92,3% dos diabéticos.
O percurso diacrônico das construções com o pronome 'se' na Língua portuguesa como um processo de gramaticalização
Esse trabalho constitui-se, fundamentalmente, de uma análise diacrônica do pronome se, considerando, como hipótese, que sua trajetória seja tratada como um processo de gramaticalização. Para a realização de tal tarefa, parto do quadro teórico proposto por Hopper & Traugott (1993), e Heine et alii, sobre a gramaticalização, bem como a metodologia desenvolvida por Vianna (2000) e Vitral (2005). Constituiu-se, então, em objetivo central do trabalho: investigar, dentro da perspectiva teórico-metodológica supracitada, como o pronome se se comporta ao longo da história da língua portuguesa, em termos de freqüência e de suas características sintáticas e semânticas. De acordo com os resultados aferidos por meio da nossa análise, confirmaremos que o percurso histórico do pronome se pode ser tratado como um caso de gramaticalização.
2019-08-14T03:19:15Z
Bruno Fernandes Zenobio de Lima
Imaginando o inimaginável: linguagem e religião em J. M. Coetzee
O escopo do presente trabalho relaciona-se à percepção do registro religioso na obra do autor sul-africano J. M. Coetzee, tomando por base os seus três primeiros romances. A função desse registro no âmbito da ficção do escritor tem a ver com a idéia de religião como relego, a palavra latina para cuidado, que acho pode traduzir um exame cuidadoso acerca das possibilidades da linguagem em face da crise de representação no chamado momento pós-moderno, bem como uma procura por alternativas aos impasses advindos dessa crise. Coetzee utiliza-se da ficção como um modo de pensar e, assim, efetua inicialmente uma investigação do próprio meio lingüístico através de uma atitude auto-reflexiva na escrita, chamando atenção para os discursos hegemônicos e das relações de poder deles advindas. Este prática é perceptível nos romances em Dusklands e In the Heart of the Country, que se mostram reflexões não somente sobre textos ideologicamente motivados, mas também sobre as subjetividades que se formam no âmbito desses discursos. Nessa dinâmica, a linguagem volta-se sobre si mesma, gerando o perigo de infinitute e tem de se confrontar com o vazio da significação sempre deferida. Como resultado, o escritor elabora estratégias (a paródia, por exemplo) que tentam driblar essa possibilidade ao imaginar maneiras de expressar o desejo de reciprocidade em relação à alteridade, ou seja, ao elemento obliterado, emudecido, marginalizado dos discursos do poder. Desta forma, já se esboça um apelo ao registro religioso, quer seja através da alusão ao mito, quer seja através de narradores ensandecidos ou em auto-engano. Com isso, as opções discursivas nos livros apontam para um imperativo: imaginar uma maneira em que a escrita possa efetuar um jogo (play) de rearranjo de regras e convenções e, por esse meio, abordar o 'inimaginável', ou seja, o sofrimento, a justiça e a solidariedade - o intraduzível na linguagem. A consolidação desse processo provoca em Waiting for Barbarians, o terceiro romance de Coetzee, uma opção por um realismo 'reconstituído', longe dos arroubos metaficcionais dos livros anteriores e que se contrapõe à infinitude da auto-reflexão quando faz uso da alegoria e, por meio dela, tornar possível o processo kenótico de esvaziamento dos discursos do poder e a construção de algum tipo de relacionamento com o outro; esse relacionamento denomino caritas.
2019-08-09T14:17:31Z
Fernando de Lima Paulo
Ser-tão Cerrado de Guimarães Rosa: espaço movimentante
O escritor João Guimarães Rosa, além de toda a elaboração estética, do significado mítico-místico e da profunda concepção psicológica de seus personagens, deixa transparecer também em sua obra uma preocupação sobre as questões sociais e ambientais que envolvem o cenário regional, nacional e universal do sertão, que também é o mundo. No projeto literário do autor, o sertão e o Cerrado transcendem seus destinos de moldura narrativa, para se conformarem em personagens co-protagonistas das narrações. Um espaço-palco permeado por uma rica e sofrida história, um mundo muito misturado no coração do país. Apesar de evidenciar um continuum espacial em todas as suas narrativas, existem nuances socioespaciais intercaladas entre os livros do autor. Selecionamos nesta pesquisa três momentos ficcionais e alegóricos deste espaço movimentante: a) o sistema jagunço de Grande Sertão: veredas; b) os gerais em movimento de Corpo de Baile; c) e o mundo maquinal de Primeiras Estórias. As nuances ficcionais são reflexos das transformações dos gerais, desde a decadência do jaguncismo no final do século XIX e início do século XX, passando pelo desenvolvimento getulista nos anos 40 e 50, até a inauguração de Brasília, no início da década de 1960. O autor, contudo, não pode acompanhar as intensas transformações do Cerrado nas décadas subsequentes à sua morte em 1967. As mudanças de matrizes de racionalidades levadas pela modernização para o ambiente artístico de Rosa induziram profundas modificações na dinâmica dos recursos naturais e no sistema de uso da terra. Desta forma, objetivou-se nesta pesquisa, além da análise das obras de Guimarães Rosa, conceber uma experiência sensorial com o sertão rosiano na atualidade para absorver sabedorias in locu e compreender de que maneira se articula este espaço movente. A vivência de campo contribuiu para a escritura de sete episódios/insights, contextualizando os três momentos ficcionais de Grande Sertão: veredas, Corpo de Baile e Primeiras Estórias e suas relações com o sertão presente. Concluiu-se que apesar das pressões externas, a cidade não acaba com o sertão. A matéria vertente integradora do ser-tão cerrado continuará a conduzir sua alma, enquanto for dimensão da vida humana, de existência, onde é percebido, vivido e afetivamente experienciado pelos sertanejos. E é de dentro deste lugar onde deve estar o núcleo de resistência que represente uma resposta veemente às tentativas de homogeneização do espaço. Vimos alguns exemplos de resistências socioambientais, cujas propostas locais partem da inspiração na matriz literária de Guimarães Rosa, capaz de transmitir, iluminar e estimular um olhar artístico para o espaço, tal como lentes para uma percepção cativante da realidade.
2019-08-14T11:24:58Z
Gabriel Túlio de Oliveira Barbosa
Elementos evolucionários para uma teoria da demanda
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2019-10-21T21:05:01Z
Bruno Aguiar Carrara de Melo
Desafios, paradoxos e complexidade na gestão do mosaico de Unidades de Conservação da Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas - Ouro Preto/MG
O objeto de estudo da presente pesquisa é o mosaico de unidades de conservação da Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas, localizado em de Ouro Preto (MG. Este mosaico inclui, além da APA, outras três categorias de manejo de áreas protegidas a Floresta do Uaimii, o Parque Cachoeira das Andorinhas e a Fazenda da Brígida e foi analisado, nesta pesquisa, como um sistema complexo e multidimensional. O principal objetivo deste trabalho foi entender as relações sociais de produção e utilização dos recursos naturais e as contradições que dizem respeito à sua conservação. Foi também objetivo deste trabalho pesquisas as implicações da criação e gestão do masaico no modo de vida das comunidades que moram no seu interior. Para tanto, a metodologia adotada foi pesquisa qualitativa, com coleta de dados primários e secundários, com a utilização de diferentes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; pesquisa de gabinete; trabalhos de campo; leitura e análise de atas de fóruns de participação; entrevistas semi-estruturadas com agentes envolvidos na gestão do mosaico da APA; e observação possibilitada pela participação em eventos locais. Desta forma, foi possível identificar e analisar alguns paradoxos e contradições na gestão deste mosaico, de forma a ressaltar a complexidade implícita na gestão de unidades de conservação, principalmente no que se refere à relação entre necessidades de conservação dos recursos naturais e as demandas das comunidades locais. Destaca-se que a criação das unidades de conservação, bem como outras leis ambientais incidentes na área, são importantes para a conservação dos recursos naturais, porém, coíbem a realização de diversas atividades tradicionalmente desenvolvidas pela comunidade até então. Os paradoxos e as contradições próprios da gestão de realidades complexas foram identificados, analisados, agrupados em temas e descritos por meio do que se convencionou chamar de fenômenos retro-interacionais. Esses fenômenos são assim denominados por estarem intrinsecamente relacionados, em constante interação e retro-alimentação, não sendo possível o seu entendimento de forma fragmentada, isolada da realidade que o circunda. Desta forma, foi feita uma análise crítica e reflexiva sobre o mosaico da APA Cachoeira das Andorinhas, verificando a adequação de seus instrumentos de gestão e identificando as contradições e os paradoxos da gestão deste mosaico.
Gestão escolar e o programa BH Metas e Resultados: há espaços para a participação da comunidade escolar?
Nosso estudo investiga se o Programa BH Metas e Resultados (PBHMR) reconfigura a gestão das escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte (RME/BH) e influencia no processo de participação da comunidade escolar. Nossa hipótese é que o PBHMR, criado em 2009, centraliza a gestão escolar na figura do Diretor Escolar, enfraquecendo as instâncias escolares instituídas para a promoção e a ampliação da participação da comunidade escolar na democratização da gestão (Eleição Direta para Direção Escolar, Colegiado Escolar e Assembleia Escolar). Na investigação e discussão da participação da comunidade escolar na gestão da escola na RME/BH, bem como na análise dos dados coletados nas oito escolas pesquisadas e nas 36 entrevistas semiestruturadas realizadas, como referencial principal, não exclusivo, optamos por nos orientar pelos estudos de Carole Pateman (1992) e sua tipificação de participação (pseudoparticipação, participação parcial e participação total). Identificamos que seus primeiros tipos se aproximam da participação ensejada no modelo gerencial, mais restrita, limitada, na qual os que se fazem presentes não têm de fato o poder de tomar decisões. Identificamos na RME/BH sobreposições de regulamentos, alguns apontando na promoção da participação da comunidade escolar na gestão da escola, outros induzindo a mesma comunidade escolar a realizar um mero papel de fiscalizadora e não de decisora das questões escolares, reduzindo, em meu entendimento, o âmbito de ação do Colegiado Escolar e da Assembleia Escolar. Identificamos que a criação do PBHMR provocou alterações (intencionais ou não, previstas ou não) nas diretrizes que tratam da Gestão Democrática na RME/BH, tais como redução nos prazos para o pleito e alta prescritividade nos regulamentos, centrando a gestão na figura do Diretor Escolar. Os dados coletados na pesquisa de campo indicam a baixa presença e participação da comunidade escolar na gestão escolar, distanciando-se de algumas diretrizes legais, como as destacadas no Parecer CME/BH n. 052/2002. Isto se justifica porque a legislação atual, sob a vigência do PBHMR, é mais prescritiva em relação à gestão escolar, dando relevo mais à figura do Diretor e a uma política de resultados, consequentemente enfraquecendo e despolitizando a presença e a participação da comunidade na gestão escolar. A forte ingerência da SMED/BH sobre as escolas reforça nossa hipótese. Não restam dúvidas da importância das instâncias escolares de participação na democratização da gestão escolar. Entretanto, as diretrizes gerenciais tendem a transformá-las em espaços burocratizados, distanciando-se dos seus propósitos iniciais. Há fortes indícios de que a participação da comunidade escolar estaria enfraquecendo se considerarmos como referência o terceiro tipo de participação (participação total) elencado por Pateman (1992), mas, concomitantemente, estaria aumentando se considerarmos os outros tipos (pseudoparticipação e participação parcial). Estes, ademais, são os defendidos pelo modelo gerencial do PBHMR.
2019-08-10T14:58:55Z
Luiz Fernando da Silva
Trabalho e conflito docente: experiências em escolas de educação profissional no Brasil e na Argentina
Esta tese buscou compreender as ações dos docentes ante as reformas da educação profissional da década de 1990, no Brasil e na Argentina. O problema de investigação residiu no fato dessas reformas haverem ocorrido no contexto mais amplo de reformas dos Estados e de reformas educacionais desses países que, sob a lógica do gerencialismo, acarretaram significativas mudanças na relação estabelecida com a sociedade, com os destinatários das políticas públicas e com os trabalhadores, inclusive os do próprio Estado. Como resultado desses processos de reconfiguração, destacou-se, entre outros, o ajuste empreendido sobre o trabalho, que representou perdas de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores. As reconfigurações dos Estados tiveram êxitos em muitos de seus propósitos. Embora os processos tenham enfrentado resistência, esta não foi suficiente para revertê-los. No setor da educação, as reformas implicaram modificações na organização da escola e do trabalho docente. Em paralelo, o conflito protagonizado pelos docentes contra políticas consideradas prejudiciais à educação, à escola pública e aos seus trabalhadores adquiriu maior expressão, sobretudo no âmbito sindical. No campo da educação profissional, esses processos também se expressaram com particularidades que o presente estudo buscou demonstrar. O objetivo da investigação foi examinar o movimento de adesão e/ou resistência dos docentes no dia-a-dia de seu trabalho, no contexto estudado, analisando a natureza, a motivação, o sentido e o significado das manifestações de conflito emergentes das transformações ocorridas na organização escolar e na organização do trabalho escolar em uma escola técnica argentina e uma brasileira. Em síntese, pretendeu-se evidenciar e analisar os processos representativos de resistência em curso nas práticas docentes dessas escolas. A investigação se configurou como estudo de casos comparados, contando com pesquisa documental e instrumentos de coleta de dados quantitativos (questionário) e qualitativos (entrevistas, depoimentos e observação de campo). O estudo evidenciou convergências e divergências no que tange às reformas e às políticas públicas para a educação profissional, à organização dos sistemas de ensino, à organização escolar e ao trabalho docente, entre outras. Seus resultados comprovaram haver resistência cotidiana dos docentes nas escolas pesquisadas e que as ações empreendidas no enfrentamento das dificuldades diárias de seu trabalho revelam tanto traços de reprodução da lógica do capital quanto de oposição a ela. Em geral, contrapondo-se à precarização do trabalho, algumas dessas ações são empreendidas como estratégias deliberadas de indivíduos e/ou grupos, chegando, às vezes, a constituir-se em movimentos coletivos fora dos sindicatos, como se verificou no caso argentino. Em ambos os países, a resistência manifestada por diferentes motivações, formatos e freqüência se apresenta complexa, difusa, implícita, nem sempre visível, mas, através dela, os docentes obtêm alguns ganhos imediatos, distintos dos obtidos pela via sindical. Do estudo, pôde-se depreender que as ações de resistência cotidiana dos docentes, ao apresentarem o sentido de acúmulo de forças e ensejarem potencialidades emancipatórias, podem chegar a contribuir com a luta mais ampla da classe trabalhadora em momentos em que essa seja generalizada, oportuna e potencialmente transformadora das relações sociais.
2019-08-13T09:17:28Z
Savana Diniz Gomes Melo
Programas de extensão universitária como instrumentos de requalificação urbana e assistência técnica aos municípios de minas gerais: estudo de caso bairro Nove de Março - Barbacena-MG
O crescente número de profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm gerado um excesso de oferta profissional no mercado de trabalho, no qual, apenas cerca de 40%, na verdade, está efetivamente trabalhando neste campo. Por outro lado, a indústria da construção civil está se desenvolvendo em ritmo crescente. As cidades estão crescendo rapidamente e, junto com eles, umas séries de periferias carentes estão alastrando. Uma conclusão óbvia é que os arquitetos estão excluídos deste processo - os outros profissionais estão exercendo as suas atribuições profissionais. Somado a tudo isso, tem-se a pesquisa elaborada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil que revela que, em 2005, cerca de 82% dos setores da administração pública no Brasil não possuem arquitetos em suas equipes. Em vista destes fatos, fica evidente que algumas medidas devem de ser tomadas pela Academia a fim de criar novos postos de trabalho para recém-graduados nos órgãos públicos administrativos de uma série de localidades. Este é o objetivo do Programa de Arquitetura Pública que visa à promoção do desenvolvimento sustentável e incremento à qualidade de vida em vários assentamentos humanos, promovendo projetos sociais e culturais, com estudantes de arquitetura trabalhando em conjunto com áreas de políticas públicas. Um programa específico de arquitetura pública foi desenvolvido em um assentamento espontâneo denominado Nove de Março, que constitui um bairro localizado na periferia de Barbacena - Minas Gerais, cujo trabalho foi realizado pelo LAP- Laboratório de Arquitetura Pública da EA-UFMG. Esta dissertação destaca o estudo e estratégias de renovação urbana a partir das demandas da população e desenvolvidas durante 2006, com a supervisão específica do órgão administrativo local e com o apoio dos professores de Escola de Arquitetura cujos resultados são aqui avaliados, tendo como instrumento um Programa de Extensão Universitária.
2019-08-12T05:06:00Z
Luis Otavio Campos Faustino Vieira
Papéis do sistema colinérgico e da fosfoproteína hipocampal de 86 KDa (p86) em déficits de memória espacial em modelo experimental da síndrome de Wernicke-Korsakff
PAPÉIS DO SISTEMA COLINÉRGICO E DA FOSFOPROTEÍNA HIPOCAMPAL DE 86 kD (p86) EM DÉFICITS DE MEMÓRIA ESPACIAL EM MODELO EXPERIMENTAL DA SÍNDROME DE WERNICKE-KORSAKOFF.Pires, R. G. W.Departamento de Bioquímica-Imunologia, ICB, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais.Os objetivos do presente trabalho foram estudar, a nível bioquímico, morfológico e comportamental, os efeitos do tratamento crônico com etanol associado ou não à deficiência de tiamina em ratos. Realizamos esse trabalho em três etapas. Na primeira, utilizando um episódio subclínico de deficiência de tiamina, propusemos avaliar os efeitos dos dois tratamentos no sistema colinérgico cortical e hipocampal, no comportamento em campo aberto e verificar a presença de lesões características da deficiência de tiamina. Observamos que (i) a deficiência de tiamina induziu uma diminuição na atividade da enzima acetilcolinesterase (AChE) tanto no córtex quanto no hipocampo; (ii) o tratamento crônico com etanol diminuiu a atividade da AChE no hipocampo, mas não alterou a atividade dessa enzima no hipocampo; (iii) tanto o tratamento crônico com etanol quanto a deficiência de tiamina, diminuíram a liberação basal e estimulada de acetilcolina (ACh) no córtex. Testes em campo aberto mostraram que apenas na categoria sniffing foram observadas diferenças significativas entre os grupos. Nenhuma alteração morfológica foi detectada sugerindo que o processo neuropatológico se apresentou em seu estágio inicial onde apenas alterações comportamentais e funcionais foram observadas. Dessa forma, na segunda etapa desse trabalho, propusemos avaliar os efeitos dos dois tratamentos, em modelo de deficiência grave de tiamina (na presença de lesões morfológicas), sob aspectos de memória espacial de referência utilizando o labirinto aquático de Morris e sua correlação com alterações colinérgicas no córtex e hipocampo. Utilizamos dois grupos distintos de animais: animais pré-treinados, que aprenderam a tarefa espacial duas vezes; e animais pós-treinados, que aprenderam a tarefa apenas uma vez. A deficiência de tiamina, associada ao tratamento crônico com etanol, diminuiu significativamente o desempenho de animais que estavam aprendendo a tarefa espacial pela primeira vez. Quanto aos dados de parâmetros colinérgicos, os efeitos dos tratamentos foram os mesmos observados na primeira etapa desse trabalho, tanto para os animais pré-treinados, quanto para os animais pós-treinados. Observamos uma correlação significativa entre os dados bioquímicos e comportamentais para animais que estavam aprendendo a tarefa espacial pela segunda vez (pré-treinados). Esses dados sugerem que as bases biológicas da aprendizagem e re-aprendizagem são diferentes e, provavelmente, o sistema colinérgico tem um importante papel nos mecanismos responsáveis por essas diferenças. Com o objetivo de avaliar quais seriam as possíveis causas da hipofunção colinérgica observada na primeira e segunda etapa desse trabalho, propusemos estudar, na terceira etapa desse trabalho, os efeitos dos dois tratamentos nos mecanismos responsáveis pela liberação de ACh no hipocampo. Para isso, avaliamos o perfil de fosforilação de proteínas com peso molecular entre 30 e 250 kilodáltons (kd) nas condições basal e despolarizada e sua correlação com aspectos de aprendizagem, memória e flexibilidade comportamental. Ambos os tratamentos afetaram significativamente a fosforilação de uma proteína de 86 kd. A deficiência de tiamina diminuiu a flexibilidade comportamental dos animais (medida através de um índice de extinção do comportamento aprendido), a qual foi significativamente correlacionada com a fosforilação da proteína de 86 kd. Esses dados corroboram com dados anteriores observados pelo nosso grupo indicando que a neurotransmissão no hipocampo tem um importante papel em mecanismos de flexibilidade comportamental envolvendo a aprendizagem de tarefas espaciais.
2019-08-11T19:46:28Z
Rita Gomes Wanderley Pires
Baixa adesão dos pacientes hipertensos a estratégia de tratamento e acompanhamento através do cuidado continuado
O objetivo deste estudo foi desenvolver um projeto de intervenção visando atuar sobre a adesão ao tratamento medicamentoso ou não. Foi feita uma revisão narrativa de literatura, nas bases de dados BVS, Portal CAPES e COCHRANE, usando os descritores hipertensão, cooperação do paciente, adesão à medicação e cuidado periódico. Após a revisão foi elaborado um projeto de intervenção tendo como referência o Planejamento Estratégico Situacional, descrito no módulo de Planejamento e Avaliação em Saúde do Curso de Especialização em Saúde da Família do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. Espera-se com este projeto estimular o conhecimento dos pacientes sobre o autocuidado e o cuidado continuado e estimular a adesão aos tratamentos medicamentoso e não-medicamentoso, com redução da morbimortalidade e melhora da qualidade de vida.
2019-08-12T02:13:08Z
Carlos Henrique Garcia
Estudo eletrofisiológico da audição em crianças verticalmente infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana em uso de terapia antirretroviral
Introdução: Estudos são encontrados referindo maior risco de alterações auditivas em crianças infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), evidenciadas nas anormalidades encontradas no potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE), sugerindo acometimento auditivo tanto condutivo quanto neural. Objetivo: Descrever as respostas auditivas eletrofisiológicas de tronco encefálico em um grupo de crianças infectadas pelo HIV-I acompanhadas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e comparar os resultados encontrados a um grupo de crianças sem a infecção, de mesma faixa etária e fatores socioculturais, oriundos de escola pública da cidade de Belo Horizonte. Metodologia: Foram avaliados 36 indivíduos infectados pelo HIV em uso de HAART e 36 indiíduos sem a infecção. Todos os pacientes de ambos os grupos foram submetidos à avaliação eletrofisiológica da audição por meio doPEATE através do equipamento MASBE da marca ContronicÒ.O estudotransversal comparativo foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição e realizado no período de dezembro de 2007 a dezembro de 2008. Resultados: Ambos os grupos, de estudo e controle, foram compostos por 36 indivíduos, sendo 52,8% e 47,2% do gênero feminino, respectivamente. A média de idade no grupo infectado foi de 10,41 (DP=1,81) e de 9,11(DP=1,30) no grupo sem a infecção. Todos as crianças infectadas faziam uso regular de terapia antirretroviralaltamente ativa (Highly Active Antiretroviral Therapy-HAART).Na análise do PEATE, não foi observada relevância estatística entre os grupos em relação às latências absolutas das ondas I, III e V; aos intervalos interpicos I-III, III-V e I-V; e à diferença interaural da onda V. Foram encontrados três resultados alterados sugestivos de comprometimento condutivo no grupo infectado. Não foram encontrados resultados sugestivos de comprometimento retrococlear. Alguns dos pacientes infectados apresentaram antecedentes de otalgia, mas não nomomento da avaliação. Apesar das diferenças não terem sido significativas, os pacientes infectados, com PEATE alterado, apresentaram tendência a maior estadiamento clínico da doença (B3, C1, C2). Conclusão: As respostas auditivas eletrofisiológicas de tronco encefálico em crianças infectadas pelo HIV, com idade entre 7 e 13 anos,em uso de HAART e com controle clinico, imunológico e virológico, não diferiram de modo significativo das respostas de crianças sem ainfecção, de mesma faixa etária e fatores socioculturais. Entretanto, asanormalidades do PEATE no grupo infectado foram sugestivas decomprometimento condutivo e concentraram-se nas crianças classificadas em estágios mais avançados da doença. Os resultados encontrados apontam que o PEATE foi suficiente para avaliar a audição periférica e central dos indivíduos porém, sugerem a necessidade de realização de novos estudos auditivos eletrofisiológicos de média e longa latência mais abrangentes, para melhor delineamento da função auditiva dessa população.Crianças infectadas pelo HIV-I devem ser submetidas precocemente à avaliação audiológica seguida deacompanhamento periódico para detecção de alterações e definição das estratégias de intervenção.
2019-08-10T03:46:40Z
Vanessa Ferreira Mariz
Análise por espectroscopia de fotoluminescência de nanotubos de carbono em filmes de sílica e em solução de NaDDBS
Nesta dissertação são apresentados e discutidos resultados de estudos de espectroscopia de fotoluminescência (FL) e espectroscopia de espalhamento Raman em amostras com nanotubos de carbono de parede simples (SWNT) em matriz de sílica. Analisamos também mapas de foto-excitação de luminescência em amostras de SWNT em suspensão aquosa. Com a espectroscopia Raman identificamos a presença ou não de SWNT.s semicondutores nas amostras como nanotubos em matriz de Silica e, uma vez identificada a presença dos tubos, tentamos obter o espectro de fotoluminescênca dos tubos nesse novo material para estudos futuros envolvendo a identificação e análise de SWNT.s semicondutores isolados. Além das medidas em matriz vítrea realizamos medidas de nanotubos dispersos em soluções de NaDDBS com o intuito de demonstrarmos a técnica de fotoluminescência de excitação e assim sugerir uma possível distribuição de nanotubos na solução, determinando as espécies através dos índices (n,m) que determinam seu vetor quiral. Nesse caso o principal objetivo foi comparar o efeito do tempo de tratamento em ultra-som, utilizado para dispersar os nanotubos, entre duas amostras. Uma foi preparada com alta exposição ao ultra-som, como é usualmente realizado, e outra com baixo tempo de sonificação. A análise dos resultados mostrou que o baixo tempo de sonificação gera amostra com baixo conteúdo de tubos isolados e principalmente nanotubos em pequenos aglomerados.
Uma breve história das contradições: de Aristóteles à paraconsistência
O objetivo deste texto é apresentar um breve relato de como contradições e o princípio da explosão foram pensados no decorrer da história da filosofia, da formulação aristotélica do princípio da não contradição até a paraconsistência contemporânea, passando pela formulação do princípio da explosão na Idade Média e pela discussão sobre contradições na modernidade, especialmente em Hegel.
2022-03-09T18:02:15Z
Abílio Azambuja Rodrigues Filho
Ler/ouvir folhetos de cordel em Pernambuco (1930-1950)
O trabalho teve como objetivo (re)construir o público leitor/ouvinte e os modos de er/ouvir literatura de cordel, entre 1930 e 1950, em Pernambuco. Na pesquisa, foram utilizadas como principais fontes entrevistas, autobiografias, romances, os próprios folhetos e outros documentos. As fontes coletadas foram sendo cruzadas ao longo da pesquisa, a partir de determinadas categorias, algumas das quais definidas a priori (como as de gênero, classe, raça/etnia e geração) e outras emergentes do contato com o próprio material empírico ou com a bibliografia sobre o tema (como as de popular, Nordeste, urbano e rural, oral e escrito). Os estudos sobre história cultural e da leitura, as discussões em torno da cultura popular, as pesquisas que se detêm sobre a relação entre oralidade e letramento e os trabalhos referentes à "história" oral nortearam, teórica e metodologicamente, a investigação. O trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, composta de dois capítulos, são identificados indícios de quem era o eitor/ouvinte visado pelos autores/editores de folhetos, a partir, principalmente, da análise dos próprios cordéis: texto e objeto material. O texto de um dos folhetos analisados é comparado, ainda, com notícias veiculadas em jornais da época sobre o mesmo assunto nele tratado. Na segunda parte da tese, composta de cinco capítulos, busca-se uma aproximação do leitor empírico, caracterizando-o e reconstruindo as formas de acesso que tinha aos folhetos, as situações de leitura/audição desses mpressos e os papéis atribuídos à sua leitura e/ou audição. A pesquisa mostrou que o público a que os folhetos se destinavam não foi, em princípio, popular. A análise dos mpressos mostra que, dirigida, inicialmente, sobretudo às camadas médias, aos poucos, principalmente a partir dos anos 30, a literatura de folhetos tornou-se um impresso de arga circulação: passou a se destinar, assim, a um público pouco exigente e pouco habituado ao universo letrado, formado, em sua maioria, pelas camadas populares urbanas, por pessoas analfabetas ou com um grau restrito de escolarização. A análise dos textos dos folhetos, por sua vez, revela que eles estão impregnados de marcas de oralidade e que os caminhos narrativos escolhidos pelos poetas para narrar as histórias podem ser considerados bastante previsíveis, exigindo poucos esforços do suposto leitor para proceder à sua compreensão. Nas cidades, o público, composto em sua maioria de pessoas analfabetas ou semi-alfabetizadas, ao conviver com outros aspectos da cultura escrita, revelava, em menor ou maior grau, um contato com uma diversidade de tipos de mpressos, em muitos casos também compartilhados por outros grupos sociais. É ambém a partir dos anos 30 que o público parece se ruralizar: para os leitores/ouvintes das pequenas comunidades rurais e cidades do interior do Estado, os folhetos constituíam a principal, senão a única, mediação entre eles e o mundo da leitura, da escrita e do impresso. Comprados ou tomados de empréstimo, os folhetos eram lidos pelo vendedor ainda nas feiras e, posteriormente, em reuniões coletivas, onde ocorriam, em muitos casos, narrações de contos e cantorias. Os poemas eram lidos, principalmente, de maneira intensiva e a memorização, facilitada pela própria estrutura narrativa e formal dos poemas, era considerada, pelos leitores/ouvintes, fundamental nos processos de apropriação das leituras. Os papéis atribuídos à leitura/audição de folhetos não pareciam restritos às disposições pragmáticas dessa prática: a dimensão estética era fundamental no processo de fruição do objeto lido/ouvido. A pesquisa mostrou que as formas de leitura geradas pelos impressos e/ou pelos textos dos poemas não coincidiam, necessariamente, com os usos e as apropriações que os leitores/ouvintes empíricos deles faziam.
2019-08-14T22:41:24Z
Ana Maria de Oliveira Galvao
Aspectos anatomopatológicos de pneumonias em suínos de terminaçãocausadas pela Pasteurella multocida de alta patogenicidade
As doenças respiratórias dos suínos são responsáveis por inúmeras perdas diretas e indiretas para a suinocultura. Dentro do Complexo de Doenças Respiratórias de Suínos (PRDC), Pasteurella multocida é uma bactéria frequentemente envolvida nestes quadros em animais de terminação. Historicamente, a P. multocida é conhecida como um agente oportunista, causador de pneumonias em leitões que apresentaram infecção prévia por outros agentes bacterianos ou virais. Atualmente, cita-se em diversas partes do mundo a capacidade destabactéria de causar infecção primária, e levar os animais à morte. Com isso, o objetivo deste estudo foi fazer uma avaliação anatomopatológica e microbiológica de amostras de pulmão obtidas de animais com doença respiratória clínica e compará-las como amostras obtidas defrigorífico. Avaliou-se 25 amostras, obtidas de 14 rebanhos com quadro clínico respiratório relevante na terminação, e 19 amostras, coletadas ao abate, oriundas de outros 14 rebanhos,totalizando 44 pulmões avaliados. De todas estas amostras fizeram-se cultivos bacterianos, eincluídos no experimento somente os casos com isolamento puro de P. multocida. Estes isolados foram testados quanto à sensibilidade a 15 antimicrobianos, e todas as amostras de pulmão foram examinadas macro e microscopicamente. Ainda, pesquisou-se co-infecções com Influenza tipo A, Circovirus suíno tipo 2 (PCV2) e Mycoplasma hyopneumoniae, através de imuno-histoquímica (IHQ). A avaliação de sensibilidade aos antimicrobianos demonstrou maior taxa de sensibilidade ao ceftiofur e espectinomicina, e maior taxa de resistência à lincomicina e penicilina. Isolados de P. multocida provenientes de pulmões coletados ao abate demonstraram ser mais frequentemente sensíveis a amoxicilina que cepas isoladas de amostras clínicas (p<0,05). Houve maior ocorrência de pleurite em amostrasclínicas (p<0,05), e uma tendência numérica que indicou maior frequência de pericardite, linfadenomegalia e presença de líquidos cavitários também em amostras clínicas. Pela IHQ, oito amostras foram positivas para Influenza tipo A, 11 para M. hyopneumoniae, 12 apresentaram infecção mista de M. hyopneumoniae e Influenza tipo A, e nenhuma foi positiva para PCV2. Treze amostras foram negativas à IHQ para os três agentes testados, e apresentaram somente isolamento de P. multocida. Dentre estas 13 amostras, foi possível observar a ocorrência de pleurite, pericardite e linfadenomegalia, em amostras clínicas, fato que não ocorreu em amostras de frigorífico. Sugere-se, portanto, a sua capacidade de causar quadros respiratórios primariamente. No entanto, não foi possível pesquisar neste estudo,marcadores de virulência que justifiquem este quadro.
Um estudo sobre a engenharia de ida e volta entre UML e java
No desenvolvimento de software, os modelos, dentre outros artefatos, podem facilitar o entendimento do software. Manter o código e os modelos consistentes entre si não é uma tarefa simples. Combinada com um processo iterativo e com as ferramentas adequadas, a engenharia de ida e volta permite que o código e o modelo permaneçam sincronizados. A UML tornou-se a representação gráfica padrão para projetos de sistema de software orientado a objeto e a linguagem Java tornou-se uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente. Vários trabalhos no início dos anos 2000 discutiram a questão de navegar de UML para Java e de Java para UML, no contexto da teoria e das ferramentas CASE. Apesar da crescente popularidade, há pouca avaliação relatada sobre o uso do desenvolvimento baseado em UML. As duas tecnologias, UML e Java, evoluíram de lá pra cá e muitos trabalhos se tornaram obsoletos. As ferramentas CASE devem ser expostas uma avaliação adequada a fim de determinar se elas são eficazes de ajudar os usuários em sua meta. Este trabalho procurou avançar a discussão sobre o estado da arte da questão da engenharia de ida e volta entre as novas características da UML e as novas características da plataforma Java. Analisamos a transcrição do modelo para o código e vice-versa, e também a interação da ferramenta com o usuário (desenvolvedor de software) durante o mapeamento de UML para Java e vice-versa.
2019-08-12T10:51:23Z
Luis Paulo Alves Magalhaes
Fatores que interferem no aleitamento materno
O aleitamento materno traz inúmeros benefícios tanta para a mãe como para o bebê, além de estimular o vínculo afetivo, sendo recomendado pela OMS exclusivamente até os seis meses estendendo-se até os dois anos de idade. Mas a taxa de prevalência está relativamente baixa, cerca de 41%, sendo necessário a implantação de novas políticas de saúde que promovam e estimulem o aleitamento materno, levando em consideração o contexto familiar e sócio-econômico que a mulher está inserida. E essas ações devem ser desenvolvidas durante o pré-natal, proporcionando um atendimento multiprofissional de qualidade, integral e resolutivo. Baseado nisso o presente estudo propõe descrever os fatores que interferem no aleitamento materno. Este estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, foram pesquisadas as bases de dados do SCIELO e LILACS, através dos descritores: aleitamento materno, amamentação, desmame. O idioma pesquisado foi o de língua portuguesa e o período relativo aos anos entre 2001 e 2010. Os fatores identificados que influenciam o aleitamento materno foram: idade materna, sendo menos prevalente nas mães mais jovens, influenciado pelo menor poder aquisitivo e por serem solteiras; situação socioeconômica, onde as mulheres com baixa renda apresenta três vezes mais risco de desmame precoce; escolaridade, pelo fato das mais instruídas conhecerem as vantagens do aleitamento; trabalho materno, as mulheres domésticas apresentam 30% a mais de desenvolverem o aleitamento materno exclusivo; situação conjugal, a mãe que não possui companheiro apresenta seis vezes mais risco de não amamentar; problemas relacionados com o bebê e a mãe, como problemas mamários, insegurança em relação se o leite é fraco, a dieta materna, bebês que usam bico amamentam por menos tempo e os que nasceram com peso inadequado pelo fato de permanecerem maior tempo no hospital. Dessa forma, abordar as vantagens e desvantagens, esclarecer dúvidas e mitos da amamentação, levando em consideração a experiência e conhecimento pode proporcionar maior segurança na gestante para superar as possíveis adversidades e dificuldades da amamentação.
2019-08-09T17:10:41Z
Marisa Marcomini Loguercio
Novos revestimentos para reatores à água pressurizada - um estudo neutrônico
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Competência tecnológica em foco: a prática de ensino com apoio de ambientes virtuais
Este recorte de uma pesquisa de doutorado tem como objetivo geral investigar possibilidades de construção de abordagens colaborativas no/do meio virtual, contribuindo para o desenvolvimento da competência tecnológica do professor em formação, bem como a funcionalidade desse espaço como um locus de reflexão dialogada entre professores em formação e como recurso pedagógico na realização do estágio supervisionado. A Teoria da Complexidade é adotada para análise dos dados, complementada pelo conceito de competência tecnológica (KRUMSVIK, 2008, 2011). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de orientação etnográfica virtual (HINE, 2000). Os dados obtidos por meio das interações online entre dez professores em formação na FALE/UFMG, pelas notas de campo da pesquisadora e por um questionário revelam, dentre outras coisas, que o AVA apresenta as bases necessárias para que ele possa ser considerado um ambiente bem-sucedido de construção do conhecimento, favorecendo a interação, a construção coletiva e a reflexão.