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Docência universitária na percepção dos professores de uma universidade pública no Brasil e na Argentina
Esta pesquisa situa-se no universo da educação superior, especificamente, a educação superior na universidade pública, sob influência das políticas públicas e das transformações sociais contemporâneas. Seu objetivo é compreender a percepção dos professores sobre a docência universitária mediante suas configurações no contexto de uma universidade pública em dois países da América Latina: Brasil e Argentina. Entendendo, pois, que a educação superior no âmbito das universidades e inserida na condição mais ampla da profissão professor,em termos teórico, recorreu-se aos estudos sobre as conformações socio-históricas e culturais da universidade e da docência no mundo ocidental;à produção teórica sobre a profissionalização da docência evidenciando suas abordagens e conceitos inerentes como: profissão, profissionalização e profissionalidade e por fim, ao contexto socio-histórico e político da educação superior no Brasil e na Argentina.E quanto ao enfoque metodológico, baseou-se na pesquisa comparada socio-históricacomo proposta por Nóvoa (1995). Desse modo, foram pesquisados docentes dos cursos de odontologia, educação e engenharia de ambas as universidades em questão, por meio de questionários, entrevistas e observações. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva. Assim sendo, quanto ao perfil sociodemográficoe econômico, formação e trajetória profissional, situação funcional e condições de trabalho dos docentes da Universidade AR evidenciaram contrastes significativos em relação aos docentes da Universidade BR.Isso permite dizer que eles refletem as formas como a docência universitária estava regulamentada em cada país. Assim, entre os docentes da Universidade BR prevaleceram condições de maior afirmação profissional que entre os docentes da Universidade AR. Com referência às percepções dos professores sobre a docência universitária, baseou-se nas dimensões que caracterizavam as formas como percebiam a docência: condição de trabalho, formação, gosto pelas atividades docentes e compromisso social. Segundo os dados, a percepção dos docentes da Universidade AR é influenciada pela condição de trabalho, e vista como atividade profissional residual e complementar; e entre os professores da Universidade BR, como trabalho estável e de alargamento profissional. Por fim, conclui-se que a profissionalização docente é influenciada pelo contexto socio-histórico no qual está inserida. E quanto às diferenças e semelhanças entre as percepções e as configurações da docência verificadas nestas Universidades, ressaltam-se os aspectos singulares da profissionalidade relacionados às opções políticas para a educação superior nos dois países.
O desafio de ensinar esportes: aspectos pedagógicos a serem considerados na práxis
O ensino dos esportes é um tema amplo e dinâmico, uma vez que está em constante discussão acadêmica, assim como qualquer área de estudo. Sob o ponto de vista do desenvolvimento da técnica e da tática, as várias possibilidades de aplicação desses conteúdos fazem emergir aspectos pedagógicos que, até o momento, eram abordados em discussões isoladas. O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre tais aspectos contidos no processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes sociomotrizes, que são caracterizados pela colaboração-oposição de seus praticantes. Ainda, procurou-se tecer relações entre o domínio do treino (geral e específicao), os estilos de ensino (dos reprodutivos aos produtivos), a motivação para a prática e as formas de aprendizagem (implícita e explícita). O ensaio pretende contribuir com uma reflexão teórica acerca dos aspectos pedagógicos e suas interrelações, para a diversidade da prática no ensino dos esportes.
2022
Layla Maria Campos Aburachid Paula Soares Francisco Schelyne Ribas da Silva Talita Ferreira Pablo Juan Greco
Jogos africanos e educação matemática
O presente trabalho faz parte das ações de ensino referentes ao Projeto de extensão universitária Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre a Educação Básica, desenvolvido pela equipe do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Pretendese com este artigo sistematizar, a partir de uma sequência didática, contribuições do jogo “Mancala” para a implementação da Lei n°10.639/03 nas aulas de matemática, em turmas do 3º ano do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, compostas por alunos com idade entre 8 e 9 anos. A Lei nº10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e AfroBrasileira em escolas públicas e privadas nos ensinos fundamental e médio. Segundo o texto da legislação, os conteúdos referentes a essas temáticas devem ser abordados em todo o currículo escolar, especialmente nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras. Este trabalho visa à aplicação da referida Lei no campo da Matemática, por meio interdisciplinar com as disciplinas de História Brasileira e Arte. A sequência didática desenvolvida priorizou o jogo “Mancala” como possibilidade para esse diálogo entre os diferentes campos do conhecimento. Mancala é o nome de um conjunto de jogos de tabuleiro de origem milenar africana e que envolvem raciocínio, lógica, aritmética e estimativa. O trabalho pedagógico, com elementos da pedagogia africana, contemplou reflexões com os alunos sobre jogos de tabuleiro, o jogo Mancala em si e sua utilização e importância na África e, também, nos outros continentes, em especial no Brasil. As crianças puderam construir o jogo com caixas de ovos, argila, sementes e outros materiais. Por fim, o trabalho foi concluído com a execução do jogo nas turmas e sua socialização na escola. O jogo Mancala permite explorar, de forma lúdica, assuntos acerca da história e cultura afro-brasileira articulados a conteúdos matemáticos que colaboram com a construção ativa de conhecimentos pelos estudantes sobre práticas culturais, conceitos matemáticos e ideias filosóficas.
2022
Aline de Paula Birindiba Araujo Marina Gonçalves Ribeiro Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Manejo da diversidade genética de milho como estratégia para a conservação da agrobiodiversidade no Norte de Minas Gerais
O presente trabalho teve como objetivo compreender o manejo da diversidade genética de milho em comunidades de agricultores familiares do norte de Minas Gerais a partir de dois componentes: 1) diagnóstico do sistema informal de manejo e, 2) ensaios locais de variedades de milho. Os trabalhos de campo foram realizados no período de novembro de 2008 a junho de 2010. Para o diagnóstico do sistema informal de manejo da diversidade genética de milho, foram realizadas entrevistas, por meio de questionário semi-estruturado. Outras coletas de dados e de informações se deram durante os encontros com cada grupo de agricultores. Além dos registros feitos a partir da vivência destes momentos, também se fez uso de registros fotográficos. Na primeira fase de acompanhamento e avaliação, realizada em 2008-2009, foram instalados nove ensaios nas seguintes localidades: o primeiro foi implantado na AEFA em Montes Claros, os demais nas comunidades Sambaíba, Barra do Tamboril e Pau dÓleo, em Januária, assentamento Tapera, em Riacho dos Machados, na área do STR de Varzelândia, em Varzelândia, na comunidade Itapicuru, em Porteirinha e na Aldeia Vargens/Xakriabá, em São João das Missões. Na segunda fase, realizada em 2009-2010, os ensaios foram implantados nas mesmas localidades, com exceção de Varzelândia e Porteirinha, em que foram instalados na comunidade Vereda e Mocambo da Onça, respectivamente. Além disso, o trabalho foi ampliado para mais três localidades: assentamento Americana, em Grão Mogol, comunidade Jardim, em Rio Pardo de Minas e assentamento Vale do Guará, em Vargem Grande do Rio Pardo. Diferentemente da fase 2008-2009, na fase 2009-2010 foi adotada a avaliação visual das espigas em que cada grupo selecionou algumas variedades, a partir dos seus próprios critérios de seleção, preferências e necessidades. Verificou-se que os agricultores familiares participantes da pesquisa ainda conservam em uso uma quantidade considerável de variedades de milho. Isto tem sido garantido pela experimentação constante, pela permanência dinâmica das redes informais de intercâmbio de sementes e de conhecimentos. A realização dos ensaios possibilitou aos agricultores participantes conhecerem outras variedades, divulgarem aquelas que cultivam, além de possibilitar o intercâmbio de sementes e o incremento da diversidade de milho em seus agroecossistemas, além de contribuírem para a identificação de importantes fontes genéticas para os diferentes sistemas agroecológicos, comprovando o potencial produtivo das variedades locais. As comunidades de agricultores demonstraram sua capacidade de participar com qualidade e efetividade nas iniciativas de experimentação sendo necessário, para tanto, valorizar e integrar, de fato, os seus conhecimentos que são fruto de seu fazer prático e reflexivo. As iniciativas de apoio da Rede Norte Mineira da Agrobiodiversidade têm refletido positivamente nas redes informais estudadas, principalmente, pelo caráter participativo e pelo reconhecimento e valorização da contribuição das comunidades de agricultores na conservação e no manejo da agrobiodiversidade.
Atenção à saúde dos trabalhadores expostos à poeira de sílica e portadores de silicose, pelas equipes da atenção básica/saúde da família
No summary/description provided
2022
Elisabeth Costa Dias Ana Paula Scalia Carneiro Claúdia Márcia Silva Nahas Mário Parreiras de Faria Thaís Lacerda e Silva
A arqueologia das ciências humanas de Michel Foucault: implicações epistemológicas
A obra Les mots et les choses compõe a chamada fase da arquelogia do saber, de Michel Foucault. Tal obra, se colocando como uma proposta estruturalista para as ciências humanas, suspende a visão da história tradicional das ideias ou da história da ciência, despertando o interesse do leitor por ser tão impactante, mas, ao mesmo tempo, colocando-o, muitas vezes, em dúvida ou confuso. Nossa pesquisa realizou-se com o objetivo de tanto esclarecer certos pontos da investida foucaultiana nas ciências humanas, como buscou apontar para problemas em sua formulação, do ponto de vista epistemológico. Ao centralizar a referida obra, mas ponderando modicamente sobre as inflexões de pensamento que se seguiram após sua publicação, viu-se que se trata de inúmeras reflexões filosóficas, de debates com as correntes de seu tempo e, sobretudo, de uma forte crítica aos sistemas humanísticos de pensamento.
Membrane Bioreactor for treating petroleum refinery effluent: treatment performance, membrane fouling mechanism and fouling control
O trabalho desenvolvido aborda o uso do BRM tratando efluente de petróleo e estratégias operacionais que possam minimizar a incrustação. Primeiramente, avaliou-se o desempenho do BRM em termos de remoção de poluentes e investigou-se o comportamento da incrustação em ocorrências de cargas de choque. Os resultados demonstraram que o BRM foi capaz de reduzir efetivamente os poluentes, alcançando padrões de descarte e reuso. Os resultados de IV mostraram que a matéria orgânica é removida por oxidação biológica e/ou retenção por adsorção no lodo biológico ou retenção pela membrana. Além disso, verificou-se que o SMP é produzido durante o tratamento. Em relação à permeabilidade da membrana, verificou-se que a fração solúvel do lodo biológico contribui significativamente para a incrustação da membrana devido a presença de SMP. No segundo estudo a filtrabilidade do lodo foi estudada como um importante parâmetro para a avaliação das propriedades do lodo e o potencial de incrustação da membrana em BRM. Foram comparados três métodos de determinação da filtrabilidade relatados na literatura em termos de capacidade de detecção de variações da qualidade do lodo e da reprodutibilidade, avaliando a aplicação deste parâmetro como ferramenta para o monitoramento e controle de incrustação de BRM. O estudo mostrou que o método Time To Filter foi o mais eficiente para medição da filtrabilidade, tanto em termos de capacidade de detecção de variação da qualidade do lodo, como em reprodutibilidade. Verificou-se também que a filtrabilidade está diretamente relacionada ao potencial de incrustação na membrana. Encontraram-se correlações significativas da filtrabilidade com os parâmetros COT coloidal, EPS e tamanho de floco. No terceiro estudo, avaliou-se a utilização de um polieletrólito catiônico a fim de melhorar a filtrabilidade do lodo e consequentemente controlar a incrustação da membrana. Dosagens corretiva e preventiva do polieletrólito foram realizadas nos BRM a fim de avaliar o melhor controle da incrustação nas duas estratégias. Os resultados confirmaram que o uso do produto aumenta a filtrabilidade do lodo e reduz a incrustação da membrana. Durante o período de monitoramento ocorreram choques de carga com altas concentrações de óleos e graxas e fenol na alimentacão. O uso preventivo do polieletrólito catiônico permitiu uma filtrabilidade mais efetiva e estável sem prejudicar o desempenho do BRM quanto à remoção de poluentes.
Comparação da atividade de proliferação celular nos fibromas odontogênicos e ossificantes
O fibroma odontogênico central (FOC) é uma condição rara classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS-2005) como uma neoplasia benigna de origem fibroblástica. O fibroma odontogênico periférico (FOP) é a contraparte periférica do FOC e, por se tratar de uma patologia rara, é objetivo de poucos estudos. O fibroma ossificante periférico (FOPE) não é considerado uma lesão neoplásica, e sim uma reação hiperplásica devido à presença de inflamação local, causada por fatores irritantes. O fibroma ossificante central (FOCE) é um tipo de lesão fibro-óssea caracterizada pela substituição do osso por tecido conjuntivo fibroso, contendo quantidades variáveis de tecido mineralizado. O objetivo deste estudo foi analisar a atividade de proliferação celular do FOC, FOP, FOPE e FOCE através da técnica do AgNOR e da imunoexpressão da proteína PCNA. A amostra deste estudo foi composta por casos diagnosticados de FOC (4 casos), FOP (9 casos), FOPE (8 casos) e FOCE (7 casos) pertencentes aos arquivos dos Serviços de Patologia Bucomaxilofacial das Faculdades de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de São Paulo. A análise quantitativa e morfométrica das AgNORs e índice de PCNA foram determinados. A análise estatística foi realizada com nível de significância de 0,05. As lesões centrais apresentaram maior média do número de AgNOR/núcleo e índice de PCNA do que as lesões periféricas, no componente mesenquimal (p=0,05). A média do número de AgNOR/núcleo no componente epitelial foi maior no FOC do que no FOP (p=0,05). Os componentes mesenquimal e epitelial apresentaram média do número de AgNOR/núcleo e índice de PCNA semelhantes no FOC e similar média do número de AgNOR/núcleo no FOP (p=0,05). Assim, os dados de AgNOR e índice de PCNA observados no presente estudo demonstraram que: (1) as lesões avaliadas mostraram perfis de neoplasias benignas ou de lesões proliferativas não-neoplásicas; (2) os achados sugerem uma 6 atividade de proliferação celular semelhante nas lesões periféricas (FOP e FOPE), assim como, nos componentes epitelial e mesenquimal dos FOC e FOP.
A contribuição do enfermeiro na ESF na prevenção do câncer de colo de útero
O câncer de colo uterino é um grave problema de saúde pública e caracteriza-se como uma afecção progressiva e por alterações intraepiteliais cervicais que podem se desenvolver para um estágio invasivo ao longo de uma a duas décadas. Assim, este estudo teve como objetivo, por meio da revisão de literatura, descrever a importância da contribuição do enfermeiro da ESF na promoção de saúde das mulheres em relação à prevenção do câncer de colo de útero. Constatou-se que o câncer de colo de útero pode ser interrompido a partir de um diagnóstico precoce e tratamento oportuno a custos reduzidos. Neste sentido, destacou-se a importância da contribuição do enfermeiro da ESF para a promoção da saúde das mulheres em relação à prevenção do câncer de colo de útero e o estímulo às mudanças de comportamento que são de fundamental importância, e neste processo o papel educativo dos profissionais de saúde merece destaque. Entendeu-se ser imprescindível que os profissionais de saúde, entre estes os enfermeiros, voltem seu olhar para essa realidade, pois a morbimortalidade por tal afecção pode ser reflexo de ações e políticas de prevenção deficitárias. Concluiu-se ser de fundamental importância que os profissionais de saúde e, principalmente os enfermeiros da ESF orientem quanto à importância do exame preventivo, pois a sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer de colo do útero a população de risco. Assim, tem especial relevância para a mulher a realização de exame preventivo do câncer do colo do útero e a ESF desenvolve ações que permitem proporcionar esta integralidade, portanto, é nessa perspectiva que a ESF poderá viabilizar aos indivíduos e, em particular, às mulheres uma vida mais saudável e de boa qualidade.
Influência das condições e do período de armazenamento nas características físico-químicas, microbiológicas e nos níveis de aminas bioativas em ovos para exportação
Com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de óleo mineral sobre a casca de ovos e a utilização de embalagem plástica com tampa na qualidade físico-química, microbiológica e nos teores de aminas bioativas de ovos de consumo foram analisados 1920 ovos armazenados por até 125 dias sob refrigeração. Foi observado a diminuição da qualidade interna dos ovos durante o armazenamento e, ao contrário da aplicação de óleo mineral, a utilização de embalagem não influenciou significativamente na qualidade interna dos ovos. A aplicação de óleo e a utilização de embalagem não influenciaram nos resultados microbiológicos. As análises microbiológicas indicaram ausência de Salmonella spp., Staphylococcus aureus, coliformes termotolerantes e bolores e leveduras, entretanto, foi observada uma alta contagem de micro-organismos mesófilos e psicotróficos. Foram encontrados putrescina, cadaverina, espermidina e espermina na gema e putrescina, cadaverina e feniletilamina no albúmen dos ovos. Não foi possível estabelecer um critério de qualidade de ovos levando em consideração a presença ou quantidade de aminas bioativas na gema e albúmen de ovos.
Assessing mock classes: an empirical study
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Determinantes da qualidade do sono em indivíduos pós acidente vascular encefálico crônico
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O cuidado odontológico à gestante na rede pública de atenção primária de Belo Horizonte
Este estudo analisou a atuação dos cirurgiões-dentistas da rede pública de atenção primária do município de Belo Horizonte no cuidado às usuárias gestantes. Foram convidados a participar todos os cirurgiões-dentistas que atuam na atenção primária à saúde desse município. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário semiestruturado que abordou aspectos relacionados a caracterização dos sujeitos de pesquisa, acesso e adesão das gestantes ao tratamento odontológico, experiência profissional com atendimento à gestante e participação em atividades de âmbito coletivo. A coleta de dados aconteceu no período de maio a outubro de 2017. Os dados foram lançados no software Epi Data versão 4.0.2.101 em dupla digitação, sendo, em seguida, realizadas as análises de frequência, no programa SPSS Statistics versão 17.0. As respostas da questão aberta do questionário foram analisadas, a partir do Software Atlas Ti versão 7.5.18, utilizandose o método de Análise de Conteúdo, por meio da técnica de análise categorial. Realizou-se a análise de conformidade das dimensões acesso, adesão, atividade coletiva e atendimento individual. As dimensões foram consideradas de acordo com a literatura da área e as variáveis corresponderam às perguntas do questionário. Participaram deste estudo 260 cirurgiões-dentistas (76% de taxa de resposta) dos nove distritos do município. Estratégias para favorecer o agendamento das gestantes ao tratamento odontológico acontecem em 93,9% das equipes de saúde bucal, sendo a principal delas o agendamento e/ou encaminhamento realizados pela equipe de saúde da família. Em relação a análise de conformidade, a dimensão acesso apresentou como resultado municipal 88,8% de conformidade e a dimensão adesão, 95,8%, provavelmente reflexo da organização da atenção primária. A dimensão atividade coletiva obteve 33,5% de conformidade no consolidado municipal, estando relacionada com a baixa (37,3%) participação dos cirurgiõesdentistas nessas ações. Encaminhamento para radiografia apresentou o valor de conformidade mais baixo de todo o estudo (36,2%), o que comprometeu o resultado final da dimensão atendimento individual. O presente estudo demonstrou que a atenção primária do município está preparada para realizar a atenção odontológica às gestantes, tendo como referência a organização do acesso ao serviço de saúde bucal, a adesão ao tratamento e a prática odontológica em relação aos procedimentos mínimos executados e a prescrição de medicamento. Contudo, recomenda-se a atualização dos profissionais por meio de educação permanente, a fim de esclarecer as questões em não conformidade, e estimular as atividades coletivas de educação em saúde. Essas ações podem contribuir para o aprimoramento da atenção prestada e ser subsídio ao planejamento e organização do pré-natal odontológico em outros municípios brasileiros.
Regionalização hidrológica de vazões mínimas por meio do Método dos Mínimos Quadrados Generalizados aplicada à bacia do Alto SãoFrancisco
O conhecimento de vazões em locais não monitorados é de grande importância em hidrologia. Daí a utilização de técnicas que possibilitem a transferência de informações de locais monitorados para locais sem monitoramento. Hosking e Wallis (1997) sugeriram a utilização da análise de frequência regional, pois esta incorpora mais informações que a análise local. Além disso, o estudo das vazões mínimas desempenha um importante papel, pois são fundamentais na avaliação da disponibilidade hídrica, na elaboração de projetos hidroelétricose de irrigação, além de serem utilizadas como critério de outorga. A metodologia empregada neste trabalho foi estruturada com base na análise de estudos de regionalização, principalmente os que envolviam estatísticas de vazões médias mínimas como a Q7,10. O modelo de regressão a ser avaliado é o Método dos Mínimos Quadrados Generalizados - Generalized Least Square (GLS), proposto por Stedinger e Tasker (1985, 1986a, 1986b), juntamente com o Método dos Mínimos Quadrados Ordinários - OLS (Ordinary Least Square) e com o Método dos Mínimos Quadrados Ponderados -WLS (Weighted Least Square), proposto por Tasker e Stedinger (1986). Tais métodos serão empregados em um estudo de regionalização de vazões mínimas de 7 dias de duração e 10 anos de período de retorno para a bacia do Alto São Francisco, sub-bacias 40 e 41. Inicialmente, a área de estudofoi dividida em 4 regiões supostamente homogêneas (foram atribuídos os códigos BA1, BA2, BA3 e BA4), não tendo sido realizada nenhuma análise estatística para corroborar que estas regiões realmente são homogêneas do ponto de vista hidrológico e estatístico. O critérioutilizado para divisão dessas regiões foi através da análise das Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH) utilizadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Para a determinação dos valores da vazão mínima Q7,10, realizou-se a análise de frequência local para todas as estações que possuíam mais de 10 anos de dados observados, utilizando a distribuição de probabilidade Weibull 2 parâmetros. Tal distribuição também foi utilizada para a construção da matriz de covariância, ou seja, para determinação dacovariância dos erros amostrais. A análise e a determinação do modelo final para cada uma das 4 regiões foi feita mediante a avaliação da variância média da predição (average variance of prediction - AVP) e os modelos de regressão gerados foram do tipo potencial (logaritmo doquantil). Os resultados obtidos mostraram que o método WLS teve melhor desempenho que o método GLS em relação à razão da inflação entre as variâncias (variance inflation ratio - VIR), pois a VIR para as quatro regiões homogêneas foi inferior a 1. De acordo com Griffis eStedinger (2007), se a VIR for menor do que 1, então a regressão WLS é suficiente, não havendo assim necessidade de utilizar o modelo GLS. Com o objetivo de avaliar os critérios relacionados aos resíduos do método OLS, aplicou-se testes de hipóteses de independência,normalidade, média igual a zero e variância constante ao nível de significância de 5%. Essa análise permitiu evidenciar que para as regiões BA2 e BA4, a utilização do método OLS não é recomendada, pois pelo menos uma premissa referente aos resíduos foi violada. Além disso, ao se avaliar a razão entre as variâncias do erro (error variance ratio - EVR), verificou-se que a variância do erro amostral é maior do que a variância do erro do modelo, logo o método OLS não deve ser empregado. Salienta-se que o método GLS é mais adequado, pois asvazões mínimas são fortemente correlacionadas, uma vez que método WLS não leva em consideração as correlações entre os fluxos concorrentes. Porém, para o caso das correlações serem pequenas, tal método poderia ser adotado. No entanto, na região estudada, os valoresdas correlações cruzadas são elevados. Sendo assim, concluiu-se que para o estudo em questão, o método GLS é o mais adequado. Recomenda-se, entretanto, que sejam feitas avaliações concernentes à matriz de covariância dos erros amostrais, pois a metodologia paraestimativa da matriz de covariância é baseada nos quantis propriamente ditos, e não no logaritmo dos quantis. Essa transformação não linear certamente causa uma mudança nos elementos da matriz de covariância.
Estratégias docentes para o ensino de matemática em turmas heterogêneas
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as estratégias docentes para promover aprendizagem de matemática em turmas heterogêneas dos anos finais do ensino fundamental. Para selecionar os professores que atendessem aos parâmetros desejados, aplicamos um questionário enviado por endereço eletrônico para aproximadamente trezentos professores de matemática do 3º ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte. Após essa etapa, aplicamos o mesmo questionário, presencialmente, em grupos de professores desta mesma Rede, que participavam de encontros de formação em serviço promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Dos cento e dez professores que responderam a esse questionário, oito sujeitos foram selecionados para a entrevista. Os critérios de seleção consideraram os fatos dos professores acreditarem ser possível desenvolver aulas em turmas muito heterogêneas no que tange à aprendizagem dos conteúdos matemáticos, e de afirmarem trabalhar nessa perspectiva. Ao reconhecer, por meio dos relatos desses sujeitos, práticas consideradas bem sucedidas, essas foram investigadas. As investigações nos levaram a perceber que cada um desenvolvia um plano específico para sua prática e, então, buscamos o conceito de estratégia docente como um conjunto de ações planejadas, conscientemente, com a intenção de equacionar situações de aprendizagem específicas. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e por meio delas nós realizamos uma análise das estratégias docentes para o ensino de Matemática. Re-elaboramos, também, o conceito de turma heterogênea, na medida em que os desníveis ocorriam num patamar de conhecimento dos fundamentos da Matemática. De modo geral, as estratégias docentes analisadas nesta pesquisa apresentaram algumas das seguintes características: autonomia em relação ao currículo e em relação à disponibilidade de recursos materiais; intencionalidade das ações; busca de interação docente-discente (afetividade); acompanhamento dos estudantes por períodos maiores (três anos do ciclo); postura de preocupação com a formação humana e cidadã dos estudantes; expectativa positiva em relação ao potencial de aprendizagem dos estudantes; compreensão da educação como direito que deve ser garantido pelo professor, e valorização da formação docente em serviço. Os resultados indicaram a existência de uma gama de possibilidades e alternativas capazes de promover conhecimentos matemáticos em situações onde há heterogeneidade entre os sujeitos aprendizes. Pretendemos com a análise dos dados produzidos nesta pesquisa contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da melhoria da qualidade do ensino de matemática, principalmente nas escolas públicas brasileiras.
Análise do módulo de elasticidade estático e dinâmico do concreto de Cimento Portland através de ensaios de compressão simples e de frequência ressonante
Existem diferentes métodos de avaliação o módulo de Young. O maisusual consiste em submeter o material a uma força de tração ou compressão e medir sua deformação. O valor obtido do módulo de elasticidade para os materiais homogêneos que obedecem a Lei de Hooke são obtidos em ensaios realizados com velocidade de deformação controlada em uma máquina rígida. Para materiais que possuem uma alta constante de amortecimento deve-se considerar que a tensão e a deformação são dependentes do tempo e da frequência. A maioria dos compostos também se enquadra nesta situação devido à presença das interfaces. Diferentes técnicas experimentais podem serutilizadas para a determinação da rigidez desses materiais: frequênciaressonante, decremento da vibração livre, rotação de vigas, de pulsos emétodos térmicos. No caso de compostos cimentícios comumente se utiliza o ensaio de compressão ou equações empíricas que relacionam o módulo com a massa específica e a resistência à compressão. Neste trabalho são analisados comparativamente os módulos de elasticidade de compostos cimentícios de engenharia determinados através dos ensaios de resistência à compressão simples e frequência ressonante forçada.
Mandible protraction alters type i collagen, osteocalcin and osteonectin gene expression in adult mice condyle
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022
Patricia Valerio Filipi Perfeito Livia P. Moura Deborah N. Ribeiro Simone Odília Antunes Fernandes Almir de Sousa Martins Maria de Fátima Leite
Financiamento e desenvolvimento local: um estudo sobre arranjos produtivos
A partir do princípio no qual a moeda é um fator importante na determinação dos processos econômicos reais, passa a ser fundamental analisar como a disponibilidade de crédito e o desenvolvimento do sistema financeiro afetam a dinâmica das regiões. De acordo com esta perspectiva econômica, o objetivo dessa dissertação é estudar as relações que existem entre variáveis monetárias, alguns indicadores financeiros locais e o grau de concentração industrial presente nos arranjos produtivos locais brasileiros. Para se auferir essa relação serão utilizados dois métodos quantitativos: a análise de múltipla correspondência (HOMALS), que estabelece uma relação entre os níveis das variáveis, permitindo o agrupamento dos indivíduos de acordo com a homogeneidade entre seus respectivos valores para os dados; e uma análise paramétrica para dados em painel, que visa estabelecer uma relação causal entre a variação dos determinantes financeiros e a variação dos níveis de concentração industrial dos arranjos produtivos.
A dinâmica transmídia do meme Slender Man no Tumblr : circulação e transformação de sentidos na internet
Esta pesquisa investiga o fenômeno Slender Man, personagem originado em um fórum na web em 2009, que se expandiu por diversas plataformas on-line, principalmente por meio da produção textual de usuários em rede, e atingiu tamanha popularidade na internet que foi apropriado pelas mídias de massa. Consideramos Slender Man como um meme de internet cuja expansão por diferentes plataformas configura uma dinâmica transmídia, a qual vemos como uma expressão tangível da semiose deste meme. Devido à importância dos fãs de Slender Man neste processo, o Tumblr, plataforma conhecida por hospedar intensa atividade de comunidades de fãs, foi escolhido como lócus de investigação. Buscamos compreender como se configura a dinâmica transmídia do meme Slender Man e de que modo esta narrativa se expande pela ação coletiva no Tumblr. O corpus empírico, composto por 141 postagens marcadas com a tag “slenderman”, realizadas na referida plataforma entre agosto de 2010 e junho de 2020, foi obtido com o auxílio da ferramenta Tumblr Tool e os conceitos de meme de internet e dinâmica transmídia, compreendidos pelo prisma da semiótica peirceana, nortearam as análises. Os esforços analíticos tiveram início com a identificação de referências a diferentes narrativas, pertencentes ou não ao universo específico de Slender Man, no corpus empírico. Este movimento culminou na produção de nuvens de sentidos, que exibem as redes de significados proliferadas em torno de Slender Man no período investigado. Verificamos, através delas, intenso cruzamento de universos narrativos, prática conhecida como crossover, que é indicativa do envolvimento dos usuários em múltiplas comunidades de fãs. Avançamos para a caracterização dos modos de engajamento envolvidos na expansão de Slender Man, através da identificação da rede de interpretantes emocional, energético e lógico, conforme abordagem da semiótica peirceana. Identificamos a predominância do engajamento afetivo, relacionado ao interpretante emocional, na expansão de Slender Man no Tumblr. Tal engajamento se manifesta em ações de postagem e compartilhamento, que demandam elaborações intelectuais dos usuários, aspectos referentes, respectivamente, aos interpretantes energético e lógico. A articulação entre estes três modos do interpretante materializa os processos de significação dos usuários em ações de comunicação, através de múltiplas plataformas, caracterizando dinâmica transmídia, a qual buscamos descrever através dos sete princípios da narrativa transmídia. Identificamos manifestações de todos os princípios em nosso corpus empírico, porém encontramos obstáculos relacionados ao foco desta abordagem em estratégias comerciais de produção e distribuição de narrativas. Assim, consideramos que mais estudos sobre objetos semelhantes a Slender Man podem auxiliar na sistematização e atualização destes princípios, de modo a estender sua abrangência a fenômenos transmidiáticos não provenientes da indústria de entretenimento tradicional.
O teorema da massa positiva e a conjectura de Min-Oo para hiperfícies
Nesta dissertação estudamos o Teorema da Massa Positiva e a Conjectura de Min-Oo para hiperfícies imersas no R^{n}. O Teorema da Massa Positiva é um dos resultados mais notáveis dentro da Análise Geométrica, que permanece em aberto para variedades não spin de dimensões altas, além disso, tem forte relevância dentro da física por relacionar conceitos como gravitação, massa e energia total de um sistema. Especificamente podemos encontrar consequências e aplicações desse teorema na Teoria da Relatividade de Einstein. Nessa dissertação apresentamos uma versão do Teorema da Massa Positiva para R^{n}. Por outro lado, hoje já se sabe que a Conjectura de Min-Oo original não é válida para qualquer variedade. Em 2011, Brendler, Marques e Neves apresentaram um contra-exemplo para o resultado, porém, podemos encontrar vários casos particulares que o resultado se verifica. Um desses resultados é o objetivo do nosso trabalho apresentado nessa dissertação