RCAAP Repository
O processo de identificação e laço social em adolescentes que cumpriram a medida socioeducativa de semiliberdade
A pesquisa tem por objetivo geral analisar, por meio das entrevistas clínicas de orientação psicanalítica, a identificação e a construção do laço social em adolescentes que concluíram a medida socioeducativa de semiliberdade. Como objetivos específicos limitam-se: delimitar conceitualmente a identificação e o laço social a partir da teoria da psicanálise lacaniana; analisar a identificação e o laço social dos jovens antes de cumprirem a medida socioeducativa de semiliberdade, durante e após o seu desligamento; verificar quais aspectos, da medida de semiliberdade, favorece o laço social. Para tanto se utilizou como metodologia de pesquisa qualitativa e entrevistas semiestruturadas. As análises foram feitas a partir da leitura da psicanálise. A pesquisa revelou que os jovens envolvidos com a criminalidade estão em des-inserção social e que a medida de semiliberdade favoreceu a inserção dos jovens no laço social. Com relação à identificação verificou-se que há o predomínio da identificação imaginária no momento em que os jovens estão envolvidos com a criminalidade e há a ascendência da identificação simbólica quando os jovens não estão envolvidos com a criminalidade.
2019-08-12T09:17:26Z
Marina da Cunha Pinto Colares
O atendimento odontológico de adultos na estratégia de saúde da família São Paulo/Divinópolis/MG: um plano de intervenção
O presente trabalho versa sobre uma proposta de organização do atendimento de adultos aos serviços de saúde bucal na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família São Paulo, município de Divinópolis. A metodologia foi baseada nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde propostas pelo Ministério da Saúde e em uma revisão de literatura. O foco principal do plano de intervenção foi o levantamento epidemiológico da população adulta baseado no critério de risco da Secretaria Estadual de Saúde/MG. Este levantamento será realizado a partir da classificação de risco social. Usuários de famílias classificadas com alto risco serão examinados primeiramente e assim respectivamente. Cada usuário será avaliado clinicamente por meio do risco biológico (condições de saúde bucal) e pela auto-percepção de saúde bucal. Os dados de cada indivíduo serão registrados na ficha da família em quadro sintético. Após organização dos dados provenientes deste levantamento, um relatório será elaborado, assim como as principais estratégias de enfrentamento dos problemas identificados. A partir do relatório, será organizada uma agenda de atendimento que comporte as necessidades levantadas. Ressalta-se a importância da organização do acesso para que o quadro de saúde bucal da população adulta alcance mudanças.
2019-08-11T04:28:30Z
Ana Lucia de Sousa Mesquita
Comparative analysis of techniques to emulate synchronous machines in grid-connected converters
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trilhando novos caminhos: professores rumo à implementação de call
Este estudo investigou o processo de implementação de atividades de CALL nas aulas de línguas de uma instituição de ensino privado. Nosso objetivo era solucionar o problema da não utilização do computador e identificar os fatores que interferem no uso de CALL em nossa escola.Participaram deste estudo de caso sete professores, além da pesquisadora, a qual exerce as funções de Professora de Inglês e de Coordenadora Pedagógica e, ainda, é uma das proprietárias da escola em tela. A investigação foi processada através de um ciclo de planejamento-ação-observação-reflexão (Richards e Lockhart, 1996) e contou com o envolvimento dos participantes e da pesquisadora de modo cooperativo. O trabalho teve, como eixo orientador, estudos realizados na área. Estes estudos compreenderam pesquisas sobre a implementação de CALL e aplicação de seus recursos. Baseamos-nos, também, no papel do professor no ensino e aprendizagem de línguas, para levar em consideração o papel do professor na utilização e implementação dos recursos de CALL. Os professores passaram a fazer uso do computador, em suas aulas, e essa experiência foi registrada, em diários, e discutida em reuniões com o grupo. Através daanálise dos dados, verificamos que os professores possuem algumas crenças acerca do uso do computador na aprendizagem. Além disso, os participantes identificaram cinco fatores principais influentes no uso de CALL: 1. tempo; 2. programa de curso; 3. recursos; 4. letramento eletrônico e 5. uso do computador no dia-a-dia. Estes fatores revelam a importância do envolvimento de toda a instituição (administração, coordenação e docência) no processo de implementação de CALL.
2019-08-13T16:03:34Z
Valdenia Carvalho e Almeida
PSDB: força e limites da resposta liberal aos desafios do Brasil contemporâneo
Esta tese de doutoramento trata do papel do PSDB no cenário político brasileiro contemporâneo. O objetivo principal é identificar o que, na história do pensamento social brasileiro, poderia ampliar o entendimento da cultura política que está na origem e foi decisiva para a ação prática do partido entre os anos 1988 e 2002. A questão principal da pesquisa, em torno da qual giram problemas e hipóteses, é a de que o partido representa de uma forma bem determinada e específica uma visão de mundo liberal periférica, construída a partir principalmente do pensamento de Fernando Henrique Cardoso e agregando contribuições teóricas e forças políticas outras que, em determinado momento histórico, ocuparam certo vazio político-ideológico no sistema partidário brasileiro surgido no processo de transição para a democracia.
Sumarizar resumindo por meio de novos textos em práticas enunciativas cotidianas de leitura e de escrita na hipermodernidade
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Promoção de saúde da mulher: relato de experiência do enfermeiro
O número de casos de câncer de colo uterino tem aumentado de maneira considerável no Brasil. Atualmente configura-se como um dos mais importantes problemas de saúde pública em nosso país. De crescimento silencioso, se detectado precocemente sua cura pode chegar a 100% e em grande parte a resolução ocorrerá ainda em nível primário, com baixo custo. A principal estratégia para seu rastreamento é através da citologia oncótica (Papanicolaou) popularmente conhecidocomo exame preventivo. Já o câncer de mama é a doença mais comum em mulheres, sendo responsável por quase um terço de todas as malignidades femininas. Esse mal é responsável por aproximadamente 18% das mortes por câncer e ocasiona o mesmo número de mortes por ano que os acidentes automobilísticos.Sendo assim, a proposta de uma das equipes de saúde da família do município de Contagem, Minas Gerais, foi realizar "Mutirões de prevenção e promoção à saúde da mulher", com o objetivo de tentar diminuir os índices de morbimortalidade na população de mulheres adscrita à área de abrangência da ESF.
2019-08-12T15:05:40Z
Cláudia de Carvalho Rabello
Un pueblo sin piernas pero que camina: Formação inicial de professores de espanhol na educação de jovens e adultos privados de liberdade
O objetivo desta pesquisa é investigar como é possível proporcionar ao estudante de Licenciatura em Português-Espanhol uma formação que envolva pesquisa, extensão e ensino e que considere a educação na prisão como contexto de prática pedagógica, contribuindo para uma formação crítica do futuro docente. Para isso, descrevo e analiso as ações promovidas no projeto de extensão intitulado "Eu, latino-americano: a busca da identidade latino-americana e da identidade individual dos reclusos da APAC de Viçosa, MG", vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades foram desenvolvidas em uma escola estadual, com alunos privados de liberdade, que estão na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), na cidade de Viçosa/MG. O projeto proporcionou aos discentes aulas de língua espanhola, com temáticas interdisciplinares, de acordo com as matérias que os estudantes possuíam na grade curricular. A intenção era permitir que eles se identificassem como parte da América Latina, mostrando que o conceito de latino-americano vai além das fronteiras e do idioma. O projeto também visava possibilitar a alunas do curso de Licenciatura em Letras - Português/Espanhol a prática pedagógica em um contexto diferente daquele do qual fazem parte na disciplina de Estágio Supervisionado, permitindo que tivessem contato com uma metodologia de ensino diversa, de acordo com o contexto e as particularidades do lugar onde estavam inseridas. Dessa forma, esta tese descreve as atividades de uma bolsista e duas voluntárias do curso anteriormente referido, envolvendo a prática docente em sala de aula, a pesquisa a partir do grupo de estudos que mantínhamos e a extensão, a partir das ações que realizamos ao longo de um ano. Como fundamentação teórica tomei como referência textos teóricos relacionados à Formação de Professores e à América Latina (BARCELOS, 2010; PELLIM, 2010, QUENTAL, 2012; IRINEU, 2014; LIMA, 2013; ZOLIN-VESZ; BARCELOS, 2014; LIMA; SILVA; MACHADO, 2014; MOTA; IRALA, 2014; LIMA; CORTEZ, 2014) Educação de Jovens e Adultos (LABELLA-SÁNCHEZ, 2012; SILVA, 2004; MACHADO, 2008; SAMPAIO, 2005). Como metodologia utilizei a pesquisa-ação, valendo-me de (THIOLLENT, 2011; TRIPP 2005; STURM, 2008) para realizar uma análise interpretativista dos diários de campo, que foram escritos por mim e pelas professoras em formação; das entrevistas com docentes; dos planos de aula; de conversas por Whatsapp; do grupo de estudos e do trabalho de conclusão de curso escrito pela bolsista, que teve como foco o projeto de extensão. Após as reflexões realizadas ao longo da pesquisa, percebe-se a necessidade de se considerar os espaços prisionais como contexto de prática docente, tomando como base as especificidades do local e do público em questão.
Prevalência e fatores associados ao tabagismo em pessoas vivendo com HIV atendidas em serviços de assistência especializada, Belo Horizonte
Outra Agência
2020-08-11T01:18:27Z
Luciane de Souza Leal Teixeira
Agrupamento multivariado de curvas na desidratação em raízes de batata-doce
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-03-28T16:44:57Z
Alcinei Mistico Azevedo Valter Carvalho Andrade Junior Ahmed Youssef Abdelnabi Mohamed Elsayed Elisângela Knoblauch Viega Andrade Marcos Aurélio Miranda Ferreira Amanda Gonçalves Guimarães
Síntese de inibidores potenciais da tripanotiona redutase: base para o desenvolvimento de novos fármacos para tratamento da doença de Chagas e Leishmaniose
A tripanotiona redutase (TR) é uma enzima presente em tripanossomatídeos e está envolvida na redução da tripanotiona dissulfeto T[S]2 em tripanotiona ditiol T[SH], etapa essencial para manutenção de um ambiente redutor nesses parasitos e de extrema importância para sua sobrevivência. Apesar da semelhança do sistema TR-T[S]2 com o sistema glutationa redutase (GR)-glutationa presente nos seres humanos, a TR possui diferenças marcantes no seu sítio ativo que podem ser exploradas no desenvolvimento de inibidores seletivos. No presente trabalho foram planejados potenciais inibidores da TR utilizando o 2,5-bis-(4-aminometil-fenil)furano, como protótipo. A obtenção dos compostos foi realizada pela condensação aldólica entre uma cicloalcanona e diversos aldeídos, permitindo assim a realização de estudos de relação estrutura-atividade. A seletividade dos compostos foi avaliada frente às enzimas TR e GR. Avaliou-se, também, a ação dos compostos contra formas amastigotas de Trypanossoma cruzi, promastigotas de Leishmania amazonensis, além da citotoxicidade considerando fibroblastos não infectados. No ensaio com T. cruzi, cinco compostos mostraram-se ativos e seis apresentaram atividade leishmanicida considerável. O diamino 13 se destacou por apresentar atividade leishmanicida significativa (CI50 13,7 µM), baixa citotoxicidade (CI50 > 83,7 µM) e, ainda, ser capaz de inibir a atividade da TR (CI50 40,4 µM). Além de 13, dois outros compostos (1b e 5b) apresentaram uma boa correlação entre a inibição da TR e atividade leishmanicida. Entretanto, 1b e 5b foram citotóxicos para as células de fibroblastos de camundongos. Somente o derivado diazido 12 inibiu 50% da atividade da GR, demonstrando a considerável seletividade dessa classe de compostos. Paralelamente, estudos de ancoragem molecular foram realizados para avaliar o modo de interação dos ligantes com a TR. Dentre os compostos sintetizados, 13 e 7a podem ser considerados como protótipos para o desenvolvimento de novos fármacos leishmanicidas e tripanocidas, respectivamente.
2019-08-09T15:38:03Z
Saulo Fehelberg Pinto Braga
Análise das performances em teste de atenção sustentada: Comparação entre jogadores e não-jogadores de videogame
Desde a década de 70 inúmeras crianças, jovens e adultos jogam jogos de computador ou videogame. O objetivo da revisão de literatura feita foi esclarecer os efeitos deste artefato tecnológico para a cognição, sua aplicabilidade e influência sobre o comportamento e saúde do jogador procurando abranger ainda sua repercussão sobre a sociedade. Pesquisas com videogame provaram que este é uma ferramenta capaz de redefinir e aperfeiçoar habilidades cognitivas e perceptivas. Os jogos educacionais são apontados como uma experiência benéfica aos seus usuários. As repercussões negativas se voltam para o efeito daqueles com conteúdo de violência e para os danos à saúde do indivíduo. As dificuldades que se apresentam aos pesquisadores que investigam seus efeitos são inúmeras, sobretudo em função da complexidade de ambos os focos de investigação, ohomem e o videogame. A pesquisa realizada teve como objetivo avaliar se a performance em teste de atenção sustentada é diferente entre quem joga e quem não joga videogame. Foi investigada a performance em um teste que avalia a atenção sustentada, o Continuous Performance Test (CPY- II), em uma amostra de 30 adolescentes divididos em dois grupos, um de jogadores de videogame (JVG n = 20) e outro com adolescentes que nunca jogaram videogame (NJVG n = 10).Após uma intervenção experimental, onde o grupo de não-jogadores de videogame (NJVG) foi exposto a dois jogos de videogame por 20 sessões, três vezes por semana, 50 minutos por dia, este grupo foi re-testado no CPT II. Os resultados revelaram que o grupo de JVG apresentou, a partir da análise dos percentis e interpretação do guideline do CPT-II, inicialmente, um desempenho qualitativamente melhor do que o grupo de NJVG. Após a intervenção experimental constatou-se que este último grupo apresentou uma performance qualitativamente superior em relação à avaliação inicial e também em relação ao grupo de JVG. A análise estatística dos resultados revelou que existem diferenças estatísticas no desempenho de JGV e NJVG, e que o regime de treinamento e os jogos de videogame utilizados foram eficientes para melhorar o desempenho de adolescentes NJVG no CPT-II. Concluiu-se que o videogame se constitui como instrumento que melhora o desempenho em teste que avalia a atenção. Salienta-se, entretanto, a necessidade de novas pesquisas para esclarecer melhor estes efeitos considerando variáveis sócio-demográficas diferentes e com populações maiores.
Prazer e sofrimento de docentes e discentes na Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem
No Brasil, a Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem apresenta constante crescimento quantitativo e qualitativo. Entretanto, a atual conformação dos programas, atrelada às exigências estabelecidas pelos órgãos de fomento, tem repercutido negativamente no trabalho de docentes e discentes e contribuído para vivências de sofrimento. Em contrapartida, existem aspectos organizacionais e relacionais que são reconhecidos como potencializadores do prazer. O objetivo deste estudo foi compreender a relação prazer-sofrimento no trabalho de docentes e discentes na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso único integrado, fundamentado na psicodinâmica Dejouriana. O cenário de estudo foi a Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem do Brasil. Como subunidades de análise, elegeu-se, intencionalmente, dois programas de Pós-Graduação em enfermagem, sendo estes, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados foram coletados entre maio de 2017 e abril de 2018, por meio de entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado e análise documental. Participaram do estudo 21 docentes e 23 discentes, perfazendo 44 participantes. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo Temática, proposta por Bardin, com auxílio do software Atlas.ti 8. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa da UFMG e da UFSC, sob os pareceres CAAE/UFMG - 67149917.7.0000.5149 e CAAE/UFSC - 67149917.7.3002.0121. A análise dos dados possibilitou a construção de três categorias, apresentadas em formato de artigo: Prazer e sofrimento de docentes na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem, Dualidade prazer-sofrimento na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem: entre pontes e muros e Riscos psicossociais e ambiente de trabalho saudável na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem. Neste estudo, a aproximação com a psicodinâmica do trabalho de Dejours favoreceu a compreensão da dualidade prazer-sofrimento vivenciada por docentes e discentes na Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem. Os dados revelaram que a relação prazer-sofrimento na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem sofre interferências externas e internas aos programas e que as vivências de docentes e discentes são influenciadas pela organização do trabalho e pelas relações interpessoais. A pesquisa revelou, também, a necessidade de as instituições implementarem espaços destinados à escuta de docentes e de discentes e a importância de discussões sobre a temática em questão. Destaca-se que o tema suscita novos estudos, principalmente no contexto brasileiro, para maior aprofundamento sobre a dualidade prazer-sofrimento na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem.
2019-08-09T22:00:22Z
Danielle de Araujo Moreira
Práctica de la interculturalidad, descolonización y formación docente: El Programa Académico Cotopaxi del Ecuador
A pesquisa apresentada a seguir tem como objetivo compreender as possibilidades,tensões e paradoxos da prática da interculturalidade na formação de professores para a educação própria e educação intercultural bilingue no Equador como prática com potencial descolonizador. O PAC, proposta de formação de professores, diferenciada e território, é o contexto do estudo. Utilizamos como perspectiva de análise as contribuições dos estudos decoloniais.Enfatizamos a interculturalidade crítica como referente teórico em oposição a multiculturalista da educação. Entendemos a educação como uma prática social sobredeterminada em suas fraturas é possível práticas pedagógicas e alternativas educacionais contra-hegemônicas. Optamos por métodos qualitativos e compreensivos. Trabalhamos a partir do ponto de vista dos atores através de palestras temáticas e a partir da documentação académica.O estudo mostra a origem da desigualdade na matriz colonial do Estado e como correlato a educação, em contraste as resistências históricas, principalmente da organização indígena, suas contribuições para a educação equatoriana e inclusão de ideias de Sumak Kawsay, interculturalidade e plurinacionalidade na Constituição.Os resultados permitem colocar as origens do PAC em iniciativas anteriores não estatais de educação própria. Foram identificados nestes a dupla relação entre educação e organização indígena e a grande capacidade de agência destes atores donde o PAC surge das necessidades de formação de docentes próprios e como parte do projeto político dos povos indígenas. Analisamos no PAC, as possibilidades e contradições na construção, prática e fortalecimento das relações interculturais e as práticas da descolonização; as tenções entre reprodução social, resistências, etnogénesis, utopias, ealteridades. Mostramos os paradoxos da inclusão das necessidades educativas dos destinatários orientadas a projetos políticos próprios, as formas da atenção a sua diversidades étnico, cultural, linguística e social; as estratégias pela introdução de conceitos, saberes e línguas não coloniais na formação docente e em a educação superior do Equador, e também as possibilidades de propiciar uma educação para o dialogo de saberes.
2019-08-11T09:52:57Z
Maria Sol Villagomez Rodriguez
A importância do acolhimento aos usuários da Atenção Básica: uma assistência humanizada
A Atenção Básica, enquanto um dos eixos estruturadores do SUS vive em um momento especial ao ser assumida como uma das prioridades do Ministério da Saúde. Entre os seus desafios, destacam o acesso, acolhimento, efetividade e resolutividade de suas práticas, capacidade de gestão e coordenação do cuidado, de forma mais ampla, voltado para o indivíduo, não para sua doença. O presente estudo buscou conhecer sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), e em especial, sua diretriz mais relevante - o acolhimento - , bem como fatores que dificultam a sua implementação nos serviços de saúde. Foi desenvolvida uma revisão bibliográfica narrativa, a partir da análise de várias publicações, constatando-se que o acolhimento não se trata de um tema recente, visto que há estudos do século passado, nos quais a questão da humanização já era abordada pela literatura. Assim, por se tratar de um dispositivo em construção, enfrenta alguns obstáculos, como estrutura física das unidades inadequadas, bem como profissionais não qualificados. Não obstante, esses fatores dito limitadores são passíveis de mudanças, a depender de uma gestão que se co- responsabiliza para com os cuidados nos serviços de saúde.
2019-08-14T00:14:52Z
Flavia de Avila Fonseca Braz
Repositório Institucional da Fiocruz - ARCA: análise da usabilidade sobre Febre Amarela no Brasil
Introdução: A disponibilização de informações científicas em repositórios institucionais, como o repositório institucional da Fiocruz na área de saúde, é bem variado e útil. Tendo em vista que o repositório institucional da Fiocruz apresenta-se como um dos mais completos sobre a febre amarela, pergunta-se: quais são os documentos sobre Febre Amarela? Como se apresenta sua usabilidade? O abastecimento de conteúdo no Repositório Institucional da Fiocruz é eficiente para suprir essa disseminação? Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o Repositório Institucional ARCA-Fiocruz sobre o conteúdo disponível em relação à Febre Amarela, sua usabilidade e funcionalidade, desde o ano de 1997 até 2015. Referencial Teórico: A fundamentação teórica inclui autores que contribuem para a conceituação da Ciência da Informação, Comunicação Científica e Repositórios Institucionais, Acesso Aberto à Informação, e Febre Amarela. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados sobre o conteúdo do ARCA, RI da Fiocruz, foi realizado visando a equiparação de dados coletados de RI´s da União Europeia e no estudo de Costa e Leite (2009), adaptado aos objetivos da presente pesquisa. As características analisadas incluem: biblioteconômicas, subdividida entre: sistema de informação; usuários; serviços e produtos; representação de conteúdos e recursos de navegação e busca. Tecnologia, subdividida entre: análise de software; infraestrutura de redes disponíveis para implementação. Interação Usuário/Sistema. Disseminação e tipos de usuários; análise de usabilidade; análise de funcionalidade conforme observação no RI-ARCA; mensuração de material sobre Febre Amarela, listas de palavras-chave e descritores DeCS. Foi realizada a escala de Likert para a análise das características observadas quanto à abordagem qualitativa. Resultados: Nos resultados foram identificados 44 registros que atendiam aos critérios deste estudo. Na escala de Likert, os resultados apresentaram uma pontuação de 3,8 em um total de quatro; isso representa observações muito positivas do ARCA-Fiocruz. Como contraponto, observa-se que o software utilizado não permite uma recuperação da informação com estratégias de busca amplas em uma expressão, apenas. O resultado da avaliação do Repositório Institucional em geral apresenta-se próximo à categoria máxima no tocante ao atendimento das características analisadas
Ingestão de cálcio e de fósforo em crianças de três a doze anos deidade, de duas escolas, pública e particular, de Belo Horizonte, MG
A alimentação da criança tem sido sempre destacada, mas com maior ênfase na atualidade, em função dos padrões alimentares terem sofrido grandes mudanças nas ultimas décadas. Sabe-se que a nutrição durante a infância e a adolescência interfere na saúde do adulto, principalmente por seu papel em doenças crônicas preveníeis como osteoporose e a hipertensão arterial. Sob a influência do modo de vida moderno, da mídia e das condições socioeconômicas, a dieta tem se mostrado deficiente em vários nutrientes, nos dias de hoje,o que pode comprometer não só a saúde dessas crianças e adolescentes, mas também, influenciar de modo negativo a saúde futura dos mesmos. Entre estes nutrientes destacam-se os minerais especialmente o cálcio e o fósforo que são fundamentais para o alcance da saúde óssea plena.Neste estudo foram avaliadas as dietas de 312 estudantes, entre três e 12 anos de idade, de duas escolas - uma pública e outra particular - de Belo Horizonte, com o objetivo de se avaliar quantitativamente a ingestão alimentar de cálcio e de fósforo, por meio registros alimentares de três dias, auto-aplicativos. Foram realizadas comparações dos resultadosobtidos com as recomendações de ingestão atuais, entre os participantes das duas escolas e com dois parâmetros de avaliação socioeconômica: renda familiar e escolaridade materna. Encontrou-se ingestão inadequada de cálcio, de acordo com as referências adotadasinternacionalmente, em porcentagem grande de crianças (55%), principalmente na faixa de idade entre nove e 12 anos, em especial naquelas do sexo feminino das escolas particulares. Não foram encontradas diferenças significativas em relação aos resultados encontrados entre os estudantes das duas escolas, em relação à renda familiar e à escolaridade materna. Entretanto, maior número de estudantes da escola particular ingeria menor quantidade de cálcio do que aqueles da escola pública. Não foram encontradas inadequações importantes no que se refere à ingestão de fósforo: a grande maioria dos estudantes ingeria quantidade igual ou maior quês as recomendações atuais.
Investigações sobre o ego corporal, suas representações e falências
No serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) as pacientes sofrem com o advento de uma doença que pode ser fatal e que comporta em seu tratamento alterações brutais em seus corpos como a perda dos cabelos, dos seios, etc. em suas falas associam o câncer a algum sofrimento psíquico como perdas anteriores, separações, punições por erros cometidos. A dificuldade de adesão aos tratamentos, a recusa de se submeter a procedimentos tão agressivos, a salvaguarda da integridade física se interpunha entre o tratamento e a vida. Tal situação fazia emergir indagações acerca do papel do ego no adoecimento e do papel do narcisismo na aceitação do tratamento e/ou da morte. O recolhimento narcísico diante de uma doença seria uma medida defensiva do ego ou indicação de derrota? Por que é tão importante para o psiquismo manter a integridade do corpo mesmo diante da ameaça de morte? As representações psíquicas, doenças orgânicas, estados depressivos, imagem corporal, narcisismo, todos esses desdobramentos apontavam para o ego, sua construção, suas interfaces e fracassos. Através de recortes clínicos e pela análise da literatura freudiana e pós-freudiana buscaremos compreender melhor o ego enquanto projeção do corpo no psiquismo, suas representações e falências. Além disso, tentaremos compreender como a manifestação de uma doença física pode incidir sobre o ego e para ajudar nossas reflexões, o nosso trabalho num hospital-escola ilustrará o modo como o ego corporal se manifesta no adoecimento do corpo, e como poderemos capturar na fala dos pacientes, elementos que possam promover uma nova re-significação para um corpo doente. A pesquisa em psicanálise deve apoiar-se numa revisão histórica, profunda e crítica, feita nos próprios textos psicanalíticos. A metodologia implica em ir além dos enunciados teóricos, pensá-los pelo avesso e extrair outras significações. Num primeiro momento, a teoria possibilita uma escuta apurada do paciente. Dessa escuta, pode-se destacar da individualidade aquilo que é universal, o modo de funcionamento psíquico. E, num processo de retroalimentação, os dados clínicos permitem ampliar as elaborações teóricas que por sua vez permitirão um refinamento no atendimento clínico.
2019-08-12T16:26:30Z
Grace Pereira dos Santos
As raízes históricas do ativismo judicial na tradição jurídica norte-americana e sua repercussão no debate hermenêutico constitucional: o império dos homens sobre o direito
O presente trabalho investiga, primordialmente, o significado da expressão ativismo judicial, cujo uso tem ganhado vulto no debate jurídico, especialmente em países de tradição democrática recente, como o Brasil. Não se resume, entretanto, a um estudo puramente semântico, mas à tentativa de estabelecer a conexão necessária entre o significado da locução e os limites legítimos da atividade judicial. Buscou-se, por isso, os contornos mais remotos da expressão, na história norte-americana, em que foi cunhada pela primeira vez, no artigo publicado na revista Fortune (The Supreme Court: 1947), por Arthur Schlesinger Jr. O ensaio, no entanto, apesar da riqueza de detalhes, na longa narrativa feita sobre os Justices, que compunham a Suprema Corte, acentuou a imprecisão do seu significado. Reavivou, outrossim, a importante discussão sobre o papel do Judiciário, dentro do desenho institucional democrático. Entendida ainda a polêmica decisão proferida nos Estados Unidos, em Marbury v. Madison, na qual Marshall solidificou a construção jurisprudencial do judicial review, constatou-se uma tradição de críticas aos erros judiciais no debate político estadunidense, reciprocamente condicionada e condicionante para a compreensão da terminologia de Schlesinger. A interpretação da locução atrelava-se, inequivocamente, a um tom crítico, de avaliação dos erros judiciais, permanecendo nebuloso, no entanto, o contorno preciso do conteúdo desses possíveis abusos. A dificuldade de se atribuir um sentido unívoco e preciso à locução trouxe à tona uma reflexão mais profunda sobre questão mais tormentosa no debate hermenêutico constitucional: a delimitação do próprio conceito de direito. Optou-se pela teoria da integridade, de Ronald Dworkin, como a melhor construção teórica do significado do direito. Partindo do contraponto estabelecido por Dworkin ao positivismo de Herbert Hart e à tradição do pragmatismo jurídico norte-americano, delimitou-se um contorno de significado mais específico ao ativismo judicial. Manteve-se sempre a ressalva quanto à dificuldade de um significado incontestável para a terminologia, em virtude do seu caráter interpretativo.
2019-08-09T17:13:55Z
Bruna Villas Boas Campos
A segurança ocupacional e a terceirização das atividades logísticas em uma empresa de mineração
Este trabalho tem como objetivo investigar a possível existência de alguma relação causal entre o aumento da terceirização de atividades logísticas e o aumento na taxa de frequência de acidente em empresas de mineração a céu-aberto. Para tanto, serão analisados os principais fatores levados em conta na tomada de decisão pelas empresas para terceirizarem ou executarem com recursos próprios as atividades logísticas. Inicialmente foi efetuada revisão na bibliografia disponível sobre o tema Terceirização Logística. O passo seguinte consistiu em uma pesquisa quantitativa e qualitativa, resultante de um trabalho de campo, no qual foi entrevistado o gerente do setor de Saúde e Segurança Ocupacional e o gerente do Setor de Logística de uma grande empresa mineradora localizada na região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais. Também foi entrevistado o Gerente de Contratos de uma empresa provedora de serviços logísticos. Após esta etapa foi efetuada pesquisa de artigos sobre o tema na Internet, onde foram encontradas algumas evidências que indicaram a possível existência da relação causal entre aumento no nível de terceirização e aumento na taxa de frequência de acidentes nas atividades logísticas. Através dos depoimentos recebidos e da documentação revisada, esta pesquisa permitiu constatar que é possível haver realmente uma relação causal entre a intensificação da terceirização na área logística e a intensificação de acidentes, mas que isto pode ser mitigado através de medidas simples e supervisão ativa nas atividades.