RCAAP Repository
Digestibilidade aparente de dietas contendo feno de Tifton 85 (Cynodon spp) e níveis crescentes de feijão (Phaseolus vulgaris) moído ou expandido, em ovinos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O impacto do Mindfulness na adesão ao tratamento para perda de peso em mulheres inférteis e portadoras de síndrome dos ovários policísticos com sobrepeso ou obesidade
O objetivo desse estudo é avaliar o impacto do programa Mindfullness na adesão ao tratamento para perda de peso em mulheres inférteis ou com síndrome do ovário policístico (SOP) portadoras de sobrepeso ou obesidade. Mais especificamente, avalia os efeitos dessa intervenção sobre a adesão à dieta e aos exercícios físicos, incluindo a variação do índice de massa corporal (IMC) em mulheres com SOP e/ou inférteis e adiposidade. Avalia também o efeito do Mindfullness sobre os estresse, do bem estar geral e qualidade de vida dessas mulheres através da pontuação no questionário Psychological General Well-Being Index (PGWBI). Os voluntários envolvidos nesse estudo foram pacientes do Laboratório de Reprodução Humana Professor Aroldo Fernando Camargos do Hospital das Clinicas-UFMG. O estudo considerou 90 pacientes elegíveis. Como resultado da randomização simples (não balanceada), foram alocadas 51 voluntárias para o grupo de intervenção e 39 para o grupo controle. Houve perdas de seguimento em ambos os grupos, restando para análise final 28 mulheres do grupo intervenção e 24 do grupo controle. Houve leitura e assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido. Alteração na composição corporal, circunferência da cintura, de quadril e abdominal foram o indicador inicial de adesão ao programa de perda de peso. A intervenção consistiu de 8 sessões semanais com duração de 2 horas cada uma. O grupo controle foi avaliado e orientado pela nutricionista em três fases, juntamente com o grupo intervenção. As sessões consistiram das técnicas de relaxamento, meditação mindfullness, visualização, biofeedback e orientações de praticas de vivência. RESULTADO: Houve redução média de 1,8 Kg no grupo intervenção (p=0,002) e redução média de 1,0 Kg no grupo controle (p=0,022, teste de Wilcoxon). A redução do IMC também foi significativa em ambos os grupos. A redução de peso e de IMC não diferiram quantitativamente entre o grupo intervenção e o grupo controle. No entanto, houve redução média de 1.5 cm de cintura (p=0,007) e 2.0 cm de quadril (p=0,002) no grupo intervenção, enquanto que no grupo controle, a redução media de cintura foi 0.8 cm (p=0.633) e a redução media de quadril foi de 0.3 cm (p=0.100). O grupo intervenção também apresentou melhora significativa na qualidade de vida (p=0.001). O mesmo não ocorreu no grupo controle (p=0.829). Esses resultados sugerem que mindfulness pode ser uma opção de intervenção no auxílio a adesão aos programas de perda de peso e melhoria em qualidade de vida.
Ruídos da personalidade: identidade, informação e transformação
O objetivo deste trabalho é analisar, no contexto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), a construção de identidades pessoais e o papel central desempenhado pela alteridade e informação nesse processo. E, a partir de uma abordagem informacional da identidade pessoal, discute-se o direito à privacidade enquanto a possibilidade de controle sobre os dados e informações pessoais como uma garantia ao livre desenvolvimento da personalidade.
Ranking-oriented review recommendation
A leitura de revisões online antes de efetuar uma compra se tornou habitual, uma vez que os usuários dependem das mesmas para realizar escolhas mais bem fundamentadas. Entretanto, o crescente volume de revisões representa uma limitação para a sua eficácia de tal forma que muitas técnicas tentam predizer a qualidade global das mesmas. A utilidade percebida, porém, pode não ser padronizada para todos os usuários devido a diferentes experiências e preferências. Dessa forma, a recomendação de revisões de modo personalizado é provavelmente mais precisa. Considerando essa hipótese, algumas estratégias personalizadas foram propostas para recomendação de revisões que, no entanto, não foram comparadas entre si. Além disso, tais técnicas são tipicamente avaliadas usando uma métrica de regressão, enquanto uma de ranking seria mais adequada por representar melhor o resultado final apresentado aos usuários. Neste trabalho, os métodos de recomendação de revisões especializados são implementados, investigados e comparados assim como outros genéricos que não foram avaliados sob um ponto de vista personalizado e de ranking. Usando um conjunto de dados do Ciao UK, os experimentos realizados consideram ajuste de parâmetros, métricas de regressão e de ranking e comparação por meio de testes estatísticos. Os resultados indicam que as abordagens mais simples superam as mais complexas, e atributos observados assim como a avaliação sob uma perspectiva de ranking são característisticas importantes para esse problema. Todavia, as técnicas de regressão obtêm, supreendentemente, o melhor desempenho para ranking: uma Máquina de Vetor de Suporte para Regressão com kernel linear é a melhor abordagem, seguida pela Regressão Linear. Ambas ultrapassam estatisticamente métodos de aprendizado de ranking, sistemas de recomendação tradicionais e abordagens especializadas. Inspecionando o melhor método, conclui-se que o uso de apenas alguns poucos atributos melhora o desempenho, e a versão não-personalizada não é tão distante em eficácia da personalizada, apesar de estatisticamente pior. Por fim, a inclusão de novos atributos e a otimização conjunta de um erro de ranking provêm uma pequena, porém significativa melhoria em relação à versão original.
Avaliação da eficiência da radiação gama na desinfecção de esgoto doméstico bruto e esgoto tratado em reator UASB
A crescente deterioração da qualidade dos corpos dáguas vem preocupando os pesquisadores em relação à disposição e à reutilização das águas residuárias domésticas. O lançamento deesgoto nos mananciais não deve: alterar seus usos preponderantes, prejudicar a manutenção da integridade dos ecossistemas, gerar riscos à saúde humana, entre outros. Um dos principais problemas decorrentes da reutilização das águas residuárias para fins mais nobres é a presença de organismos patogênicos. A reutilização do esgoto para fins mais nobres exige um processo de desinfecção eficiente. Os coliformes termotolerantes e os ovos de A. lumbricoides são considerados bons indicadores de estudos de desinfecção. Como exemplo, uma reutilização segura do efluente para uso agrícola sem restrição deve apresentar concentração de coliformes termotolerantes com número mais provável < 1000 (NMP)/100 mL e < 1 ovo/L para ovos de helmintos. Neste contexto, pesquisas no âmbito de se buscar tecnologias de desinfecção mais eficiente são importantes. Entre os processos de desinfecção de esgoto um que se mostra potencialmente superior aos métodos conhecidos em relação à efetividade de remoção de microrganismos patogênicos e à oxidação de matéria orgânica é o emprego da radiação ionizante, como por exemplo, a radiação gama.Este trabalho considerou a ação da radiação gama nas concentrações de coliformes termotolerantes, na riqueza de enterobactérias, na concentração de bactérias heterotróficas e em ovos de A. lumbricoides. Esses estavam presentes no efluente bruto e em efluente dereator UASB (UFMG/COPASA). Além disso avaliou-se a ação residual produzida pela irradiação. O esgoto foi irradiado no Laboratório de Irradiação Gama (LIG) do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte, MG. A fonte radioativa foi 60Co, com atividade atual de 37.000 Ci (2005). Verificou-se que a dose de radiação de 2,5 kGy inativou no esgoto bruto 98 % dos ovos de A. lumbricoides, 99,99 % de coliformes totais, 99,98 % de coliformes termotolerantes e 99,59 % de bactérias heterotróficas. Já para o esgoto tratado, inativaram-se 98 % de ovos de A. lumbricoides, 99,9999 % de coliformes totais, 99,9999 % de coliformes termotolerantes, e99,92 de bactérias heterotróficas. Para evitar a recolonização de amostras irradiadas sugere-se doses de radiação acima de 3 kGy a ser empregadas.
História e memória da peste suína africana no Brasil,1978-1984: passos e descompassos
Com o objetivo de resgatar a história e a memória da peste suína africana no Brasil, foram analisados os informes, relatórios e outros documentos oficiais e entrevistadas 18 pessoaschave. Foram também enviados roteiros semi-estruturados para 434 médicos veterinários, 25 associações de suinocultores, 43 empresas e cooperativas de produção do setor de suinocultura. A estrutura da vigilância sanitária foi analisada do ponto de vista da história nova, abrangendo o período entre 1500 e 1984. Considerando-se a importância da produção animal no Brasil, verifica-se, ao longo do tempo, que freqüentemente a legislação sanitária animal era descumprida em função do interesse de determinados grupos de criadores ao se importar animais. Dessa forma, não se pode atribuir ao acaso a entrada da peste suína africana no Brasil. Em maio de 1978, restos de alimentos servidos em vôos internacionais foram desviados, de forma clandestina, do Aeroporto Internacional do Galeão para uma suinocultura particular em Paracambi, Estado do Rio de Janeiro, dando origem ao surto de peste suína africana. O fato veio revelar a vulnerabilidade da vigilância sanitária. O diagnóstico definitivo foi estabelecido pelo Centro de Doenças Animais de Plum Island, nos Estados Unidos, em 1º de junho de 1978. Graças aos esforços das autoridades do Ministério da Agricultura, foi erradicado o foco inicial, porém casos secundários passaram a ser registrados em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. A difusão da doença para outras regiões do país, quase que simultaneamente, sem correspondência com o quadro clínico esperado, chamou a atenção detécnicos e criadores, que acreditavam tratar-se de casos subagudos e crônicos de peste suína clássica. Baseado nos depoimentos de criadores, técnicos, pessoas-chave e consultas a outras fontes documentais, considero que a PSA somente existiu no município de Paracambi e que os casos observados no restante do país correspondiam a diagnósticos sorológicos falsopositivos.
Ecoeficiencia en los procedimientos de licitación para la adquisición de insumos de uso cotidiano por la administración pública federal de Brasil
La sostenibilidad ambiental en la vida cotidiana de la Administración Pública debe ser objeto de políticas públicas eficaces, especialmente en la gestión de los bienes públicos. En este sentido, ya través de la metodología deductiva, el paper se centra en el análisis de lasoperacionesde compra de material consumible y gestión de la administración pública cumpliendo los principios del Derecho Ambiental, especialmente del desarrollo sostenible, en conformidad con la Ley de Licitación y la eficiencia ambiental, por lo que la llamada "licitación sostenible". Es importante señalar, que en este trabajo, se dará énfasis a la Unión, ya que la legislación federal, se presenta más detallada y sistematizada. Por lo tanto, se busca discutir los pasos de las políticas públicas y los principios rectores de la administración pública que conducen una actuación ecoeficiente en sus compras de artículos de uso diario. En conclusión, el paperdemuestra la incapacidad actual de la Administración Pública Federal, en las etapas de la política pública de cumplir losprincipiosnecesarios para su desempeño en esta tarea.
2022
Maraluce Maria Custódio Márcio Luís de Oliveira
Intuição, linguagem não-verbal e o compartilhamento da experiência vivida: um estudo sobre o processo de vendas de aeronves executivas
A intuição existe. E embora tenha ganhado maior notoriedade nas últimas décadas, ela já foi objeto de estudos há muitos anos nos meios organizacionais. Diante das limitações da racionalidade no processo de tomada de decisão, a intuição conquista espaço nas empresas, configurando-se como um diferencial competitivo. Embora seja objeto de estudo de várias ciências, a literatura atual sobre o tema ainda se mostra superficial, pouco científica e com abordagens ligadas ao misticismo e esoterismo. Essa multiplicidade de conceitos e diferentes pontos de vista aumentam ainda mais a dificuldade de evolução no entendimento de que é realmente o conhecimento intuitivo. No intuito de contribuir para a melhor compreensão sobre os mistérios que envolvem a existência, criação, manifestação da intuição, apresenta-se um estudo desenvolvido no departamento de vendas de aeronaves executivas. Dentre os principais objetivos, procura-se clarificar um pouco mais as características desse tipo de processo mental, mostrando como um profissional ligado às atividades comerciais e envolto em um ambiente com constantes processos de tomada de decisão constroem o conhecimento intuitivo a partir das interações com os clientes, tomam decisões e tentam compartilhar a experiência vivida.
Arco dental reduzido
Ter um sorriso perfeito é um desejo bastante comum em toda a população, no entanto muitos sofrem com alterações em sua arcada dental, causadas por caries, má oclusão problemas periodontais que podem levar às perdas de um ou mais elementos dentais,tornando reabilitação oral, uma indicação inevitável. A ausência de dentes posteriores constitui uma condição de encurtamento do arco dental e a reabilitação oral busca devolver não só a estética, mas principalmente a função e saúde a esses indivíduos. Sabe-se que a ausência de dentes pode provocar a perda estética com consequenteimpacto na qualidade de vida. Pode ainda prejudicar a estabilidade oclusal, causar transtornos para as articulações têmporomandibulares, e ainda uma diminuição da capacidade mastigatória. Esse estudo busca revisar e avaliar critérios de seleção para a escolha de um tratamento, considerando as limitações e vantagens de cada um.
O letramento crítico na pandemia: repensando as aulas de língua inglesa na adaptação híbrida da escola pública
Esta pesquisa qualitativa é um estudo de caso que investigou as oportunidades de letramento crítico no ensino e aprendizagem de língua inglesa durante o segundo ano de pandemia do COVID-19 no Brasil, em 2021, em uma rede pública da região metropolitana de Belo Horizonte. Foram consideradas, como práticas sociais, as estratégias didáticas repensadas e adaptadas pela professora participante para o regime remoto emergencial (ERE) e para o regime híbrido emergencial (EHE), nos dois últimos anos do Ensino Fundamental, que preconizaram o desenvolvimento linguístico e de consciência cidadã. Objetivou-se analisar o ambiente escolar de acolhimento nos seus modos virtual e presencial, aliando-se a formação e o exercício da professora participante, a participação de seus alunos, aos impactos na comunidade do contexto específico. A geração de dados ocorreu remotamente, por instrumentos digitais, como a observação de salas de aula e grupos de interação síncronos e assíncronos, questionários e entrevistas através de formulário e diário em aplicativo de mensagens instantâneas. Somou-se aos dados um grupo focal de estudantes e o diretor da instituição. Os resultados da análise revelaram que a escola favoreceu os alunos na pandemia com atividades de desenvolvimento linguístico em letramento crítico e digital, no uso de aplicativos em ERE, e com os recursos presenciais lúdicos que motivaram os discentes em EHE. O grupo focal, ainda que apreciando aprender inglês, apresentou limitações técnicas e de concentração para o ERE em domicílio e ansiou o retorno presencial em EHE para interação social na escola com as atividades culturais promovidas pela professora.
Efeitos do treino em esteira com ou sem suporte de peso em variáveis relacionadas à marcha de indivíduos hemiplégicos: revisão de literatura
Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma das principais causas de incapacidade e deficiências. As deficiências apresentadas após o AVE usualmente influenciam negativamente o padrão de marcha dos indivíduos, sendo o retorno à marcha independente objetivo destes pacientes. Uma nova abordagem para o aprimoramento da marcha após o AVE é o uso do treino em esteira ergométrica, associada ou não ao uso do suporte parcial de peso. Objetivos: O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre a eficácia do treino em esteira, com ou sem suporte de peso, em relação à marcha de indivíduos hemiplégicos. Método: Foram consultadas as bases de dados Pedro e Scielo, e os artigos foram selecionados segundo os seguintes critérios de inclusão: 1- Desenho de estudo: ensaio clínico aleatorizado; 2- População: adultos acometidos por AVE, determinando hemiparesia unilateral; 3-Intervenção: treino em esteira com ou sem suporte parcial de peso; 4- grupo controle com intervenção diferente ou sem intervenção; 5- desfecho relacionado à marcha. Resultados: A pesquisa inicial encontrou 44 ECAs, sendo que 15, com média 6,4 na escala Pedro, preencheram os critérios de inclusão. Os protocolos e as medidas utilizadas apresentaram considerável variação entre estudos. Conclusão: Foi possível observar que o grupo experimental mostrou resultados mais positivos que o grupo controle, mostrando que o treino em esteira com ou sem suporte de peso é uma alternativa viável e segura para a melhora da marcha de hemiplégicos agudos ou crônicos.
Apropriações da obra de Lazurski e as contribuições de Helena Antipoff para o estudo da personalidade na psicologia e na educação
O estudo da personalidade na Psicologia percorre por diversos autores que produziram pesquisas, utilizando técnicas e métodos para desvendar a estrutura do mundo psíquico. Buscar conhecer o indivíduo na sua característica própria parece ter sido um dos pontos importantes da Educação e da Psicologia entre os séculos XIX e XX, principalmente para o psicólogo e psiquiatra russo Lazurski, que investiu em estudos da personalidade, por meio dos modelos de observação, experimentação e de classificação. No Brasil é possível encontrar a influência do trabalho de Lazurski na obra de Helena Antipoff, psicóloga e educadora russa que chegou ao Brasil em 1929, para trabalhar no estado de Minas Gerais, em um período de reformas educacionais do país pautadas pelo escolanovismo. Utilizando sua experiência na Rússia, tanto da época imperial quanto dos momentos iniciais da União Soviética, Antipoff investiu em pesquisas sobre a avaliação psicológica e trouxe o trabalho de Lazurski como referência para a investigação da personalidade no contexto da educação mineira. Paralelamente, Lazurski também é encontrado em publicações no estado do Rio de Janeiro com a tradução de uma de suas obras, dentre outros materiais que o citam como orientação para a classificação da personalidade. Assim, a presente tese foi elaborada por meio de uma pesquisa documental, com o objetivo de realizar uma investigação sobre a apropriação da obra de Lazurski na Psicologia e na Educação do início do século XX, em Minas Gerais, a partir do trabalho de Antipoff e dos documentos encontrados no Rio de Janeiro. Esta pesquisa oferece a chance de debater, segundo a psicologia da época, a importância dos modelos experimentais na Psicologia, principalmente no que tange a um determinado tipo de entendimento do paradigma científico para os estudos da personalidade. É nesse contexto que a História da Psicologia retoma concepções que podem auxiliar na constituição do indivíduo e do seu mundo.
Climatério: identificando as demandas das mulheres e a atuaçao das equipes de saude da familia nesta fase da vida
O climatério é um período que compreende a transição entre a fase reprodutiva e nãoreprodutiva da mulher. O aumento da expectativa de vida tem oportunizado que um número cada vez maior de mulheres vivencie o climatério. Este estudo objetivou, através de uma revisão bibliográfica, identificar as principais demandas das mulheres climatéricas e a forma como os profissionais da Estratégia Saúde da Família têm atuado na abordagem a estas usuárias. Identificamos que inúmeras necessidades biopsicossociais são demandadas pelas mulheres no climatério e a atuação dos profissionais ainda é fragmentada. Consideramos que novas abordagens devem ser instituídas de forma a prestar um atendimento qualificado.
Análise das redes de trânsito animal integrada à simulação da difusão de enfermidades infecciosas
A movimentação de bovinos em grande parte do território brasileiro é documentada eletronicamente através da emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs). Nessa dissertação foi desenvolvido um aplicativo, denominado EpiGTA, capaz de simular a transmissão de doenças de animais contagiosas a partir dos dados de trânsito fornecidos por essas guias. Para simular a transmissão de uma doença animal foram utilizados três modelo epidemiológicos do tipo SIR (Susceptível - Infectado-Recuprado). O modelo mais simples adorado, chamado de Nível Fazenda (Vernon e Keeling,2008), trata a fazenda como uma unidade epidemiológica básica. Os dois outros modelos, Greenwood(Greenwood, 1931) e Reed-Frost (Abbey, 1952), simulam a transmissão de doenças utilizandoo animal como unidade epidemioló-gica básica. A inserção dos modelos de Greenwood e Reed-Frosst em uma estrutura de redes possibilita atribuir pesos às conexões existentes entre cada para de vértices (fazendas), de acordo com o fluxo de animais e com o número de animais infectados no rebanho da fazenda de origem. A aplicação discutida no texto tem como foco o estudo da disse-minação da febre aftosa no estado do Mato Grosso do Sul. As simula-ções mostraram que as estimativas do número médio diáriode fazendasinfectadas pela doença são muito próximas nos modelos de Greenwoode Reed-Frist, enquanto o modelo Nível Fazenda estima valores relativa-mente mais baixos, especialmente com o passar do tempo desde o início da epidemia. Por outro lado, quando se trata do número médio diário de animais infectados, as estimativas geradas pelos modelos de Reed-Frost e de Greenwood não são tão próximas quanto na estima-ção realizada por fazendas. As simulação do modelo de Reed-Frost foram utilizadas para estimar a vulnerabilidade de cada fazenda à contaminação pela febre aftosa. Os resultados foram compados com as medidas centralidade da rede in-degree, betweenness, vizinhança es-tática e vizinhança dinâmica e também com fluxo de animais recebido por cada vértice. A análise mostrou que vértices com maior vizinhançadinâmica são também os mais vulneráveis à infecção pela febre aftosa
Eficácia da mobilização articular no tratamento da osteoartrite de joelho em idosos: revisão da literatura
Introdução: Osteoartrite é uma doença articular crônico-degenerativa, predominante na população idosa, sendo a articulação do joelho uma das mais acometidas. O tratamento da osteoartrite de joelho pode ser conversador ou cirúrgico. Dentre o tratamento conservador, destaca-se a mobilização articular. Objetivo: Avaliar a eficácia da mobilização articular no tratamento da osteoartrite de joelho em idosos, por meio de uma revisão da literatura. Metodologia: A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, PEDro, LILACS, MEDLINE e BIREME no período de 2013 a 2019, nos idiomas inglês e português. Resultados: Foram selecionados 23 estudos, sendo 9 incluídos. A idade dos indivíduos variou de 35 a 92 anos, com predomínio de idosos, sendo a maioria mulheres. Em 7 estudos, a mobilização articular foi analisada associada a outro tipo de tratamento conservador e em 2 estudos foi avaliada de forma isolada. Os efeitos mais significativos foram observados nos estudos que utilizaram a mobilização articular ligada a outra intervenção. Os efeitos proporcionados pelo tratamento foram melhora da capacidade funcional, analgesia, ganho de amplitude de movimento, aumento da velocidade de marcha e menor custo com assistência médica. Conclusão: A técnica de mobilização articular associada a outros tipos de tratamento conservador é eficaz na melhora do quadro clínico da osteoartrite de joelho em idosos.
Efeitos da frequência de conhecimento de resultados (cr) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças
A frequência no fornecimento de conhecimento de resultados (CR) é um dos fatores que favorece a aprendizagem de habilidades motoras. E essa premissa tem sido assumida levando em consideração os resultados de estudos com adultos. Todavia, seriam esses achados os mesmos quando a amostra fosse constituída por crianças? As quais possuem entre suas principais diferenças com adultos o nível de desenvolvimento. A partir dessa questão, o objetivo do presente estudo foi investigar o efeito da frequência de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de uma habilidade motora em adultos e crianças. O estudo foi constituído de dois experimentos. No primeiro experimento investigou-se os efeitos da frequência de CR na aquisição de uma habilidade motora em adultos. Enquanto, no segundo experimento o objetivo foi investigar os efeitos da frequência de CR na aquisição de uma habilidade motora em crianças. Ambos os experimentos utilizaram uma tarefa de transporte manual e com demanda temporal. Uma bola de tênis foi transportada em uma sequência e tempo alvo pré-determinados. O instrumento utilizado foi um aparelho de Controle de Tempo de Reação e Movimento (CTRM). Os procedimentos e delineamento experimental adotados foram os mesmos para os dois experimentos, tentando diminuir a interferência nos resultados por número de tentativas, intervalos e fases do experimento sobre o efeito da frequência de CR. Cada experimento contou com a participação de 30 voluntários de ambos os sexos e inexperientes na tarefa. Os voluntários foram divididos em três grupos (n=10) com frequências de CR de 100%, 66% e 33%. Os experimentos foram constituídos por fase de aquisição (30 tentativas com CR específico por grupo) e teste de retenção (10 tentativas sem CR). Os resultados do experimento um (adultos) determinaram que os grupos com frequência de 66% e 33% de CR apresentaram melhor desempenho na precisão em comparação ao grupo 100% de CR. Todavia, no experimento dois (crianças) não foram encontradas diferenças entre os grupos com frequências de 100%, 66% e 33% de CR. Esses resultados parecem estar ligados ao diferente nível de desenvolvimento das crianças, principalmente, no que se refere ao processamento de informação.
Padrão alimentar materno: caracterização e associação com ganho de peso gestacional e com o estado nutricional do recém-nascido.
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Implicações do rompimento da barragem de Fundão nos usos da água e da terra na bacia do Alto Rio Doce - MG
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Os atores interestatais no desenvolvimento regional e a participação social: a atuação dos grupos argentinos nos projetos de infraestrutura da IIRSA e do FOCEM
Este artigo tem por objetivo analisar a participação da sociedade civil, por meio da identificação dos grupos de interesse argentinos, nos processos de integração regional, com destaque para a utilização e aplicação dos recursos originados do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) e da Iniciativa para a Infraestrutura da Região Sul-americana (IIRSA), como uma vertente ancorada na União das Nações Sul-americanas (UNASUL). A metodologia buscou, ainda, por meio do método comparativo entre os mecanismos de redução de assimetrias regionais, delimitar as diferenças nos projetos de infraestrutura aprovados nos anos de 2012 e 2013, considerando as preferências dos grupos argentinos. Conclui--se sobre o distanciamento entre as preferências dos atores sociais estudados e o potencial dos modelos de integração correntes. Enquanto a IIRSA reforça o subdesenvolvimento latino-americano, o FOCEM é capaz de reduzir assimetrias regionais, mas não possui recursos suficientes para promover uma efetiva convergência infraestrutural regional.
2022
Jamile Bergamaschine Mata Diz Daniela Vieira Secches Mariana Porto de Paula
Tempos cotidianos de professoras/es fora da escola: outras histórias
O trabalho analisa as configurações do tempo de professoras e professores da Educação Bási-ca fora da escola, a partir de elementos dos processos sócio-históricos que as constituem. A pesquisa tem como pressuposto a ideia de que a noção de tempo é uma construção histórica e cultural, que traduz uma síntese simbólica relativa ao fluir os movimentos da vida, da nature-za, do mundo, dos acontecimentos (Norbert ELIAS, 1998), que envolve, entre outros aspec-tos, ritmos, durações e o trabalho da memória, das lembranças e as projeções dos indivíduos e grupos ao longo das suas histórias individuais e coletivas. Trata-se, ainda, de experiência e aprendizagem. Dentre os tempos sociais, o estudo focaliza o tempo livre, entendido como os tempos liberados das exigências profissionais e do trabalho assalariado. Entre eles, os perío-dos anteriores, posteriores e os interstícios das atividades laborais, como também os curtos e médios períodos de sua interrupção, tais como os feriados, finais de semana, e ainda os reces-sos e férias, respectivamente. Estas seriam ocasiões nas quais os indivíduos podem vivenciar atividades sob sua própria escolha, para sua satisfação e necessidades pessoais, dentre outras alternativas apresentadas em seus tempos cotidianos. Nos tempos livres incluem-se as ativi-dades de lazer, descanso, regeneração, as necessidades biológicas, o cuidado de si, dentre ou-tras, as quais variam de indivíduo para indivíduo e de um grupo social para outro (Erich WEBER, 1969; Norbert ELIAS e Eric DUNNIG, 1992). O estudo dos tempos de professoras e professores fora da escola, que em princípio, mas não de fato, seriam seus tempos livres, é pouco explorado nas pesquisas educacionais brasileiras, uma das razões pelas quais este tra-balho discute tal questão. Procura-se oferecer contribuições e trazer à luz o problema da es-cassez de tempos livres nos tempos cotidianos dos docentes, fenômeno que afeta seus corpos, suas mentes, seus desempenhos no trabalho e onde seja, um fenômeno que traz prejuízos, ten-sões, conflitos e consequências nefastos à condição humana e existencial dessas/es trabalha-doras/es, questões evidenciadas nas descobertas da pesquisa. A pesquisa se inscreve numa perspectiva sociológica, nos âmbitos da Sociologia do Trabalho e da Sociologia das Profis-sões e de uma Sociologia do Tempo, que tem alcançado uma relativa consolidação na literatu-ra sociológica. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e professores das redes públicas e particular de ensino de Educação Básica da cidade de Porto Seguro (Bahia, Brasil), os quais investigamos através da aplicação de questionários, da realização de entrevistas semi-estruturadas individuais, gravadas, e de grupos focais. Usamos também, como procedimento metodológico para a recolha de informações, correspondências/mensagens internautas, sendo que o período de campo transcorreu entre janeiro e dezembro de 2013. O trabalho está organi-zado em três planos analíticos: o primeiro contém um espectro geral dos tempos das/dos pro-fessoras/es fora da escola, tempos teoricamente livres, ou seja, elabora-se um traçado geral dos fazeres e viveres daquelas/es professoras/es nos seus tempos cotidianos fora da escola. O segundo discute as formas de comportamento no tempo livre, ou seja, os processos de suspen-são, compensação e regeneração (Erich WEBER (1969)). O terceiro plano busca compreender os desafios, tensões e conflitos inscritos nos viveres dos tempos cotidianos das/dos professo-ras/es fora da escola, bem como as estratégias e táticas mobilizadas pelas/os docentes pesqui-sadas/os para conciliar os tempos de trabalho com seus ditos tempos livres. Nos compassos e viveres dessas muitas outras histórias de professores e professoras, tornou-se evidente, entre as descobertas da pesquisa, que ambos vivem subsumidos, tensionados, em conflito entre a escassez do tempo livre e a sobreposição de trabalhos sem fim. Seus períodos fora da escola, que seriam tempos livres, se transmutam em períodos tantos de trabalhos outros. Conclui-se, entre outras descobertas do estudo, que os tempos cotidianos desses/as professores/as, fora da escola, não são propriamente tempos livres, porque são tempos de outros trabalhos. É uma experiência marcada pela atividade laboral, pelo desafio de articular as várias situações, mo-mentos, durações e ritmos do dia a dia às cadências e exigências do trabalho docente. É, so-bretudo, uma arquitetura temporal imbricada na condição histórica dos tempos modernos, tempos mercantis, com seus desdobramentos nas temporalidades da escola e da docência, nos quais os mestres e mestras vão tecendo o tempo que os tece em modos de viver e de ser, em presentes, pretéritos e devires históricos individuais e coletivos.