RCAAP Repository

Aquecimento do paciente no período de recuperação pós-anestésica: ensaio clínico randomizado

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2021

Creators

Nathália Haib Costa Pereira

As relações de trabalho na "Nossa Escola"

O presente documento propõe a discussão das relações de trabalho dentro do ambiente escolar a partir do levantamento das principais dificuldades encontradas no cotidiano da Nossa Escola. Essa reflexão tem por objetivo a conscientização sobre a importância de se manter boas relações interpessoais e apresentar os caminhos encontrados pela atual gestão para sanar essas dificuldades.

Year

2019

Creators

Angela Aparecida de Souza Doro Pereira

Construção do conhecimento e a estruturação das decisões do levantador de voleibol no núcleo do sistema ofensivo na ação situada e incorporada

O estudo investigou a tomada de decisão do levantador, na complexidade do mundo real, referente à organização do sistema ofensivo: distribuição de jogo. Participaram deste estudo dois levantadores top-level de voleibol, um de cada sexo, ambos campeões internacionais no escalão adulto pela Seleção Brasileira. À luz da teoria do Curso da Ação, perante a entrevista de autoconfrontação, os jogadores foram ao mesmo tempo os observadores e os observados da respectiva ação no transcorrer da partida. A autoconfrontação foi empregada em dois distintos confrontos competitivos de cada equipe na fase final da Superliga. Os jogos foram registrados em vídeo. Em seguida, houve o encontro entre pesquisador e jogador, onde este verbalizou as decisões relacionadas à distribuição de jogo. Em convergência com a respectiva ação na situação real, o jogador expôs as razões para as próprias decisões em todas as sequências ofensivas. Posteriormente, estabeleceu-se a interação do pesquisador com treinadores brasileiros de elite no Voleibol. A análise das decisões dos levantadores, na organização ofensiva, envolveu o confronto entre cada ação executada na partida e o significado construído pelo próprio jogador em referência à respectiva ação. A discussão e a concordância entre o pesquisador e os treinadores, sobre as ações táticas dos levantadores expostas nas autoconfrontações e nos respectivos jogos, resultou na formação de unidades táticas relativas à tomada de decisão na distribuição de jogo. A análise dos dados revelou, a partir das interações entre jogador (observador-observado) e anuências entre atleta-pesquisador-treinador, diferentes dimensões táticas relativas à tomada de decisão no núcleo da distribuição de jogo. As dimensões foram inseridas em duas diferentes interações: comunicação com os integrantes da própria equipe e contracomunicação com os integrantes da equipe oponente. A comunicação teve em sua composição as dimensões táticas: primeiro toque; prévio conhecimento ofensivo dos jogadores; controle ofensivo, percepção da movimentação ofensiva; replicação ofensiva; precisão ofensiva; expectativa ofensiva. A contracomunicação em sua composição envolveu as dimensões: bloqueador de extremidade; bloqueador central; bloqueador central e de extremidade em conjunto. Estes resultados propiciaram a compreensão da tomada de decisão do levantador de voleibol top-level, mediante os processos cognitivos e a lógica do jogo. As presentes dimensões táticas poderão ser empregadas como indicadores, referentes à decisão dos levantadores, em associação também ao primeiro e terceiro toque, por intermédio da interação entre pesquisador e jogador ou treinador e jogador. Estes procedimentos contribuirão na orientação do treinamento do sistema ofensivo da equipe. O estudo demonstrou que equipes de sucesso no voleibol brasileiro possuem levantadores com autonomia decisional, que elaboram as decisões com inteligência e criatividade.

Year

2019

Creators

Cristino Julio Alves da Silva Matias

Estudo da utilização de adesivo estrutural para redução de pontos de solda nas partes móveis de veículos e correlação da estrutura do compósito metal/recobrimento/adesivo formado com seu desempenho mecânico

A indústria automotiva brasileira, sujeita a ampla concorrência interna e externa, é forçada a procurar alternativas para melhorar sua produtividade e baixar seus custos, mantendo os requisitos de qualidade exigidos pelo mercado. Impulsionado por este cenário, o uso de adesivos estruturais na união de metais está crescendo significativamente. Os adesivos permitem eliminar ou reduzir outras formas de união como solda, rebite e parafuso, tornando o processo mais enxuto e produtivo. A aplicação de solda, no fluxo produtivo do automóvel, é um processo dispendioso e pode inclusive impactar na vida útil do veículo. A soldagem é complexa e afeta o desempenho do material que se torna mais suscetível à corrosão e mais frágil, além de afetar a estética dos componentes. As partes móveis do veículo portas, capôs e tampas do porta mala são compostas por duas chapas unidas por adesivo estrutural e pontos de solda. Após a soldagem elas devem ser submetidas a reparos, com a finalidade de melhorar seu acabamento superficial. Neste trabalho, os compósitos metal/recobrimento/adesivo formados na fabricação das partes móveis, possuem como metal o aço ou o alumínio, como recobrimento para o aço zinco e/ou fosfato e como adesivo o adesivo estrutural monocomponente de matriz epoxídica ou o bicomponente de matriz acrílica. O processo de fabricação atual das partes móveis dos veículos e a relação entre a estrutura dos compósitos metal/recobrimento/adesivo e o desempenho mecânico, antes e após ensaios de durabilidade, foram estudados. Avaliações do fluxo do processo de fabricação de 7 montadoras brasileiras e 3 montadoras no exterior foram realizadas. Ensaios de rugosidade, tensão superficial, MEV/EDS, DMA e TG permitiram a compreensão da estrutura dos compósitos e seus componentes. O desempenho mecânico foi avaliado por ensaios de cisalhamento simples antes e após envelhecimentos em névoa salina, umidade e calor. Este trabalho possui como resultado propostas de processos de fabricação de partes móveis mais enxutas e produtivas, com menor custo, eliminando pontos de solda através da utilização de adesivo estrutural monocomponente e bicomponente. Além disso, informações capazes de viabilizar o desenvolvimento de novos produtos metálicos unidos por adesivo estrutural na indústria automobilística foram divulgadas.

Year

2019

Creators

Juliana Lopes Hoehne

Contribuição ao estudo de compósitos de espuma rígida de poliuretana reforçada com resíduos de celulose

Este trabalho apresenta o estudo de um rejeito industrial da produção de polpa de celulose branqueada, visando a sua valorização como matéria-prima renovável e o estudo sobre o efeito da mercerização nesse rejeito. O rejeito industrial não tratado e o mercerizado foram caracterizados segundo a sua composição química, propriedades estrutural, térmica, morfológica e mecânica através da análise de Espectroscopia na Região do Infravermelho, Difração de Raios X (DRX), Termogravimetria (TG), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), além de ensaios mecânicos de tração universal e Zero Span. Foram preparados compósitos de espuma rígida de poliuretana com o rejeito industrial não tratado e o mercerizado. A densidade das espumas foi determinada segundo a norma ASTM D 1622, enquanto que a sua resitência mecânica foi determinada através do ensaio de compressão a 10% de deformação segundo a norma ASTM D 1621-73 e através do ensaio de tração usando o aparelho de DMA (Análise Dinâmico Mecânico). A condutividade térmica da espuma foi obtida segundo a norma ASTM C 177-97. Os resultados obtidos mostraram que o rejeito RDC pode ser classificado como um rejeito fibroso de boa qualidade, podendo ser uma alternativa como matéria renovável. A introdução da fibra RDC no processamento da espuma não alterou a sua estabilidade térmica e não levou a uma perda considerável da sua resistência mecânica. Além disso esta introdução foi favorável à propriedade de isolamento térmico, uma vez que as espumas compósitas com a fibra RDC não mercerizada apresentaram valores de condutividade térmica inferiores ao da espuma matriz. Estudou-se a susceptibilidade à biodegradação das espumas compósitas e o teste qualitativo realizado mostrou que a espuma compósita pode ser passível de biodegradação devido à influência da fibra vegetal.

Year

2019

Creators

Merces Coelho da Silva

Habilidades iniciais de leitura e escrita em crianças nascidas prematuras

O objetivo deste estudo consistiu em investigar a habilidade inicial de leitura e escrita e seus correlatos neuropsicológicos, em crianças nascidas prematuras. Participaram do estudo 52 crianças prematuras, nascidas com até 34 semanas de gestação e com baixo peso, e 52 crianças nascidas a termo (grupo controle). Em ambos os grupos, as crianças tinham, em média, 6 anos de idade (média = 79 meses) e estavam matriculadas em classes regulares do primeiro ano do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte/MG. Os dois grupos foram emparelhados por idade, gênero, escolaridade e nível socioeconômico. Apenas crianças com QI total 85 participaram do estudo. As crianças prematuras foram recrutadas no Ambulatório da Criança de Risco da Universidade Federal de Minas Gerais (ACRIAR/UFMG). Todos os participantes foram submetidos a tarefas que avaliavam: leitura e escrita de palavras; inteligência, compreensão verbal e velocidade de processamento (Escala Wechsler de Inteligência para CriançasIII); processamento fonológico (consciência fonológica [Detecção de Rima e Detecção de Fonema], velocidade de nomeação [Nomeação Seriada Rápida: dígitos e objetos] e memória verbal [Repetição de dígitos]); e funções executivas (planejamento [Teste da Torre de Londres] e flexibilidade cognitiva [Teste Wisconsin de Classificação de Cartas]). Os resultados mostraram que as crianças prematuras apresentaram desempenho significativamente mais baixo no teste de inteligência e nas tarefas que avaliavam a leitura e a escrita, quando comparadas às crianças do grupo controle. Os prematuros apresentaram, ainda, escores significativamente inferiores em todas as medidas neuropsicológicas. A escolaridade materna e a qualidade da escola dos prematuros também foram inferiores. Como houve muita variação na habilidade de leitura entre os prematuros, esse grupo foi dividido em bons e maus leitores, com base no desempenho das crianças do grupo controle no teste de leitura de palavras. Os resultados mostraram que os dois grupos de crianças prematuras não diferiram significativamente entre si nos indicadores de compreensão verbal, flexibilidade cognitiva e planejamento, porém, ambos os grupos de prematuros apresentaram escores significativamente inferiores aos controles. Os dois grupos de prematuros tampouco diferiram entre si em relação ao peso de nascimento, idade gestacional, nível socioeconômico e escolaridade materna. Por outro lado, os maus leitores prematuros apresentaram desempenho significativamente inferior aos bons leitores prematuros e também aos bons leitores nascidos a termo nos testes que avaliavam a consciência fonológica, a velocidade de nomeação e a memória verbal. Eles também apresentaram desempenho inferior ao das crianças do grupo controle nas tarefas que avaliaram a compreensão verbal, a velocidade de processamento, o planejamento e a flexibilidade cognitiva. Com exceção dos resultados encontrados para a velocidade de processamento e o planejamento, as diferenças detectadas permaneceram significativas após o controle do efeito de variações no fator de Organização Perceptual da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças-III, na escolaridade materna e na qualidade da escola. Os resultados apontam que mais da metade dos prematuros já demonstraram, desde o início dos anos escolares, piores resultados na leitura e na escrita. Até mesmo os bons leitores prematuros apresentaram déficits na compreensão verbal e no funcionamento executivo, quando comparados aos bons leitores do grupo controle, contudo, tais déficits não se converteram, necessariamente, em prejuízos acadêmicos, pelo menos aos 6 anos de idade. Dados relativos às habilidades acadêmicas iniciais são importantes para se dimensionar as necessidades educacionais destas crianças, assim como seus riscos para problemas futuros de aprendizagem da leitura e escrita.

Year

2019

Creators

Alexandre Ferreira Campos

A emergência de eventos complexos em aulas on-line e face-a-face: Uma abordagem ecológica

O papel da interação na aprendizagem de línguas tem sido tema freqüente na área de Lingüística Aplicada. Com os recentes avanços tecnológicos, essa questão tornou-se ainda mais proeminente. Este trabalho investiga as dinâmicas interativas ocorridas em uma disciplina de escrita em inglês como língua estrangeira oferecida na modalidade mista com aulas face-a-face e on-line. O estudo foi sustentado por uma perspectiva ecossistêmica, incluindo princípios da Teoria da Complexidade e de abordagens ecológicas às relações de ensino e aprendizagem de línguas. A investigação foi conduzida sob uma perspectiva etnográfica, com acompanhamento sistemático das atividades da disciplina durante todo o semestre letivo. A análise procurou evidenciar os processos de interação, participação e colaboração na disciplina como um todo e, em especial, no processo de revisão colaborativa de textos em um fórum on-line e em seminários face-a-face. Os resultados destacam o valor de desenhos instrucionais mistos que busquem a convergência das modalidades de ensino aulas face-a-face e on-line de forma a explorar o potencial de cada modalidade. Desenhos instrucionais mistos têm o potencial de combinar essas modalidades de ensino tradicionalmente separadas, integrando as propriedades e possibilidades de cada uma. A combinação dessas modalidades supera o dualismo que parece sugerir a necessidade de se escolher entre a modalidade convencional face-a-face e a on-line, e potencializa os benefícios de uma forma que vai além das capacidades individuais de cada uma.

Year

2019

Creators

Antonio Carlos Soares Martins

A influência do espaço físico na organização da escala de trabalho do soldado bombeiro militar

O presente estudo foi realizado em uma instituição de segurança pública responsável pela execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Minas Gerais. Foi elaborada a hipótese de que as queixas de desgaste mental e as discussões no ambiente de trabalho estão relacionadas com conflitos de revezamentos que se dão a partir da impossibilidade de seguir a escala prescrita dos militares escalados na equipe de resgate. O espaço físico foi identificado como fator determinante que comprometia a organização dos trabalhadores. De fevereiro de 2010 até junho de 2011 foram acompanhadas um total de cem ocorrências, a fim de quantificar e qualificar os conflitos que não permitiram os trabalhadores seguirem a escala prescrita. Foram realizadas 74 visitas totalizando ± 140 horas de Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Os conflitos entre os trabalhadores estão relacionados com a organização da escala e com as inadequações do espaço físico do posto de trabalho que não permitem um descanso eficaz entre uma ocorrência e outra. Ao final foram propostas recomendações ergonômicas quanto à adequação do leiaute e das condições físicas do ambiente de trabalho com finalidade de promover melhora da saúde dos trabalhadores e permitir um descanso mais eficaz quando não são acionados para a tarefa.

Year

2019

Creators

Roberto Márcio Affonso Ferreira

O jornalismo como singular coletivo: reflexões sobre a historicidade de um fenômeno moderno

Como apreender o jornalismo sobre o prisma da historicidade dos seus fenômenos? Ao buscar caminhos para responder essa indagação, este trabalho visa inquerir a maneira normativa pela qual a atividade jornalística e sua história têm sido prioritariamente descritas em seus discursos autorreferentes, sobretudo naqueles ligados a ideais modernizadores. A nosso ver, mesmo diante de uma materialidade complexa, o que se percebe é a adoção de uma perspectiva que advoga a um conceito estreito e totalizador que fixa o seu ismo como uma categoria vazia das dimensões temporais. Dita perspectiva, assentada em valores e concepções modernos, instaura uma narrativa presentista que tende a considerar o passado como um depósito inerte, sem capacidade de nos afetar ou agenciar. Isso fica evidente, por exemplo, no relato de modernização do jornalismo brasileiro nos anos 1950, calcado na ideia de grandes rupturas e revoluções a partir de uma visada linear e teleológica. Desse modo, o objetivo central de nosso trabalho é explorar formas de reabrir esse passado, encarando-o como uma tradição viva e historicizando aquilo que chamamos de singular coletivo. Para isso, recorremos às categorias meta-históricas propostas por Reinhart Koselleck de espaço de experiência e horizonte de expectativa e associamo-las às considerações de Bruno Latour acerca da Constituição dos Modernos. Esse caminho nos permite analisar criticamente, a partir de uma visada histórica, o hiato identificado entre a promoção de uma concepção identitária única relacionada à própria modernização jornalística e a variedade de formas pelas quais os jornais narram e sabem o mundo. Isso com vistas à historicizar uma e outra, promovendo um escrutínio de algumas das narrativas que as compõem, a partir de jornais brasileiros e estadunidenses. Como forma de viabilizar metodologicamente nossa empreitada, buscamos momentos em que essa normatividade aparece de forma ainda mais sedimentada nos discursos de autorreferenciação do jornalismo, o que nos permite traçar, a partir daí, uma rede de relações mais amplas para compreender como esse ismo e seu conjunto de valores modernos são configurados, promovidos e sustentados ao longo do tempo.

Year

2019

Creators

Phellipy Pereira Jácome

O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências

Esta pesquisa examina as interfaces entre o cinema e a formação de professores de ciências naturais em processos transdisciplinares. A partir do estudo desta problemática, dedica-se à elaboração e à análise de uma disciplina optativa de trinta horas intitulada Cinemas eCiências da Natureza, oferecida no curso de mestrado profissional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O objetivo deste trabalho é aproximar noções do mecanismo cinematográfico e do pensamento científico por meio de consideraçõessobre a imagem e o processo de criação. Procuramos entender como o cinema pode contribuir para a construção de novas abordagens no ensino e servir para articular disciplinas no cenário de formação docente. A discussão é feita a partir de conceitos filosóficos e leiturascinematográficas da obra de Henri Bergson e de Gilles Deleuze, que auxiliam na definição de um arcabouço teórico de análise. A referência metodológica para o curso prático são os trabalhos de Alain Bergala e os debates produzidos no Brasil acerca da entrada do cinema como arte na escola, além dos estudos sobre sua utilização em relação às ditas ciências duras. Quatro filmes e um debate foram produzidos durante a formação transdisciplinar. A avaliação dos resultados aponta algumas inferências possíveis sobre o uso do cinema em processostransdisciplinares e também salienta a importância da compreensão do tempo-invenção na ciência e no fazer artístico nessas práticas, assim como para alguns horizontes de pesquisa. A concepção do filme como espaço de entrelaçamento e a análise sobre o envolvimento deelementos da vida na aprendizagem cinematográfica também são apresentados como resultados desta pesquisa.

Year

2019

Creators

Gustavo da Rocha Jardim

Contribuição ao controle de um conversor reversível aplicado a um aerogerador síncrono a imãs permanentes

A geração de energia eólica tem se tornado cada vez mais uma alternativa viável para a geração de energia elétrica em larga escala. A ligação de um sistema de geração de energia eólica a rede elétrica requer, além da conformação da energia devido à natureza aleatória da geração e da busca por e ciência, que alguns parâmetros de qualidade da energia sejam atendidos. Códigos de rede modernos determinam que sistemas de geração eólica devam, não somente suportar perturbações na rede elétrica, como também contribuir para a estabilidade do sistema elétrico, assim como as fontes tradicionais de geração. Neste contexto, o desenvolvimento de um protótipo de sistema de geração de energia eólica possibilita o estudo de técnicas que garantam o funcionamento do sistema conforme os requisitos estabelecidos. Esta dissertação apresenta a modelagem e o controle de um protótipo de sistema de geração de energia eólica composto por um gerador síncrono a imãs permanentes e um conversor eletrônico regenerativo para a interligação do gerador a rede elétrica. Duas estratégias de controle são implementadas. A primeira e a técnica de controle em cascata com controladores PI em referencial síncrono, que e a mais empregada para este tipo de controle. A segunda é a técnica de controle baseada em passividade (Interconnection and Damping Assignment Passivity-based Control IDA-PBC), que realiza o controle através da manipulação da energia que ui pelo sistema. E apresentada a modelagem matemática detalhada das duas técnicas, assim como resultados de simulação e experimentais. O objetivo do trabalho é contribuir para um melhor entendimento do funcionamento do conversor eletrônico e das técnicas de controle utilizadas, com o foco na rejeição de perturbações e na suportabilidade a afundamentos de tensão na rede elétrica

Year

2019

Creators

Leonardo Tameirao Ferreira Soares

Desenvolvimento e estudos biológicos de dispositivos de liberação controlada de antitumorais utilizando polímeros biodegradáveis e materiais magnéticos

Neste trabalho, nanopartículas magnéticas com núcleos de óxidos de ferro recobertos por polímero biodegradável PLGA, contendo os antitumorais citrato de ródio(II) ou daunorrubicina foram obtidos, caracterizados e avaliados em linhagens de células cancerosas e/ou modelo murino de implante de esponja para avaliação de inflamação e angiogênese. Os compostos magnéticos como os óxidos de ferro podem ser uma alternativa ao tratamento convencional do câncer porque são materiais biocompatíveis que podem ser utilizados como carreadores de um dispositivo antitumoral. Um campo magnético externo pode ser aplicado, atraindo essas partículas, e diminuindo a sua circulação sistêmica, o que favorece a acumulação no local do tumor, aumentando a sua eficácia e diminuindo os efeitos secundários sistêmicos. Exemplos são nanopartículas (NPs) produzidas a partir de sais de ferro (íons Fe2+ ou Fe3+) ou desses com outros metais de transição, como o níquel e o zinco, chamadas ferritas (FR). Substâncias com atividade antitumoral podem ser usadas com essas ferritas para que possam ser guiadas até o local de ação através de um campo magnético. Como exemplos, tem-se o citrato de ródio(II), um complexo inorgânico obtido de RhCl3, muito eficaz em células cancerosas, e cloridrato de daunorrubicina (DNR), do grupo das antraciclinas, fármaco quimioterápico muito utilizado para tratamento de tumores, mas com efeitos citotóxicos em células normais, curto tempo de meia-vida e não-seletividade para células cancerosas. Neste estudo, foram sintetizadas nanossistema de citrato de ródio(II) e daunorrubicina com ferrita de óxidos de ferro e/ou ferrita de óxidos de níquel/zinco/ferro e ácido poli-lático-co-glicólico (PLGA), que foram testados em células cancerosas in vitro e/ou em modelo de angiogênese in vivo. Ambos foram caracterizados por técnicas físico-químicas, tais como espectroscopia de absorção na região do infravermelho (IV), análise térmica (TG e DTA), microscopias eletrônicas (ME), magnetização de saturação à temperatura ambiente (Msat), entre outras, e as cinéticas de liberação in vitro foram avaliadas. A síntese do citrato de ródio(II) foi reproduzida segundo dados da literatura. A partir do citrato de ródio(II) sintetizado, foram preparados nanossistemas com PLGA e ferritas, que apresentaram diâmetros de, aproximadamente, 250,0 a 300,0 nm, potencial zeta de -24,7 mV e comportamento superparamagnético. Nanossistemas de daunorrubicina foram preparados a partir do fármaco puro, PLGA e ferrita, apresentaram diâmetros de cerca de 160,0 a 200,0 nm, potencial zeta de -32,4 mV e comportamento superparamagnético. Foram traçados os perfis cinéticos de liberação dos fármacos, utilizando tampão fostato (PBS) como meio e temperatura de 37 0C, condições que mimetizam os fluidos biológicos. O citrato de ródio(II), a partir do nanossistema, mostrou um perfil de liberação controlada sem a presença de efeito explosão e a liberação se manteve por cerca de 70 h. A liberação de daunorrubicina a partir do nanossistema mostrou um efeito explosão nas primeiras 8 h e liberou o fármaco por até 350 h. Ambos os sistemas foram testados com um ímã e visualmente atraídos pelo campo. O nanossistema de citrato de ródio(II) apresentou toxicidade semelhante à do ródio(II) livre nos ensaios in vitro em células tumorais e o de daunorrubicina exibiu citotoxicidade cerca de 50 vezes maior, quando comparado com a daunorrubicina livre. Os estudos in vivo demonstraram que o nanossistema contendo daunorrubicina apresentou efeito antiangiogênico em modelo de implante de esponja, mensurado através da dosagem de hemoglobina; bem como as citocinas inflamatórias agudas e crônicas, VEGF e TNF-a foram inibidas sugerindo pouca inflamação. A partir desses resultados, concluiu-se que os nanossistemas de liberação de daunorrubicina e citrato de ródio(II) foram caracterizados como dispositivos magneticamente dirigidos, citotóxicos frente as células tumorais e se mostraram antiantigênicos.

Year

2019

Creators

Alinne Damásia Martins Gomes

Diversidade em foco: trabalhando as diferenças étnicas raciais através

O trabalho trata das relações étnicas raciais através da literatura infantil. A partir das atividades de contação de histórias foi realizado um conjunto de estratégias de forma que as crianças pudessem construir uma identidade positiva de si e valorizar a diversidade. A expectativa é a da superação gradativa das desigualdades étnicas raciais, contribuindo, assim, para a implementação da lei 10.639/03. Após o memorial é apresentada a Escola Municipal Professor José Braz, enquanto instituição de formação social onde convive a diversidade. Traz um texto sobre a fundamentação teórica da temática diversidade étnica racial e literatura infantil e, em seguida explicitam os objetivos propostos e a apresentação do Plano de Ação. Ao mesmo tempo, apresenta, de forma detalhada as informações sobre a aplicação do mesmo, que é desenvolvido a partir de histórias infantis enfatizando a diversidade étnica racial, e por fim, a conclusão a que cheguei.

Year

2019

Creators

Ariédna Áurea Teixeira de Sousa

O funcionamento discursivo da expressão na verdade: uma abordagem modular

Este trabalho consiste no estudo da expressão na verdade encontrada em artigos de opinião, partindo da hipótese de que ela atua como conector que sinaliza uma relação discursiva de reformulação, desempenhando importante papel na organização do discurso. Algumas questões que orientaram esse estudo são: A expressão na verdade articula um segmento a uma informação da memória discursiva? Se sim, quais são as propriedades lexicais, sintáticas, semânticas e pragmáticas dessa expressão? Como se dá o funcionamento discursivo de na verdade? Ela sinaliza uma relação de reformulação? Para investigar a hipótese levantada e responder às questões propostas, analisamos a atuação de na verdade em artigos de opinião das revistas Época, Isto É e Veja, tomando como referencial teórico-metodológico o Modelo de Análise Modular do Discurso (MAM), apresentado em Roulet, Filliettaz e Grobet (2001). Consideramos que o modelo constitui um referencial teórico-metodológico eficaz para a análise da expressão, por defender que o estudo dos conectores deve estar integrado a uma análise global da complexidade da organização do discurso. O MAM propõe a conjugação de informações provenientes dos níveis linguístico, textual e situacional para a compreensão do funcionamento de discursos autênticos. Buscando a descrição e a explicação do funcionamento discursivo de na verdade, o estudo se desenvolve a partir da análise do módulo linguístico, do módulo hierárquico e da forma de organização relacional do discurso, seguindo os postulados do MAM. Com esse percurso de análise, foi possível compreender de forma mais global e aprofundada o funcionamento dessa expressão. Com os resultados alcançados a partir de nossa interpretação de sua atuação nos artigos de opinião analisados, levantamos as propriedades morfossintáticas, semânticas e pragmáticas de na verdade, assim como mostramos que essa expressão pode se comportar, de fato, como conector reformulativo nas situações em que foi usada nos artigos de opinião.

Year

2019

Creators

Fernanda Teixeira da Costa Mendes

Educação pública: democratizar com que competência?

Esta dissertação visa a contribuir com a análise do conceito de competência pedagógica, isto é, busca explicar o que seja uma competência para "mudar" as relações sociais de produção do conhecimento, na atual organização do trabalho na escola pública. Esta competência implica em o professor captar os determinantes da sua prática social, para sua compreensão e superação, visando à construção de sua identidade de classe social com o projeto político das classes subalternas. A metodologia adotada, na l parte da dissertação, faz um estudo que historia como o trabalhador vem perdendo, desde o processo de produção pré-capitalista ao neo capitalista, o controle do seu trabalho (de trabalhador artesão passa a ser tarefeiro tornando-se especializado e construíndo-se, hoje, no trabalhador parcelarizado), desqualificando-se e alienando-se na prórpia divisão social do trabalho. Ao mesmo tempo, reconstrói as relações sociais entre trabalho produtivo e trabalho pedagógico que são definidoras do processo de competência para democratizar a educação nos vários momentos de recomposicção da hegemonia burguesa.Na II parte da dissertação busca-se compreender o conceito de competência, que flui da problematização da própria prática pedagógica vivida, a partir da descrição e explicação do processo pedagógico, desenvolvido na formação de professores de 1º, 2º 3 3º graus, em Minas Gerais. As análises realizadas nesta parte, constatam que a competência exigida do professor na atual organização do trabalho pedagógico o tem desqualificado, pois apenas lhe cobra a execução de um planejamento curricular concebido longe das necessidades sociais do meio em que atua. Assim, supor uma competência para MUDAR esta condição exploradora e alienante exige do professor a apreensão dos limites de sua prática social, na organização do trabalho escolar, bem como, demanda a apropriação de uma explicação destes determinantes, na história da divisão do trabalho capitalista, através da abordagem dialética dos problemas na Educação e da estrutura social. Este processo permite ao professor gerar na prática uma nova práxis comprometida politicamente na perspectiva de superação das desigualdades sociais, conquistando, então, uma competência para democratizar a educação na escola pública.

Year

2019

Creators

Suzana Pereira Sedrez

Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio

Dentre os vários movimentos da Arte Contemporânea, o Land Art surgiu no final na década de 60, devido a uma insatisfação com a monotonia da cultura vigente; de certo desencanto com a sofisticada tecnologia da cultura industrial e do crescente interesse das questões ligado a ecologia. Este trabalho objetiva investigar a Land Art, suas características e classificação, refletindo sobre os seus conceitos, destacando a importância do ensino da mesma para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de literatura sobre este movimento destacando os principais artistas e suas obras. Foi feito também uma discussão sobre a transição da Arte Moderna para Contemporânea, sobre o conceito de escultura e percepção. Também foi proposta uma atividade prática com alunos do 2ª ano do ensino médio, onde foi apresentado algumas fotos de obras de Arte e após assistirem a um documentário: Quem tem medo de Arte Contemporânea?, foi discutida a impressão dos mesmos sobre o assusto. Os alunos mostraram um certo estranhamento, achando a Arte feia. Outros gostaram das muitas possibilidades de criação da Arte Contemporânea. Este trabalho possibilitou entender que Arte Contemporânea Land Art pode proporcionar aos alunos vivenciarem experiências estéticas, o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica, despertando a imaginação e a percepção. Devido a sua proximidade com a vida cotidiana e o fato de ser uma Arte provocativa, pode leva o aluno a variadas reflexões sobre a Arte e sobre a vida. Por ser uma Arte plural e com uma multiplicidade de recursos, o aluno poderá experimentar variados materiais, técnicas e com isto montar a sua própria poética.

Year

2019

Creators

Adileia Regina Dias de Miranda

Exercício físico: uma proposta de tratamento a pacientes portadores de diabetes mellitus e hipertensão arterial

O objetivo do trabalho visa elaborar um programa de exercício físico como elemento essencial à saúde e ao tratamento dos pacientes portadores de Diabetes Melittus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) cadastrados na Unidade Saúde Família - Vale do Amanhecer. Para isso, serão selecionados 30 (trinta) pacientes portadores de HAS e ou DM cadastrados na referida Unidade, sendo 15 (quinze) de cada sexo, com idade acima de 40 anos e tendo um nível de capacidade física suficiente para iniciarem as atividades propostas. O programa será ministrado por um Educador Físico e um por um Fisioterapeuta. Espera-se que essa estratégia, proporcione maior efetividade na promoção, prevenção, reabilitação, controle e manutenção da saúde dos pacientes HAS e DM.

Year

2019

Creators

Víctor César Henriques Gomes

SMOV: protecting programs against buffer overflow in hardware

Estouro de Arranjos (Buffer Overflow BOF) continua a ser uma das principais vulnerabilidades encontradas em software. Ano passado, a comunidade de Segurança da Informação foi surpreendida quando pesquisadores revelaram uma vulnerabilidade de BOF no OpenSSL.Linguagens de programação como C e C++, amplamente usadas para desenvolvimento de sistemas e em uma grande variedade de aplicações, não proveem Verificação de Limites de Arranjos (Array Bound Checks ABCs) nativamente. Existem inúmeras propostas quevisam a proteção de memória para essas linguagens, através de soluções baseadas em software ou hardware. Ainda assim, entretanto, essas técnicas acabam por comprometer o desempenho dos programas, o que não é uma solução ideal para o problema. Este trabalho apresenta uma nova abordagem para alcançar verificação de limites de arranjos e acesso à memória (quando permitido) através de uma única instrução. Nós discutimos como ela pode ser implementada em arquiteturas com tamanho variável de instruções e disponibilizamosuma implementação de referência.

Year

2019

Creators

Antonio Lemos Maia Neto

Eficiência e equidade: impactos econômicos de uma reforma tributária com Imposto sobre Valor Adicionado (IVA)

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2022

Creators

Ana Tereza Pereira Libânio

Repensando o direito constitucional comparado no Brasil

O artigo reconstrói alguns dos avanços no campo do Direito Constitucional Comparado. Recorrendo à literatura recente, ele começa com uma definição do estado da arte da temática no Brasil. Segue-se uma advertência contra o predomínio de perspectivas que privilegiem o norte global. A relação entre comparativismo e judicialização indica as razões do renascimento da disciplina por meio de uma atividade mais proeminente de juízes e tribunais. Temas de perfil metodológico, como a diferença entre análise small-N e large-N, metáforas adequadas, segmentação comparada e a reivindicação de transdisplinariedade, são discutidos com vistas a redirecionar o debate. O método de revisão da literatura é alargado com uma verificação de dois exemplos de uso equivocado do comparativismo: o voto da Ministra Rosa Weber no Habeas Corpus 152.752 e a discussão sobre atiradores de elite. Os resultados de pesquisa indicam a necessidade de repensar o Direito Constitucional Comparado da forma como é trabalhado no Brasil.

Year

2021

Creators

Emílio Peluso Neder Meyer