RCAAP Repository
O processo crime dos inconfidentes: entre os registros oficiais e a literatura
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Fatores individuais e contextuais associados à incapacidade em idosos brasileiros
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2019
Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueirêdo
Associação do perfil biofísico fetal e gasometria de cordão umbilical em partos cesáreos eletivos em pacientes sem trabalho de parto
INTRODUÇÃO: A gasometria é o melhor método de avaliação do bem-estar fetal, entretanto, tem seus riscos como método invasivo e a dificuldade de obtenção de sangue fetal. Com o advento da ultrassonografia abriu-se uma janela não invasiva para a monitorização fetal. Diversos métodos de estudo foram criados e tem sido utilizado para este fim. O perfil biofísico fetal (PBF) idealizado por Manning nos anos 80 é um destes métodos. A associação dos dois métodos na avaliação de fetos de pacientes com gravidezes em diversas idades gestacionais que serão submetidas à cesariana eletiva tem afunção de verificar se o escore normal e alterado do PBF antenatal imediata tem boa correspondência com a gasometria fetal. OBJETIVO: Verificar a associação da pontuação do Perfil Biofísico Fetal com os valores gasométricos obtidos no sangue de veia umbilical no momento do parto operatório iterativo. PACIENTES E MÉTODOS: No período dejaneiro de 1996 até novembro de 1998 foram seguidas no HC/UFMG 104 gravidezes simples com algum risco para o sofrimento fetal crônico, como síndromes hipertensivas; oligohidrâmnio e CIUR sem diagnóstico prévio. As pacientes tinha entre 18 e 43 anos, e a idade gestacional (confirmada por ultrassonografia precoce) variava entre 28 e 41 semanas. O perfil biofísico fetal era obtido até um máximo de 4 horas antes do procedimento cirúrgico, pelo mesmo observador e a cardiotocografia era realizada logo após o exame ultrassonográfico. Após o nascimento o sangue fetal obtido era enviado para análise nopróprio hospital. Para avaliarmos o resultado utilizamos o teste do Qui-quadrado e nos casos indicados o teste exato de Fisher. Utilizamos o programa EPI-INFO versão 1996, considerando-se significativo a obtenção de um valor de p < 0,05, para o estudo estatístico. RESULTADOS: em nosso estudo encontramos 42,31% dos casos com alteração do escore de PBF. Encontramos associação entre PBF com valor igual ou menor que 6 e pH menor 7,20 valor de p= 0,004; pCO2 maior ou igual 40 mmHg (p= 0,01); e excesso de base (BE) maior ou igual a 12 (valor de p = 0,02); entretanto não encontramos associação entre diminuição de escore e pO2 (p = 0,27). CONCLUSÃO: c O Perfil Biofísico Fetal (PBF), quando apresenta uma pontuação de escore normal valore de 8 e 10), nos mostram um feto em ausência de acidose, seja ela metabólica ou respiratória; O PBF quando apresenta umapontuação do escore alterado (valores de 0; 2; 4 ou 6); revela-nos fetos acidóticos e hipercapnêmicos (pH menor 7,20; pCO2 maior que 40 mmHg e BE -12). Um grupo de fetos pode apresentar um escore de PBF alterado, embora exibindo normoxia, entretanto mostra-nos também que os outros parâmetros gasométricos estão alterados; Pela óptica dagasometria fetal o PBF tem significativa correlação com a boa vitalidade do concepto.
O início da docência de professoras e professores de Educação Física na escola: desafios e descobertas do primeiro ano de inserção profissional
O presente estudo objetivou compreender os processos constitutivos da prática docente de professores/as iniciantes de Educação Física, no primeiro ano de inserção profissional na escola. Além disso, buscou-se identificar o conteúdo das aprendizagens profissionais incorporadas pelos/as professores/as de Educação Física; analisar como essas aprendizagens profissionais são incorporadas por eles/elas; e identificar quais os aspectos mais sofridos da experiência de inserção profissional no primeiro ano de contato com a escola. Para tal, realizamos a pesquisa com três professores/as de Educação Física, licenciados pela Universidade Federal de Minas Gerais, que estavam no primeiro ano da docência e que atuavam em escolas públicas e/ou privadas na cidade de Belo Horizonte. Por meio de pesquisa de campo, foram realizadas seis entrevistas: duas entrevistas semiestruturadas com cada professor/a participante. A primeira entrevista foi organizada a partir de três eixos de análise, sendo eles: a aprendizagem no primeiro ano da docência, a escolha pela profissão e a formação inicial e continuada dos professores/as. A segunda entrevista foi referente aos quatro casos de ensino que os/as professores/as escreveram sobre momentos significativos da docência. A metodologia de análise baseou-se na “análise de conteúdo”, possibilitando a construção de categorias temáticas. Dessa maneira, os dados produzidos com os/as professores/as foram descortinados em dois grandes eixos: “Os desafios da iniciação à docência de professores/as de Educação Física” e “Aprendizagem docente, descobertas e estratégias de enfrentamento dos desafios no primeiro ano da docência”. No primeiro eixo, foi possível identificar os seguintes desafios da inserção profissional: transição entre a formação inicial e a entrada no mercado de trabalho; a cultura escolar (campo disciplinar específico, choque de realidade, dificuldades no trabalho coletivo, organização do trabalho docente; contexto social de inserção das escolas e diferentes concepções de educação entre educadores); e relações professor/a – aluno/a em sala de aula (situações de ensino-aprendizagem, planejamento de aulas e dificuldades de lidar com questões específicas da infância e da juventude apresentadas pelos/as estudantes). No segundo eixo, evidencia-se como os docentes percebem que aprendem a ser professores/as (troca com alunos e professores/as, reconhecimento da comunidade escolar, reuniões pedagógicas, construção do planejamento e realização das aulas). Por fim, foi possível identificar que, mesmo diante dos desafios da inserção profissional, os/as professores/as reconhecem descobertas da profissão e elaboram estratégias de enfrentamento desses dilemas, juntamente com seus pares e com os/as estudantes.
Infecção urinária na gestação: uma revisão bibliográfica
A infecção do trato urinário tem sua prevalência em 5 a 10% das gestantes, tornando-se assim motivo de preocupação pelo sistema de saúde e pelos enfermeiros que são responsáveis pelas orientações pré-natais a estas gestantes. Este trabalho tem por objetivo contextualizar os principais cuidados e orientações que o enfermeiro deve realizar no pré-natal para a prevenção da ITU. Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada na Base de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde BVS (Lilacs e Scielo), nos idiomas português e inglês, no período de 2006 a 2012. Os artigos foram extraídos utilizando os descritores: ITU na gestação, enfermagem e pré-natal, gestação, cistite, pielonefrite, tratamento de ITU, orientações e tratamento para ITU, ações educativas na ITU. Encontrou-se 14 artigos que subsidiaram o estudo. Além disso, foram consultados livros, protocolos de saúde e revistas científicas. O enfermeiro tem papel fundamental na realização do pré-natal, com a obrigação de orientar a gestante a realizar o auto cuidado para a prevenção da ITU. A prevenção com o autocuidado pode diminuir consideravelmente as complicações da ITU, tornando a gestação mais saudável e consequentemente gerando mais qualidade de vida para a mãe e para o bebê.
Discalculia do desenvolvimento: implicações para o profissional da Fonoaudiologia
Este trabalho teve por objetivo descrever o Transtorno de Aprendizagem da Matemática e apontar os mecanismos cognitivos subjacentes de maior implicação para a fonoaudiologia. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura baseada na escolha arbitrária de tópicos relevantes para o tema. A discalculia do desenvolvimento se refere a um transtorno na aquisição de habilidades aritméticas básicas, cujas dificuldades de aprendizagem da matemática são persistentes e não podem ser atribuídas a fatores emocionais, a privação socioeducacional ou a déficits neurossensoriais. Este transtorno apresenta comprometimento das habilidades verbais, memória verbal, processamento fonológico, habilidades visoespaciais, funções executivas e representação não simbólica de magnitude. Um estudo realizado com a população brasileira mostrou que a prevalência da discalculia foi de 7,8% na população em idade escolar. Estudos sugerem que o processamento fonológico é o principal mecanismo cognitivo comum entre os transtornos da discalculia e da dislexia, cujo déficit pode influenciar no aprendizado das habilidades. A intervenção da fonoaudiologia na discalculia está pautada nas dificuldades de linguagem, no processamento fonológico e seus componentes e nas funções cognitivas implicadas ao transtorno. Desta forma, se faz importante compreender os pontos comuns entre os transtornos de aprendizagem, levando em consideração a alta prevalência dos mesmos, o impacto na saúde, na funcionalidade, no desenvolvimento profissional e socioeconômico do indivíduo. Isso auxiliará na elaboração das estratégias de estimulação, priorizando e hierarquizando as habilidades a serem promovidas e/ou compensadas.
Storage, oil quality and cryopreservation of babassu palm seeds
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022
Rodrigo Aparecido Domingues de Oliveira Silma da Conceição Neves Leonardo Monteiro Ribeiro Paulo Sérgio Nascimento Lopes Flaviano Oliveira Silvério
Ciclo menstrual: avaliação de alterações hematológicas
O ciclo menstrual cursa com replicação e crescimento celulares sob influência de hormônios, fatores de crescimento, neurotransmissores e moléculas reguladoras. A menstruação é parte de um processo hemostático no qual há formação de agregado plaquetário, coágulo de fibrina e ativação do sistema fibrinolítico para dissolução do coágulo e remodelagem do tecido endometrial. A P-selectina (CD62P) é uma glicoproteína da superfície plaquetária que medeia interações entre endotélio, plaquetas e leucócitos, apresentando um papel relevante na interação inflamação/trombose. As glicoproteínas GPIIIa (CD61), GPIIb/IIIa (CD41a) e GPIX (CD42a) atuam no processo de adesão e agregação das plaquetas quando ocorre lesão do vaso sanguíneo. A interação entre plaquetas e leucócitos (APL) constitui uma superfície de ancoragem para células inflamatórias, além de secretar diferentes proteases que aumentam a adesão plaquetária. A elevação dos níveis plasmáticos dos elementos pró-coagulantes D-Di, PAI-1 e fator VIII está associada à hipercoagulabilidade e ao aumento do risco de trombose venosa. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar se o hemograma, os marcadores de superfície plaquetária, juntamente com %APL e os níveis plasmáticos de D-Di, PAI-1 e FVIII são capazes de esclarecer as modificações hematológicas que ocorrem durante a menstruação e no meio do ciclo menstrual, bem como as influências do uso de anticoncepcional oral (ACO) combinado e da idade sobre esse processo. Foram avaliadas 46 mulheres, incluindo mulheres jovens que não utilizam ACO combinado (Jovens = 16), mulheres que utilizam ACO (Jovens-ACO = 20) e mulheres no climatério que não utilizam ACO (Climatério = 10). O hemograma foi realizado de forma semi-automatizada, os marcadores de superfície plaquetária e APL formam analisados por citometria de fluxo e os marcadores de coagulação e fibrinólise, por ELISA. Os dados obtidos no presente estudo permitem concluir que a contagem de neutrófilos, a ativação plaquetária e os níveis plasmáticos de D-Di apresentam variação em função do ciclo menstrual. A contagem de neutrófilos, a ativação plaquetária, a formação de APN, os níveis plasmáticos de D-Di e de PAI-1 são influenciados pelo uso de ACO combinado. A contagem de plaquetas e os níveis plasmáticos de PAI-1 são influenciados pela idade da mulher. Existem correlações positivas entre contagem de plaquetas, marcadores de superfície plaquetária, APL, cascata da coagulação e fibrinólise cuja intensidade depende da fase do ciclo menstrual, do uso de ACO combinado e da idade da mulher.
O impacto da estrutura de propriedade no valor de mercado de empresas brasileiras
Diversas pesquisas têm sido desenvolvidas sobre as implicações da separação entre controle e propriedade das firmas que, em sua maior parte, estiveram associadas aos efeitos dos níveis de concentração da propriedade e da presença de acionistas insiders. Mais recentemente, as pesquisas foram direcionadas para a identificação do impacto da presença de investidores institucionais no desempenho das firmas. O desenvolvimento desses trabalhos coincide com o recente movimento de resgate dos mecanismos de controle interno das firmas como meio de assegurar sua performance iniciado por esse tipo de investidor nos Estados Unidos. No Brasil, entretanto, o movimento de GovernançaCorporativa surgiu de forma mais difusa em um ambiente no qual há elevado grau de concentração de propriedade, em que o acionista majoritário usualmente detém volume de ações superior ao necessário para exercer controle, considerando que a legislação brasileirapossibilita que um acionista se torne majoritário com 17% do capital da empresa. De qualquer forma, a discussão sobre a governança das empresas emerge de uma preocupação dos investidores de maneira geral quanto à gestão dos ativos das firmas e, consequentemente, quanto às perspectivas de desempenho e retorno de seus investimentos. Além disso, no Brasil o mercado por controle revela-se pouco eficiente como mecanismo de controle das atividades corporativas, ao contrário do ocorrido nos EUA até o início dadécada de 90. Como as pesquisas no Brasil têm se concentrado em verificar características das empresas que contam com investidores institucionais em seu quadro societário, este trabalho procurou ampliar o expectro e identificar se a presença de outros segmentosexercendo controle sobre as companhias abertas, promove impacto detectável nas condições de retorno e risco de suas ações.
Estrutura e variação florística da comunidade arbórea-arbustiva de uma floresta ciliar do Córrego dos Bois, parque estadual Lapa Grande, Montes Claros/MG
Objetivou-se com este estudo descrever a estrutura e a variação florística buscando caracterizar a distribuição espacial da comunidade arbóreo-arbustiva e entender como a variação florística esta organizada em um fragmento da Floresta Ciliar do Córrego dos Bois, Parque Estadual Lapa Grande, Montes Claros/MG. Para o levantamento da flora foram empregadas 100 parcelas de 100 m² e amostrados indivíduos arbustivo-arbóreos com DAP 10 cm. Na análise foram calculados os parâmetros estruturais de densidade, dominância, freqüência e índice de valor de importância (IVI). No total foram amostrados 764 indivíduos, pertencentes a 81 espécies e 31 famílias. Fabaceae atingiu a mais alta abundância de indivíduos (183) e riqueza de espécies (20), principalmente por incluir Anadenanthera colubrina como a terceira espécie de maior VI. Em seguida, Anacardiaceae, Salicaceae e Meliaceae estão entre as famílias que alcançaram notável relevância nesta comunidade, devido a contribuição de Myracrodruon urundeuva, Casearia sp2 e Cedrela fissilis, respectivamente, dentre as espécies com maior valor de importância. O índice de diversidade de Shannon foi de 3,61 nat.ind. -1 e a equabilidade de Pielou de 0,82. A variação florística foi verificada por meio da análise de componentes principais (PCA), e apresentada nos autovalores dos dois primeiros eixos que juntos explicaram 25,51% da variação global dos dados, sendo que o eixo 1 da PCA apresentou correlacão com a variação florística no sentido nascente-foz do Córrego dos Bois e o eixo 2 sugere uma correlação com a variação florística no sentido margem do rio-interior da mata. A distribuição florística de Myracrodruon urundeuva e Cedrela fissilis está organizada em sentido foz do Córrego dos Bois. Anadenanthera colubrina e Casearia sp2, possuem organização em sentido nascente e em sentido margem do rio e interior da mata, respectivamente. A organização, distribuição e padrão de riqueza de espécies da comunidade arbustiva-arbórea estão relacionados ao histórico de pertubação, interferência da vegetação circundante e ainda podem ser atribuídos a condições de alta heterogeneidade ambiental onde os indivíduos se encontram estabelecidos.
Perfil epidemiológico dos casos novos de hanseníase no município de Teófilo Otoni, MG: uma análise de 2001 a 2008
Introdução: A hanseníase é uma doença milenar, de caráter infecto-contagioso que, quando não tratada, pode acarretar incapacidades e deformidades físicas. Ela é considerada um problema de saúde pública em vários países, inclusive no Brasil. A Organização Mundial de Saúde tem como meta eliminá-la até o ano de 2010. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos casos novos de hanseníase no município de Teófilo Otoni/ MG, no período de 2001 a 2008. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, descritivo, que utilizou dados disponíveis no site do Departamento de Informática do SUS DATASUS. Resultados: Foram registrados, no período considerado, 716 casos novos da doença, sendo 65,4% do sexo feminino, a faixa etária dos 40 a 59 anos (39%) foi a mais afetada, com registro de 39 (5,4%) casos de hanseníase em menores de 15 anos. A taxa de incidência apresentou um aumento importante até 2005, com redução a partir de 2006. A classe operacional predominante foi a multibacilar (84,4%); a doença afetou mais a raça parda (55,9%) e predominou em residentes na zona urbana, com 88,6% dos casos. O principal motivo de saída foi por cura, correspondendo a 86,6% dos casos. Observou-se o predomínio de pacientes com poucos anos de estudo, 42% dos pacientes tinham de 5ª a 8ª série incompleta do ensino fundamental. Conclusões: O estudo permitiu identificar que a incidência da hanseníase no município de Teófilo Otoni/ MG caminha para eliminação e os achados do perfil epidemiológico são preocupantes, considerando-se que são de faixa etária economicamente ativa e potencialmente, os principais disseminadores da doença.
Processos de inclusão social: um estudo a partir das vivências de educadoras infantis de associações comunitárias rurais do Vale do Jequitinhonha-MG
Com esta pesquisa pretendo identificar e compreender os processos de inclusão social construídos por mulheres que atuam como educadoras infantis em associações comunitárias ocalizadas em comunidades rurais da região do Vale do Jequitinhonha MG. Tenho como objetivos específicos compreender o universo cultural da mulher camponesa e seus espaços de socialização, analisar os processos de formação das educadoras, refletir sobre sua relação com a comunidade local para identificar os processos de inclusão social construídos por elas mesmas e contribuir para a construção de um olhar que supere a negatividade na análise da pobreza das camadas populares camponesas. O foco deste trabalho são educadoras infantis na faixa etária entre 26 e 42 anos, que atuam com crianças de 2 a 6 anos em instituições rurais de Educação Infantil mantidas por associações comunitárias. Optei por uma abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa de tipo etnográfico, na qual os dados são analisados endo como eixo central as categorias inclusão/exclusão social, investigadas a partir das esferas do trabalho, da comunidade e da família. Os instrumentos utilizados foram observações, entrevistas e registros em formato de diário de campo, onde foram recolhidos dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo-me desenvolver uma idéia sobre a maneira como as educadoras interpretam sua condição de trabalhadoras de instituições de Educação Infantil e sua inserção naquele meio social. A pesquisa me permitiu perceber que, embora exista um universo de conformismo, submissão e exclusão, as educadoras pesquisadas não estão coladas à imagem da inferioridade; elas elaboram processos, encontram caminhos, pessoas e resistem, saem do lugar de descredenciadas, à medida que estabelecem relações com seus pares, constroem relações de credibilidade e legitimidade, superam a imagem de inferiores que lhes é conferida. Esse processo se dá nas práticas comunitárias, por meio das quais as identidades das mulheres pesquisadas vão se constituindo ao se fazerem líderes e ao se fazerem educadoras infantis.
Percepção dos contadores sobre atribuições e qualificações no exercício da função de auditoria externa
A área contábil no cenário atual requer dos profissionais conhecimentos específicos entre as especialidades do contador, dentro de cada campo de atuação. Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção dos contadores sobre as atribuições e qualificações da função de auditoria externa, buscando identificar o grau de conhecimento dos mesmos em relação à área. Primeiramente efetuou-se uma revisão literária acerca da veracidade do conhecimento exigido pela área de auditoria externa, desenvolveu-se em seguida uma pesquisa de natureza descritiva objetivando a aplicabilidade de um questionário aos profissionais contadores no Estado de Minas Gerais, questionário este, contendo seis questões que foram respondidas por 33 bacharéis em Contabilidade. Os resultados encontrados mostram o quanto existem profissionais, que estão em atuação e muitas vezes não possuem o devido conhecimento sobre a real importância da independência e a competência técnico-profissional no exercício da função de auditoria externa. Também observou-se que a experiência na área contábil assim como, o tempo de formação, contam muito para um resultado satisfatório da pesquisa.
Perfil bioquímico, microbiológico e celular do leite de vacas girolandas do parto aos 180 dias de lactação
Este trabalho objetivou avaliar a incidência de patógenos, Contagem de Células Somáticas, Contagem Bacteriana Total, avaliação bioquímica e diferencial celular de 225 amostras de leite no período de fevereiro de 2012 a novembro de 2012. Foram utilizadas 25 vacas mestiças, pluríparas, provenientes de uma fazenda comercial localizada no distrito de Ibitira, município de Martinho Campos, Minas Gerais. Para a coleta, foi realizado o pré-dipping feito rotineiramente pela fazenda, em seguida, a limpeza dos tetos com uma gaze embebida em álcool 70%. Após este procedimento foi realizado o descarte dos três primeiros jatos de leite e realizado o armazenamento. As coletas foram realizadas no dia exato do parto sendo o colostro, 5, 10, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias subsequentes. Após coleta do leite, as lâminas foram confeccionadas e coradas para Quantificação Bacteriana, estimativa de Contagem de Células Somáticas e diferencial celular. O restante do material foi utilizado para isolamento bacteriano e avaliação bioquímica. Na Contagem de Células Somáticas, foi observado diminuição entre o terceiro e quarto meses de lactação e aumento para o terço-médio da lactação. Cerca de 48% das vacas avaliadas em todos os tempos apresentaram CCS acima de 200.000 células/ml de leite. Quanto à presença de patógenos, das 25 vacas, 18 (72%) foram positivas para o Staphylococcus aureus no início da lactação e somente esse patógeno se mostrou presente até o fim do experimento. Os patógenos mais prevalentes no decorrer desse estudo foram o Staphylococcus aureus, Streptococcus uberis e Bacillus spp. Na avaliação bioquímica realizada em aparelho automático, quando ocorreu aumento da concentração de células somáticas, houve aumento na concentração de cloreto, cálcio, magnésio, fosfatase alcalina e gama-glutamil transferase no leite. No diferencial celular realizado por microscopia óptica, quando houve aumento da concentração de células somáticas, ocorreu aumento da concentração de neutrófilos, linfócitos, eosinófilos, macrófagos, células epiteliais e basófilos.
Preparação e caracterização de filmes de proteínas de sementes de girassol contendo eugenol e nanopartículas de hidroxiapatita
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A experiência dos empreendedores públicos no governo de Minas Gerais: trabalho de formiguinha, tentando tirar água de pedra
Esta tese tem por objetivo compreender a experiência dos empreendedores públicos (EP) do governo de Minas Gerais, na perspectiva da gestão do cargo, a partir dos idealizadores do programa e de EPs da segunda geração (2011-2014). Trata-se de uma análise parcial porque avalia apenas os dois primeiros anos do governo Antonio Anastasia/Alberto Pinto Coelho, buscando, contudo, perceber diferenças de atuação e perspectivas em relação à primeira geração (2007-2010). Parte-se da premissa de que a atual experiência nãoapresentou ruptura em relação à anterior, mas possui algumas características próprias, decorrentes de mudanças políticas e de orientação estratégica do governo. Também é adotada nesta tese a suposição de que parte da percepção do EP sobre sua atuação deve-se à forma como é feita a gestão do cargo e de seus ocupantes. Destarte, trata-se de uma questão de gestão de pessoas no âmbito do setor público, com um viés para o modelo de competências, que baliza a seleção para o cargo, a pactuação de metas e o acompanhamento dos resultados individuais dos empreendedores.A tese está delineada em sete capítulos, iniciando-se pela introdução, em que se explicitam o problema de pesquisa e os objetivos, central e específicos. No segundo, terceiro e quarto capítulos, desenvolvem-se o referencial teórico, com três eixos principais de análise: a formação do RH na construção da Administração Pública brasileira, dando destaque às três reformas administrativas e às tentativas dos governos de formalizar uma política de administração de pessoal; panorama da construção histórica da Gestão de Pessoas no mundo e no Brasil, lançando luz à abordagem de Gestão por Competências, modelo que orienta a seleção e a gestão do empreendedor público; e o empreendedorismo e o empreendedor público. No quinto capítulo, desenvolve-se a metodologia e contempla também a exposição do posicionamento epistemológico da pesquisadora. No sexto capítulo procede-se à apresentação e análise dos resultados; e no sétimo capítulo formulam-se as consideraçõesfinais. As conclusões apontam para uma maioria de indivíduos com percepções positivas, aderentes ao discurso oficial do governo, que preconiza uma atuação empreendedora, envolvendo a mobilização de competências específicas. Contudo, nem todos os empreendedores públicos apresentam percepções alinhadas ao discurso oficial e algunsacreditam que o cargo pouco difere de outros cargos públicos, não empreendendo e, portanto, não atendendo aos objetivos delineados para sua atuação no governo de Minas Gerais. Muitos relatam sentimento de frustração diante da expectativa com relação à sua função. Somam-se a estes descontentamentos, um elevado índice de insatisfação com os instrumentos de gestão utilizados, principalmente o plano de trabalho. Com relação às especificidades da segunda geração de EPs em relação à primeira geração, os resultados indicam uma mudança no perfil, principalmente a crescente participação de profissionais oriundos do próprio setor público e da academia, em detrimento da seleção daqueles vindos de empresas privadas.Parece haver, portanto, uma combinação ou, no mínimo, convivência entre competências do setor público e do setor privado.Com relação ao desenvolvimento de competências, observou-se que os EPs consideram essa atuação como uma oportunidade de crescimento e aquisição de novos conhecimentos e experiência, além de possibilitar conhecer de perto a máquina pública e atuar com as lideranças técnicas e políticas do governo estadual. De alguma forma, o desenvolvimento de novas competências permite aos profissionais enfrentar desafios gerenciais, de ordem política e institucional no governo e, ao mesmo tempo, se preparar para um eventual retorno ao setor privado.
Formação de valores e atitudes: como professores do ensino fundamental enfrentam este desafio
Nesta dissertação apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre crenças, valores e práticas de professores do Ensino Fundamental com a formação de valores e atitudes. A escola que serviu de cenário a investigação pertence a uma área de alta vulnerabilidade social do município de Belo Horizonte e este panorama traz desafios e dificuldades à prática dos professores e ao trabalho cotidiano com os estudantes. Analisamos os resultados à luz dos estudos sobre Educação Moral e apontamos a importância que os professores atribuem para a discussão sobre valores e atitudes considerando a realidade da escola. Como estratégias metodológicas utilizamos grupos focais e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa teve como foco os desafios, as dificuldades, os impasses e as ações práticas relatadas pelos professores a fim de contribuir com a formação moral do corpo discente. Os professores relatam que as principais dificuldades que enfrentam no dia a dia da escola são a insegurança, a indisciplina, a violência, a falta de respeito, os contravalores que os estudantes trazem consigo além do medo em lidar com as situações de risco a que os estudantes estão submetidos no ambiente escolar e extraescolar. Identificamos que os professores consideram muito importante o trabalho com a formação de valores e atitudes. Para isso, desenvolvem dinâmicas que incentivam o diálogo e a escuta e se mostram sensíveis às situações que acontecem em sala de aula. Também consideram importante trabalhar situações que propiciem uma relação afetiva com os alunos e que contribua com o resgate da auto estima deles.
Influência do treinamento sobre a ativação neuronal hipotalâmica induzida pelo exercício físico
Objetivo: verificar se as alterações produzidas pelo treinamento físico sobre o balanço térmico são acompanhadas por modificações na ativação neuronal hipotalâmica em decorrência do exercício progressivo até a fadiga. Material e métodos: foram utilizados ratos Wistar, com idade entre 3-4 semanas, os quais foram divididos em: (1) grupo treinado (T); (2) grupo não treinado (NT); e (3) grupo naïf. O protocolo de treinamento físico consistiu de corrida em esteira durante 8 semanas/5 dias por semana. A intensidade e a duração do exercício foram aumentadas gradualmente até que os animais atingissem a velocidade de 25 m/min durante 60 minutos. Transcorrido o treinamento físico, os animais dos grupos T e NT foram submetidos à sessão de exercício progressivo até a fadiga (velocidade inicial de 10 m/min, com aumento de 1 m/mim a cada 3 minutos, 5% de inclinação da esteira). Enquanto os animais realizavam o teste de exercício progressivo, a temperatura corporal interna (Tc), a temperatura da cauda (Tcauda), o tempo de exercício até a fadiga e a velocidade máxima atingida foram registradas. A partir dos dados obtidos foram calculados: o trabalho, a taxa de aquecimento corporal, o calor acumulado e o limiar térmico para vasodilatação da cauda (TTcV). Noventa minutos após o final da sessão de exercício físico progressivo, os cérebros dos animais foram preparados para a realização do procedimento de imunohistoquímica. Foi realizada imunomarcação para a proteína Fos nas seguintes áreas hipotalâmicas: núcleo paraventricular do hipotálamo (PVN), núcleo pré-óptico medial (MPO) e núcleo pré-óptico mediano (MnPO). Resultados: como esperado, os animais do grupo T apresentaram maior tempo de exercício até a fadiga (71,0 ± 2,6 min, T vs 38,6 ± 1,9 min, NT, p < 0,01) e aumento de 110% no trabalho realizado (p < 0,01) em comparação com os animais NT. No entanto, as variações da Tc e da Tcauda durante o exercício progressivo foram similares entre os grupos. Foi observado decréscimo de 0,6°C do TTcV (p < 0,01) no grupo T quando comparado com o NT. Tal efeito possivelmente foi responsável pela menor taxa de aquecimento corporal e menor razão entre o calor acumulado e o trabalho realizado pelos animais T (Taxa de aquecimento corporal: 0,019 ± 0,002 °C.min-1, T vs 0,030 ± 0,005 °C, NT, p < 0,04; Calor acumulado/trabalho: 18,18 ± 1,65 cal/Kgm, T vs 31,38 ± 5,35 cal/Kgm, NT, p < 0,03). O treinamento físico aumentou em 112% o número de neurônios imunorreativos ao c-Fos no PVN, em 90% no MPO e em 65% no MnPO após o exercício progressivo, em relação ao grupo NT (p < 0,01). É interessante ressaltar que a imunomarcação c-Fos nestes núcleos também foi maior nos animais T e NT em relação ao grupo naïf (p < 0,01). A ativação neuronal do PVN, do MPO e do MnPO se mostrou intimamente associada com o trabalho desempenhado pelos animais durante o exercício progressivo (PVN, r = 0,97, p < 0,01; APOM, r = 0,86, p < 0,01; MnPO, r = 0,77, p < 0,05). Conclusões: os dados indicam que o treinamento físico intensifica a ativação neuronal do PVN, do MPO e do MnPO induzida pelo exercício progressivo. Tal aumento da ativação neuronal está relacionado com a melhora do desempenho físico e provavelmente contribui para o aprimoramento do balanço térmico através da facilitação da dissipação de calor, uma vez que a razão entre o acúmulo de calor e o trabalho foi 72% menor no grupo T.
X-RA: uma análise de intervalos para programas em redes
Este trabalho traz uma estratégia para melhor a análise de intervalos de inteiros em programas em rede utilizando uma característica chave. A análise de intervalos de inteiros é uma estratégia para detectar ocorrências de estouros de inteiros em programas. Apesar de esta análise poder ser aplicada em programas em rede como foi concebida, a proposta deste trabalho é aproveitar as mensagens que os programas trocam para melhorar a análise de inteiros. Para validar esta hipótese, a solução foi implementada sobre o arcabouço do compilador LLVM. A análise foi feita sobre algumas aplicações e os resultados mostram que a técnica proposta obteve resultados melhores em comparação com a técnica convencional em termos de quantidade de variáveis com intervalos definidos.
Método para a estimação de quantis de enchentes extremas com o emprego conjunto de análise bayesiana, de informações não sistemáticas e de distribuições limitadas superiormente
Pesquisas recentes em processos fluviais sugerem a idéia de que algumas variáveis hidrológicas, tais como as cheias máximas anuais, são limitadas superiormente. No entanto, quase todas as distribuições de probabilidade que são atualmente empregadas em análise defreqüência de cheias são ilimitadas. Isso se deve, em parte, à dificuldade de se estimar um limite superior para as vazões com base em pequenas amostras observadas. Es ta tese descreve um estudo exploratório sobre o uso conjunto de distribuições de probabilidade limitadas superiormente e informações não sistemáticas sobre cheias dentro de uma estrutura de análise bayesiana. No contexto do método desenvolvido, o valor atual da cheia máxima provável (ou PMF do inglês Probable Maximum Flood) aparece como uma estimativa para o limitesuperior das cheias máximas anuais, a despeito do fato de a determinação da PMF não ser inequívoca e depender fortemente dos dados disponíveis. No contexto bayesiano, as incertezas sobre a PMF são incluídas na análise pela correta especificação da distribuição a priori para o limite superior. Na seqüência, as informações sobre os registros sistemáticos, as cheias históricas e as paleocheias são agregadas através de uma função de verossimilhança composta, a qual é usada para atualizar a informação sobre o limite superior. Combinando as incertezas quanto à PMF com informações sobre cheias de várias fontes, a expectativa é a de melhorar a estimação do limite superior e melhor descrever as incertezas associadas às enchentes máximas anuais. Um exemplo de aplicação do método proposto foi feito no rio American, próximo ao reservatório de Folsom, na Califórnia, EUA. Outra aplicação foi feita no rio Llobregat, em Pont Du Vilomara, localizado na região da Catalunha, Espanha. Uma última aplicação foifeita no rio Pará, em Ponte do Vilela, MG, Brasil. Os resultados mostraram que é possível agrupar conceitos aparentemente incompatíveis: a estimativa determinística da PMF, tomadacomo um limite teórico para as cheias, e a análise de freqüência de cheias máximas, com a inclusão de dados não sistemáticos. Comparada à análise convencional, a conciliação dessesconceitos dentro da lógica de análise bayesiana proporcionou estimativas mais confiáveis para as cheias de grandes períodos de retorno. Por outro lado, a adoção de distribuições de probabilidade limitadas, além de ser fisicamente mais plausível, proporcionou uma melhor descrição do comportamento probabilístico das cheias em comparação às distribuições ilimitadas superiormente.