RCAAP Repository

Estrutura eletrônica em materiais bidimensionais: dicalcogenetos de metal de transição (TMDS) e bicamada de sílica (SiO2)

Usando uma metodologia de primeiros princípios, baseada na teoria do funcional da densidade (DFT), abordamos três problemas. Primeiramente, estudamos a estrutura eletrônica e fonônica de monocamadas de dicalcogenetos de metal de transição (TMDs)(MoS2,MoSe2 e MoT e2). Obtivemos a estrutura de bandas eletrônicas, o gap de energia e os modos normais de vibração. Os resultados obtidos estão em boa concordância com valores experimentais. Os modos normais e as relações de dispersão para os fônons foram obtidos considerando as vibrações da rede na aproximação linear, tratada como uma perturbação às equações de Kohn-Sham, no esquema proposto por S. Baroni. et.al. Num segundo estudo, é apresentada uma estimativa da barreira de energia para a nucleação do defeito tipo Stone-Wales na sílica (SiO2) usando o método NEB (Nudged Elastic Band) implementado no programa VASP. E finalmente, são apresentados os primeiros passos de um estudo de fronteiras de grão em dicalcogenetos de metal de transição (TMDs). As geometrias defronteiras de grão consideradas são formadas por unidades periódicas constituídas por um "defeito"do tipo 5-7. Observamos que essas geometrias podem eventualmente explicar os ângulos que se observam experimentalmente entre as diferentes regiões cristalinas de umaamostra.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Nestor Javier Fajardo Reina

Avaliação ecotoxicológica da qualidade da água e do sedimento no Córrego Tripuí, Ouro Preto MG

A Bacia do Corrego Tripui localizada no municipio de Ouro Preto, importante na historia da regiao, devido a sua utilizacao durante o periodo colonial para exploracao aurifera, encontrase hoje em processo de degradacao devido ao grande crescimento populacional e exploracaoindustrial. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo reavaliar a qualidade da agua e sedimento da Bacia do Corrego Tripui, do ponto de vista ecotoxicologico, complementando estudo realizado por Mendes (2012), que mostrou, atraves de analises dos parametros fisicos equimicos, indicios de degradacao da qualidade da agua na regiao. Foram realizadas duas coletas em quatro pontos de amostragem ao longo do trecho estudado em junho de 2014, levando-se em consideracao o uso e ocupacao da bacia. Foram conduzidos ensaios detoxicidade aguda e cronica com amostras de agua e sedimento, em laboratorio, utilizando os cladoceros Ceriodaphnia silvestrii e Daphnia similis, e o quironomideo Chironomus xanthus como organismos-teste. Foi verificado efeito de toxicidade aguda nas amostras de agua dedois pontos do corrego estudado, para a agua coletada em finais de semana, quando suspeitase que haja o despejo de residuos no corrego. Em relacao as amostras de sedimento, nenhum dos pontos apresentou efeito de toxicidade aguda, provavelmente devido a granulometria do sedimento, principalmente arenoso. Os efeitos de toxicidade verificados podem estar relacionados a atividades de exploracao de topazio e uma industria metalurgica, proximas dospontos de amostragem. Assim, as acoes que influenciam, diretamente ou nao, na qualidade da agua e do sedimento mostram a necessidade de monitoramento constante, como forma de contribuir para a conservacao de ecossistemas aquaticos.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Izabela Aparecida da Silva Mendes

Alterações histológicas em Lophiosilurus alexandri expostos ao glifosato

O Roundup® Original é um herbicida que contém em sua formulação o ingrediente ativo glifosato. Esta formulação comercial é amplamente utilizada a nível global, e sua principal função é combater ervas daninhas na agricultura. Devido às grandes aplicações deste herbicida, o glifosato e seus principais metabólitos têm sido detectados em águas superficiais e subterrâneas, gerando preocupações quanto aos seus efeitos em organismos não-alvos, principalmente animais aquáticos. O objetivo central deste estudo foi avaliar os efeitos deletérios do Roundup® Original (N-(fosfonometil) glicina, Monsanto do Brasil Ltda) em formas jovens do peixe pacamã (Lophiosilurus alexandri). Para isto, foram realizados testes de toxicidade aguda (96 h) e teste subcrônico (19 dias) de exposição ao herbicida. No primeiro teste de toxicidade aguda, foram testadas as concentrações de 0,0; 2,5; 3,0; 3,5; 4,0; 4,5 e 5,0 mg L-¹ de glifosato diluído em água, em animais de 0,05 ± 0,01 g; 1,80 ± 0,10 cm. A Concentração letal mediana (CL50; 96h) estimada foi de 2,71 mg L-¹ de glifosato. O estudo histológico possibilitou a observação de alterações branquiais, tais como: descolamento do epitélio lamelar, aneurisma, hiperplasia e fusão lamelar em animais mantidos na presença do agente tóxico. Para o segundo teste de toxicidade aguda, foram utilizados animais de 4,03 ± 1,26 g; 6,97 ± 0,65 cm. As concentrações de glifosato testadas foram de 0,0; 3,0; 6,0; 10,0; 15,0 e 20,0 mg L-¹. A CL50; 96 h e o nível de segurança estimados foram de 4,21 mg L-¹, e 0,42 mg L-¹ de glifosato, respectivamente. Brânquias e fígados avaliados neste experimento demonstraram alterações teciduais como: descolamento do epitélio lamelar com edema intersticial, hiperplasia das lamelas secundárias, hipertrofia de células de cloreto, desarranjo do formato das células hepáticas com presença de algumas áreas necróticas e com núcleos picnóticos. O terceiro experimento, caracterizado pela exposição de juvenis (21,69 ± 3,89 g; 11,45 ± 0,79 cm) às concentrações subletais de glifosato (0,0; 0,42 e 0,21 mg L-¹), ocasionou a mortalidade de 25% dos animais expostos à maior concentração de glifosato, além da presença de animais letárgicos nas concentrações testadas, com exceção do grupo controle. A histologia aplicada para fígado e brânquias dos juvenis do teste subcrônico, também demonstraram alterações teciduais, porém em menor proporção em relação aos testes de exposição aguda. Desta forma, podemos sugerir que o glifosato é potencialmente tóxico para L. alexandri, visto que concentrações baixas de glifosato provocaram mortalidade, além de alterações histológicas e comportamentais.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Stella Rubim de Sousa

Estudo de nanoestruturas de nitreto de boro hexagonal por microscopia de varredura por sonda

Nesta tese apresentaremos os resultados obtidos no Laboratório de Nanoscopia do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (DF / UFMG) a respeito do estudo de nanoestruturas de nitreto de boro hexagonal. Durante a realização desses projetos, contamos com uma intensa colaboração com o Grupo de Estrutura Eletrônica do DF/UFMG. A resposta de camadas de nitreto de boro hexagonal ao campo elétrico aplicado por uma sonda de AFM foi estudada usando a técnica de Microscopia de Força Elétrica(EFM). Nossos resultados mostram um comportamento anômalo na resposta dielétrica para as camadas de h-BN para as diferentes orientações da tensão aplicada. Através de cálculos de primeiros princípios, conseguimos mostrar que essa resposta anômala pode ser interpretadada como uma consequência macroscópica do connamento de uma na camada de água entre a camada de h-BN e o substrato de SiOx. Esses resultados foram comprovados através de experimentos em amostras que passaram por um tratamento térmico em altas temperaturas e também pela análise comparativa de camadas denitreto de boro hexagonal esfoliadas em um subtrato apolar. Apresentamos, ainda, um processo de deposição de nanoestruturas cristalogracamente orientadas sobre as camadas de nitreto de boro hexagonal. Essas estruturas se formam quando amostras de h-BN contendo nanopartículas metálicas são levadas ao forno CVD, com um uxo de hidrogênio. O processo é bastante reprodutível para diferentes tipos de nanopartículas, como níquel, platina e prata. Além da deposição dessas nanoestruturas conseguimos demonstrar os primeiros cortes cristalográcos em camadas de nitreto de boro hexagonal, usando partículas de Ni termicamente ativadas.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Camilla Karla Brites Queiroz M de Oliveira

Uso de ferramentas de comunicação e informação no ensino e na divulgação de técnicas cirurgicas em medicina veterinária

Num contexto em que muito se discute o bem-estar animal e a proposição de métodos que substituam as vivissecções, desenvolveu-se na Escola de Veterinária da UFMG um estudo com objetivo de produzir e avaliar a associação de recursos auxiliares ao ensino de cirurgia. Criaram-se materiais multimídia sobre ovariohisterectomia em cadelas que podem ser utilizados pelo professor em aulas teóricas presenciais, bem como pelo aluno em estudos fora do ambiente escolar. Produziu-se um vídeo sobre a cirurgia, orientado por uma narração das etapas do procedimento. Foram criadas bases de conhecimento de um sistema especialista que possibilitam um diálogo com o aluno sobre a cirurgia. Criou-se ainda um aplicativo com animações de suturas que complementa as informações contidas no vídeo e no sistema especialista. Para testar esses recursos, organizaram-se dois grupos de alunos de Técnica Cirúrgica, do curso de Medicina Veterinária da UFMG. O primeiro grupo foi submetido à metodologia de ensino tradicional da escola, enquanto que o segundo teve à disposição o material didático produzido. Realizaram-se avaliações quantitativas de desempenho e avaliações qualitativas para verificação da percepção dos alunos sobre o material testado. Os dados obtidos apontaram um desempenho discretamente superior dos alunos que utilizaram o material produzido, mas essa diferença não foi significativa. Apesar disso, a análise das questões das provas e os instrumentos qualitativos empregados revelaram vantagens no uso dos recursos didáticos testados

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2022-12-06T15:44:07Z

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Maurício Silva Gino

Antes do acontecimento: às vésperas da Copa

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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2022-12-06T15:44:07Z

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Vera Regina Veiga França

A linha guia como suporte para o planejamento da atenção à saúde do idoso

O presente trabalho teve como proposta analisar a linha guia como suporte para planejamento da atenção à saude do idoso, tendo como objetivo analisar a assistência prestada ao idoso, realçando as principais patologias que afetam essa faixa etária. A metodologia da pesquisa refere-se a uma revisão bibliográfica. A busca dos dados foi realizada a partir da base de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE e BVS de acordo com os descritores: Atenção Integral à Saúde do Idoso, envelhecimento e qualidade de vida. Os artigos incluidos foram aqueles publicados na base de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE e BVS. O aumento da população idosa exige tanto dos gestores da área da saúde, como dos técnicos auxiliares e seus familiares uma mudança expressiva no cuidado com essas pessoas para que as mesmas ao envelhecerem tenham também qualidade de vida. Uma vez que envelhecer não significa adoecer. Portanto, o envelhercimento precisa ser encarado como algo natural e ser visto de forma tranqüila buscando sempre lançar mão dos cuidados necessários com acompanhamento médico para diagnosticar a tempo os problemas que poderão surgir à medida que a pessoa envelhece.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Cleber Frank Alkmin Dias

Ensino-aprendizagem em serviço na educação para atenção farmacêutica

Este estudo teve como objetivo revelar as competências clínicas desenvolvidas por estudantes de graduação em Farmácia em um programa de ensino-aprendizagem em serviço na educação para atenção farmacêutica (PEAS-AF). Para atingir este fim, ele foi metodologicamente organizado em cinco etapas: I- identificação de literatura sobre programas de ensino-aprendizagem em serviço voltados para a formação clínica em Farmácia, utilizando-se revisão sistemática nas bases de dados Lilacs, PubMed, Scopus e Eric; II- desenvolvimento de um PEAS-AF aplicado ao contexto brasileiro; III- criação de cenário de prática para oferta do PEAS-AF em um curso de Farmácia em Minas Gerais, Brasil; IV- estudo quantitativo descritivo para avaliar o desempenho das estudantes do PEAS-AF na identificação e resolução de problemas relacionados ao uso de medicamentos (PRM); V: estudo qualitativo autoetnográfico para compreender a perspectiva de estudantes e tutoras acadêmicas sobre o desenvolvimento de competências clínicas no PEAS-AF, realizando-se observação participante, entrevistas individuais, grupo focal e análise de documentos no período de planejamento e oferta do PEAS-AF (12 meses). A revisão sistemática revelou diferentes arranjos organizacionais, abordagens pedagógicas e pesquisas utilizadas para avaliar estratégias de ensino-aprendizagem em serviço para atenção farmacêutica. Para o desenho do PEAS-AF, adotou-se a teoria da aprendizagem experiencial e o arranjo organizacional que prevê tutores acadêmicos e preceptores com estudantes desenvolvendo atividades no serviço de saúde e atividades em paralelo na universidade. O cenário de prática foi desenvolvido por meio de projeto de extensão universitária, com oferta de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa (GTM) na atenção primária à saúde. Concomitantemente foi ofertado o PEAS-AF. Três estudantes de pós-graduação assumiram o papel de tutoras de sete estudantes de graduação no serviço de GTM. Uma das tutoras responsabilizou-se pela condução das atividades reflexivas na universidade. Os estudos quantitativos permitiram afirmar que as estudantes foram capazes de identificar e propor resoluções para PRM de forma comparável a estudantes e profissionais de outros estudos. Identificou-se dificuldade para aplicação de conhecimento prévio desenvolvido na graduação no processo racional de tomada de decisões em farmacoterapia. Na perspectiva das participantes, houve o desenvolvimento de competências relacionadas à filosofia da prática, ao processo racional de tomada de decisões em farmacoterapia, ao manejo da literatura técnico-científica e às relações interprofissionais. Foi percebida lacuna na formação prévia das estudantes sobre fisiopatologia, semiologia e farmacoterapia. Tais achados revelam que o PEAS-AF contribuiu para o desenvolvimento de competências clínicas para atenção farmacêutica por estudantes de graduação em Farmácia no contexto educacional e do sistema de saúde brasileiros. Além disso, gerou conhecimento sobre as lacunas na formação, que pode subsidiar a revisão dos currículos por parte da instituição de ensino e também o redirecionamento do processo de aprendizado por parte das estudantes.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Simone de Araújo Medina Mendonça

Influência do tráfego intracelular do Trypanosoma cruzi e resposta celular à infecção no desenvolvimento intracelular do parasito

A doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi (T. cruzi), apresenta um curso clínico variável, variando desde casos assintomáticos até formas mais graves com comprometimento cardíaco, digestivo ou cardio-digestivo. Estudos prévios utilizando duas populações clonais de T. cruzi, Col1.7G2 (T. cruzi I) e JG (T. cruzi II) demonstraram que houve distribuição tecidual diferencial desses parasitos durante a infecção em camundongos BALB/c, com predominância de JG no coração. A maior adaptação de JG pelo músculo cardíaco foi posteriormente confirmada por estudos de infecção in vitro em culturas de cardiomiócitos primários de camundongo. Dessa forma, a seleção por um tecido específico é resultado primariamente da interação direta entre parasito e célula hospedeira, sem a interferência direta do sistema imune. Adicionalmente, observou-se que a seleção é dependente não apenas da taxa de invasão celular, mas principalmente da taxa de multiplicação intracelular do parasito. Pouco se sabe sobre os mecanismos que determinam essa seleção tecidual. A célula hospedeira quando infectada responde a esta infecção produzindo vários fatores tais como, espécies reativas de oxigênio, citocinas, entre outros. De acordo com dados anteriores da literatura, mostramos que a cepa JG apresenta uma maior taxa de multiplicação intracelular quando comparada com clone Col1.7G2 em cardiomiócitos. Também mostramos que os cardiomiócitos em cultura respondem à infecção com produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e que os níveis de ROS são maiores nas culturas infectadas com JG, enquanto que JG apresenta menos enzimas anti-oxidantes. Adicionalmente, a inibição do estresse oxidativo interfere com a taxa de multiplicação intracelular de JG, mas não Col1.7G2. ROS por sua vez mostrou-se capaz de induzir níveis maiores de moléculas sinalizadoras em JG, como cálcio e ânion superóxido, os quais podem estar contribuindo para indução da maior multiplicação intracelular desta população clonal de T. cruzi. Os dados aqui apresentados sugerem que certos níveis de ROS podem ser importantes para a sinalização e indução da multiplicação intracelular do parasito

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2022-12-06T15:44:07Z

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Patrícia Pereira Dias

Ginástica laboral: proposta para melhoria na qualidade de vida dos cuidadores do lar São Vicente de Paulo de Capitólio - MG

A Lombalgia é denominada como o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrentes de alguma anormalidade nessa região, conhecida popularmente como dor nas costas. E esta tem sido a principal causa de afastamento do trabalho dos cuidadores de idosos do Lar São Vicente de Paulo de Capitólio-MG. A Ginástica Laboral (GL) é citada como um programa de intervenção, que pode ser definida como um programa que consiste na realização de atividades voltadas para as necessidades do trabalhador, praticado no ambiente ocupacional e direcionado, principalmente, para a usculatura mais requisitada durante a jornada de trabalho. Existem 3 (três) tipos de Ginástica Laboral, a GL Preparatória que é aquela realizada no início do trabalho, a GL Compensatória que é aquela realizada no meio da jornada de trabalho, e por último a GL de Relaxamento que é aquelarealizada após o expediente. Os encontros/sessões serão ministrados pela Fisioterapeuta responsável por este projeto, 3 (três) dias na semana, segunda, quarta e sexta, duas vezes ao dia no início e no término das atividades , com duração de no máximo 15 (quinze)minutos cada, contendo exercícios de ginástica laboral preparatória e de relaxamento. Portanto, o presente projeto de intervenção visa à elaboração e implantação de um programa de ginástica laboral na prevenção da lombalgia nos cuidadores de idosos do Lar São Vicentede Paulo de Capitólio MG, propondo assim uma melhor qualidade de vida, além de ter como objetivo verificar os efeitos da implantação deste programa de ginástica laboral. Pretende-se ainda buscar a solução para a diminuição de queixas de lombalgia, contribuir para uma redução no número de absenteísmo relacionado a esta doença, valorização de atividades físicas e promoção de saúde. Este projeto será desenvolvido no Lar São Vicente de Paulo de Capitólio MG e abrangerá todos os cuidadores de idosos que aceitarem participar desta proposta de intervenção. Ressalto que todos os recursos que serão utilizados serãodisponibilizados/fornecidos pela Instituição.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Leila Aparecida Carvalho

Agroextrativismo, comunidades tradicionais e os desafios na comercialização dos produtos: Januária, Norte de Minas Gerais

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

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2022-12-06T15:44:07Z

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Yara Janaina Pinto Gusmão

Ação educativa sobre ergonomia escolar: o olhar do professor

As alterações posturais são preocupações que envolvem a qualidade de vida de crianças e adolescentes, inferindo no aprendizado escolar. Percebe-se uma deficiência de informações em relação à ergonomia dentro do ambiente escolar, surgindo assim à necessidade da orientação voltada aos professores, pois eles estarão diretamente envolvidos no cotidiano dos discentes. Este estudo objetivou-se a desenvolver ações educativas com os professores e alunos do curso de graduação em pedagogia sobre a prevenção decorrente dos distúrbios posturais na infância e adolescência no ambiente escolar. Optou-se por uma proposta de intervenção junto a uma Faculdade no município de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, através de orientações aos discentes e docentes do curso de pedagogia, considerando a relevância do investimento na prevenção em saúde. A construção da proposta foi norteada através de estudos selecionados nos bancos de dados SciELO, Lilacs e Bireme da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores:ergonomia, ergonomia escolar, ação educativa e disfunções posturais. Conclui-se que investir em conhecimento e informação aos docentes proporciona a adoção de novas medidas, podendo influenciar no cotidiano dos alunos e professores do curso de pedagogia, contribuindo com o fator de prevenção em saúde.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Patricia Naila Gonzaga

Aquecimento do paciente no período de recuperação pós-anestésica: ensaio clínico randomizado

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-12-06T15:44:07Z

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Nathália Haib Costa Pereira

As relações de trabalho na "Nossa Escola"

O presente documento propõe a discussão das relações de trabalho dentro do ambiente escolar a partir do levantamento das principais dificuldades encontradas no cotidiano da Nossa Escola. Essa reflexão tem por objetivo a conscientização sobre a importância de se manter boas relações interpessoais e apresentar os caminhos encontrados pela atual gestão para sanar essas dificuldades.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Angela Aparecida de Souza Doro Pereira

Construção do conhecimento e a estruturação das decisões do levantador de voleibol no núcleo do sistema ofensivo na ação situada e incorporada

O estudo investigou a tomada de decisão do levantador, na complexidade do mundo real, referente à organização do sistema ofensivo: distribuição de jogo. Participaram deste estudo dois levantadores top-level de voleibol, um de cada sexo, ambos campeões internacionais no escalão adulto pela Seleção Brasileira. À luz da teoria do Curso da Ação, perante a entrevista de autoconfrontação, os jogadores foram ao mesmo tempo os observadores e os observados da respectiva ação no transcorrer da partida. A autoconfrontação foi empregada em dois distintos confrontos competitivos de cada equipe na fase final da Superliga. Os jogos foram registrados em vídeo. Em seguida, houve o encontro entre pesquisador e jogador, onde este verbalizou as decisões relacionadas à distribuição de jogo. Em convergência com a respectiva ação na situação real, o jogador expôs as razões para as próprias decisões em todas as sequências ofensivas. Posteriormente, estabeleceu-se a interação do pesquisador com treinadores brasileiros de elite no Voleibol. A análise das decisões dos levantadores, na organização ofensiva, envolveu o confronto entre cada ação executada na partida e o significado construído pelo próprio jogador em referência à respectiva ação. A discussão e a concordância entre o pesquisador e os treinadores, sobre as ações táticas dos levantadores expostas nas autoconfrontações e nos respectivos jogos, resultou na formação de unidades táticas relativas à tomada de decisão na distribuição de jogo. A análise dos dados revelou, a partir das interações entre jogador (observador-observado) e anuências entre atleta-pesquisador-treinador, diferentes dimensões táticas relativas à tomada de decisão no núcleo da distribuição de jogo. As dimensões foram inseridas em duas diferentes interações: comunicação com os integrantes da própria equipe e contracomunicação com os integrantes da equipe oponente. A comunicação teve em sua composição as dimensões táticas: primeiro toque; prévio conhecimento ofensivo dos jogadores; controle ofensivo, percepção da movimentação ofensiva; replicação ofensiva; precisão ofensiva; expectativa ofensiva. A contracomunicação em sua composição envolveu as dimensões: bloqueador de extremidade; bloqueador central; bloqueador central e de extremidade em conjunto. Estes resultados propiciaram a compreensão da tomada de decisão do levantador de voleibol top-level, mediante os processos cognitivos e a lógica do jogo. As presentes dimensões táticas poderão ser empregadas como indicadores, referentes à decisão dos levantadores, em associação também ao primeiro e terceiro toque, por intermédio da interação entre pesquisador e jogador ou treinador e jogador. Estes procedimentos contribuirão na orientação do treinamento do sistema ofensivo da equipe. O estudo demonstrou que equipes de sucesso no voleibol brasileiro possuem levantadores com autonomia decisional, que elaboram as decisões com inteligência e criatividade.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Cristino Julio Alves da Silva Matias

Estudo da utilização de adesivo estrutural para redução de pontos de solda nas partes móveis de veículos e correlação da estrutura do compósito metal/recobrimento/adesivo formado com seu desempenho mecânico

A indústria automotiva brasileira, sujeita a ampla concorrência interna e externa, é forçada a procurar alternativas para melhorar sua produtividade e baixar seus custos, mantendo os requisitos de qualidade exigidos pelo mercado. Impulsionado por este cenário, o uso de adesivos estruturais na união de metais está crescendo significativamente. Os adesivos permitem eliminar ou reduzir outras formas de união como solda, rebite e parafuso, tornando o processo mais enxuto e produtivo. A aplicação de solda, no fluxo produtivo do automóvel, é um processo dispendioso e pode inclusive impactar na vida útil do veículo. A soldagem é complexa e afeta o desempenho do material que se torna mais suscetível à corrosão e mais frágil, além de afetar a estética dos componentes. As partes móveis do veículo portas, capôs e tampas do porta mala são compostas por duas chapas unidas por adesivo estrutural e pontos de solda. Após a soldagem elas devem ser submetidas a reparos, com a finalidade de melhorar seu acabamento superficial. Neste trabalho, os compósitos metal/recobrimento/adesivo formados na fabricação das partes móveis, possuem como metal o aço ou o alumínio, como recobrimento para o aço zinco e/ou fosfato e como adesivo o adesivo estrutural monocomponente de matriz epoxídica ou o bicomponente de matriz acrílica. O processo de fabricação atual das partes móveis dos veículos e a relação entre a estrutura dos compósitos metal/recobrimento/adesivo e o desempenho mecânico, antes e após ensaios de durabilidade, foram estudados. Avaliações do fluxo do processo de fabricação de 7 montadoras brasileiras e 3 montadoras no exterior foram realizadas. Ensaios de rugosidade, tensão superficial, MEV/EDS, DMA e TG permitiram a compreensão da estrutura dos compósitos e seus componentes. O desempenho mecânico foi avaliado por ensaios de cisalhamento simples antes e após envelhecimentos em névoa salina, umidade e calor. Este trabalho possui como resultado propostas de processos de fabricação de partes móveis mais enxutas e produtivas, com menor custo, eliminando pontos de solda através da utilização de adesivo estrutural monocomponente e bicomponente. Além disso, informações capazes de viabilizar o desenvolvimento de novos produtos metálicos unidos por adesivo estrutural na indústria automobilística foram divulgadas.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Juliana Lopes Hoehne

Contribuição ao estudo de compósitos de espuma rígida de poliuretana reforçada com resíduos de celulose

Este trabalho apresenta o estudo de um rejeito industrial da produção de polpa de celulose branqueada, visando a sua valorização como matéria-prima renovável e o estudo sobre o efeito da mercerização nesse rejeito. O rejeito industrial não tratado e o mercerizado foram caracterizados segundo a sua composição química, propriedades estrutural, térmica, morfológica e mecânica através da análise de Espectroscopia na Região do Infravermelho, Difração de Raios X (DRX), Termogravimetria (TG), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), além de ensaios mecânicos de tração universal e Zero Span. Foram preparados compósitos de espuma rígida de poliuretana com o rejeito industrial não tratado e o mercerizado. A densidade das espumas foi determinada segundo a norma ASTM D 1622, enquanto que a sua resitência mecânica foi determinada através do ensaio de compressão a 10% de deformação segundo a norma ASTM D 1621-73 e através do ensaio de tração usando o aparelho de DMA (Análise Dinâmico Mecânico). A condutividade térmica da espuma foi obtida segundo a norma ASTM C 177-97. Os resultados obtidos mostraram que o rejeito RDC pode ser classificado como um rejeito fibroso de boa qualidade, podendo ser uma alternativa como matéria renovável. A introdução da fibra RDC no processamento da espuma não alterou a sua estabilidade térmica e não levou a uma perda considerável da sua resistência mecânica. Além disso esta introdução foi favorável à propriedade de isolamento térmico, uma vez que as espumas compósitas com a fibra RDC não mercerizada apresentaram valores de condutividade térmica inferiores ao da espuma matriz. Estudou-se a susceptibilidade à biodegradação das espumas compósitas e o teste qualitativo realizado mostrou que a espuma compósita pode ser passível de biodegradação devido à influência da fibra vegetal.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Merces Coelho da Silva

Habilidades iniciais de leitura e escrita em crianças nascidas prematuras

O objetivo deste estudo consistiu em investigar a habilidade inicial de leitura e escrita e seus correlatos neuropsicológicos, em crianças nascidas prematuras. Participaram do estudo 52 crianças prematuras, nascidas com até 34 semanas de gestação e com baixo peso, e 52 crianças nascidas a termo (grupo controle). Em ambos os grupos, as crianças tinham, em média, 6 anos de idade (média = 79 meses) e estavam matriculadas em classes regulares do primeiro ano do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte/MG. Os dois grupos foram emparelhados por idade, gênero, escolaridade e nível socioeconômico. Apenas crianças com QI total 85 participaram do estudo. As crianças prematuras foram recrutadas no Ambulatório da Criança de Risco da Universidade Federal de Minas Gerais (ACRIAR/UFMG). Todos os participantes foram submetidos a tarefas que avaliavam: leitura e escrita de palavras; inteligência, compreensão verbal e velocidade de processamento (Escala Wechsler de Inteligência para CriançasIII); processamento fonológico (consciência fonológica [Detecção de Rima e Detecção de Fonema], velocidade de nomeação [Nomeação Seriada Rápida: dígitos e objetos] e memória verbal [Repetição de dígitos]); e funções executivas (planejamento [Teste da Torre de Londres] e flexibilidade cognitiva [Teste Wisconsin de Classificação de Cartas]). Os resultados mostraram que as crianças prematuras apresentaram desempenho significativamente mais baixo no teste de inteligência e nas tarefas que avaliavam a leitura e a escrita, quando comparadas às crianças do grupo controle. Os prematuros apresentaram, ainda, escores significativamente inferiores em todas as medidas neuropsicológicas. A escolaridade materna e a qualidade da escola dos prematuros também foram inferiores. Como houve muita variação na habilidade de leitura entre os prematuros, esse grupo foi dividido em bons e maus leitores, com base no desempenho das crianças do grupo controle no teste de leitura de palavras. Os resultados mostraram que os dois grupos de crianças prematuras não diferiram significativamente entre si nos indicadores de compreensão verbal, flexibilidade cognitiva e planejamento, porém, ambos os grupos de prematuros apresentaram escores significativamente inferiores aos controles. Os dois grupos de prematuros tampouco diferiram entre si em relação ao peso de nascimento, idade gestacional, nível socioeconômico e escolaridade materna. Por outro lado, os maus leitores prematuros apresentaram desempenho significativamente inferior aos bons leitores prematuros e também aos bons leitores nascidos a termo nos testes que avaliavam a consciência fonológica, a velocidade de nomeação e a memória verbal. Eles também apresentaram desempenho inferior ao das crianças do grupo controle nas tarefas que avaliaram a compreensão verbal, a velocidade de processamento, o planejamento e a flexibilidade cognitiva. Com exceção dos resultados encontrados para a velocidade de processamento e o planejamento, as diferenças detectadas permaneceram significativas após o controle do efeito de variações no fator de Organização Perceptual da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças-III, na escolaridade materna e na qualidade da escola. Os resultados apontam que mais da metade dos prematuros já demonstraram, desde o início dos anos escolares, piores resultados na leitura e na escrita. Até mesmo os bons leitores prematuros apresentaram déficits na compreensão verbal e no funcionamento executivo, quando comparados aos bons leitores do grupo controle, contudo, tais déficits não se converteram, necessariamente, em prejuízos acadêmicos, pelo menos aos 6 anos de idade. Dados relativos às habilidades acadêmicas iniciais são importantes para se dimensionar as necessidades educacionais destas crianças, assim como seus riscos para problemas futuros de aprendizagem da leitura e escrita.

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2022-12-06T15:44:07Z

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Alexandre Ferreira Campos

A emergência de eventos complexos em aulas on-line e face-a-face: Uma abordagem ecológica

O papel da interação na aprendizagem de línguas tem sido tema freqüente na área de Lingüística Aplicada. Com os recentes avanços tecnológicos, essa questão tornou-se ainda mais proeminente. Este trabalho investiga as dinâmicas interativas ocorridas em uma disciplina de escrita em inglês como língua estrangeira oferecida na modalidade mista com aulas face-a-face e on-line. O estudo foi sustentado por uma perspectiva ecossistêmica, incluindo princípios da Teoria da Complexidade e de abordagens ecológicas às relações de ensino e aprendizagem de línguas. A investigação foi conduzida sob uma perspectiva etnográfica, com acompanhamento sistemático das atividades da disciplina durante todo o semestre letivo. A análise procurou evidenciar os processos de interação, participação e colaboração na disciplina como um todo e, em especial, no processo de revisão colaborativa de textos em um fórum on-line e em seminários face-a-face. Os resultados destacam o valor de desenhos instrucionais mistos que busquem a convergência das modalidades de ensino aulas face-a-face e on-line de forma a explorar o potencial de cada modalidade. Desenhos instrucionais mistos têm o potencial de combinar essas modalidades de ensino tradicionalmente separadas, integrando as propriedades e possibilidades de cada uma. A combinação dessas modalidades supera o dualismo que parece sugerir a necessidade de se escolher entre a modalidade convencional face-a-face e a on-line, e potencializa os benefícios de uma forma que vai além das capacidades individuais de cada uma.

Year

2022-12-06T15:44:07Z

Creators

Antonio Carlos Soares Martins

A influência do espaço físico na organização da escala de trabalho do soldado bombeiro militar

O presente estudo foi realizado em uma instituição de segurança pública responsável pela execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Minas Gerais. Foi elaborada a hipótese de que as queixas de desgaste mental e as discussões no ambiente de trabalho estão relacionadas com conflitos de revezamentos que se dão a partir da impossibilidade de seguir a escala prescrita dos militares escalados na equipe de resgate. O espaço físico foi identificado como fator determinante que comprometia a organização dos trabalhadores. De fevereiro de 2010 até junho de 2011 foram acompanhadas um total de cem ocorrências, a fim de quantificar e qualificar os conflitos que não permitiram os trabalhadores seguirem a escala prescrita. Foram realizadas 74 visitas totalizando ± 140 horas de Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Os conflitos entre os trabalhadores estão relacionados com a organização da escala e com as inadequações do espaço físico do posto de trabalho que não permitem um descanso eficaz entre uma ocorrência e outra. Ao final foram propostas recomendações ergonômicas quanto à adequação do leiaute e das condições físicas do ambiente de trabalho com finalidade de promover melhora da saúde dos trabalhadores e permitir um descanso mais eficaz quando não são acionados para a tarefa.

Year

2022-12-06T15:44:07Z

Creators

Roberto Márcio Affonso Ferreira