RCAAP Repository
O jornalismo como singular coletivo: reflexões sobre a historicidade de um fenômeno moderno
Como apreender o jornalismo sobre o prisma da historicidade dos seus fenômenos? Ao buscar caminhos para responder essa indagação, este trabalho visa inquerir a maneira normativa pela qual a atividade jornalística e sua história têm sido prioritariamente descritas em seus discursos autorreferentes, sobretudo naqueles ligados a ideais modernizadores. A nosso ver, mesmo diante de uma materialidade complexa, o que se percebe é a adoção de uma perspectiva que advoga a um conceito estreito e totalizador que fixa o seu ismo como uma categoria vazia das dimensões temporais. Dita perspectiva, assentada em valores e concepções modernos, instaura uma narrativa presentista que tende a considerar o passado como um depósito inerte, sem capacidade de nos afetar ou agenciar. Isso fica evidente, por exemplo, no relato de modernização do jornalismo brasileiro nos anos 1950, calcado na ideia de grandes rupturas e revoluções a partir de uma visada linear e teleológica. Desse modo, o objetivo central de nosso trabalho é explorar formas de reabrir esse passado, encarando-o como uma tradição viva e historicizando aquilo que chamamos de singular coletivo. Para isso, recorremos às categorias meta-históricas propostas por Reinhart Koselleck de espaço de experiência e horizonte de expectativa e associamo-las às considerações de Bruno Latour acerca da Constituição dos Modernos. Esse caminho nos permite analisar criticamente, a partir de uma visada histórica, o hiato identificado entre a promoção de uma concepção identitária única relacionada à própria modernização jornalística e a variedade de formas pelas quais os jornais narram e sabem o mundo. Isso com vistas à historicizar uma e outra, promovendo um escrutínio de algumas das narrativas que as compõem, a partir de jornais brasileiros e estadunidenses. Como forma de viabilizar metodologicamente nossa empreitada, buscamos momentos em que essa normatividade aparece de forma ainda mais sedimentada nos discursos de autorreferenciação do jornalismo, o que nos permite traçar, a partir daí, uma rede de relações mais amplas para compreender como esse ismo e seu conjunto de valores modernos são configurados, promovidos e sustentados ao longo do tempo.
2022-12-06T15:44:07Z
Phellipy Pereira Jácome
O sentido da transdisciplinaridade: entre cinemas e ciências
Esta pesquisa examina as interfaces entre o cinema e a formação de professores de ciências naturais em processos transdisciplinares. A partir do estudo desta problemática, dedica-se à elaboração e à análise de uma disciplina optativa de trinta horas intitulada Cinemas eCiências da Natureza, oferecida no curso de mestrado profissional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). O objetivo deste trabalho é aproximar noções do mecanismo cinematográfico e do pensamento científico por meio de consideraçõessobre a imagem e o processo de criação. Procuramos entender como o cinema pode contribuir para a construção de novas abordagens no ensino e servir para articular disciplinas no cenário de formação docente. A discussão é feita a partir de conceitos filosóficos e leiturascinematográficas da obra de Henri Bergson e de Gilles Deleuze, que auxiliam na definição de um arcabouço teórico de análise. A referência metodológica para o curso prático são os trabalhos de Alain Bergala e os debates produzidos no Brasil acerca da entrada do cinema como arte na escola, além dos estudos sobre sua utilização em relação às ditas ciências duras. Quatro filmes e um debate foram produzidos durante a formação transdisciplinar. A avaliação dos resultados aponta algumas inferências possíveis sobre o uso do cinema em processostransdisciplinares e também salienta a importância da compreensão do tempo-invenção na ciência e no fazer artístico nessas práticas, assim como para alguns horizontes de pesquisa. A concepção do filme como espaço de entrelaçamento e a análise sobre o envolvimento deelementos da vida na aprendizagem cinematográfica também são apresentados como resultados desta pesquisa.
2022-12-06T15:44:07Z
Gustavo da Rocha Jardim
Contribuição ao controle de um conversor reversível aplicado a um aerogerador síncrono a imãs permanentes
A geração de energia eólica tem se tornado cada vez mais uma alternativa viável para a geração de energia elétrica em larga escala. A ligação de um sistema de geração de energia eólica a rede elétrica requer, além da conformação da energia devido à natureza aleatória da geração e da busca por e ciência, que alguns parâmetros de qualidade da energia sejam atendidos. Códigos de rede modernos determinam que sistemas de geração eólica devam, não somente suportar perturbações na rede elétrica, como também contribuir para a estabilidade do sistema elétrico, assim como as fontes tradicionais de geração. Neste contexto, o desenvolvimento de um protótipo de sistema de geração de energia eólica possibilita o estudo de técnicas que garantam o funcionamento do sistema conforme os requisitos estabelecidos. Esta dissertação apresenta a modelagem e o controle de um protótipo de sistema de geração de energia eólica composto por um gerador síncrono a imãs permanentes e um conversor eletrônico regenerativo para a interligação do gerador a rede elétrica. Duas estratégias de controle são implementadas. A primeira e a técnica de controle em cascata com controladores PI em referencial síncrono, que e a mais empregada para este tipo de controle. A segunda é a técnica de controle baseada em passividade (Interconnection and Damping Assignment Passivity-based Control IDA-PBC), que realiza o controle através da manipulação da energia que ui pelo sistema. E apresentada a modelagem matemática detalhada das duas técnicas, assim como resultados de simulação e experimentais. O objetivo do trabalho é contribuir para um melhor entendimento do funcionamento do conversor eletrônico e das técnicas de controle utilizadas, com o foco na rejeição de perturbações e na suportabilidade a afundamentos de tensão na rede elétrica
2022-12-06T15:44:07Z
Leonardo Tameirao Ferreira Soares
Desenvolvimento e estudos biológicos de dispositivos de liberação controlada de antitumorais utilizando polímeros biodegradáveis e materiais magnéticos
Neste trabalho, nanopartículas magnéticas com núcleos de óxidos de ferro recobertos por polímero biodegradável PLGA, contendo os antitumorais citrato de ródio(II) ou daunorrubicina foram obtidos, caracterizados e avaliados em linhagens de células cancerosas e/ou modelo murino de implante de esponja para avaliação de inflamação e angiogênese. Os compostos magnéticos como os óxidos de ferro podem ser uma alternativa ao tratamento convencional do câncer porque são materiais biocompatíveis que podem ser utilizados como carreadores de um dispositivo antitumoral. Um campo magnético externo pode ser aplicado, atraindo essas partículas, e diminuindo a sua circulação sistêmica, o que favorece a acumulação no local do tumor, aumentando a sua eficácia e diminuindo os efeitos secundários sistêmicos. Exemplos são nanopartículas (NPs) produzidas a partir de sais de ferro (íons Fe2+ ou Fe3+) ou desses com outros metais de transição, como o níquel e o zinco, chamadas ferritas (FR). Substâncias com atividade antitumoral podem ser usadas com essas ferritas para que possam ser guiadas até o local de ação através de um campo magnético. Como exemplos, tem-se o citrato de ródio(II), um complexo inorgânico obtido de RhCl3, muito eficaz em células cancerosas, e cloridrato de daunorrubicina (DNR), do grupo das antraciclinas, fármaco quimioterápico muito utilizado para tratamento de tumores, mas com efeitos citotóxicos em células normais, curto tempo de meia-vida e não-seletividade para células cancerosas. Neste estudo, foram sintetizadas nanossistema de citrato de ródio(II) e daunorrubicina com ferrita de óxidos de ferro e/ou ferrita de óxidos de níquel/zinco/ferro e ácido poli-lático-co-glicólico (PLGA), que foram testados em células cancerosas in vitro e/ou em modelo de angiogênese in vivo. Ambos foram caracterizados por técnicas físico-químicas, tais como espectroscopia de absorção na região do infravermelho (IV), análise térmica (TG e DTA), microscopias eletrônicas (ME), magnetização de saturação à temperatura ambiente (Msat), entre outras, e as cinéticas de liberação in vitro foram avaliadas. A síntese do citrato de ródio(II) foi reproduzida segundo dados da literatura. A partir do citrato de ródio(II) sintetizado, foram preparados nanossistemas com PLGA e ferritas, que apresentaram diâmetros de, aproximadamente, 250,0 a 300,0 nm, potencial zeta de -24,7 mV e comportamento superparamagnético. Nanossistemas de daunorrubicina foram preparados a partir do fármaco puro, PLGA e ferrita, apresentaram diâmetros de cerca de 160,0 a 200,0 nm, potencial zeta de -32,4 mV e comportamento superparamagnético. Foram traçados os perfis cinéticos de liberação dos fármacos, utilizando tampão fostato (PBS) como meio e temperatura de 37 0C, condições que mimetizam os fluidos biológicos. O citrato de ródio(II), a partir do nanossistema, mostrou um perfil de liberação controlada sem a presença de efeito explosão e a liberação se manteve por cerca de 70 h. A liberação de daunorrubicina a partir do nanossistema mostrou um efeito explosão nas primeiras 8 h e liberou o fármaco por até 350 h. Ambos os sistemas foram testados com um ímã e visualmente atraídos pelo campo. O nanossistema de citrato de ródio(II) apresentou toxicidade semelhante à do ródio(II) livre nos ensaios in vitro em células tumorais e o de daunorrubicina exibiu citotoxicidade cerca de 50 vezes maior, quando comparado com a daunorrubicina livre. Os estudos in vivo demonstraram que o nanossistema contendo daunorrubicina apresentou efeito antiangiogênico em modelo de implante de esponja, mensurado através da dosagem de hemoglobina; bem como as citocinas inflamatórias agudas e crônicas, VEGF e TNF-a foram inibidas sugerindo pouca inflamação. A partir desses resultados, concluiu-se que os nanossistemas de liberação de daunorrubicina e citrato de ródio(II) foram caracterizados como dispositivos magneticamente dirigidos, citotóxicos frente as células tumorais e se mostraram antiantigênicos.
2022-12-06T15:44:07Z
Alinne Damásia Martins Gomes
Diversidade em foco: trabalhando as diferenças étnicas raciais através
O trabalho trata das relações étnicas raciais através da literatura infantil. A partir das atividades de contação de histórias foi realizado um conjunto de estratégias de forma que as crianças pudessem construir uma identidade positiva de si e valorizar a diversidade. A expectativa é a da superação gradativa das desigualdades étnicas raciais, contribuindo, assim, para a implementação da lei 10.639/03. Após o memorial é apresentada a Escola Municipal Professor José Braz, enquanto instituição de formação social onde convive a diversidade. Traz um texto sobre a fundamentação teórica da temática diversidade étnica racial e literatura infantil e, em seguida explicitam os objetivos propostos e a apresentação do Plano de Ação. Ao mesmo tempo, apresenta, de forma detalhada as informações sobre a aplicação do mesmo, que é desenvolvido a partir de histórias infantis enfatizando a diversidade étnica racial, e por fim, a conclusão a que cheguei.
2022-12-06T15:44:07Z
Ariédna Áurea Teixeira de Sousa
O funcionamento discursivo da expressão na verdade: uma abordagem modular
Este trabalho consiste no estudo da expressão na verdade encontrada em artigos de opinião, partindo da hipótese de que ela atua como conector que sinaliza uma relação discursiva de reformulação, desempenhando importante papel na organização do discurso. Algumas questões que orientaram esse estudo são: A expressão na verdade articula um segmento a uma informação da memória discursiva? Se sim, quais são as propriedades lexicais, sintáticas, semânticas e pragmáticas dessa expressão? Como se dá o funcionamento discursivo de na verdade? Ela sinaliza uma relação de reformulação? Para investigar a hipótese levantada e responder às questões propostas, analisamos a atuação de na verdade em artigos de opinião das revistas Época, Isto É e Veja, tomando como referencial teórico-metodológico o Modelo de Análise Modular do Discurso (MAM), apresentado em Roulet, Filliettaz e Grobet (2001). Consideramos que o modelo constitui um referencial teórico-metodológico eficaz para a análise da expressão, por defender que o estudo dos conectores deve estar integrado a uma análise global da complexidade da organização do discurso. O MAM propõe a conjugação de informações provenientes dos níveis linguístico, textual e situacional para a compreensão do funcionamento de discursos autênticos. Buscando a descrição e a explicação do funcionamento discursivo de na verdade, o estudo se desenvolve a partir da análise do módulo linguístico, do módulo hierárquico e da forma de organização relacional do discurso, seguindo os postulados do MAM. Com esse percurso de análise, foi possível compreender de forma mais global e aprofundada o funcionamento dessa expressão. Com os resultados alcançados a partir de nossa interpretação de sua atuação nos artigos de opinião analisados, levantamos as propriedades morfossintáticas, semânticas e pragmáticas de na verdade, assim como mostramos que essa expressão pode se comportar, de fato, como conector reformulativo nas situações em que foi usada nos artigos de opinião.
2022-12-06T15:44:07Z
Fernanda Teixeira da Costa Mendes
Educação pública: democratizar com que competência?
Esta dissertação visa a contribuir com a análise do conceito de competência pedagógica, isto é, busca explicar o que seja uma competência para "mudar" as relações sociais de produção do conhecimento, na atual organização do trabalho na escola pública. Esta competência implica em o professor captar os determinantes da sua prática social, para sua compreensão e superação, visando à construção de sua identidade de classe social com o projeto político das classes subalternas. A metodologia adotada, na l parte da dissertação, faz um estudo que historia como o trabalhador vem perdendo, desde o processo de produção pré-capitalista ao neo capitalista, o controle do seu trabalho (de trabalhador artesão passa a ser tarefeiro tornando-se especializado e construíndo-se, hoje, no trabalhador parcelarizado), desqualificando-se e alienando-se na prórpia divisão social do trabalho. Ao mesmo tempo, reconstrói as relações sociais entre trabalho produtivo e trabalho pedagógico que são definidoras do processo de competência para democratizar a educação nos vários momentos de recomposicção da hegemonia burguesa.Na II parte da dissertação busca-se compreender o conceito de competência, que flui da problematização da própria prática pedagógica vivida, a partir da descrição e explicação do processo pedagógico, desenvolvido na formação de professores de 1º, 2º 3 3º graus, em Minas Gerais. As análises realizadas nesta parte, constatam que a competência exigida do professor na atual organização do trabalho pedagógico o tem desqualificado, pois apenas lhe cobra a execução de um planejamento curricular concebido longe das necessidades sociais do meio em que atua. Assim, supor uma competência para MUDAR esta condição exploradora e alienante exige do professor a apreensão dos limites de sua prática social, na organização do trabalho escolar, bem como, demanda a apropriação de uma explicação destes determinantes, na história da divisão do trabalho capitalista, através da abordagem dialética dos problemas na Educação e da estrutura social. Este processo permite ao professor gerar na prática uma nova práxis comprometida politicamente na perspectiva de superação das desigualdades sociais, conquistando, então, uma competência para democratizar a educação na escola pública.
Reflexões sobre arte contemporânea - Land Art - e o ensino-aprendizagem para o Ensino Médio: o ensino-aprendizagem para o ensino médio
Dentre os vários movimentos da Arte Contemporânea, o Land Art surgiu no final na década de 60, devido a uma insatisfação com a monotonia da cultura vigente; de certo desencanto com a sofisticada tecnologia da cultura industrial e do crescente interesse das questões ligado a ecologia. Este trabalho objetiva investigar a Land Art, suas características e classificação, refletindo sobre os seus conceitos, destacando a importância do ensino da mesma para o Ensino Médio. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de literatura sobre este movimento destacando os principais artistas e suas obras. Foi feito também uma discussão sobre a transição da Arte Moderna para Contemporânea, sobre o conceito de escultura e percepção. Também foi proposta uma atividade prática com alunos do 2ª ano do ensino médio, onde foi apresentado algumas fotos de obras de Arte e após assistirem a um documentário: Quem tem medo de Arte Contemporânea?, foi discutida a impressão dos mesmos sobre o assusto. Os alunos mostraram um certo estranhamento, achando a Arte feia. Outros gostaram das muitas possibilidades de criação da Arte Contemporânea. Este trabalho possibilitou entender que Arte Contemporânea Land Art pode proporcionar aos alunos vivenciarem experiências estéticas, o desenvolvimento da criatividade, da capacidade crítica, despertando a imaginação e a percepção. Devido a sua proximidade com a vida cotidiana e o fato de ser uma Arte provocativa, pode leva o aluno a variadas reflexões sobre a Arte e sobre a vida. Por ser uma Arte plural e com uma multiplicidade de recursos, o aluno poderá experimentar variados materiais, técnicas e com isto montar a sua própria poética.
2022-12-06T15:44:07Z
Adileia Regina Dias de Miranda
Exercício físico: uma proposta de tratamento a pacientes portadores de diabetes mellitus e hipertensão arterial
O objetivo do trabalho visa elaborar um programa de exercício físico como elemento essencial à saúde e ao tratamento dos pacientes portadores de Diabetes Melittus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) cadastrados na Unidade Saúde Família - Vale do Amanhecer. Para isso, serão selecionados 30 (trinta) pacientes portadores de HAS e ou DM cadastrados na referida Unidade, sendo 15 (quinze) de cada sexo, com idade acima de 40 anos e tendo um nível de capacidade física suficiente para iniciarem as atividades propostas. O programa será ministrado por um Educador Físico e um por um Fisioterapeuta. Espera-se que essa estratégia, proporcione maior efetividade na promoção, prevenção, reabilitação, controle e manutenção da saúde dos pacientes HAS e DM.
2022-12-06T15:44:07Z
Víctor César Henriques Gomes
SMOV: protecting programs against buffer overflow in hardware
Estouro de Arranjos (Buffer Overflow BOF) continua a ser uma das principais vulnerabilidades encontradas em software. Ano passado, a comunidade de Segurança da Informação foi surpreendida quando pesquisadores revelaram uma vulnerabilidade de BOF no OpenSSL.Linguagens de programação como C e C++, amplamente usadas para desenvolvimento de sistemas e em uma grande variedade de aplicações, não proveem Verificação de Limites de Arranjos (Array Bound Checks ABCs) nativamente. Existem inúmeras propostas quevisam a proteção de memória para essas linguagens, através de soluções baseadas em software ou hardware. Ainda assim, entretanto, essas técnicas acabam por comprometer o desempenho dos programas, o que não é uma solução ideal para o problema. Este trabalho apresenta uma nova abordagem para alcançar verificação de limites de arranjos e acesso à memória (quando permitido) através de uma única instrução. Nós discutimos como ela pode ser implementada em arquiteturas com tamanho variável de instruções e disponibilizamosuma implementação de referência.
2022-12-06T15:44:07Z
Antonio Lemos Maia Neto
Eficiência e equidade: impactos econômicos de uma reforma tributária com Imposto sobre Valor Adicionado (IVA)
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Repensando o direito constitucional comparado no Brasil
O artigo reconstrói alguns dos avanços no campo do Direito Constitucional Comparado. Recorrendo à literatura recente, ele começa com uma definição do estado da arte da temática no Brasil. Segue-se uma advertência contra o predomínio de perspectivas que privilegiem o norte global. A relação entre comparativismo e judicialização indica as razões do renascimento da disciplina por meio de uma atividade mais proeminente de juízes e tribunais. Temas de perfil metodológico, como a diferença entre análise small-N e large-N, metáforas adequadas, segmentação comparada e a reivindicação de transdisplinariedade, são discutidos com vistas a redirecionar o debate. O método de revisão da literatura é alargado com uma verificação de dois exemplos de uso equivocado do comparativismo: o voto da Ministra Rosa Weber no Habeas Corpus 152.752 e a discussão sobre atiradores de elite. Os resultados de pesquisa indicam a necessidade de repensar o Direito Constitucional Comparado da forma como é trabalhado no Brasil.
Necessidades em saúde na voz de usuários da Estratégia de Saúde da Família
Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de construir uma teorização sobre o significado de necessidades em saúde para os usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF). O referencial teórico adotado foi o interacionismo simbólico e o metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Foram entrevistados vinte e três usuários da Atenção Primária a Saúde (APS) do município de Coxim – MS, no período de fevereiro a novembro de 2018. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, sendo a análise concomitante a coleta de dados. A duração das entrevistas foi em média uma hora. Inicialmente os participantes foram selecionados aleatoriamente, no entanto, como proposto pela TFD, no decorrer da análise dos dados, foram sendo constituídos os grupos amostrais, com a finalidade de ampliar a variabilidade das concepções sobre o fenômeno estudado. Os dados foram analisados por meio da codificação aberta, axial e seletiva. A análise evidenciou quatro categorias: a primeira intitulada “As Necessidades Próprias das Interações na Vida Cotidiana. Já a segunda e a terceira categoria foram denominadas, respectivamente, a “Relação com o Transcendente” como suporte no cuidado das Necessidades em Saúde e “As Necessidades Afetadas – “quando o estado físico está visivelmente agravado”. A quarta categoria foi denominada “Serviços de Saúde: Respostas às Necessidades não resolvidas pelo Autocuidado”. As categorias foram construídas de forma relacionada e interligadas, possibilitando a construção da categoria central, que consiste na Teoria deste estudo: As Necessidades em Saúde: trajetórias em busca de viver com qualidade na existência cotidiana. As Necessidades em Saúde são originadas no vivido cotidiano, envolvendo as relações da pessoa: Consigo - Self, com as pessoas - relações sociais e com o Espaço onde vive. Também constitui as Necessidades a “Relação com o Transcendente”, que está fundamentada na Fé do ser humano em Deus ou em Algo Superior de denominação variada para os participantes. Essa Fé é um recurso para o cuidado de si e do outro nas relações sociais. Além disso, também funciona como um Suporte para o Enfrentamento do Problemas vivenciados no cotidiano. Quando as Necessidades em Saúde são Afetadas, geralmente traduzidas por dores ou sintomas de adoecimento, as pessoas buscam tratamentos previamente conhecidos, como medicações e chás. Se as limitações para o desempenho de atividades diárias persistem, recorrem ao serviço de saúde como última instância no socorro de suas carências. O cuidado ofertado no serviço de saúde é voltado para o adoecimento, seja o tratamento ou a prevenção do mesmo. Desvela-se que as necessidades próprias das interações na vida cotidiana, não são consideradas, pelos usuários, como demandas que precisam de cuidados nos serviços de saúde. Dessa forma, por se distanciarem das demandas biológicas, não são cuidadas pelos profissionais de saúde no âmbito da APS e refletem que o cuidado integral, a promoção da saúde e a potencialização de formas de viver saudável ainda permanecem como um desafio no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a construção teórica desenvolvida propõe que o significado de Necessidades em Saúde pode ser traduzido pela complexidade das relações das pessoas para ter saúde ao longo da vida. Assim, envolve e é resultado das interações estabelecidas com o Self, o Outro e o Ambiente na Sociedade, relacionando-se a própria forma de ser e existir no Cotidiano.
Patologias das construções - revestimentos cerâmicos: revestimentos cerâmicos
Este trabalho aborda os principais problemas verificados em edificações, que fazem com que o revestimento cerâmico não cumpra as funções para o qual foi criado. São eles: proteger contra infiltrações externas, proporcionar maior conforto térmico, oferecer boa resistência a intempéries, proporcionar longa vida útil, fácil limpeza e manutenção, oferecer diferencial estético ao empreendimento. Os principais conceitos a ele relacionados são abordados de forma sucinta como aspectos técnicos e práticos da fase de projetos e da execução dos elementos que compõe o revestimento cerâmico. As patologias mais comuns são conceituadas. Apresentamos um estudo de caso no estado da Bahia em que o revestimento cerâmico foi substituído, devido àmanifestação de várias patologias. Conclui-se que as manifestações podem ser evitadas se todas as fases do processo (projeto, especificação, procedimentos de aplicação, manutenção) forem corretamente observadas pela normalização existente.
2022-12-06T15:44:07Z
Wenderson Eustaquio Araujo Oliveira
Um olhar sobre a gravidez na adolescência: revisão de literatura
A adolescência é uma fase marcada por profundas transformações físicas, psicológicas, comportamentais, conflitos sociais e internos com o despertar da sexualidade. Em meio a todo esse contexto de metamorfoses, os jovens de maneira geral na sociedade atual estão iniciando sua vida sexual mais precocemente, trazendo várias conseqüências dentre elas, a gravidez na adolescência. Este tipo de gravidez de alta incidência geralmente não é planejada e pode esta associada a múltiplos fatores. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para a revisão e ampliação dos conhecimentos acerca da gravidez na adolescência. Com objetivos específicos de descrever aspectos da adolescência e a sexualidade nessa fase; descrever as variáveis socioculturais que contribuem para gravidez na adolescência e oferecer subsídios para o planejamento de ações voltadas a sexualidade, vida reprodutiva e gravidez na adolescência no Programa de Saúde da Família no Município de Piripá na Bahia. Assim foram selecionados dentro da literatura especializada, os trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão e em seguida realizada uma análise sobre a adolescência, a sexualidade, e a gravidez na adolescência o que permitiu a proposição de subsídios para o planejamento de ações voltadas a atenção básica e saúde da família a fim de reduzir o elevado índice de gravidez na adolescência. Neste contexto, este estudo permitiu também ampliar o acesso aos conhecimentos nos assuntos referentes ao adolescente, de modo a possibilitar estratégias voltadas para o aumento da adesão dos adolescentes aos serviços de saúde, além de promover assistência de qualidade, visando atender às especificidades dessa faixa etária.
2022-12-06T15:44:07Z
Márcia Vânia de Jesus Rocha
Visão computacional orientando técnica microcirúrgica em simulador ex-vivo
2 Resumo 2.1 Introdução Tornar-se proficiente em técnicas microcirúrgicas necessitam de treinamento intensivo, com muitas horas gastas em laboratório. Aprendizado de novas habilidades microcirúrgicas, assim como sua manutenção demanda de constante prática supervisionada. Nem sempre é possível um a presença de um tutor para isso. A placenta juntamente com um software que avalie e mensure a proficiência do usuário se faz necessário para aprimoramento das habilidades cirúrgicas nesse contexto. 2.2 Métodos Cinco médicos voluntários, com diferentes níveis de expertise neurocirúrgica, realizaram três vezes a dissecção e microsurura de um vaso em um modelo placentário ex-vivo. O procedimento foi gravado em vídeo e os instrumentos marcados com cores para análise de cinco características: número de movimentos, tempo, simetria da sutura, estenose dos vasos e vazamento. A partir desses valores o índice de proficiência PRIME foi sugerido para guiar o cirurgião em seu aprendizado. 2.3 Resultado Os resultados do piloto PRIME (PRoficiency Index in Microsurgical Education) foram baseados em uma análise intra-usuários. Não foi demonstrada diferença estatística entre os valores analisados. 2.4 Conclusão O PRIME poderia ser um importante instrumento que iria oferecer a possibilidade de um treinamento microcirúrgico contínuo em laboratório, permitindo esse aprendizado fosse guiado e mensurado. Um estudo com um maior número de dados é necessário para verificar essa hipótese.
Colégio de aplicação da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais: a trajetória de uma escola de ensino médio no contexto universitário
Começamos a trabalhar na escola de 1º grau do Centro Pedagógico da UFMG em 1975, quando a mesma atravessava um dos seus momentos de crise. Na ocasião, as iniciativas da Direção da Faculdade de Educação, no sentido de implementar medidas de vinculação entre as duas instituições, haviam levado a um ponto crítico as relações entre ambas, tendo sido designada uma comissão especial para estudar a situação e elaborar relatório com propostas de solução. Esse processo culminou com uma intervenção administrativa que levou à mudança de Direção da Escola de 1º grau, à saída de vários professores e á revisão do currículo da escola. Superada essa fase, a vivência do dia-a-dia da escola colocou-nos diante de inúmeros outros problemas concretos que, observados com maior rigor, não passavam de manifestações de um problema maior, relacionado com a prória natureza da instituição, ou seja, como os conflitos de identidade de uma escola de ensino médio, inserida no corpo de uma Universidade
2022-12-06T15:44:07Z
Marinez Murta Collares
Aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê: benefícios, dificuldades e intervenções na atenção primária à saúde
Este trabalho teórico tem como objetivo identificar os benefícios e as dificuldades no aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e as possíveis intervenções no âmbito da atenção primária da saúde, através de uma revisão literária. Descrevemos os benefícios e as dificuldades e por fim as possíveis intervenções, fazendo uma análise ao final das vantagens e desvantagens da amamentação exclusiva. Durante o estudo ficou clara a importância do envolvimento dos profissionais de saúde e a necessidade da qualificação dos profissionais para atender à mãe e ao bebê. A nossa intenção é esclarecer as dúvidas das mães e dos profissionais de saúde para favorecer o entendimento do assunto, ajudando a mãe na sua decisão de amamentar e para os profissionais de saúde, propiciar maior conscientização do seu papel e da sua importância para a duração e manutenção de um processo de amamentação de qualidade e eficiente.
2022-12-06T15:44:07Z
Katia Andreia de Oliveira
Estudo, análise e implementação de formas de onda de tensão sintetizadas através de PWM, com estágio de ignição e de correção de fator de potência para reatores eletrônicos para lâmpadas HPS
Este trabalho apresenta o estudo e a implementação de um método para aplicação de formas de onda de tensão com características especiais, para alimentação de lâmpada de vapor de sódio de alta pressão (HPS - High-Pressure Sodium) para evitar a ressonância acústica. A ressonância acústica é o principal problema encontrado quando se trabalha com inversores em alta freqüência para o acionamento de lâmpadas AID (Alta Intensidade de Descarga). Foram realizados estudos sobre as lâmpadas HPS,tendo como ênfase a ressonância acústica, além da análise de reatores passivos e eletrônicos, operando em altas e em baixas freqüências. O método para alimentar as lâmpadas AID com formas de onda de tensão é proposto através da síntese das mesmas via a modulação PWM(Pulse Width Modulation),utilizando um inversor em ponte completa e um filtro LC projetado especificamente para esse propósito. Para o método são propostas duas técnicas: formas de onda de tensão com a injeção de harmônicas à componente fundamental e sinais modulados com saturação. Este estudo visa determinar as características mais relevantes para que essas formas de onda evitem o aparecimento da ressonância acústica. São apresentados os resultados experimentais do ignitor integrado ao filtro LC possibilitando a ignição da lâmpada e o aumento da vida útil. Também é apresentado o estágio de correção do fator de potência para este reator, utilizando o controlador repetitivo. São apresentadas metodologias de projeto, resultados de simulação além dos resultados experimentais mostrando a eficácia do método.
2022-12-06T15:44:07Z
Lenin Martins Ferreira Morais
Figuras (não) binárias: construções de gênero em personagens trans-mulheres no cinema do início do século XXI
As experiências trans expõem disputas políticas, negociações entre saberes-poderes e entrelaçamentos de discursos e agências dos corpos. Esta pesquisa pretendeu refletir sobre a matriz binária do gênero em diálogo com sete filmes: Hedwig and the Angry Inch (2001), Madame Satã (2002), Tiresia (2003), Transamerica (2005), Strella (2009), Kátia (2012) e Laurence Anyways (2012). Nestes filmes, as protagonistas, personagens trans, são trazidas à tela em narrativas que constroem o trânsito entre os gêneros em gestos, vestes, cenários e iluminação. Em diversos acordos de similaridade, figuras de gênero emergem como resquícios de formas e modelos identificáveis, reafirmando ou subvertendo estereotipias. Assim, buscamos compreender como os filmes performam o gênero a partir das figuras que fazem emergir. Para tal, elencamos os trabalhos de Erich Auerbach (1997), Judith Butler (2013), Marcel Mauss (2003), Jacques Rancière (2012), Victor Turner (2008), entre outros, como arcabouço teórico de nossa investigação.
2022-12-06T15:44:07Z
Talita Iasmin Soares Aquino