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A percepção dos professores sobre a lei 10.639/03 e a revisão do conteúdo de geografia do terceiro ciclo: o caso de uma escola da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Esse trabalho pauta-se pela construção de uma educação anti racista com base na Lei 10.639/2003. Busquei trabalhar esta questão promovendo uma revisão no conteúdo de geografia do Terceiro Ciclo no que diz respeito à temática populacional e fazendo um levantamento de questões junto aos professores (as) objetivando a verificação dos seus conhecimentos e aplicações sobre a Lei 10.639/03. No desenvolvimento foram utilizados diversos procedimentos metodológicos, incluindo uma grande diversidade de atividades, como: leituras, aulas expositivas, filmes, construção de exposições, discussões, ilustrações, provocações e questionários. O trabalho possui um caráter investigativo e crítico, partimos de algumas referências como: Gomes (2008), Anjos (2002) e Santos (2009); que nos permitiu compreender e analisar os dados coletados. A análise dos diferentes aspectos do processo desenvolvido com os alunos e professores apontaram para uma necessidade de mudança de postura para o trabalho com as questões raciais na instituição escolar. O trabalho ressaltou a importância da formação dos docentes da escola e da revisão do conteúdo de Geografia, determinados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Constatou-se a partir da analise de dados que os alunos sentiram-se satisfeitos e acolhidos com o trabalho realizado e que a maioria dos professores (as) reconhecem a importância de se trabalhar a temática. O trabalho apresenta progressos e também caminhos para novas propostas que deverão fazer a inclusão definitiva do tema no cotidiano escolar.
Currículo escolar e gênero: a constituição generificada de corpos e posições de sujeito meninos-alunos
Utilizando o referencial teórico dos estudos queer e da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, esta dissertação apresenta a análise de práticas discursivas relacionadas a gênero que constituem corpos e posições de sujeito meninos-alunos, em um currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Belo Horizonte, por meio de uma metodologia que combinou procedimentos etnográficos de coleta de informações e análise queer das informações coletadas. O argumento geral desenvolvido nesta dissertação é o de que normas de gênero atuam, no currículo pesquisado, de modo a se produzir a classificação e hierarquização de corpos-meninos como adequadamente meninos-alunos e como meninos-alunos-bichinhas ou meninos- alunos-mulherzinhas. Para a produção dos corpos meninos-alunos, variadas posições de sujeito são constituídas e articulam-se em torno do padrão normativo corpo-masculino-ativo e corpo-feminino-passivo. A posição de sujeito menino-aluno- abjeto é constituída como a daquele menino-aluno que é constantemente agredido, desrespeitado, criticado e isolado por não apresentar as características culturalmente consideradas masculinas. A abjeção aos meninos-alunos que não se enquadram no que é prescrito por normas de gênero atua como estratégia para a constituição de corpos eficientes e guerreiros no currículo pesquisado. Para a produção desses corpos, normas de gênero operam conjuntamente com mecanismos de poder que promovem a competitividade e a busca constante por atingir posições à frente em ordens de classificação. Os escapes consentidos a essa constituição generificada de corpos-meninos-alunos são expressos por meninos que apresentam alguma característica culturalmente valorizada como masculina, que lhes reservam uma posição hierarquicamente superior ou, também, por práticas curriculares coletivas propostas por profissionais da escola.
Imposto sobre grandes fortunas: análise em face das peculiaridades da realidade brasileira
Nas últimas décadas, a acumulação de capital nas mãos de um reduzido número de pessoas é um fenômeno que vem se intensificando no mundo, de modo que a desigualdade econômica e social está retornando a níveis outrora vivenciados, com alta probabilidade de atingir níveis históricos recordes se nada for feito. A história cuidou de demonstrar que somente as grandes guerras e a intervenção pública impactaram na questão da desigualdade de maneira a reduzir seus índices. Como não desejamos enfrentar mais um conflito armado de proporções mundiais, focamos na figura do Estado como única entidade capaz de domar os excessos verificados num sistema capitalista de mercado, de combater o aumento da desigualdade e de reduzir os elevados níveis em que ela se encontra. Sob a ótica rawlsiana, as desigualdades são até mesmo admitidas, mas desde que em benefício dos menos favorecidos e que não sejam excessivas a ponto de enfraquecer o próprio regime democrático e a capacidade de todos os cidadãos influírem de maneira igualitária nas decisões políticas. No Brasil, que figura como um dos países mais desiguais do mundo, ao invés de se desenvolver instrumentos que desacelerem o crescimento da concentração e da desigualdade, o governo vem, muito pelo contrário, intervindo de maneira a proporcionar a reprodução desses fenômenos, tal como se verifica pelas políticas tributárias eminentemente regressivas. Com efeito, o sistema tributário vigente no Brasil é repleto de incongruências e distorções, tendo como característica principal seu caráter regressivo, onerando-se mais consumo e renda do trabalho assalariado do que patrimônio e renda do capital. Aqui, a maior parte da renda e do capital dos mais ricos não está sujeita à tributação de maneira compatível com o princípio da capacidade contributiva e com a ideia de justa repartição do ônus tributário. Nesse contexto, ao lado de diversas outras ferramentas tributárias colocadas à disposição do legislador, a introdução do imposto sobre grandes fortunas teria a capacidade de tornar a distribuição da carga tributária brasileira menos injusta, realizando o princípio da capacidade contributiva e contribuindo, ao final, para a própria realização da justiça tributária em nosso país. Além disso, vislumbra-se nesta exação uma importante ferramenta de aumento da eficiência do controle administrativo-fiscal - com consequente elevação da arrecadação tributária total - e de combate às desigualdades sociais e econômicas. Considera-se, todavia, que a propalada função redistributiva do imposto sobre grandes fortunas somente seria efetiva se os recursos arrecadados fossem destinados à realização da justiça distributiva.
Uma metodologia multiobjetivo para otimização topológica
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Caracterização físico-química de efluente deUma oficina de veículos ferroviários
Os efluentes líquidos de uma oficina de manutenção de veículos ferroviários possuem poluentes específicos geralmente despercebidos no controle da poluição da atividade logística devido à baixa margem de lucro e a pressão para a entrega de uma quantidade crescente de produtos ao consumidor final. Para o entendimento desse efluente do modal ferroviário, muito comparado ao modal rodoviário, e para a determinação de um sistema de tratamento eficaz, é necessária a caracterização da composição físico-química e microbiológica. Para isso, foi realizado um mapeamento em uma oficina de veículos ferroviários através da análise das fichas de informação de segurança e informações técnicas dos produtos químicos utilizados. Já a caracterização físico-química foi feita através da coleta de três amostras e da análise dos parâmetros mais relevantes na legislação de descarte de efluentes líquidos conforme métodos do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Foram identificadas as similaridades com o efluente de manutenção e lavagem de automóveis descritos na literatura e foram determinadas as especificidades da atividade da manutenção ferroviária. Ambas utilizam muitas substâncias orgânicas que compõem óleos hidráulicos, graxas, lubrificantes, combustíveis, desengraxantes e solventes. Porém, na oficina em estudo, há o uso específico de desengraxantes inorgânicos de sais de sódio e particularmente uso de inibidores de corrosão, como aditivos de água de arrefecimento de motores a combustão, que contém nitritos, silicatos e boratos, compostos que não são removidos pelos sistemas de tratamento mais utilizados no ramo, os separadores de água e óleo.
2019
Raíssa Cristiane Alves Teixeira Miriam Cristina Santos Amaral
A conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, com base em Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski
Nesta dissertação, investigou-se a conexão orgânica corpo-voz-som em processo de atuação, considerando variáveis de interpretações que caracterizam essa conexão. A pesquisa partiu da hipótese que o corpo-voz-som possui três instâncias coexistentes, as quais têm especificidades próprias, mas se constituem em um corpo total. Evidenciou-se, porém, que a integração dessas instâncias no trabalho de atuação depende da conexão e interação das faculdades mentais, emocionais e motoras do atuante que, por vezes, apresentam-se arrítmicas e desconexas. Portanto, a premência da pesquisa tendo como base o pensamento e a prática dos artistas criadores e pedagogos Delsarte, Dalcroze, Artaud e Grotowski foi buscar, a partir de um diálogo entre o teatro e a música e de algumas intervenções das artes do movimento, os meios que possibilitassem reunir as instâncias corpo, voz e som. Dessa forma buscou-se integrá-las organicamente no processo de atuação de forma consistente, salvaguardando suas especificidades e garantindo qualidade na expressão. Como instrumento metodológico, privilegiou-se a pesquisa bibliográfica, procedendo-se à análise e ao cruzamento de dados referentes aos pensamentos e estratégias que cada artista criador e pedagogo desenvolveu. Pretendeu-se apurar em que consiste essa conexão e quais são os princípios que a regem, focando a relação entre a fluência do movimento, a fluência do som vocal e a escuta consciente dos fenômenos sonoros, bem como suas implicações na expressão. Como norteador para o trabalho do atuante, que busca a não fragmentação dos sentidos, foram discutidas as relações entre experiência, consciência e consistência.
Modelo e algoritmos para um problema integrado de planejamento, sequenciamento e alocação de pátios
As Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) vêm trazendo enormes desafios. Um destes desafios é o problema de cobertura, que consiste na garantia de uma qualidade de serviço para uma determinada área ou ambiente. Outro desafio, é o problema de controle da densidade dos nós sensores. Este problema consiste em determinar o menor número de nós sensores ativos dispostos em uma área de monitoramento de forma a garantir a cobertura e conectividade da rede. Este trabalho apresenta um modelo de programação linear inteira mista que tem por objetivo resolver estes problemas. Além do modelo de otimização, é proposta uma heurística baseada na utilização da Relaxação Lagrangeana e do método de sub-gradientes. Os resultados computacionais mostram que a heurística utilizada é capaz de fornecer soluções ótimas para um grande número de instâncias, além de fornecer soluções com um esforço computacional muito menor que o utilizado por pacotes de otimização como o CPLEX.
Manifestação neurológica por herpesvírus equino tipo 1: relato de caso
Os herpesvírus equinos são vírus da família Herpesviridae. São conhecidos cinco herpesvírus que infectam cavalos e três que infectam asininos. O herpesvírus equino tipo 1 é um patógeno economicamente importante e pode causar diversas alterações, como por exemplo, a doença neurológica, rara em equideos. É muito importante o conhecimento desta enfermidade para facilitar a identificação de animais suspeitos e realizar um diagnóstico rápido para evitar a transmissão para outros animais e até mesmo surtos. Este trabalho tem como objetivo revisar pontos importantes sobre epidemiologia, diagnóstico, tratamento, prevenção e controle da doença neurológica causada pelo herpesvírus 1. Além disso, apresenta o relato de um caso onde se observou a forma clássica da doença de acordo com a literatura, facilitando assim o entendimento da enfermidade.
Análise espacial do perfil dos nascidos vivos no município de Belo Horizonte em 2000, com foco naqueles potencialmente vulneráveis ao óbito infantil
O objetivo deste trabalho foi fazer um mapeamento dos nascidos vivos no município de Belo Horizonte, em 2000, assim como dos fatores associados a tais nascimentos, para verificar a existência de conglomerados expostos à incidência de nascidos vivos cujas características os tornam, potencialmente, mais vulneráveis à mortalidade infantil. Em outras palavras, verificou-se a existência de padrões espaciais na distribuição de nascidos vivos no município e se eles estão relacionados a condições sociodemográficas específicas. Para isto, contou-se com a aplicação dos índices de Moran Global e Local para estimativas de autocorrelação espacial entre os pares de vizinhança, ponderada pela proximidade geográfica. Os dados utilizados são provenientes do Sistema Nacional de Nascidos Vivos (SINASC).Trata-se de estudo ecológico e seccional, pois muito embora as variáveis tenham sido obtidas em âmbito individual, elas foram posteriormente agrupadas por áreas de abrangência de centros de saúde e distritos sanitários do município. Assim, as inferências são válidas em nível agregado e não do indivíduo.As variáveis focalizadas no estudo foram selecionadas com base na revisão bibliográfica e na qualidade das informações. Dos 38.623 nascidos vivos em Belo Horizonte, em 2000, foram eliminados 6.113 casos para os quais não foi possível geo-referenciar a informação (68) ou não havia informação sobre alguma das variáveis selecionadas (6.045). Os dados utilizados na produção de indicadores para realização da análise descritiva das características dos nascidos vivos foram processados no programa SPSS (versão 13.0). O geo-referenciamento desses indicadores foi processado no programa MapInfo (versão 7.5) e permitiu a agregação das informações em 145 áreas de abrangência de centros de saúde municipal e em 9 distritos sanitários.O estudo possibilitou verificar que, em 2000, houve, em quase todos os distritos sanitários, a formação de conglomerados com alta proporção para indicadores de vulnerabilidade à mortalidade infantil em áreas marcadas pela presença de vilas/favelas ou conjuntos habitacionais. Essas áreas são também marcadas por apresentarem indicadores socioeconômicos deficientes, tais como baixa renda média e mediana e baixo índice de qualidade de vida urbana. A exceção foram os distritos sanitários Norte e Pampulha que, apesar de apresentarem percentuais elevados para alguns dos indicadores considerados de alta vulnerabilidade à mortalidade infantil, não apresentaram formação de conglomerados.
Aspectos fractais em sistemas complexos
A teoria do crescimento fractal é um dos mais fascinantes temas que surgiu na Física durante a segunda metade do século XX, tanto pela interdisciplinaridade das suas aplicações quanto pelo sucesso da teoria em descrever uma gama diversa de fenômenos apresentados por sistemas complexos. Neste trabalho, propomos uma síntese do tema a partir do estudo de sistemas simples e de modelos discretos, de modo a constituir um arcabouço teórico suficiente para a análise detalhada de problemas aplicados, utilizando cálculos analíticos e simulações. A principal contribuição deste trabalho consiste em utilizar conceitos fractais para analisar o crescimento de superfícies rugosas geradas por sistemas fora do equilíbrio. Nesse contexto, introduzimos um método alternativo para a identificaçao de transições de fase a partir da medida de expoentes críticos, possibilitando de maneira natural a verificação de classes de universalidade e classificação de vários tipos de transições. Outra contribuição original é a introdução de um modelo de deposição no qual pode-se escolher tanto a distribuição de tamanhos para as partículas (agregados) quanto a morfologia das mesmas. Inicialmente projetado para simular perfis de solos, esse modelo representa uma generalização para o crescimento de superfícies fractais, o que lhe atribui versatilidade suficiente para sua aplicação em vários processos de deposição.
Dislipidemia como fator de risco para doença arterial coronariana no adulto e formas de prevenção e controle: uma revisão de literatura
Este trabalho teve como principal objetivo identificar e conceituar a dislipidemia, as causas, tipos, diagnóstico, tratamento e algumas alternativas para ajudar na prevenção e controle do mesmo e conseqüentemente na prevenção essencial da doença arterial coronariana. A metodologia utilizada constou de uma revisão bibliográfica, buscando fontes em revistas eletrônicas do setor de medicina e enfermagem a partir do BVS Biblioteca virtual em saúde nos bancos de dados Scielo, medline, dentre outros. Nos artigos utilizados, ainda é bem clara a importância da dieta alimentar adequada e dos exercícios físicos regulares como os maiores fatores de prevenção e controle da dislipidemia.
2019
Maria de Fátima Bandeira de Mello e Faria
Modelagem paramétrica de sistemas dinâmicos não-estacionários
Neste trabalho, a identificação e análise de sistemas variantes no tempo são investigadas. O problema de não-estacionariedade é visto no contexto de sistemas dinâmicos paramétricos, discretos e variantes no tempo. Os fundamentos teóricos necessários para o entendimento de estacionariedade e identificação de sistemas são providos. Três metodologias diferentes, usadas para análise de séries temporais observadas de sistemas dinâmicos variantes no tempo, foram investigadas. O primeiro método, TV-OPS, lida com o problema de seleção de estrutura e rastreia as mudanças nos coeficientes de um modelo polinomial expandindo-os em duas funções base diferentes: Walsh e Legendre. Com respeito aos outros dois métodos, RLSVFF e VLSEWBLS, as mudanças na dinâmica são rastreadas por meio da inspeção dos coeficientes do modelo, os quais são calculados pelos métodos de mínimos quadrados regressivo e em batelada, respectivamente. A fim de identificar sistemas lineares e não-lineares, modelos polinomiais foram usados neste trabalho. Por meio de séries temporais simuladas, a hipótese de que as variações temporais dos parâmetros do modelo possam explicar, de fato, mudanças no regime dinâmico do sistema foi investigada. Como conseqüência, o instante de observação em que essas mudanças ocorrem foi identificado. Outras questões, tais como sensibilidade ao ruído de medição, escolha de variáveis de projeto e interferência mutua entre parâmetros, todas essas relacionadas aos métodos supracitados, foram também discutidas. Além de várias conclusões, o presente trabalho procurou propor e discutir diversas recomendações do uso dos métodos estudados. Dentre essas, cita-se a conclusão de que a estrutura correta do modelo é essecial para todos os métodos. Dados reais foram usados para aplicação das principais idéias e métodos.
Importância e contribuições do letramento literário para a formação de leitores do PIP
O Plano de ação Ler é muito bom! aqui apresentado teve como propósito inicial investigar quais capacidades de leitura as crianças que participam do PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) podem desenvolver no trabalho com o letramento literário. Também foi foco desta pesquisa refletir sobre a importância da leitura literária na formação do estudante que participa do projeto. A pesquisa e o plano de ação foram desenvolvidos na Escola Municipal Santa Terezinha-EMST, situada na cidade de Belo Horizonte, com estudantes que participaram do PIP em 2014, totalizando 32 alunos de 1º Ciclo, sendo 16 estudantes de 2º ano e 16 estudantes de 3ºano, com idades entre 7 e 9 anos. A pesquisa se pautou numa abordagem interpretativa, qualitativa, tendo como metodologia a realização de uma investigação bibliográfica no intuito de fundamentar o conhecimento sobre o tema abordado, além do desenvolvimento de uma sequência didática sistematizada, que priorizou práticas contextualizadas do letramento literário, a partir de uma concepção discursiva e interacionista da linguagem. Tal metodologia permitiu maior interação dos estudantes com os livros literários, em especial, com as obras da autora Paula Browne e Tatiana Belinky. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes, ao final da pesquisa, apresentaram resultados satisfatórios no eixo da leitura, consolidando capacidades básicas de leitura, fundamentais ao final do 1º Ciclo. Diante dos resultados obtidos, considerou-se que o trabalho com o letramento literário pode contribuir para a melhoria das capacidades de leitura dos estudantes do PIP, ressaltando a importância da literatura na formação do estudante leitor.
Investigation of behavioral alterations of prenatal nicotine exposure in mice
Prenatal exposure of tobacco (PET) and nicotine replacement therapies (NRT) during pregnancy has been clinically associated with psychiatric disorders and symptoms, such as depression, anxiety and aggressivity, and to a higher incidence of children with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). To further study and better understand ADHD and its neurodevelopmental alterations, animal models provide a useful tool. Unfortunately, there is still no clinically perfect model, and each has its pros and cons. The prenatal nicotine exposure (PNE) model is one of them. Due to infinite protocol possibilities, there are contradicting results between publications. In this work, we tested different nicotine doses and extensively investigated behavioral alterations presented by the PNE male mice. Here we show that the 0.1 and 0.15 mg/mL nicotine treatment did not provide a reliable ADHD model, as we had mixed or negative results. However, we found that the 0.2 mg/mL nicotine treatment provides a model with hyperlocomotion, social anxiety and impulsivity. We also found a small effect in the long-term memory and no signs of anxiety-like or depressive-like behaviors. In conclusion, this model presents face, predictive and construct validity and can be a powerful tool to better understand the mechanisms underlying ADHD clinical manifestations, especially considering the relation between nicotine exposure during pregnancy and higher risk of ADHD development.
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC
Esta tese pesquisou as políticas de gestão econômica e educacional configuradas nos planejamentos plurianuais realizados pelo Governo FHC, definidos como instrumentos de planejamento de médio prazo para o período de 1996-1999 e 2000-2003. Com o objetivo de identificar a relação de interseção entre a política educacional e a política de emprego, foram analisados os documentos do Poder Executivo: o PPA Brasil em Ação (1996-1999) e o Avança Brasil (2000-2003), e a legislação pertinente. Realizou-se, também, um levantamento dos trabalhos produzidos pelo IPEA referentes aos temas de planejamento plurianual, educação profissional e políticas públicas de emprego e renda, visto que esse órgão tem por função auxiliar o governo na formulação e na implantação de políticas públicas. A lógica que norteou a investigação dos documentos foi a análise interna dos planejamentos plurianuais e dos programas inseridos nele, de modo a ressaltar os argumentos, os compromissos, a estrutura dos programas de educação profissional no interior da política macroeconômica planejada pelo Governo FHC. Dessa forma, foram destacados a origem, o conteúdo e o processo de execução da educação profissional conduzida pelo Ministério da Educação (Proep) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Planfor). A análise do Proep conclui sobre o impacto limitado dessa política pública nos aspectos financeiro, social e pedagógico. O Planfor atende precariamente os princípios da focalização aos mais pobres, de descentralização e parceria com entidades privadas. A análise dos planejamentos plurianuais mostrou que a debilidade do governo na organização da política da educação profissional está, sobretudo, na incapacidade de formular (e, conseqüentemente, de executar) políticas públicas integradas, incapacidade provocada pela dificuldade de tratar os problemas na sua materialidade radical, transformando-os, portanto, em política compensatória, pois o fim último é manter o processo histórico de acumulação capitalista, no qual o País ocupa uma posição semiperiférica. Assim, os meios planejados sofrem de uma fragmentação congênita. Não se pode dizer, portanto, que há uma defasagem estrutural entre educação e desenvolvimento no País, pois as políticas públicas em educação profissional seguiram um rumo determinado pela racionalidade econômica hegemônica no período histórico da globalização.
Loneliness and contemporary work: multiple perspectives of analysis
Purpose: To reflect on the faces of loneliness within the contemporary work context contemplating it: 1. as affect that results from coexistence and social interaction; 2. as a symptom of unease at work, the result of managerial ideology; and 3. as a source of development, reinvigoration and formation for an individual. Originality/value: This study is relevant because it makes it possible for us to take a new look at loneliness within the work context as a resource to liberate the worker. Design/methodology/approach: This study is a theoretical essay, based on a review of the literature of various fields of knowledge (sociology, psychology, philosophy and administration), and is an interdisciplinary reflection on various currents of thought which discuss the faces of loneliness. Findings: We have found that loneliness in contemporary work can be seen as harmful, given the everyday violence within the organizational environment, work that has lost its meaning, a lack of solidarity among workers, or it can be seen as a necessary virtue for the development and emancipation of the subject. Even though this is seen by most studies as a negative phenomenon, it is not restricted to physical distance, and much less trying to escape from life. It can also be seen as the search to awaken something in oneself and repositioning of the values and culture inculcated by organizations.
2022
Marcus Vinicius Soares Siqueira Cledinaldo Aparecido Dias Bárbara Novaes Medeiros
Rodovias de pedágio aberto ou free-flow: perspectivas para a implantação no Brasil
No Brasil, a ampliação dos programas de concessão rodoviária sinaliza a tendência de se financiar as rodovias através da cobrança direta aos usuários. Apesar de promoverem substancial melhoria na conservação/operação das rodovias, os programas de concessão sempre foram questionados em relação às tarifas praticadas. Na busca por um modelo de cobrança de pedágio mais igualitário, avanços tecnológicos nos sistemas de arrecadação vêm sendo empregados ao redor do mundo. Sistemas de identificação automática de veículos (AVI) já permitem a cobrança de pedágio em trechos urbanos com altos volumes de tráfego, ou até mesmo cobrar dos usuários uma tarifa proporcional à distância percorrida. Assim, torna-se possível reduzir o valor básico do pedágio sem alterar o equilíbrio financeiro da concessão, favorecendo sua aceitação pela sociedade. Sistemas de Rodovia de Pedágio Aberto (em inglês Open Road Tolling), além de trazerem benefícios gerados pela cobrança automática da tarifa, eliminam a necessidade de paradas dos veículos nas praças de pedágio. Nesse contexto, este trabalho analisa e descreve o funcionamento dos sistemas de Rodovia de Pedágio Aberto (RPA) ou free-flow e a possibilidade de utilização dos mesmos como instrumento de promoção da modicidade e equidade tarifária no Brasil. Para tanto, inicialmente é traçado um panorama geral sobre o ambiente socioeconômico e legal das concessões rodoviárias no país, no intuito de verificar possíveis benefícios e entraves existentes para a implantação de sistemas de RPA. O ambiente brasileiro é então comparado a experiências internacionais anteriores, sendo, ainda, apontadas as medidas já tomadas no Brasil para viabilizar a implantação desses sistemas, como o SINIAV e o programa Ponto a Ponto, e os principais entraves ainda existentes para sua efetiva aplicação. Por fim, realizouse um estudo de caso nacional, através da simulação em modelo digital montado no software TransCAD do cenário hipotético de implantação do sistema free-flow na rodovia MG050, com a finalidade de investigar possíveis impactos na demanda pagante.
Concentração de proteínas de soro do leite utilizando gel polimérico termossensível poli(N-isopropilacrilamida)
No presente trabalho, foi feito um estudo da utilização do gel poliméricotermossensível poli(N-isopropilacrilamida) para a concentração das proteínas do soro do leite. Para o estudo proposto, foi feita a síntese de uma matriz de géis, variando-se a concentração de monômeros totais e de agente reticulante. Os géis foram caracterizados a partir do seu grau de expansão mássico e através de calorimetria exploratória diferencial e termogravimetria. Os géis foram utilizados para a concentração de proteínas do soro do leite. Para essa concentração, foram estudadas as seguintes variáveis: concentração de monômeros totais e de reticulante, relação massa de gel / volume de solução de soro de leite e temperatura de concentração. As variáveis-resposta foram o percentual de concentração e a seletividade. Foi feita uma simulação do processo de concentração em ciclos de concentração, em corrente cruzada. Os géis foram sintetizados por copolimerização por crescimento em cadeia, em solução, via radicais livres, a partir do monômero N-isopropilacrilamida, N,N- metilenobisacrilamida como agente reticulante, água como solvente, e persulfato de amônio e metabissulfito de sódio como par redox iniciador. Foi sintetizada uma matriz de onze géis de poli(N-isopropilacrilamida) com diferentes proporções de monômero e de agente reticulante. Todos os géis apresentaram comportamento termodinâmico de solução critica inferior, com uma transição de fases descontínua em torno de 32oC. Géis com maior concentração de monômeros totais e/ ou com maior concentração de agente reticulante apresentaram um menor grau de expansão mássico, em qualquer temperatura, como resultado do domínio do termo elástico no comportamento termodinâmico. Os géis caracterizados por calorimetria exploratória diferencial e por termogravimetria apresentaram dois eventos de degradação, um em torno de 300oC e outro em torno de 400oC, o primeiro deles atribuído ao reticulante. As temperaturas de transição vítrea se situaram em torno de 150oC, e foi observado o significativo efeito do reticulante na estrutura dos géis. O gel 20x5, contactado com soluções de soro de leite, à 5oC e à 20oC, foi capaz de concentrar a solução, em proteínas, em cerca de 10 a 33%, dependendo da relação massa de gel / volume de solução. A eficiência de separação, para os diferentes sistemas estudados, variou entre cerca de 40 e 80%. Os resultados foram discutidos à luz da termodinâmica de géis e através da correlação entre parâmetros de síntese e estrutura do gel obtido. O gel 10x1 mostrou-se incapaz de concentrar a solução de soro de leite. Os resultados obtidos para a concentração de proteínas do soro do leite, utilizandose géis poliméricos termossensíveis de poli(N-isopropilacrilamida), mostraram que o Processo Gel pode ser utilizado como uma alternativa vantajosa para tal separação, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Proposta de intervenção: diagnóstico, prevenção e controle da leishmaniose tegumentar americana no Programa de Saúde da Familia (PSF) Tijuco em São João Del Rei, Minas Gerais
A Leishmaniose é considerada, atualmente, um problema de saúde pública. No Brasil, a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença com diversidade de agentes, de reservatórios e de vetores que apresenta diferentes padrões de transmissão e um conhecimento, ainda limitado, sobre alguns aspectos, o que a torna de difícil controle. Este trabalho objetiva elaborar uma proposta de intervenção visando o diagnóstico, prevenção e controle da LTA no Programa de Saúde da Família (PSF) Tijuco, São João del-Rei, Minas Gerais. Para isso são propostas estratégias para o diagnóstico de pacientes infestados, visando tratamento, reabilitação dos indivíduos, além de ações educativas para a prevenção e promoção da saúde de famílias e comunidades no PSF Tijuco em São João del-Rei, Minas Gerais. Para alcançar esses objetivos, será realizado o diagnóstico da situação social e de saúde da população atendida, além de revisão de literatura dos principais temas relacionados à LTA e elaboração de um plano de intervenção com o intuito de encontrar os casos infestados e melhorar as condições de saúde da população alvo por meio da educação em saúde.
A influência da família no processo de aprendizagem: negligência e cumplicidade
O presente trabalho aborda a problemática da relação família/escola tendo como foco específico um aluno da Escola Municipal Francisca de Paula, que está cursando o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental e que apresenta um quadro de dificuldade de aprendizagem. O trabalho aborda, sobretudo, a atuação da família do aluno no decorrer do processo de aprendizagem, detectando possíveis fatores afetivos, hereditários, sociais, familiares, dentre outros; que possam estar impedindo o sucesso desse aluno no processo de aprendizagem. Para tanto foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas, de cunho interpessoal, cujo objetivo foi provocar a mudança de atitudes e hábitos familiares e escolares que valorizem a criança e sua relação social. Em conclusão, podemos referir que a problemática específica da dificuldade do aluno G., conforme apresentado, parte da falta de proximidade e consequentemente uma provável negligência da família, no que se refere às questões escolares.