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Lesões na córnea: incidência e fatores de risco em centro de terapia intensiva de adultos
Pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos podem apresentar um maior risco para lesão na córnea, pois, geralmente, encontram-se sedados ou comatosos, impossibilitados de um fechamento palpebral eficaz. Esse tipo de agravo pode trazer prejuízos significativos para a qualidade de vida do paciente, bem como dificuldade de reinserção social. O objetivo geral deste estudo é analisar o problema da lesão na córnea em pacientes internados em UTI geral de adultos de um hospital público e de ensino, e os objetivos específicos são: estabelecer o grau de concordância na avaliação corneana entre uma enfermeira intensivista, médico intensivista e um oftalmologista; estimar a incidência das lesões na córnea em pacientes internados em UTI geral de adultos de um hospital público e de ensino; identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de lesões na córnea em pacientes internados em uma UTI geral de adultos de um hospital público e de ensino; propor um modelo de predição de risco para o desenvolvimento de lesão na córnea a partir das variáveis selecionadas no modelo logístico. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, realizado no período de maio de 2008 a maio de 2009, em que foram acompanhados 254 pacientes para verificar o desenvolvimento ou não de lesões na córnea e os fatores de risco para agravo. Os dados foram submetidos a análise descritiva, univariada e regressão logística múltipla. Dos 254 pacientes incluídos no estudo, 59,4% desenvolveram lesão na córnea durante o período de estudo, com tempo médio de aparecimento da lesão de 8,9 dias. As lesões foram do tipo puntacta (55,1%) e úlceras de córnea (11,8%). O modelo final, a partir da análise por regressão logística múltipla, através do método de Forward, incluiu as variáveis independentes que predispõem o paciente ao risco para o desenvolvimento de lesão na córnea. As demais variáveis independentes se mantiveram constantes: tempo de internação até o aparecimento/regressão da lesão; intubação, ventilação mecânica ou traqueostomia; piscar de olhos menor que cinco vezes por minuto e uso de bloqueador muscular. As variáveis independentes que predispõem a risco para lesão na córnea do tipo puntacta, mantendo as demais variáveis independentes constantes, são: tempo de internação; outro dispositivo de assistência ventilatória; presença de edema e piscar de olhos menor que cinco vezes por minuto. As variáveis independentes que predispõem a risco para lesão na córnea do tipo úlcera de córnea, mantendo as outras variáveis independentes constantes, são: escala de coma de Glasgow e exposição do globo ocular. Os resultados do estudo permitem elaborar uma proposta para inclusão de um novo diagnóstico de enfermagem de Risco para Lesão na Córnea.
O objeto autístico e sua função no tratamento psicanalítico do autismo
Esta pesquisa se dedica a investigar o objeto autístico e sua participação no tratamento psicanalítico dos autistas. A metodologia que utiliza é o Estudo de Caso, convocando a clínica para problematizar uma questão, que é respondida teoricamente. O campo da pesquisa é composto pela clínica da autora, que atende crianças e adolescentes autistas desde 1996, e por casos da literatura psicanalítica e de outras. O trabalho se inicia pela descrição nosológica do autismo, demarcando a ausência de interação social como eixo de seu diagnóstico. Em oposição, sua boa relação com os objetos indica o lugar estratégico que esses ocupam no tratamento. Os objetos autísticos foram considerados por alguns autores como nocivos à interação social do autista, por serem usados como instrumentos alheadores. O psicanalista francês Jean-Claude Maleval observa a característica dinâmica que comportam para diferenciá-los em duas categorias: simples e complexos. Os objetos autísticos complexos promovem a possibilidade de um laço social do autista. Os objetos autísticos simples servem como apoio para a função do duplo, recurso típico da defesa autística. Para investigar o lugar especial alcançado pelos objetos, percorre-se a constituição corporal dos sujeitos, demarcando que, no autismo, ela não ocorreu. A particularidade da linguagem no autismo é investigada, concluindo que não houve extração do objeto voz. Um caso clínico da literatura é descrito para se determinar a importância do duplo e dos objetos na condução do tratamento. Conclui-se por considerar a pertinência da instituição para o tratamento dessas crianças.
A governança da política municipal de saúde e as demandas municipais no contexto da coordenação federativa
Versa o presente estudo sobre governança da política municipal de saúde no contexto federativo e a assimilação das demandas municipais específicas. A união, a partir de meados da década de 1990, passou a exercer uma influência significativa sobre a formulação e a coordenação da política de saúde; e, o município, a exercer o papel de operacionalizador de tal política. Assim, espera-se que novas formas de governança sejam desenvolvidas para que o governo municipal consiga operacionalizar a política de saúde direcionada pela coordenação federativa e, também, atender as demandas de saúde específicas de seu município. Para a operacionalização da política de saúde pelo município, deve-se considerar que o mesmo não atua de modo isolado, uma vez que está inserido em um contexto, e, para compreender esse processo, é preciso entender a governança pública da política realizada pelo município e a coordenação federativa. Diante da importância de tal compreensão, foi realizado um estudo de caso qualitativo com o objetivo de analisar como a Governança da Política Municipal de Saúde de Viçosa-MG assimila as demandas específicas de seu município, diante da coordenação exercida pelo governo federal. Para tanto, foi elaborado um esquema de análise baseado em três dimensões de análise: Coordenação Federativa, Governança Pública e Demandas Municipais. Verificou-se que o arranjo de governança da política de saúde, estabelecido no município, busca dar espaço aos atores não governamentais, mas na prática, reproduzem características históricas brasileiras, como, centralização de recursos, centralização decisória e descontinuidade administrativa, o que não favorece o reconhecimento das demandas municipais específicas por parte do governo municipal. Sobre essereconhecimento, foi verificada uma falta de capacidade administrativa por parte do governo municipal, principalmente quanto às demandas específicas do município, e de utilizar as que se apresentam nos procedimentos de tomada de decisão e de planejamento. Essa falta de capacidade administrativa do município, de assimilar suas demandas de saúde específicas, justifica a necessidade do comando federal por parte do município, uma vez que o governo municipal não consegue se organizar administrativamente para reconhecer as próprias demandas. De tal modo, concluiu-se que o governo municipal reage às diretrizes nacionais, e que, em função do predomínio da indução do governo federal, da reduzida autonomia normativa e financeira e da falta de capacidade do governo municipal em propor programas que sejam peculiares ao município de Viçosa-MG, as demandas de saúde assimiladas pela governança pública do município, são as determinadas e estabelecidas pelo governo federal, compatíveis com as necessidades municipais, sendo a coordenação federal determinante para o efetivo atendimento das demandas municipais de saúde
Sistemas de informação para a alta administração das empresas: estudo de caso em uma instituição financeira
Tem-se constatado que a maioria dos altos níveis gerenciais de empresas não estariam habilitados a tomadas de decisão estratégicas, ou até mesmo a decisões gerenciais rotineiras, se dependessem das informações que têm sido disponibilizadas pelos sistemas informatizados das organizações. Esse foi o motivo que levou à elaboração desta pesquisa, cujo objetivo principal foi identificar diretrizes básicas para a orientação na implementação de sistemas de informações gerenciais, que apóiem a alta administração em suas atividades e decisões empresariais. Para atingir esse objetivo, fez-se uma revisão de literatura relacionada ao tema, que compreendeu os assuntos processo decisório e inteligência empresarial e a relação destes dois assuntos com informação gerencial, além da pesquisa sobre sistemas de informação para a alta administração. Visando complementar e explorar na prática um processo de desenvolvimento de sistemas de informações gerenciais e de disponibilização de informações gerenciais em uma empresa, foi realizado o estudo de caso em uma instituição financeira Banco Mercantil do Brasil. A metodologia para desenvolvimento do estudo de caso dividiu-se em quatro etapas: seleção da empresa; elaboração dos roteiros de entrevistas para orientação nos levantamentos; realização das entrevistas; compilação, interpretação e análise dos dados. O período das entrevistas ocorreu em dezembro de 1999 e janeiro de 2000. Os resultados desta pesquisa permitiram confirmar que, na prática, tem ocorrido grande parte das dificuldades identificadas na teoria. Ficou evidente que um dos maiores desafios enfrentados na implementação de projetos de sistemas de informação para a alta administração de empresas tem sido a criação de uma base de dados bem estruturada, que permita a disponibilização de informações gerenciais conceitualmente corretas para o profissional e para o contexto a que se destinam. Isso exige conhecimento não apenas das necessidades de informação dos administradores, mas também conhecimento do negócio e altos investimentos em tecnologia da informação e em capacitação técnica dos profissionais envolvidos.
Análise de alguns dos principais princípios constitucionais norteadores dos direitos da criança e do adolescente
O presente artigo objetiva investigar os principais princípios responsáveis por regular as medidas de proteção aplicadas quando houver ameaça ou violação dos direitos das crianças e adolescentes.
2022
Leonardo Macedo Poli Fernanda Moraes de São José Renata Mantovani de Lima
Governança de redes organizacionais: estudo de campo e da produção científica
Dada a multiplicidade de atores e interesses na tomada de decisão e nos objetivos das redes organizacionais, o estudo da governança, em seus distintos enfoques, é essencial para o entendimento sistêmico do campo. Partindo do questionamento de qual seria o perfil dos estudos do campo de governança de redes e os principais conceitos abordados na literatura nos últimos anos, definiu-se como objetivo analisar a produção científica sobre governança de redes, abordando desde os principais conceitos sobre governança e redes contemplados nos artigos analisados, até o perfil teórico-metodológico dos trabalhos, trazendo assim um maior entendimento do termo governança no contexto de redes organizacionais, a fim de gerar contribuições para o entendimento do conceito no campo. Realizou-se um estudo bibliométrico com 84 artigos coletados da base ProQuest, publicados entre 2006 e 2016. Após, foram realizadas estatísticas que apontassem os principais conceitos de governança abordados nos trabalhos, bem como o perfil teórico-metodológico destes. Também foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais (ARS) para análise da rede de temas e teorias dos trabalhos. Na rede de teorias, verificou-se buracos estruturais no campo, dada a divergência nas denominações de conceitos de significado próximo e a multiplicidade de contextos de aplicações das teorias. Dentre as principais temáticas tratadas sobre redes organizacionais no período, destacam-se: Governança de Redes, Meio Ambiente, Gestão Pública, Política e Redes Sociais. Sugere-se o desenvolvimento de ensaios teóricos, pouco abordados na literatura, que discutam a interconexão das temáticas e uma agenda que interligue temas e teorias para melhor compreensão do campo e suas interconexões.
2022
George Eduardo Bezerra Simone Tiêssa de Jesus Alves Cledinaldo Aparecido Dias
(Des)Problematizando no ensino/aprendizagem da língua inglesa: uma proposta de uso de seriados para o reposicionamento discursivo e identitário de alunos-problema
A presente pesquisa está focada na (des)problematização do ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira a alunos de uma escola pública em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é, portanto, investigar as implicações do uso de seriados de televisão para o ensino da língua inglesa, de modo a identificar possíveis deslocamentos de representações e de comportamento sujeitos rotulados como alunos-problema'. Sob uma perspectiva de ensino de línguas problematizado, construída a partir das noções da pedagogia da pergunta (FREIRE, 1981, FAUNDEZ e FREIRE 1985) foi realizada a criação de material didático, buscando-se observar possíveis (re)posicionamentos discursivos/identitários dos participantes deste estudo. Nos moldes da pesquisa qualitativa, o está ancorado no método da intervenção-pedagógica, sendo realizada a criação de uma série de intervenções com cinco atividades de 50min cada, em uma turma com alunos em situação de vulnerabilidade social e nomeados pelos professores e pela escola como alunos/turma problema. Por meio de trechos de seriados, foram planejadas atividades problematizando os seguintes temas: depressão, relacionamentos entre pais/mães, bullying e racismo. O corpus da pesquisa foi composto por narrativas e questionários. Como procedimentos analíticos, foram utilizados pressupostos da análise do discurso, sobretudo a partir das ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTE, 2001). Foram apreendidas representações de nossos participantes que indicam a (des)construção de imagens que o constituem como aluno-problema'. Deste modo, os resultados indicam que é possível, a partir da intervenção (des)problematizar em torno da nomeação aluno-problema', provocar/perceber movimentos subjetivos nos alunos que os levam a se reposicionar nas relações e no mundo. Por fim, é preciso compreender que a escola, logo o ensino-aprendizagem de língua inglesa, lida com situações historicamente impostas' e que perpetuam a nomeação e a relação com os alunos que desviam daquilo que é esperado. É necessário, porém, que velhas nomeações e rótulos sejam problematizados, para que novas relações sejam construídas e, enfim, novos posicionamentos conquistados.
A percepção do espaço quandoreferenciado à natureza: pelo olhar do terreiro Dedico
Este estudo procurou apontar caminhos que indicassem que as políticas de preservação do patrimônio adotadas em nosso país têm tido, no decorrer de nossa história, grandes dificuldades de uma maior aproximação no que se refere às culturas afro-brasileiras. Acreditamos que este fato se deve, principalmente, pela diferenciação básica, apontada por muitos autores, entre uma visão de mundo de base religiosa, sagrada, própria dessas culturas, e uma visão dessacralizadora, profana, que seria característica da cultura e da era moderna. Tal constatação, por sua vez, nos levaria também a entender que existem modos de percepção do tempo e do espaço, também distintos, principalmente no que se refere à relação homem/natureza. Para elucidar esta questão, e embasar esta pesquisa que se remete à visão espacial da cultura tradicional afro-brasileira, tomou-se como caso de estudo o Terreiro DeDiCo Despertar da Divina Consciência.
O consentimento do contribuinte como técnica de segurança jurídica e praticabilidade no estado democrático de direito
Esta tese afirma que há manifestação de vontade do contribuinte nas relações jurídicas tributárias, justificando, com base no princípio da praticabilidade, bem como em releitura do princípio da legalidade, as razões pelas quais esta manifestação de vontade se faz presente. E, reconhecida a existência da manifestação de vontade do contribuinte, são discutidos os efeitos positivos e negativos desta manifestação de vontade, notadamente no plano do Direito Tributário, afirmando-se, então, a necessidade de que sejam desenvolvidos novos instrumentos jurídicos para tratar das relações jurídicas tributárias bilaterais, de forma a preservar e ampliar a segurança jurídica do contribuinte.
Stop Motion: uma experiência cinematógrafica audiovisual para o ensino de Artes visuais em escolas do ensino fundamental da rede pública
A presente pesquisa analisa e investiga como é recebida a linguagem audiovisual em escolas de ensino público na atualidade. Estimulando os participantes (professores, alunos e comunidade escolar) quanto ao processo cinematográfico dentro e fora da escola, promovendo o potencial criativo e de conhecimento que os estudantes, há muito tempo, vêm adquirindo com o uso constante das tecnologias, através de computadores, celulares, tablets entre outros. O objetivo da pesquisa é compreender como utilizar e inserir essas novas fontes tecnológicas audiovisuais, que para muitos até atrapalham no ambiente escolar, em benefício do ensino-aprendizagem da produção cinematográfica. No trabalho são abordadas também as origens do cinema e da animação Stop Motion, destacando alguns nomes de filmes e animadores que fizeram e fazem parte do cenário do cinema nacional e mundial. A metodologia apresenta um trabalho prático de Oficina de Animação Stop Motion na Escola, com confecção de brinquedos óticos e produções de curtas-metragens, com alunos das escolas municipais de Contagem MG. O trabalho monográfico foi fundamentado principalmente na proposta do CBC de Minas Gerais e o PCN.
A dialogia no ensino de ciências: um estudo do desenvolvimento do discurso em sala de aula
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e caracterizar as transições entre os discursos dialógico e de autoridade ao longo de duas diferentes sequências de aulas. As sequências investigadas são: reações químicas para o 8°ano do ensino fundamental; e modelo cinético molecular para o 1°ano do ensino médio. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros em áudio e vídeo e anotações de campo. Para a análise de dados utilizamos, inicialmente, as categorias abordagem comunicativa e padrões de interações da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2002 e 2003). Os procedimentos metodológicos envolveram a análise de vinte e três aulas gravadas em vídeo, em tempo real, por meio do software Videograph®. A partir desse programa obtivemos os percentuais de tempo da categoria locutor, tipos de atividade, abordagem comunicativa e tipos de iniciações. A categoria abordagem comunicativa foi analisada tanto em cada aula quanto como um todo. Com os percentuais totais da abordagem comunicativa, identificamos que ambos os professores iniciaram as aulas com o discurso dialógico que foi desaparecendo ao longo da sequência didática. A partir da análise panorâmica dos dados selecionados, oito episódios distribuídos ao longo da sequência foram analisados. Nos oito episódios identificamos 5 pontos de transição. Os pontos de transição são caracterizados pela transição do discurso dialógico para o de autoridade e vice-versa e essa mudança é quase sempre sinalizada pelo professor. Identificamos que, nos episódios, os professores envolviam os estudantes por meio de atividades em espaços dialógicos e finalizavam com o discurso de autoridade. Para a caracterização do discurso dialógico e de autoridade utilizamos algumas categorias já disponíveis (padrões de interação e tipos de iniciação), adaptamos outras (intenções do enunciado) e criamos uma (repercussão dos enunciados). Isso possibilitou uma análise que realça diferentes fases e características do discurso dos dois professores. Na caracterização do discurso dialógico, identificamos que em um episódio ele aparece em duas fases: na abertura do discurso e na exploração de ideias. Pode, ainda, haver a presença do padrão I-R-A intermediário. Nas intenções do enunciado identificamos que no discurso dialógico o professor cria um problema, seleciona e compartilha ideias dos estudantes, explora-as e estimula a participação dos estudantes. O discurso de autoridade se faz presente em dois momentos em um episódio: na avaliação das ideias dos estudantes e no fechamento do discurso. O padrão de interação mais identificado foi o I-R-A e as intenções dos enunciados foram explorar e avaliar. Os resultados indicam que os dois professores oportunizam aos estudantes momentos para que expressem as suas ideias. No entanto, são diferentes em relação ao nível de interação que estabeleciam com os alunos. A professora Leila prioriza o movimento de ter controle sobre as discussões, envolvendo os alunos na construção de novos conceitos. O professor Paulo, por sua vez, redireciona a discussão de acordo com a demanda dos estudantes. Os nossos dados revelaram que para a construção dos significados em sala de aula há a necessidade de envolver os estudantes em transições que promovam dinâmicas discursivas entre o discurso dialógico e de autoridade, demonstrando que o ensino e a aprendizagem envolvem processos discursivos que estão intimamente interligados.
Adequação granulométrica das matérias-primas e do sistema desegregação contínua (I.S.F), para melhorias na produtividade e qualidadedo sínter para os altos-fornos
Uma das características do processo tradicional de sinterização é a heterogeneidade térmica e de intensidade de reações ao longo da altura da camada do leito. As reações de sinterização, as quais refletem o nível térmico do processo, são pouco desenvolvidas na região superior e ocorrem excessivamente na região inferior da camada, resultando emsínteres de qualidade bem distintas. Objetivando a homogeneização da intensidade das reações, com o balanceamento térmico mais adequado, foi desenvolvido um novo acessório para o sistema de carregamento de misturas, denominado Intensified Sifting Feeder I.S.F, que promove, ao longo da altura do leito de sinterização, a segregação granulométrica e química da mistura. Na Usiminas, com a implantação do I.S.F em suas máquinas de sinterização, foramdesenvolvidos estudos para a adequação das especificações granulométricas de suas matérias-primas, visando melhor explorar os benefícios gerados pelo novo sistema de carregamento.Os objetivos deste são: i) consolidar a melhoria de desempenho das sinterizações após instalação do I.S.F. e ajustes granulométricos dos componentes da mistura a sinterizar; ii) ajustes granulométrico no serpentinito para obter um sínter com a melhor qualidadefísica e metalúrgica para os altos-fornos. O programa de estudo envolverá o levantamento de dados, apresentando a melhoria do desempenho das sinterizações após instalação dos I.S.Fs e ajustes granulométricos dos componentes da mistura a sinterizar, bem como novas amostragens de misturas antes de sinterizar e do sínterproduto, após novos ajustes de granulometria do serpentinito.
Processos e comportamentos informacionais em decisões de inovação: o caso do Arranjo Produtivo Local de Nova Serrana
As organizações constroem decisões, objetivando o sucesso, desenvolvimento e adaptação às condições impostas pelo ambiente externo competitivo. As ferramentas informacionais utilizadas pelos gerentes em suas decisões, especialmente em inovações, apóiam-se,geralmente, no ambiente informacional, desdobrado em suas diversas fontes de informação, conhecimentos organizacionais (tácitos ou explícitos) e pessoais (experiência, bom senso, intuição). O estudo teve como objetivo investigar o papel da informação e do conhecimentono processo. Explorou-se conceitos fundamentais como ambiente informacional, fontes de informação, conhecimento e dialética organizacional, conhecimento síntese, intuição e outros que embasaram a análise sobre tais comportamentos. A pesquisa de campo trouxe elementos importantes para a compreensão do uso e importância das fontes de informação e do conhecimento individual e coletivo avaliados pelos gerentes entrevistados, envolvendo 14 empresas e igual número de decisões sobre inovação, a partir dos respectivos depoimentos deseus gerentes. O levantamento de campo obedeceu aos procedimentos metodológicos preconizados pela técnica de incidentes críticos e outras recomendações para o estudo de fenômenos desta natureza. Os resultados revelaram casos de comportamentos informacionais que foram classificados dentro da visão schumpeteriana de inovação, possibilitando um avanço para o aperfeiçoamento dos dois modelos propostos em direção à compreensão de como se dá o papel da informação e do conhecimento dentro deste específico processodecisório.
Levantamento das necessidades odontológicas da população da equipe azul do Centro de Saúde Santos Anjos beneficiária do Programa Bolsa Família
O presente projeto objetiva levantar as necessidades odontológicas nas 269 pessoas das 54 famílias da Equipe Azul do Centro de Saúde Santos Anjos que são beneficiárias do Programa Bolsa Família para para posterior subsídio do planejamento/avaliação de ações interventivas, respeitando o princípio da equidade. São famílias em situação de pobreza, onde a cárie e outros agravos na boca deixammarcas, prejudicam a auto-estima e a inserção social. Alia-se a isto, o fato de a população beneficiária do Programa Bolsa Família fazer parte do grupo de atendimento prioritário da Secretaria Municipal de Saúde,de acordo com o Projeto Global de Saúde Bucal (2006), que preconiza como ações de promoção/prevenção/vigilância a distribuição de escovas e pastas dentais nas unidades básicas de saúde para estas famílias. Cento e vinte e uma pessoas (44%) com idades variando de 2 a 63 anos compareceram ao exame, e destas 81(67%) eram mulheres. A população foi dividida em faixas etárias de 0-9 anos, 10-19, 20-39,40-49, 50-59 e idosos. A faixa etária de 0 até 19 anos correspondeu a 68% da população, e foi a que apresentou a maior prevalência de cárie (63% do total dos 226 dentes cariados), indicando uma maior vulnerabilidade à cárie dentária. Faz-se, assim, necessário o planejamento estratégico para atender essa população, facilitando-lhe o acesso aos serviços oferecidos pela Equipe de Saúde Bucal do Centro de Saúde Santos Anjos.
Algoritmos exatos para o problema do caminho mais curto robusto e para o problema de localização de concentradores em árvore
Este trabalho e dedicado ao estudo de dois problemas de otimizacao NP-Difíceis. O primeiro problema e o problema do caminho mais curto robusto (RSP, do ingles Robust Shortest Path) que e uma generalizacao do problema de caminho mais curto (SP, do ingles Shortest Path). O RSP considera que os custos dos arcos sao definidos por um intervalo de valores continuo. Entre os diferentes criterios de otimizacao robusta, esse trabalho se dedicada ao criterio minmax com arrependimentorelativo. Neste trabalho sao dadas tres contribuicoes para o RSPcom arrependimento relativo: (i) a primeira formulacao por programacao linear inteira mista, (ii) desigualdades validas para essa formulacao e (iii) extensao desse problema em grafos com ciclos de custo positivo. Os resultados computacionais mostraram que os algoritmos baseados nas contribuicoes propostas sao capazes de resolver instancias de ate 1500 nos. O segundo problema que esse trabalho trata e o problema de localizacao de concentradores em arvore (THLP, do ingles Tree Hub Location Problem). Seja G = (N,A) um grafo completo direcionado, onde N e o conjunto de nos e A e o conjunto de arcos. Alem disto, Wij R+ e a demanda de fluxo do no i N para o no j N, cij e o custo de trafegar cada unidade de fluxo em um arco (i, j) A e p um numero inteiro positivo. O THLP consiste em selecionar um subconjuntoP N com p nos, denominados concentradores (do ingles Hubs), e conecta-los na forma de uma arvore. Em seguida, cada um dos nos em N \ P, denominados nos clientes, e alocado a um unico no em P de modo que exista um unico caminho entre cada par de nos i, j N e cujo custo total de rotear as demandas Wij seja minimizado. O custo de trafegar uma unidade de fluxo entre dois nos concentradores k,m P sofre um fator de desconto e e dado por ckm × . O estado da arte de algoritmos para este problema e capaz de resolver instancias deate 100 nos usando um algoritmo baseado em decomposicao de Benders, em um elevado tempo computacional. Isto se deve especialmente ao fato de que O(|N|2) subproblemas devem ser resolvidos a cada iteracao do algoritmo, utilizando um algoritmo de programacao linear. Neste trabalho, propomos um algoritmo ad-hocque resolve cada subproblema em O(|N|2). Desta forma, acelara-se o tempo de execucao do algoritmo de decomposicao de Benders para o THLP. Resultados preliminares indicam que o tempo de resolucao dos subproblemas pode ser acelerado em ate 29,52%.
O dever jurídico de distribuição de riquezas: Seu fundamento na dignidade humana e a imprescindibilidade para a realização da justiça universal concreta
A dignidade humana, enquanto característica exclusiva da pessoa humana e que a torna titular de direitos humanos, é um conceito que foi sendo gradativamente construído na história e que hoje é fundamento e fim para a realização da justiça. A partir da investigação acerca do conceito de dignidade humana e seus desdobramentos na dialética do reconhecimento, afirma-se, com base em dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os atuais índices de distribuição da riqueza universal, que a realização da justiça no plano universal concreto não se dá em níveis satisfatórios e que esse quadro requer mudanças substanciais e urgentes para atender às necessidades humanas, à luz da idéia de justiça no mundo contemporâneo. O caminho para que essas mudanças ocorram já se encontra traçado, a partir da criação da ONU em 1945, ao se considerar a juridicidade e, portanto, a exigibilidade, dos direitos declarados na Carta Internacional de Direitos Humanos, cuja realização passa, necessariamente, pela melhor distribuição da riqueza universal. A relação entre justiça e eficiência econômica, na prática, se presta a justificar a continuidade de desigualdades em todo o globo. A dignidade humana é o fundamento para o dever de se distribuir a riqueza e a consubstanciação desse dever em direitos efetivamente realizados para todos é absolutamente imprescindível para que a justiça universal se realize no plano concreto.
Uma agenda inacabada: monitorando os avanços e desafios dos direitos reprodutivos
Trata-se de resenha sobre o livro: CAVENAGHI, Suzana; CABELLA, Wanda. Comportamiento reproductivo y fecundidad en América Latina: una agenda inconclusa. Serie e-Investigaciones. 3. 1. ed.Rio de Janeiro: Alap, 2014. 1. 220 p
Práticas de numeramento nos livros didáticos de matemática voltados para a educação de jovens e adultos
Esta pesquisa analisa como práticas de numeramento podem ser constituídas e mobilizadas em livros didáticos de Matemática voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Selecionamos para análise a coleção Viver, Aprender Educação de Jovens e Adultos 2º segmento do Ensino Fundamental da Editora Global (especificamente os livros Matemática e Fatos do Cotidiano, volumes I e II) e focalizamos a abordagem dos números racionais, destacando os exercícios que buscam levar os alunos à compreensão desse conjunto numérico. Para discutir as oportunidades de constituição de práticas de numeramento para além da identificação de estratégias que promovem a aquisição de habilidades, procuramos estabelecer uma interlocução entre autores que contemplam reflexões sobre letramento e numeramento e os que discutem as especificidades da relação dos alunos e das alunas da Educação de Jovens e Adultos com o conhecimento matemático e, também, com aqueles que contemplam as peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica. Na análise que nesta dissertação empreendemos, focalizamos práticas de numeramento relacionadas à Comunicação por meio da matemática.
Retratos biográficos de Olga Benário: uma vida escrita
Nesta dissertação, estudam-se algumas das várias relatos biografias de Olga Benario Prestes, levando-se em consideração o jogo factual/ficcional constitutivo do gênero biográfico. Em narrativas, peças teatrais e filmes, os biográfos transitam entre o registro histórico e a recriação ficcional para trazer ao público possíveis e diferentes versões da vida da personagem. Tomando-se o retrato como metáfora para a biografia, procura-se evidenciar, nesses textos, a construção de Olga como uma "mulher de papel", personagem heroica, quae mítica, da hostória recente e do imaginário brasileiro da contemporaneidade.
Cerveja e notícias híbridas: publieditoriais no G1
Na contemporaneidade, a publicidade se sofistica, apresentando-se cada vez mais como conteúdo. Uma das formas para isso é hibridizar-se a outros tipos de conteúdo, como o jornalismo. Este artigo analisa publieditoriais, textos publicitários apresentados sob a forma de notícias, veiculados no portal G1 pelo anunciante Empório da Cerveja. Nessas notícias vê-se uma forma de comunicação que utiliza conteúdo jornalístico, com forte influência do jornalismo cultural, e constrói um imaginário de experiência de consumo, sem fazer menções diretas ao anunciante.