RCAAP Repository
Validade do questionário Marcos do desenvolvimento do SurveyofWellbeingof Young Children (SWYC-Brasil) e normas para interpretação dos resultados em crianças brasileiras
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Metodologia lean healthcare vivências de gestores no contexto hospitalar
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
(Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
Este trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre a formação de professores de Artes Visuais em um curso na modalidade a distância. Para a sua construção, foi estabelecido um diálogo sistematizado com o cenário da educação brasileira em seus avanços e fragilidades, com intuito de conhecer, analisar e compreender as práticas pedagógicas de professores que tiveram a oportunidade de formação especializada em Artes Visuais. O objetivo geral é investigar o impacto da formação docente, na modalidade a distância, nas práticas pedagógicas dos professores no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Como metodologia, o pensamento artístico foi o fio condutor do processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (CEEAV/EBA/UFMG). Foram identificados a natureza das propostas pedagógicas artísticas, os materiais, o contexto e os recursos que os egressos lançam mão para pensar arte. A análise dos dados obtidos foi feita através de questionário à luz dos referenciais teóricos de Efland (2005), Dewey (2010), Wagner (2010), Freire (2011) e Pimentel (2015), entre outros. Com os dados levantados, constatou-se que a maioria dos egressos possui experiência em Arte, tem acesso à internet, continuaram suas formações, sejam elas profissionais ou acadêmicas, e que a maioria utiliza os conhecimentos que construiu no CEEAV na sua vida e na sua profissão.
A imagem pelas palavras: o processo narrativo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
A literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão tem sido problematizada por vários autores, tendo em vista que a própria literatura encontra-se marcada pelas estéticas cinematográfica e televisiva. Nesta pesquisa, analisamos as características da narrativa do escritor mineiro Luiz Vilela, as quais apresentam proximidades com o gênero roteiro, esteja ele na área do cinema ou da televisão. Baseamo-nos, para isso, nas teorias de Pierre Lévy e Robert Stam, dentre outros, visando a uma leitura hipertextual das relações entre literatura, cinema e televisão. Nesse caso, os curtas-metragens resultantes das traduções de Vilela realizadas pelos cineastas são analisados como hipertextos que ampliam e aprofundam a rede de sentidos provocada por essa literatura.
Comparação dos exercícios na água a outras intervenções para alívio de sintomas decorrentes da fibromialgia: uma revisão narrativa
Introdução: A fibromialgia (FM) é uma doença reumática, de etiologia ainda desco-nhecida, mas com algumas hipóteses quanto a sua fisiopatologia. Os sintomas pre-sentes na FM, além da dor, são fadiga muscular, alteração no sono, rigidez matinal, dores de cabeça, depressão e estresse. Objetivo: Neste estudo propomos demonstrar através de uma revisão da literatura se a fisioterapia aquática pode contribuir de forma satisfatória para pacientes com fibromialgia. Materiais e Métodos: Foram selecionados artigos publicados nos últimos quinze anos utilizando as palavras chaves nas bases de dados Medline, Lilacs e PEdro.Resultados: Baseando-se nas análises dos estudos, foram encontrados trinta e seis artigos que abordaram a terapêutica através de exercícios no solo e em meio aquá-tico. Não foram encontradas alterações significativas em relação aos exercícios no solo, nos aspectos dor, tender points, depressão e qualidade de vida. Conclusão: A prática de atividade física realizada na água não se mostrou superior os exercícios realizados no solo nos aspectos que beneficiam a qualidade de vida dos indivíduos portadores de fibromialgia.
A imagem cinematográfica como objeto colecionável: o colecionador na era digital.
O Projeto de Mestrado em Artes Visuais tem como intuito realizar um estudo a respeito do que faz o filme ter e ser algo colecionável. A partir do estudo de quem é o colecionador aprofundamos a análise para os colecionadores de cinema, abordando sua importância na preservação do cinema, suas relações com as cinematecas e estúdios e suas características para o processo de colecionar e classificar seus objetos. Procuramos descrever a formação da indústria de filmes de Hollywood e seus grandes estúdios, que criaram uma linguagem característica para instigar o desejo de colecionar suas imagens. E, dentre desse processo, detalhamos características diversas dos produtos atraentes para o colecionador. Abordamos o horror enfocando os monstros clássicos da Universal como base para um dos gêneros que mais geram colecionadores, ao lado do de ficção científica. E, como resultado prático, criamos, a partir da produção independente Trilogia do caos, produtos de interesse para colecionadores, dada a resposta do público observada durante a longa produção da animação.
Videogramas de uma revolução: o acontecimento e as imagens de arquivo no cinema documentário
O presente trabalho tem como objetivo buscar responder à seguinte indagação: como a escritura fílmica de Videogramas de uma revolução reescreve as imagens (assim como os sons, as falas e os discursos) acionadas pelo irromper e desenrolar do acontecimento político que levou à queda do ditador romeno Nicolae Ceausescu? Para tanto, torna-se imprescindível uma caracterização do cinema de Harun Farocki e sua estilística; seguida de um esforço teórico que visa a compreensão dos conceitos de acontecimento e de imagem de arquivo. Nesse ínterim, não se pode negligenciar os aportes de Maurice Mouillaud e de Louis Quéré a respeito da noção de acontecimento, na medida em que oferecem significativa contribuição no sentido de se discutir as transmissões e as imagens produzidas. Para elucidar o conceito de imagem de arquivo, o pensamento de Georges Didi-Huberman é o foco central. A partir daí, torna-se possível analisar três operações fílmicas especificas: enquadramento, fora de campo e montagem. Dentre elas, a montagem é feita operação central, por revelar o minucioso trabalho de Farocki, envolvido na escritura do filme e reescritura das imagens.
Palavras e imagens que tecem histórias: ilustradores/escritores e a criação literária para a infância
Neste trabalho, investiga-se a condição de autores responsáveis pelo duplo papel de criação dos textos verbal e visual na produção de livros para crianças, visando compreender a categoria autoral de quem escreve e ilustra suas obras. As perguntas formuladas nesse estudo foram as seguintes: Como dialogam a ilustração e a escrita de obras literárias infantis por um mesmo autor? Que autores representam essa tendência, a qual se torna tão frequente hoje no conjunto da produção literária para crianças? O que motiva ilustradores de literatura infantil a se tornarem também escritores? Para essa investigação, foi traçado breve panorama histórico acerca da ilustração de livros de literatura infantil num contexto mais amplo para, em seguida, focalizá-lo, no âmbito brasileiro, enfocando ilustradores, escritores ilustradores dos livros de literatura infantil. A reflexão sobre esse objeto encontra-se ancorada em pressupostos de estudiosos da literatura infantil e teóricos da ilustração de livros infantis. Através de casos representativos da produção editorial brasileira, segundo a especificidade observada, contribui-se para a discussão sobre a produção literária para crianças no Brasil, por meio de análise qualitativa. Para atingir esse objetivo, foram selecionados ilustradores/escritores contemporâneos e verificados aspectos relacionados aos processos criativos desses autores, por meio de dados obtidos em entrevistas, cruzados com a análise de livros que caracterizam o seu processo criativo, considerando-se as narrativas verbal e visual; o projeto gráfico; a capa; a disposição de imagens e textos; as cores e os efeitos que produzem; a diagramação; entre outros elementos que evidenciam o estilo dos ilustradores/escritores.
A relação família x escola: um laço importante no processo ensino aprendizagem
A escola e a família têm em comum os sujeitos que necessitam aprender para conceber transformações sociais no presente e no futuro. Porém, tal relação não tem sido fácil devido a fatores sociais, culturais e pelo diálogo que muitas vezes não são compreendidos. Cabe à escola proporcionar atividades que sejam capazes de aproximar a família do seu objetivo que vem a ser educar. Agindo desta maneira conseguirá que as famílias estejam presentes e acima de tudo se interando dos avanços e as dificuldades dos educandos. Sabe-se que compartilhar com a família esses avanços e as dificuldades o resultado tende a ser satisfatório. Tanto escola quanto família deverão fazer desta relação um meio para servir as aprendizagens e a garantia amigável, cada qual deve cumprir seu papel, buscar soluções nos impasses, agir em conjunto, dividir responsabilidades e reconhecer a importância de ambas. Portanto, esta relação deve ser incentivada na Escola Estadual José Bonifácio, e se estabelecer a fim de que o processo de desenvolvimento humano, político, social do aluno seja alcançado.
Plano de intervenção: Construir uma proposta de formação pedagógica para os profissionais que atuam como docentes nos cursos da ETSUS/RS
Este trabalho tem como objetivo fundamentar a construção de uma proposta de formação pedagógica para os profissionais que atuam na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul (ETSUS/RS), destacando a importância da mesma, trazendo para o cenário escolar elementos que possibilitem a construção das competências coletivas essenciais ao trabalho voltado para a ação crítica e transformadora, de forma comprometida com os desafios da atual realidade social brasileira; a partir das reflexões acerca do trabalho desenvolvido nesta escola. No momento atual da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) faz-se necessário a construção de uma proposta de formação docente que produza modos subjetivos, novas e diferentes formas de ser trabalhador da saúde, que (re)existam ao que está instituído e se aliem ao desafio de afirmar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como referência central o significado social da ação educativa no âmbito da saúde.
Morte e vida Severina: o suicídio como possibilidade posta socialmente
A discussão a respeito da morte na sociedade atual é acompanhada de restrições sociais que ora ficam explícitas, ora parecem desaparecer. Uma destas restrições diz respeito especificamente a morte autoprovocada, o suicídio, pois a finitude que o ato revela e as condições que levam o indivíduo a esta ação desesperada incomodam a sociedade. Esse incômodo é refletido de forma indireta nos estudos sobre o tema, os quais permanecem, em sua maioria, na aparência do fenômeno, associando suicídio a doença e culpabilizando o indivíduo que tira a própria vida. Nesse sentido, buscamos sair desta ideia do suicídio ligado apenas ao desequilíbrio corpóreo e defender a tese de que os elementos que produzem o suicídio como uma alternativa para o indivíduo são engendrados, no modo de produção capitalista, por meio da organização do processo de trabalho. Para isso, escolhemos uma posição crítica, que bebe, mas não mergulha, no materialismo histórico dialético de Marx, de modo a encontrar a essência do fenômeno suicídio e sair da aparência que é comumente absorvida nos trabalhos acerca do tema. Entretanto, é necessário partir desta aparência e, para isto, analisamos cartilhas e publicações oficiais da Organização Mundial de Saúde; reportagens sobre o suicídio disponíveis em portais eletrônicos; e entrevistas semi-estruturadas realizadas com sujeitos envolvidos de forma direta ou indireta com o suicídio (profissionais, pessoas que tentaram ou idearam suicídio e familiares de suicidas). As reflexões sobre o fenômeno em questão mostraram que o que é determinante na análise que nos propusemos a fazer não é a eficiência do ato, ou seja, o indivíduo ter conseguido morrer ou não, mas o próprio fato de o suicídio emergir como uma possibilidade social para este indivíduo. E esta possibilidade reflete as formas como estão organizadas as relações sociais, as quais culpabilizam o indivíduo que escolhe por tal alternativa, ao invés de apontar para as relações que produziram essa opção, pois expor o suicídio tal como sua essência na sociedade capitalista, é expor as mazelas dessa sociedade, é expor a vida severina. Assim, concluímos que o movimento que o capital faz em meio a necessidade de produção, de competitividade, concorrência, mostrar-se ser o melhor dentre os demais, etc. torna o suicídio uma possibilidade concreta para o indivíduo, algo que pode ser escolhido como meio de exterminar a dor que se sente, dor causada pelo próprio movimento do capital.
Fatores que influenciam as decisões sob condições de incerteza no processo de valoração de empresas
O artigo A formação de expectativas subjetivas e seus impactos na percepção do valor das empresas (DOROW et al, 2009) propôs uma reflexão sobre a influência do comportamento humano na avaliação de empresas. Os autores analisaram as condições de incertezas e as expectativas subjetivas que poderiam estar sendo transportadas para as projeções de fluxo de caixa e, por consequência, afetando o valor percebido das companhias. Concluiu-se então que a heurística da representatividade (TVERSKY e KAHNEMAN, 1974) foi incorporada às expectativas, afetando as projeções realizadas pelos indivíduos. Tendo como base os estudos realizados através deste artigo, o presente trabalho se propôs a validar seus resultados e buscou identificar qual outro viés poderia influenciar o profissional no momento da avaliação de uma empresa. O objetivo deste trabalho foi avaliar como as expectativas de um indivíduo, expectativas estas geradas de acordo com suas percepções, em um ambiente de decisão sob condição de incerteza, poderiam influenciar o processo de valoração de empresas. Como resultado, ficou evidente, tanto pela comprovação da existência da tendência para reaver exemplos (viés da representatividade) no artigo analisado, quanto pela identificação do viés da ancoragem no mesmo contexto, que é preciso muita atenção e conhecimentos além dos tradicionais métodos matemáticos de avaliação de empresas, como o fluxo de caixa descontado, por exemplo, para se avaliar uma empresa.
Processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica
O presente estudo tem como objetivo descrever o processo de transição de uma banda civil para banda sinfônica, tendo como unidade-caso a Banda Nossa Senhora do Carmo de Betim. Enfocam-se os aspectos de sua prática musical e seu conteúdo sonoro musical, assim como os aspectos socioculturais envolvidos nessas práticas, percebendo a música como cultura e, conseqüentemente, interligando-a com as relações sociais que se estabelecem no interior do grupo musical e do grupo com a sociedade em que se insere. Portanto, foi feito um estudo de caso realizando uma pesquisa etnográfica cuja referência teórica está posta na etnomusicologia. Foram abordadas questões socioculturais visando compreender as características sonoro-musicais específicas da banda civil e da banda sinfônica, como sendo diferentes por serem intimamente relacionadas ao contexto de produção e de significação e não numa escala de valor tida como absoluta. Assim, nesse estudo, a banda civil e a banda sinfônica são consideradas em suas diferenças estéticas e contextuais. A banda de Betim está num processo que visa sua transformação para uma banda sinfônica. A pesquisa aqui apresentada permitiu uma maior compreensão de como esse processo está ocorrendo, de modo que se percebeu que as raízes da Banda de Betim como banda civil, influenciam incisivamente na transição, uma vez que as mudanças nos significados sociais aprendidos historicamente acontecem lentamente, tendo em vista que estão incutidos na mentalidade coletiva num contexto social que envolve religiosidade, práticas de ritos e significados compartilhados. Desta forma, ainda há identificação da Banda de Betim com a prática musical de uma banda civil e os músicos mais antigos e o público que a conhece de longa data, manifesta certa resistência às alterações que já ocorreram como a mudança no repertório e a questão de participar menos dos eventos e festividades cívicas e religiosas que outrora participava, tendo em vista que tem procurado atuar com características de banda de concerto. Por outro lado, já apresenta certas características de banda de concerto, ou seja, a banda de Betim se porta e pretende estabelecer funções e atuar na comunidade aplicando uma nova concepção musical baseada nos princípios estético-musicais e sociais vinculados à tradição da música de concerto. No entanto, trata-se ainda de um processo em andamento
Singularidades do trabalho gerencial da enfermeira no contexto do serviço de atendimento móvel de urgência de Minas Gerais
O SAMU 192 é uma estratégia de atenção à saúde das populações com enfoque voltado para aredução dos impactos de morbimortalidade e agravos à saúde, atendendo a situações deurgência e emergência, clínicas ou traumáticas. As primeiras unidades foram implantadas noBrasil no ano de 2004, com cobertura inicial de 27 municípios. Trata-se de um cenário novode produção de saúde, para o qual a estruturação dos serviços e funções tem-se dado de modoempírico. O SAMU-192 conta com três esferas de coordenação para garantir seu processo deexeqüibilidade sendo uma geral, uma médica e outra de enfermagem, de modo que as duasúltimas estão hierarquicamente submetidas à primeira. A equipe de enfermagem correspondeao seu maior contingente e o modo de trabalho se dá à distância da gerência de enfermagem,ao contrário da realidade experimentada no contexto hospitalar. A participação direta daenfermeira à frente da gerência deste grupo precisa ser articulada e eficaz, na medida em quesua equipe trabalha majoritariamente longe de seus olhos, fazendo-se pertinente conhecer asparticularidades do modo como vem se desenvolvendo o trabalho gerencial desta profissional.Partindo-se deste pressuposto, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de conheceras singularidades do trabalho gerencial da enfermeira coordenadora de equipe de enfermagemno SAMU, partindo-se da premissa de que este se caracteriza como um espaço novo deatuação na área da saúde, ainda em fase de construção. Foi desenvolvido um estudo comabordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O universo de estudo constituiu-se de trêsunidades de SAMU-192, em Minas Gerais, nos municípios de Governador Valadares, Ipatingae Itabira, os quais contam com a enfermeira como gerente da equipe de enfermagem. O estudofoi constituído por nove indivíduos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo ediscutidos com a literatura pesquisada. Foram identificadas características referentes aoprocesso de trabalho da enfermeira gerente, sua autonomia, atribuições e relaçõesinterpessoais. Entre os resultados, observou-se tratar de um grupo organizado principalmentepela construção e manutenção de laços afetivos, psicológicos e ideológicos. O grandemotivador para assumir o cargo de gerência é a possibilidade de superação do desafio posto esua permanência se dá pelo reconhecimento do papel da Enfermeira-gerente, intra eextrainstitucionais. Não obstante sejam relatadas diversas facilidades e dificuldades noexercício desta função, a confiança, o vínculo e o respeito entre gerente e equipe se firmamcomo aspectos positivos, assim como a gerência da falta de recursos, conflitos e a falta deformação profissional voltada para a urgência e emergência são relacionados como aspectosnegativos, sendo estes reforçados por entraves políticos inerentes aos serviços públicos. Porfim, observa-se que as enfermeiras-gerente têm caminhado a passos largos rumo à suaconstrução identitária, se alocando entre as fases de crise de identidade e de elaboração, porémbem mais próximas da segunda, até mesmo pelas reformulações nos cenários de gestãovigentes e pela fase ainda embrionária em que se encontra o SAMU.
Magnetos moleculares de baixa dimensionalidade baseados em ligantes oxamato
O presente trabalho trata da química e magnetismo de sistemas moleculares de baixa dimensionalidade. Inicialmente são descritos experimentos para a obtenção e caracterização de uma nova fase cristalina do composto [4-MeRad]2[Mn2{Cu(opba)}3], que apresenta fenômenos magnéticos não observados na literatura, como a Tc em torno de 13-15 K e um efeito de metamagnetismo induzido pela presença de excesso de solvente no composto. Foram estudados os compostos [4-MeRad]2[Mn2{Cu(opba)}3].5DMSO.2H2O e [4-MeRad]2[Mn2{Cu(opba)}3].4DMSO. 2H2O. Medidas de suscetibilidade AC nesse composto não apresentaram dependência com a freqüência. Apesar de ser verificada a abertura das curvas FCM e ZFCM em baixa temperatura, também verificou-se que curva da dependência da magnetização com o campo aplicado não apresenta histerese perceptível. Os valores de e da magnetização de saturação, se apresentaram próximos aos valores esperados para este sistema. Também é descrita a síntese com Fe2+, resultando na obtenção do composto Fe3Cu2(opba)3.9H2O, que apresenta um acoplamento antiferromagnético muito intenso revelado pelo valor de de 6,7 emu K mol-1 na tempertura do ambiente, indicando que nesta temperatura já há o efeito de cooperação antiferromagnética entre os spins do sistema. Na seqüência é estudada a influência da adição de cátions derivados do imidazol na química e magnetismo de sistemas constituídos por Cu(opba) e manganês. Foram obtidos e caracterizados os compostos inéditos IMes2Cu(opba).3H2O e IPr2Cu(opba).3H2O. O segundo apresentou um comportamento diamagnético, incomum para sistemas com o íon metálico Cu2+ em sua estrutura. Finalmente são descritos os procedimentos de inclusão de um segundo íon metálico (manganês e cobalto) que culminaram com a obtenção e caracterização do composto (IMes)2Mn{Cu(opba)}2.4H2O em que acredita-se que os grupos mesitil tenham sido capazes de evitar a coordenação nas carbonilas do opba, evitando assim o processo de polimerização.
Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
Este trabalho visa investigar as entidades que se relacionam para compor o texto e as textualidades de um dispositivo específico: o programa televisivo de auditório Cassino do Chacrinha, veiculado nos anos 1980 pela Rede Globo de Televisão e reexibido pelo Canal Viva em 2012/2013. Interessa-nos perceber como este dispositivo independente e multidimensional, composto por textos diversos, relê e ressignifica elementos percebidos desde os primeiros programas de auditório, produtos de entretenimento que nasceram na mídia rádio (anos 1940). Fortemente influenciado pela irreverência do teatro de revista brasileiro do início do século XX e pela vivacidade e diversidade do circo brasileiro, esse tipo de programa tem marcante presença também na TV desde os anos 1950. Procuramos entender as textualidades como processos de construção de sentidos instáveis e com condições constantemente alteradas pelo movimento criado nas relações das entidades de um texto aberto a sentidos diversos pela ação de seus leitores. Mas este movimento também deixa suas marcas perceptíveis em alguns momentos que nos interessou perceber neste estudo. Estas textualidades marcantes estão presentes no dispositivo programa de auditório até os dias de hoje.
O uso de analogias no ensino de Ciências
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a importância do uso de analogias no ensino de Ciências e conscientizar professores de Ciências e outros profissionais da educação da importância que deve ser dada ao tema. Nos últimos anos tem sido considerável o aumento do interesse de pesquisadores de educação pelo assunto uso de analogias. Isso pode ser explicado pelo fato de que elas aproximam um domínio menos familiar de um domínio mais familiar e mais acessível ao mundo do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Porém, o uso indiscriminado das analogias pode funcionar como um obstáculo à apropriação do conhecimento pelo aluno e, portanto, é importante que ele seja feito de forma consciente. Assim, é necessário que o professor possua um conhecimento didático para mediar e reconhecer as potencialidades e limitações desse recurso. O texto apresenta como as analogias têm sido classificadas por alguns autores, vantagens e desvantagens do seu uso, modelos de ensino com analogias e o uso de analogias em livros didáticos. Além disso, traz uma breve discussão sobre aspectos fundamentais a serem observados para o uso de analogias e algumas propostas para futuras pesquisas que complementarão e enriquecerão o estudo do tema.
Níveis de lisina digestível e de ractopamina para suínos machos imunocastrados em terminação
Com o objetivo de avaliar a exigência de lisina digestível e de ractopamina sobre o desempenho e as características de carcaças de suínos machos imunocastrados, na fase de terminação. Foram utilizados 240 suínos machos imunocastrados, híbridos comerciais originados de linhagens selecionadas geneticamente para deposição de carne magra, com peso inicial de 97,72 ± 2,11kg e peso final de 124,06 ± 4,12kg. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em arranjo fatorial 4 x 3, sendo quatro níveis de lisina digestível (0,65; 0,80; 0,95; 1,10 %) e três níveis de ractopamina (RAC) sendo os níveis de (0, 5 e 10 ppm), com 4 repetições e 5 animais por unidade experimental. Não houve interação entre os parâmetros de desempenho dos animais. A suplementação de ractopamina nas dietas com 10 ppm melhorou o desempenho de suínos machos imunocastrados em terminação dos 97 aos 124 kg. O nível de 0,65% de lisina digestível, correspondente a um consumo de lisina digestível de 23,36 g/dia, atendeu às exigências desses animais. Para as medidas ultrassônicas de característica de carcaça in vivo, não ocorreu interação. Não foi observado efeito significativo para as características estudadas exceto sobre a variável profundidade de lombo, taxa de deposição de carne magra para níveis de RAC e espessura de toucinho no ponto P2, onde observou efeito linear (P<0,05) para os níveis de lisina digestível. Para as medidas ultrassônicas de característica de carcaça post mortem, não ocorreu interação. Não foi observado efeito significativo para as características estudadas exceto sobre a variável espessura de toucinho no P2, onde observou efeito quadrático (P<0,05) para os níveis de lisina digestível. Para os rendimentos de cortes, houve efeito (P<0,05) dos níveis de ractopamina sobre as variáveis de rendimento de carcaça resfriada, carne no pernil e carne na paleta para os níveis de RAC. Conclui-se que a exigência de lisina digestível para suínos machos imunocastrados, dos 97 aos 124 kg, no período de 21 dias, é de 0,65% de lisina digestível, correspondente a um consumo diário de lisina de 23,36 g/dia em que o menor nível atendeu as exigências. A suplementação de ractopamina, independente do nível que foi utilizado (5 ou 10ppm), na dieta de machos imunocastrados em terminação, proporciona melhor desempenho dos animais, pois promove aumento no peso final, ganho de peso diário, melhoria na conversão alimentar. Nas características de carcaça a suplementação de RAC aumenta a taxa de deposição de carne magra diária, aumentando profundidade de lombo e redução da espessura de toucinho no ponto P2. A suplementação de RAC aumenta o rendimento de carcaça resfriada, carne no pernil, carne na paleta e carré. Portanto, suínos suplementados com 5 ou 10 ppm de RAC, apresentam um aumento na exigência do consumo de lisina digestível diário não superior a 12,27%.
Análise ergonômica do trabalho no uso da Esmerilhadeira
Esta pesquisa de campo tem como objetivo investigar os riscos de acidentes que os trabalhadores de uma empresa de saneamento de água estão sujeitos no seu dia a dia de trabalho. No decorrer do período da pesquisa fomos a campo e observamos as atividades realizadas por esses trabalhadores. Nas observações realizadas constataram-se como fatores de risco acidental para os trabalhadores as ferramentas utilizadas durante suas atividades rotineiras, além das condições de trabalho que estavam expostos. Dessa forma realizamos a análise ergonômica do trabalhador em atividade para minimizar os riscos acidentais ocasionados pelas ferramentas utilizadas e pelas condições de trabalho que estavam expostos.
A formação e cultura da raça brasileira: arte e iconografia na obra de Gilberto Freire
O presente estudo trata de retratar a iconografia da raça brasileira, seus costumes e moradias, a partir da obra "Casa Grande e Senzala" de Gilberto Freire. Gilberto Freire tenta explicar, através da cultura de que forma negros, índios e brancos se misturaram para formar a sociedade brasileira, concebendo suas características étnicas. Abuso de uma raça sobre a outra, reflexo do regime escravocrata. Acredita-se ser imprescindível fazer inicialmente a apresentação do que seja cultura e representação da arte em seu sentido tradicional, para a melhor compreensão da visão de Gilberto Freire