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Consumo de energia: Nossos hábitos, nosso futuro. Um projeto com caráter investigativo
O presente trabalho é um relato de experiência cujo objetivo é mostrar os limites e as possibilidades que a estratégia de ensino por investigação pode oferecer ao processo ensino-aprendizagem do conteúdo específico de Física acerca do tema energia. Utilizando-se da metodologia de pesquisa-ação educacional, a abordagem do tema foi obtida através do projeto Consumo de energia: Nossos hábitos, nosso futuro desenvolvido com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Piumhi, Minas Gerais. A análise de dados foi realizada a partir das produções dos estudantes, grupo focal e aplicação de questionário. Através dos resultados, foram produzidas evidências de que o projeto investigativo além de favorecer o maior envolvimento e participação dos estudantes, promove: sensibilização, mudança de comportamento, construção do conhecimento e sua socialização frente ao tema energia. Verificou-se também que é preciso se adaptar para formar estudantes participativos, críticos e obter uma aprendizagem mais efetiva. Isto pode ser favorecido com aulas alternativas que favoreçam a interação e a autonomia dos estudantes, sendo que a abordagem investigativa é um meio importante para que ocorra essa diversificação no processo ensino-aprendizagem em sala de aula.
Caracterizações farmacológicas e bioquímicas de peçonhas de aranhas dos gêneros Lasiodora e Loxosceles
As peçonhas de aranhas são constituídas de uma mistura complexa de substâncias. As pesquisas com peçonhas de aranhas investigam os mecanismos do envenenamento, novas estratégias terapêuticas e o imenso potencial farmacológico dos componentes das peçonhas. No presente trabalho, serão apresentados estudos realizados com as peçonhas de duas aranhas distintas: Loxosceles similis, pertencente à subordem Araneomorphae, e Lasiodora sp., pertencente à subordem Mygalomorphae. O trabalho é dividido em dois capítulos, para melhor entendimento. CAPÍTULO 1 - As aranhas do gênero Loxosceles podem provocar envenenamentos graves em humanos, descritos como loxoscelismo. O loxoscelismo cutâneo caracteriza-se por dermonecrose, que pode levar semanas para cicatrizar. O loxoscelismo sistêmico é uma complicação mais rara que pode levar a vítima a óbito por falência renal aguda. Recentemente, descobriu-se que a espécie L. similis, até então pouco estudada, é amplamente encontrada em ambientes antrópicos, principalmente no estado de Minas Gerais. As primeiras caracterizações dessa peçonha mostraram que possui efeitos biológicos similares às peçonhas de aranhas Loxosceles de importância médica no Brasil. O objetivo geral do primeiro capítulo deste trabalho foi caracterizar o soro específico anti-L. similis e avaliar a participação do LPA nos efeitos da peçonha de L. similis e de uma proteína dermonecrótica de L. intermedia (recLiD1). Análises histológicas de pele de coelho após 2, 4 e 8 horas da injeção intradérmica de peçonha de L. similis (3 µg) mostraram denso infiltrado inflamatório, edema, degeneração e necrose musculares, dissociação de fibras colágenas e reticulares. A pré-incubação da peçonha com o soro anti-L. similis reduziu de forma significativa todos esses efeitos. O principal componente tóxico da peçonha de Loxosceles possui atividade de fosfolipase D (PLD) e atua sobre vários alvos lipídicos. Há um interesse atual em investigar o papel do ácido lisofosfatídico (LPA) no loxoscelismo. O LPA é um dos produtos da ação enzimática de PLD, e sabe-se que o LPA induz agregação plaquetária, hiperpermeabilidade endotelial e respostas pró-inflamatórias. Os tratamentos de fibroblastos humanos HFF-1 com peçonha de L. similis ou recLiD1 (10 µg/mL, ambas pré-incubadas com o precursor de LPA lisofosfatidilcolina) promovem liberação das citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias IL-6, IL-8, CXCL1 e CXCL2 após 12 horas, bem como morte celular por apoptose após 48 horas de incubação. O co-tratamento das células com Ki16425 (15 µM), que é um antagonista de receptores para LPA (LPA1/LPA3), reduziu significativamente a produção de mediadores inflamatórios, porém não alterou os efeitos apoptóticos da peçonha e da recLiD1. Em células endoteliais humanas HUVEC, o Ki16425 também não reduziu a apoptose causada pela peçonha e pela recLiD1 após 48 horas de incubação. Com isso, o presente trabalho mostrou, pela primeira vez, que o LPA formado por ação enzimática de PLD da peçonha de L. similis e da recLiD1 exerce papel na liberação de citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias em fibroblastos humanos. No entanto, pelo menos in vitro e nas condições experimentais aplicadas, os receptores para LPA não participam da morte celular promovida por esses agentes em HFF-1 e HUVEC. CAPÍTULO 2 - As aranhas do gênero Lasiodora são amplamente distribuídas no Brasil, onde são conhecidas vulgarmente como caranguejeiras. A peçonha de Lasiodora sp. é pouco tóxica a humanos. Os acidentes causam apenas dor, edema e eritema no local da picada. No entanto, essa peçonha pode ser fonte de ferramentas farmacológicas importantes. Nosso grupo de pesquisa descreveu previamente os efeitos cardiovasculares da peçonha de Lasiodora sp. Em ratos, a peçonha promove hipotensão e bradicardia agudas, diminuição da frequência cardíaca em coração isolado, vasodilatação dependente de óxido nítrico (NO) e ativação da enzima óxido nítrico sintase endotelial (eNOS) em anéis de aorta. O objetivo geral do segundo capítulo deste trabalho foi isolar e caracterizar um ou mais componentes vasodilatadores a partir da peçonha bruta da aranha Lasiodora sp. Utilizando-se técnicas de fracionamento da peçonha em combinação com ensaios biológicos em aorta de rato, uma fração vasoativa foi isolada. Ensaios de espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear identificaram dois compostos na fração: adenosina difosfato (ADP, 88%) e adenosina monofosfato (AMP, 12%). Sabe-se que o ADP, assim como a peçonha bruta, causa hipotensão, vasodilatação dependente de NO e ativação de eNOS. Constatamos que a peçonha de Lasiodora sp. contém ADP em quantidade suficiente para causar relaxamento em anéis de aorta de rato. Os efeitos vasodilatadores da peçonha total e do ADP foram inibidos significativamente por suramina, que é antagonista de receptores purinérgicos P2. Os resultados do presente trabalho indicam que o ADP é um importante componente vasodilatador da peçonha da aranha Lasiodora sp.
2022-12-06T15:44:23Z
Carolina Campolina Rebello Horta
Projeto e implementação de um acionamento elétrico embarcado para auxílio à tração humana em sistemas de transporte de carga
A presente tese de doutorado apresenta uma metodologia completa para o projeto e síntese de uma solução para o auxílio à pessoas que necessitem deslocar cargas em atividades pro- ssionais ou cotidianas. Essa solução agrega a capacidade de produção de força mecânica de acionamentos elétricos com a capacidade do cérebro humano para determinação das referências de trajetória que são impostas ao acionamento. Como o acionamento elétrico se encontra embarcado em um veículo, o mesmo é qualicado como um robô e, nessa abordagem, a solução apresentada se congura como um sistema de cooperação homem-robô. Para o projeto e constru ção de tal sistema, foram avaliados os danos músculo-esqueléticos provocados à saúde de trabalhadores que trabalham com deslocamento humano de cargas, bem como foram avaliados os trabalhos que conotam o estado da arte na tecnologia de cooperação homem-robô. Dessa última avaliação observou-se que os sistemas de cooperação possuem estrutura construtiva muito cara, capacidade máxima de carga muito baixa ou mesmo descartam opções de projeto que priorizem o conforto sentido pela pessoa que interage com o veículo. Tais oportunidades de contribuição foram então exploradas através de um projeto detalhado, o qual resultou na especi cação dos elementos de potência que desempenham da maneira mais eciente e econômica as atividades monitoradas em um grupo prossional especíco tomado como cenário exemplo para a metodologia. Destaca-se que nessa metodologia é apresentada uma proposta inovadora para determinação dos conjugados de carga, a qual dispensa a medição de velocidade angular e da inclinação da superfície onde o veículo se move. Para se garantir uma operação segura do Vecarr, o trabalho apresenta a caracterização das dinâmicas de força humana em intenções de empurrar o veículo, bem como a dinâmica de suas pernas. Mediante tal caracterização, foram sintetizadas malhas de controle que permitem diferentes modos operantes para a solução de transporte, sendo tais modos relacionados à priorização de uma dentre duas premissas: o conforto percebido no toque da pessoa que conduz o veículo ou a possibilidade de se desenvolver velocidades nais mais elevadas. Qualquer dessas opções é prontamente adaptável ao veículo, demandando somente intervenções em software ou remoção da célula de carga. Além disso, em qualquer um dos modos operacionais são garantidas as seguintes características: o veículo se desloca pela intenção de movimento de seu condutor, dispensando treinamento especíco; o veículo se mantém parado em superfícies inclinadas, mesmo quando o usuário acopla ou remove carga de sua caçamba; o usuário impõe dinamicamente a velocidade de deslocamento do sistema e o veículo segue tal referência.
2022-12-06T15:44:23Z
Leonardo Adolpho Rodrigues da Silva
Validação e adaptação transcultural do Perceived Efficacy and Goal Setting System PEGS para crianças brasileiras
Existe hoje uma forte tendência para o engajamento da terapia ocupacional na prática centrada no cliente. Sabe-se que esse modelo exige a utilização de instrumentação que permita a participação da criança e da família na definição de metas para o tratamento. A literatura tem apontado evidências de que a criança jovem é capaz de se auto-avaliar e de determinar metas para o seu tratamento. O interesse em traduzir o Perceived Efficacy and Goal Setting System - PEGS se deve à ausência de instrumentos brasileiros que permitam ao terapeuta ocupacional, que atua na área infantil, se inserir no contexto da prática centrada no cliente. Objetivo: Verificar se crianças brasileiras de diferentes idades, estudantes de escolas públicas e particulares, entendem as figuras do Perceived Efficacy ang Goal Setting System PEGS, se são capazes de indicar suas habilidades e se existem vieses culturais. Procurou-se, também, examinar a estabilidade das escolhas das metas pelas crianças, a consistência interna das três escalas e se existem diferenças entre a auto-percepção da criança e a percepção de cuidadores e professores. Método: Em um primeiro momento, os questionários do PEGS foram traduzidos e adaptados, considerando questões semânticas e culturais. Oitenta crianças de seis a nove anos de idade, sendo 40 crianças estudantes de escolas públicas e 40 estudantes de escolas particulares da região metropolitana de Belo Horizonte, bem como seus cuidadores e professores, responderam aos questionários traduzidos do PEGS. Os grupos foram pareados quanto à idade, sexo e tipo de escola. Para a análise dos dados utilizou-se o coeficiente de Cronbach, para determinar a consistência interna das escalas e, como o teste de Shapiro-Wilk não confirmou a normalidade dos dados, utilizou-se o Teste de Friedman para determinar se existia diferenças entre auto-percepção da criança e a percepção dos cuidadores e professores e os testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis, para determinar a relação existente entre os escores percentuais da criança e as variáveis sexo, escola e idade. O coeficiente Kappa foi usado para examinar a concordância, verificando se criança, cuidadores e professores apresentam diferentes perspectivas acerca do desempenho em itens individuais do PEGS. A estabilidade das metas foi examinada por meio da contagem das metas coincidentes em duas aplicações do instrumento. Análise multivariada CART foi utilizada para descrever o relacionamento entre as variáveis (idade, sexo e escola) e na determinação dos escores das crianças. Resultados: As crianças, cuidadores e professores não tiveram dificuldade para entender os itens do PEGS. Não foram encontradas diferenças significativas entre auto-percepção da criança e a percepção dos cuidadores e professores, bem como nos escores percentuais da criança quanto às variáveis sexo, escola e idade. O coeficiente de Cronbach indica que as escalas do PEGS apresentam boa consistência interna. Todas as crianças sorteadas para o processo de determinação de estabilidade das metas selecionaram pelo menos uma meta coincidente.Conclusão: Os resultados sugerem que as crianças brasileiras são capazes não só de responder ao questionário do PEGS, com também de determinar metas para o seu próprio tratamento. O instrumento tem potencial para uso clínico com crianças brasileiras, sendo recomendada a continuidade do processo de validação.
2022-12-06T15:44:23Z
Carina Iracema Bigonha Ruggio
Em busca do conceito de dano moral
No âmbito da responsabilidade civil, uma vez superada a dúvida sobre a reparabilidade do dano moral, um dos temas mais debatidos atualmente é a maneira de valorar ou quantificar a reparação devida a título extrapatrimonial. No entanto, o próprio conceito de dano moral não tem recebido a mesma atenção da ciência do Direito. Assim, depois de já ser pacífica a resposta à questão de por que reparar o dano moral, passou-se, imediatamente, à discussão sobre como realizar tal reparação. Entretanto, é necessário responder, antes de tudo, à questão o que é dano moral?, sob pena de não conseguir dar tratamento adequado a questões da vida prática, as quais merecem respaldo jurídico e resposta justa. Logo, este trabalho visa analisar detidamente o conceito de dano moral, buscando a definição mais adequada para o instituto. Afinal, o preciso entendimento do que seja o dano moral revela-se não só como facilitador, mas também como instrumento indispensável à solução de dúvidas existentes acerca da realização da reparação civil por danos extrapatrimoniais, tais como a própria fixação de quantum, a aceitação da função punitiva ou a flexibilização dos requisitos constitutivos. Em primeiro lugar, foi feito um levantamento crítico das principais correntes doutrinárias que conceituam o dano moral. Em segundo lugar, optou-se justificadamente pela corrente mais adequada à efetivação da definição estabelecida neste trabalho. Por último, uma análise jurisprudencial pormenorizada acerca de tal conceito foi realizada com objetivo correlato ao exposto acima, isto é, de verificar se a jurisprudência pátria é capaz de, na prática, aplicar o conceito de dano moral de maneira apropriada, efetuando, por conseguinte, a tutela jurisdicional com a técnica necessária que a atividade requer. Ao final, prevaleceu a hipótese de que danos morais são violações a direitos de personalidade e vice-versa, e que, por conseguinte, a ciência jurídica brasileira como um todo não dá tratamento técnico adequado aos problemas envolvendo danos morais, preocupando-se apenas com suas decorrências.
2022-12-06T15:44:23Z
Jordhana Maria de Vasconcellos Valadao Cardoso
Vivências do enfermeiro no serviço de atendimento móvel de urgência: detalhes de um grande desafio
Em face da mudança do perfil de morbimortalidade da população e do avanço da mortalidade por causas externas, como violência e acidentes de trânsito, o Estado sentiu a necessidade de estruturar os serviços de saúde com enfoque na atenção de urgência e emergência. Assim, deu-se a estruturação da Rede de Atenção às Urgências no País, com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com funcionamento 24 horas, importante elo em constante movimento entre os serviços de saúde. Neste contexto, evidenciou-se o aumento do campo de trabalho para o enfermeiro, profissional, já inserido no atendimento pré-hospitalar (APH) desde seus primórdios. Este estudo tem por objetivo analisar situações particulares que envolvem o cotidiano de trabalho do enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a partir de suas vivências. Trata-se de um estudo de caso descritivo e qualitativo, para o qual foram entrevistados 12 enfermeiros do SAMU de Belo Horizonte, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada e submetida à análise de conteúdo. A partir da análise, foram constituídas as categorias: o cotidiano do enfermeiro do SAMU como cenário de relações, a qual se subdividiu nas subcategorias o trabalho em equipe como base do atendimento pré-hospitalar, relação do enfermeiro do SAMU com os pacientes e familiares e relação do enfermeiro com os profissionais da Rede de Atenção à Saúde; e a categoria peculiaridades do exercício do enfermeiro no SAMU, a qual se subdividiu nas subcategorias detalhes da performance do enfermeiro do SAMU e desafios do cotidiano de trabalho. Os resultados mostraram que os enfermeiros mantêm relação com o médico, técnicos de enfermagem e o condutor socorrista baseada na confiança, na segurança profissional e no trabalho em equipe, visando atender a vítima de maneira rápida e resolutiva. Na relação com pacientes e familiares, os relatos mostraram que, apesar do sofrimento e das perdas existentes, os usuários expressam gratidão e respeito. Porém, isso pode variar conforme o momento do ocorrido, podendo haver expressão de insatisfação do usuário. Nos contatos com outros profissionais da rede, na maioria das vezes, há conflitos, principalmente, devido à definição das atribuições dos diferentes serviços. O enfermeiro realiza atividades assistenciais e administrativas. As peculiaridades do APH e os desafios evidenciam um trabalho desgastante e, ao mesmo tempo, prazeroso, pelo reconhecimento e pela natureza do trabalho em urgência, que é realizado sob pressão, variação climática e riscos físicos, químicos, biológicos e psicossociais como violência em áreas de risco, além de estarem sujeitos a atropelamentos e acidentes de trânsito. Entre os desafios, encontram-se a necessidade de saber lidar com a dor, o sofrimento e a morte com prontidão, raciocínio rápido e tomada de decisão assertiva, sobretudo diante de imagens desagradáveis nas cenas de atendimento, e, ainda, de encontrar estratégias para atuar em cenários de violência urbana nos quais correm risco de vida
2022-12-06T15:44:23Z
Thays Batista da Rocha
A técnica da prática mental no tratamento fisioterápico de indivíduos com déficits motores
A fisioterapia visa recuperar seus pacientes da melhor forma possível e muitas vezes eles sofrem de imobilidade, momentânea ou não. Independente do sexo, da idade e da patologia, o tempo de estagnação pode trazer prejuízos à musculatura e ao movimento. A Prática Mental é uma técnica de ensaio intelectual de uma tarefa sem, no entanto, realizála. Ao imaginar um exercício, da forma correta e durante períodos controlados, o paciente pode apresentar melhoras na força e na resistência muscular, na velocidade e na qualidade dos movimentos e ela ainda pode ajudar o paciente a focar em seus objetivos, diminuindo a ansiedade e a depressão. Com o objetivo de facilitar o uso da Prática Mental, caracterizando a técnica e sintetizando a literatura a seu respeito, foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados do MEDLINE, LILACS, Cochrane Central Register of Controlled Trials, PubMed e Pedro, utilizando palavras-chave em português e em inglês. Foram selecionados somente aqueles voltados para o uso da Prática Mental em pessoas com déficit motor, que estão em tratamento fisioterápico, sendo estes estudos randomizados ou de revisão. Dos 52 artigos lidos, 29 não cumpriam os critérios de inclusão e foram descartados. Dos 23 incluídos, oito implicam que a Prática Mental pode ser útil no tratamento fisioterápico, 12 declaram sua importância para a melhora do paciente e três afirmam sua eficácia. Dentre os estudos randomizados, um teve como população alvo os Parkinsonianos, enquanto 11 focaram-se nos hemiparéticos e os estudos de revisão abrangiam populações diversas, como pacientes amputados, lesados medulares, idosos, hemiparéticos, Parkinsonianos, atletas com lesões ortopédicas e pacientes com lesões no córtex frontal ou parietal. Ao fim do estudo, foi possível concluir que a Prática Mental é de fácil acesso, baixo custo, não invasiva e indolor. Embora seu funcionamento não tenha sido totalmente desvendado, as ótimas respostas obtidas através de seu uso, tornam-na digna de atenção. A fisioterapia precisa se modernizar, para acompanhar o desenvolvimento da população e as modificações em suas necessidades, além de manter a qualidade de vida de seus pacientes. A Prática Mental faz parte dessa evolução.
O homem de gosto e o egoísta lógico: o princípio de Kant da comunicabilidade estética à luz de sua teoria do conhecimento
Trata-se de uma investigação ou análise de cunho lógico-argumentativo da Dedução dos Juízos Estéticos Puros da Crítica da Faculdade do Juízo de Kant. Isso com a intenção profunda de avaliar a viabilidade de um princípio de comunicabilidade estética segundo os limites impostos pela própria teoria kantiana do conhecimento. Partindo-se das proposições sobre estética do Kant pré-crítico e perpassando-se cada momento de sua estética madura (Analítica do Belo), se verá eleito como princípio a priori e universal do gosto em Kant o conceito de sensus communis, o qual deveria então ser provido de uma dedução transcendental; isto é, deve-se legitimar o direito de um sujeito referir-se a priori e universalmente aos estados de ânimo de outros sujeitos. O métron avaliador é o próprio modelo de dedução transcendental empregado na Crítica da Razão Pura, também porque o filósofo pretende deduzir a universal comunicabilidade dos juízos de gosto puros a partir da universal comunicabilidade do conhecimento em geral. Para tanto, tomaram-se as múltiplas tentativas de dedução espraiadas pelo texto inconcluso e mosaicamente redigido por Kant na terceira Crítica,todas insatisfatórias, afinal. Os resultados apontam uma redefinição do princípio kantiano do gosto puro, o sensus communis, em direção a um estatuto fraco e apenas regulativo, agora sim, não só compatível, como também atrelado, como uma roda dentada, ao modelo kantiano de dedução desse último tipo de princípio.
2022-12-06T15:44:23Z
Arthur Eduardo Grupillo Chagas
A narrativa memorialística dos álbuns de Antonio Guerra
Numa perspectiva comparatista e transdisciplinar, a presente pesquisa de doutorado tem como objetivo central investigar a produção de um amador teatral são-joanense do início do século XX - Antonio Guerra. Participando ativamente da vida artística do interior de Minas Gerais desde 1905, Guerra selecionou e recortou de seu cotidiano diversos pedaços de texto: recortes de jornais, cartazes de apresentações cênicas, fotografias, cartas, relatórios, lembrancinhas. A partir da década de 1960, todo esse material fragmentado, heteróclito e referente principalmente ao mundo cênico foi cuidadosamente combinado e colado pelo arquivista em 13 álbuns - cadernos grandes e de capa dura. Depois de tal período, o processo de seleção e colagem dos papéis passou a ser feito diariamente pelo amador até um ano antes de sua morte - 1984. A fim de analisar, então, esse corpus criado e produzido por um homem simples e de pouco estudo do interior de Minas, iniciamos nossas reflexões com teorias capazes de fundamentar esta pesquisa e evidenciar a relevância de obras esquecidas e 'marginais' como a nossa para a contemporaneidade - o pensamento de Michel Foucault e Walter Benjamin foi crucial para essa etapa. Para entender, então, o processo narrativo construído por Antonio Guerra, objetivo central desta tese, três palavras serviram-nos como bússola norteadora: narrativa, memorialística, álbuns. Tais questões fizeram-nos passear pela história da arquivologia e utilizar operadores de leitura contemporâneos para enxergar o conjunto de fragmentos textuais do amador como um texto narrativo. O estudo da topologia do nosso corpus - centrando-nos especialmente nas pesquisas de Jacques Derrida sobre o assunto - fez-nos perceber que a obra do amador é atravessada por um cruzamento de gêneros textuais: autobiografia, carta, diário, enciclopédia, álbum fotográfico. Através desses diferentes e, algumas vezes, divergentes formatos textuais, o teatrólogo lançou mão de degraus, alçapões e labirintos de sua memória - o teatro de Julio Camillo investigado, principalmente, por Frances Yates -, para listar, inventariar, classificar e colecionar histórias de si e de muitos de seus contemporâneos
2022-12-06T15:44:23Z
Maria Tereza Gomes de Almeida Lima
Da tradução enquanto paradigma e paradoxo: investigação a partir de alguns conceitos freudianos fundamentais
Tendo como objeto de estudo alguns conceitos fundamentais freudianos, investiga-se, a partir da Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, pressupostos lingüísticos, epistemológicos e ideológicos implicados na tradução. Ao postular a tradução como sintoma, introduz-se a história como a articuladora das referidas áreas de conhecimento dando-lhes a consistência necessária que toma possível e passível o ato de traduzir.
Quimioestratigrafia e proveniência sedimentar da porção basal do Grupo Bambuí em Arcos (MG)
Tema relevante na literatura geologica nacional e internacional, o Grupo Bambui e foco de intensos estudos por ser um potencial registro dos importantes de importantes eventos geotectonicos e climaticosocorridos durante o Neoproterozoico. A regiao de Arcos e a mais importante area de ocorrencia dos carbonatos basais do Grupo Bambui na porcao oeste da bacia, e atraves de furos de sondagem se teveacesso a toda sua sucessao sedimentar. Foram realizados estudos de petrografia macroscopica e microscopica, que permitiram o detalhamento de uma secao de aproximadamente 175 m, que contempla o embasamento cristalino e 10 unidades sedimentares distintas. O Embasamento e composto por granodiorito, e a Unidade 1 por diamictito, sobre o qual se assenta o calcario impuro da Unidade 2. A Unidade 3 apresenta calcilutito com eventuais camadas de folhelho carbonoso, e em sua porcao de topo ocorrem leques de cristais pseudomorfos de aragonita. A Unidade 4 e composta por marga e argilito, e a Unidade 5 por calcarenito macico, que passa a apresentar estratos lamelares e estruturas microbianas na Unidade 6. A Unidade 7 e composta por calcarenito com camadas intraclasticas. A Unidade 8 e apresenta calccissiltito e calcarenito, que gradam para o calcarenito oolitico da Unidade 9. A Unidade 10 e composta por dolarenito estromatolitico. Amostras foram coletadas ao longo de toda a secao para analises geoquimicas, isotopicas e geocronologicas, com vistas a realizacao de quimioestratigrafia de detalhe (isotopos de C, O, Sr e litoquimica de elementos maiores, tracos e ETR) na sucessao carbonatica e estudos de proveniencia sedimentar (U-Pb em zircoes detriticos, Sm-Nd e litoquimica) das rochas siliciclasticas. Em analise textural observa-se que o diamictito da Unidade 2 possui as caracteristicas sedimentares de um tilito de alojamento. Os resultados das analises quimicas indicam que o embasamento e composto por granodiorito do tipo I, cristalizado entre 2,8 e 2,9 Ga (U-Pb em zircoes), com idade modelo TDM de 3,0Ga e .Nd de 1,49. Os perfis quimioestratigraficos de d13C e d18O obtidos nos carbonatos exibem tres intervalos distintos. O Intervalo I corresponde as unidades 1 e 2, e e caracterizado por valores negativos de d13C (-5 a -3 ñ) e uma grande oscilacao dos valores de d18O, entre -6 e -15 ñ. O Intervalo II (unidades 4 a 9) caracteriza-se por uma homogeneidade nos valores de d13C e d18O, que permanecem proximos de 0 ñ e -7 ñ, respectivamente. No topo, coincidente com a Unidade 10, o Intervalo III marca uma forte excursao positiva dos valores de d13C, para c. +8 ñ, e de d18O, quealcancam -3 ñ. As razoes 86Sr/87Sr obtidas e consideradas primarias variam entre 0,7075 e 0,7077, e localizam-se principalmente na porcao superior da coluna. A assinatura litoquimica de elementos maiores, tracos e ETR das rochas carbonaticas mostrou-se controlada pela presenca de terrigenos (em sua maioria quartzo e argilominerais), que ocorrem concentrados principalmente na porcao basal dasequencia. Nas amostras livres de contaminacao por terrigenos, a assinatura de ETR sugere a contribuição de agua doce durante a deposicao dos carbonatos. Zircoes detriticos separados da matriz do diamictito foram datados por U-Pb e mostram pico principal de idades em 1,8 Ga. Pelitos das unidades 3 e 4 mostram idades modelo semelhantes, de 1,7 Ga, com .Nd em c.+17. Os resultados obtidos permitem concluir que o diamictito possui genese relacionada a processos glaciais, tendo como fonte principal de sedimentos o proprio embasamento local. As Unidades 2 e 3 representam verdadeiros carbonatos de capa relacionados a uma das grandes glaciacoes do Neoproterozoico. Os dados de proveniencia indicam a presenca de uma fonte mesoproterozoica a neoproterozoica para os sedimentos o que corrobora com a interpretacao de um carater foreland para o Grupo Bambui.
2022-12-06T15:44:23Z
Matheus Henrique Kuchenbecker do Amaral
Exercicio físico em grupo em idosos com transtorno depressivo e qualidade do sono insatisfatória
A população acima de 60 anos está crescendo mais rapidamente em relação às outras faixas etárias e o envelhecimento pode vir acompanhado de doenças crônico-degenerativas e psiquiátricas. Os transtornos depressivos são comuns e significativos entre os idosos. Frequentemente associada, a insônia pode gerar danos funcionais ao organismo, a curto e longo prazos. Após o tratamento psiquiátrico convencional de um paciente idoso que sofre de transtorno depressivo associado a uma qualidade subjetiva de sono insatisfatória, são comuns os sintomas residuais crônicos depressivos e de insônia. Alguns idosos apresentam apenas resposta parcial ou não respondem às drogas antidepressivas disponíveis. Efeitos colaterais e interações medicamentosas consideradas não apenas com antidepressivos, mas, também, com hipnóticos assumem difíceis complexidades na velhice. Assim, é interessante estudar métodos para potenciar efeitos medicamentosos e reduzir doses. O exercício físico seria uma possibilidade, devido aos diversos outros benefícios que gera para o organismo. Dessa forma, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito do exercício físico, realizado em grupo, sobre sintomas residuais, depressivos e de sono, em idosos portadores de depressão e insônia. Trata-se de um estudo randomizado, no qual o grupo intervenção foi submetido a um programa de treinamento funcional e a orientações para higiene do sono, durante 12 semanas, 2 vezes por semana. O grupo controle, submetido apenas a higiene do sono. Apesar da pequena amostra, houve melhora dos sintomas depressivos e do sono no grupo intervenção, marginalmente significativa, além de melhora em outros parâmetros avaliados. O exercício físico é um potencial tratamento adjuvante nos transtornos depressivos geriátricos quando a qualidade do sono permanece insatisfatória, não obstante adequado tratamento psiquiátrico.
Aplicação de rejeito de mineração de ouro na produção de tijolo de solo-cimento
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Abordagem sobre gravidez na adolescência na estratégia de saúde da família/Araxa/MG
O presente estudo aborda a alta incidência de gravidez na adolescência existente na comunidade da ESF Abolição/Araxá/MG. Tem como objetivo analisar a produção científica, no período de 2004 a 2009, relacionada à gestação na adolescência. De posse do arcabouço teórico propõe delinear estratégias para enfrentamento do problema junto à equipe. Utilizou-se o portfólio confeccionado no Curso de Especialização em Saúde da Família para a escolha do tema e os bancos de dados nacionais para a seleção da literatura - BIREME e SCIELO. O estudo aponta as repercussões sociais da maternidade na adolescência tais como: grande evasão escolar, trabalho precoce e aumento na desestruturação familiar. Analisa o fato de as gestantes adolescentes iniciarem o pré-natal tardiamente, muitas vezes, pelo medo de assumirem esta condição junto aos seus familiares ou pelo desconhecimento de seu corpo. A gravidez na adolescência pode contribuir também para uma maior incidência de morbimortalidade perinatal e mortalidade materna. O trabalho aborda a preocupação da equipe da ESF Abolição com esta realidade e vontade de intensificar ações em saúde voltadas para o enfrentamento do problema. Os resultados do trabalho confirmam a necessidade de conhecer mais a realidade local e a importância do planejamento para trabalhar de forma consistente com os adolescentes da área de abrangência do ESF Abolição.
2022-12-06T15:44:23Z
Karina Lellis Moura Rocha
Apresentação da disciplina oficina integradora de ciências exatas e biológicas com a ciência de alimentos do curso de farmácia da UFMG
O objetivo do estudo foi apresentar a disciplina Oficina Integradora de Ciências Exatas e Biológicas com a Ciência de Alimentos do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tal disciplina já foi ofertada em 2014 e 2016, e no segundo semestre de 2017, com o intuito de apresentar aos discentes as competências para a formação do farmacêutico na área de alimentos. Para a disciplina, foram convidados profissionais atuantes profissionalmente para apresentar aos alunos a vivência real da formação. Cada profissional faz a apresentação da sua atuação profissional e após os alunos discutem e questionam dúvidas específicas. Matricularam-se na disciplina 33 discentes nas duas primeiras vezes que foram ofertadas. No final da disciplina foi feito questionamentos com os discentes e com base nesses relatos foi possível concluir que o convite de profissionais atuantes para ministrar palestras proporciona maior interesse e conhecimento na ênfase específica de Alimentos no curso de Farmácia além do contentamento com a disciplina.
Retomar a terra: como ser indígena na região metropolitana de Belo Horizonte
O foco deste trabalho é compreender o processo recente promovido por um grupo de indígenas, chamado por eles de retomada de terras, que resultou na criação da aldeia Naô Xohã, em outubro de 2017, no município de São Joaquim de Bicas, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O grupo é composto principalmente por indígenas das etnias Pataxó Hã-Hã-Hãe e Pataxó, vindos de terras demarcadas no sul da Bahia além de indígenas vindos de outros estados e cidades. A pesquisa busca compreender quem são os indivíduos e grupos envolvidos na criação aldeia, as trajetórias sócio-espaciais de seus moradores, como tem se dado a produção do espaço no local e o que tem sido a retomada na prática. Ao tratar da produção do espaço na aldeia, este trabalho leva em consideração, além das ações dos próprios indígenas, as influências de outros agentes. Isso inclui a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão responsável pela demarcação de terras indígenas; a ONG Teto, que construiu cinco habitações temporárias para a aldeia; e a mineradora Vale, que passou a ter forte influência nas transformações da Naô Xohã devido ao rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, operada pela empresa, que devastou o rio que passa às margens do território reivindicado pelos indígenas. A metodologia de pesquisa adotada foi inspirada em estratégias da etnografia e teve como base visitas à aldeia, registros de conversas informais, acompanhamento de atividades do dia a dia dos indígenas, entrevistas narrativas e produção de material gráfico.
Regulação da expressão de genes relacionados à matriz extracelular em fibroblastos dérmicos de pacientes com esquizofrenia
Transtornos psiquiátricos como a esquizofrenia e o transtorno afetivo bipolar compartilham várias características em comum, como genes de risco, alterações neurofisiológicas, desregulação do sistema de defesa antioxidante e déficit de glutationa (GSH) no córtex pré-frontal. Alterações nos componentes da matriz extracelular (ECM) do sistema nervoso central (SNC) também são relatadas nas doenças neurológicas e vem sendo frequentemente discutidas nos transtornos psiquiátricos. A ECM do SNC possui importantes funções como manutenção das sinapses e controle da plasticidade neuronal, proteção dos neurônios contra estresse oxidativo, sinalização celular e reservatório de fatores de crescimento. No entanto, após sucessivas lesões, estresse ou doença, a capacidade de remodelação exercida pela ECM torna-se comprometida prejudicando a comunicação neuronal e a capacidade regenerativa da própria ECM. O estresse oxidativo vem sendo apontado como um possível causador das anomalias observadas na ECM na esquizofrenia. A proposta do presente estudo foi validar alguns genes relacionados à matriz extracelular que estavam diferentemente expressos entre pacientes com esquizofrenia e controles observados no estudo de microarranjo, previamente realizado pelo nosso grupo. Além disso, perguntamos como o estresse oxidativo pode regular alguns genes na esquizofrenia e se há alguma similaridade na regulação desses genes no transtorno bipolar. Para isto, utilizamos cultura de fibroblastos dérmicos de pacientes com esquizofrenia residual e transtorno afetivo bipolar eutímicos. As culturas foram tratadas com pró-oxidante tBHQ para simular um estresse oxidativo e após o tratamento extraímos o RNAm para avaliarmos a expressão gênica de cinco genes:MMP16, GALNT6, SULF1, ADAMTS1 e ACSL1. Não foi possível validar a diferença de expressão dos níveis dos cinco genes selecionados em pacientes com esquizofrenia comparados aos controles e pacientes bipolares comparados com seus respectivos controles. Porém, observou-se que o estresse oxidativo foi capaz de regular os níveis de expressão dos cinco genes selecionados em pacientes com esquizofrenia ou transtorno bipolar. A análise protéica revelou que os níveis da enzima Galnac transferase 6 estão diminuídos em pacientes com esquizofrenia, sugerindo uma diminuição da glicosilação dos componentes da ECM, o que pode conferir perda da estabilidade da matriz. Já os níveis do gene ADAMTS1 possuem uma tendência de aumento nos pacientes bipolares, sugerindo também um comprometimento da integridade dos componentes da ECM. Em geral, os resultados da expressão gênica nas amostras dos pacientes com esquizofrenia se assemelham com os resultados obtidos das amostras de pacientes bipolares. O estresse oxidativo altera a regulação de genes associados à matriz extracelular na esquizofrenia e no transtorno bipolar. Estudos funcionais relacionados as enzimas codificadas pelos genes GALNT6 e ADAMTS1 são necessários para o melhor entendimento da relação de ambas na fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos.
2022-12-06T15:44:23Z
Luiza da Conceição Amorim Martins
Negros em Cuba : tensões, desafios e lutas
Este é um estudo sobre as tensões, as lutas e os desafios do povo negro em Cuba e suas trajetórias diante de práticas de racismo e antirracismo durante a Colônia, a República e a Revolução. Desta forma, o recorte temporal da pesquisa atravessa três séculos de história. As tensões raciais envolvendo negras e negros em Cuba acontecem desde a invasão europeia no Caribe e América, e da chegada de milhões de pessoas escravizadas que vieram compulsoriamente para esse lado do atlântico na diáspora africana. Analisei parte da produção sociológica e antropológica sobre os negros em Cuba e conversei com pesquisadores, cidadãos e lideranças de religiões afrocubanas durante a viagem que fiz à Ilha. A existência do outro, de outras cosmologias, de outras divindades, em muitos casos, foram utilizadas como justificativa para a violência, a desigualdade e a desumanização de indivíduos e nações. Os elementos espirituais, físicos e simbólicos das diversas etnias que desembarcaram nas costas cubanas e a ressignificação de seus valores, suas práticas, suas tradições, suas cosmologias, além da relação com a ancestralidade foram e são fundamentais para sua (re) existência diante dos opressores. Esses são alguns dos aspectos que cruzam as temporalidades das afrocubanas e dos afrocubanos. Ainda hoje, os negros em Cuba lutam para que haja uma descolonização de muitas práticas e de muitos pensamentos, que fazem persistir atos de racismo, opressão, silenciamento e desiguldade na Ilha. As tensões envolvendo as religiões afrocubanas são um exemplo disso. O estudo abordou a luta do povo negro em Cuba contra as violências físicas e simbólicas e analisou práticas de (des) colonização, que refletem antagonismos históricos.
Revisão sobre os exercícios de treinamento de força aplicados em pessoas com síndrome da dor patelofemural
Objetivo: verificar na literatura os novos achados que podem impactar nas recomendações sobre os exercícios de treinamento de força aplicados em pessoas com a SDPF. Método: um levantamento bibliográfico foi realizado para execução da revisão de literatura através de pesquisas pela internet nas seguintes bases de dados, PUBMED, SCOPUS e WEB OF SCIENCE com os seguintes termos de busca: femoro/femur/femuro patelar pain. Foram selecionados artigos originais publicados somente no ano de 2013, que abordavam no seu escopo, análise de exercícios comumente utilizados no treinamento de força aplicados em pessoas com SDPF. Resultados: foram encontrados 24 artigos, no entanto os que abordavam os critérios de inclusão adotados eram 2 estudos Conclusão: As recomendações sobre os exercícios do treinamento de força aplicados em portadores da SDPF indicam que para minimizar o valgo dinâmico deve ser fortalecido o músculo Glúteo Médio, quanto ao desequilíbrio muscular entre os vastos lateral e medial deve ser priorizados exercícios em CCF, ou em CCA nos últimos 20° de extensão. Além disso, a magnitude da compressão patelofemoral demonstrou ser a mais relevante na escolha dos exercícios, onde o preciso controle da amplitude de movimento se faz necessária. Com os exercícios em CCF sendo realizados até 45º de flexão do joelho e em CCA nos últimos 20º de extensão de joelho. Diante dos achados de 2013 que verificaram menores áreas de contato nos últimos graus de extensão e alteração no alinhamento da articulação patelofemoral, reforçando a necessidade de um preciso controle da amplitude do movimento durante a execução dos exercícios. Além disso, uma maior rotação tibiofemoral para os portadores da SDPF que apresentavam o valgo dinâmico destaca a importância da função do Glúteo Médio.
2022-12-06T15:44:23Z
Miranne Cardoso da Silva
Língua e ensino em contexto de diversidade linguística e cultural: o caso de Guiné-Bissau
O problema da escolha da língua em que ocorreria a alfabetização sempre foi e é uma das grandes limitações no sistema educativo guineense. A língua a ser usada para o ensino nas escolas causa controvérsias (AUGEL, 2006). Em uma sociedade como Guiné-Bissau, muitos julgam que a língua escrita possui mais valor que as outras formas de interação, como é o caso das línguas maternas que se organizam na oralidade, visto que organizam e armazenam os conhecimentos humanos. As línguas expressas somente pela oralidade são desvalorizadas pelas elites e poder público do país. Muitos estudantes guineenses apresentam dificuldades em aprender o português nas escolas. Na maioria dos casos, as crianças aprendem o português na escola e, fora dela, falam suas línguas maternas. Se se levar em conta o número elevado de crianças de diferentes línguas maternas, surpreende a diversidade de culturas nas salas de aulas, no país. Por outro lado, essa diversidade torna-se um obstáculo para o sucesso no ensino do português nas escolas. Se se considerar que a criança aprende melhor na língua que mais domina, não seria importante que o professor falasse a língua do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem? (UNESCO, 1951). Nesse sentido, esta proposta de pesquisa, assumindo um estudo qualitativo de caráter exploratório, apresenta como objetivo investigar as práticas de alfabetização e letramento presentes nos discursos dos professores alfabetizadores, tendo em vista a diversidade linguística e cultural guineense (FREIRE, 1978). Foi realizado um estudo com duas escolas, uma pública e uma escola em Regime de Autogestão, com professoras de 1ª classe, composto por observação de sala de aula, análise de materiais e entrevistas semi-estruturadas com seis professores das séries iniciais, entre eles: um diretor e uma pedagoga das escolas do Ensino Básico. Dos dados coletados, constatou-se que, nas duas escolas, as línguas maternas são silenciadas pelo português, língua oficial. Na escola pública, a aula é administrada em modo bilingue: a língua crioula é usada como meio para a compreensão do português, na sala de aula. Nas entrevistas feitas com os professores e observações das duas escolas, percebeu-se que há uma forte tensão entre a língua oficial e a nacional, enquanto que se pode dizer que, nas duas escolas, há presença da língua crioula nas interações entre os alunos. A realidade desses alunos leva a concluir a importância de o ensino-aprendizagem acontecer em contexto plurilingue (DIALLO, 1996).
2022-12-06T15:44:23Z
Virginia Jose Baptista Ca