RCAAP Repository

Circular business model: an investigation of value stream, barriers, and competitive criteria focusing on Technical Cycles.

Circular economy implies the implementation of clean production and the use of renewable materials through technical cycles. For this, there must be clear and stable policies and tools. This research points out that, despite the growing prominence of Circular Business Models in research and practice, there is still considerable conceptual ambiguity about the drivers and barriers of the concept, the sustainability issues it addresses and the value streams it employs. The thesis is by article and was developed in three parts; Part 1 is an integrative thesis overview, and part 2 is presented the thesis\' papers. The general objective of this thesis is to develop a research model that identifies the role of competitive criteria in technical cycles in the captured value and in the shared value in companies with operation strategies to overcome main barriers or CE obstacles. The thesis applies qualitative and quantitative approaches as this is multi and mixed-methods research. The results suggest that the implementation of technical cycles enhances the competitive criteria of organizations. This thesis contributes to the theory because academic literature on circular economy has expanded, and the discussion on competitive criteria has started, relating them to technical cycles. For practice, presents an algorithm for analysis and strategic conversion of barriers into obstacles, as well these interrelate with each other in the context of Circular Business Model.

Year

2021

Creators

Graziela Darla Araújo Galvão

A programação econômica para a manufatura do pescado de origem extrativista como estratégia competitiva.

O setor pesqueiro brasileiro é representativo e pode contribuir ainda mais com a expansão da riqueza, porém enfrenta muitos desafios. Na revisão da literatura foram encontradas poucas pesquisas relacionadas à gestão econômica de empresas que manufaturam o pescado. As pesquisas encontradas se limitaram a explorar e descrever os problemas da atividade pesqueira no Brasil. Assim, este estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: como projetar a lucratividade da operação da manufatura do pescado de origem extrativista, diante das incertezas no fornecimento de matéria-prima e das oscilações dos preços na venda do pescado? Quanto ao objetivo geral buscou-se propor uma programação econômica para o sistema de operação das empresas de manufatura do pescado de origem extrativista. O método que caracterizou essa pesquisa foi o estudo de caso, combinado com elementos do método da pesquisaação. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de triangulação, compondo-se de entrevistas exploratórias, análise documental/bibliográfica e pela observação livre. As variáveis delineadas pela pesquisa e que sustentam o modelo econômico proposto são: a incerteza no preço, quantidade e na qualidade da oferta de matéria-prima; as oscilações no preço de venda; a desarticulação da cadeia produtiva; os reduzidos incentivos à pesquisa e a dificuldade na obtenção de crédito. Foi realizado o teste do modelo econômico descritivo de Brunstein (2005) que utiliza o sistema de custeio direto e o método de margem de contribuição. O teste do modelo foi realizado em uma empresa de manufatura de pescado de origem extrativista, que contempla as variáveis delineadas pela pesquisa e que utiliza processamentos diferenciados na manufatura do pescado. O modelo econômico proposto pode ser útil ao proporcionar critérios de escolha para alternativas de ação ao apoiar o processo decisório dos gestores, ampliando a competitividade das empresas no setor. Ressalta-se que o modelo econômico de Brunstein (2005) pode contribuir com empresas do setor pesqueiro, pois possibilita a flexibilização das variáveis necessárias para análise e tomada de decisão na manufatura do pescado.

Year

2008

Creators

Ivanir Schroeder

Gestão da cadeia de valor da inovação em empresas low-tech.

Este trabalho se propõe a contribuir para a discussão da gestão da inovação em empresas low-tech. Como ponto de partida, a partir da perspectiva da Cadeia de Valor da Inovação, é feita uma análise da gestão da inovação em grandes empresas pouco intensivas em tecnologia. Essa abordagem possibilita uma visão ampla da gestão da inovação, não restrita ao processo de desenvolvimento de produto ou atividades intensivas de P&D. Em cada empresa analisada, foram investigadas as formas de organização, de tomada de decisão e os principais instrumentos de gestão (conforme os elos da cadeia de inovação, geração, conversão e difusão da ideia), no intuito de verificar como essas empresas gerenciam e organizam suas cadeias de valor da inovação e a possível convergência com o modo típico low-tech de inovar, preconizado pela literatura. A literatura vigente propõe a existência desse modo típico low-tech, no entanto, pode-se dizer que ele está mais associado às limitações dessas empresas (recursos, estrutura, estratégia etc.), geralmente empresas de pequeno e médio porte, do que propriamente a uma forma distinta de inovar. Para tal análise, cinco casos de empresas low-tech são confrontados com o caso de uma empresa tipicamente high-tech e a literatura disponível. Para as organizações pesquisadas, grandes empresas, os resultados não apontam para a existência de um modo típico de inovar de empresas low- tech vis-à-vis a um modo típico de empresas high-tech. Embora estas empresas tenham estratégias, objetivos, recursos e demandas diferenciadas, elas organizam e administram suas cadeias de inovação de forma muito semelhante. Por fim, com base na discussão dos aspectos importantes apontados na literatura e a análise dos resultados encontrados, é proposto um conjunto de princípios gerais para balizar a organização e a gestão da cadeia de valor da inovação, a serem levados em conta por empresas low-tech que tenham ou pretendam ter a inovação contínua em produto como parte integrante de sua estratégia competitiva.

Year

2011

Creators

Wander Demonel de Lima

Sistema de métricas de competitividade das nações baseado na estatística multivariada.

Essa tese tem como objetivo o desenvolvimento de métricas para a mensuração dos fatores determinantes da competitividade da economia de países. Parte-se de uma noção estrutural e sistêmica da competitividade, baseada nos estudos de autores relacionados à teoria evolucionária do desenvolvimento econômico, para conceituar competitividade nacional como uma capacidade de os países gerarem competências que darão suporte a seu processo competitivo dinâmico. O debate sobre a criação de métricas de competitividade nacional vem sendo travado nas ciências econômicas e de gestão, e indicam a necessidade de incorporar a mensuração de fatores relacionados à dinâmica da competição no mercado internacional e, principalmente, seus determinantes. Dessa forma, esse trabalho se insere no debate sobre a dinâmica da competitividade nacional baseada em competências para a emergência de vantagens competitivas nas economias nacionais e setores industriais. A proposta aqui desenvolvida consiste na construção de um painel de métricas de indicadores organizado em dimensões de fatores que afetam o desenvolvimento de competências nos países. Metodologias de análise estatística multivariada de dados serão utilizadas para a análise dos dados e, por fim, análises comparativas baseadas em correlações canônicas serão feitas para testar sua validade.

Year

2016

Creators

Guilherme Soares Gurgel do Amaral

Gestão de incertezas em projetos complexos: quadro conceitual e estudos de caso.

As metodologias tradicionais de gerenciamento de projetos são caracterizadas como sendo rígidas e adequadas apenas para ambientes de pouca incerteza. No entanto, atualmente cada vez mais projetos são desenvolvidos em ambientes de alta complexidade e maiores incertezas, o que requer formas diferentes de gerenciamento do projeto, menos rígidas e mais flexíveis. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um quadro conceitual para o gerenciamento de incertezas em projetos complexos. A abordagem metodológica mescla revisão sistemática da literatura e estudos de caso. O quadro conceitual desenvolvido, baseado na teoria da contingência, sugere que as abordagens de gestão de projetos sob incertezas são, em parte, determinadas pelas características das incertezas existentes. As respostas às incertezas podem ser orientadas à causa ou ao efeito da incerteza, e essas são escolhidas de acordo com a habilidade de influência sobre a causa, que aumenta para incertezas internas e diminui para incertezas externas. Já a flexibilidade da abordagem de gestão de projetos é impactada pelo grau da incerteza. Foram realizados seis estudos de caso, e um caso piloto, em projetos complexos, que mostraram que existe relação entre a origem da incerteza e a habilidade de influência, e entre a habilidade de influência e a orientação das ações. Eles mostraram também como a flexibilidade é importante para o gerenciamento das incertezas do projeto, associando métodos de antecipação, de instrucionismo, como o gerenciamento de riscos e a resiliência, principalmente a capacidade da alta direção assumir a existência de incertezas. Os estudos de caso evidenciaram que quanto maior o nível de incerteza do projeto, maior é a flexibilidade necessária. A dissertação apresenta ainda as limitações do estudo e as sugestões para trabalhos futuros.

Year

2016

Creators

Esther Zhi Hong Zheng

Um ciclo de vida de projetos de melhoria de processos em instituição financeira.

A participação do segmento de serviços na economia mundial tem crescido a cada ano, superando a marca de 50% em diversos países. As dificuldades das empresas em oferecer e manter a qualidade de seus serviços ao longo deste crescimento gera uma preocupação global em promover e desenvolver pesquisas relacionadas ao tema. Neste contexto, o trabalho apresentado nesta dissertação tem por objetivo criar um modelo de ciclo de vida de projetos de melhoria de processos voltado para o setor de retaguarda (back-office) dos serviços. O trabalho é conduzido em campo através de uma pesquisa-ação que envolve uma instituição financeira multinacional. As pesquisas e as investigações focam os temas de gestão da qualidade, melhoria de processos e gerenciamento de projetos. No quesito metodológico, revisam-se os métodos de pesquisa comumente aplicados à Engenharia de Produção com especial ênfase ao método da pesquisa-ação, adotado neste trabalho. Após as revisões o foco é direcionado para a pesquisa de campo, os aprendizados e o processo de criação do modelo de ciclo de vida de projetos, detalhando suas fases, escopo, ferramentas e modelos de suporte. Além disso, destaca-se como os projetos desenvolvidos em campo contribuíram no referido modelo. Conclui-se argumentando como a opção pela pesquisa-ação dinamizou o trabalho desenvolvido proporcionando um ótimo equilíbrio entre contribuição cientifica e aplicação prática dos conceitos revisados.

Year

2007

Creators

Roberto Cesar Durscki

A concentração geográfica de empresas no agronegócio de flores: uma análise das localidades de Holambra e Mogi das Cruzes.

Este trabalho traz como objeto o fenômeno da concentração geográfica e setorial de empresas, cuja importância na criação de vantagens competitivas para as empresas e para o desenvolvimento regional tem sido estudada e relatada na literatura. Considerando-se a importância dos agronegócios no contexto socioeconômico nacional, associado à importância crescente da floricultura neste setor e a lacuna na literatura no que concerne a esse tipo de arranjo empresarial no contexto dos agronegócios, optou-se pelo desenvolvimento deste estudo em duas localidades paulistas caracterizadas pela concentração de empresas relacionadas aos agronegócios de flores e plantas: Holambra e Mogi das Cruzes. Os principais objetivos desta tese são: elaborar uma estrutura (framework) teórico-conceitual para estudos das concentrações geográficas de empresas do agronegócio de flores e plantas ornamentais; identificar os principais fatores indutores para o estabelecimento de ações conjuntas entre os atores da cadeia e identificar os principais fatores indutores da inovação e da formação das competências coletivas locais. Dada a complexidade do fenômeno estudado, optou-se por mesclar estratégias de pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo (survey). Os principais resultados encontrados mostram: a adequação da estrutura de análise proposta; a influencia do fator étnico nas questões relativas a cooperação para a construção das vantagens competitivas locais; que as ações cooperativas entre os atores da localidade não dependeram de uma ação coordenadora do poder público; que as concentrações geográficas estudadas criam condições para promover maior número de ações conjuntas entre os produtores rurais; que essas ações conjuntas são catalizadas pelas associações de produtores rurais e pelas cooperativas.

Year

2007

Creators

João Pedro de Castro Nunes Pereira

A relação entre responsabilidade social corporativa, modo de governança e competitividade: um estudo das multinacionais brasileiras.

Teoria e prática demonstram que empresas têm adotado iniciativas no sentido de incluir a responsabilidade social corporativa (RSC) em sua estratégia. Contudo, não está claro se essas iniciativas produzem os resultados pretendidos, no sentido de aumentar a competitividade dessas empresas. Dentro desse cenário, o modo de governar as ações de RSC tem se apresentado como uma variável contextual que poderia explicar o sucesso, ou mesmo o fracasso, das iniciativas de RSC. Com isso, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a estratégia de responsabilidade social corporativa e competitividade, considerando o efeito moderador do modo de governança das ações de RSC. Estudos anteriores analisaram a relação entre modo de governança, RSC e competitividade - as variáveis consideradas nesse trabalho - com base em dados secundários de países desenvolvidos e apenas considerando a relação entre duas das variáveis mencionadas. No entanto, esse estudo estende essa discussão coletando dados primários da realidade de empresas multinacionais de um país emergente e ainda considera as três variáveis de forma conjunta para a análise, tendo como base teórica a Teoria dos Stakeholders. A abordagem metodológica é quantitativa, visando testar as hipóteses utilizando a Modelagem de Equações Estruturais. O software utilizado foi o SmartPLS 3.0 que testa o modelo estrutural por meio do método de mínimos quadrados ordinários. O instrumento de coleta de dados foi um questionário e as análises da survey foram realizadas com 144 multinacionais brasileiras. A hipótese principal que apresentava a relação positiva e significativa entre responsabilidade social corporativa e competitividade foi confirmada. Em relação ao modo de governança, observou-se o uso de diferentes modos por uma mesma multinacional, a depender das características da ação de RSC que ela desenvolvia, contudo, o efeito moderador da variável modo governança na relação entre RSC e competitividade não foi confirmado. Esta pesquisa apresentou contribuições à literatura por meio da apresentação e teste de um modelo teórico-empírico que relaciona três variáveis complexas, em um cenário específico (empresas multinacionais de país emergente), e ainda testou e validou três escalas para o cenário brasileiro; bem como contribui para a prática, ao fornecer aos gestores uma visão abrangente das possibilidades de atuar em RSC, de como governar tais ações e dos retornos que esta prática pode gerar.

Year

2019

Creators

Mary Fernanda de Sousa de Melo

Gestão do conhecimento e seu impacto no sucesso em organizações baseadas em projetos: uma análise multi setorial.

A gestão do conhecimento aplicada a organizações baseadas em projetos traz alguns desafios específicos, pois é um ambiente em constante mudança e rotatividade de colaboradores. Em função disso, é necessário que o conhecimento possa ser transferido para outras pessoas nas organizações, bem como para outros grupos. Nesse sentido, é necessário identificar os benefícios da gestão do conhecimento, e ao mesmo tempo entender o que motiva as pessoas a aplicarem a gestão do conhecimento. O objetivo da pesquisa é investigar as práticas para o gerenciamento do conhecimento em organizações baseadas em projetos e como elas afetam o sucesso nestas organizações. Com os resultados obtidos, a pesquisa contribui para a literatura e profissionais ao correlacionar os diferentes constructos do universo da gestão do conhecimento. Os objetivos da pesquisa foram respondidos através do uso de revisão de literatura somada à análise de múltiplos casos. Quatro organizações baseadas em projetos brasileira participaram dos casos. Estas organizações estão imersas em ambientes de negócios diferentes, com diferentes aspectos de cultura e ambiente organizacional. Cada caso teve a participação de três respondentes que atuam nas áreas de gestão do conhecimento, gerenciamento de projetos, e implementação de projetos. Os resultados apontaram que a gestão do conhecimento impacta no aumento da eficiência e eficácia na execução de projetos e na redução da curva de aprendizagem. O ambiente de negócios afeta diretamente os desafios da implantação da gestão do conhecimento, tendo a capacidade de reduzir os desafios relacionados às questões motivacionais dos colaboradores. Enquanto os líderes e apoio tecnológico têm a capacidade de facilitar os processos de gestão do conhecimento e garantir maior fluidez nas atividades que compreendem a gestão do conhecimento.

Year

2020

Creators

Daniela Emiliano de Souza

Sucesso no desenvolvimento de novos produtos na perspectiva do gerenciamento de portfólio.

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre as variáveis de entrada (organizacionais ou especificas dos projetos) na obtenção do cumprimento de prazos, de escopo e previsão de vendas para projetos de desenvolvimento de novos produtos com equipes geograficamente distribuídas ou não. Estas relações foram analisadas primeiramente através da revisão de literatura e análise de conteúdo, utilizando dois dos principais bancos de dados de publicações acadêmicas (Web of Science e Scopus), destacando os focos de pesquisa e as lacunas relacionadas. Foram analisados 90 estudos envolvendo desenvolvimento de produtos, gestão de projetos, gerenciamento de portfólio, gestão de risco, e análise de desempenho e sucesso, para assim obter lacunas existentes na literatura. Com a identificação das lacunas, formularam-se hipóteses e, por inferência, testou-se a ocorrência dos fenômenos identificando os problemas existentes em uma empresa e sua intersecção com a literatura, respondendo a seguinte questão de pesquisa: \"quais variáveis (organizacionais ou especificas do projeto) impactam o sucesso dos projetos de desenvolvimento de novos produtos em que as equipes estão geograficamente distribuídas?\". Espera-se que essa correlação permita medir a melhoria no desempenho de uma empresa no setor de alimentos pelo uso da prática de gestão de portfólio. As relações foram avaliadas por meio de ferramentas estatísticas, através do teste de regressão logística nominal e binária, entre as variáveis de entrada e as variáveis de saída, a qual permitiu identificar a relação entre elas. Foram analisados 195 projetos e os resultados demonstraram relações significantes para os fatores críticos de sucesso em gerenciamento de projetos em função da conformidade com o cronograma (tempo), atendimento aos requisitos (escopo) e sucesso comercial (previsão de vendas).

Year

2021

Creators

Helene Sabbagh Haddad

Uma abordagem cognitiva sobre o processo de institucionalização de sistemas locais de produção e inovação: um estudo sobre o setor do vestuário na cidade de Indaiatuba

O presente trabalho tem o objetivo de analisar como as estruturas de conhecimento dos empresários de micro e pequenas empresas, denominadas roteiros cognitivos, influenciam a capacidade de decodificação das mudanças institucionais que ocorrem em projetos de desenvolvimento de Sistemas Locais de Produção e Inovação (SLPI). A fase emergente do processo de desenvolvimento do SLPI contempla mudanças no sistema regulatório, normativo e cognitivo com o intuito de estimular a atividade empreendedora. O desenvolvimento do trabalho investiga se variações nos roteiros cognitivos dos micro e pequenos empresários estão associados à divergências na decodificação das leis, políticas, normas e crenças que interferem nos negócios.O referencial teórico que sustenta o trabalho fundamenta-se nos paradigmas dos SLPI (clusters), empreendedorismo, instituições e cognição empresarial. Os SLPI são apresentados como um grupo de firmas e instituições correlatas que possuem interdependências econômicas e sociais, localizadas em um mesmo espaço geográfico e pertencentes à um mesmo setor industrial. O estímulo à atividade empreendedora dentro do SLPI se desenvolve pelas instituições que são responsáveis por coordenar as transações entre empresários e os demais agentes locais como: poder público, escolas técnicas, universidades, sindicatos e associações de classe. Nos estágios emergentes dos SLPI, os agentes agem isoladamente e as instituições começam a ser formadas para coordenar o comportamento coletivo. Durante a mudança das instituições, os empresários utilizam roteiros cognitivos para analisar a influência nos negócios. A metodologia utilizada para o desenvolvimento empírico do trabalho é o estudo de caso único com várias unidades de análise. O estudo de caso, desenvolvido com trinta micro e pequenas empresas do setor de vestuário na cidade de Indaiatuba, permitiu observar os roteiros cognitivos que orientam as decisões empresariais e a respectiva influência na decodificação nas mudanças institucionais. Os resultados apontam que diferentes níveis de assistência dos roteiros cognitivos estão associados à forma como o empresário decodifica as mudanças institucionais e incorpora nas transações de negócios.

Year

2011

Creators

Claudio Roberto Leandro

Gestão dos estoques numa cadeia de distribuição com sistema de reposição automática e ambiente colaborativo.

O foco dessa dissertação está na gestão de estoques em sistemas multicamadas. O modelo de simulação construído considera o desempenho histórico de uma cadeia de distribuição de medicamentos versus a política de gestão proposta. Os objetivos principais do trabalho são: a avaliação quantitativa da política de cálculo de necessidades aplicada na gestão de sistemas multicamadas, a verificação da importância da cooperação entre os elos da cadeia de distribuição para gestão do fluxo de materiais e o estudo das curvas que representam o dilema ‘nível de serviço’ versus ‘custo total da cadeia’. O modelo considera o fluxo de materiais a partir do estoque em processo do laboratório até a venda para as farmácias, que pode ser aproximada pela demanda dos medicamentos visto que os estoques das farmácias são relativamente pequenos e constantes ao longo do tempo. A modelagem de custos leva em conta o custo de estoque do laboratório e dos distribuidores, o custo de pedido dos distribuidores, o custo de transporte, o custo de entrega com atraso do laboratório e o custo de venda perdida dos distribuidores. Especificamente, são considerados cenários com e sem o compartilhamento de informações entre as empresas da cadeia. Consideram-se também cenários com e sem sazonalidade na demanda. Inicialmente, cada cenário simulado é preparado com a definição do ‘período transitório da simulação’, ‘horizonte de simulação’ e ‘número de réplicas’ necessárias. Depois disso, é feito o delineamento de experimentos para identificar quais variáveis de decisão têm efeito significativo sobre o custo total da cadeia. Finalmente, é feita uma busca da parametrização de cada um dos cenários que apresente o melhor custo total da cadeia. Os resultados da simulação mostraram que as práticas atualmente empregadas na gestão dos estoques das empresas podem ter seu desempenho melhorado com a utilização da política simulada na pesquisa. Os cenários nos quais se considerou o compartilhamento de informações tiveram desempenhos semelhantes aos sem esse compartilhamento. Dessa forma, para a política simulada, conclui-se que o valor do compartilhamento de informações foi relativamente pequeno. Nas simulações pode-se verificar a melhoria simultânea do nível de serviço e do nível de estoques da cadeia. Isso mostra que a política simulada mudou o dilema (trade-off) que interliga antagonicamente essas duas características de desempenho do sistema.

Year

2003

Creators

George Paulus Pereira Dias

A fábrica de skates: um caso didático em planejamento e controle da produção.

As altas exigências que impõe o mercado globalizado, a complexidade dos sistemas produtivos de manufatura atuais e os avanços na Tecnologia da Informação são fatos que resgatam a importância da Programação Detalhada da Produção para as empresas. A pesar de bastante consolidada e difundida, a abordagem clássica MRP / ERP não atende plenamente as necessidades em ambientes de produção intermitente. A Programação Detalhada da Produção com capacidade finita dos recursos, atualmente contemplada nos sistemas APS (Advanced Planning & Scheduling), constitui uma alternativa interessante para melhor cumprir prazos de entrega em ambientes com roteiros de produção complexos e produção make-to-order (MTO). O problema de pesquisa ora estudado contempla o ensino de modelos de Planejamento e Controle da Produção (PCP) em um ambiente de produção intermitente, com foco na Programação Detalhada da Produção e nos sistemas MRP e APS. Propõe-se um plano de ensino que busca apresentar e diferenciar essas abordagens. O plano contempla o uso de um caso didático A Fábrica de Skates. De uma forma lúdica, porém realista, o caso apresenta, nas suas cinco etapas, duas situações hipotéticas de uso de sistemas de programação. O primeiro, um MRP para planejamento da fábrica de skates e, no segundo, um APS utilizado pelo fornecedor de eixos. O plano foi aplicado pela primeira vez em uma turma de graduação do curso de Engenharia de Produção. Nesta dissertação, é apresentada uma descrição detalhada do caso didático, junto ao plano de ensino. A pesquisa verificou, mediante análise das atividades do caso e de um questionário de avaliação, a utilidade dos recursos elaborados, como também que as estratégias aplicadas ajudaram na aprendizagem. Nesta primeira aplicação, constatou-se também que a alta carga de trabalho dos alunos no semestre e o pouco peso dado à nota final do caso didático foram fatores que inibiram melhores resultados. Para futuras aplicações, o caso didático pode ser aprimorado: novas etapas contemplando outros assuntos importantes para a disciplina PCP e análise de alternativas para substituição dos softwares empregados são exemplos de melhorias.

Year

2013

Creators

Leonel José Girotti

Competências para o ensino e a pesquisa: um survey com docentes de engenharia química.

Ensino e Pesquisa são os dois processos fundamentais de uma Universidade. Eles são processos distintos, mas têm em comum o mesmo ator principal: o docente universitário. Ele atua, ora no papel de professor, à frente do processo de ensino, ora no papel de pesquisador, à frente do processo de pesquisa. O trabalho do docente universitário nestes dois processos consiste de um conjunto de atividades operacionais, algumas similares e outras bem distintas e específicas. Este trabalho, para ser realizado, mobiliza um conjunto de competências. Este estudo teve como objetivo a análise de competências que podem contribuir para uma melhor compreensão do trabalho de docentes universitários à frente destes dois processos. Um modelo de competências composto por treze competências comuns aos dois papéis de um docente universitário e de uma competência específica para cada um destes papéis foi proposto. O estudo foi realizado através de um survey, cujo instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado a professores doutores de vinte e um departamentos de engenharia química de universidades públicas no Brasil, cuja taxa de respostas obtida foi de 42,9%. Este survey avaliou as competências de um docente, bem como um conjunto de fatores que possuem algum tipo de influência sobre estas competências. Concluiu-se que as competências domínio da área de conhecimento, criatividade, planejamento, ética e proatividade possuem relevância similar para ambos os processos. Por outro lado, as competências relacionamento interpessoal, liderança e empatia são mais relevantes para o ensino do que para a pesquisa. E, finalmente, as competências trabalho em equipe e flexibilidade são mais relevantes para a pesquisa do que para o ensino. Apurou-se que o aprimoramento e a avaliação das atividades de ensino e de pesquisa são fatores que afetam a percepção dos docentes em relação à questão das competências. Por fim, os resultados obtidos sugerem que o desempenho superior de algumas universidades em relação a outras pode estar relacionado à presença de quatro competências: domínio da área de conhecimento, criatividade, trabalho em equipe e planejamento.

Year

2007

Creators

Marco Antonio Carvalho Pereira

Apoio à decisão na seleção do portfólio de projetos: uma abordagem híbrida usando os métodos AHP e programação inteira.

Escolher dentre dezenas ou centenas de alternativas, àquelas que deverão compor a carteira de projetos de uma organização e com qual prioridade, é um problema de decisão multicritério complexo. Este trabalho teve como objetivo principal propor um modelo de gestão de portfólio de projetos utilizando-se os métodos AHP (Analytic Hierarchy Process) e programação inteira, integrados. Pretendeu-se ainda, validar e avaliar a importância e utilidade desse modelo no auxílio à tomada de decisões relacionadas à seleção e priorização de projetos. Assim, tal modelo foi aplicado para selecionar e priorizar os projetos de uma empresa do setor químico, escolhida como unidade de análise e, os diferentes cenários obtidos com o modelo de decisão proposto foram comparados com o cenário real da organização. Para a realização deste estudo utilizou-se o método de pesquisa-ação, visto que o autor não foi apenas um observador, mas interagiu no processo decisório da empresa. Pôde-se observar que o uso do modelo contribui para o alinhamento estratégico, permitindo a troca de conhecimento entre os representantes da empresa; possibilita a simulação de cenários estratégicos em tempo real e a verificação do impacto na carteira de projetos em execução; prioriza os projetos de forma justificável e estruturada através de um modelo matemático consagrado; permite a alocação de recursos baseada em prioridades e possibilita a introdução de um ciclo de melhoria contínua no processo decisório da empresa, dado que todos os passos da implantação do modelo, definições e critérios de decisão são documentados. O uso do modelo demonstrou ser mais eficaz que o resultado real da empresa na alocação dos recursos financeiros. Este trabalho apresenta ainda sugestões para estudos futuros complementares.

Year

2007

Creators

Marisa Padovani

M3DS: um modelo de dinâmica de desenvolvimento distribuído de software.

Este trabalho apresenta um modelo de dinâmica de desenvolvimento distribuído de software, cujo objetivo é representar a realidade e os aspectos de ambientes de DDS (Desenvolvimento distribuído de software), a fim de torná-los observáveis e descritíveis qualitativa e quantitativamente. Um modelo preliminar foi elaborado a partir da revisão bibliográfica e de um caso de experimentação desenvolvido por LErario et al (2004). Para a construção e validação deste modelo, a metodologia de estudo de múltiplos casos foi aplicada em diversas organizações que desenvolvem software de maneira distribuída. Ao modelo preliminar foram adicionados estados e transições significantes para a dinâmica do desenvolvimento distribuído de software, originando então o M3DS (Modelo de Dinâmica de Desenvolvimento Distribuído de Software). Duas versões do M3DS são apresentadas. Uma versão construída sobre uma máquina de estados, cujo objetivo é representar apenas a transições entre os estados. Outra versão equivalente, porém mais formal, é apresentada no formato de redes de Petri, na qual é possível visualizar a dependência entre transições e mudanças de estado. Com este modelo, é possível compreender o funcionamento de um projeto distribuído e auxiliar na eficácia da gestão da rede de produção, além de auxiliar as demais entidades e pessoas envolvidas a obterem um posicionamento na rede mais preciso. O M3DS pode, também, auxiliar a detecção proativa de problemas originados a partir do desenvolvimento a distância. Os resultados apresentados neste trabalho respondem a questão de como as organizações desenvolvedoras de software produzem software de maneira distribuída. A riginalidade da pesquisa centra-se na construção de um modelo de dinâmica do desenvolvimento distribuído elaborado com os dados levantados a partir de seis estudos de casos.

Year

2009

Creators

Alexandre L'Erario

Proposta de um modelo de planejamento agregado da produção numa usina de açúcar e álcool vinculado à flutuação de preços em mercados à vista e no mercado futuro.

O objetivo de estudo desta dissertação é o desenvolvimento de um modelo de planejamento agregado da produção que apóie as decisões de nível gerencial e de diretoria das usinas de açúcar e álcool no que tange às variedades de cana colhidas em cada semana, às compras de cana-de-açúcar de terceiros, ao tipo de transporte (próprio ou terceirizado) a se utilizar em cada semana, ao total de cana moída por semana para atendimento da demanda e aos processos (industrial e comercial) que se devem escolher para produzir e comercializar açúcar e álcool. As decisões devem ocorrer em função de preços nos mercados interno, externo e mercado futuro, do fluxo de caixa da empresa, da capacidade da usina para armazenar açúcar e álcool e da possibilidade de uso de estoque de terceiros. As decisões por compra de cana, escolha de processos e venda de produtos são tomadas semanalmente num horizonte móvel de planejamento de 52 semanas, que inclui o tempo de safra no centro-sul do Brasil (meados de março a meados de dezembro, aproximadamente 36 semanas) mais o período de entressafra (aproximadamente 16 semanas, de meados de dezembro a meados de março). A procura por melhores estratégias de comercialização de tal forma a auxiliar a tomada de decisões é uma necessidade constante dos empresários do setor, que muitas vezes são surpreendidos pelas variações de preços de açúcar e álcool no mercado interno, externo e mercado futuro. Na parte comercial, este trabalho utiliza o método Delphi de previsão de preços de açúcar e álcool que balizam as tomadas de decisão no planejamento e controle da produção das usinas de açúcar e álcool. Define-se Hedge como a operação financeira de proteger determinado ativo de uma empresa contra variações inesperadas de preços. Neste trabalho, utiliza-se um modelo de escolha de mix de produto para Hedge vinculado à lucratividade e minimização de risco denominado Modelo de Semi- Variância com análise de cenários de Markowitz. Nas decisões relacionadas com as partes agrícola, industrial e comercial, faz-se uso de um modelo de programação linear inteira mista e para resolvê-lo utiliza-se o software de programação matemática LINGO e suas interfaces com a planilha eletrônica Excel. Nas decisões vinculadas ao mix ótimo para o Hedge em cada semana, faz-se uso de um modelo de programação quadrática resolvido pelo LINGO e suas interfaces com a planilha eletrônica Excel. Um estudo de caso foi realizado numa usina de açúcar e álcool no município de Junqueirópolis (SP) para validar o modelo proposto.

Year

2009

Creators

Marcelo Dias Carvalho

Modelo de otimização multi-período para localização de armazéns aplicado a operações humanitárias.

Este trabalho teve como objetivo avaliar a coordenação entre agências humanitárias e a aplicabilidade da modelagem com múltiplos períodos na solução de problemas de localização de armazéns utilizados em suas operações. Dessa forma, foi desenvolvido um modelo de programação linear inteira mista aplicado a operação humanitária de resposta à Ofensiva de Mosul, Iraque, nos anos de 2016 e 2017. A fim de avaliar as hipóteses a respeito dos benefícios da cooperação, houve a proposição de um novo modelo de configuração da rede logística, que possibilita a mudança na dinâmica de interação entre as agências e elos da cadeia de suprimentos. Dessa forma, foram verificados ganhos financeiros relativos à centralização das operações e ao compartilhamento de recursos, bem como demonstrou-se o melhor emprego dos recursos e maior eficiência através da utilização de modelos com múltiplos períodos. Além disso, a distância de cobertura em contextos desta natureza é um fator crítico e tem um papel importante no projeto da rede, estabelecendo um trade-off entre a centralização, a qual permite ganhos de escala, e o nível de serviço desejado na operação. O modelo de localização com múltiplos períodos se ajusta melhor a problemas com alta variabilidade nas demandas, entretanto é necessário que se empregue um método robusto de previsão de demanda no planejamento para que este modelo se adéque às incertezas inerentes destes sistemas.

Year

2021

Creators

Maria Clara Rodrigues Pinheiro

Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.

Este trabalho analisou a transformação do modelo de gestão estratégica em clubes de futebol que buscam a profissionalização de suas atividades no novo contexto da indústria do entretenimento. Por ser um tema pouco explorado cientificamente, a estratégia de pesquisa adotada privilegiou uma abordagem exploratória, buscando identificar as principais razões que empurram os clubes de futebol rumo à profissionalização de suas atividades e aprimorar o entendimento sobre as questões principais que estão sendo consideradas na concepção do modelo de gestão estratégica destes clubes. A estratégia adotada foi o estudo de caso e contou com as seguintes etapas: 1) definição dos contextos histórico e econômico no qual se insere o processo de transformação da gestão dos clubes de futebol; 2) elaboração de proposições de pesquisa específicas na forma de um modelo de análise preliminar; 3) estudo de caso baseado em fontes secundárias sobre um caso típico de profissionalização na gestão de clubes de futebol (Manchester United); 4) aprimoramento do modelo de análise inicial e elaboração de um protocolo de pesquisa para a pesquisa de campo; e 5) estudo de caso em dois clubes brasileiros em processo de profissionalização. Os resultados doestudo mostraram que começa a ficar mais evidente a necessidade de um posicionamento estratégico efetivo por parte dosclubes brasileiros que considere asforças internas e externas atuantes na indústria de futebol, e as oportunidades e ameaças de mercado (neste caso, tanto as relacionadas ao mercado de torcedores quanto de jogadores). Este novo posicionamento requer competências essenciais e funcionais específicas para que os clubes obtenham seus resultados esperados,tanto em termos financeiros (lucro ou equilíbrio) quanto esportivos (títulos ou permanência nas principais divisões do futebol).

Year

2001

Creators

Marvio Pereira Leoncini

A contribuição do Seis Sigma para a melhoria dos processos de software.

Uma das grandes dificuldades do desenvolvimento de software é adequar, de forma sistemática, os esforços na resolução de problemas e nas melhorias dos processos internos aos objetivos do negócio. O Seis Sigma é uma metodologia estruturada que incrementa a qualidade dos processos e o alinhamento com as estratégias empresariais, proporcionando altos ganhos financeiros para quem o utiliza. Surgido inicialmente na manufatura, o Seis Sigma vem sendo aplicado também noutros setores. No desenvolvimento de software, o seu uso é ainda restrito, mas há indícios de que possa ser utilizado com o mesmo sucesso. O objetivo desta dissertação de mestrado é propor um roteiro específico para a implementação do Seis Sigma nas organizações desenvolvedoras de software. Além do levantamento teórico, foi realizado um estudo de casos múltiplos para analisar as razões da sua adoção, as modalidades de seu uso, os seus benefícios e as suas limitações para os processos de software. Os resultados observados mostram que o Seis Sigma pode ser aplicado total ou parcialmente na melhoria dos processos de software. Além disso, é necessário alguma customização nos processos do Seis Sigma convencional, uma vez que os projetos de melhoria podem estar orientados para novos produtos, novos clientes ou, ainda, que os trabalhos de desenvolvimento fiquem a cargo de novas equipes, que muitas vezes são terceirizadas. O trabalho conclui que o Seis Sigma pode contribuir efetivamente para a melhoria dos processos de software, independentemente da organização objetivar níveis superiores de maturidade. O estudo sugere também um roteiro específico, chamado SW-DMAIC, para a aplicação do Seis Sigma em empresas desenvolvedoras de software. Este roteiro é composto por três etapas: implementação da filosofia do Seis Sigma, reciclagem desta filosofia, quando necessário e execução de projetos específicos.

Year

2006

Creators

Antonio Carlos Tonini