RCAAP Repository
Análise da produtividade do transporte aéreo brasileiro.
Este trabalho busca entender a produtividade econômico-financeira e operacional das empresas aéreas brasileiras no período pós-desregulamentação e os impactos da produtividade no desempenho econômico-financeiro do setor aéreo. O foco do trabalho está voltado para a análise dos principais fatores de produção, mão de obra, capital e energia, e dos processos diretamente gerenciáveis pelas companhias aéreas do país. Até o início da década de 90, o transporte aéreo regular de passageiros foi fortemente regulamentado no Brasil, tanto no mercado doméstico, quanto no internacional, encontrando-se, atualmente, num processo de liberalização. A desregulamentação do setor aéreo no Brasil e a decorrente abertura deste mercado, a exemplo do ocorrido nos Estados Unidos e Europa, gerou um aumento acentuado de produtividade. Outros fatores, têm contribuído para a busca de eficiência e do aumento da produtividade do transporte aéreo no Brasil: o aumento dos custos operacionais, afetando a rentabilidade do setor; o crescente endividamento das empresas nacionais, diminuindo sua situação de liquidez e a concorrência do mercado doméstico e internacional impulsionou as companhias brasileiras a aumentar a eficiência gerencial para garantir sua sobrevivência. O trabalho mostrou, que no período estudado, as empresas brasileiras alcançaram ganhos expressivos de produtividade, explicados principalmente pelos ganhos de produtividade de mão de obra e de energia. Para a obtenção destes ganhos de produtividade as ações gerenciais focaram: o enxugamento do quadro de funcionários, ações de reestruturação da frota, o melhor aproveitamento das aeronaves e a padronização da frota. Estes ganhos, entretanto, não se traduziram em resultados financeiros, uma vez que a redução de custos operacionais obtida pelo aumento da produtividade foi amplamente superada pelo crescimento das despesas financeiras (juros, leasing"). No período estudado a produtividade total dos fatores aumentou 34,3 % correspondendo a um aumento de 3,4% a.a., portanto, acima da produtividade média da indústria brasileira.
2004
Antônio Henriques de Araújo Junior
Avaliando o impacto da estratégia de design em negócios digitais.
Com a expansão dos serviços digitais por meio de tecnologias móveis na última década observa-se a importância crescente da atitude de design para compreender o contexto de uso e as emergentes necessidades funcionais e emocionais dos usuários nas quais se baseia a percepção de uma boa experiência do usuário (UX). Levando em conta que a estratégia de negócio e a estrutura organizacional são determinantes para o resultado da experiência percebida pelo usuário e o consequente sucesso do serviço, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as práticas de design nas dimensões operacional, tática e estratégica em diferentes empresas prestadoras de serviços digitais tendo em vista a identificação de padrões relacionados com a adoção da gestão de design e da estratégia de design, e qual o impacto desta adoção nas medidas de desempenho. Para isto, foi adotada como estratégia de pesquisa o levantamento teórico preliminar seguido da realização de estudos de casos múltiplos. Neste estudo de caso, foram investigadas empresas com designers e UX designers trabalhando no desenvolvimento de serviços digitais. As evidências compiladas a partir da teoria, combinadas com os padrões obtidos com os casos, resultaram em um modelo de referência sobre a geração de valor através do design, e em quatro proposições teóricas principais que mostram que as práticas de design executadas pelas áreas de experiência do usuário possuem um potencial de integração interdisciplinar e geração de novas ideias propício para melhorar a sinergia e o resultado de uma equipe ágil de projetos, gerando insumo para decisões estratégicas e potencialmente valorizando a determinação de métricas de uso e engajamento.
2017
Gabriel Santos Garbulho
Otimização do uso de recursos críticos no desenvolvimento de campos de petróleo offshore.
O presente trabalho aborda a questão da interligação de poços de petróleo às plataformas de produção com a utilização de embarcações do tipo Pipe Laying Support Vessels (PLSVs). O objetivo do estudo é a maximização da curva de produção de óleo no período analisado, o que passa pelo melhor aproveitamento da frota de PLSVs contratada. São consideradas as especificidades da situação como, por exemplo, as restrições técnicas de cada embarcação para as atividades necessárias, a disponibilidade dos PLSVs, materiais para interligação e a já ocorrência da fase precedente, denominada completação. Considerando todo este conjunto de características do problema, desenvolveu-se uma formulação de Programação Linear Inteira Mista com pontos inovadores em relação à literatura, especialmente no que diz respeito ao incremento da curva de produção por conta da operação de poços injetores e ao declínio natural de poços produtores com o passar do tempo. Como os resultados obtidos nos testes da formulação matemática mostraram-se satisfatórios para pequenas instâncias, mas de alta complexidade computacional para um número grande de atividades, foram elaboradas duas versões de uma heurística construtiva adequada para a resolução de problemas de maior porte. Levando em consideração as mesmas características do problema que foram usadas na etapa de formulação matemática, puderam ser elaborados os algoritmos e suas devidas programações computacionais. A partir disso, foram realizados testes de pequeno porte para verificar a robustez dos algoritmos quanto aos seus comportamentos. Por fim, houve a comparação do caso completo, onde foram aplicadas as heurísticas, com o que ocorreu na situação real, tendo o resultado deste presente estudo apresentado um relevante ganho.
Uma contribuição para o projeto de sistemas de recompensas para inovação.
Este trabalho tem por objetivo realizar uma contribuição ao corpo de conhecimento existente acerca das variáveis de contexto organizacional a serem consideradas no projeto de sistemas de recompensas que buscam incentivar a inovação em produtos nas organizações. Inicialmente, o trabalho resgata conceitos fundamentais tanto sobre os sistemas de recompensas quanto sobre o processo de inovação. Em seguida, apresenta alguns dos estudos já existentes sobre práticas de recompensas voltadas para inovação, buscando sistematizar, de forma abrangente, os aspectos já explorados por autores no tema, assim como evidenciar algumas lacunas identificadas. Com base nesse esforço, é elaborado um quadro de referência preliminar das variáveis de contexto e suas implicações sobre o projeto em questão, a saber: estratégia da organização, tipo de inovação que se pretende estimular, crenças e traços culturais da empresa e sistema de metas e recompensas previamente existentes. Uma pesquisa de campo então é realizada por meio de entrevistas qualitativas com cinco especialistas, consultores e acadêmicos em gestão estratégica de recursos humanos e em sistemas de recompensas, e por meio de estudos de casos em quatro empresas industriais de grande porte reconhecidamente inovadoras, de maneira a fazer uma análise crítica do quadro de referência preliminar, possibilitando seu refinamento. O assunto pesquisado se mostrou ainda distante da realidade tanto dos especialistas quanto dos projetistas de sistemas de recompensas de organizações que atuam no Brasil. Ainda assim, mesmo se mantendo as quatro principais variáveis de contexto elencadas previamente, a pesquisa de campo permitiu conferir maior robustez ao quadro de referência elaborado, uma vez que, a partir de sua realização, fizeram-se análises que alteraram aspectos relevantes do detalhamento desse quadro. Assim sendo, crê-se que a presente tese pôde contribuir para que fosse dado um primeiro adicional em direção ao estreitamento da lacuna existente na literatura sobre o projeto de recompensas para inovação.
2015
João Paulo Reis Faleiros Soares
Economic and regulatory analysis of natural gas in Brazil: electricity generation, infrastructure, and energy integration.
Brazil\'s discoveries of large gas reservoirs in the offshore ultra-deep waters of the presalt fields show a promising scenario, along with strategic investment and adequate policy, for the development of natural gas infrastructure and a sustainable transition in the Brazilian electricity mix. Such transition should occur through the use of transnational natural gas pipelines connected to large industrial facilities and power stations, as part of strategic planning to expand industrial usage, and avoid the shortage of electricity supply, with economic and environmental advantages. Since the most important debates of the new millennium are focused on globalization and sustainable development for nations, transnational energy integration in Latin America has been receiving increasingly attention from researchers and policy makers. In this overall context, the purpose of the present research was to develop a model to study, in a comparative manner, the thermoelectric generation, as well as to analyze the effect of legal frameworks and governmental policies on the development of infrastructure and natural gas market in Brazil, with a detailed study of the most relevant market and regulatory mechanisms. A comparison was performed in terms of the most relevant regulatory legislation in Brazil and other relevant Member States of the South American economic block. The study also evaluates the sanctions imposed by ANEEL Resolution n. 583 of 2013 on suppliers, due to the lack of NG supply for thermoelectric utilities, proposing an alternative formula, thought to mitigate the influence of averages and other electricity market parameters, therefore decreasing the sanction value for the NG supplier, without compromising the contract neutrality. Different factors were analyzed in order to determine which technology would be the most efficient in terms of levelized costs. Results indicated that natural gas-fired generators are very competitive and efficient, when compared to other thermoelectric sources in both economic and environmental aspects, even when externalities were included. Also, that further strategic investment and adequate regulatory policy changes are required from the market agents, in order to foster the development of pipeline infrastructure and the expansion of natural gas use in Brazil. The study also demonstrates that the environmental impact of the CH4 leakage equals that of CO2 release from combustion at about 4.2% leakage on a mass basis, when methane leakage rises to a level in which natural gas becomes as greenhouse gas intensive as biomass.
Uma contribuição para os processos da gerência de projetos através da gerência do conhecimento.
As empresas no Brasil têm aumentado seus investimentos em automação nas últimas duas décadas para enfrentar uma forte competição e para reduzir seus custos operacionais, para isto têm oferecido uma completa gama de serviços e produtos com ênfase nos serviços remotos para melhorar as conveniências oferecidas aos clientes. No entanto, a implementação destes produtos e serviços é viável através de projetos estruturados de Tecnologia da Informação. De acordo com as práticas de mercado, as empresas estão focando seus esforços nas competências essenciais e, em função disto, estão usando o processo de Outsourcing ou subcontratação para implementar projetos de Tecnologia da Informação. Todavia estas funções transformam o processo como um todo, tornando-o mais complexo, principalmente quando os projetos possuem componentes de inovação, como um novo produto, um novo processo ou usando novas tecnologias. As novas tecnologias ainda não disseminadas demandam novos conhecimentos e podem ser realizadas através da contratação de fornecedores. Estes processos de localização dos fornecedores, escolha e adequada contratação devem ser tratados pelas competências da Gerência de Projetos e mais propriamente pela área de Aquisição ou \"Procurement\". Pelo menos parte do novo conhecimento é considerada estratégica e, desta forma, precisa ser internalizada, transferindo-a da (s) empresa (s) fornecedora (s) para a empresa cliente. Esta transferência se justifica, pois as empresas precisam deste conhecimento interno, no mínimo para julgar a competência dos fornecedores e, complementarmente, o novo conhecimento será base para a construção de novos produtos ou serviços, uma vez que o tempo destes lançamentos é cada vez menor nos últimos anos. Desta forma, é fundamental ter processos adicionais para tratar desta transferência de conhecimento. Esta Tese tem o objetivo de contribuir para os processos da Gerência de Projetos através da Gerência do Conhecimento durante a execução do projeto e após seu término. Os processos da Gerência de Projetos deverão ser complementados principalmente com as melhorias identificadas com base na Gerência do Conhecimento, tais como as melhorias de interação com os fornecedores, transferência de conhecimento e ambiente propício à Gerência do Conhecimento.
Estudo sobre não conformidades na produção de medicamentos: uma abordagem da economia dos custos de transação.
A indústria farmacêutica tem um papel de alta relevância na pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos que possibilitem ações de intervenção nos programas públicos de saúde e auxiliem os profissionais da saúde a cuidarem dos indivíduos. A produção de medicamentos é constituída por um conjunto de processos complexos que estão sujeitos a leis e regulamentos rígidos para garantir a qualidade dos medicamentos segundo a sua aplicação. O controle rigoroso destes processos, além de gerar custos altos na produção, não garante plenamente a ausência de não conformidades nos medicamentos. Segundo os procedimentos, qualquer não conformidade deve ser submetida a rigorosa investigação e o medicamento deve ser submetido a um retrabalho ou descartado; em ambas situações há aumento de custos de produção. Como os roteiros de produção, os insumos e os operadores são rigorosamente controlados e homologados, o conhecimento profundo sobre o equipamento produtivo se apresenta como a oportunidade para redução de ocorrências de não conformidades e conseqüentemente para redução dos seus custos. Neste estudo foi desenvolvido um modelo, o DRM Desdobramento do Recurso Máquina, que permite identificar as partes e peças do equipamento produtivo que originam as não conformidades nos medicamentos nele produzidos. Este modelo deve estar presente nas transações do equipamento, desde a sua aquisição até o final da vida útil, como fator de alinhamento entre elas e assim reduzir a ocorrência de não conformidades e seus custos. A pesquisa realizada em seis empresas de relevância na indústria local permitiu confirmar a viabilidade do modelo proposto e sua aplicação como fator de alinhamento entre as transações relativas aos equipamentos investigados. Foi também verificada a contribuição efetiva do modelo para a investigação sistemática da origem de não conformidades e para ampliação da eficiência na intervenção preventiva e corretiva no equipamento produtivo.
Uso do Balanced Scorecard como direcionador da tecnologia da informação.
Atualmente, um conceito muito utilizado para a Gestão Estratégica das empresas é o Balanced Scorecard (BSC), que tem se mostrado uma ferramenta potencialmente eficiente na implementação da estratégia nas organizações. Uma rede de indicadores é criada, relacionando os objetivos estratégicos. Ao mesmo tempo, a Tecnologia da Informação (TI) evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro da organização. Porém, a Tecnologia da Informação, por si só, não é capaz de trazer ganhos para o negócio. Para que ela proporcione resultados efetivos, é preciso que esteja integrada à estratégia da organização - ou seja, a infra-estrutura e os investimentos de TI devem estar diretamente associados aos objetivos globais da organização, contribuindo para ampliar o seu alcance. O objetivo deste trabalho é analisar como o Balanced Scorecard corporativo está sendo utilizado pelas organizações para a seleção e priorização de projetos de TI e ainda de que forma a utilização do Balanced Scorecard corporativo promove o alinhamento entre as estratégias de TI e negócios.
A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
A internet introduziu uma nova economia a economia da era digital, em que todos os consumidores e empresas estão em rede. A economia tradicional foi fragmentada, convertendo cada vez mais os mercados de massa em mercados de nicho. E os impactos destas transformações podem ser sentidos nas estruturas organizacionais, no ambiente econômico e nas relações entre as pessoas. Diante destas transformações, as empresas têm repensado os seus modelos de negócios e suas estratégias competitivas. No centro destas transformações se encontra o cliente, antes visto como passivo, hoje é considerado um recurso e competência da companhia. Para atender a este novo fator, a estratégia de personalização tem sido adotada pelas companhias. A personalização visa atender à necessidade dos clientes de personalizar não apenas o produto fisicamente, mas a sua experiência no momento da compra. É neste contexto que este trabalho é desenvolvido, com o objetivo de buscar um melhor entendimento de como a Tecnologia da Informação tem impactado e influenciado os fatores que habilitam a estratégia de personalização. Para atingir o objetivo, inicialmente foi feita uma ampla pesquisa bibliografia para identificar os fatores que influenciam a personalização. Em seguida, através da abordagem de estudos de caso múltiplos foi investigado se estes fatores ocorriam empiricamente e como eles ocorriam. Os resultados encontrados permitiram identificar divergências e concordâncias nas afirmações encontradas na literatura, que ao final fornecem refinamento e a necessidade de uma maior reflexão sobre os fatores que tem influenciado e direcionado a personalização.
Padrões de especialização, inserção internacional e dinamismo na indústria de software: o caso brasileiro à luz das experiências da Índia, Irlanda e Israel.
A dissertação trata do padrão de especialização e inserção internacional da indústria de software brasileira à luz de experiências paradigmáticas do setor, como é o caso da Índia, Irlanda e Israel. O desenvolvimento inicial do setor nos países centrais das redes globais de produção seguiu os avanços da indústria eletrônica e lhes permitiu acumular competências e trancar a trajetória tecnológica em determinados segmentos, como é o caso do software pacote. No entanto, as respostas de alguns países emergentes frente uma indústria caracterizada pela rápida mudança e pelas altas taxas de oportunidades tecnológicas, cujas possibilidades foram ampliadas com o advento da globalização, são a principal motivação do trabalho. A despeito da difundida idéia de que Índia, Irlanda e Israel representariam casos subordinados às limitações de um modelo terciário-exportador, argumenta-se aqui que eles retratam trajetórias plurais e dinâmicas de desenvolvimento desta indústria. Plurais posto que reproduzem diferentes padrões de especialização e inserção internacional e dinâmicos dados os elementos de mudança evidenciados por parte da literatura especializada. Este dinamismo se faz presente, na indústria de software brasileira, através dos mecanismos de diferenciação e diversificação que lhe permitem adicionar valor aos produtos e obter resultados positivos na forma de incrementos de produtividade de outros setores de atividade econômica. Embora seja caracterizado pela integração competitiva que a difere, de partida, da caracterização terciário-exportadora, é para o caráter dinâmico do debate acerca destas configurações que a dissertação pretende contribuir.
Fatores determinantes do crescimento de redes de franquia no Brasil.
Uma das perspectivas pioneiras na explicação do fenômeno franchising é a de que esse formato organizacional proporciona crescimento rápido de redes de unidades de negócio. No entanto, poucos trabalhos empíricos discutem os determinantes do crescimento de redes de franquia. Diferenças entre os setores da indústria e entre as características das redes estão relacionadas a fatores de influência distintos, os quais carecem de investigação. Neste trabalho, 376 redes associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) foram analisadas para verificar alguns dos determinantes do crescimento do número de unidades na rede. Evitando taxonomias arbitrárias, o estudo segrega as redes em grupos de comportamento estratégico. Tal comportamento deriva diretamente da especificidade de ativos desenvolvidos ao longo do ciclo de vida das redes (efeito path dependence). Testou-se em seguida se o crescimento é afetado pela perspectiva de risco moral de franqueados e pela variação nos incentivos estabelecidos pela rede. Os resultados apontam para efeitos benéficos da reputação e experiência de redes maduras em sua relação com franqueados. Além disso, são obtidos alguns novos insights sobre a relação de redes de franquia com o setor de shopping centers e a presença cada vez maior de redes de franquia em mercados emergentes no cenário brasileiro.
2012
Eugênio José Silva Bitti
Big Data, capacitações dinâmicas e valor para o negócio.
A conjunção das recentes tecnologias de mídias sociais, mobilidade e computação em nuvem coloca à disposição das empresas um grande volume de dados variados e recebidos em grande velocidade. Muitas empresas começam a perceber neste fenômeno, conhecido como Big Data, oportunidades de extração de valor para seus negócios. A literatura aponta diversos mecanismos pelos quais Big Data se transforma em valor para a empresa. O primeiro deles é pela geração de agilidade, aqui entendida como a capacidade de perceber e rapidamente reagir a mudanças e oportunidades em seu ambiente competitivo. Outro mecanismo é a utilização de Big Data como facilitador de capacitações dinâmicas que resultam em melhorias operacionais, por meio do aprofundamento (exploit) de alguma capacitação específica. Por fim, Big Data pode ser facilitador de capacitações dinâmicas que resultem em inovação (explore de novas capacitações) e no lançamento de novos produtos e serviços no mercado. Dentro deste contexto, o presente estudo se propõe a investigar a abordagem da utilização de Big Data por empresas inseridas em diferentes contextos competitivos e com diferentes níveis de capacitação de TI. Faz parte também do objetivo da pesquisa entender como as empresas adequaram seus processos de negócio para incorporar o grande volume de dados que têm à disposição. Por meio de estudos de caso realizados em empresas de grande porte de diferentes segmentos e com grande variabilidade na utilização de Big Data, o estudo verifica utilização de Big Data como viabilizador de capacitações dinâmicas atuando no aperfeiçoamento de capacitações operacionais, na diversificação de negócios e na inovação. Além disso, verifica-se a tendência de acoplamento de machine learning às soluções de Big Data, quando o objetivo é a obtenção de agilidade operacional. A capacitação de TI também se mostra determinante da quantidade e complexidade das ações competitivas lançadas pelas empresas com o uso de Big Data. Por fim, é possível antever que, graças às facilidades trazidas pela tecnologia de cloud, recursos de TI serão crescentemente liberados para atuação junto ao negócio - como, por exemplo, em iniciativas de Big Data - fortalecendo as capacitações dinâmicas da empresa e gerando vantagem competitiva.
Fatores críticos de sucesso para ferramentas de Business Analytics.
Atualmente vivemos em uma sociedade com a maior quantidade de dados já disponíveis em toda a história, e ao mesmo tempo que ocorre o crescimento desta vasta quantidade de informações dispersas, os ambientes empresariais tornaram-se cada vez mais complexos e competitivos. Nos quais gestores necessitam detectar e, se possível, prever tendências para estruturar planos de ação através de análises simples e/ou, por vezes, extremamente complexas dos dados. Dessa forma, o potencial impacto nas organizações referentes à utilização dessas informações em sua gestão tem chamado a atenção tanto de executivos com de pesquisadores. Esta pesquisa buscou identificar os fatores de sucesso de sistemas de Business Analytics (BA) e avaliar empiricamente suas relações de causalidade, sendo utilizada a metodologia de pesquisa científica de Levantamento tipo Survey e a técnica estatística de Modelagem de Equações Estruturais. Além de contribuir com a expansão do conhecimento relacionado a área de Business Analytics, esta dissertação apresentou uma discussão e proposta de delimitação do conceito de BA frente demais termos relacionados a literatura de sistemas de suporte a decisão (i.e. BI, Big Data e Inteligência Competitiva) e a estruturação de uma ferramenta de mensuração de sucesso de SI de BA baseado no modelo apresentado por Delone e McLean. Após a delimitação do conceito de BA, foi discutido os fatores críticos de sucesso (FCS) presentes na literatura e suas particularidades frente a sistemas transacionais (e.g. Enterprise Resource Planning). Os quais foram estruturados em 3 dimensões e 4 construtos: Tecnologia (Qualidade dos dados), Cultura organizacional (Gestão Baseada em Fatos e Engajamento dos executivos) e Pessoas (Qualidade da Equipe). Nesta análise, a Cultura Organizacional apresentou a maior relevância no sucesso de SI (i.e. Uso da Informação e Impacto Individual) dentre as 3 dimensões. Como alta impacto tanto do engajamento dos executivos, como da Cultura organizacional de gestão baseada em fatos.
Um estudo ergonômico sobre a \'sistemática de posicionamento\' no quadro de concepção e desenvolvimento de produto.
Este estudo se originou da necessidade de aprofundamento teórico nas reflexões sobre a dinâmica das relações entre os sujeitos envolvidos em um projeto. Optou-se em trabalhar com o conceito de atividade, sendo esta inserida num determinado contexto sócio-histórico. A proposição da inserção da temática das relações entre os sujeitos, parte do pressuposto de que as teorias que embasam os procedimentos de organização da equipe e de condução do projeto, por meio da definição de prescrições e do estabelecimento de requisitos a serem cumpridos, posicionam os indivíduos, que constituem o processo, distanciados de sua posição de sujeito agente e, por conseqüência, do caráter ativo dessa sua presença. Essas teorias não consideram que o contexto, as particularidades de uma dada situação e as contingências sejam aspectos importantes no desenvolvimento da atividade. A proposta deste estudo, ao contrário, parte do princípio de que para compreender o projeto é preciso compreender sua constituição, que, por sua vez, ocorre a partir das relações entre os sujeitos agentes em seu ambiente concreto e simbólico. Ou seja, o projeto em execução passa a ser visto como em constituição pelos sujeitos agentes em um determinado contexto espaço/temporal. O desafio é precisamente situar essa abordagem ao encontro de uma ergonomia que integre os aspectos organizacionais e sociais do trabalho ou das relações interpessoais, que são ainda pouco levados em consideração nas temáticas de pesquisa. O objetivo deste estudo, foi compreender como se dá a estruturação das relações entre empresas e seus desdobramentos no decorrer das atividades inerentes a um projeto contratado, por meio do olhar proporcionado pela teoria do \"agir organizacional\" e pela \"sistemática de posicionamento\". Conseguiu-se mostrar as organizações enquanto processos dinâmicos de ações e decisões que, como tal, se constituem, mudam e se transformam no decorrer do tempo; bem como que essa movimentação é dinâmica e relacional; é a partir das relações que os sujeitos agentes constituem suas posições e interagem, produzindo ações intencionais em direção ao alcance dos objetivos e metas, que são particulares e também coletivas, presentes e futuras. Pôde-se demonstrar, pelos resultados deste caso estudado, a constituição de uma organização - a equipe do projeto de concepção e desenvolvimento do programa de apoio à decisão, a partir da constituição individual de seus sujeitos em termos de suas identidades profissionais, seus valores e objetivos particulares, ou seja, de sua constituição individual a partir do coletivo que existe nele mesmo, e de suas inter-relações com outros sujeitos na estruturação da equipe de trabalho. O agir organizacional apresentou-se como uma confluência - não necessariamente sem conflitos - de vários processos em interdependência e ocorrendo simultaneamente. A idéia de posicionamento para descrever a dinâmica da movimentação dos sujeitos no decorrer do projeto se apresentou mais adequada em detrimento das noções de estatuto e papéis, devido ao seu caráter estático e à determinação a priori das funções a serem desempenhadas pelos indivíduos.
2007
Amelia Carla Sobrinho Bifano
Engenheiro da mesmice ou profissional do futuro? Os limites do paradigma clássico e a educação em engenharia na perspectiva da complexidade.
O relatório The Engineer of 2020, publicado em 2004 pela National Academy of Engineering colocou em foco a seguinte questão: Como será ou deveria ser a engenharia em 2020?. Desde então, embora pesquisadores, universidades, agências de fomento e instituições governamentais tenham dedicado esforços e investimentos significativos à melhoria da educação em engenharia, são contínuos os apelos por mudanças mais amplas e profundas. A década de 2020 chegou e o engenheiro do futuro continua a lutar com um problema do passado: a necessidade de superar os limites do paradigma clássico da engenharia, baseado no pensamento cartesiano, mecanicista e reducionista. Em outras palavras, apesar de tanto esforço e investimento, o paradigma permanece intacto. Nesse contexto, o objetivo desta tese é identificar e compreender propostas e ações que buscam alternativas ao paradigma clássico da engenharia, nos âmbitos da pesquisa e da prática em educação em engenharia. Por pesquisa em educação em engenharia refere-se à produção científica no campo consolidado como Engineering Education Research (EER). Por prática em educação em engenharia entende-se qualquer iniciativa relacionada ao ensino e à formação em engenharia realizada no âmbito de instituições de ensino superior (e.g., cursos de graduação e pós-graduação, projeto pedagógico, programas de modernização, modelos de ensino) ou organizações de representação (e.g., associações, conselhos, órgãos reguladores). Para atender ao objetivo proposto, a tese foi dividida em três fases: pesquisa bibliográfica (análise não estruturada e revisão sistemática da literatura), documental (análise qualitativa de conteúdo de projetos pedagógicos, sites institucionais, documentos oficiais e relatórios) e de campo (entrevista com professores e coordenadores de cursos de engenharia, diretores de faculdades de engenharia, dirigentes de instituições de ensino e membros de organizações de representação). A partir da perspectiva da teoria da complexidade, principalmente a abordagem de Edgar Morin, contribui-se, inicialmente, com a proposição de um conceito de paradigma, ausente na discussão em EER, que, argumenta-se, é fundamentalmente paradigmática. A tese também contribui com a sistematização dos temas e abordagens da complexidade presentes na EER. As entrevistas permitem compreender os avanços na construção de novos paradigmas na educação em engenharia por meio de ações isoladas e institucionais; criação de estruturas institucionais; cursos em novas modalidades de engenharia, que apresentam organização curricular e/ou abordagem pedagógica inovadoras; e novas escolas de engenharia baseadas em modelos de ensino inovadores. Foram identificadas as principais barreiras enfrentadas por essas propostas/ações, abrangendo questões de naturezas diversas (educacional, geracional, sociocultural, comunicacional e de poder). Espera-se que esta tese contribua para a construção de um novo paradigma que complemente e agregue ao predominante. Um que seja desviante e, se tudo der certo, rejeitado no início pois, segundo Morin, esse é o caminho! Por um novo paradigma que, por um lado, ameace não apenas os conceitos, ideias e teorias, mas também o estatuto, o prestígio, da engenharia da mesmice, e, por outro lado, que dialogue com ela. Por um novo paradigma que contribua para a formação de profissionais do futuro, pois eles são necessários para o agora.
2021
Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti Sigahi
O papel do gerenciamento híbrido de projetos no desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica.
Com o aumento recente na demanda de soluções inovadoras no desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica, as organizações têm enfrentado o desafio de desenvolver novos modelos de negócio em um espaço de tempo cada vez menor, necessitando de agilidade e flexibilidade na condução de seus projetos para se posicionar neste novo cenário econômico. Entretanto, nem sempre é possível a adoção do gerenciamento ágil de maneira purista devido ao ambiente organizacional e aos aspectos regulatórios específicos de alguns setores. Para introduzir essas práticas em seus ambientes, algumas organizações optam por combinar práticas das abordagens ágil e tradicional para adaptar a metodologia de gestão de projetos às necessidades de seus contextos, dando origem ao termo gerenciamento híbrido de projetos. Todavia, apesar de existirem estudos na literatura que proponham modelos mesclando práticas de ambas as abordagens para atender necessidades de contextos específicos, não são encontrados estudos que discutam o papel estratégico do gerenciamento híbrido como vetor para a prospecção de novos negócios e o desenvolvimento de produtos e serviços baseados em tecnologia. Deste modo, o objetivo deste estudo é identificar os principais benefícios e desafios decorrentes da aplicação do gerenciamento híbrido nas organizações para viabilizar estratégias e estabelecer novos modelos negócios em projetos de desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre gerenciamento híbrido de projetos e cinco estudos de caso em empresas de diferentes setores econômicos, que permitiram identificar as características do gerenciamento híbrido no âmbito teórico e prático, discutir seu papel em auxiliar as organizações a adaptar seus projetos aos novos modelos de negócio presentes no mercado. Além disso, os resultados obtidos também permitiram identificar as vantagens e desvantagens do gerenciamento híbrido nesses contextos, possibilitando assim estabelecer recomendações e critérios para avaliar quando é necessária a aplicação desse tipo de abordagem em projetos de desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnologia.
Análise dos serviços e sua relação com o processo de desenvolvimento de produtos em uma empresa de manufatura.
A importância dos serviços para as empresas de manufatura tem aumentado nas últimas décadas em função das alterações no ambiente em que estão inseridas. Dentre os aspectos relacionados com a oferta de serviços por empresas de manufatura, pode ser citado que os serviços são influenciados pelas definições realizadas durante o processo de desenvolvimento de produtos (PDP). No entanto, a literatura ainda é escassa no sentido de compreender essa relação. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar as características dos serviços relacionados com os produtos e a sua relação com o PDP por meio de um estudo de caso em uma empresa do setor aeroespacial. Os dados foram coletados por meio de uma análise documental e entrevistas semi-estruturadas, em que foi feita a descrição das etapas do PDP, o levantamento e classificação do portfolio de serviços, a análise detalhada dos serviços selecionados e a análise da relação entre estes serviços e o PDP. Os resultados da análise confirmaram que os serviços são impactados pelas decisões de todas as etapas do PDP e para todos os serviços analisados e ainda apresenta quando e como essas relações acontecem. Os resultados obtidos foram comparados com a literatura existente. As relações identificadas influenciam diversos aspectos dos serviços analisados, como: o processo, o escopo, a infraestrutura, os custos e pessoas.
Avaliação de desempenho e seus impactos sobre o trabalho acadêmico.
O mau uso das métricas de desempenho está no cerne dos atuais sistemas de avaliação, gestão e financiamento da ciência. O comportamento gamificado, fraudes, plágios, clubes de citação e ciência salame se banalizaram. Ademais, crescentes exigências de produtividade científica induzem à insatisfação profissional e adoecimento entre os pesquisadores. Como estes problemas têm sido tolerados? Por meio de entrevistas individuais e de participação em reuniões e eventos, investigamos os efeitos dos sistemas de avaliação de desempenho sobre o trabalho de docentes da Universidade de São Paulo. Evidenciamos estratégias de defesa psíquica que contribuem para reduzir a percepção de sofrimento e injustiças geradas pelos sistemas de avaliação. Estas estratégias se revelam em discursos e atitudes que concorrem para: 1) enfatizar que continuar aumentando a produtividade científica é possível, 2) bloquear discussões mais profundas sobre o trabalho e a avaliação de desempenho, e 3) naturalizar e individualizar seus efeitos negativos. Entre estes, destacamos a tendência de agravamento da sobrecarga de trabalho que atenta contra a saúde e a qualidade das atividades realizadas. Argumentamos que a fixação em publicar artigos se volta contra a universidade na forma de desperdício de talentos e pouco diálogo com sociedade. A atual desmoralização da ciência e universidade pública convida os acadêmicos a uma autocrítica, que inclui reavaliar a eficácia dos rankings e indicadores de desempenho em comunicar a importância do trabalho acadêmico à sociedade.
Avaliação do blockchain aplicado no processo de compras de uma organização.
O trabalho tem como objetivo realizar uma prova de conceito que reproduza a rotina de compras entre empresas com a utilização da tecnologia blockchain. A prova de conceito será executada por meio da construção de dois artefatos. O primeiro artefato foi a modelagem e simulação dos processos de compras na sua forma tradicional (As-Is) e com o uso blockchain (To-Be) expandido para transação máquina a máquina (M2M). O segundo artefato foi a implantação de um contrato inteligente no blockchain público do Ethereum, que retratou o processo To-Be. Foi sugerida a proposição de que uma base de dados distribuída como o blockchain tenha um desempenho operacional superior ao de uma base de dados tradicional. Para tanto, comparou-se os custos transacionais de duas variáveis obtidas como resultados da simulação: tempos de execução da tarefa de geração de pedidos e número de postos de atendimentos necessários. Pode-se comprovar o desempenho superior do blockchain, mas dependente da arquitetura selecionada. No presente estudo, o blockchain privado com prova de trabalho ajustada para descobrir o hash iniciado com dois zeros consecutivos teve o melhor desempenho.
2019
Geraldo José Dolce Uzum Martins
Uma proposta para o diagnóstico do declínio organizacional.
Ao longo das últimas décadas, o declínio organizacional despertou interesse de pesquisadores em função da necessidade de se compreender a dinâmica organizacional por uma perspectiva oposta ao crescimento. Esse desejo surge em função da crescente dificuldade das grandes organizações em conseguir manter sua posição competitiva: acredita-se que a perpetuação do bom desempenho depende cada vez mais de quão adaptáveis estas organizações são às turbulências do ambiente de negócios. Porém, esta flexibilidade não depende apenas da capacidade de antecipar as mudanças estratégicas, mas também de como a sua estrutura organizacional está estabelecida e da sua capacidade empreendedora. Assim, pelo fato da teoria do declínio organizacional ser relativamente recente, inúmeras definições taxonômicas ainda precisam ser debatidas, além de se ressaltar a necessidade de explorar melhor o próprio conceito do declínio e compreender sua origem. Considerando este contexto, o presente trabalho desenvolve um modelo de diagnóstico do declínio organizacional, cujo objetivo central é identificar o estágio de declínio das organizações. Para cumprir com este propósito, estudos de casos múltiplos foram aplicados em empresas do segmento automobilísticos (montadoras), tanto pelo fato de estarem presentes no Brasil há vários ciclos econômicos quanto por se depararem com uma intensa necessidade de reavaliação do modelo de negócio nos últimos anos. Para a definição dos constructos que compõem o arcabouço teórico, foi realizada uma análise bibliométrica e, posteriormente, uma análise cienciométrica, de modo a permitir a compreensão da estrutura cognitiva da teoria do declínio organizacional, a partir da qual foi desenvolvida uma proposta aqui denominada modelo 3E, pois contempla as seguintes dimensões: Estratégia, Estrutura e Empreendedorismo. Os resultados obtidos validam o modelo proposto e permitem inferir não apenas a situação do setor automobilístico, mas também posicionar cada montadora em seu estágio de declínio correspondente com base em uma análise temporal da organização: passado, presente e futuro. Como efeito colateral, o modelo oferece um roteiro para verificar a coerência da estrutura à estratégia, a eficiência da estrutura organizacional e também a capacidade empreendedora destas organizações em definir o horizonte estratégico adequado.
2013
Karine Lima de Carvalho