RCAAP Repository

Aplicação de lógica paraconsistente anotada em tomadas de decisão na engenharia de produção.

Em Engenharia de Produção, os processos de decisão constituem um dos temas centrais e envolvem fatores de naturezas diversas, que os cercam de dificuldades. Nesses processos, não raramente, estão presentes fatores de natureza subjetiva, informações imprecisas, quando não vagas e mesmo conflitantes, que podem levar a decisões distorcidas, comprometendo a clareza e a objetividade de uma análise. Para manipular logicamente um conjunto de informações vagas, subjetivas, inconsistentes ou paracompletas, são necessárias lógicas alternativas da clássica, pois esta não pode, ao menos diretamente, ser empregada para tal fim. Assim, a lógica paraconsistente pode, em princípio, ser uma ferramenta adequada para a tarefa. No presente trabalho será apresentado um processo de auxílio às tomadas de decisão, denominado de Método de Análise pelo Baricentro (MAB), que se baseia na lógica paraconsistente anotada evidencial Et e no algoritmo para-analisador, introduzidos em (DA COSTA et al., 1999) e (DA SILVA FILHO; ABE, 2001). Esse método permite, de modo não trivial, o tratamento de informações com aquelas características e evidencia a possibilidade de aplicações da lógica Et em Administração, Marketing, Engenharia de Produção, previsão de diagnósticos, aplicações financeiras, entre outros temas. Um estudo de caso real, com resultados plenamente satisfatórios, mostra sua aplicabilidade na prática. Além disso, o MAB abre, entre outras, a perspectiva de se transformarem análises qualitativas em quantitativas.

Year

2006

Creators

Fábio Romeu de Carvalho

Aplicação do método branch-and-bound na programação de tarefas em uma única máquina com data de entrega comum sob penalidades de adiantamento e atraso.

O objetivo desse trabalho é o de estudar o problema de programação de tarefas num ambiente produtivo com uma única máquina com data comum de entrega. Nesse caso, as tarefas, depois de processadas uma única vez na máquina, devem ser entregues em uma data comum e sofrem penalidades de adiantamento e de atraso conforme o instante em que são completadas. Na prática, esse problema é encontrado em casos de pedidos de lotes de produtos com data de entrega comum préespecificada, embarques para exportação e material químico ou misturas que têm vida média de curta duração. Problemas desse tipo são NP-hard (Hall, Kubiak & Sethi, 1991; Hoogeven & van de Velde, 1991), sendo comumente tratados na literatura através de heurísticas e meta-heurísticas. Visto não ser de nosso conhecimento a existência na literatura de tratamento desse problema através de métodos exatos, propôs-se a utilização de um algoritmo do tipo branch-and-bound para obtenção da solução ótima do problema que minimize a soma das penalidades de adiantamento e de atraso. No desenvolvimento do algoritmo, a utilização de propriedades do problema foi importante na elaboração de limitantes inferiores e regras de dominância que melhoraram a eficiência do modelo. Os experimentos realizados avaliaram o desempenho de diferentes critérios elaborados, como escolha do nó pai, limitante inferior, ordem de execução das estratégias e ordem de construção da seqüência. Os resultados obtidos mostraram-se robustos quando comparados com o benchmark da literatura e revelaram o bom desempenho do modelo para problemas de pequeno porte, superando o desempenho de programas de otimização comerciais.

Year

2006

Creators

Márcio Seiti Kawamura

Desenvolvimento sustentável, processos produtivos integrados e governança: o caso do SLP de petroquímico-plásticos do Grande ABC paulista

O objetivo principal desta pesquisa é descrever e analisar tipos evolucionários de sistemas locais de produção que podem ser levados em conta por atores sociais tanto para a elaboração de estratégias como na execução de práticas socioambientais. As aglomerações produtivas têm sido objeto de análises e de políticas públicas nas últimas décadas graças à ocorrência de diversas experiências de sucesso em termos de desempenho econômico-financeiro das empresas participantes de tais formas de interação extramercado. Ao mesmo tempo, restrições socioambientais crescentes fazem com que as empresas busquem resultados em triple bottom line. Nesse sentido, os sistemas locais de produção podem oferecer aos atores sociais estratégias e experiências de ações conjuntas que produzam resultados socioambientais importantes. Considerando isso, foi realizado um estudo de caso da cadeia produtiva petroquímica-plásticos da região do Grande ABC paulista, para explorar e avaliar as práticas socioambientais dos sistemas locais de produção com indicadores que se baseiam nos princípios da Economia Ecológica e Ecologia Industrial. Dessa forma, espera-se contribuir para o entendimento de um novo conceito de sistema local de produção verde, a partir do qual empresas e os atores locais desenvolvam projetos cooperativos voltados também para as dimensões social e ambiental da sustentabilidade.

Year

2014

Creators

Marcos Cesar Lopes Barros

Um modelo baseado em agentes aplicado aos leilões de energia eólica do Brasil.

Este trabalho adota a técnica de simulação baseada em agentes para analisar o processo de precificação de energia comercializada no ambiente de contratação regulada (leilões) do mercado elétrico do Brasil. Nesse contexto, são simulados leilões de energia nova - produto fonte eólica. O simulador dos leilões de energia do Brasil foi construído através de programação realizada em matlab. Nesse programa, é possível comparar a escolha de lances de vendedores participantes nos pleitos. Os agentes (vendedores) participantes dos leilões aprendem com o decorrer dos leilões simulados. A aprendizagem é determinada através da utilização de variação do algoritmo Q-learning. Os resultados claramente demonstram que as técnicas de aprendizagem consideradas têm resultados mais favoráveis do que escolhas aleatórias (sem aprendizagem). Considerando outro ponto de vista, é possível verificar diferença de média de preços nos leilões entre os perfis de geradores públicos e privados. Além disso, é possível afirmar que o preço da energia se altera dada alteração na participação relativa de vendedores públicos ou privados nos pleitos.

Year

2016

Creators

Marcos Roberto Machado

Tipologia de heurísticas para a criação de oportunidades empreendedoras por startups.

Esta tese investiga heurísticas de criação de oportunidades empreendedoras em startups. Pesquisas sobre ação empreendedora com base em heurísticas são desenvolvidas tendo como premissa que o mercado oferece várias oportunidades, prontas para serem selecionadas. Tais pesquisas não investigam como se dá a ação empreendedora quando há a necessidade de criação de uma nova oportunidade. Pesquisas sobre ação empreendedora com base em heurísticas também não exploram conceitualmente e empiricamente a criação de oportunidades empreendedoras por startups. Para preencher essas lacunas, esta tese se propõe a analisar a aderência da tipologia proposta por Bingham e Eisenhardt (2011) na criação de oportunidades empreendedoras por startups. A proposição que se faz é a seguinte: a tipologia proposta por Bingham e Eisenhardt não prevê heurísticas de gestão para a criação de novas oportunidades, já que tem como premissa que o mercado dispõe de várias oportunidades prontas para serem capturadas. Com base nesta análise, a seguinte pergunta dirige esta tese: Quais as heurísticas presentes na criação de oportunidades empreendedoras? Para responder a esta pergunta, esta tese constrói um quadro conceitual a partir da literatura e emprega a abordagem de pesquisa empírica, através da análise de ações empreendedoras unindo percepções, decisões e ações através de estudos de múltiplos casos realizados em oito startups. A contribuição central desta tese é a proposição de uma tipologia de heurísticas relacionadas à criação de oportunidades empreendedoras, adaptando a tipologia proposta por Bingham e Eisenhardt. Enquanto a tipologia de Bingham e Eisenhardt determina que empresas aprendem heurísticas dos tipos seleção, processual, prioridade e temporal, esta tese determina que empresas também aprendem heurísticas do tipo \'criação\' e propõe uma nova tipologia de heurísticas para a criação de oportunidades empreendedoras: \'startups aprendem heurísticas dos tipos criação, processual, prioridade e temporal\', uma vez que necessitam criar uma oportunidade que o mercado ainda não dispõe.

Year

2016

Creators

Simone de Lara Teixeira Uchoa Freitas

Alinhando objetivos estratégicos e processo de desenvolvimento em empresas de software.

A importância dos sistemas de software segue crescendo para grande parte das organizações. A expansão das funcionalidades viabilizadas com a implantação destes sistemas em produtos manufaturados e a emergência das \"mídias digitais\", que compreendem conteúdo digital, software e múltiplos canais de acesso ao mercado, são exemplos recentes nos quais os sistemas de software assumiram posição central para a estratégia corporativa. Grande parte das pesquisas realizadas sobre software não considera explicitamente os vínculos existentes entre o mercado no qual estas empresas atuam e seus processos organizacionais; como conseqüência, tanto pesquisa como prática em engenharia de software tendem a ser realizadas de forma neutra, e na perspectiva de um desenvolvedor de software, diferentes atividades de desenvolvimento são consideradas como igualmente relevantes para a obtenção dos objetivos corporativos. Este projeto de pesquisa analisa como acontece o alinhamento entre objetivos estratégicos e o processo de desenvolvimento em empresas de software e propõe um método para garantir que o processo de desenvolvimento encontra-se alinhado com os objetivos do negócio. O método inclui a categorização de diferentes companhias de software de acordo com as suas habilidades principais e a customização da técnica Technology Roadmapping para empresas de software. O percurso metodológico desenvolvido para atingir os objetivos propostos não é convencional e envolve diferentes etapas nas quais a recuperação de teorias, de conceitos e de modelos foi mesclada com atividades de pesquisa para o detalhamento, teste e ratificação dos diversos elementos que vêm a constituir o produto acima mencionado. Os resultados obtidos são consistentes com os objetivos propostos e incluem um referencial para análise da indústria de Telecomunicações, um referencial para análise da indústria de software, incorporando questões sobre mercado, objetivos estratégicos, produtos e serviços e processo de desenvolvimento, e um método de alinhamento entre objeticos estratégicos e processo de desenvolvimento em empresas de software.

Year

2007

Creators

André Leme Fleury

A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional.

O objetivo desta obra é o desenvolvimento de um estudo sobre a interface Operacional e Tática entre as funções de Vendas e de Manufatura. A relação entre Vendas e Manufatura vem sendo objeto de estudos no campo da pesquisa desde a década de 70, porém os estudos existentes abordam, em sua maioria, os aspectos estratégicos desta relação. O presente trabalho se concentra nas esferas operacionais e táticas da relação entre Vendas e Manufatura. Este trabalho encontra-se dividido em três partes. Na primeira, é realizado um estudo que mostra como a interface entre as funções ocorre desde o nível estratégico até o operacional. Na segunda, é efetuada uma pesquisa da literatura que aborda os pontos de conflito existentes nesta relação, bem como as prováveis causas identificadas por pesquisadores que realizaram estudos na área em questão. Neste ponto, são identificados quais são os fatores que caracterizam a relação tática e operacional entre as funções de Vendas e Manufatura. Na terceira, é apresentada uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de empresas que atuam no setor de varejo, onde se busca apurar quais são os fatores que compõe esta relação, seus problemas, e iniciativas de melhoria que estas empresas estão realizando. Esta pesquisa aponta na conclusão quais são os fatores que influenciam a relação entre Vendas e Manufatura, bem como possíveis soluções que estão sendo adotadas pelas empresas em questão.

Year

2005

Creators

Alexandre Avelino Cardoso

Gestão de multinacionais: análise de trajetórias de internacionalização de empresas brasileiras e de estratégias de gestão de subsidiárias.

As modificações do ambiente competitivo nos mercados consumidores maduros, o aumento do número de empresas competidoras e a aceleração da propagação de novos conhecimentos e tecnologias vêm provocando alterações nas estratégias das empresas e contribuindo para a ampliação do processo de internacionalização. O Brasil está inserido neste processo, ampliando a participação no mercado internacional, com o aumento do número de empresas de capital nacional com subsidiárias no exterior. As empresas decidem pela aquisição e implantação de unidades industriais no exterior com o intuito de ampliar seus mercados e rendimentos. A subsidiária contribui não apenas para o mercado ao qual serve, mas também para outros mercados, tanto como plataforma exportadora quanto como unidade que gera conhecimento a partir do relacionamento com agentes externos. Dado que o processo de internacionalização é importante tanto para empresas quanto para países, o objetivo em questão é entender qual tem sido a trajetória das empresas brasileiras. Dessa forma, este trabalho analisa a gestão das subsidiárias de empresas brasileiras e os diferentes papéis dessas unidades, pretendendo, além de obter um retrato do cenário atual destas empresas, compreender a dinâmica entre matriz e subsidiárias. Para atender aos objetivos foi realizada pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, através de estudo de caso de quatro empresas. Foram utilizadas técnicas de entrevista em profundidade, com o apoio de fontes documentais. O trabalho com múltiplos casos foi fundamental para caracterizar as diferenças de estratégias entre as empresas, assim como para justificar a escolha das mesmas. A pesquisa mostrou que não é possível estabelecer um modelo de gestão típico para as subsidiárias, isto é, não existe alinhamento ótimo entre os elementos da estratégia de gestão da empresa atribuição da subsidiária, grau de autonomia dos gestores, nível de transações de conhecimento, nível de atividades técnicas e mecanismos de gestão. Conclui-se que o alinhamento é dependente da estratégia, que por sua vez é estabelecida em função da análise do ambiente econômico.

Year

2008

Creators

Cristina Rodrigues de Borba Vieira

Formulações matemáticas e estratégias de resolução para o problema job shop clássico.

O ambiente produtivo denominado job shop representa empresas manufatureiras com características como: alta variedade de produtos, volume baixo de produção e uma fábrica dividida em áreas funcionais. O problema abordado neste trabalho trata da determinação do programa de produção (scheduling) de cada lote de produtos no ambiente job shop, com a premissa de que cada produto a ser elaborado surge através de um pedido realizado pelo cliente com especificações e particularidades próprias. O objetivo do trabalho é apresentar e examinar de forma detalhada as formulações matemáticas do tipo linear inteira mista (PLIM), encontradas na literatura para o ambiente que consideram a função objetivo do makespan. Além disso, se estabelece uma nova formulação matemática que auxilia a simulação do ambiente. Todas as formulações foram comparadas através de suas dimensões e testes computacionais. Adicionalmente são apresentadas três diferentes estratégias de resolução que permitem a exploração de soluções obtidas através de diferentes metodologias. A primeira estratégia estabelece para cada instância uma solução inicial que promove uma redução do número de combinações a serem avaliadas pelo software, a segunda estratégia combina duas formulações tornando uma formulação unificada, e a terceira estratégia, estabelece um processo que utiliza duas formulações de forma consecutiva compondo um procedimento sistemático. Experimentos computacionais indicam que a formulação com melhor desempenho para o problema de job shop é a formulação de Manne (1960) por obter o melhor limitante superior (upper bound). A formulação proposta apresenta o melhor limitante inferior (lower bound). Todas as formulações melhoram seus resultados através do uso das estratégias propostas.

Year

2012

Creators

Sergio Wilson Gomez Morales

Uma contribuição para melhoria do planejamento de empreendimentos de construção em organizações públicas.

O planejamento deficiente e a falta de envolvimento do proprietário na execução do planejamento são causas críticas dos atrasos e estouros de orçamento que caracterizam a fase de obras dos empreendimentos públicos de construção de edificações. No entanto, como a execução do planejamento nos órgãos públicos afeta os resultados de prazos e custos da fase de obras é uma questão não esclarecida. Neste contexto, este trabalho discute a execução dos processos de planejamento de empreendimentos da Cia Paulista de Obras e Serviços, uma empresa de economia mista do Governo do Estado de São Paulo, que gerenciou 398 empreendimentos públicos de construção de 1992 a 1999. O enfoque é sobre os efeitos do planejamento nos resultados da fase de obras em relação a prazo e custo. Os dados foram coletados através de entrevistas com gerentes de empreendimento e fiscais de obras; através de consulta a arquivos eletrônicos e documentos; e pela observação direta do pesquisador no período de 1995 a 1999. O resultados obtidos apontam que os prazos e custos são afetados pela deficiência da estrutura analítica na descrição do escopo; pelas estimativas de prazo e custo deficientes que mascaram os resultados; pelos editais com deficiências; pelas programações e orçamentações simplificadas e não integradas; pelas deficiências no planejamento organizacional e comunicação que atrasam as tomadas de decisão; por um planejamento de qualidade focado no produto; e pela ausência de planejamento de risco. Ao final são propostas algumas recomendações às organizações públicas para melhorar o planejamento de seus empreendimentos de construção

Year

2000

Creators

Luiz José Marques Junior

Equipes de trabalho com autonomia no Brasil: um estudo baseado em survey.

O tema desta dissertação é o trabalho em equipes com autonomia no Brasil. Percebe-se um ressurgimento do interesse pelo assunto a partir da década de 1990, no país e no exterior, movimento acompanhado pela produção científica nacional, em caráter qualitativo. Esta pesquisa adota uma abordagem quantitativa, do tipo survey, aplicada a uma amostra não-aleatória, intersetorial, de 49 empresas que reconhecem adotar o conceito de trabalho em equipes com autonomia. A partir da revisão da literatura foram desenvolvidas algumas questões de pesquisa e hipóteses, as quais estruturaram o questionário da pesquisa. Utilizando um instrumento já testado em estudos de caso, o questionário tem a capacidade de medir a abrangência e profundidade da autonomia das equipes, bem como: resultados obtidos, caracterização das empresas respondentes, iniciativa para adotar o conceito de autonomia e outras condições de contorno. O questionário foi concebido para ser enviado tanto pelo correio como por meio eletrônico e preenchido sem a presença do pesquisador. A partir da avaliação dos dados coletados, com auxílio de estatística descritiva e testes estatísticos indutivos, percebe-se equipes com grande autonomia, como no modelo Sociotécnico. A condição predominante, no entanto, é a transferência parcial de prerrogativas e responsabilidades às equipes, como no modelo Toyotista/Ohnoísta. Algumas evidências objetivas confirmam elementos da teoria, como a correlação positiva entre o grau de autonomia das equipes e resultados associados à capacidade superior de aprendizado e resposta a variações no ambiente. Informações relevantes sobre as características da amostra foram reveladas: a predominância de empresas de manufatura em grande escala, a significativa presença de empresas de capital nacional, a pequena participação do sindicato nos processos de implementação de equipes com autonomia, o crescente interesse pelo conceito, com demonstrado pelo perfil de \"idade\" dos projetos. As informações obtidas por meio desta pesquisa, bem como a experiência metodológica, podem servir de subsídio para futuros trabalhos sobre o tema, ou mesmo para outros temas, mas em pesquisas que utilizem o survey como método.

Year

2007

Creators

Paulo Eduardo Simonetti

Heurísticas para a minimização do atraso total no ambiente flowshop com múltiplos processadores.

Neste trabalho será estudado um ambiente de produção que é freqüentemente encontrado na prática: o flowshop com múltiplos processadores. No caso estudado existem estágios em série e em cada estágio existe um número de máquinas idênticas em paralelo. Todas as tarefas devem ser processadas por todos os estágios. O objetivo é minimizar o atraso das tarefas. Primeiramente o problema foi abordado através de um método que programa as tarefas por estágio e em ordem direta, ou seja, do primeiro para o último estágio. Em seguida, foram desenvolvidas duas novas regras que utilizam o mesmo método de programação, porém consideram o ambiente como uma série de problemas de máquinas em paralelo. Uma das regras desenvolvidas tem como característica principal considerar estados futuros do sistema. Também foi desenvolvido um novo método de programação em ordem inversa, no qual as tarefas são programadas do último para o primeiro estágio. Este método apresenta melhor desempenho se comparado com o método de programação em ordem inversa da literatura. Por último foi desenvolvido um método de programação com foco no estágio gargalo, visto que este estágio pode impedir um bom fluxo das tarefas pelo sistema e resultar em uma conclusão tardia das mesmas. Este método é mais simples, rápido e tem resultados competitivos frente ao método com foco no gargalo da literatura.

Year

2009

Creators

Guilherme Barroso Mainieri

E-CRM e a influência da digital analytics.

O mercado consumidor passou por diversas transformações ao longo do tempo devido principalmente à evolução tecnológica. A evolução tecnológica proporcionou ao consumidor a possibilidade de escolher por produtos e marcas, e permite a oportunidade de colaborar e influenciar a opinião de outros consumidores através do compartilhamento de experiências, principalmente através da utilização de plataformas digitais. O CRM (gerenciamento do relacionamento com o consumidor) é a forma utilizada pelas empresas para conhecerem o consumidor e criar um relacionamento satisfatório entre empresa e consumidor. Esse relacionamento tem o intuito de satisfazer e fidelizar o consumidor, evitando que ele deixe de consumir a marca e evitando que ele influencie negativamente outros consumidores. O e-CRM é o gerenciamento eletrônico do relacionamento com o consumidor, que possui todas as tradicionais características do CRM, porém com o incremento do ambiente digital. O ambiente digital diminuiu a distância entre pessoas e empresas e se tornou um meio colaborativo de baixo custo de interação com o consumidor. Por outro lado, este é um meio onde o consumidor deixa de ser passivo e se torna ativo, o que o torna capaz de influenciar não só um pequeno grupo de amigos, mas toda uma rede de consumidores. A digital analytics é a medição, coleta, análise e elaboração de relatórios de dados digitais para os propósitos de entendimento e otimização da performance em negócios. A utilização de dados digitais auxilia no desenvolvimento do e-CRM através da compreensão do comportamento do consumidor em um ambiente onde o consumidor é ativo. O ambiente digital permite um conhecimento mais detalhado dos consumidores, baseado não somente nos hábitos de compra, mas também nos interesses e interações. Este estudo tem como objetivo principal compreender como as empresas aplicam os conceitos do e-CRM em suas estratégias de negócios, compreendendo de que forma a digital analytics contribui para o desenvolvimento do e-CRM, e compreendendo como os fatores críticos de sucesso (humano, tecnológico e estratégico) impactam na implantação e desenvolvimento do e-CRM. Quatro empresas de diferentes segmentos foram estudadas através da aplicação de estudo de caso. As empresas buscam cada vez mais explorar as estratégias de e-CRM no ambiente digital, porém existem limitações identificadas devido à captação, armazenamento e análise de informações multicanais, principalmente considerando os canais digitais. Outros fatores como o apoio da alta direção e a compreensão de funcionários para lidar com estratégias focadas no consumidor único também foram identificados neste estudo. O estudo foi capaz de identificar as informações mais relevantes para a geração de estratégias de gerenciamento eletrônico do relacionamento com o consumidor e identificou os aspectos mais relevantes dos fatores críticos de sucesso.

Year

2015

Creators

Lidia Gimenez Simão Macul Monteiro

A dinâmica da aprendizagem em arranjos produtivos locais: um estudo das redes de conhecimento das pequenas e médias empresas de software na construção de suas capacitações.

O objetivo principal desta pesquisa consiste em analisar os processos de aprendizagem das PME\'s de software. A habilidade para criar e utilizar conhecimento para gerar inovação em produtos e processos é um grande desafio imposto às empresas de qualquer tamanho ou porte. Nesse contexto, o desenvolvimento de competências e capacitações é um fator crucial para a obtenção e a sustentação de vantagens competitivas. As interações estruturadas de cooperação constituem-se um meio importante para ampliar e melhorar as condições de inserção na atividade produtiva, sobretudo das PME\'s. As redes de cooperação interorganizacionais têm sido apontadas como o novo locus da inovação. Por meio delas, o conhecimento, através dos processos de aprendizado, pode ser gerado de forma mais eficiente e rápida. A metodologia usada neste trabalho consistiu de uma pesquisa exploratória e qualitativa através do estudo de multicasos em três arranjos produtivos de software. Os resultados contribuem para o entendimento da dinâmica dos processos de aprendizado formal e informal, como as empresas se relacionam com as principais fontes externas de conhecimento local, como é a estrutura de governança local e os aspectos institucionais que influenciam os processos de aprendizado e difusão do conhecimento das PME\'s de software.

Year

2008

Creators

Ana Paula dos Reis

Modelos baseados em agentes na solução de problemas econômicos em concorrência imperfeita.

O objetivo da presente pesquisa foi verificar se a flexibilidade característica dos modelos baseados em agentes (Agent Based Models ABM) representa adequadamente mercados em concorrência imperfeita, identificando novos elementos referentes ao comportamento e adaptabilidade dos agentes econômicos não identificados em pesquisas anteriores. Para tal, foram propostos dois modelos distintos aplicados aos mercados de passagens aéreas e sucroalcoleiro. A complexidade dos mercados analisados deve-se à forma não trivial com que é descrita a estrutura de disposição dos agentes e a maneira como estes se relacionam e tomam suas decisões, tornando infactível a aplicação de soluções analíticas. Tal fato justifica o emprego dos modelos baseados em agentes devido a sua alta flexibilidade para adequação ao ambiente simulado. O fator comum aos dois modelos propostos foi a incorporação de incertezas e expectativas nos cenários avaliados pelos agentes para sua tomada de decisão. Ao considerar as incertezas dos cenários prospectivos, os modelos simulados mostraram-se aderentes à natureza probabilística encontrada nos mercados reais, permitindo obter resultados com tendências semelhantes aos mercados estudados. A complexidade dos mercados em concorrência imperfeita analisados foi, dessa maneira, bem representada pelos modelos sugeridos. O processo adaptativo dos agentes às mudanças de mercado mostrou que os modelos baseados em agentes são ferramentas adequadas para o estudo dos mesmos e permitem captar peculiaridades dos mercados não incorporadas em outras pesquisas, revelando, inclusive características não aparentes e não incluídas em estudos anteriores.

Year

2014

Creators

Maria Paula Vieira Cicogna

Um modelo de projeto de melhoria em planejamento e controle da produção para pequenas e médias empresas.

Objetivos: responder às seguintes questões de pesquisa: (1) Como gerenciar um projeto de melhoria de processos na Pequena e Média Empresa? (2) Quais são os fatores críticos para a implantação bem-sucedida de um modelo de projeto de melhoria de processos? Fundamentação teórica: Ao analisar a literatura, foi possível mapear três principais características da gestão das Pequenas e Médias Empresas: (1) Planejamento e Controle da Produção deficientes, (2) informalidade na execução dos processos e (3) falta de mensuração de resultados. O modelo de projeto de melhoria de processos proposto neste trabalho parte de um entendimento de que as caraterísticas (2) e (3) explicam (1) em grande medida. Metodologia: Este trabalho utilizou a pesquisa-ação para validar um modelo de projeto de melhoria em Planejamento e Controle da Produção para Pequenas e Médias Empresas. O modelo baseia-se no método DMAIC e utiliza o BPM, um Sistema de Gerenciamento de Resultados e ferramentas da qualidade para formalizar os processos de Planejamento e Controle da Produção e mensurar os seus resultados. Resultados: Esta pesquisa mostra que é possível realizar melhorias nos processos de Planejamento e Controle da Produção de Pequenas e Médias Empresas através da utilização de um modelo de projeto de melhoria estruturado baseado no método DMAIC. Com a utilização do modelo proposto os processos de planejamento e controle puderam ser formalizados e os seus resultados mensurados na empresa estudada. Tanto a formalização de processos quanto a mensuração dos resultados impactaram positivamente os processos de Planejamento e Controle da Produção. A formalização do processo ajudou a disseminar o conhecimento das atividades entre os funcionários da Pequena e Média Empresa e diminuiu consideravelmente a improvisação nos processos. Além disso, a formalização dos processos possibilitou que as áreas envolvidas no gerenciamento dos pedidos da empresa se comunicassem melhor e com isso foi possível identificar uma série de deficiências no processo. Por fim, a mensuração de resultados permitiu identificar problemas que não eram conhecidos pelos agentes do processo da empresa estudada. Contribuições: São duas as contribuições principais desta pesquisa. A primeira contribuição é de origem prática e está relacionada à falta de detalhamento ou até mesmo de um roteiro sobre como implantar um modelo de projeto de melhoria de processos em uma Pequena e Média Empresa. Neste trabalho, apresenta-se um passo a passo para conduzir e implantar tal projeto no ambiente da Pequena e Média Empresa. A segunda contribuição é de origem teórica e diz respeito aos fatores que devem ser considerados na condução e implantação de um modelo de projeto de melhoria de processos para que a sua implantação seja bem-sucedida.

Year

2019

Creators

Rogério Santos Cruz

Do ensino à aprendizagem - implicações à gestão e organização do trabalho na educação superior

A busca pela superação de um modelo tradicional de ensino por um modelo educacional que faça frente aos desafios colocados no contexto atual do trabalho e sociedade tem sido tema cada vez mais freqüente no universo da educação. Em contraposição a este modelo tradicional de ensino, centrado predominantemente na transmissão de conhecimentos e na exposição, ganha importância um modelo educacional centrado no desenvolvimento de competências e na mediação da aprendizagem. Mas apesar das definições razoavelmente claras sobre este novo modelo educacional e sua relevância frente ao contexto atual, é possível verificar que a sua implantação, principalmente em larga escala, ainda é um desafio a ser superado pelas instituições brasileiras de ensino superior. Com o objetivo de compreender as influências desse novo modelo sobre a gestão e organização do trabalho, foi realizado um estudo de caso em uma instituição de ensino superior que tem se direcionado para este novo modelo em suas propostas estratégicas e pedagógicas. Com base em referências da educação, foram sistematizadas as características de cada um destes modelos educacionais, o ensino tradicional de um lado e o modelo de competências e de mediação da aprendizagem de outro. A partir dessas características e com base na literatura de serviços, avaliaram-se as contingências de gestão e organização do trabalho presentes em cada um destes modelos, relacionando o ensino tradicional à lógica de um serviço de massa e a mediação da aprendizagem à lógica de um serviço profissional. Os resultados obtidos sugerem que o direcionamento para competências e aprendizagem requer ajustes na forma de organizar o trabalho e a produção. Observamos que o modelo de aprendizagem exige uma maior integração entre os diferentes universos presentes na produção, e modifica significativamente a maneira como se estruturam as funções de design, planejamento e controle da produção, avaliação e melhoria. Conclui-se que a literatura de serviços e organização do trabalho são importantes referencias para que gestores de instituições de ensino superior consigam compreender as especificidades do modelo de aprendizagem e a extensão das mudanças que estas características demandam no próprio universo da gestão.

Year

2009

Creators

Marco Santoro

Experimentação e testes para o desenvolvimento de novos produtos financeiros.

A experimentação e testes com o uso de protótipos físicos ou simulação em computadores é uma prática utilizada para o desenvolvimento de diversos produtos industriais. As indústrias aeronáutica, automobilística, mecânica, naval, petrolífera e microeletrônica, entre outras, há muito empregam uma ou ambas as técnicas citadas. No entanto, inexistem referências ou estudos sobre a aplicação prática e conceitual desse assunto dentro do ambiente bancário mundial. O propósito desta pesquisa é descrever e interpretar os modos de experimentação empregados atualmente para a formação de fundos de investimento no mercado financeiro brasileiro e propor novos procedimentos para o seu desenvolvimento em analogia ao processo industrial. A metodologia proposta foi demonstrada com a utilização de dados reais levantados durante quatro anos no mercado financeiro para o desenvolvimento de um fundo aberto referenciado DI fictício simulados com o auxílio de técnicas de Dinâmica de Sistemas e de Inteligência Artificial. Os resultados reforçam as possibilidades de analogia entre o desenvolvimento de produtos industriais tangíveis e serviços intangíveis, quebrando paradigmas e propondo novos conceitos sob uma ótica renovadora para o desenvolvimento de produtos financeiros. O problema de otimização apresentado representa um novo campo de aplicação para o uso integrado de Dinâmica de Sistemas com algoritmos inteligentes, sendo que os algoritmos genéticos provaram ser uma ferramenta de suporte à decisão adequada para um ambiente competitivo e globalizado.

Year

2006

Creators

Eder de Oliveira Abensur

Estudo do comportamento da demanda do aço laminado plano nos mercados interno e externo.

A presente investigação teve como objetivo estudar o comportamento do preço do aço laminado plano não revestido nos mercados internacional e nacional, com ênfase à bobina de aço laminada a quente, produto com maior volume negociado internacionalmente dentre os aços planos. Tendo como premissa que esse produto é uma commodity, e que o seu preço internacional é ditado por um mercado competitivo a partir da relação entre oferta e demanda, o trabalho identifica o grau de influência de algumas variáveis independentes sobre a função demanda do produto, tais como renda, geografia, novos atores internacionais e crises políticas, dentre outras. Os resultados obtidos demonstraram que, no mercado nacional, os preços internacionais e o imposto de importação têm grande influência sobre a formação do preço das usinas produtoras. Para possibilitar ao leitor um melhor entendimento sobre o setor siderúrgico, esta dissertação também descreve o setor, contemplando a sua história e evolução, as tecnologias usadas, os produtos gerados, a alocação geográfica dos mercados produtor e consumidor, a organização empresarial desse tipo de negócio, os eixos de comércio e a análise das forças competitivas.

Year

2006

Creators

Marco Aurélio Bruno Alves

Análise da seleção e segmentação de fornecedores estratégicos em uma cadeia global de valor: estudo de caso em uma empresa multinacional manufatureira de bens de consumo não-duráveis do setor de higiene e limpeza doméstica no Brasil.

O cenário de negócios atual se caracteriza pela competição feroz em mercados globais, pela introdução de produtos com ciclos de vida cada vez mais curtos e por uma expectativa elevada por parte dos clientes e consumidores. Estas demandas vêm forçando as empresas a investirem seu foco e atenção em suas cadeias de suprimentos. Para reduzir custos e melhorar os níveis de serviço, as estratégias de fornecimento, de manufatura e de distribuição de produtos são elaboradas levando em consideração os vários elos e interações existentes na cadeia de suprimentos. As grandes empresas multinacionais manufatureiras do setor de bens de consumo não-duráveis entenderam rapidamente esta mensagem e alavancadas por suas escalas globais, passaram a tratar a gestão estratégica dos custos de matérias-primas como importante vantagem competitiva, utilizando seu imenso poder de negociação junto à sua base de fornecedores para obter descontos significativos na compra de grandes volumes de matérias-primas, reduzindo o número de fornecedores, através de processos de seleção estratégicas. Com altos volumes de produção (milhões de unidades por mês) e baixo preço unitário de venda, estas multinacionais (como Nestle, P&G, Unilever, e L.Oreal) se consolidaram como a parte mais forte de suas cadeias de suprimentos, através de seu poder de barganha sobre uma base dispersa de fornecedores e usando o poder de suas marcas sobre um comércio fragmentado e em bases locais. A internacionalização do varejo e o crescimento do poder de compra dos clientes (como Wal Mart, Carrefour e Tesco) trouxeram à tona um novo cenário, no qual existe uma disputa estratégica pela liderança da cadeia global de valor, entre varejistas poderosos, uma nova e concentrada base de fornecedores e as empresas manufatureiras de bens de consumo não-duráveis. A governança nestas cadeias globais de valor torna-se um tema para ser entendido e gerenciado. A importância da liderança nestas cadeias está relacionada às definições dos parâmetros chave que caracterizarão os processos da cadeia produtiva: o que e onde produzir, quanto e quando produzir e a que preço. Gereffi et al. desenvolveram um framework para explicar os padrões de governança em cadeias globais de valor, considerando que existe uma variedade de relações de governança que vão desde relações de mercado até operações integradas verticalmente. Foram definidas variáveischave que estabelecem o tipo de governança em uma dada cadeia global: complexidade de transações, habilidade de codificar as transações e competências da base fornecedora. Esta pesquisa propõe um processo para quantificar estas três variáveis-chave, através de oito dimensões operacionais e uma série de KPIs mensuráveis (indicadores chave de performance) a fim de suportar o completo entendimento e a análise do tipo de governança em uma cadeia global de valor, complementando o trabalho de Gereffi et al., com base em um estudo de caso no setor de higiene e limpeza doméstica no Brasil. Esta pesquisa também avalia como as empresas de bens de consumo não.duráveis selecionam e segmentam sua base de fornecedores, e se as ferramentas utilizadas atualmente ainda são validas neste novo ambiente de disputa pela governança.

Year

2006

Creators

Fábio Ferraz de Arruda Pollice