RCAAP Repository

Uma análise da aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, enfatizando o CRM analítico

Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que operam no comércio eletrônico é de garantir a fidelidade de seus clientes. Devido a este fato, as empresas têm se preocupado cada vez mais na utilização de uma ferramenta capaz de integrar os dados distribuídos em banco de dados operacionais, para transformar suas informações em diferencial competitivo. Desta forma, a aplicabilidade da ferramenta Data Warehouse no comércio eletrônico, juntamente com a estratégia do Customer Relationship Management (CRM), surge como um elemento central da empresa focada no cliente, pois é capaz de fornecer informações competitivas e essenciais aos responsáveis pelas decisões estratégicas. Assim, através da ferramenta Data Warehouse sustentada pela estratégia de CRM, toda a \"sequência de cliques\" realizada pelos clientes do comércio eletrônico é armazenada historicamente, possibilitando a retenção destes com a empresa. Portanto o objetivo do presente trabalho é analisar a aplicabilidade do Data Warehouse no comércio eletrônico, visando o CRM analítico. O trabalho contribui também para mostrar às empresas que a integração entre tecnologia de informação (Data Warehouse) e marketing (CRM) em um ambiente Web oferece diferentes oportunidades de coleta de dados a respeito dos clientes, promovendo desta forma a personalização de produtos e serviços, garantindo maior lealdade destes com a empresa e, conseqüentemente, maior lucratividade.

Year

2001

Creators

Fabricia Vancim Frachone Neves

Estudo e sistematização da identificação do objeto de estudo de benchmarking

O benchmarking é um processo pelo qual a organização identifica as melhores práticas de um objeto de estudo selecionado, e faz a s melhorias necessárias para alcançá-las. A identificação do objeto é uma etapa fundamental para que se evite que recursos sejam alocados em projetos que pouca ou nenhuma vantagem competitiva tragam à organização. Esta dissertação apresenta uma sistematização da etapa de identificação do objeto de estudo de benchmarking que leve em consideração a importância das dimensões competitivas para os clientes, o seu desempenho frente à concorrência e o alinhamento entre os projetos de benchmarking e as prioridades estratégicas de melhoria de desempenho organizacional. A proposta é detalhada com a apresentação de algumas ferramentas que podem ser úteis durante esta etapa de planejamento do processo de benchmarking. Após a apresentação da sistemática, dois casos de aplicação da proposta são relatados e discutidos. Mesmo diante das limitações e dificuldades ocorridas, as empresas mostraram-se bastante satisfeitas com os resultados apresentados, e certas de que se projetos de benchmarking fossem implementados a partir dos objetos de estudo identificados, eles trariam considerável vantagem competitiva para a organização.

Year

2001

Creators

Alexandre Meneses de Melo

A rentabilidade na cadeia de suprimentos vista estrategicamente a partir da margem de contribuição: o caso da indústria do álcool combustível no estado de São Paulo

O proálcool e especificamente a cadeia do álcool hidratado vivem atualmente um momento crucial. Recém saída de um período conturbado que, apesar de todas as regulamentações, pretensa proteção governamental, e até bom potencial mercadológico quase finaliza em morte precoce, tem sua redenção anunciada. A diferença fundamental é que na base da redenção anunciada está o elemento mais importante da cadeia: o consumidor final. Entendê-lo, decodificar suas necessidades e vontades é a chave da prosperidade. Este é o grande desafio desta cadeia como um bloco. Nenhum negócio prospera em mercados livres e desregulamentados sem o elemento rentabilidade presente. Numa cadeia dessa importância e envergadura, com seus vários elementos independentes, é de fundamental importância estratégica a visão da rentabilidade a partir da apropriação de margens de contribuição por seus elos independentes, em porções equilibradas do total agregado, que possibilitem vida saudável para todos. Esta visão estratégica, entretanto, vai muito além da disputa por preços e custos absolutos a serem cobertos. O cerne da questão está na criação de valor ao cliente, que pagará preços rentáveis, podendo ser maiores ou menores do que os obtidos em situação menos apropriada mercadologicamente. Este trabalho estuda a rentabilidade na cadeia de suprimento, num estudo de caso do álcool combustível no estado de São Paulo, vista estratégicamente a partir da margem de contribuição, como base de melhor entendimento de um caminho promissor do negócio.

Year

2006

Creators

Sérgio Ney Padilha Garcia

Gestão estratégica das informações internas na pequena empresa: estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (hoteleiro) da região de Brotas-SP

Este trabalho teve por objetivo apresentar propostas de melhoria no gerenciamento da informação interna visando à administração estratégica das pequenas empresas. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre o processo de gestão da informação, as informações necessárias ao processo estratégico e as especificidades das pequenas empresas, o que permite definir as variáveis de pesquisa. No trabalho de campo foram estudadas quatro empresas hoteleiras de porte micro e pequeno, instaladas na cidade de Brotas/SP e uma média empresa sediada na cidade de Águas de São Pedro. A pesquisa de campo permitiu identificar as informações que são utilizadas para analisar os aspectos internos do hotel, como também a maneira que essas empresas coletam, processam e distribuem dados e informações aos tomadores de decisão. Verificou-se que os hotéis pesquisados apresentam mais facilidades do que dificuldades para o aprimoramento do processo de gestão estratégica da informação. Os dirigentes dos hotéis de pequeno porte não têm plena consciência dos benefícios que o gerenciamento da informação pode trazer. Alguns dados e informações relevantes para o hotel estão dispersos dentro da empresa e circulam de forma desestruturada, dificultando a recuperação pelos dirigentes na hora da tomada de decisão. Para melhoria do gerenciamento estratégico da informação foram apresentadas cinco propostas adequadas às especificidades da pequena empresa: conscientização dos dirigentes da relevância do processo de gerenciamento da informação; identificação das informações estratégicas a partir da compreensão do funcionamento do hotel; aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta de dados; tratamento dos dados dispersos e ampliação da memória organizacional; exibição das informações em relatórios, formulários ou gráficos visualizados na tela do computador ou impressos em papel.

Year

2004

Creators

Alexandre Farias Albuquerque

A gestão do conhecimento através do uso da metodologia Enterprise knowledge Development (EKD): proposição de um método de trabalho

Para atender às cambiantes exigências coletivas, numa sociedade cada vez mais complexa, a Administração Pública deve estar em permanente processo de aperfeiçoamento e modernização, sempre ocupada com a eficiência dos serviços que presta à sociedade, às empresas e aos cidadãos. A prestação de serviços Públicos é a razão de ser e condição de legitimidade de qualquer organização administrativa. Apesar da escassez de processos de qualidade e gerenciamento, cultura de atendimento, memória organizacional, na Administração Pública existe uma enorme riqueza de conhecimento tácito em verdadeiros portais humanos. Há um número de especialistas muito bem formados e com décadas de experiência, sendo um dos grandes desafios conseguir explicitar e compartilhar todo esse conhecimento. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo: Propor um método de trabalho que, utilizando como referencial os modelos da Enterprise Knowledge Development (EKD), desenvolva-os através das atividades da Gestão do Conhecimento, utilizando informações do setor de Alimentação Escolar do município de São Carlos, SP. Como um dos principais benefícios pretendidos com o método de trabalho pode-se citar o enriquecimento dos profissionais do setor que, dotados de novos conhecimentos e conhecimentos compartilhados, estejam aptos a disseminá-los e aplicá-los como forma de controle e produtividade.

Year

2005

Creators

Ana Cristina Bragatto

Uma sistemática de manutenção para o gerenciamento e controle de paradas planejadas em processos de produção de celulose e papel

As paradas planejadas gerais nas indústrias papeleiras, normalmente realizadas anualmente, são fundamentais devido ao processo produtivo e estratégicas para a competitividade no setor. Face à sofisticação dos equipamentos e instalações, denotando intervenções complexas e de grande porte, altos custos e riscos potenciais de acidentes e danos ambientais, procura-se uma caracterização desses eventos como grandes empreendimentos. Esses, fazem parte da estratégia de manutenção definida para a planta fabril, sendo gerenciados pela equipe de manutenção que atua voltada a disponibilidade, confiabilidade, qualidade e produtividade. Neste sentido, este trabalho desenvolve uma sistemática de manutenção para o gerenciamento e controle das paradas planejadas gerais em processos de produção de celulose e papel, com a finalidade de facilitar e promover o sucesso na execução de todas as atividades e etapas envolvidas. Para isso, contextualiza-se o setor e as paradas planejadas; são revisados os principais conceitos, técnicas, práticas e ferramentas características à gestão da manutenção, qualidade e conhecimento; são estudadas abordagens específicas voltadas aos processos de produção contínua; é verificada uma prática empresarial do setor e; finalmente, é proposta uma sistemática fundamentada nestas pesquisas. Como principais benefícios observam-se: a sinergia entre as equipes de manutenção e operação; a valorização da manutenção na gestão do processo produtivo; a competitividade do negócio; a otimização dos recursos e as alavancagens de produtividade.

Year

2002

Creators

Fabrício Rogério Parrilla

Aplicação dos estilos de aprendizagem na formação de equipes: um estudo de caso

Este trabalho tem como principal objetivo observar e analisar qual a influência dos estilos de aprendizagem, ou seja, as diferentes preferências por perceber e processar as informações, na formação de equipes de alto-desempenho (todos os membros integrantes da equipe estão comprometidos com a aprendizagem do outro visando alcançar índices elevados de desempenho em uma disciplina ou atividade proposta). Com intuito de atingir o objetivo proposto foram aplicados os inventários de Felder e Silverman (1988) e o de Keirsey e Bates (1984) em uma amostra de 53 alunos de alunos do primeiro e do quinto anos de graduação do curso de engenharia de produção mecânica, da Universidade de São Paulo - USP/São Carlos. A partir da análise dos dados coletados buscou-se traçar um perfil dos estilos de aprendizagem (dominantes) desses estudantes e correlacioná-los com a utilização do trabalho em equipe em três diferentes formações (aleatória, homogênea e heterogênea) como estratégia educacional objetivando melhorias no ensino/aprendizagem de graduação, segundo os preceitos estabelecidos pela teoria. Além disso, foi realizada revisão bibliográfica que abrangeu estudos sobre os estilos de aprendizagem e as técnicas do trabalho em equipe, seus benefícios e dificuldades. Com isso, foi possível observar e analisar as influências do conhecimento dos estilos de aprendizagem na formação das equipes tendo como parâmetro o desempenho dos alunos na disciplina abordagens para a identificação e solução de problemas em engenharia de produção. A pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, por realizar descrições da situação, visando descobrir as relações (influências) existentes entre os elementos componentes da mesma, e por explorar o assunto anteriormente citado. Para a pesquisa teórico-empírica, aplicou-se na coleta de dados alguns questionários, os quais buscou verificar a percepção dos integrantes em relação a formação das equipes e a delegação de papéis. Com base nesses resultados foi possível realizar a análise e correlação entre as variáveis investigadas. De modo geral, observou-se nos resultados que, o conhecimento dos estilos de aprendizagem facilitou a formação das equipes uma vez que o auto-conhecimento propiciado pelos testes permitiram maior compreensão das dificuldades de algumas equipes e uma conseqüente intervenção de discentes e docentes visando maior aproveitamento e maior desempenho na respectiva disciplina.

Year

2007

Creators

Alessandra Aparecida de Freitas

Proposta de precificação de serviço público

Este trabalho estuda a formação do preço de venda de serviços a partir de seu custo de produção, com enfoque nos serviços prestados pela autoridade municipal, buscando formular uma proposta de precificação de serviços capaz de auxiliar o gestor público em sua tomada de decisão. A proposta foi construída a partir do estudo de três áreas distintas: gestão de custos, contabilidade governamental e orçamento público municipal, onde foram obtidos os elementos necessários para seu desenvolvimento e formulação. A identificação e avaliação dos processos envolvidos na apuração do custo do serviço prestado pelo município, notadamente o serviço prestado pela Guarda Municipal de São Carlos, estado de São Paulo, foi a base para a elaboração de uma proposta de modelo de precificação do serviço prestado. A lei de responsabilidade fiscal, de maio de 2000, veio aumentar a responsabilidade do gestor público e, por conseqüência, a influência do preço dos serviços no equilíbrio das contas públicas. O método utilizado neste estudo assumiu caráter exploratório em vista da existência de pouco conhecimento sistematizado sobre o tema, como pode ser constatado pela pesquisa bibliográfica, havendo a necessidade de se adotar abordagem de busca de maior detalhamento nos relatórios de realização de despesas emitidos pela autoridade municipal. As principais conclusões desta pesquisa apontam para a grande influência do custo com mão-de-obra na formação do valor do serviço público estudado e nos conceitos de apuração de custo incorporados ao modelo apresentado, que foram os seguintes: tratamento diferenciado entre as despesas correntes e as despesas com capital no que se refere ao período de reconhecimento do custo incorrido; controle e apropriação da despesa com depreciação ao longo da vida útil das obras, instalações e materiais permanentes; separação e controle das despesas correntes em administrativas e operacionais; distribuição das despesas administrativas e controle dos custos operacionais agrupados de forma a se obter o custo independente do valor de venda do serviço.

Year

2007

Creators

José Donizetti Romão

Otimização de carteiras com lotes de compra e custos de transação, uma abordagem por algoritmos genéticos

Um dos problemas fundamentais em finanças é a escolha de ativos para investimento. O primeiro método para solucionar este problema foi desenvolvido por Markowitz em 1952 com a análise de como a variância dos retornos de um ativo impacta no risco do portifólio no qual o mesmo está inserido. Apesar da importância de sua contribuição, o método desenvolvido para a otimização de carteiras não leva em consideração características como a existência de lotes de compra para os ativos e a existência de custos de transação. Este trabalho apresenta uma abordagem alternativa para o problema de otimização de carteiras utilizando algoritmos genéticos. Para tanto são utilizados três algoritmos, o algoritmo genético simples, o algoritmo genético multiobjetivo (Multi Objective Genetic Algorithm - MOGA) e o algoritmo genético de ordenação não dominante (Non Dominated Sorting Genetic Algorithm - NSGA II). O desempenho apresentado pelos algoritmos genéticos neste trabalho mostram a perspectiva para a solução desse problema tão importante e complexo, obtendo-se soluções de alta qualidade e com menor esforço computacional.

Year

2007

Creators

Felipe Tumenas Marques

Sistemas de informação contábeis: modelagem e aplicação de agentes inteligentes

A contabilidade é ciência destinada ao tratamento da informação de eventos econômicos que ocorrem dentro das organizações. Diversas técnicas de registro e tratamento de dados foram desenvolvidas ao longo do tempo para gerar informações relevantes nas tomadas de decisões. Nesse sentido, a contabilidade tem sua origem no método das partidas dobradas (lançamentos de débito e crédito), conhecido por modelo DCA (Debit-Credit Accounting), que considera as variações monetárias do patrimônio. Com o advento da tecnologia da informação surgem, efetivamente, os sistemas de informação contábeis, que buscam dar maior autonomia aos processos de desenvolvimento dos bancos de dados. Na década de 80 surge o modelo REA (economic Resources, economic Events e economic Agents), que se baseia no registro da informação contábil com base na associação entre os recursos-econômicos, eventos-econômicos e agentes-econômicos, possibilitando ganhos na capacidade de geração de informação ao usuário. O objetivo deste trabalho é demonstrar estes sistemas de informação contábeis e sua evolução, bem como, propor uma modelagem de dados orientada a objetos com a utilização de agentes inteligentes, baseado em inteligência artificial, para o desenvolvimento e análise da informação. Além disso, o modelo proposto é analisado segundo as qualidades necessárias à informação contábil para os usuários da informação contábil.

Year

2007

Creators

Marcelo Botelho da Costa Moraes

O gás natural como alternativa energética para a indústria têxtil: vantagem competitiva ou estratégia de sobrevivência?

Diante da crise energética que o Brasil enfrentou nos anos de 2000/2001, as empresas passaram a procurar novas alternativas de energia visando manter o nível de produção. Uma alternativa capaz de fazer a substituição da energia elétrica e de outras fontes energéticas consideradas nocivas ao meio ambiente e, de ao mesmo tempo, proporcionar benefícios econômicos, operacionais, ambientais e até de qualidade do produto para as empresas consumidoras parece ser a utilização do gás natural (GN). O presente trabalho identifica os fatores que interferem na adoção do gás natural como energético alternativo em empresas da indústria têxtil da região administrativa de Campinas (SP) e verifica a viabilidade tanto em termos econômicos quanto estratégicos de projetos de investimento desta natureza. Para isso, são realizadas pesquisas descritivo-exploratórias e um estudo de caso junto às empresas têxteis dessa região. O trabalho apresenta resultados tanto de caráter qualitativo como quantitativo que ajudam as empresas têxteis a decidir se adota ou não o GN em seus processos produtivos. É interessante destacar também que não foram encontrados, na literatura pesquisada, estudos semelhantes, o que demonstra a carência de pesquisas envolvendo o tema. O aporte teórico desta proposta está baseado na indústria têxtil, na importância do gás natural para a indústria, nas estratégias, na inovação tecnológica e na análise de investimento.

Year

2007

Creators

Mariana Sarmanho de Oliveira Lima

Uma proposta de roteiro para diagnóstico de clusters

Exemplos de clusters existentes em todo o mundo comprovam a eficácia da organização empresarial em ambiente de concentração geográfica. Adotando um modelo de intervenção em clusters, a governança normalmente estabelece uma seqüência de atividades que começa pelo diagnóstico e culmina em ações conjuntas e políticas públicas. Entretanto, ao analisar os estudos de caso encontrados na literatura, verifica-se que os métodos de diagnóstico comumente adotados pela governança não estão orientados aos pilares que sustentam desenvolvimento do cluster. Isto estimulou a busca de uma resposta às perguntas: Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento de um cluster? Como elaborar um roteiro de diagnóstico orientado a estes fatores? Inicialmente 11 fatores que influenciam o desenvolvimento de um cluster foram encontrados e se estabelece um roteiro com questões orientadas para o diagnóstico destes fatores. Para analisar a validade destes fatores e sua aplicação para o diagnóstico em clusters, realiza-se uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Na pesquisa de campo, são utilizadas técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas, com utilização de formulários. O procedimento é o estudo de caso, sendo realizado no cluster metal mecânico de Sertãozinho. Analisa-se a relação entre os fatores e o desenvolvimento do cluster, bem como a capacidade do instrumento em avaliar corretamente cada fator. Ao final da aplicação, o roteiro ficou composto por 10 fatores: cooperação; gestão; competição; fornecedores; instituições de apoio e governança; pessoas e conhecimento; infra-estrutura local; inovação; energia empreendedora; e cultura comunitária. A principal contribuição desta tese é o desenvolvimento de uma ferramenta que dê suporte à governança em sua pretensão de criar ações voltadas ao desenvolvimento de um cluster.

Year

2009

Creators

Flávio Marques Vicari

Análise do processo de escolha de crédito bancário: uma enquete nas pequenas empresas da indústria gráfica do Distrito Federal

O objetivo deste estudo consistiu-se em analisar os fatores influentes no comportamento de compra industrial, na situação de decisão de crédito bancário em pequenas empresas. Para tanto, foram entregues questionários a doze empresas da indústria gráfica, selecionadas pelo número de empregados (de 20 a 100 - pequenas indústrias, segundo o critério do IBGE), localizadas no Distrito Federal e associadas ao sindicato da categoria. De acordo com resultados obtidos por meio do levantamento de campo, as conclusões desta pesquisa puderam ser exploradas tendo-se como base três pontos principais: a) os resultados relativos aos fatores influentes no comportamento do consumidor industrial, tais como os referentes a importância da localização geográfica do fornecedor, dos seus recursos tecnológicos e da redução, pelos compradores, dos riscos percebidos nas decisões de compras, dentre outros que mostraram-se condizentes com as pressuposições do modelo de comportamento do mercado industrial adotado; b) a discussão relativa à situação de decisão de crédito bancário, baseado na literatura pesquisada. De acordo com os resultados, puderam-se detalhar os aspectos relativos aos atributos dos bancos e do crédito, destacando-se, dentre outros, a importância da imagem da instituição financeira, da qualidade do gerente de contas e do custo dos empréstimos e financiamentos; c) as especificidades da pequena empresa, que puderam ser visualizadas nos resultados da pesquisa de campo como, por exemplo, a estratégia intuitiva e pouco formalizada, a situação extra-organizacional incontrolável e a racionalidade político-econômico-familiar do pequeno empresário.

Year

2004

Creators

Mário Iwazaki

Proposta de um modelo de sistema de apoio à decisão em vendas: uma aplicação

Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma proposta de um modelo de sistema de apoio à decisão em vendas e sua aplicação. O levantamento sobre o perfil das vendas no mercado corporativo - de empresas-para-empresas, as técnicas de vendas, informações necessárias para a realização de uma venda eficiente, tal qual o controle das ações e resultados dos vendedores com a ajuda de relatórios, tudo isso aliado às tecnologias de data warehouse, data mart, OLAP foram essenciais na elaboração de uma proposta de modelo genérico e sua implantação. Esse modelo genérico foi aplicado levando-se em conta uma editora de listas e guias telefônicos hipotética, e foi construído buscando-se suprir os profissionais de vendas com informações que poderão melhorar a efetividade de suas vendas e dar-lhes maior conhecimento sobre seus produtos, clientes, usuários de listas e o mercado como um todo, além de suprir os gerentes de uma ferramenta rápida e confiável de auxílio à análise e coordenação dos esforços de vendas. A possibilidade de visualização rápida, confiável e personalizada das diversas informações permitidas por esse sistema, tal qual o êxito em responder às perguntas de pesquisas apresentadas no trabalho, comprova que essa aplicação poderá ser útil à empresa e em específico aos profissionais de vendas e gerentes tomadores de decisão.

Year

2003

Creators

Franklin Seoane Stefanoli

Estudo de práticas adotadas por empresas que utilizam a Produção Enxuta em paralelo ao Seis Sigma no processo de melhoria

As empresas estão utilizando diversos processos de melhoria para adequarem seus negócios às necessidades dos clientes, à maior concorrência, a uma necessidade de flexibilização e de redução dos custos de seus processos de manufatura. O seis sigma e a produção enxuta são dois processos utilizados por empresas no Brasile no mundo. Atualmente a integração destes processos é um desafio para essas empresas, que buscam uma maneira mais eficiente de reduzir seus desperdícios e se adaptarem às necessidades de seus mercados consumidores. Surge, assim, o Lean Sigma aplicado nas empresas de diversas formas. O objetivo deste trabalho é estruturar, por meio de dois estudos de caso, como as empresas estão utilizando o seis Sigma e a Produção Enxuta em seus processos de melhoria. Verificou-se que existem diferentes formas de utilizar os processos em paralelo: na primeira empresa o processo iniciou em conjunto e depois foi separado em dois processos paralelos de melhoria. A segunda empresa foi ao contrário, começando de forma paralela, desagregada, e posteriormente se unindo em um único processo de melhoria, denominado Lean Sigma. O trabalho apresenta uma sistematização do processo de melhoria de duas empresas, dividido em Visão Geral e Objetivos, Estrutura Organizacional e Métodos de Melhoria. Foram verificadas as formas gerais de utilização dos processos de melhoria e que uma abordagem integrada, que contemple as peculiaridades de cada processo, se demonstra como uma melhor opção para um processo de melhoria que utiliza a Produção Enxuta e o Seis Sigma paralelamente. A pesquisa traz, também, como resultado, uma proposta de sistematização do Lean Sigma, considerando o conhecimento adquirido nos estudos de caso e na literatura consultada.

Year

2006

Creators

Jeferson Straatmann

Aplicação do lean office no setor administrativo público

Este trabalho tem como objetivo aplicar conceitos do lean office em procedimentos administrativos do setor público. Essa proposta tem como base à aplicação de conceitos que foram criados para serem utilizados na manufatura, como a produção enxuta ou o lean manufacturing. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre administração púbica, dado o contexto da pesquisa, e após sobre os conceitos da produção enxuta, que foi desdobrado nos conceitos do escritório enxuto, conceito esse conhecido também como lean office. O método da pesquisa utilizado foi à pesquisa-ação, cujo desenvolvimento deu-se na Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura Municipal de São Carlos, estado de São Paulo. Coletou-se dados, com o objetivo de elaborar o mapeamento dos procedimentos e compor os elementos necessários sobre o seu funcionamento. Nesta etapa foram utilizados a observação direta, reuniões com um grupo de funcionários e análise dos documentos existentes. Ao final, obteve-se, primeiro, uma contribuição teórica, pois os conceitos do lean office foram aplicados em uma organização pública, ambiente este que difere do ambiente onde rotineiramente os conceitos lean são aplicados (manufatura), e segundo, os procedimentos administrativos do setor público propostos apresentaram melhorias em sua estrutura e desempenho. Parte das propostas sugeridas foram implantadas, como foi o caso do procedimento de atendimento fiscal a população, onde as etapas foram reduzidas de 5 para 1 e a agregação de valor no procedimento aumentou de 4,5% para 33,3%. Esses resultados foram derivados da redução de etapas de trabalho desnecessárias, da redução de tempos de processamento e eliminação de atividades que não agregavam valor. Dessa forma, concluiu-se que é possível aplicar os conceitos do lean office no setor administrativo público estudado, considerando em sua aplicação as adaptações pertinentes à organização.

Year

2007

Creators

Ricardo de Carvalho Turati

Avaliação de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de indicadores de desempenho em obras de construção civil sob o recorte analítico de rede de empresas

As alterações constantes nos padrões competitivos e a crescente complexidade de produtos têm influenciado o comportamento dos sistemas de produção. Com iniciativas voltadas para as atividades centrais, as empresas adotam novas formas de gestão e arranjos interorganizacionais na busca por maior flexibilidade e rapidez na adaptação. Na discussão sobre arranjos interorganizacionais há um interesse especial em redes de empresas. O conceito, apesar de abstrato, consiste em organizações legalmente independentes que estabelecem vínculos economicamente interdependentes visando a cooperação ao invés da competição. O desempenho dos sistemas produtivos que se configuram a partir de redes de empresas, depende do alinhamento das empresas destes tipos de arranjo em torno de objetivos comuns e específicos, definidos a partir da estratégia do sistema produtivo. Neste sentido, busca-se avaliar a adequação de requisitos para o desenvolvimento de sistemas de indicadores de desempenho que auxiliem a formação e gestão de sistemas produtivos abordados sob o recorte analítico de redes de empresas na construção civil. Para avaliar os requisitos, a pesquisa foi dividida em duas partes: a revisão bibliográfica e o trabalho de campo. Na primeira parte, são discutidos os conceitos e características das redes de empresas e de sistema de indicadores de desempenho. Na segunda, apresentam-se os estudos de caso feitos em obras de construção civil, referentes ao segmento de edificações, e por fim, a avaliação dos requisitos.

Year

2005

Creators

Adalberto Galliani Marelli

Utilização do ABC como apoio ao processo de tomada de decisões na logística de distribuição: um caso da indústria de bebidas na região de Sorocaba

Elaborou-se um estudo com o intuito de estabelecer uma avaliação quantitativa dos inter-relacionamentos entre as atividades. Pretendeu-se evidenciar como uma alteração em uma das atividades possa alterar o relacionamento entre todas as atividades, ainda que de forma quantitativa. Este método foi testado em uma empresa de bebidas, mais especificamente em seu setor de logística, pois este apresentava uma grande quantidade dos requisitos necessários para um teste piloto. Esta aplicação experimental permitiu a validação do método referido e o sistema de informações de custos que mais se adequou foi o ABC. Ressaltamos porém que os sistemas de custeio tradicionais, a teoria das restrições o método UP e o Target Costs também foram considerados como possíveis no fornecimento de informações para o teste do método. O método ao ser implementado, nesta empresa do ramo de bebidas, mostrou-se eficiente, porém será necessário o apoio de um melhor sistema de informações de custos, notadamente nos seus aspectos de envolvimento de pessoas responsáveis pelas informações e pelo direcionamento filosófico da empresa.

Year

2000

Creators

Carlos Renato Bueno

Gestão da rede de suprimentos na construção civil: integração a um sistema de administração da produção

O objetivo deste estudo é identificar e examinar o atual estágio de desenvolvimento da gestão da rede de suprimentos do setor industrial de construção civil brasileiro, buscando visualizar as transformações ocorridas e a ocorrer, e os fatores limitantes e incentivadores do seu processo de modernização, gerando parâmetros de referência que espera-se possam servir de base à consolidação de uma teoria sucinta sobre a gestão da cadeia de suprimentos na indústria de construção ou até, de forma presuntiva, sobre o recente conceito de Supply Chain Management, que possa servir como opção estratégica para as empresas deste setor. Os conceitos desenvolvidos neste processo, as variáveis observadas, as mudanças estratégicas e operacionais decorrentes, e os sinalizadores desta evolução compõem os principais resultados deste trabalho.

Year

2000

Creators

Heitor Cesar Riogi Haga

Análise dos processos de recrutamento e seleção na pequena empresa: estudo multicasos no setor metal-mecânico de São Carlos - SP

O principal objetivo deste trabalho foi analisar os processos de recrutamento e seleção na pequena empresa e avaliar o fator capacitação profissional como elemento para a formação do quadro de funcionários. Entende-se por recrutamento e seleção o conjunto de procedimentos que visa atrair e escolher candidatos para ocupar cargos dentro da organização. Estes processos são de grande importância para o desenvolvimento da empresa, pois através deles é que se definem as potencialidades dos recursos humanos. Com o uso da metodologia multicasos exploratória e descritiva foram estudadas quatro empresas do ramo metal - mecânico da cidade de São Carlos - SP, avaliando os fatores que interferem nos processos estudados. Os resultados da pesquisa mostraram que a pequena empresa, embora com dificuldades, recruta e seleciona seus funcionários considerando a capacitação profissional. Esta pesquisa contribuiu para a análise dos métodos de recrutamento e seleção disponibilizando os resultados obtidos aos empresários e à comunidade científica com o propósito de repensar a formação dos recursos humanos das pequenas empresas.

Year

2000

Creators

Maria Ângela do Nascimento Gomes