RCAAP Repository
"Ollas no”: la historia corporal de una herida social
Corina De Bonis, maestra de una escuela del partido de Moreno (Buenos Aires), fue encapuchada, secuestrada, golpeada y torturada. Grabaron en su abdomen “Ollas no'" durante el transcurso del conflicto por el desfinanciamiento a la educación pública en Argentina (año 2018). En el colegio (CEC) 801 las maestras como Corina, cocinaban en ollas populares para los/as alumnos/as que participan del comedor escolar, el cual se encontraba coyunturalmente cerrado por problemas edilicios y la huelga docente. Desde el enfoque del feminismo y el llamado Giro Afectivo, comprendemos el evento como parte de la trama del conflicto social en torno a la huelga docente nacional, el cual desnuda aristas de clase, género y raza que acompañan las emociones sociales sobre la educación pública. A tal fin, analizamos prácticas y discursos de odio que se hicieron visibles en los medios de comunicación hegemónicos, a través de la difusión de comentarios de funcionarios públicos del gobierno nacional, de amenazas escritas y telefónicas que recibieron las maestras, con el objetivo de desarticular la organización popular y mantener el statu quo.
2019
Bard Wigdor, Gabriela König, Maximiliano
A educação e o seu investimento heteronormativo curricular
Há quem defenda que a sexualidade e o gênero não se configuram nos currículos escolares e que estas categorias não orientam as prioridades da escola. Essa afirmação nos revela duas situações iniciais: o desconhecimento das relações e práticas pedagógicas cotidianas das escolas e o conceito enrijecido de gênero e sexualidade. Historicamente, as práticas educativas, mesmo quando não-verbalizadas, preocuparam-se em estabelecer, por meio de seus discursos e práticas curriculares, determinados modelos de mulheres e homens. Ao considerar este cenário, neste ensaio, balizado pelas contribuições feministas e foucaultianas, interessa-nos refletir sobre a pedagogização de gênero e da sexualidade por meio dos currículos escolares. Partimos do pressuposto que a sexualidade e o gênero não são desinteressantes às instituições de ensino, mas produzidos com caráter fortemente heteronormativo.
2019
Braga, Keith Daiani da Silva Caetano, Marcio Ribeiro, Arilda Ines Miranda
A trajetória formativa do educador de história na escola pública
O magistério na Rede Municipal do Rio de Janeiro é o cenário do liame autoral. Embasada por uma pesquisa teórica, a prática educativa reflexiva dos autores encaminhou esta proposta de estudo cujo enfoque é o professor que se entende como educador com o propósito formativo e a maneira como concretiza sua prática em seu cotidiano escolar. A hipótese que constitui o eixo dessa reflexão propugna o educador em cuja prática predomina a preocupação com um ensino de História que privilegia a formação de valores, atitudes, procedimentos perante o contexto sociopolítico e cultural. Nesse tocante, analisa-se a formação e as práticas pedagógicas dos profissionais de Educação em História, os quais exercem sua função nas séries finais do Ensino Fundamental enquanto educadores. Palavras-chave: Educador de História. Formação pedagógica. Prática pedagógica.
Infância, cinema, lirismo: a poética do sonho de Wadjda
Aproximando imagens cinematográficas, poéticas e traquinagens, este artigo procura desestabilizar certezas sobre infância e relações de gênero. Experimentando uma etnografia de tela, nos encontramos com “O sonho de Wadjda”, em uma dupla caminhada: acompanhando os passos da menina-personagem e da diretora do longa-metragem, Haiffa Al Mansour, em suas possibilidades de transver, desdizer, inventar realidades. Enquanto esta subverte seu lugar de mulher-cineasta na cultura androcêntrica/patriarcal árabe, Wadjda, guiada pelo desejo de comprar uma bicicleta verde, põe em xeque as engrenagens religiosa e escolar que limitam seu território existencial. Mansour e Wadja reinventam a própria vida e, assim, nos convidam a embarcar em devires-criança e devires-mulher.
2019
Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de Prates, Rui Benevides de Melo, Marcos Ribeiro
O conceito de politização da maternidade como legado de pesquisa
O artigo aborda argumentos engendrados por Meyer (2003; 2005; 2006; 2009) sobre o conceito de politização da maternidade. As disputas em torno da maternidade no século XXI ocorrem marcadas pelo fortalecimento dos feminismos e em resposta ao adensamento de algumas práticas culturais e políticas que operam com recursos econômicos, simbólicos e educativos em alguns eixos: o controle sobre os corpos das mulheres, a maternidade e o lugar do Estado. Apresentamos análises decorrentes de duas pesquisas de doutorado, uma com foco nas responsabilidades individuais de uma politização da maternidade e outra voltada para a responsabilização coletiva pela via das políticas de inclusão social. A primeira examina a politização do corpo grávido, e a outra discute a politização da maternidade no âmbito de políticas públicas brasileiras, sobretudo, no Primeira Infância Melhor/RS.
2019
Vione Schwengber, Maria Simone Klein, Carin
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano.
2020
Ramos, Daniela K. Melo, Hiago Murilo de
El feminismo en las universidades
Este artículo intenta pensar críticamente las categorías género y mujer en el marco del pensamiento feminista. El uso indiscriminado del concepto “género” ha terminado convirtiéndose en una aberración que, además, no presenta ningún riesgo para los quehaceres tradicionales androcéntricos de las disciplinas. Asimismo, plantea críticamente los retos y desafíos que se presentan para poder hablar de “feminismos” en la academia y en la ciencia latinoamericana. La autonomía tanto de la educación superior como del feminismo deben sostenerse en este nuevo milenio que aún no hace espacio al feminismo en sus currículas.
Revisitando Una giornata particolare: feminismo, gênero e sociologia da educação em disputa
Ao evocar momento histórico e acontecimentos passados para analisar inquietações que são foco de nossas preocupações presentes, como postula Peter Burke, em História como alegoria (1995), o presente artigo noticia ineditamente observações de campo de pesquisa sobre elações de gênero nos cursos de Pedagogia, onde se encontram ainda desafios e obstáculos de um percurso inacabado. Esta pesquisa tem analisado disciplinas que abordam as questões de gênero em cursos de Pedagogia de Universidades Federais do Sudeste do Brasil. Ao partir dessa pesquisa e em análise de específicos episódios de campo, percebidos como desdobramento do Golpe de Estado sob o qual estamos vivendo, o texto aborda o fomento de ódios, tentativas de apagamento de Direitos e a potencialização de disputas que colocam em foco tanto a disciplina Sociologia da Educação quanto maneiras de abordar as relações de gênero em cursos de Formação Docente na Educação Superior, os quais graduam profissionais para atuarem na Educação Básica.
Identidade e relações de gênero: diálogos com estudantes da educação de jovens e adultos no município de Bragança-PA
Propõe-se discutir as questões de gênero com os jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de nível médio, no município de Bragança/PA. Objetivou-se investigar a compreensão dos/das estudantes sobre o conceito de gênero e seus desdobramentos. Utilizou-se aqui o método qualitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários a 21 estudantes, conversas e apresentação de filme/curtas também foram desenvolvidas no intuito de estimular as narrativas e a socialização dos lugares de gênero na qual os/as estudantes estão submetidos. Perceberam-se discursos naturalizados sobre o que é ser homem é o que é ser mulher, em nossa sociedade e ainda a reprodução de papéis pensados para os dois sexos. Os resultados desta pesquisa apontam para a emergente necessidade de discutir questões relacionadas às relações de gênero de forma aberta, aprofundada e interdisciplinar na universidade e nas escolas da Educação Básica.
2019
Santana, José Dias dos santos, Adriano Vasconcelos Vieira, Norma Cristina
O pensamento queer sobre os corpos que existem: E a emergência de falar em sexualidade sobre a forma de subversão a normatividade
No artigo apresentamos discussões à luz dos pensamentos e contribuições do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – GEERGE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, referentes à Pedagogia Queer, sexualidades, relações de gênero e normatização presentes nos espaços escolares. Refletimos sobre uma padronização das pedagogias escolares, voltando o olhar para as crianças pequenas, às quais de alguma maneira tendem a resistir a essas normatizações hegemônicas e heteronormativas, difundidas como única e possível forma de viver e constituir as sexualidades. Buscamos compreender como ocorre a educação de meninos e meninas que subvertem essas fronteiras de padrões impostos, como estes corpos tornam-se invisíveis ao não se encaixarem na norma heterossexual. Quais as estratégias que a Pedagogia Queer oferece para tornar visíveis estes corpos, trazendo-os para ordem discursiva, do dizível.
2019
Cavalheiro, Ariana Souza Soares, Rodrigo Lemos Maio, Eliane Rose
Ciclo de cinema do GEERGE: a arte promovendo o debate sobre gênero e sexualidade
Este artigo objetiva mostrar a importância do trabalho com a arte para promover o debate sobre gênero e sexualidade, a partir da proposta desenvolvida pelo GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – nas cinco edições do Ciclo de Cinema, ocorridas entre 2004 e 2009. Elas aconteceram na Sala Redenção, Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS, com entrada franca e abertas à comunidade, havendo conversa com professores/as convidados/as de diversas áreas após as exibições dos filmes. Com este trabalho, por meio de uma pesquisa bibliográfica, enfatizamos a importância de operar com a arte nesta discussão, como campo potente de oportunizar e potencializar debates sobre diversidade e Direitos Humanos, uma prática que o GEERGE iniciou e contribuiu de dentro da universidade para acadêmicos e comunidade.
2019
Rosa, Cristiano Eduardo da Felipe, Jane
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA AO TRABALHO DOCENTE
O artigo é resultado de pesquisa do mestrado que objetivou analisar a representação social de tecnologia, entre formadores e cursistas, no Núcleo de Tecnologia Educacional em Manaus/AM, suas implicações na formação docente e nos processos de implementação das políticas de inserção da tecnologia no trabalho docente na Amazônia. Nesse sentido, foi realizado um estudo empírico fundamentado na Teoria da Representação Social como eixo teórico-metodológico, seus mecanismos de formação e estruturação para apreender a materialidade e a acepção do termo tecnologia. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa indicam a coexistência de dois sentidos do termo: a tecnologia como produto (meio material) e como processo (estratégias de gestão, interações e mediações didáticas).
2021
Mourão, Arminda Rachel Botelho Castro, Tânia Mara de Souza
Gênero, sexualidade e envelhecimento: Miradas pós-críticas na educação e/m saúde.
O texto apresenta as contribuições do GEERGE para o debate educacional e/m saúde sobre as intersecções entre gênero, sexualidade e envelhecimento. O trabalho em tela foi produzido desde miradas pós-críticas articuladas aos estudos feministas e queer, informando problematizações sobre a produção da diferença e o trabalho das pedagogias culturais. O corpus empírico da composição deste ensaio recorre a teses, dissertações e estudos produzidos por integrantes do grupo de pesquisa. Os resultados apontam para o protagonismo desse coletivo de pesquisa na articulação entre envelhecimento, gênero e sexualidade. A aposta central do trabalho é de que o conjunto de trabalhos emergiu de forma difusa, mas balizado pelas posições ético-epistemológicas assumidas pelo grupo na pesquisa sobre gênero e sexualidade no campo educacional.
OS USOS DO CONCEITO DE PEDAGOGIAS CULTURAIS PARA ALÉM DOS OCEANOS: um análise do contexto Brasil e Austrália
O conceito de Pedagogias Culturais assinala o quanto são produtivos os modos como as pedagogias se imbricam às práticas culturais para conduzir os sujeitos do presente. Esta pesquisa investiga os usos das Pedagogias Culturais no Brasil e na Austrália empregando como metodologia a revisão bibliográfica, com foco nos estudos conduzidos por Andrade e Costa (2015) e Watkins et al (2015). O argumento da proposta expõe em que medida as análises brasileiras e australianas sobre as Pedagogias Culturais se aproximam ou se distanciam. A incidência de aspectos pedagógicos em diversas práticas culturais tais como visitas a museus, passeios noturnos ou aulas de yoga, despontam as Pedagogias Culturais enquanto uma ferramenta teórica móvel, global e inscrita em estratégias, sempre renovadas e atualizadas, orientadas a conduzir os sujeitos na contemporaneidade.
Liberdade de gênero: promovendo algumas fissuras na lógica heteronormativa
Esse artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida a partir de referenciais e produções decorrentes das contribuições do GEERGE, especialmente as da fundadora e pesquisadora Guacira Louro. A pesquisa teve como corpus de análise a série Liberdade de Gênero, exibida no canal GNT e teve como objetivo analisar as falas dos/as entrevistados/as na série acerca de suas vivências trans, problematizando sobre os atributos de gênero, o entrelaçamento existente entre gênero e sexualidade e as mídias como espaço de encontro e pertencimento. A série mostra em 10 episódios como se organizam as vidas de 14 pessoas trans que assumem a experiência de ter um gênero diferente do sexo anatômico, trazendo exemplos em que essas pessoas se inserem de forma bem-sucedida e feliz dentro da sociedade.
2019
Oliveira de Aguiar, Thais Geraldo Quadrado, Raquel Pereira
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma abordagem das políticas públicas de inclusão social
O presente artigo objetivou investigar as políticas públicas educacionais direcionadas a Educação de Jovens e Adultos (EJA), averiguando a inclusão de tal modalidade de ensino no contexto educativo brasileiro. Para tanto, buscou levantar elementos sobre a trajetória histórica da EJA, enfocando os aspectos sociais, econômicos e históricos do público da EJA, bem como suas especificidades de vida e o contexto social em que estão inseridos. A construção do trabalho deu-se por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. As análises tiveram como suporte o método dialético que permitiu a realização dos estudos a partir de uma visão dialética sob as relações sociais, os conflitos e as lutas de classe existentes em nossa sociedade capitalista, sobretudo, no âmbito educacional.
2020
Rodrigues, Vanessa Elisabete Raue Moreira, Jandira Bregonde
Pedagogías feministas: estrategias una educación emancipadora y decolonial
Qué lugar ocupa la educación en la reproducción de desigualdades de género? ¿Nuestras prácticas educadoras transforman los contextos de desigualdad y violencia? ¿Es posible impulsar una educación transgresora del sistema dominante patriarcal? Este artículo busca construir respuestas en torno a las pedagogías feministas. Se realiza un estudio bibliográfico descriptivo y reflexivo que toma como referencia los diversos espacios de acción del feminismo y la educación. Este artículo pone en diálogo perspectivas epistemológicas diversas, buscando establecer conexiones entre: feminismos, pedagogía, diversidad y cultura. De esta manera, se concluye con la propuesta de unas líneas estratégicas que, por un lado interpelan a los agentes educativos en su toma de posición ante las desigualdad de género y, por el otro, construye acciones para subvertir las prácticas y teorías educativas tradicionales prestando especial atención a la interseccionalidad, las diversidades, los lenguajes, los curriculums y la pedagogía crítica.
Las marcas de las resistencias
No summary/description provided
Expediente
No summary/description provided
A alegria subversiva de devir-criança
Resumo: O presente trabalho pretendeu discutir o conceito de devir-criança, como proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e sua relação com a imagem da criança que é apresentada na Bíblia cristã, especificamente nos Evangelhos do Novo Testamento. Nesse sentido, este trabalho se inicia debatendo sobre a alegria e de como esta é encarnada na expressividade ingênua das crianças. Contudo, a partir da apresentação do conceito de devir-criança, a discussão abandona a perspectiva social e biologicamente definida sobre a criança, para passar a compreendê-la como força inventiva em processo de criação-destruição de mundos. Nesse sentido, é defendido que o entendimento da criança nos Evangelhos não se restringe a uma imagem moralizada de pureza e castidade, sendo também potência criadora, alegre, que comunga com a abertura de mundos a agenciamentos criativos. Palavras-chave: Criança, devir-criança, Bíblia. LA ALEGRÍA SUBVERSIVA DE DEVENIR-NIÑO Resumen: El presente trabajo pretendió discutir el concepto de devenir-niño, como propuso Gilles Deleuze y Félix Guattari, y su relación con la imagen del niño que se presenta en la Biblia cristiana, específicamente en los Evangelios del Nuevo Testamento. En ese sentido, este trabajo se inicia debatiendo sobre la alegría y de cómo ésta es encarnada en la expresividad ingenua de los niños. Sin embargo, a partir de la presentación del concepto de devenir-niño, la discusión abandona la perspectiva social y biológicamente definida sobre el niño, para pasar a comprenderla como fuerza inventiva en proceso de creación-destrucción de mundos. En este sentido, se defiende que el entendimiento del niño en los Evangelios no se restringe a una imagen moralizada de pureza y castidad, siendo también potencia creadora, alegre, que conversa con la apertura de mundos a agenciamientos creativos. Palabras-clave: Niño, devenir-niño, Biblia.