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Comunicação dirigida nas escolas

A partir do conceito de comunicação dirigida, calcado no pressuposto da comunicação como transmissão de informação, o autor estabelece redes, níveis e direções em que o fluxo de informação pode operar de maneira coordenada e eficaz. Trata dos veículos de comunicação dirigida de que a instituição escolar pode fazer uso, bem como das estratégias administrativas para a aproximação com seu público-alvo.

Year

1998

Creators

Ferreira, Waldir

Tendências dos Estudos de Recepção

Tendências dos Estudos de Audiência é a segunda parte do artigo Audience interpretation of media: emerging perspectives – cuja primeira parte foi publicada em Comunicação & Educação n.12, mai./ ago. 1998, p.57-76. Apresenta as diferentes abordagens que os Estudos de Recepção têm adquirido com a contribuição e influência de autores dos Estados Unidos, Europa e América Latina. Analisa o processo comunicacional como uma multiplicidade de inter-relações que se dão na constituição dos significados que circulam na sociedade, extrapolando a perspectiva linear dos efeitos diretos da comunicação como transmissão de informações. São discutidas as abordagens do Interacionismo Simbólico, dos Estudos de Consenso Cultural e da corrente teórica das Mediações, como lógica da produção e do consumo.

Year

1998

Creators

White, Robert A.

O teatro, a escola e o jovem espectador

O artigo trata do teatro como linguagem ficcional e estética que amplia a capacidade cognitiva e emocional dos espectadores, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Mostra como a escola pode desempenhar importante papel ao tornar o teatro acessível às crianças de diferentes níveis socioeconômicos, desenvolvendo um trabalho de alfabetização artística e possibilitando aproximação com a experiência teatral. A autora propõe uma pedagogia para o jovem espectador e dá exemplos de ateliês que podem ser desenvolvidos no espaço escolar. 

Year

1998

Creators

Gagliardi, Mafra

Escola, meios de comunicação e a relação professor-aluno (Entrevista com Maria Thereza Fraga Rocco)

A professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Maria Thereza Fraga Rocco fala em sua entrevista sobre a redação de vestibulandos e os problemas mais freqüentes desses jovens com a Língua Portuguesa. Destaca a importância dos meios de comunicação na escola e como diferentes tipos de programas de televisão podem ser trabalhados pelos professores. Maria Thereza fala também sobre sua experiência na produção da série de vídeos Viagens de leitura, que fazem parte da grade de programação da TV Escola, projeto de educação a distância desenvolvido pelo MEC, para professores e alunos do ensino fundamental. Trata, ainda, do abandono em que se encontra a escola pública e da necessidade da valorização do professor e da comunidade como fatores prioritários para se resgatar a qualidade de ensino e pôr fim ao anacronismo em que se encontra a nossa escola.

Year

1998

Creators

Paulino, Roseli Aparecida Fígaro

Telenovela: arte do cotidiano

Nosso objetivo é refletir sobre a constiutição da telenovela brasileira como espaço de diálogo entre ficção e realidade, onde a construção do cotidiano representado incorpora os temas da realidade concreta, para discutí-los, dar-lhes centralidade e colocá-los na ordem do dia das discussões da sociedade. Funcionando como uma pauta para a mídia, alimentação para as conversas informais da vida cotidiana, propõem um debate de amplitude nacional, que ultrapassa as esferas convencionais e, de certo modo, restitui ao cidadão comum a possibilidade de opinar sobre questões de interesse da polis. Enquanto o telejornal se mantem como espaço do relato informativo, como síntese de acontecimentos, rápido e perecível, a telenovela - produto ficcional de longa duração - vai se assumindo, pelo fazer específico de certos autores, como o espelho que reflete e refrata a realidade em movimento, graças mesmo ao descompromisso que a caracteriza enquanto gênero.

Year

1998

Creators

Motter, Maria Lourdes

Jornalismo independente

O jornalista Sérgio de Souza relata, sinteticamente, sua experiência profissional, inclusive na revista Realidade, publicação da segunda metade da década de 60, exemplo de jornalismo independente, aprofundado e crítico e, atualmente, na revista Caros Amigos, publicação mensal da qual é editor. Trata da importância da existência de uma imprensa capaz de se articular independentemente dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos interesses estritamente mercadológicos. Fala da falta que faz ao país ter uma imprensa de esquerda e também de seus projetos para o futuro com o lançamento de Caros Amigos Reportagem, resgatando o prazer da leitura de uma grande reportagem bem-feita.

Year

1998

Creators

Souza, Sérgio de

Aulas de culinária para crianças

O artigo relata experiência pedagógica que se utiliza das atividades que envolvem o preparo de alimentos. Desenvolve trabalho multidisciplinar no qual, além de Ciências, são tratados conteúdos de Matemática, Português, História e Geografia. As atividades com a culinária permitem unir o grupo, possibilitando que os experimentos e a investigação de possibilidades e hipóteses transcorram de maneira lúdica. O resultado do trabalho deu origem a um livro de receitas, todas testadas e ilustradas por alunos de 1 a 7 anos.

Year

1998

Creators

Almeida, Theodora M. Mendes de

Descobrir o prazer de escrever

Vivência Pedagógica foi um trabalho elaborado a partir das produções escritas de crianças da segunda série do ensino fundamental. As atividades foram realizadas em momentos posteriores aos estudos do meio e também fruto de outras situações significativas que aconteceram em sala de aula. Considerando a escrita na sua função social, práticas pedagógicas foram planejadas, dando a oportunidade de as crianças produzirem textos bem adaptados a situações reais, em atitudes cooperativas de troca de idéias e que ao final foram publicados em livro pela Coordenadoria de Comunicação Social da USP.

Year

1998

Creators

Bonis, Maria Júlia Rangel De

Tengo miedo a perder la maravilla

No summary/description provided

Year

1998

Creators

Lorca, Federico García

Instituto Moreira Salles

The Instituto Moreira Salles, established in 1989 and maintained by Unibanco, promotes activities in the areas of photography, literature, cinema, art courses and workshops. It works as a place for the reception and maintenance of private historical archives, and libraries, over and beyond as a photographic, iconographic and documentation collection. It aims at promoting national culture and its headquarters are located at Poços de Caldas (MG), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) and Porto Alegre (RS).

Year

1998

Creators

Queiroz, Jandira

Editorial

No summary/description provided

Year

1999

Creators

Baccega, Maria Aparecida

A construção do campo Comunicação/Educação

O artigo trata da construção do campo comunicação/educação inserindo-o na cultura. Aborda três aspectos desse campo: a circulação dos bens simbólicos, a transdisciplinaridade que o forma, as mediações dos meios de comunicação que, editando o mundo, formulam e divulgam uma única versão da realidade. Aponta a importância do rádio e da televisão. Mostra a culturada mídia como construtora de significados, os quais se constituem na base da formação das identidades. Recusando visões maniqueístas (ou emissor ou receptor), que levariam à compreensão da mídia apenas como veiculadora de significados, defende uma visão dialógica, inserindo a construção desses significados no território que se que se estabelece entre ambos os pólos.

Year

1999

Creators

Baccega, Maria Aparecida

Internet no ensino

O artigo relata e analisa trabalho didático utilizando a Internet em cursos de Comunicação, como instrumento de pesquisa, apoio ao ensino e como intercâmbio. Avalia os avanços e problemas que estão acontecendo atualmente e mostra que a Internet é mais eficaz quando está inserida em processos de ensino-aprendizagem de comunicação inovadores e participativos.

Year

1999

Creators

Morán, José Manuel

Democracia no território digital

O ciberespaço é a trama informacional construída pelo entrelaçamento de meios de telecomunicação e informática. A Internet é uma de suas partes mais importantes e originou-se como estratégia de defesa norte-americana durante o período da Guerra Fria. Com o abrandamento do conflito bipolar, a rede alastrou-se em outros setores e adquiriu escala global. Sua força está em sua organização descentralizada, na manipulação de informações e ações feitas remotamente, e na inexistência de limites geopolíticos. Com sua potência global, o ciberespaço vem se mostrando campo de atuação de forças locais que, após a consolidação informacional no território digital, dinamizam transformações culturais no território geopolítico.

Year

1999

Creators

Duarte, Fábio

Transdisciplinaridade: o desafio de inovar

This article aims at reporting on results analyzed by multi-professional actors who investigate data on the academic levels achieved by a sample of young people born between 1978/79 in the city of Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil. These data were related to the complex socioeconomic reality of Country, to the complex matter of schooling and school dropouts. This was possible thanks to the program of the Social Pediatrics Course (FMRP-USP), which allowed for the undertaking of an articulation with the purpose of the Nucleus for the Study of Children and Adolescents and of the Science Teaching Laboratory at (FFCL-USP).

Year

1999

Creators

Miranda, Maria Inês F. Barbieri, Marisa R. Haeffner, Leris S. B. Tavares, Carlos H. F. Barbieri, Marco Antônio

Comunicação, ensino e temática ambiental

Este artigo tem como objetivo buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, visando à aproximação da universidade com o ensino de primeiro e segundo graus ou, respectivamente, ensino fundamental e médio. Reflete sobre as possíveis formas de melhorar a qualidade de ensino relacionado à temática ambiental. Considera, sobretudo, a relação do trabalho em sala de aula e as informações adquiridas através dos meios de comunicação, inclusive o Projeto TV Escola, destacando a necessidade de se capacitar professores para uma visão integradora da problemática ambiental, na busca de soluções para os problemas ambientais da comunidade em sua complexidade socioeconômica e política.

Year

1999

Creators

Bortolozzi, Arlêude

Ensino de arte nos Estados Unidos e no Brasil

O artigo trata do desenvolvimento do ensino de arte nos Estados Unidos, através da Arte-Educação Baseada em Disciplinas - DBAE. Destaca como sua influência no Brasil colaborou para a proposição de um currículo que interligasse o fazer artístico à História da Arte e à análise da obra de arte, privilegiando o desenvolvimento da criança e respeitando suas necessidades de expressão. Esta proposta curricular ficou conhecida como Proposta Triângular e foi elaborada pela professora Ana Mae Barbosa.

Year

1999

Creators

Silva, Marisa Tsubouchi da

Arte-Educação, ética e estética

O autor discute a necessidade de a escola resgatar, através da disciplina Arte-Educação, além das técnicas e práticas artísticas, o exercício da expressividade e da emoção da criança. Salienta a oportunidade de projetos que resgatem e dêem vida à experimentação nas quais a imaginação, a sensibilidade e a identidade aconteçam fora de programações competitivas e estereotipadas.

Ensino, multimídia e globalização

O artigo discute as perspectivas que se apresentam para a Educação para os Meios no mundo globalizado. Ressalta a necessidade de se atentar para o aprofundamento das desigualdades socioeconômicas e da concentração do acesso às informações e ao conhecimento que as tecnologias promovem, tornando ainda mais excluídas as populações do hemisfério Sul. Aponta a importância de a Educação para os Meios estar comprometida com a democratização do acesso, da produção e circulação de conhecimento, buscando a construção de uma sociedade produtiva, justa e coesiva; e a formação da cidadania local e global.

Year

1999

Creators

Aparici, Roberto

Processos educativos e canais de comunicação

A maior parte dos sistemas educativos atuais - particularmente os de ensino a distância - privilegia uma matriz de ensino individualizada, dirigida a educandos isolados, e inibidora de sua auto-expressão. O presente trabalho analisa os efeitos pedagógicos e sociais desta modalidade e suas conseqüências para a futura configuração da comunicação educativa. Ressalta a importância do diálogo próprio da educação presencial para o exercício da comunicação na formação de cidadãos livres e autônomos, comparando-o com a educação que se utiliza predominantemente da tecnologia, visando apenas à transmissão de informação, a qual pode acabar tornando o educando um ser autômato. Nesse contexto, o autor analisa a educação a distância.

Year

1999

Creators

Kaplún, Mário