RCAAP Repository

Dos paradigmas interculturais à ação educacional autogerida

Este texto pretende relatar a experiência da graduação, em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário, da Universidad Tecnológica de Pereira, na Colômbia, com as comunidades indígenas Embera Chamí, dos Departamentos de Risaralda e Caldas. Iniciamos com um percurso sócio-histórico e conceitual do surgimento da educação indígena, com a finalidade de contextualizar o leitor no âmbito referido. A segunda parte faz um percurso do contexto institucional – a Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Tecnológica de Pereira e a criação da graduação em Etnoeducação e Desenvolvimento Comunitário. Encerra-se relatando o processo de educação intercul- tural de uma perspectiva educomunicativa (Entre O CONCEBIDO/O VIVIDO: uma relação para qualificar o olhar).

Year

2013

Creators

Izquierdo Barrera, Martha Lucia

Cedeca Interlagos: Fotografia e educomunicação para o desenvolvimento humano

Resumo: Propõe-se, dentro dos estudos de comunicação, qualificar o impacto das atividades realizadas pelo ponto de cultura e Centro de Defesa da Criança e Adolescente – Cedeca Interlagos – junto de seu público, bem como analisar especial- mente os efeitos dos projetos de oficinas fotográficas desenvolvidos na entidade e em outras, coordenados pelo autor des- te artigo. Como material relevante para nossos estudos, recuperamos, através de entrevistas, a visão de alguns participantes das atividades realizadas entre o período 2007 e 2012. Sustentado por diversos olhares, mas sendo costurado a partir da ótica de um fotógrafo e gestor da comu- nicação, este trabalho tem por finalidade discutir, num plano geral, a fotografia e a Educomunicação para o desenvolvimento humano.

Year

2013

Creators

Bueno, André

Pais, adolescentes, internet e escola: uma relação delicada

Resumo: Tatiana Jereissati e Juliano Cap- pi, coordenadores do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), entidade que pertence ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), comentam os resultados de duas pesquisas realizadas recentemente: a TIC Educação 2011, sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras, e a TIC Kids Online Brasil, realizada pela primeira vez em 2012, com adolescentes de 9 a 16 anos, usuários de internet, e também com seus pais, com o propósito de medir as oportunidades e riscos relacionados ao uso da internet.

Year

2013

Creators

Nonato, Cláudia

Rebelde(s): consumo e valores nas telenovelas brasileira e mexicana

Resumo: Partindo de duas pesquisas que se debruçaram sobre produtos midiáticos afins – Rebelde (veiculada no Brasil entre 2006-2007) e Rebeldes (2011) –, lançamos mão de seus discursos e buscamos traçar conexões sobre questões relacionadas a consumo, a temáticas centrais em pauta em ambas as telenovelas e a valores prezados por seus respectivos sujeitos receptores.

Year

2013

Creators

Baccega, Maria Aparecida Budag, Fernanda Elouise Ribeiro, Lucas Máximo

Circo e sociabilidade em São Paulo

Janete Souza Oliveira cresceu ouvindo dos pais as histórias do Circo Pio- lin, instalado na Praça Marechal Deodoro, em São Paulo, desde 1943. E percebeu o quanto isso foi determinante para que ela, empregada doméstica, e ele, motorista, pudessem ter uma sociabilidade fora das longas jornadas de trabalho a que se de- dicavam em casas de famílias abastadas da região de Higienópolis. Neste depoimento, esta “quase socióloga”, como se define, que abandonou o curso da Escola Livre de Sociologia e Política para morar na África, onde passou oito anos de sua vida, filha de dona Gersira e do senhor Joaquim Adão, lembra a importância do circo e das comédias na vida social das classes menos privilegiadas da capital paulista.

Year

2013

Creators

Sousa Junior, Walter de

Produção coletiva de webnovelas: um estudo sobre metodologias dialógicas e participativas

Este texto relata uma experiência de Comunicação e Educação que resultou na produção e veiculação, no YouTube, de cinco webnovels realizadas por crianças de classe popular moradoras de uma comu- nidade na periferia urbana da cidade de São Paulo. Com esta iniciativa, buscamos verificar a hipótese teórico-metodológica da mídia-educação enquanto metodologia colaborativa na prática escolar transforma- dora. Questionam-se as denúncias que reduzem as tecnologias a um fenômeno meramente de mercado. Defende-se o uso das tecnologias digitais com as crianças como uma questão de direito à inclusão digital, de criatividade e de produção cultu- ral coletia. Apresentamos uma reflexão de caráter metodológico sobre uma pesquisa participante feita com trinta crianças em uma escola pública.

Year

2013

Creators

Orofino, Maria Isabel Rodrigues

O poema do mau agouro

A revista oferece aos seus leitores o texto completo de “O corvo”, escrito por Edgard Allan Poe. O poeta, contista, editor, crítico literário, Edgard Allan Poe, nasceu em Boston, no dia 19 de janeiro de 1809, e morreu em Baltimore, em 7 de outubro de 1849. Ao lado de obras-primas da ficção policial, do mistério e do macabro, publicou, em janeiro de 1845, após quase dez anos de reescritas, aquele que é considerado um dos mais importantes poemas de todos os tempos, “The Raven” [O corvo]. Nele é representada a misteriosa figura de um corvo, que encarna o inevitável caráter da morte. O texto, contudo, expande outras áreas de significação, promovendo diálogos com a tradição do ultrarromantismo e do sofrimento com a perda da mulher amada. A tradução que escolhemos foi feita pelo poeta português Fernando Pessoa. 

Year

2013

Creators

Adilson, Citelli

Reinventando a educação para reinventar a mídia

O artigo faz uma análise de três obras que privilegiam – cada uma sob uma perspectiva distinta – a mídia educação: Educomunicação: imagens do professor na mídia, coordenado por Adilson Citelli; Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes, de Muniz Sodré, e Idade mídia, de Alexandre Sayad. O tema, presente entre os trabalhos apresentados no IV Encontro Brasileiro de Educomuni- cação, em 2012, também está em um ma- nual que foi recentemente disponibilizado pela Unesco. São livros atuais, que não podem faltar na bibliografia de disciplinas voltadas à reflexão epistemológica e ao planejamento da ação prática no campo da Educomunicação.

Year

2013

Creators

Soares, Ismar de Oliveira

Transnacionalização e transmidiação da ficção televisiva em países ibero-americanos

A resenha apresenta alguns aspectos do Anuário Obitel 2012 – Trans- nacionalização da ficção televisiva nos países ibero-americanos, obra resultante de pesquisas desenvolvidas em onze países sobre a produção, exibição e circula- ção de programas de ficção. No presente tex- to, destacam-se dois dos assuntos tratados no anuário: a transnacionalização da ficção televisiva como marca de um atual quadro de trocas e fluxos no âmbito ibero-americano e a transmidiação da ficção televisiva, sobretudo nas redes sociais.

Year

2013

Creators

Mungioli, Maria Cristina Palma Karhawi, Issaaf

Meia-Noite em Paris. Na hora aberta da meia-noite: o cinema, as artes e a sedução da Modernidade

Resumo: A autora faz uma análise do filme Meia-noite em Paris (Midnight in Paris), co- média dramática cujo roteiro e direção foram conduzidos por Wood Allen, em 2011, que retoma o realismo mágico de outros filmes e mostra em sua obra um pouco sobre uma das épocas históricas que marcaram muitas gerações pela força dos movimentos artísti- cos e revolucionários: o início do século XX em Paris. A sedução que a cidade, suas luzes e sua modernidade exerceram e continuam a exercer sobre intelectuais e artistas de várias partes do mundo.

Year

2013

Creators

Magno, Maria Ignês Carlos

Atividades com Comunicação & Educação Ano XVIII – n. 1

Os temas tratados nesta revista, por serem sociais, têm natureza diferente das áreas convencionais da escola tradicional. Tratam de situações que estão sendo vividas pela sociedade nas diferentes comunidades e, nessas, o espaço dos jovens, sejam esses alunos, professores e/ou trabalhadores das corporações. 

Year

2013

Creators

Itacarambi, Ruth Ribas

Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação

The paper analyses the historical aspects related to the approximation between Communication and Education, considering the emergence of projects in the area and the mobilization of institutions around the subject in the last 60 years. An example was the search of Unesco for the involvement of Latin American states in a matter that seemed secondary to everyone. Then, the paper focuses specifically on the Latin America context, showing how, from the 1960s, something specific and typical occurs, separating the movement towards the media education in Latin American countries from the European and North American efforts to promote Media Literacy. The paper also analyses the role of the I International Congress on Communication and Education (São Paulo, 1998) in making known worldwide a concept that would give new life to the promotion of media education in the continent: the Educommunication.

Year

2014

Creators

Soares, Ismar de Oliveira

Editorial

No summary/description provided

Year

2012

Creators

Editores, Os

Educação e Comunicação: Textos, Imagens e Redes

O texto sustenta a ideia de que as redes sempre estiveram presentes no desenvolvimento dos meios de comunicação. Entretanto, a partir da segunda metade do século XX, um novo modelo de rede se tornou realidade: ‚exível, multidirecional, interativa e não centralizada. A rede de comunicação por computadores tem se tornado importante na educação formal e não formal e tem se constituído um veículo de difusão, relacionamento e informação entre educadores. Por isso, mais do que nunca, é importante que professores e pesquisadores participem da rede, conheçam-na e possam orientar os usuários a também fazerem isso da melhor forma. A educação para os meios lhe dará as garantias de um uso consciente e crítico.

Year

2012

Creators

Costa, Maria Cristina Castilho

Os Porquês de Uma Política Nacional de Mídia-Educação

This paper aims to provide a conceptual overview that supports international initiatives to promote media literacy policies, which include the promotion of abilities to access, evaluate and use both new and old media, connecting the development of technical, cultural and political skills. In doing so, it retrieves UNESCO initiatives, from the early 80s to the present, and also complements the scenario with the actions carried out by the European Union and the Ofce of Communications, the British media regulator. At the end, the paper presents the UNESCO’s curriculum for teacher training in media and Information Literacy.

Year

2012

Creators

Siqueira, Alexandra Bujokas de Canela, Guilherme

A comunicação cientíífica nos espaços de educação não formais

Na nova dinâmica social da atualidade, percebe-se que a comunicação e a educação científica ocupam lugar preponderante. Este artigo tem como objetivo discutir a premissa de que a educação cientíƒfica acontece além dos muros das academias, encontrando, nos espaços midiáticos, novas formas de cognição. Ressalta-se, ainda, que as TIC’s estabelecem uma nova pedagogia da percepção, criando habilidades e apropriando-se da informação através da experimentação e da interatividade, o que torna o sujeito, dessa forma, tanto receptor como produtor de conhecimento.

Year

2012

Creators

Cavalcanti, Cecilia C.B.

Interpretação de Representações Visuais: Lady Gaga em Cena

Esse artigo tem como propósito apresentar um instrumental semiótico para orientar a interpretação de representações visuais. Toma-se como objeto de análise uma representação visual da cantora Lady Gaga,valendo-se da semiótica peirciana e do percurso de análise proposto por Santaella. Durand1 Miège2, Dondis3, Santaella e Nöth4, além de Maffesoli5, são autores que fundamentam aspectos comunicacionais relativos à imagem na contemporaneidade. Constitui a relevância desse artigo enfatizar que o potencial signi‰cativo da representação visual está latente na sua própria materialidade.

Year

2012

Creators

Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de Drigo, Maria Ogécia

Precisamos Realmente de Educação Para os Meios?

The article describes briey the history of Media Education in the United Kingdom, relating it to the global evolution of the concept and its application, in order to undertake a detailed analysis of this phenomenon in relation to Media 2.0 – reecting on its impacts on Media Education all over the world.

Year

2012

Creators

Buckingham, David

Transitions from the body to the voice, in search of the other: towards the bilingual actor

A autora investiga, neste artigo, os fenômenos e consequências decorrentes do deslocamento geográfi‚co sobre o processo de reconstrução da linguagem, analisando a infl…uência da língua mãe em confronto com o aprendizado e uso de um novo idioma e correlacionando este processo à própria construção da identidade pessoal e cultural do indivíduo.

Year

2012

Creators

Santos, Gaça dos

Educação Para a Comunicação Televisiva

The text analyzes some of the changes occurred in the interface between Education and Communication, focusing particularly on televised communication – a discussion that reached its peak in Latin America in the 1980s. After providing a brief history of the evolution of the subject in that period, the text discusses the main challenges faced by those who work on these means of communication with children and proposes activity models and public policies to reinforce their benets.

Year

2012

Creators

Fuenzalida, Valerio