RCAAP Repository
The Special One. Fenomenologia do herói desportivo
A partir da caracterização do herói como categoria literária, procede-se a uma reflexão acerca do herói desportivo, com recurso a instrumentos de análise facultados pelos estudos narrativos. O herói desportivo é uma entidade valorizada pela projeção pública das narrativas mediáticas em contexto de comunicação de massas; nesse âmbito, certos gêneros narrativos (como a biografia) procedem à configuração de um herói conformado pela proliferação de imagens, sobretudo de TV. Além disso, frequentemente o herói desportivo concentra em si os valores e os desejos do coletivo que representa; quando o herói é vencido, a sua queda arrasta esse coletivo.
Programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade de São Paulo: aspectos comunicacionais
Análise do “Programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade de São Paulo”, através das atividades realizadas sob a responsabilidade da Escola de Comunicações e Artes da USP como colaboradora do Programa. Sob a perspectiva da Gestão da Comunicação é verificado o intercâmbio de informações entre as gerações da graduação e da terceira idade, a partir da premissa fundamental do programa: “Possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações com os jovens”.
Giselle Beiguelman, uma pensadora da contemporaneidade
Giselle Beiguelman, midiartista, pesquisadora e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, dedicase às complexas relações existentes entre literatura e novos meios. Suas pesquisas, teóricas e criativas ao mesmo tempo, sobre essa relação, produziram aplicações multimídia bastante densas, tais como “O livro depois do livro” e “Link-se”, em que se discute e se experimentam as mudanças que estão ocorrendo no código e no suporte escrito a partir do surgimento dos meios digitais. Mais recentemente, Beiguelman tem voltado as suas indagações para as plataformas wireless, produzindo obras especificamente pensadas para difusão nesse circuito. Nesta entrevista para C&E, ela fala um pouco sobre a sua trajetória,pesquisas e também sobre as preocupações com as novas gerações tecnológicas.
A transmidialidade em Morde & Assopra: uma reflexão sobre consumo cultural e construções narrativas
A partir da telenovela Morde & Assopra (Rede Globo de Televisão) e do blog Caçadora de Dinossauros (constituinte da trama), miramos nossas reflexões na construção narrativa e no papel do gênero e do formato televisivo em um contexto transmidiático. De que maneira matrizes culturais e formatos industriais se relacionam na elaboração/ressignificação de uma história que faz uso de recurso transmídia? Outro ponto de atenção é o consumo da narrativa por parte dos receptores e sua interação com instâncias da produção. Nosso interesse está no papel do consumidor em um cenário de múltiplas plataformas comunicativas.
2013
Baccega, Maria Aparecida Antonacci, Andréa
Ecléa Bosi: formando o olhar de testemunhas do presente
Ecléa Bosi é professora titular da Universidade de São Paulo desde 1982. Em 2008, recebeu do Instituto de Psicologia da USP o título de “Professor Emérito”, em reconhecimento por sua obra e suas realizações na área de Psicologia Social. Tem uma significativa obra no campo da psicologia social brasileira. Entre seus livros, destacam-se “Memória e Sociedade – lembranças de velhos”, “Cultura de massa e cultura popular – Leituras de operárias” e “O tempo vivo da memória”, entre outros. Seus trabalhos também são referência para outras áreas das ciências humanas, por sua capacidade de entrelaçar arte e ciência. São reconhecidos não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos e na Europa, e se destacam pelo interesse na memória oral. Das pesquisas sobre a memória dos idosos, Ecléa criou a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), programa da USP amplamente reconhecido por sua importância como espaço de participação social e de ressignificação da vida, que está completando vinte anos.
A produção narrativa das crianças no contexto das mídias
Este artigo discute a produção narrativa das crianças no contexto das mídias, tendo como referência a pesquisa realizada com um grupo de crianças em rodas de histórias. A partir disso, apresentam-se algumas narrativas orais que contêm enredos, personagens e características de situações que as crianças disseram ter visto na televisão ou escutado no rádio. Trata-se de indícios que mostram como esses meios de comunicação influenciaram as produções orais das crianças, determinando relações entre a imaginação infantil e o que foi recebido das grandes mídias, uma vez que as crianças envolveram elementos das suas experiências com os da sua própria imaginação. Nessa perspectiva, discute-se também sobre a criança no contexto da contemporaneidade, em que a cultura das mídias exerce significativas influências sobre a produção cultural dos sujeitos.
2013
Ponzi, Girardello Gilka Elvira Campos, Karin Coser de
Mário Chamie: o poeta em busca de novas formas de comunicação
Mário Chamie: o poeta em busca de novas formas de comunicação
Telenovela brasileira: consumo e transmidiação
A resenha apresenta breves discussões sobre os temas da circulação, usos e apropriações da telenovela discutidos na obra Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos, organizada pelas professoras Maria Aparecida Baccega e Maria Isabel Rodrigues Orofino, com artigos de pesquisadores de Comunicação e Práticas de Consumo. O livro reúne artigos sobre produção narrativa e simbólica, estética, lógicas de produção, transmidiação e consumo, a partir de estudos sobre a telenovela Viver a vida, exibida pela Globo nos anos de 2010 e 2011.
2013
Lemos, Ligia Maria Prezia
Níquel Náusea Goes to School: The Uses of Comics in the Classroom
Comics are media that have great influence in modern society. However, the pedagogical use of this material is controversial. Níquel Náusea, a Brazilian underground comic, brings in its pages some issues as biological evolution, genetics and creationism, treated with humor, irony and sarcasm, which are the main features of this kind of comics. In this paper, we discuss the potential pedagogical uses of a particular comic book story (Níquel Náusea strips) in teaching a school subject with strong social implications: the theory of biological evolution. We also discuss the possible directions for the uses of comics in the classroom.
2014
Costa, Alan Bonner da Silva Silva, Edson Pereira da
Contra o esquecimento. Cinema e política atravessados pelas memórias da infância nos filmes: El premio e O ano em que meus pais saíram de férias
A autora propõe um estudo dos filmes: El premio (2011), de Paula Markovitch, e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger, que trouxeram para o cinema as lembranças dos anos de chumbo da Argentina (1976/1983) e do Brasil (1970-1976). A proposta é a de pensar, a partir desses filmes, memórias e história, e um tipo de cinema que vem recuperando, ainda que timidamente, a temática política no cinema da atualidade.
2013
Magno, Maria Ignês Carlos
Imagem, uma janela para a Educomunicação
O relançamento, em 2013, de duas obras sobre a relação entre a imagem e a educação, de autoria respectivamente das pesquisadoras Maria Cristina de Castilho Costa (Educação, imagem e mídias) e Maria Isabel Orofino (Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade), aponta para a importância que o tema do audiovisual vem adquirindo para a área da Educomunicação.
2013
Soares, Ismar de Oliveira
Atividades com Comunicação & Educação Ano XVIII – n. 2
O tema nesta edição tem como propósito fazer a reflexão sobre a literaciadigital e midiática nos diferentes ambientes educativos e por meio de algunssuportes. Tradicionalmente, literacia está ligada a operações de saber ler, escre-ver e contar, mas vários autores têm apresentado a importância da “literacia”ligada a outros domínios, como literacia digital, literacia da informação, literaciacomputacional. Ao lado da ideia da literacia aparece, algumas vezes, a palavra“alfabetização”, conceitos que remetem etimologicamente para competências doconhecimento das letras (literacia) ou do alfabeto (alfabetização).
Editorial
No summary/description provided
Editorial
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Educomunicação: quando pesquisa, extensão e ensino se imbricam!
The paper outlines a sum- mary of the journey of educommunica- tion practice, starting with the research and cultural extension, some of them aimed at studying actions developed in university extension programs, passing by regular and formal education, with the undergraduate and specialization courses, and finally, with the communication & education journal.
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incremen- tar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo.
2013
Hack, Josias Ricardo Ramos, Fernando Santos, Arnaldo
Ficção científica: utopia ou distopia? Felicidade, angústia e prazer na pós-modernidade
A proposta do artigo está base- ada no interesse em aprofundar estudos de ficção científica, e em procurar fazer um paralelo dos problemas existenciais do mundo contemporâneo, mormente a angústia, citados principalmente pelos autores Richard Sennett, Russsell Jacoby e Zygmunt Bauman, considerados por alguns como pós-modernos. Vários exemplos são citados para corroborar as observações apontadas no texto. Conceitos como felicidade e liberdade são colocados à prova e a ficção científica é usada como exemplo, mostrando o vício tecnológico e a desnaturalização da sociedade. Conclui-se que a imagem da realidade evidenciada em filmes de ficção científica pode auxiliar na reflexão de nossos atos e, dessa forma, tentar contribuir para atitudes futuras.
Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen
Discute a importância das histórias em quadrinhos como suporte nos procedimentos pedagógicos, em especial sua aplicação no ensino de temas próprios das Ciências Sociais, por meio de um estudo de caso utilizando a obra Watchmen, do roteirista britânico Alan Moore. Busca estudar a proficiência no entendimento das mensagens transmitidas pelos códigos escritos e visuais, quando apresentados em conjunto. Relaciona especificamente as características da aplicação da linguagem gráfica sequencial às técnicas de ensino.
2013
Vergueiro, Waldomiro Pigozzi, Douglas
Cruzando espaços: proposta de contribuição para a Wikipédia
Este artigo relata uma experiência em projeto pedagógico com reforço na contribuição social. Trata da adoção em sala de aula de sítio wiki, em que os alunos realizam seus trabalhos finais das disciplinas ministradas para curso de Jornalismo. Em extensão a essa proposta, o artigo apresenta os primeiros passos em direção ao aproveitamento desses mesmos trabalhos, com o intuito de complementar tópicos, ou criar temas relevantes, na Wikipédia.
2013
Gomes, Mayra Rodrigues Paganotti, Ivan
Redescobrindo o interesse pelas ciências: a chave para uma sociedade tecnológica
Apesar de vivermos em uma sociedade resultante da ciência e da tecnologia, estamos cada vez mais afastados delas. Neste artigo pretendemos mostrar como uma má aprendizagem de disciplinas científicas produz um crescente desinteresse dos jovens pelo assunto. É fundamental que a sociedade da informação e comunicação promova uma aprendizagem mais adaptada aos tempos atuais, que considere as no- vas formas de aprender a aprender algo essencial em uma sociedade desenvolvida.