RCAAP Repository

Práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos-SP

O presente projeto de pesquisa teve por objetivo analisar as condições das práticas esportivas escolares (PEEs) do ensino fundamental no município de Santos-SP, com relação a: a) existência ou inexistência das mesmas; b) descrição dos recursos materiais e financeiros; c) caracterização dos professores/treinadores; d) planejamento do programa desenvolvido. Para isso, aplicaram-se questionários compostos de questões abertas e fechadas aos coordenadores/diretores (n=15) e professores/treinadores (n=85) de escolas que oferecem PEEs. Verificou-se que 85% das escolas de Santos oferecem as PEEs, entretanto, poucas crianças são atendidas nos programas. Os recursos materiais e financeiros das escolas privadas são melhores do que os das escolas públicas, embora as escolas municipais apresentem boas instalações, já que utiliza espaços cedidos pela secretaria de esportes e comunidade. A maioria dos professores/treinadores é do sexo masculino e ex-atletas das modalidades que ministram. Os professores/treinadores de escolas privadas e estaduais possuem melhor formação do que os das escolas municipais. A maior parte dos diretores/coordenadores de escolas privadas e municipais acredita que as PEEs não estão inseridas no projeto político pedagógico (PPP) da escola. Os objetivos das PEEs são diferentes nas redes de ensino avaliadas e na comparação entre os discursos dos diretores/coordenadores e professores/treinadores. Apesar do potencial das PEEs de possivelmente contribuir para a formação para a cidadania e democratização da prática esportiva, observamos que na cidade de Santos-SP tal fato não vem ocorrendo, uma vez que os programas avaliados atendem a poucas crianças e jovens, e parecem distantes do PPP das escolas

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Carla Nascimento Luguetti

Antropometria e desempenho técnico de jovens atletas de basquetebol do sexo feminino

Os objetivos do trabalho foram, com relação a jovens atletas de basquetebol do sexo feminino com idades de 14 à 17 anos de duas categorias competitivas diferentes (mirim e infanto-juvenil): 1) Descrever as características antropométricas, tempo de prática na modalidade, idade cronológica, idade de menarca e fundamentos técnicos por categoria competitiva; 2) Verificar o efeito das categorias competitivas sobre as variáveis antropométricas e fundamentos técnicos; 3) Verificar a relação entre os fundamentos técnicos e as variáveis antropométricas, tempo de prática na modalidade, idade cronológica. Em média as atletas da categoria infanto-juvenil apresentam melhores resultados que as atletas da categoria mirim na maioria das variáveis consideradas; porém só foram verificadas diferenças significativas entre os grupos nos testes de arremesso, drible e passe, o teste de movimentos defensivos apresentou valor significante marginal (p=0,05). Os fundamentos técnicos apresentaram correlações significantes com as variáveis de tempo de prática na modalidade e idade cronológica, por outro lado as variáveis antropométricas apresentaram baixas correlações não significantes com os testes de fundamentos técnicos. Assim, conclui-se que o estudo permitiu uma reflexão sobre a importância dos fundamentos técnicos na formação de jovens atletas de basquetebol do sexo feminino

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Fernando de Oliveira Paes

Efeitos do modelo tradicional de periodização sobre o desempenho físico, desempenho competitivo e variação técnica de jovens atletas de judô

O objetivo do presente estudo foi verificar a influência do modelo tradicional de periodização (com picos múltiplos) sobre a aptidão física em testes de campo, desempenho competitivo e variação técnica em competições de judô. Neste sentido, a amostra foi composta por atletas das classes Juvenil e Júnior que foram monitorados ao longo de duas temporadas anuais de treinamento (12 atletas por temporada), nas quais foram quantificados parâmetros da carga interna (Carga de Treinamento e o Training Strain) de cada período de treinamento, por meio da percepção subjetiva de esforço da sessão. O desempenho físico foi avaliado em momentos de alteração dos períodos de treinamento, mensurando a potência de membros inferiores (salto horizontal), a resistência de força dinâmica de membros superiores (teste de barra com o judogi) e a aptidão aeróbia e anaeróbia em situação específica (SJFT - Special Judo Fitness Test). Adicionalmente, nas competições principais, os combates foram filmados para posterior quantificação do desempenho competitivo (percentual de vitórias, pontos conquistados, pontos sofridos, índice de eficiência de ataque e índices de efetividade) e da variação técnica (técnicas de projeção, técnicas de domínio e direções dos ataques efetivos). As variáveis foram comparadas via modelo misto para análise de medidas repetidas, seguido por teste de Bonferroni. As associações entre as variáveis foram testadas via coeficiente de correlação de Pearson ou de Spearman. Na temporada 2011, houve diferenças (P < 0,05) na Carga de Treinamento, Training Strain, salto horizontal, teste de barra com o judogi, percentual de vitórias, pontos conquistados, pontos sofridos, índice de eficiência de ataque, direções de ataque, técnicas de projeção e de domínio, bem como correlação entre a Carga de Treinamento três dias antes do Campeonato Paulista Fase Regional e o índice de eficiência de ataque nesta competição (r = - 0,832; P = 0,001; muito grande). Na temporada 2012, verificou-se diferenças (P < 0,05) na Carga de Treinamento, Training Strain, salto horizontal, teste de barra com o judogi, nas variáveis número de projeções, frequência cardíaca após um minuto de repouso e índice do SJFT, pontos conquistados e técnicas de projeção efetivas, além de correlações entre o número de projeções no SJFT com o índice de eficiência de ataque (r = 0,629; P = 0,028; grande) e o percentual de vitórias (r = 0,634; P = 0,027; grande) no Campeonato Paulista Fase Inter-regional. A relevância do monitoramento da carga interna de treinamento e do desempenho físico foi reforçada pelas associações com parâmetros de desempenho competitivo. Embora os indicadores de desempenho físico, desempenho competitivo e variação técnica tenham sofrido alterações ao longo das temporadas, estas variações ocorreram de maneira dessincronizadas, aparentemente sem influência das cargas de treinamento adotadas. Assim, os resultados do presente estudo indicam que, para jovens atletas de judô, o modelo tradicional de periodização (com picos múltiplos) não desenvolve adaptações contínuas sobre os parâmetros de desempenho analisados, mas parece ser eficiente na elevação do desempenho físico no início da temporada e posterior estabilização destas adaptações

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2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Marcus Fabio Agostinho

Iniciação nas modalidades esportivas coletivas de invasão: a possibilidade de uma prática transferível

As modalidades esportivas coletivas de invasão (MECi) despertam grande interesse aos envolvidos com esporte no Brasil, mas o olhar dado à formação não é o mesmo dado ao alto rendimento, muitas vezes desconsiderando-se as características desse grupo de modalidades no processo de iniciação. Com o fim de valorizar essas características, há disponível na literatura diversas propostas de iniciação nas MECi. Considerando essas propostas e modelos de formação esportiva em longo prazo, esse estudo objetivou verificar a possibilidade de uma prática transferível na iniciação nas MECi, avaliando se o desempenho de praticantes de uma MECi é semelhante em outra MECi. Foi realizada uma pesquisa descritiva observacional, com jovens atletas de handebol e de basquetebol do sexo masculino. Cada jogador foi avaliado ao realizar jogos das duas modalidades, através do Game Performance Assessment Instrument. A partir dessa avaliação, o desempenho que os jogadores tiveram nas duas modalidades foi comparado. Os resultados mostraram que o desempenho dos sujeitos em ambas as modalidades foi semelhante, ou seja, o desempenho que os jogadores tiveram na modalidade que não praticavam foi tão bom quanto na sua modalidade de origem. Esses resultados, aliados a outros estudos e projetos disponíveis na literatura, indicam que é possível adotar a prática transferível como estratégia para iniciação nas MECi, explorando suas similaridades e deixando a cargo de uma etapa de especialização futura, o aprofundamento nas questões específicas da modalidade escolhida

Year

2022-12-06T14:53:37Z

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Thatiana Aguiar Freire Silva

Esporte e \"resistência psicológica\": um estudo das características comportamentais de atletas maratonistas

O principal objetivo deste estudo foi o de abordar o comportamento de atletas maratonistas, no que diz respeito à resistência psicológica durante o transcorrer da prova. O estudo restringiu-se a pesquisar opiniões de sete atletas, quatro do sexo masculino e três do feminino, que participavam de provas de maratonas promovidas pelas organizações que representam a modalidade no Brasil. Os dados foram coletados mediante a aplicação do instrumento denominado Inventário do Comportamento do Maratonista, criado e desenvolvido pela autora do presente estudo, visando compreender o processo de elaboração mental quanto à resistência psicológica dos atletas no transcorrer das provas. O instrumento é composto de sete questões objetivas e descritivas que possibilitam a obtenção de informações sobre fatores sociais e psicológicos dos atletas maratonistas e de como eles se comportam e descrevem as suas percepções (pensamentos, sentimentos e emoções) quanto à resistência psicológica. Os resultados alcançados foram baseados em 242 falas dos atletas foram classificadas em onze categorias cujos percentuais obtidos se desenvolveram da seguinte forma: persistência (19,4%), determinação (15,7%), precisão técnica (15,7%), seguidos de estratégia mental (10,7%), escolha da tarefa (9,9%), aspectos psicossomáticos (8,3%), conflito (7,4%), relação social (5,8%), religiosidade (4,9%), infraestrutura (1,2%) e aspecto físico (0,8%). Conclui-se que, o comportamento dos atletas maratonistas está estritamente relacionado com a resistência psicológica no que diz respeito a finalizar as prova de maratona

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Elizabeth Leite Bettencourt de Souza Augusto

Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático

presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático. Nessa perspectiva, a ação tática é colocada no centro do processo de ensino-aprendizagem, e a atividade de ensino central são os exercícios táticos, contextualizados o mais próximo possível da situação real de jogo. Os alunos são incentivados a tomarem decisões e a refletirem sobre as ações em relação aos problemas que emergem no contexto (confronto) de jogo. Os adeptos dessa perspectiva de ensino defendem que, assim, estimulariam a formação de alunos/jogadores inteligentes e criativos. Para auxiliar a construção do programa foi elaborado um modelo do jogo de futsal. A construção da representação ocorreu a partir de um diálogo entre uma concepção empírica da modalidade, construída por treinadores experientes, e concepções de Modalidades Esportivas Coletivas existentes na literatura. Optou-se por um recorte sistêmico do fenômeno com o intuito de superar a perspectiva tecnicista, em que a ação no jogo é vista como a justaposição de gestos técnicos, e realçar a importância da tomada de decisão. Após a construção do modelo e a avaliação do desempenho tático dos selecionados a participar do estudo, partiu-se para construção do programa a ser investigado. Participaram do estudo oito alunos, com idade entre sete e oito anos, integrantes de um curso-extracurricular de futsal de uma escola particular de São Paulo. O programa teve duração de oito semanas, sendo realizadas duas aulas de uma hora por semana, totalizando 16 aulas. Os dados indicaram uma melhora significante no desempenho tático dos participantes após 16 sessões de treinamento. A despeito de o programa ter sido aplicado em apenas uma amostra (com características peculiares) com número reduzido de participantes, tais evidências contribuem para o avanço nas discussões sobre perspectiva tática e respectivas estratégias de ensino, assim como para o fortalecimento da modelação do jogo construída

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Rafael Batista Novaes

Respostas fisiológicas e análise técnico-tática em atletas de brasilian jiu-jitsu submetidos à luta fragmentada e simulação de competição

O objetivo deste estudo foi analisar as respostas fisiológicas e realizar análise técnico-tática em atletas de Brazilian jiu-jitsu durante luta fragmenta e simulação de competição. Para isso, 10 atletas foram submetidos a avaliações em luta fragmentada (2 min, 5 min, 8 min e 10 min) e 10 atletas a avaliações em competição simulada (4 combates de 10 min). Foram realizadas coletas sanguíneas (para inferência da demanda energética, respostas hormonais, lesões celulares e equilíbrio hidroeletrolítico), aplicados testes físicos e escalas de percepções de esforço e recuperação. Adicionalmente, os combates foram filmados para análise técnico-tática e determinação da estrutura temporal. Os principais resultados apontam que: (1) nas lutas fragmentas, os combates de maior duração geraram concentrações mais elevadas de lactato e glicose, assim como maior percepção subjetiva de esforço e diminuição da resistência de pegada em teste específico. No entanto, não houve alteração importante da estrutura temporal em nenhum tempo de luta; (2) na competição simulada, os últimos combates apresentaram menores concentrações de lactato, catecolaminas e insulina. Adicionalmente, ocorreram aumentos dos marcadores de lesões celulares nos últimos combates indicando possível dano muscular. A força máxima isométrica de preensão manual apresentou declínio, predominantemente, a partir do terceiro combate. Embora esses dados apontem para a instalação de fadiga, a estrutura temporal dos combates não foi alterada significativamente. As percepções de esforço e recuperação não se alteraram durante a competição simulada. Assim, conclui-se que tempos diferentes de combate resultam em respostas metabólicas diferentes, as quais não produzem alterações importantes de desempenho. No entanto, os combates sucessivos de uma competição geram diminuição gradual da atividade adrenérgica e glicolítica, as quais são acompanhadas de aumento gradual de indicadores de dano celular e diminuição gradual da força de preensão manual

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Leonardo Vidal Andreato

Construção, validação e aplicação de um programa computadorizado para análise de ações técnicas e táticas em atletas de judô: diferenças entre classes, categorias e níveis competitivos

Essa dissertação apresenta dois objetivos de trabalho (1) desenvolvimento e avaliação um programa computacional para análises técnico-táticas em combates de judô; (2) analisar as ações técnico-táticas utilizadas por atletas de judô de quatro classes de idade (pré-juvenil, juvenil, júnior e sênior), nas oito categorias de peso oficiais do Brasil (super-ligeiro até pesado) no sexo masculino e feminino, em dois níveis diferentes, a saber: (a) Circuito Paulistano e (b) Estadual de São Paulo. Nesta segunda parte, foram analisadas as variáveis: i) estrutura temporal do combate; ii) execução e orientação de golpes; iii) quantificação de pontuação; e iv) caracterização do tipo de pegada. Para verificação da objetividade do programa computacional, três experts realizaram 20 análises de combate, sendo que um deles analisou as mesmas 20 por três vezes (1° expert, n= 20; 2° expert n= 20, e; 3° expert n= 60). Para a comparação entre grupos observados no segundo estudo e para verificar a correlação de concordância (CCC) entre as medidas dos experts, utilizou-se a Análise de Variância e, quando necessário, post hoc de Tukey, com nível de significância adotado de 5%. Os resultados quanto ao programa demonstraram forte correlação intra e inter-expert, com alto grau de concordância (> 0,90 de índice) para 41 grupos de variáveis e (>0,80 de índice) para 37 grupos de variáveis, respectivamente. Para o segundo estudo, os principais resultados para o sexo masculino foram: no nível estadual e/ou a classe sênior, utilizam maiores tempos de combate, de luta em pé (tachi-waza) de movimentação livre, de pegada e da variação de pegada e direção de ataque. Nos grupos do sexo feminino, ocorreram diferenças entre o nível estadual e/ou a classe sênior (exceto quando comparado à classe pré-juvenil no tempo de combate sem pausa e no tempo de pegada) e os demais grupos - com tempos maiores para combate, tachi-waza, movimentação livre e pegada -, demonstraram diferenças entre a categoria pesado - que possuiu tempos de combate, tachi-waza, movimentação livre e pegada menores do que as categorias meio-leve, leve e meio-médio. Quanto às diferenças entre níveis, as atletas do estadual apresentaram uma frequência maior de entradas de golpe e de quantidade de tipos de pegada utilizados

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Bianca Miarka

Efeitos da privação de luz sobre o desempenho e as respostas fisiológicas e psicológicas durante exercício aberto e fechado

O sistema visual exerce importante papel para o reconhecimento do ambiente externo e para estabelecer relações entre objetos, tempo e espaço. Além disso, ele está relacionado com o controle e o desempenho motor. O objetivo deste estudo foi verificar se a privação de luz ambiente alteraria o desempenho e as respostas fisiológicas e psicológicas durante dois modelos de exercício, um fechado e um aberto. Onze ciclistas formaram o grupo de exercício fechado (GEF) e completaram um teste de 20 km, enquanto doze indivíduos ativos formaram o grupo de exercício aberto (GEA) e executaram um teste de potência constante até a exaustão (TWC). Após teste incremental máximo, GEF e GEA realizaram exercício na presença (controle) ou privação (experimental) de luz ambiente, em ordem balanceada. Respostas de desempenho, VE, VO2, VCO2 RER, FC, eletromiografia do músculo vato lateral (EMG), percepção subjetiva de esforço (PSE) e pensamento associado ao exercício (PAE) foram obtidas durante, e no ponto final do exercício, em ambas as condições. O tempo total de exercício indicou a resposta de desempenho em GEF e GEA. As respostas das variáveis fisiológicas e psicológicas foram analisadas durante a realização, ou no ponto final do exercício. A média das respostas geradas durante os 20 km no GEF, e as respostas obtidas no mesmo tempo absoluto do TWC no GEA, pareado pelo menor tempo de exaustão atingido no teste, indicaram as respostas durante a execução do exercício. As respostas obtidas nos 5 segundos finais de cada exercício indicaram as respostas do ponto final do GEF e GEA. A taxa de incremento na PSE foi calculada em GEF e GEA, e o erro de predição da distância real percorrida no teste de 20 km foi obtido no GEF. No GEF, não houve efeito da privação de luz sobre o tempo para completar o teste de 20 km, porém a privação de luz gerou menores respostas (P< 0,01) na VE, VO2, VCO2, EMG e PAE, quando comparada ao controle. No ponto final do exercício, nenhuma diferença foi verificada entre as condições. A privação de luz não alterou a taxa de elevação da PSE ou o erro de predição da distância percorrida. No GEA a privação de luz ambiente reduziu o tempo de exaustão (P< 0,05) no TWC e aumentou a resposta do VO2 e EMG (P< 0,05). Entretanto, não foi observado efeito da privação de luz na VE, VCO2 e FC. No ponto final do exercício observou-se menor EMG com a privação de luz (P< 0,03), mas nenhuma diferença nas demais variáveis foi observada. Maior taxa de elevação na PSE foi observada em ambiente privado de luz. Os resultados do presente estudo podem ser interpretados de acordo com a existência de um \"relógio biológico interno\" que calcula a duração tolerável do exercício de acordo com a aproximação ao ponto final do exercício, sugerindo que os efeitos da privação de luz sobre o desempenho possam depender da presença de um ponto final previamente conhecido

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Fabiano Aparecido Pinheiro

Territorialidade e nível do adversário: efeitos nas respostas hormonais e comportamentais em jogadores de basquetebol

O objetivo da presente dissertação foi investigar o efeito da territorialidade e do nível do adversário nas respostas hormonais e comportamentais de jogadores de basquetebol. Para tanto, foram realizados dois estudos. No primeiro, investigou-se o efeito da territorialidade nas respostas hormonais e comportamentais decorrentes de jogos oficiais de basquetebol. Dezoito jogadores, do sexo masculino, de duas equipes da categoria sub-19 (ranqueadas em primeiro e segundo lugar na competição) foram avaliados. As equipes jogaram entre si e, portanto, cada equipe realizou um jogo \"em casa\" e um jogo \"fora de casa\". Amostras de saliva foram coletadas antes e após as duas partidas, para análise dos hormônios testosterona (T) e cortisol (C). Antes do aquecimento, os atletas responderam um questionário de ansiedade pré-competitiva, (Competitive State Anxiety Inventory-2; CSAI-2), e 30 minutos após a partida, classificaram a magnitude do esforço através do método da percepção subjetiva de esforço da sessão (PSE da sessão). A concentração de T PRÉ-jogo foi maior na condição \"casa\" (versus \"fora de casa\"); verificou-se um aumento da concentração de T e C do momento PRÉ- para o PÓS-jogo, independentemente do local do jogo; correlações significantes foram apresentadas entre as respostas hormonais e comportamentais. Esses resultados sugerem a ocorrência do fenômeno da territorialidade, e confirmam que a competição é um evento estressor capaz de alterar a concentração hormonal. No segundo estudo, a influência do nível do adversário nas respostas hormonais e comportamentais de jogadores de basquetebol foi investigada. Dez atletas de uma equipe sub-19 foram avaliados em três jogos oficiais distintos e em uma sessão de treinamento (ST). Em cada um dos jogos oficiais, a equipe enfrentou adversários de diferentes níveis de qualificação, a saber: jogo fácil (JF), jogo médio (JM) e jogo difícil (JD). A classificação do nível do adversário foi realizada por um membro da comissão técnica no início da temporada e monitorada de acordo com a posição de cada uma das equipes durante o campeonato. Foram realizadas coletas de saliva antes e após as quatro condições (três jogos e uma sessão de treinamento) para análise da concentração de T e C. Antes do aquecimento, em todas as condições, os jogadores responderam o questionário CSAI-2 e, aproximadamente 30 minutos após o jogo, responderam a PSE da sessão. A concentração de T aumentou de PRÉ para PÓS no ST e JD; a concentração de T PRÉ-JD foi maior em relação a situação PRÉ-ST. A concentração de C aumentou de PRÉ para PÓS em ST, JM e JD, e a concentração C PRÉ- e PÓS-JD foi maior quando comparada aos mesmos momentos na ST. As ansiedades somática e cognitiva se mostraram maiores no JM e JD em relação ao JF. A autoconfiança foi maior na ST quando comparado com o JM e JD. A PSE da sessão foi maior nos JM e JD em relação à ST. Os resultados do presente estudo indicam que jogos oficiais contra adversários de diferentes níveis podem promover diferentes respostas hormonais e perceptuais

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Ademir Felipe Schultz de Arruda

Estrutura organizacional e qualidade da detecção, seleção e promoção de talentos do judô de alto rendimento no Estado de São Paulo

Para alcançar o sucesso esportivo no contexto internacional, ou seja, conquistar medalhas nas principais competições internacionais, é necessária a interação de diversos fatores, sendo alguns deles os aspectos financeiros, as políticas públicas para o esporte, o desenvolvimento do atleta da iniciação ao alto rendimento, boas instalações esportivas, o apoio à carreira de técnicos, a ciência aplicada ao esporte entre outros. Apesar de o Brasil ainda não ser uma potência esportiva, algumas modalidades esportivas se destacam em competições internacionais, como o judô, a natação, a vela e o voleibol. Identificar os motivos pelos quais essas modalidades apresentam sucesso é importante para contribuir para o esporte no país, assim como para se criar uma referência para outras modalidades. A presente pesquisa teve como objetivo verificar a estrutura organizacional das entidades esportivas e a qualidade dos programas de desenvolvimento de atletas de alto rendimento na modalidade judô, com ênfase nos processos de detecção, seleção e promoção de talentos esportivos (DSPTE) de judocas talentosos nos clubes que se destacam no Estado de São Paulo. Para isso, a pesquisa foi dividida em duas etapas (A e B respectivamente) e contou com participação de nove técnicos e quarenta e três atletas das principais entidades esportivas que desenvolvem o judô no estado. Na etapa A, nove técnicos participaram de uma entrevista semiestruturada baseada em dez fatores para o sucesso no esporte. As entrevistas foram transcritas e analisadas pelo método Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2003). Na etapa B, os quarenta e três atletas responderam a um questionário padronizado sobre a qualidade de detecção e seleção do talento esportivo (DSTE) proposto por Rütten e Ziemainz (2005). Os resultados da etapa A demonstraram que as entidades de prática esportiva são responsáveis pelo desenvolvimento de atleta para o esporte de alto rendimento. Todavia, os técnicos apontaram que não existe uma interação eficiente entre as entidades de judô com as entidades que organizam o esporte e que não existe um sistema nacional de identificação e desenvolvimento de talentos do judô brasileiro. Com relação aos resultados da etapa B, os atletas avaliaram como positivo o apoio dos pais e consideram que conseguir confiança é de fundamental importância na Detecção e Seleção de talentos (DSTE). Por outro lado, classificaram como aspectos negativos o apoio político, os recursos materiais, o papel da escola e a baixa quantidade de atletas detectados e selecionados. Quanto à promoção do talento (PTE), os atletas classificaram como aspectos positivos a qualidade dos treinamentos e dos técnicos, o apoio dos pais e a existência de um bom sistema de competição. Os atletas avaliaram como aspectos negativos o apoio político, econômico e a contribuição da escola para a PTE. De acordo com os resultados obtidos, os atletas do judô são desenvolvidos por cada entidade esportiva de prática, contando com o apoio dos pais e com a boa qualidade dos treinamentos e técnicos, sem que haja uma participação efetiva das entidades de organização esportiva, uma vez que não existe interação entres as entidades para o desenvolvimento da modalidade, assim como não existe um sistema nacional de identificação e desenvolvimento de talentos, e também não se utiliza o esporte na escola para a formação de atletas

Year

2022-12-06T14:53:37Z

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Florio Joaquim Silva Filho

Validação e adaptação do percurso de coordenação vienense - PCV (\"wiener koordinationsparcour\" - WKP) em escolares brasileiros de 12 a 14 anos de idade

As capacidades coordenativas exercem papel fundamental na motricidade, sendo importantes na aquisição e desenvolvimento das habilidades fundamentais, posteriormente das habilidades específicas (esportivas). Essas capacidades são reconhecidas como base para o desenvolvimento das habilidades esportivas que responde positivamente em relação à precisão, economia e efetivação dos movimentos esportivos, levando a um menor gasto de força e energia muscular. É na infância que se observa o melhor ganho em termos de rendimento dessas capacidades, estabilizando-se na adolescência. Apesar da importância das mesmas, existe um número limitado de instrumentos de medida que tenham por objetivo avaliar as capacidades coordenativas de escolares brasileiros na faixa etária de 12 a 14 anos que possam fornecer informações sobre seu desenvolvimento em crianças e jovens. O \"Wiener Koordinationsparcour\" (WKP) é um teste esportivo motor, desenvolvimento por Wawitz (1982) e de origem austríaca que tem por objetivo medir as capacidades coordenativas orientação espacial, reação, equilíbrio, adaptação motora e diferenciação por meio da medição do tempo de realização das tarefas motoras padronizadas nas oito etapas que o compõe. Devido à origem do WKP é necessária sua validação para a realidade brasileira. O presente estudo tem por objetivo a validação do WKP, de forma adaptada, para avaliação das capacidades coordenativas em escolares de 12 a 14 anos de idade. Participaram do estudo, oito especialistas da área de Educação Física e Esporte e 108 escolares de 12 a 14 anos de ambos os sexos. O processo de validação foi composto das seguintes etapas: validade de construto e conteúdo e verificação dos critérios de validade, objetividade e fidedignidade. Inicialmente, foi realizada uma tradução juramentada com a denominação em português de Percurso de Coordenação Vienense (PCV) e comparada às versões publicadas em português. As validades de construto e conteúdo foram realizadas com base no parecer de especialistas. Para verificar a objetividade foram utilizados os escores do tempo de realização do teste obtidos por três (03) avaliadores; para a fidedignidade foram utilizados os escores do teste e do reteste. Utilizou-se a estatística descritiva de freqüência para análise das respostas dos especialistas; o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) foi utilizado para as análises da objetividade e fidedignidade. Também foi utilizado na análise da fidedignidade o teste t-pareado. Os coeficientes de correlação para objetividade foram 0,99 para o gênero feminino e de 1 para o masculino, indicando que o PCV é um teste confiável. No entanto, a fidedignidade apresentou coeficientes de correlação fracos: 0,57 (feminino) e 0,58 (masculino). Realizou-se o teste t-pareado que confirmou a fidedignidade fraca devido às diferenças significantes entre as médias dos escores entre teste e reteste. De acordo com a análise dos especialistas o PCV apresenta validade de construto e de conteúdo. Os resultados indicam que a motivação e a aprendizagem podem ter influenciado nos escores do teste e, consequentemente, na sua fidedignidade. Sendo assim, apesar do PCV refletir a validade de conteúdo e ser um teste confiável, são necessários outros estudos para a obtenção de sua fidedignidade em escolares brasileiros de 12 a 14 anos na realidade brasileira

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Valniria Maria Lopes de Sousa

Home advantage no judô: estudo sobre o sistema de ranqueamento mundial

Em 2009, a Federação Internacional de Judô (FIJ) instituiu um sistema de ranqueamento (SR) para classificar os atletas em suas categorias de disputa e para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Porém, o SR não considera o fenômeno conhecido como home advantage, relacionado à vantagem de vencer quando se compete em casa. Esse fenômeno ainda não foi estudado no judô e se comprovado traz implicações para o SR. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar se há ocorrência de home advantage nas competições que integram o SR no judô, para a conquista de medalha e número de lutas vencidas. Para tal, foram analisadas todas as competições internacionais de judô do SR realizadas em 2009. Para verificar se os atletas que competiram em casa tiveram mais chance de conquistar medalha foi utilizada a análise de regressão logística e para verificar se houve associação do número de lutas vencidas e competir em casa foi utilizado o modelo linear generalizado de Poisson. Os modelos contaram com uma variável de ajuste referente à qualidade relativa dos atletas em duas possibilidades: posição no SR da FIJ e neutro (construído com lutas disputadas em território neutro). A amostra foi dividida em: Grupo I - todas as participações; Grupo II - somente os atletas que haviam competido dentro e fora de casa. Dado que alguns atletas não puderam lutar em território neutro e, portanto, não tiveram codificação para esse SR, foram criados duas subamostras do Grupo I e do Grupo II, excluindo os atletas sem codificação nesta variável. Todas as análises foram realizadas considerando os gêneros conjunta e separadamente. A variável qualidade relativa foi significante em todas as análises e também modificou os modelos (p<0,001). Ao considerarmos a subamostra do Grupo II, a razão de chance para conquista de medalhas foi superior para os atletas que competiram em casa para o grupo masculino (2,33; p<0,001) e feminino (1,58; p = 0,019). A associação entre número de lutas vencidas e competir em casa foi significante para os atletas do masculino (p<0,001), mas não significante para o feminino (p = 0,088). A ausência da vantagem no feminino para número de lutas vencidas pode ter sido limitada e confundida com o número reduzido de atletas participantes em muitas das competições. As atletas que conquistaram medalha em competições mais vazias, não precisaram vencer mais lutas, dado que um número reduzido de vitórias garantia a medalha. É possível que a torcida seja a principal responsável pelos achados, tanto por influenciar o julgamento dos árbitros a favorecer os atletas da casa como pela motivação para os atletas. Outra possibilidade é que aspectos associados à dominância territorial tenham influenciado as disputas masculinas, porém não as femininas. Assim, foi comprovada a existência do home advantage nas competições que integram o SR de judô para conquista de medalha no masculino e feminino, e para número de lutas vencidas apenas para o masculino. Desta forma, é provável que os atletas de países que sediam competições do SR tenham vantagem para a obtenção da classificação olímpica

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Ursula Ferreira Julio

Efeito das alterações induzidas pelo treinamento combinado de força e potência nas ações técnico-tática-estratégicas de jogadoras de voleibol

O objetivo desse trabalho foi observar se as ações de jogo de voleibol (i.e., saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio, defesa), as ações consecutivas e os complexos de jogo (KI e KII) alteram-se com aumentos de força e potência muscular. Vinte e oito jogadoras amadoras de duas equipes diferentes dividiram-se em grupo controle (GC) e experimental (GE), sendo GE submetido a oito semanas de treinamento de força e pliometria (TC) para membros inferiores e superiores. Foram realizados testes de força dinâmica máxima (agacha-mento e supino), T de agilidade modificado, arremesso de medicinebol, salto vertical com contramovimento, força reativa e potência (agachamento com salto e supino com arremesso da barra),e essas variáveis foram denominadas motoras. As ações de jogo foram denominadas de variáveis técnico-tática-estratégicas e foram analisadas quanto à frequência absoluta, relativa e efetividade. Observaram-se melhoras de GE para 1RM no agachamento e supino, tempo do teste T modificado, potência pico de membros superiores e distância no arremesso de medicinebol, com aumento significante desta última também para GC (p<0,05). Não foram observadas diferenças entre os grupos após o TC (p>0,05) em nenhuma das variáveis motoras. Para as varáveis técnico-tática-estratégicas, os efeitos do TC para GE, em relação a GC, parecem influenciar o tipo de levantamento de um modo geral e após uma ação, o tipo de ataque após uma ação, o tempo de ataque, a quantidade de bloqueadores e o tipo de defesa com deslocamentos, assim como, ao considerar a combinação de ações consecutivas, pareceram influenciar o tipo de levantamento nas diferentes zonas de levantamentos após a recepção e a defesa, as inversões do levantamento para maiores distâncias após a recepção e a defesa, bem como a quantidade de bloqueadores para os ataques de bolas mais altas e para as bolas intermediárias, a defesa para os ataques sem bloqueios e com bloqueios simples e as defesas para os ataques mais rápidos. Em relação aos complexos de jogo, ainda, os efeitos do TC pareceram influenciar o tipo e o tempo de ataque quando as recepções são realizadas com deslocamento no complexo I, enquanto no complexo II, pareceram influenciar os tempos de ataque quando a equipe que contra-ataca tem a posse do saque, bem como o tipo e o tempo dos contra-ataques que tiveram início com defesa com deslocamento. Por fim, a efetividade das ações de jogo pareceu ser pouco influenciada pelas alterações induzidas pelo TC, com pequenos aumentos para o levantamento e bloqueio. A inclusão do TC ao treinamento específico exerce pouca influência sobre o desempenho técnico-tático-estratégico de jogadoras de voleibol amadoras. Entretanto, este foi o primeiro estudo a investigar tal relação, de modo que, pesquisas adicionais e a busca por meios de avaliação capazes de identificar de modo objetivo e preciso as alterações físicas num contexto específico do jogo são necessários

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Katia Regina Pascoto Kitamura

Técnico-mestre e atleta-herói: uma leitura simbólica dos mitos de Quíron e do herói entre técnicos de voleibol

Esta dissertação de Mestrado se ocupa da compreensão simbólica da trajetória do técnico do voleibol, relacionada com a figura mítica de Quíron e seus atletas, avaliando a importância do técnico como elemento fundamental para a construção do atleta. Este último, por suas muitas similaridades com o mito do herói, passa a ser entendido como uma figura ímpar, com o quê podemos entender suas façanhas. Sincronicamente, o atleta, por representar uma condição heroica, reclama pela presença fundamental de um mestre em sua formação. O mestre se atualiza na figura do treinador, aproximando-se e amplificando esta visão com o mito de Quíron. Destas associações decorrem elementos básicos para a melhor compreensão do desenvolvimento e estruturação de personalidade do atleta, embasando o aprimoramento do seu rendimento. Do encontro simbólico do técnico-mestre com seu atleta-herói, estuda-se o fenômeno da liderança, ampliado com mitologemas em que personagens líderes se fazem presentes. A par da amplificação mítica, a dissertação buscou elementos, para melhor compreensão da presente temática, em dados biográficos decorrentes de entrevistas com três técnicos do voleibol brasileiro, medalhistas olímpicos como jogadores ou técnicos: Bebeto de Freitas, Bernardinho e Giovane. No mito do herói são descritos sua origem, sua natureza, características de personalidade, condições de nascimento e morte, seus trabalhos e ritos iniciáticos, além de sua importância civilizatória. No mito de Quíron, descrito de forma detalhada, retoma-se a temática de sua origem, seu nascimento, sua criação e recebimento dos ensinos das artes, circunstâncias e consequências de seu ferimento, bem como sua nobreza de caráter. A dissertação tece considerações gerais sobre o quanto sua realização mobilizou emocionalmente o autor, a par de fazer comentários sobre os ensinamentos encontrados nas falas dos três técnicos. Ela explicita, fundamentalmente, a correlação simbólica entre a figura do técnico de voleibol, exercendo-se pela função polar do mentor, com a figura do atleta deste esporte, na função polar complementar do aprendiz

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

David Alves de Souza Lima

Efeito agudo da potencialização pós-ativação sobre o desempenho do salto vertical com contramovimento e no frequency speed of kick test em atletas de taekwondo

O objetivo deste estudo foi investigar o efeito dos exercícios meio-agachamento, salto e complexo (agachamento + saltos), seguido por intervalos de 5 min, 10 min ou auto-selecionado sobre o desempenho no salto vertical com contramovimento (CMJ - countermovement jump) e frequency speed of kick test (FSKT). Para isso, 11 atletas de taekwondo, faixas-preta foram submetidos a nove protocolos experimentais e um controle realizados aleatoriamente. Cada sessão experimental foi composta pelo aquecimento, uma atividade condicionante (meio-agachamento: três séries de uma repetição a 95% de 1RM; pliometria: três séries de 10 saltos sobre barreira de 40 cm; ou exercicio complexo: meio-agachamento com três séries de duas repetições a 95% de 1RM seguido por quatro saltos sobre barreira de 40 cm), e um intervalo (5 min, 10 min ou intervalo auto-selecionado) antes da realização do CMJ e FSKT. Houve diferença estatisticamente significativa sobre o número de golpes aplicados (F9,90 = 2,90; P = 0,005, h2 = 0,225 [pequeno]). O exercício complexo com intervalo de 10 min (23 ± 5 repetições) foi superior a condição controle (19 ± 3 repetições), meio-agachamento com intervalo auto-selecionado (18 ± 2 repetições, P = 0,015) e saltos com intervalo de 5 min (18 ± 3 repetições, P < 0,001). Nossos resultados indicam que atletas de taekwondo podem aumentar o número de golpes aplicados em teste específico após a realização do exercício complexo. Outro objetivo deste estudo foi investigar o efeito do volume e intensidade sobre o desempenho no CMJ e FSKT. Para isso, nove atletas de taekwondo, faixaspreta foram submetidos a quatro sessões experimentais e uma sessão controle realizadas aleatoriamente. Cada sessão experimental foi composta pelo aquecimento, uma atividade condicionante no exercício meio-agachamento (sessões experimentais: uma série de três repetições a 50% ou 90% de 1RM ou três séries de três repetições a 50% ou 90% de 1RM), seguido por intervalo de 10 min antes da realização do CMJ e cinco séries do FSKT. O desempenho do FSKT caiu ao longo das séries (F3,21;128,36 = 25,344; P < 0,001, h2 = 0,388 [muito grande]). Não houve efeito do volume e intensidade sobre as variáveis investigadas. Nossos resultados indicam que os atletas de taekwondo não foram afetados pelo uso de diferentes volumes e intensidades em atividade de potência específica e não específica visando a manifestação da potencialização pós-ativação

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Jonatas Ferreira da Silva Santos

Ginástica artística e preparação artística

É notável o crescimento da Ginástica Artística (GA), principalmente no Brasil. A modalidade vem ganhando maior visibilidade após o bom desempenho de alguns ginastas brasileiros nas competições. Com isso, percebeu-se que existiam algumas diferenças entre os movimentos artísticos utilizados por ginastas brasileiros e estrangeiros. E foi deste fato que surgiu a interesse em verificar qual é a preocupação com os componentes artísticos no contexto da GA competitiva. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi identificar, analisar e discutir a preparação artística na GA competitiva do ponto de vista de técnicos e árbitros das categorias feminina e masculina da modalidade. Para isso, foi utilizado um delineamento qualitativo, aplicando uma entrevista com questões abertas à técnicos e árbitros da GA competitiva. Para a análise foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2008). Concluímos que existem muitos desentendimentos sobre as questões artísticas da modalidade, tanto por parte dos técnicos quanto por parte dos árbitros, de ambos os setores. Este estudo nos mostrou a importância das discussões e pesquisas sobre a preparação artística na GA competitiva, bem como sobre alguns itens dos códigos de pontuação, para que a modalidade se fortifique cada vez mais

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Fernanda Regina Pires

Evolução do modelo de jogo nas categorias de base do voleibol feminino

O objetivo desse trabalho foi observar a evolução do modelo de jogo entre as categorias de base do voleibol feminino, analisando como cada categoria conquista o ponto e a como as variantes das ações de jogo que antecedem o ataque influenciam no seu desempenho no complexo I. Foram analisados três jogos das quatro melhores equipes classificadas da categoria infantil, infanto-juvenil e juvenil feminino, participantes do quadrangular final do Campeonato Metropolitano de São Paulo em 2009 organizado pela FPV. A coleta de dados foi realizada pelo sistema de vídeo. A análise dos dados comportou a estatística descritiva, pela obtenção de frequências e porcentagens, e a estatística inferencial pelo recurso ao Qui-quadrado e ao Phi de Cramer, no sentido de verificar a possível relação de dependência entre as vaiáveis do estudo. Através da análise descritiva observamos que a categoria infantil conquista mais pontos com o erro do adversário e as categorias infanto-juvenil e juvenil conquistam mais pontos com a ação de ataque. Com o avanço de categoria observamos uma tendência de aumento na recepção perfeita, na utilização do levantamento com toque em suspensão, do ataque contra um bloqueio duplo quebrado, na realização do ataque pela zona 2 bem como, um aumento na ocorrência dos ataques de 1º e 2º tempo e do ataque ponto. Assim como, uma diminuição na utilização do toque sem salto para o levantamento, dos ataques contra um bloqueio duplo compacto, da utilização dos ataques de 3º tempo e dos ataques que proporcionam a continuação do rally. Pela análise inferencial observamos uma relação de dependência estatisticamente significante do resultado do ataque com o resultado da recepção, a zona de levantamento, a técnica de levantamento, o resultado do levantamento, bem como com a zona de ataque, o tempo de ataque e tipo de ataque para todas as categorias

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Francini Garcia Bravo

Capoeira: fluxos originários em rotas marginais

Por meio de uma abordagem fenomenológica clássica própria para o estudo de fenômenos culturais, este trabalho se direciona para a gênese das vivências em capoeira. Buscando um aprofundamento teórico, tenta estruturar subsídios metodológicos para desenvolver um modo de descrição fenomenológica menos distante abstrativamente do modo como a capoeira é vivida por aqueles que a manifestam, bem como das vivências em capoeira do próprio pesquisador que são parte constitutiva dos resultados. Realizam-se então entrevistas com 15 mestres de capoeira de diversas vertentes. Depois de transcritos, estes depoimentos foram submetidos aos procedimentos metodológicos pertinentes à arqueologia fenomenológica das culturas e a fenomenologia genética de Edmund Husserl (1859-1938). Os sucessivos cruzamentos intencionais, permeados pela corporeidade sensível situada na base destas experiências vividas, revelam fortes sentidos adversos de união entre os capoeiristas, ápice de uma realização de si, de uma ação livre e criativa, conduzida por uma dimensão desconhecida de si mesmo. Realizando uma incursão orientada pela busca de conexões possíveis entre elementos históricos, sociais, culturais e a matriz de sentidos estruturada pelas vivências evidenciadas na primeira etapa dos resultados, traça-se uma possibilidade de gênese histórica da capoeira que se revela neste entrecruzamento de sentidos

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Pedro Henrique Martins Valerio

A formação da lutadora: estudo sobre mulheres que praticam modalidades de luta

Meninas e meninos são educados para agirem de formas opostas em diversos campos. A maioria dos meninos aprende a gostar de atividades agressivas e competitivas, ao passo que elas aprendem a gostar de atividades rítmicas ou relacionadas às tarefas domésticas, atividades estas que pouco se assemelham às lutas. Com o intuito de identificar os sujeitos e as instituições que influenciam a vida das lutadoras, realizaram-se entrevistas com cinco lutadoras que foram campeãs mundiais ao menos uma vez em sua modalidade. A análise dos dados foi por meio da dialética. Na infância, as lutadoras brincavam juntamente com os meninos, mas não deixaram de participar de brincadeiras socialmente classificadas como femininas. Não foram estigmatizadas nas aulas de Educação Física por serem habilidosas, mas o foram fora dessas aulas. Ao ingressarem na modalidade, elas não foram cobradas por resultados. Por serem grandes lutadoras, não tiveram dificuldades em serem aceitas em um ambiente de treino predominantemente masculino; assim, elas disputam o espaço entre eles, embora os homens se esforcem para manter a superioridade masculina. Algumas federações, confederações e organizadores de campeonatos premiam as mulheres de forma inferior em relação aos homens, o que caracteriza discriminação de gênero

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Marco Antonio de Carvalho Ferretti